Dida Sampaio/Agencia Estado

As razões para o naufrágio da PEC da Segunda Instância na Câmara

12.12.20 10:01

Entre os defensores da PEC da Segunda Instância, que permite a antecipação do cumprimento de penas, havia uma expectativa de que o debate sobre a proposta seria retomado logo após as eleições municipais. A perspectiva veio de uma promessa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de liberar o funcionamento da comissão especial criada para discutir a PEC, logo depois da escolha de prefeitos e vereadores. A eleição passou, o colegiado não foi reaberto e o clima é de pessimismo entre os defensores da proposta.

Agora, como Maia precisa conquistar os partidos de esquerda para viabilizar seu sucessor, o assunto foi enterrado: siglas como o PT e o PSol não querem nem ouvir falar no assunto e o presidente da casa nem cogita desagradar os colegas em um momento delicado de negociação.

As perspectivas tampouco são otimistas para 2021: os nomes cotados até agora para a sucessão de Rodrigo Maia não são afinados com a pauta de combate à corrupção e alguns, inclusive, já assumem o compromisso de negligenciar o debate sobre a segunda instância. O risco de levantar essa discussão é perder votos de parlamentares preocupados com a possibilidade de execução antecipada da pena, ainda que as novas regras só valham para novos processos.

O candidato mais forte até agora na disputa pela presidência da Câmara é o líder do Centrão, Arthur Lira, do Progressistas. Réu na Lava Jato, ele já articulava nos bastidores contra a PEC antes mesmo de ingressar no grupo de cotados para o comando da casa.

Relator da PEC da Segunda Instância, Fábio Trad, do PSD, lamenta. “O relatório está pronto, mas infelizmente há muitas reservas por parte daqueles que não querem ver a discussão avançar, mesmo sabendo que a morosidade é um vírus que corrói o sistema de justiça. Sabemos que muita gente se beneficia disso”, afirma Trad. “Estamos trabalhando para votar o texto, mas não está fácil. Vamos precisar fazer uma construção para que a pauta tenha mais apoio”, afirma o autor da PEC, Alex Manente, do Cidadania.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O eleitorado tem que ficar esperto e na próxima eleição mandar passear essa turma que é contra a pec anticorrupção. Chega de desmandos. Somos governados por delinquentes.

  2. Essa PEC só vai prosperar quando for feita uma faxina no congresso, o que é impossível. Por isso vamos ter de conviver com essa sem-vergonhice. Como de costume, a corrupção venceu.

  3. Que coisa feia ...!!! uma corja de ladrões legislado em favor dos corruptos ladrões. Isso é a democracia que favorece o bem da nação? só mesmo uma grande mudança com a prisão de todos.

  4. O atraso do Brasil, a falta de vergonha na cara da avassaladora maioria dos políticos que se dizem nos representar, tem uma origem só: o povo brasileiro não sabe votar. Esse Rodrigo Maia jamais deveria ser (re)eleito, mas esperem só chegar 2022. Estará lá na Câmara de novo. Quem sabe até mesmo no Sebado.

  5. Helena Mader, não sei porque você insiste em omitir o nome do Marcel Van Hattem, candidato à presidência da Câmara pelo Partido Novo, mas saiba que ele é 100% a favor da prisão em segunda instância e, se alguém tiver dúvida, é só visitar o canal dele no YouTube, tá certo? Essa sua omissão já está ficando feia, viu?

    1. Sérgio, não foi o que falei no comentário. Meu ponto foi de que nem todos os candidatos à presidência são contra a prisão em primeira instância, como a matéria afirmou. O Marcel é candidato e é a favor. Foi só isso que falei. Quanto à votação, cabe ao povo pressionar, senão não sai de jeito nenhum...

    2. Olha se você ainda acredita que essa corja de bandidos iria votar essa lei , que pena acho que você esqueceu o país que você mora.!

  6. Congresso repleto de meliantes!! Todos com rabo preso, partícipes de falcatruas de todo tipo, corruptos de priscas eras, bandidos que se perpetuam no poder para amealhar fortuna! Esse é o retrato do Congresso!

  7. HÁ OUTRA MANEIRA DE MUDAR ISSO ALÉM DE IR ÀS RUAS:  É JOGÁ-LOS NA SARJETA COM NOSSOS VOTOS!!!! PARA ISSO BASTA QUE SE PUBLIQUE A "LISTA DOS NOMES COMPLETOS" "DOS QUE SÃO CONTRA A *PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA*!!!! SERÁ UM SERVIÇO DA MAIOR *UTILIDADE PÚBLICA* E A MAIS *NUMEROSA FAXINA* QUE O BRASIL JÁ FEZ!!!! A MAIOR FAXINA SERÁ A REMOÇÃO DA QUADRILHA DA FACÇÃO CRIMINOSA "FAMÍGLIA DE CRÁPULAS PATETÓIDES BRONCOSSÁURICOS", EXATAMENTE COMO FIZEMOS C/ "A FACÇÃO CRIMINOSA DO ZUMBI LULADRÃO"!!!!!

    1. PUBLIQUE-SE A LISTA DOS NOMES QUE COMEÇAREMOS HOJE MESMO A CAMPANHA CONTRA OS DEMAIS, ALÉM DOS ÓBVIOS QUE JÁ SABEMOS!!!!

    2. PUBLIQUE-SE A LISTA DE NOMES, TEMOS O DIREITO DE SABER!!!! PUBLIQUE-SE A LISTA DOS NOMES!!!! PUBLIQUE-SE A LISTA DOS NOMES!!!! PUBLIQUE-SE A LISTA DOS NOMES DOS ""VIGARISTAS GARANTISTAS GOLPISTAS""!!!!

