Adriano Machado/CrusoéO acompamento de um dos grupos: discurso radical contra o Supremo e o Congresso

Os 300 e os outros

O que pensam, como agem e o que querem os grupos de militantes bolsonaristas que montaram acampamento em Brasília e são afagados e incentivados pelo presidente
22.05.20

Uma cena se tornou recorrente em Brasília nas últimas semanas. As portas do Palácio do Planalto que dão acesso à rampa na fachada principal se abrem e, acompanhado de ministros e assessores, Jair Bolsonaro aparece para cumprimentar grupos de apoiadores posicionados bem em frente ao prédio. Muitos vestidos de verde e amarelo, os manifestantes portam bandeiras, cartazes e gritam palavras de ordem em apoio ao presidente. Não raro, Bolsonaro desce a rampa para fazer um corpo a corpo. Em meio à pandemia de coronavírus, a negligência é flagrante. As recomendações de autoridades sanitárias são expressamente contrariadas. Muitos nem sequer usam máscaras.

A presença de grupos bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios tem sido uma constante desde o início do governo, mas se intensificou nas últimas semanas à medida que a pandemia avança e adversários de Bolsonaro questionam sua capacidade de administrar a crise sanitária e as outras que dela decorrem, como a econômica. O grupo mais notório de apoiadores do presidente se autointitula “300 do Brasil” e é liderado pela youtuber Sara Giromini, uma ex-feminista de 27 anos mais conhecida por seu apelido, Sara Winter. Sara militou no Femen, grupo feminista ucraniano. Convertida ao conservadorismo, ela reforça as fileiras bolsonaristas em sua face mais radical, com ataques diretos ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

O “300 do Brasil” fixou tenda ao lado do Ministério da Justiça no início do mês, onde seus integrantes se revezam 24 horas. Na programação desta semana, o grupo recebeu a visita do psiquiatra Ítalo Marsili, incensado pelas redes bolsonaristas que o queriam no lugar de Nelson Teich na Saúde. Teve também palestra de Sara sobre ideologia de gênero. Na quarta-feira 20, o grupo jantou caldo. Teve queijo e goiabada de sobremesa. Numa tela improvisada, foram projetados, entre outros, vídeos do guru Olavo de Carvalho, cujas ideias servem de inspiração para as ações do grupo. Tudo aos olhos de uma dupla de policiais militares – o local é monitorado dia e noite pelo governo local. Umas 30 pessoas estavam no acampamento.

A alguns metros dali, na Praça dos Três Poderes, entre o Palácio do Planalto e o STF, um outro acampamento segue de pé há pelo menos um mês. É o “Soldados do Brasil – Voluntários da Pátria”, em sua maioria reservistas das Forças Armadas que atenderam ao chamado do militar reformado Paulo Felipe, conhecido como Comandante Paulo, para “ajudar o presidente a governar o país”. No final do dia, seus integrantes agitam bandeiras do Brasil na beira da via. Motoristas que passam pelo local incentivam com buzinas.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéSara Winter, em ato na Praça dos Três Poderes: ela fala em “revolução não violenta”e “táticas de guerra da informação”
Há também uma turma de Sinop, do Mato Grosso, que se instalou ao lado do Ministério da Agricultura. Um dos seus incentivadores é o empresário Marcelo Stachin, ex-secretário-geral da PSL no município mato-grossense que se engajou na campanha para a montagem do Aliança Pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente da República. Para atrair mais pessoas a Brasília, Stachin e o Comandante Paulo gravaram vídeos juntos.

No último fim de semana, um grupo de reservistas da Brigada de Paraquedistas do Exército viajou do Rio de Janeiro para Brasília e participou das manifestações de apoio ao presidente — Bolsonaro foi paraquedista no Exército. O chamado foi feito também pelas redes sociais: “Guerreiro paraquedista veterano, precisamos de seu apoio para que deixem o presidente governar”. Os paraquedistas, com boinas grenás e uniformes camuflados, viajaram em um ônibus de excursão e se instalaram em Taguatinga, cidade distante cerca de 25 quilômetros do Palácio do Planalto. O grupo foi recebido pelo presidente no Palácio da Alvorada. Oraram juntos e fizeram flexões.

Ora pregando o fechamento de instituições como o STF, ora estampando slogans como “até Rodrigo Maia cair”, os grupos radicais contam com o apoio dos filhos do presidente e de seus aliados. No domingo 17, por exemplo, Léo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, acompanhava de perto o cortejo fúnebre que os “300 do Brasil” simulavam, nos moldes do meme que ganhou fama no mundo a partir de um vídeo de divulgação de uma funerária de Gana, na África. O grupo carregava um caixão com fotos do ex-ministro Sergio Moro, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos no Supremo Tribunal Federal que apuram os responsáveis por atos antidemocráticos e ameaças a integrantes da corte.

