Trabalhadores formais que atuaram em 2024 poderão ter direito, a partir do próximo ano, a um significativo bônus financeiro concedido pelo governo federal que pode complementar a renda mensal.
Isso porque, recentemente, o calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), destinados, respectivamente, aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público, foi concluído recentemente, e contemplou todos os empregados ativos no ano-base 2023.
Com isso, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) deve definir até o final deste mês de novembro o cronograma de 2026, que beneficiará trabalhadores que tinham contrato ativo no último ano.
E vale destacar que o pagamento pode ser superior ao do ciclo mais recente, pois o teto do próximo ano deve acompanhar o novo salário mínimo, que de acordo com as estimativas do governo, pode chegar a R$ 1.631.
Contudo, é importante lembrar que o pagamento do PIS/Pasep é proporcional à quantidade de dias trabalhados. Portanto, só poderão contar com o valor integral os trabalhadores que exerceram suas funções por no mínimo 12 meses no ano-base.
Requisitos para receber o bônus salarial em 2026
De acordo com as normas do programa, o bônus é destinado aos trabalhadores que mantiveram vínculo formal em 2024, com no mínimo 30 dias trabalhados e renda média mensal de até dois salários mínimos.
Além disso, para garantir o abono salarial, os profissionais precisam estar cadastrados no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos para que sejam contabilizados.
Informações sobre o PIS/Pasep: onde consultar detalhes sobre o bônus?
Conforme mencionado anteriormente, o cronograma do PIS/Pasep 2026 ainda está em desenvolvimento, e deve ser anunciado até o final de novembro. Contudo, existem meios para que os trabalhadores consultem todas as informações sobre seu pagamento.
Um dos principais é a Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativo do Android e iOS, que além de revelar o valor do bônus, ainda informa a data e o banco de pagamento para cada caso.