    3. VAMOS JOGÁ-LOS NA SARJETA SEM A IMUNIDADE QUE OS PROTEGE E QUE TANTO PREZAM!!!! ASSIM, ESSES CRIMINOSOS DO CONGRESSO NACIONAL SERÃO PEGOS UM DIA, AINDA QUE EM DECISÃO TARDIA, QUANDO ENTÃO PODEREMOS IR BEM ANTES ÀS RUAS!!!!

  8. A Razao que a PEC da Segunda Estancia nao anda eh que esses politicos fdps nao representam a populacao brasileira. Eles estao la para atender interesses dos seus grupos de negocio e interesses pessoais e familiares, a populacao nao nem lembrada, so na epoca das eleicoes, que eles vem com mentiras e falsas promessas. Em 2018 meu voto foi roubado de mim na maior cara de pau, acreditei num bando de mentiras e eu junto com a populacao estao pagando por tudo isso, 2022 vamos fazer uma bela limpeza.

  9. Essa PEC só seria aprovada se fôssemos pra rua. Com a pandemia infelizmente isso não será possível no momento. Triste país o nosso q elegemos políticos q só pensam nos seus umbigos

  10. Esse cidadão , eleito com um minino de votos para deputado , junto com o outro companheiro do senado , engavetaram todos os projetos de interesse do povo , até porque também são investigados e poderiam entrar na dança da segunda instância e agora tentam jogar a culpa nos outros por não votarem nada que prestasse só país , apenas os de interesse próprio e com os jabutis de sempre depois de desfigurado completamente.

  11. Mais que óbvio que o "BOTAFOGO" na planilha de propinas da Odebrecht é um contumaz engavetador de processos que prejudicam seus "parças" de ladroagagem. Ladrão safado

  12. É simples: Os parlamentares honestos querem a aprovação da PEC mas são poucos. Os parlamentares corruptos não querem a aprovação da dita PEC e são muitos. Resumo: Não votem mais em parlamentares corruptos.

  13. O Rodrigo "Botafogo" Maia astutamente acomodou seu traseiro gordo sobre a PEC da 2a. instância porque, assim como ele, sabe que o Congresso Nacional está cheio de colegas com problemas na Justiça. Tanto na Câmara quanto no Senado (com raras exceções) esse tema é o mesmo que "falar de corda em casa de enforcado" !!!

  14. Velho adágio popularíssimo cabe nesta questão: “quem tem c., tem medo”. Se um terço desses patifes sabe q isso se volta contra eles, como esperar q Ciro, Lira, e et caterva aprovem essa degola? Grande ilusao! Nós, de oitenta anos e q tanto lutamos por um país justo e de homens dignos - eu, por exemplo, fui preso em 64 -, estamos vendo q foi luta inglória. Venceu a “filosofia” do Central e a desse presidente despreparado e idiota.

  15. O mecanismo fala mais alto em nome da Cleptocracia. Viva a hipocrisia destes políticos nefastos eleitos por um povo acomodado e subserviente.

    1. Parece que isso começou ontem. Há é claro ser humano não tem retrovisor.

  16. Precisamos pressionar...Vamos,gente! Usem suas vocês nem que for só em textos...presssionemos! Força e determinação aos que defendem a PEC..não desistam!

  17. O freio dos políticos corruptos é a sociedade. Só o povo na rua, Nós, pode provocar mudanças importantes. Por conta só dos políticos, nada muda.

  18. Até quando nós brasileiros pagadores de (todos) os impostos vamos assistir a quadrilheiros e ladrões em Brasília metendo a mão nesses recursos e ainda fazendo cara de paisagem ?

  19. Alguma dúvida de que os parlamentos brasileiros estão cheios de potenciais presidiários? Que dizer dos demais poderes que dão suporte a esta geração de políticos, líderes e autoridades medíocres, viciados e corruptos?

  20. Já temos um corrupto credenciado para a presidência. Contra a Lava Jato e contra a prisão em 2ª Instância. Réu confesso Arthur Lira "ganha corpo" para substituir o outro corrupto Bostafogo... Que esperar deste país ?

  21. E pensar que tem gente que acha que tirando o Bolso, o Brasil teria conserto. O mesmo aconteceu com a Mulher-que-Saúda-a-Mandioca. Muita gente achava que havendo o Impeachment TUDO estaria resolvido. Não dá, não. Não há Salvador da Pátria. Há que trabalhar muito, educar o povo, e um dia no futuro, talvez.

    1. Mas sem bozonaro já vai ficar bem melhor. Infelizmente não teremos um Moro, mas um Mourão já vai ajudar muito esse povo sofrido e desiludido.

  22. Alguém neste País, com o mínimo de inteligência, ainda acredita na Camara dos Deputados, no Senado, no STF e no STJ?!!! E ainda tem esse Bolsonaro traíra que conseguiu piorar o que já estava ruim. Brasil terra de bandidos.

    1. Alguém ja ouviu falar que o STF condenou alguns ladrões que circulam no congresso Nacional por corrupção. Pelo q/sei e me lembro este deixam os processos rolarem ate chegar seus prazos de prescrição e extiguem estes e vao para o arquivos inativos

    2. A maioria dos deputados são criminosos de algum tipo, portanto imaginar que votarão contra si e os seus seria muita ingenuidade de nossa parte! Mais cabe a nós ir pra cima com pressão total, que é a única maneira de mudar! E aprendermos a Votar!

Mais notícias
Assine agora
TOPO