Jared Isaacman, o atual administrador da NASA, chamou a atenção após afirmar que a agência trabalha com a possibilidade real de haver vida fora do planeta Terra. A declaração foi dada durante uma entrevista concedida ao canal CNN International após o lançamento da missão Artemis II.
Durante a entrevista, Jared disse que considera “bem altas” as chances de haver vida extraterrestre e a NASA busca ativamente provas de que os seres humanos não estão sozinhos no universo.
Qual a base de Jared?
Para o chefe da agência espacial, o principal fator disso é o puro tamanho do universo. Durante a entrevista, Jared comentou que existem mais de trilhões de planetas no universo a fora.
No caso, ele argumenta que há cerca de dois trilhões de galáxias no universo, cada uma com ainda mais sistemas estelares. Considerando isso, ele acha mais improvável os humanos estarem sozinhos do que o contrário.
O ponto que o administrador da NASA toca é: os humanos vivem no planeta Terra, um único planeta de um sistema solar com oito planetas. Nosso sistema solar está na Via Láctea, uma galáxia que se estima ter 100 bilhões de sistemas solares além do nosso. A Andrômeda, galáxia mais próxima da nossa, também teria esse número de sistemas.
Considerando a pura imensidão do universo, Jared diz que há uma “alta probabilidade” de haver vida. Se não é no nosso sistema solar, em algum outro na Via Láctea. Se não for na nossa galáxia, então poderia existir em alguma outra entre as trilhões espalhadas no espaço sideral.
Planos futuros da NASA
Jared também comentou que com o sucesso da missão da Artemis II, a agência tem planos futuros que podem auxiliar na busca. Um desses planos seria a instalação de telescópios e observatórios na Lua, que pode significar grandes avanços na busca por vida extraterrestre.
Além do chefe da NASA, outras autoridades já comentaram sobre a possibilidade de existência de vida espacial. Uma delas foi o ex-presidente norte-americano Barack Obama, que confirmou a existência de extraterrestres durante uma entrevista. De acordo com Obama, ets “são reais”, mas ele diz nunca tê-los visto.