O discurso dos grupos é radical. Comandante Paulo, por exemplo, já afirmou em vídeo publicado nas redes sociais que está acampado em Brasília para dar cabo à “patifaria que está estabelecida em nosso país há 35 anos por aquela casa maldita ali (apontando para o STF), com onze gângsteres (referência ao numero de ministros), que têm destruído a nossa nação, aliados ao Foro de São Paulo e ao narcotráfico internacional.” Não se tem notícia, até o momento, de qualquer ação para além da verborragia. Também não se tem notícia de punição para as ameaças e os ataques.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO “Comandante Paulo” chama o STF de “casa maldita”e os ministros de gângsteres
O presidente faz questão de demonstrar deferência a seus apoiadores. Na sexta-feira 15, quando apareceu na porta do Palácio do Planalto para cumprimentar os manifestantes no final de tarde, que ali estavam para comemorar os 500 dias de governo, Bolsonaro estava acompanhado de Caio César Caio Lippe, um integrante do Movimento Conservador e de Direita do Paraná, envolvido com as articulações para a montagem do Aliança pelo Brasil. O convite foi um gesto aos apoiadores: eles estavam representados bem ao lado do presidente, na parte mais alta da rampa. Era mais um sinal do incentivo oficial às manifestações. Lippe vestia uma camisa da seleção brasileira.

Apesar do tom belicoso das falas, os militantes pró-Bolsonaro que acampam em Brasília ainda não levaram adiante nenhuma ação mais radical. A existência de um inquérito no STF que os coloca como potenciais investigados acaba funcionando como freio. Há 15 dias, o grupo liderado por Sara Winter foi alvo de uma ação cível pública do Ministério Público do DF. A promotoria pedia à Justiça a desmobilização do acampamento em razão da pandemia.

A iniciativa do MP foi motivada também pelas declarações de Sara Winter à BBC de que havia armas no acampamento do grupo. Na ação, o MP classificou o “300 do Brasil” de “milícia armada” e pedia que a Justiça determinasse a busca e apreensão de armamentos. A Justiça negou o pedido da promotoria por questão de formalidade processual. Em vídeo gravado para seus seguidores nas redes socais, Sara Winter rebateu a acusação. Disse que as ações do “300 do Brasil” são pacíficas e democráticas. Afirmou ainda que há segurança privada, devidamente habilitada para portar armas, para cuidar da integridade física dela e dos demais – ela afirma que sua residência foi alvo de disparos. Sara não atendeu Crusoé.

Contra as investidas de autoridades locais, os grupos têm contado com o apoio de políticos ligados ao bolsonarismo, como as deputadas Bia Kicis, de Brasília, e Caroline de Toni, de Santa Catarina, ambas do PSL, e do advogado Luís Felipe Belmonte, um dos articuladores do Aliança pelo Brasil. Bia Kicis, inclusive, procurou a Secretaria de Segurança para tentar liberar a permanência do grupos na Esplanada — há uma legislação local que proíbe os acampamentos em área pública.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro com militante no topo da rampa: gestos de apoio aos acampados, sempre no fim da tarde, passaram a ser frequentes
Na época do processo que culminou com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foi montado um acampamento no gramado em frente ao Congresso, mas houve o consentimento por parte do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Bia Kicis afirma que sua contribuição se encerrou por aí. “É apenas contribuição moral”, disse a parlamentar, indagada se haveria por parte de seu gabinete alguma ajuda na logística. Um assessor da deputada chegou a participar do acampamento, no início.

Os líderes dos grupos dizem que contam com doações para esticar sua permanência na cidade. O “300 do Brasil”, por exemplo, conseguiu levantar 75 mil reais por meio de uma vaquinha na internet. Foram 828 doadores. Foi dessa vaquinha, segundo Sara Winter, que saiu o dinheiro investido em dez barracas que o grupo usa para pernoitar no gramado ao lado Ministério da Justiça. As barracas são desmontadas ao amanhecer. Sara também levanta recursos nas lives que faz no YouTube, onde fala de temas como política, aborto e feminismo e de sua conversão ao conservadorismo.

O “300 do Brasil” está usando uma chácara na região do Paranoá, cidade satélite de Brasília, como ponto de apoio – sob a alegação de que é preciso adotar cuidados especiais de segurança, o grupo não revela a localização exata da “base”. O local é usado pelos militantes para guardar seus pertences, para tomar banho e descansar. É a partir dessa chácara que Sara Winter tem feito as lives para dar notícias sobre o acampamento e incentivar novos adeptos. Às autoridades locais, o grupo informou que pretende seguir com as manifestações até 7 de junho.

As saídas de Bolsonaro do Palácio do Planalto acabam incentivando a permanência dos grupos na capital. É como diz o Comandante Paulo, o “líder” dos “Soldados do Brasil”, acampados na Praça do Três Poderes: “Nossa galera do acampamento Patriota espera o presidente Jair Bolsonaro chegar para fazer uma homenagem a ele. Toda a tarde a gente faz isso. Ele aparece e prestigia aqui o nosso acampamento”.

