Oito anos após o início da ditadura militar, diplomatas americanos viam a tortura no Brasil como um padrão do governo, conforme um memorando obtido por
Crusoé. O texto diz, ainda, que a ordem era executar subversivos que, após serem treinados no exterior, voltassem ao país.
O documento é de junho de 1972 e foi produzido pelo consulado dos Estados Unidos em São Paulo, para ser enviado a Washington.
"Maus-tratos de presos políticos (significando tortura, negativa do devido processo sob a lei vigente, e outros abusos) continuam como praticamente procedimento padrão nos serviços de segurança", diz o relatório, classificado como confidencial e urgente.
O telegrama reproduz o relato de um arcebispo brasileiro não identificado segundo o qual “dificilmente um dia se passa" sem que ele receba relatos de maus-tratos. "Também é ordem permanente entre forças de segurança que quaisquer subversivos treinados no exterior que retornem ao Brasil serão mortos, depois de interrogatório, se for tomado vivo", prossegue o documento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANALU
2018-06-12 11:28:34Só não dizem que esses "perseguidos" iam treinar guerrilha em Cuba. Vivi plenamente o governo militar. Só tenho saudade. Nós, cidadãos honestos, fomos muito felizes.
Regina
2018-06-11 17:59:22Prezado Barreto, começo a achar que assinar a Crusoé foi um erro. Isso já passou e vivi esta época, não preciso dessas informações, em especial vindas da CIA com bastante atraso. Passe por favor para os dias atuais.
JEAN
2018-06-11 12:46:17Concordo plenamente que para entender o presente precisamos olhar para o passado... mas não utilizando- se de um prisma viciado... o que esta turma foi treinar no exterior? Como implantar a democracia? Tenham paciência... Crusoé, vou entrar em contato com vocês para reaver meu dinheiro... vocês venderam gato por lebre... não tem nada de “ilha” e são parte da mesma imprensa vermelha... profundamente desapontado.
Jacy
2018-06-11 00:27:28Barretto, faça um favor à exatidão e escreva Comissão Nacional da "Verdade!" Em nome da isenção, também busque acesso ao quê o governo norte-americano possui referente ao outro lado. Grato.
Roberto
2018-06-10 19:26:27Querem investigar? Procurem saber como o tenente de exército cubano, José Dirceu , entrou com passaporte no Brasil pelo estado do Paraná? Ao invés de nitidamente espalhar notícias duzamericanus
Carlos
2018-06-10 13:35:02Sim, sim, Fabiano. Entendo. Você demonstra ser muito equilibrado mesmo. E bem resolvido de cabeça, mente e espírito... = Ah!, e, além de comedido, um Idiota Centrado... = ...aliás, do mesmo Centro do fhc, aluizio nunes, serra, roberto freire, partidão PPS, jader barbalho, renan calheiros, sarney, nelson jobim, sepulveda, arraes, julião, sigmaringa e outros centróides àdiante, à française...
Fabiano
2018-06-10 07:06:07O pessoal do chilique deve dormir de luz acessa por medo de ver esquerdistas se ficarem escuro. Procurem um psiquiatra. Pode ajudar.
PAULO
2018-06-10 01:52:08Não entendo tres coisas. 1a. Se os comunistas tivessem tomado o poder, seriam mais condecendentes com os democratas (como os psicopatas Chê e Fidel)? 2a. Porquê essa enchurrada de documentos oficiais norte-americanos classificados em véspera de eleições no Brasil? 3a. No caso em pauta, temos a impressão que a postura oficial americana é contrária a tortura, todavia seus agentes treinavam militares braileiros nas técnicas utilizadas por eles.
Rodolfo
2018-06-10 00:28:31Bolsonaro sera efetivado presidente do Brasil? O sistema não o aprovou, e agora?
Rodolfo
2018-06-10 00:27:35Esses panfletos CIAsticos, comissões de "verdades" da conveniência criminosa, destruição deliberada do que restava da confiabilidade desse processo eleitoral ja fora de tempo para qualquer alteração ( liminar contra a impressão de votos). Súbita escalada de candidatos de esquerda nos Institutos de pesquisa. PAVOR dos principais comentaristas politicas da grande imprensa em apenas citar o nome Bolsonaro. As indicações de um grande golpe contra a nação estão ai. A democracia brasileira resistira?