Brasil tem 80 milhões de seringas e agulhas para iniciar vacinação, diz governo
O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira, 13, que estados e municípios têm um estoque de 80 milhões de agulhas e seringas para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Os dados, apresentados em coletiva de imprensa, foram repassados ainda ao Supremo Tribunal Federal, o STF. Em dezembro, um pregão aberto pela pasta para...
O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira, 13, que estados e municípios têm um estoque de 80 milhões de agulhas e seringas para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Os dados, apresentados em coletiva de imprensa, foram repassados ainda ao Supremo Tribunal Federal, o STF.
Em dezembro, um pregão aberto pela pasta para a compra desses itens fracassou. O ministério buscava a aquisição de 331 milhões de agulhas e seringas, mas conseguiu somente 7,9 milhões de unidades dos produtos.
A abertura de um novo edital está prevista para a próxima sexta-feira, 15. Neste processo, a pasta chefiada por Eduardo Pazuello tentará garantir mais 290 milhões de unidades de agulhas e seringas.
Além disso, o ministério disse esperar 190 milhões de itens da Organização Pan-Americana de Saúde, Opas. O país também fez a requisição administrativa total de 60 milhões de seringas excedentes à Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, Abimo.
Em coletiva, o secretário-executivo do ministério, Élcio Franco, assegurou que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil não corre riscos por falta de insumos. "Para tranquilizar a população brasileira: nós somos um dos maiores produtores de seringas do mundo. Temos uma produção anual em torno de 1,5 bilhão de seringas e agulhas. Atendemos ao mercado interno e externo", disse.
Questionado sobre a data de início da imunização, Franco não apresentou uma data concreta, embora tenha repetido que a campanha deve começar neste mês. O número dois do ministério ressaltou que aguarda a liberação do uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. A autarquia vai deliberar sobre as solicitações no domingo, 17.
O secretário-executivo voltou a dizer que a vacinação começará de forma concomitante nas capitais do país. O governo, entretanto, não vai esperar os imunizantes chegaram também a municípios do interior para iniciar o plano nacional.
"Vai começar pelas capitais. Eu não posso esperar a vacina chegar em 5.570 municípios e 38 mil salas de vacinação, para, então, 'startar' a imunização", observou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Manoel
2021-01-14 06:50:27se essa pandemia tivesse acontecido na era lulista com certeza o kit ampola seringa seriam comprados por 10 vezes mais o preço. Tem petista chorando a perda da oportunidade.
Sebastião
2021-01-13 23:51:25Olha aí gente a esquerdalha pessimista se manifestando....kkkkkkk......eles torcem para que não dê nada certo pra ferrar o Presidente, mas são tão jumentos que se esquecem que agindo estão torcendo contra o Brasil. Outra coisa, o Brasil tem uma larga experiência em vacinação em massa há muitos anos. Fazem uns comentários xulos e cheios de ressentimento e ofensivos e sem coerência com a realidade. Querem a autorização e validação da vacina sem a comprovação da Ciência.
Sillvia2
2021-01-13 23:36:29Alegaram encarecimento de seringas e agulhas para retardar as compras. Não tinham ouvido falar da lei de oferta e procura... Já para torrar fortunas do consumidor em toneladas de CLOROQUINA, não houve economia, nem dificuldades...
Marci
2021-01-13 21:10:28Vão importar seringas porquê???Se somos um dos maiores produtores de seringas do mundo já deveriam ter tranquilizado a população!!!
Marci
2021-01-13 21:08:37Certamente vai começar por Brasilia com alguma desculpa esfarrapada e o MONSTRO DO LAGO PARANOÁ já proibiu a publicação de sua carteira de vacinação, pois será um dos primeiros o cagão,covarde,hipocrita,miliciano, serial killer.
Jose
2021-01-13 20:46:51O Brasil precisa de 440 milhões de seringas e doses de vacinas. Só agora o governo está se preocupando com isto?
Aniete
2021-01-13 20:45:15Duvido. Mentem muito. Não tem plano nenhum. Vai para cabeças. Umas duas fotos fingindo vacinar. E chega.