É tudo o que eles precisam para seguir em Brasília. E Bolsonaro, aparentemente, está gostando da ideia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Meu apoio irrestrito a esses grupos que apoiam esse governo. Não estou aí de corpo mas estou de espirito. Meus cumprimentos à todos .

    1. Essa galerinha que paga de valentões se aparece polícia vão todo mundo caladinho pra prisão kkkkk.

    2. Isso ai Rubens! No seu comentário só faltou o chavão "Bolsonaro Livre!".

  2. Vocês, Crusoé ( uma das ilhas do jornalista tendencioso) estão sendo isentos, pergutem-se.... não sou bolsonarista....mas estou quase me convertendo com a contribuição de vocês...

  3. Fanáticos bozistas, mais conhecidos como GADOS, mostram sua real face pestilenta ao se igualar a claque dos Mortadelas Petistas. Não duvido de nos próximos meses ouvirmos gritos de ordem vindo da claque bolsonarista no estilo "Bolsonaro Livre!", pois quase tudo já copiaram da militância petista. Os ataques a mídia é o mesmo dos dois lados, a idolatria por políticos corruptos e desonestos tmbm é feita exaustivamente pelos dois lados. Duas faces podres de uma mesma moeda carcomida pelo fanatismo.

    1. Quanto você ganha para ficar dando pitaco nos comentários alheios? Seus argumentos não servem nem para limpar o estrume do gado que você tanto idolatra.

  4. Votei em JB, nas eleições era a unica opção de quem queria um país livre da corrupção e da esquerda que governou este país nos últimos 30 anos, tenho muito amor pelo meu país, sei que somos uma nação muito rica, somos um país continental, e quero ver este país no topo dos países mais ricos do mundo, sei como serviços de qualidade podem reverter em beneficio do povo, basta viajar para os EUA por exemplo, precisamos de gente honesta administrando este país. Vamos respeitar o presidente eleito.

    1. Ideologia bolivariana x Ideologia Bolsonarista (Olavetana). Qual a diferença? nenhuma, pois o modus operandi é o mesmo, a irracionalidade é a mesma, a divisão das pessoas é igual, o ódio xiita emanado é o mesmo e a lavagem cerebral é feita na mesma intensidade. Duas ideologias nefastas que só contribuem para o atraso moral da nação. Não prevalecerão no Brasil!

    2. Não é uma tarefa fácil enxugar um estado inchado e aparelhado para servir ideologias bolivarianas, os carrapatos vão espernear, os conformados vão questionar, muitos irão perder suas boquinhas, idealizadores da velha política irão dizer: num governo de coalisão tem que dar para poder governar. Nosso atual presidente diz que o executivo não precisa ser loteado e concordo com ele. Cada um destes 300 tem 3x30000 apoiadores que também sonham e torcem por um país melhor.

  5. Eu acompanho 24h os vídeos comunistas no Youtube: Jones Manoel, Rui Pimenta PCO, 247, GGN..... e TODOS eles estão loucos por #LULADRÃO DILMA DIRCEU MST MTST.... e pregam a LUTA ARMADA DO PROLETARIADO PARA DESTRUIR A BURGUESIA E O IMPERIALISMO. Olavo de Carvalho consolidou mais de 70 milhões de brasileiros católicos, evangélicos e espíritas que sempre foram conservadores, democráticos, capitalistas, da civilização ocidental - EUA JAPÃO EUROPA - que odeiam o comunismo bolivarianismo....

    1. Amigo gadinho retardado, a ideologia do Olavo é a mesma dos comunistas, ele se floreia de "direita conservadora" mas toda a sua ideologia se baseia num arremedo de ditadura chavista. É só vermos o seu fiel boneco marionete "Bolsonaro" seguindo a risca sua cartilha desmiolada. Não demorará e veremos os fanatiquinhos chamando o MINTO de "Hugo Messias Bolsonaro Chaves".

  6. Quando o grupo que fumava, cheirava, defecava e urinava em Curitiba, gritando lulalivre, ninguém se importava. Agora que patriotas lutam por um país melhor, contra a patifaria generalizada deixada de herança por governos corruptos, daí são criticados?

    1. Amigo, não elegemos Bolsonaro para ver seus seguidores agindo bestialmente igual aos Mortadelas Petistas. Bolsonaro tem se mostrado cada vez mais parecido com o Luladrão e seus seguidores fanáticos cada vez mais parecidos com os Mortadelas Petistas.

  7. Infelizmente paguei minha assinatura da Crusoé à vista. É lamentável, ver mais uma mídia que acreditava isenta, classificar atos de cidadãos brasileiros, em favor do atual presidente eleito, como atos similares aos dos antigos petistas e tais! A diferença é brutal, pois as pessoas que lá estão têm meu apoio de outros 30% da população, isto é: uns 60 milhões de pessoas; as quais, não toleram mais este mimimi!!! Se provarem algo contra o Bolsonaro, trocaremos por outro e pronto!!!

