As razões para o naufrágio da PEC da Segunda Instância na Câmara
Entre os defensores da PEC da Segunda Instância, que permite a antecipação do cumprimento de penas, havia uma expectativa de que o debate sobre a proposta seria retomado logo após as eleições municipais. A perspectiva veio de uma promessa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de liberar o funcionamento da comissão especial criada para discutir...
Entre os defensores da PEC da Segunda Instância, que permite a antecipação do cumprimento de penas, havia uma expectativa de que o debate sobre a proposta seria retomado logo após as eleições municipais. A perspectiva veio de uma promessa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de liberar o funcionamento da comissão especial criada para discutir a PEC, logo depois da escolha de prefeitos e vereadores. A eleição passou, o colegiado não foi reaberto e o clima é de pessimismo entre os defensores da proposta.
Agora, como Maia precisa conquistar os partidos de esquerda para viabilizar seu sucessor, o assunto foi enterrado: siglas como o PT e o PSol não querem nem ouvir falar no assunto e o presidente da casa nem cogita desagradar os colegas em um momento delicado de negociação.
As perspectivas tampouco são otimistas para 2021: os nomes cotados até agora para a sucessão de Rodrigo Maia não são afinados com a pauta de combate à corrupção e alguns, inclusive, já assumem o compromisso de negligenciar o debate sobre a segunda instância. O risco de levantar essa discussão é perder votos de parlamentares preocupados com a possibilidade de execução antecipada da pena, ainda que as novas regras só valham para novos processos.
O candidato mais forte até agora na disputa pela presidência da Câmara é o líder do Centrão, Arthur Lira, do Progressistas. Réu na Lava Jato, ele já articulava nos bastidores contra a PEC antes mesmo de ingressar no grupo de cotados para o comando da casa.
Relator da PEC da Segunda Instância, Fábio Trad, do PSD, lamenta. “O relatório está pronto, mas infelizmente há muitas reservas por parte daqueles que não querem ver a discussão avançar, mesmo sabendo que a morosidade é um vírus que corrói o sistema de justiça. Sabemos que muita gente se beneficia disso”, afirma Trad. “Estamos trabalhando para votar o texto, mas não está fácil. Vamos precisar fazer uma construção para que a pauta tenha mais apoio”, afirma o autor da PEC, Alex Manente, do Cidadania.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mauricio
2020-12-14 13:19:41O maior culpado é o stf. Inúteis
Maria
2020-12-14 11:18:21O eleitorado tem que ficar esperto e na próxima eleição mandar passear essa turma que é contra a pec anticorrupção. Chega de desmandos. Somos governados por delinquentes.
ANTÔNIO
2020-12-14 11:06:31Nessas articulações anti-PEC, Lula e Bozo andam muito bem abraçados!
Wilson
2020-12-14 09:55:57Essa PEC só vai prosperar quando for feita uma faxina no congresso, o que é impossível. Por isso vamos ter de conviver com essa sem-vergonhice. Como de costume, a corrupção venceu.
EDMAR
2020-12-14 09:33:50O problema é que os nossos representantes só pensam em eleição. O povo tinha que punir todos eles no voto.
JOSE
2020-12-14 08:39:55Que coisa feia ...!!! uma corja de ladrões legislado em favor dos corruptos ladrões. Isso é a democracia que favorece o bem da nação? só mesmo uma grande mudança com a prisão de todos.
André
2020-12-14 05:19:00Ou seja, quer roubar a vontade sem ser incomodado pela justiça.
José
2020-12-13 20:38:40O atraso do Brasil, a falta de vergonha na cara da avassaladora maioria dos políticos que se dizem nos representar, tem uma origem só: o povo brasileiro não sabe votar. Esse Rodrigo Maia jamais deveria ser (re)eleito, mas esperem só chegar 2022. Estará lá na Câmara de novo. Quem sabe até mesmo no Sebado.
Suzane
2020-12-13 13:24:28Helena Mader, não sei porque você insiste em omitir o nome do Marcel Van Hattem, candidato à presidência da Câmara pelo Partido Novo, mas saiba que ele é 100% a favor da prisão em segunda instância e, se alguém tiver dúvida, é só visitar o canal dele no YouTube, tá certo? Essa sua omissão já está ficando feia, viu?
Eladir
2020-12-13 11:37:34Cada dia mais enojada com esta politicagem.