Fenômeno climático se aproximando? De acordo com os cientistas envolvidos no desenvolvimento do mais recente Lancet Countdown Report, o relatório que analisa o impacto das mudanças climáticas na saúde global, a humanidade pode enfrentar novas pandemias em um futuro próximo.
Isso porque a crise climática parece estar causando impactos ainda mais significativos à saúde, que vão desde o avanço de doenças tropicais e os efeitos do calor intenso até problemas mentais e cardiovasculares.
O relatório revelou que pelo menos 13 dos 20 indicadores que representam riscos à saúde humana subiram bastante no último ano. E até o presente momento, não parecem apresentar sinais de retração.
É importante lembrar que a queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, permanece entre os principais fatores responsáveis pelo agravamento do fenômeno climático. Logo, sem cortes nas emissões, a situação se agravará ainda mais.
Efeitos do fenômeno climático: entenda a gravidade
É importante lembrar que o fenômeno climático não acontece de forma isolada, uma vez que seus efeitos são percebidos em todas as regiões do planeta. O exemplo mais claro está nos eventos extremos, como ondas de calor intensas, enchentes e secas prolongadas.
Além disso, há a contaminação do ar provocada pela poluição e pelas queimadas, o aumento de doenças transmitidas por insetos favorecida pelo aumento de temperaturas e um crescimento nos casos de ansiedade, depressão e transtorno pós-traumático.
Como evitar o avanço do fenômeno?
Felizmente, os especialistas envolvidos no desenvolvimento do relatório ressaltaram que ainda há uma forma de mitigar as consequências, desde que ao menos três medidas principais sejam adotadas com urgência.
Primeiramente, é fundamental investir na expansão de energia renovável, minimizando a utilização de combustíveis fósseis. Além disso, adequar estruturas para lidar com os efeitos do fenômeno climático também é fundamental.
Por fim, também é necessário adaptar os sistemas de saúde globais para lidar com os desafios que as mudanças vêm apresentado para que seja possível aumentar as chances de sobrevivência.