    1. Todos sabemos que a esquerda trabalhou a cultura de massas para, de forma gradual, transformar a democracia em um socialismo de massas e finalizar com o comunismo. Bolsonaro tentou em um ano fazer a lavagem cerebral de cultura de massa q a esquerda demorou décadas e agora, novamente diferente da esquerda, tenta dar o golpe na marra e em tempo recorde. Mas o destino é o mesmo, um poder ditatorial e uma tentativa de perpetuação no poder. Por sinal, todos os passos são semelhantes ao golpe Chavista

  8. Bolsonaro, a partir desta reportagem para agradar a resta redação, deverá iniciar uma seção de afagos em Maria do Rosário, evoluir afagando, Jean Willys, Dória, Witzel, Zeca Dirceu, Sérgio Moro, Pepa, Frota, e...e...e...e... e. Para encerrar a seção com nobreza, aquele abração "AFETUOSO" em Adélio Bispo.

    1. Cara, seu comentário foi deverás sarcástico e irônico. Mas lhe afirmo que, pelas atitudes tomadas, pela mudança de postura e pela traição de seu eleitorado, bolsonaro caminha cada vez mais em direção ao Luladrão. A claque bozista intitulada de "300" já é uma cópia fiel do acampamento medonho da militância mortadela petista de curitiba. Se lá o chavão era "Lula Livre!", em brasília falta pouco para ouvirmos "Bolsonaro Livre!".

  9. Saem MST e Margaridas, entram os 300. Alguma coincidência? Até agora, pelo menos esses apoiadores do Bolsonaro não destruíram nenhum prédio público. Radicalização de qq cor, fanatismo e extremismo são terríveis e perigosos. Mas não vejo ninguém da mídia fazer qq referencia ao q o Dirceu liderava qdo estava no governo, incentivando vândalos a atacar patrimônio público.

  10. Há um erro sério nesta reportagem. Ela diz que os bozistas sentem e pensam.. Até agora não há comprovação científica para isso. O que é isso Crusoé?

  11. É impressionante como a mídia tenta deturpar tudo o que se relaciona a BOLSONARO, eu por exemplo, não pertenço a nenhum grupo mas sou Bolsonaro em todos os sentidos. Se a mídia procurasse mostrar o que tem sido feito de Janeiro de 2019 até agora, apontando o que foi feito de errado, com certeza o que é de bom daria um destaque maior. Um pena que a CRUZOÉ mudou muito de linha, a partir do momento em que fiz minha assinatura. Se arrependimento matasse, eu já teria morrido.

    1. Faça o seguinte robot. Peça para alguém desligar a tomada. Caso você não seja robot, então faça um harakiri. Se você não for homem o suficiente para tal, então volte para o esgoto. É lá onde os vermes se encontram.

  12. Chega a ser patético ver BOÇALnero , esse arremedo de "presidente", se misturar com essa caterva de 300 "apoiadores profissionais", para mostrar que tem "apoio popular" ! Com esse teatro macabro, protagonizado sempre ao lado dos mesmos 300 desocupados, não dá para enganar a mais ninguém ! Esses estelionatários radicais criticam os petralhas, os facínoras do mst e os pelegos sindicais, mas se utilizam dos mesmos métodos neo fascistas ! Os "espertalhões" acham que somos idiotas !

  13. Punição por que? A democracia só vale para um lado? Só para as manifestações do "exército do Lula"? Ou é democracia ou não é. A liberdade de manifestação é um pressuposto. Não vale só para um lado. Não é propriedade de uma cor só...

  14. Eu não tinha noção desta organização toda. É muito pior do eu imaginava. Inflamados pelo presidente irresponsável isso não vai acabar bem.

    1. Vocês conseguem ser piores porque além das faixas (sumidas atualmente) pedindo o AI 5, ainda disseminam um vírus que pode ser letal, por pura pirraça do patrão.

    2. Pior foi fazer a mesma coisa em defesa de um presidiário.

  15. A "Ilha no Jornalismo" se transmutou em apenas mais um torrão de bosta a boiar na hipocrisia, especulação, distorção da verdade e manipulação de fatos. Não ficarei surpreso quando a Crusoé começar a defender a Censura às Redes Sociais e os Crimes de Opinião. Minha assinatura vence logo, não será renovada.

  16. Vocês estão conseguindo ficar pior a cada dia, acho que vocês gostam mesmo é dos acampamentos "ordeiros" do MST e do boulos.

  17. Eu assinei a Crusoé pois a mesma chegou com a promessa de ser um site de notícias IMPARCIAL. Mas já estou me decepcionando e pensando em cancelar pois a mesma está se tornando mais um veículo tendencioso como a VEJA, já devidamente cancelada.

