Com o avanço da idade, a visão acaba sendo um dos sentidos mais prejudicados, levando muitas pessoas a depender de óculos ao longo da vida para conseguir enxergar corretamente.
Entretanto, um estudo recente, apresentado no 43º Congresso da Sociedade Europeia de Cirurgiões de Catarata e Refrativa (ESCRS), realizado na última semana, revelou uma solução que pode alterar totalmente esta realidade.
Trata-se de um colírio desenvolvido por Jorge Benozzi, o pai da diretora do Centro de Pesquisa Avançada em Presbiopia de Buenos Aires, na Argentina, Giovanna Benozzi, que promete estender a “durabilidade” dos olhos.
Composta por medicamentos como a pilocarpina, que auxilia no controle da pupila e do músculo ciliar, e diclofenaco, que ajuda a reduzir o desconforto por conta de sua ação anti-inflamatória, a novidade apresentou resultados promissores, com um grande número de pacientes relatando uma melhora da visão por pelo menos mais dois anos.
Em comunicado, Giovanna relatou que os benefícios foram praticamente imediatos, com as primeiras melhorias sendo observadas poucas horas após a primeira aplicação. Por conta disso, ela acredita que o novo colírio pode se consolidar como uma nova solução para o problema.
Medicamento para os olhos pode demandar mais estudos
Com relatos mínimos de efeitos colaterais, o colírio ainda demonstrou segurança no tratamento da presbiopia, que é a perda de visão relacionada à idade. No entanto, segundo o jornal O Globo, ele ainda não está pronto para comercialização.
Para o presidente eleito da ESCRS e chefe do departamento de oftalmologia do Hospital Universitário de Olhos de Bochum, na Alemanha, Burkhard Dick, será necessário conduzir novos estudos para atestar a eficácia do tratamento para que ele de fato se torne uma alternativa.
Em contrapartida, Giovanna afirmou que, além do grupo analisado pela pesquisa apresentada recentemente, existem pacientes que já utilizam o colírio há pelo menos uma década, o que pode favorecer a aprovação do medicamento.




