O último Corolla saiu da linha de montagem de Indaiatuba nesta semana. A fábrica da Toyota no interior de São Paulo fecha oficialmente no dia 30 de junho, encerrando 28 anos de operação e mais de 1,3 milhão de veículos produzidos.
A produção do sedã passa integralmente para Sorocaba, onde a montadora inaugura uma nova planta em novembro.
A unidade foi aberta em setembro de 1998, quando a Toyota produziu o primeiro Corolla brasileiro no país. Desde então, a fábrica montou todas as gerações do modelo vendidas no mercado nacional, chegou ao marco de um milhão de unidades em 2017 e exportou parte da produção para outros países da América Latina.
Por que a Toyota optou pelo fechamento
A planta de Indaiatuba foi construída com processos da década de 1990. Modernizá-la para os padrões atuais de fabricação sairia mais caro do que erguer uma nova fábrica.
Por isso, a Toyota decidiu concentrar a produção em Sorocaba, onde o complexo industrial já opera desde 2012 e agora recebe uma segunda unidade para absorver o Corolla sedã.
A nova fábrica sorocabana faz parte de um plano de R$ 11 bilhões que a montadora vai investir no Brasil até 2030. No pacote estão a expansão da linha de híbridos flex, modelos compactos e uma picape inédita ainda não revelada oficialmente.
O que muda para quem trabalhava lá
Os 1.500 funcionários de Indaiatuba receberam duas opções: transferência para Sorocaba ou adesão a um programa de demissão voluntária.
A Toyota afirmou que não houve demissões unilaterais, já que em Sorocaba, a expansão vai criar cerca de 2 mil novos postos de trabalho diretos, com meta de que metade das vagas seja ocupada por mulheres.
Um fechamento que não é o primeiro
Esta é a segunda fábrica da montadora a encerrar atividades no Brasil em três anos, em 2023, a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, também parou de operar.
No ano passado, uma tempestade destruiu a fábrica de motores de Porto Feliz, também no interior paulista, que segue em reconstrução.
Com Sorocaba assumindo o Corolla sedan em novembro, a Toyota passa a concentrar toda a produção de passeio do Brasil em uma única cidade, e a fábrica de Indaiatuba encerra sua história com o mesmo modelo com que abriu: o Corolla.