    1. E daí? Tchau queridos. Ser imparcial não significa escrever o que você quer ler. Procurem no dicionário. Huuuum, dicionário... Vocês...Deixa quieto

    2. não tem como cancelar, já tentei, não consegui. Mas a vingança será maligna, quem vai perder é essa merda que nos enganou. quando todos nós não renovarmos as assinaturas, vão ficar com uns gatos pingados de esquerdistas que não chegam a 20% do total de assinantes. aí vai virar outra veja, trabalharão de graça? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Esses vagabundos não são diferentes daqueles de Curitiba que acamparam na porta da PF em apoio a um bandido condenado. Fizeram isso com a cúpula do PT xingando o STF e demais instituições. Tem gente de todo tipo de todos os lados. Vocês se transformaram na Veja do B ou Folha do B. Parecem a Globo que só vê um lado que é o que é contra o Bolsonaro. Me negaram dizendo-se de direita. Vou cancelar minha assinatura. Não vou fazer falta. Vocês com certeza vão ganhar um assinante de esquerda

  19. É legal ver petistas escrevendo bobagens aqui. Quanta força estão fazendo. A imprensa está sentindo falta do pão com mortadela.

    1. Não dá pra sentir falta. A mortadela foi substituída por cachorro quente (mais caro), as pedras e facas por armas de fogo. Só não muda o discurso de ódio.

  20. É impressionante como a Crusoé e o Antagonista , estão sendo parciais e não mantendo a postura isenta q tinham trazendo a notícia imparcial , amanhã vou cancelar minha assinatura

    1. Quando é que vai surgir uma imprensa isenta.... tentando cancelar o mais rápido.

  21. Temos que ter Cuidado com esse cara , já esta fazendo exatamente igual a LULA . bancando deus próprios capangas e Lógico com Dinheiro do Povo.

    1. Que seja entregue de vez o País aos Presidentes, Togados e aos Legislativos que estiveram nos últimos 16 anos à frente ( ??? ) do mesmo. Com essa atitude, seremos de novo uma Nação de “felizes e inocentes” “idiotas inúteis e bois de piranhas” “subnutridos e circenses “. Aproveitem, pois esse q ai está, só tem um ano e pouco e tá facílimo de retirá-lo. Será q nosso Povo caiu no feitiço da bruxa malvada ou somos uns covardes ???

    2. Ninguém compete com lula, ele foi o maior, o mais perfeito, o mais completo psicopata, corruPTo, mentiroso, cínico, vagabundo, como nunca antes na história deste país.

  22. Fui pesquisar quem é Sara Winter. Vou te contar: como mulher está embarangando mas ainda dá uma meia-sola, viu! Me apetece.

    1. A trajetória dessa moça demonstra claramente como os extremos estão tão próximos. Quem apoia um movimento extremista pensa muito parecido com o outro extremo. Lemas, verdades absolutas, maniqueísmo, inimigos viscerais. Não à toa Mussolini saiu do partido socialista para fundar o fascismo e matar socialistas.

    2. Típico de homem que pensa com a cabeça do pau pois a outra é oca.

  23. A filosofia pode até ser outra, os nomes podem ser outros, mas a prática é a mesma do MST e derivados. Ainda estamos longe de viver em clima "nós todos".

  24. Ou vocês têm uma grande falta de empatia, ou se fazem de bobos, ou querem manter o emprego (este último, pelo menos, eu entendo).

    1. Ainda acrescento o idiota legítimo. Aquele que não vive sem um “ídolo”.Pode ser um ladrao, uma anta ou um pequeno ditador.

  25. Pés de chinelo que detestam trabalhar e aguardam uma BOQUINHA pra mamar o DINHEIRO PÚBLICO. Bandidagem pura! Igualzinho os assaltantes PETISTAS liderados pelo chefe cafajeste LULALAU.

  26. Bando de vagabundos, esplanada nao é lugar de acampar . Direita ou esquerda. Se nao por bem , deveriam sair debaixo de vara ou de borracha. Deve estar cheio de armamento ilegal. Fanatismo de direita ou de esquerda é doença que pode custar vidas. Se quer fazer algo util presidente : prisao em segunda estancia ja.

  27. O articulista está saudoso dos tempos do MST,MTST,CUT,etc.,quebrando tudo em Brasília,né? É muita paz estabelecida,né? O bom é o clima de rinha de galos,né? Vende matéria,né? Entendi...

    1. Interessante quando os mecretefes Petebas quebravam tudo, nenhum jornalista desse naipe tecia algum comentário.

    2. Esses "analistas" do caos estão com saudade do Zé Rainha, do Stedile e dos arruaceiros, invasores de terra e predadores de propriedades privadas...

  28. Já que a Crusoé deixou de ser uma "ilha no jornalismo" e se rendeu ao sistema, resta-nos comentar assuntos de outras matérias em outro local, que não o espaço próprio. Com a divulgação do vídeo, fica externada a verdadeira identidade de um patriota (ainda que de forma tosca e linguagem não polida), vale lembrar, eleito por 57 milhões de brasileiros, até porque, o que adianta ser polido e eloquente, sendo politicamente correto, roubando a nação? Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!

