Por conta de sua recente elevação de preços, o café esteve próximo de se tornar um produto inacessível, mesmo desempenhando um papel fundamental na rotina de uma ampla parcela da população.
Porém, mesmo pagando caro pelo café, muitas pessoas acabam cometendo um erro que, apesar de parecer um ato inofensivo, pode prejudicar seriamente a saúde (física e financeira), já que compromete a qualidade da bebida.
Trata-se da prática de guardar os grãos ou o pó na geladeira, acreditando que isso poderia ajudar a manter o produto fresco por mais tempo, especialmente em dias mais quentes.
De acordo com especialistas, isso pode estragar o sabor e o aroma do café, pois sua alta porosidade faz com que ele absorva o cheiro de outros alimentos da geladeira, como cebola, queijo ou alho.
Além disso, a exposição ao frio e à umidade contribui para que o café perca suas propriedades originais mais rapidamente, tornando a bebida praticamente desprovida de seus benefícios.
Como armazenar café corretamente?
Especialistas reforçam que, independentemente de estar em grãos ou moído, o café deve ser conservado na embalagem original sempre que possível. E para otimizar sua preservação recomenda-se seguir as seguintes práticas:
- Colocar a embalagem do café em um recipiente hermético e, preferencialmente, opaco, que bloqueia o contato com a luz;
- Guardar o recipiente em um local fresco, mas seco e escuro, como uma despensa ou um armário;
- Proteger o café da umidade, certificando-se de que o recipiente em que a bebida foi armazenada está bem fechado e não há nenhum risco de infiltração ou vazamento no local onde ele foi guardado.
Com essas medidas, é possível garantir que o café permaneça sempre fresco, com aroma e sabor preservados, independentemente da temperatura ou do horário, e assim mantenha a mesma qualidade e consistência a cada preparo.




