Diante do crescimento da violência em muitas regiões do Brasil, uma cidade vem se destacando por garantir mais segurança e qualidade de vida.
Com investimentos em políticas públicas, elas promovem confiança mútua, além de facilitar a resolução de conflitos.
A cidade brasileira está há uns bons anos sem crimes violentos, onde a segurança é o resultado direto de ações entre autoridades e moradores.
Exemplo de sucesso
Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Valinhos é um modelo de cidade segura no interior de São Paulo. Em proximidade com a capital, mas com suas características urbanas distintas. A cidade está há muito tempo sem crimes violentos, onde o policiamento é eficiente.
Tendo também serviços públicos de qualidade, ambos reduzem a criminalidade na cidade. Com tais esforços, Valinhos conquistou uma posição de referência em segurança, além do bem-estar de seus habitantes. Outro exemplo é de Botucatu, cerca de 235 km de São Paulo, onde se destaca pela segurança aliada à presença universitária, que atrai muitos estudantes.
Investindo em infraestrutura e programas sociais, todos eles complementam as ações na área de segurança pública. Por isso, assim como Valinhos, a cidade também mostra políticas bem estruturadas que transformam realidades e um ambiente mais seguro para todos os moradores.
Chamando atenção, Valinhos é uma cidade que segue caminhos no combate à violência, dando prioridade para a integração entre poder público e sociedade. Com atuação preventiva, tem forte presença das forças de segurança, incluindo investimentos em áreas como educação e assistência social. Tendo resultado direito, a cidade é um modelo que prova as consistências de políticas públicas.
Fazendo uma contribuição para um ambiente mais seguro, essas ações reforçam Valinhos como uma cidade sem crimes violentos. Pensadas a longo prazo, vão além de reduzir drasticamente os índices de criminalidade. Tendo planejamento, investimento e compromisso, é possível apresentar o bem-estar para o coletivo.