Sendo uma doença complexa, o câncer se desenvolve por fatores genéticos. Indo além, comportamentais e ambientais. A alimentação é fundamental para a prevenção. Muitos casos têm relação com o estilo de vida que uma pessoa leva, principalmente os hábitos alimentares.
Existe uma pequena parcela que desenvolve o câncer através da ligação com parentescos. Por isso, é essencial que uma alimentação correta e equilibrada seja implementada para fazer a diferença. Reduzindo riscos, frutas, legumes, verduras e grãos estão entre as priorizações naturais.
O azeite de oliva também é um grande aliado, porque conta com antioxidantes e anti-inflamatórios. Maçã, vegetais e frutas vermelhas têm destaque. Evitar alimentos processados mantém o organismo livre de aditivos químicos, açúcares e gorduras. A dieta mediterrânea é indicada para proteger do câncer, também evitando doenças cardiovasculares.
Opções com efeito protetor
Dietas vegetarianas e veganas são ótimas para a prevenção do câncer, reforçando escolhas mais conscientes quanto à alimentação. Com variedades, promovem a saúde, ajudando a combater uma das doenças mais letais. Melancia e goiaba contam com uma substância chamada licopeno, onde existe uma ação contra tumores no estômago, próstata e pulmão.
Com uma coloração avermelhada nos alimentos, tal presença comprova os efeitos positivos que causam na saúde. Com muitas fibras, a maça atua contra processos inflamatórios, regulando o metabolismo. Ajudando contra doenças severas, auxilia o equilíbrio da glicemia, pressão arterial e colesterol.
Dificultando a multiplicação de células cancerígenas, vegetais como brócolis, rúcula e couve-flor neutralizam essas questões. Frutas que são roxas ou vermelhas oferecem, além de antioxidantes, antocianinas. Protegendo o material genético, dificulta a proliferação.
Adotando uma rotina de alimentação variada e saudável, não contendo embutidos, produtos industrializados e frituras, a saúde prevalecerá. O arroz integral, além do azeite de oliva, na preparação de refeições repletas de alimentos frescos e vegetais, é uma ótima atitude para a saúde a longo prazo.