    1. Ha vários tipos de censura e parece q a revista conhece tds eles, talvez os nossos comentários por às vezes serem acusatórios, defensivos, hilários, inúteis ou qq outro julgamento nos oferecidos pela revista, eliminariam um desses tipos se alocassem os comentários em ordem de data e horários, pois assim os assinantes não precisariam rele-los e sim talvez até comentar com outro olhar ou ...

    2. Essa é a marca registrada de um Bolsomínio: falou a verdade das imbecilidades e safadezas do safado que eles idolatram, que virou fonte de informação tendenciosa. Vcs são uma piada de mau gosto e trágica para a democracia. Adotar cores diferentes e defender o extremo oposto não fazem de vcs nenhum pouco diferentes dos petistas! Duas faces de uma mesma moeda podre e danosa às pessoas de bem!

    3. Também nunca mais vi a Crusoé falar nada do Toffoli, antes, um investigado frequente da revista. O que ocorreu $$$?

    4. Interessante que não vi este jornal, falar da ignomínia de um ministro do STF pensar, ele disse que não fez, em confiscar o celular do Presidente da República, quando ao contrário, proibiu de se examinar os celulares dos advogados do Adélio ! Dois pesos e duas medidas.

  29. As pessoas que continuam a apoiar o Bozismo após todas as evidências tem as seguintes características: a) deficiência cognitiva séria, b) alto grau de egoísmo e narcisismo, c) Sado-masoquismo como opção de vida, d) satanismo como religião, e) nazismo como ideologia, f) práticas de atividades criminosas como modo de vida, e g) negacionismo como filosofia. Em resumo: São seres desprezíveis que nem merecem ser chamados de humanos. .

    1. De acordo José! Difícil entender como pode ter um gado tão burro. Se igualando aos militantes petristas. Todos torcedores de times do atraso. Triste país!

    2. Álvaro, essa definição sobre o Jose (sem acento, que toma no assento, o expelido pela "rosca") , é minha. Você vai ter que me pagar direito autoral, kkk. Achei que esse descerebrado havia dado uma pausa. Mas já vi qual é a dele. Ora é Jose, ora é Palhaço Bozzo, ora é Eduardo, ora é ANTONIO. Ele é pago pela esquerdalha para fazer várias assinaturas e ficar o dia inteiro defecando pelos dedos. Deve estar desesperado porque o filme só mostra um Presidente PATRIOTA, nada além disso. CHUPA, Jose!!!

    3. José quanto está ganhando para falar merdas ? Está com saudades das maracutaias ?

    4. José, você deve ser fruto de uma cagada de prostituta que te pariu! imbecil

  30. O que pensam, como agem e o que querem os grupos acampando em Brasília? Se forem de direita e centro, defenderem o Brasil. Se forem de esquerda, comunistas e simpatizantes, como sempre, enganarem o povo, conseguirem boquinhas para se encostarem nos sindicatos e desestabilizar o país.

    1. Sem dúvidas. Parece que essa imprensa está morrendo de saudades da era PT ! 14 milhões de desempregados, roubos em todas estatais etc...

  31. Bom era o tempo que quem acampava era o MST, Sindicalistas, Etc.. aí era bonito distribuíam até mortadela. Tudo era permitido, tudo era bonito, tudo era maravilhoso. Felizmente, tudo mudou. Agora é jogar pesado. Quem não souber brincar não desce para o play. Pau que dá em Chico vai dá em Francisco

    1. Igualzinha não. Na direita não há violência, na era PT & cia até policiais foram feridos por pedras, paus e garrafadas.

    2. E ISSO MESMO TEMOS Q JOGAR PRA GANHAR VAMOS MUDAR ESSE BRASIL DOS COMUNISTAS..

    3. Caro assinante, não é preciso informar. Há muito já sabemos que a militância de direita é igualzinha à da esquerda. Deveriam até pagar royalties.

  32. Mais uma prova de que o Bozismo e o lulismo são iguais. Na falta de argumentos e boas estratégias para a pátria, cabe a eles mostrarem alguma legitimidade mobilizando os suas récuas. Tem gente que se presta a isto. Geralmente pessoas bem remuneradas por debaixo dos panos.

  33. Nos governos anteriores o MST e outras facçoes invasoras e destruidoras do Patrimônio Público e Privado, financiadas com recursos públicos sempre agiram com violência, agressão e ameaças á ordem e á sociedade e nunca mereceram nenhuma manifestação das "autoridades" da época

    1. Não lembro de ninguém dos 11 do STF manifestem-se contra a destruição e invasão de terras pelo MST, por exemplo.

  34. Por isso no BRASIL não se pode mais utilizar da CAMISA DO BRASIL e a BANDEIRA NACIONAL NOS CARROS...Isso está acontecendo por coincidência em Fortaleza e em Recife coincidentemente os governadores são do PT. Vamos usar a do MST essa não tem problema. País de frouxos... Gozado essas coisas vocês não publicam porque?

