‘O balcão está de pé’
O senador Álvaro Dias critica a relação do governo Bolsonaro com os outros poderes e diz que a CPI da Lava Toga é crucial para arejar os tribunais
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Há mais de três anos, o Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição que praticamente extingue o foro privilegiado. O texto reduz de 55 mil para cinco o total de autoridades beneficiadas pelo direito de serem processadas no Supremo Tribunal Federal, algo que há tempos é sinônimo de impunidade no Brasil. O texto passou por todas as comissões e está pronto para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados, mas por ora dormita na gaveta de Rodrigo Maia. Álvaro Dias, o autor da proposta, conta minuciosamente o tempo transcorrido desde o último andamento. “Faz exatos 1.196 dias”, dizia ele na última segunda-feira. Recentemente, juntamente com colegas do grupo Muda Senado, o senador do Podemos assinou um manifesto para cobrar que Maia leve o tema a plenário – a pandemia é uma das justificativas para adiar o debate, mas pressões que vêm dos três Poderes têm contribuído para a decisão de postergar indefinidamente a votação. “Falta respeito do deputado Rodrigo Maia, que se julga o imperador, mas é apenas presidente da Câmara. É um projeto da maior importância”, afirma o senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernando
2020-11-18 19:01:56Excelente entrevista Parabéns senador. Esse deveria ser o caminho da revista, e não se comportar como revista de fofocas e opiniões de seus colaboradores, muito das vezes por ódio irracional e despeito, como as invectivas do Diogo.
Cleidi
2020-09-25 01:21:06Álvaro eu o conheço e confio em você. aliás fui seu eleitor sempre enquanto morei no Paraná parabéns
JOAN
2020-09-24 17:15:53De pé, sempre de pé Senador Álvaro Dias! Abaixo o balcão. Vamos unir os cidadãos de bem, como V.Exa. e Sérgio Moro, e moralizar as instituições desse País. Continue de pé, Senador! #MudaSenado
FRANCISCO
2020-09-24 11:37:29Excelente entrevista. Gosto muito do Álvaro Dias. Um Dom Quixote. Infelizmente só temos 20 como ele.
Leandro Domingues
2020-09-23 08:43:22Acredito que Álvaro Dias é digno de respeito e confiança somente pelo fato de relatar a PEC que extingue o foro privilegiado e conseguir sua aprovação no Senado (fato concreto), além de apoiar a PEC da 2a Instância, CPI Lava Toga e a melhoria no processo de composição dos tribunais superiores, sem intervenção política. Depõe contra ele seu suplente é verdade, tem que ser apurado. Penso que é um bom nome para presidência do Senado, aliás, esse cargo deveria ser votação popular.
ORLANDO
2020-09-22 11:20:01Perfeito, fazendo valer o meu voto e os votos dos meus familiares e amigos. Porém, com o empreiteiro Joel Maluceli de suplente Senador? Será que o senhor, assim como nós não conhecia o que a imprensa tem divulgado sobre ele? Ou será que todos os nossos políticos tem a sua "rachadinha"?
Oswaldo
2020-09-22 09:53:18SENADOR, VAMOS À LUTA, COLOQUE EM CHEQUE PUBLICAMENTE QUEM É CONTRA ESSA CPI; E MANDE O ALCOLUMBRE DE VOLTA PARA A CÂMARA DE VERADORES DE MACAPÁ , SERIA UM CARGO À ALTURA DA POPSTURA POLÍTICA DELE
CARLOS H
2020-09-21 17:47:29Adoraria ter este Senador na Presidencia do Senado. Pelo discurso, e até aqui nada em desabono ou desqualificação, faria uma grande diferença!
Cátia
2020-09-20 23:25:57Sempre sensato, o senador parece guiar seu partido com sabedoria e honradez. Pena que não será candidato. Quem sabe, Sergio Moro?
Inês
2020-09-20 18:24:54#pautapopular, chegou a hora de acabar com a ditadura da presidência do senado e dos deputados, vamos divulgar essa PEC para ser e pressionar os parlamentares para aprovação.