‘Meu maior medo é ele plagiar Gilmar e Toffoli como ministro’, diz senador sobre Kassio Marques
As evidências de que o desembargador Kassio Marques plagiou extensos trechos de sua dissertação de mestrado, reveladas por Crusoé, serão exploradas por senadores durante sua sabatina no Senado Federal, marcada para 21 de outubro. Como mostrou a reportagem, as 127 páginas do trabalho, apresentado à Universidade Autônoma de Lisboa para a obtenção do título acadêmico,...
As evidências de que o desembargador Kassio Marques plagiou extensos trechos de sua dissertação de mestrado, reveladas por Crusoé, serão exploradas por senadores durante sua sabatina no Senado Federal, marcada para 21 de outubro. Como mostrou a reportagem, as 127 páginas do trabalho, apresentado à Universidade Autônoma de Lisboa para a obtenção do título acadêmico, têm trechos inteiros copiados de artigos publicados na internet por Saul Tourinho Leal. Piauiense, o advogado é conterrâneo de Kassio Marques.
Assim como outras inconsistências do currículo do magistrado, o plágio será motivo de questionamentos durante a sabatina, especialmente por parlamentares de oposição. Crusoé também mostrou que Kassio Marques incluiu em seu currículo acadêmico um título de pós-doutorado na Universidade de Messina, na Itália, que na verdade foi um ciclo de palestras.
Para o senador Alessandro Vieira (foto), do Cidadania, o tema não poderá ficar de fora da sabatina. O parlamentar entrou em contato com todas as universidades citadas no currículo de Kassio Marques para verificar oficialmente se os dados são verdadeiros. “O currículo é realmente um problema e está muito claro que ele foi envernizado. Mas o meu maior medo é ele plagiar Gilmar Mendes e Dias Toffoli em sua condução como ministro”, afirmou Vieira.
O parlamentar do Cidadania diz que as informações aparentemente falsas no currículo e o plágio preocupam, mas que sua grande inquietação é com relação ao processo de apadrinhamento de Kassio, que teve o aval de líderes do Centrão. “Me preocupa de forma mais intensa o apadrinhamento e as vinculações políticas. Isso tem uma repercussão muito grande”, comentou Alessandro Vieira. Diante de declarações de Jair Bolsonaro de que tem proximidade com Kassio Marques, o senador defende que, caso o desembargador seja aprovado para o STF, ele fique impedido de julgar qualquer processo envolvendo Jair Bolsonaro e seus familiares.
“Em seu ato falho, o presidente revelou a relação de proximidade e o fato de já ter tomado tubaína com seu indicado”, acrescentou Vieira. Para ele, é preciso que a sabatina não seja uma mera formalidade, como em todos os processos anteriores de escolha de ministros do Supremo. “Não pode ser um mero ato burocrático e de beija-mão. Precisamos conhecer bem este que poderá ser um dos cidadãos mais poderosos do país pelos próximos 27 anos”.
O senador Álvaro Dias, do Podemos, também defende que o desembargador explique minuciosamente todas as inconsistências em seu currículo acadêmico. “É preciso responder todas essas questões na sabatina. É evidente que ninguém concorda com esse estágio da política, como se estivéssemos em uma espécie de republiqueta de bananas. O itinerário da indicação foi repleto de lambanças, mas temos que cumprir o papel de questionar”, argumentou Dias.
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, colegiado responsável pela sabatina, a senadora Simone Tebet, do MDB, tem sido procurada para discutir temas da sabatina. Mas ela evita antecipar questionamentos e críticas ao indicado de Bolsonaro. “Serei a última a me manifestar. Como juíza e com imparcialidade, terei que conduzir um processo longo nessa sabatina”, justificou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jipe na trilha
2020-10-08 13:24:15Ele escolheu este emprego para facilitar o plágio: "eu acompanho o relator/o ministro fulano". Ninguém vai descobrir!
Nelson
2020-10-08 13:06:10Eu acrescentaria: que ele fique impedido de julgar qualquer processo envolvendo Bolsonaro, seus familiares, participantes de reuniões fora da agenda e AMIGOS.
SUZETE
2020-10-08 10:51:06É realmente o medo de todos nós brasileiros. Sr. Senador. Acredito que está agora nas mãos do Senado recusar o Sr. Cássio. Se realmente no Senado houverem políticos e homens de honra e boa índole. Agora dependemos dos senhores. Não decepcionem mais de 200 milhões de brasileiros.
Marcos
2020-10-08 08:44:45Bolsonaro promete e ganha as eleições, graças às promessas de combater a corrupção, e assim que se sente mais seguro na cadeira, com o apoio dos partidos repletos de corruptos, faz exatamente o oposto às suas promessas de campanha. E os militares do governo apoiam isso? Onde ficam a ética, o caráter e a honestidade.
JOSE
2020-10-08 05:12:37Que vergonha para o nosso Brasil! ... quando pensamos que a imagem do Supremo poderia melhorar aí vem o Bolsonaro com esse moço para Ministro. Tá feia coisa.
Lucia
2020-10-08 01:11:32Esse Supremo que aí está é o pior Supremo que já tivemos em toda a República. Com a presença deste plagiador teremos algo jamais visto ou imaginado - um conselho de indivíduos corruptos, despreparados E fraudadores a decidir os destinos do povo brasileiro por várias décadas! Se o Brasil já está no fundo do poço como nação agora poderemos ter a certeza de que jamais sairá dele.
INACIO
2020-10-07 21:23:18Meu caro Senador , plagiar é o que todos os nobres senadores da república são especialistas, inclusive com doutorado. Falso , of course.
Paulo
2020-10-07 21:05:42E pensar que Bolsonaro queria colocar 10 "isentos" lá no STF.
Dalila
2020-10-07 20:45:07O Sujeito é uma fraude.
Odete6
2020-10-07 20:14:08Nenhuma dúvida, Senador ALESSANDRO VIEIRA!!!... Ele é capaz inclusive de ""piorar ainda mais o ""texto"" deles e o ""contexto"" em conjunto com eles!!! Pode apostar, Excelência!!!....