    1. Porque a Crusoé e Antagonista estão trabalhando com a desinformação! Enquanto aguardo meu cancelamento, só leio os comentários que são mais interessantes! Informação tendenciosa e do mal não me interessa! Leitores inteligentes, tem muita gente melhor para acompanhar: Rodrigo Constantino, o Fiuza, o Alexandre Garcia, Augusto Nunes, José Maria Trindade, o Guzzo, etc., abram a mente com jornalistas melhores!

  35. Eles estão sendo estimulados pelo presidente a SE estabelecer em frente do Palácio mesmo contra a lei. É assustador estarmos sendo governados por foras da lei.i

    1. Maria acho que ali não t mortadela nem R$30,00 para aparecerem, ali é apenas fé em dias melhores e patriotismo !

  36. Não vejo diferença entre o PT e os que seguem o Bolsonaro. Agem sobre forte emoção e gostam de transformar mentiras em verdades e verdades em mentiras. Verdadeiros irracionais.

    1. Marcelo a diferença é que antes tinha mortadela e 30,00 para cada um, hoje todos vão por fé em dias melhores e apoio a quem foi eleito e não deixam governar, honestamente.

    2. Perfeito. Quem deterá mais um canalha na presidência. Estamos presos em casa.

    3. bolsopetistas e lulopetistas são faces da mesma moeda.

  37. Estamos aquí, firmemente, apoiando esses patriotas q deixaram s/lares p lutar pacificamente p 1 Brasil livre da bandidagem. E ñ precisamos de cobertura televisiva ou de Crusoé, se ñ baterem no ponto chave: A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, é o único caminho p libertar o Brasil das amarras desse mecanismo torpe, q dizima gerações inteiras a p menos 35 anos.A PERSISTÊNCIA vencerá a resistência imunda, q luta c armas brancas e fuzila aviões, queima flores, detona barragens

    1. Concordo plenamente. Acabou o dinheiro para sindicatos e MST, agora a turma está vivendo de passado.

    2. Péssimo texto.. claro que esse tal aí é movido a óleo e graxa.. inominável robot.. péssimo. apscosta/df

    3. Bravo, Rosângela! Mas o gado acha justificativa para tudo que o Bolsonaro faz.

    4. Faltou avisar o Bolsonaro para que ele apoie a prisão em segunda instância, acho que ele anda esquecido.

  38. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia se Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

  39. Ok, MAS, sem um The End legal.. Sigam o dinheiro, pô. Investiguem quem financia tudo isto e aí sim podem dar os nomes dos bois e dos boys e parar, porrrraí. Porque se forem fundo demais... irão parar no bolso do povo, né uai?... ELEMENTAR, meus caros repórteres Investigativos desta nossa bela ilha.

    1. Exatamente, Águia, tudo isso com toda certeza sai do erário, a começar pelo ""gabinete do ódio e acefalia ilimitada S.A.""! Pode apostar!!!!

  40. Engraçado que a maioria destes radicais já foi radical de esquerda, esta Sara Winter, o Olavo de Carvalho, o Roberto Alvim, parece que o cérebro do radical está condicionado a ser lavado por um lado ou pelo seu aparente oposto, no fim ficam todos parecidos.

    1. Quase todos já foram de esquerda até que abriram os olhos e viram que só quem ganhava eram os do politiburo !

    2. Excelente observação! Os fanáticos da direita e esquerda, são farinha do mesmo saco.

  41. Juram q há legislação q proíbe acampamento em área pública? Por q nunca informaram isso e nunca defenderam o desfazimento do acampamento dos petistas em frente à Sup da PF, em Curitiba? Rua n é área pública? Rua em frente a órgão público tb não? Só d tornar inviável a vida dos moradores da rua já era motivo suficiente para as autoridades desmontarem o acampamento.Fizeram? Não. A Crusoé alardeou q tem legislação que veda acampamento em área pública? Não. Então,fica quietinha,fica! É mais bonito!

    1. muito bem! Essa Crusoe está como o Pravda e a Foice de SP!

    2. Fala sério senhora. Os editores dessa revista, em especial o Diogo, foram as primeiras vozes da imprensa a denunciar o lularapio. Já os extremistas da direita estão apenas plagiando os mortadelas. O detalhe agora é que disseminam uma doença altamente transmissivel e q pode ser fatal, na maior cara dura. Muitos responderão judicialmente por isso.

  42. Achei que a reportagem iria trazer uma entrevista com as palavras das pessoas das quais ela trata. Tudo é descrito e intermediado pelo filtro do repórter e há pouco espaço para as próprias pessoas falarem e mostrarem seu ponto de vista. Está mais para o que o repórter pensa sobre essas pessoas do que elas mesmas contando.

    1. É o que a mídia tradicional sempre faz. Emite suas opiniões, mas não nos dão os fatos, pesados e contraditados pelos vários atores. Realmente, você tem razão, não é notícia, não é artigo, é apenas a opinião do repórter e certamente da revista. Pois Crusoé agora entrou numa "nova fase", onde Alexandre Moraes passa de autoritário ao conduzir um inquérito ilegal, para paladino da justiça ao agir contra a Constituição ao proibir a nomeação do DG da PF.

  43. Os bolsonaristas estão repetindo as mesmas concentrações fanáticas dos petistas, já vimos esse filme. Será que também vamos ver eles acampando na frente da PF qdo um filho de Bolsonaro for preso como os petistas fizeram para Lula?

  44. Reportagem vazia, sem informações úteis. Que tal a revista verificar o comportamento de alguns governadores do NE que estão se refestelando comb o dinheiro público sem nenhuma ação concreta no combate à pandemia? Até parece que falta assunto.

  45. Já cancelei assinatura desta desgraça chamada crusoé. A fonte de informação desta famigarada revista é Folha de São paulo, Rede Globo e Isto é. Estão a trabalho de comunistas. Estão no barco e querem afundar juntos. Não vejo nada que façam para sugerir melhores. Tudo que o governo faça está errado. Que tal o governo atual começar a ensacar vento e saudar a mandioca. GARANTO QUE VOCÊS APLAUDIRÃO.

    1. Um gado do acampamento apareceu. E é mais outro q “vai cancelar a assinatura”, mas não cancela.

  46. Protestar faz parte da democracia. Mas é inadmissível quando o País enfrenta uma pandemia de graves consequências. Pior que isso é o Presidente permitir o circo armado enfrente ao palácio, contrariando às determinações da OMC. Se ele estivesse engajado desde o início, mesmo posicionando-se contrário ao isolamento, o número de mortes estaria bem menor. Parte dessa trajedia vai para o colo do JB quer ele queira ou não

    1. ... OMS é controlada pela China que é a responsável pela disseminação do vírus

  47. Que burlesco; que bizarro. Os bolsopetistas estão cada vez mais, a cara do PT. Só faltou o 'Bolsonaro guerreiro do povo brasileiro.

  48. Nossa classe política, junto com o judiciário, levaram o país a este caos que o presidente deseja arrumar. Tem o apoio de 57 milhões de eleitores. Não há nada de antidemocrático, protestar contra o legislativo e o judiciário. Alguns mais exaltados pedem intervenção militar, que lhes parece ser a melhor alternativa. Chegou-se a este ponto por culpa dos próprios legislativo e judiciário.

    1. Não votei no Bolsonaro Votei contra o PT, portanto o meu voto foi um desses 57 milhões, e repito, em outras circunstâncias, jamais votaria! Depois que se vendeu ao Centrão, se houver outro enfrentamento entre ele e o PT, anulo meu voto!

    2. Nao me inclua mais nesse número . Nunca tive tanta vergonha de um apoio.

    3. Não tem apoio de 57 milhões de eleitores coisa nenhuma. A maioria dos que votaram nele já não o apoiam mais. Eu, por exemplo. Hoje, esse apoio não chega a 20 milhões.

  49. Enqto ñ nos conscientizarmos de q a n PRESTAÇÃO DE CONTAS é tão somente c o LEGISLATIVO, p n famigeradas pautas ANTICORRUPÇÃO, p PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do Foro privilegiado o PAÍS ñ anda. Somente unidos acima de ideologias e partidos políticos mudamos o BRASIL. Ñ tem nomes, sem ataques, sem blá blá blá. CONGRESSISTAS e sinceramente, todos do STF, são apenas coadjuvantes de "mandantes" do ESTADO CORRUPTO, representado tbm p guerrilheiro Ze Dirceu O modelo é ruim.A CARTA péssima!!!

  50. Isso se chama abstinência do dinheiro público, vocês da imprensa deixaram de receber milhões dos cofres públicos, por isso esses ataques diários ao governo e seus apoiadores. Vocês irão fechar as portas se continuarem nessa linha.

  51. Dinheiro, a senha é dinheiro. Quem financia essa sandice? É óbvio que há dinheiro público nisso, assim como financiamos o gabinete do ódio de alguma forma financiamos esses malucos. Onde falta transparência sobra corrupção.

  52. Parabéns a esse pessoal protestando em paz contra o militante STF e maus elementos do congresso. Vergonha para a Crusoé que mesmo admitindo que não há nenhum crime quer que o governo do DF atue pra reprimir pessoas por falas "radicais".

    1. A ORCRIM do lula nos infernou, promoveu saques, vandalismos ao patrimônio público e privado, invasões, infiltrações. Agora querem dar a mesma feição criminosa aos pacíficas e expontâneas manifestações de livre expressão, que a constituição nos dá direito

    2. Quem Juarez, os repórteres de Crusoé? Uma faixa Lula livre acampou c alguns poucos imundos ao lado da dona cega, durante meses, sem q gás lacrimogêneo e essa IMPRENSA fétida pedissem ao Tofolli p dissipa-los. Pelo contrário, atendeu-os. Certamente foram tomar seu merecido banho alcoólico juntamente com jornalistas como Doria.

    3. Pra mim não passam de um bando de Psicopatas precisando de um Psiquiatra.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO