Mateus Bonomi/CrusoéMaia: o presidente da Câmara joga para que o Congresso se imponha na relação com Bolsonaro

O poder paralelo

Como Rodrigo Maia atua, ao lado do notório Centrão, para limitar os poderes do Palácio do Planalto. A intenção, para além de continuar controlando uma parte importante das verbas federais, é mostrar a Jair Bolsonaro que a tinta da caneta presidencial tem limite
10.05.19

Rodrigo Maia comandou na terça-feira, 7, uma reunião na residência oficial da presidência da Câmara, no Lago Sul de Brasília, cujo objetivo era afinar a estratégia para retirar do ministro da Justiça, Sergio Moro, o controle do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o órgão de inteligência financeira do governo. Estavam presentes os mais proeminentes líderes do Centrão, como ficou conhecido o grupo de partidos fisiológicos do Congresso. A ideia aventada ali era só votar o relatório da medida provisória 870, que reorganizou a estrutura administrativa do governo, se houvesse segurança de que o conselho deixaria a Justiça e voltaria para a Economia, para sacramentar a primeira grande derrota de Moro em Brasília. Após uma tentativa frustrada naquela tarde e outra no dia seguinte, o tiro certeiro foi dado na quinta-feira pela manhã. Por 14 votos a 11, a comissão do Congresso encarregada de apreciar o texto da MP aprovou a proposta de tirar o Coaf das mãos de Moro. Minutos depois, mais um disparo contundente. Por 15 votos a 9, o mesmo colegiado votou por limitar o papel da Receita Federal em investigações.

O resultado final expôs a já conhecida fragilidade do governo na articulação política e a falta de apoio que Sergio Moro vem tendo para implementar sua agenda. Ao mesmo tempo, mostrou que o Centrão se reestruturou com força no Congresso na atual legislatura e, definitivamente, encontrou em Maia seu principal líder e articulador. Juntos, eles estão empenhados na tarefa de fazer frente ao discurso de Jair Bolsonaro contra a velha política. Querem mostrar ao presidente que o Planalto não tem poderes para fazer o que quer — e que precisa se curvar ao Congresso. Maia exerce papel preponderante nessa estratégia. Foi iniciativa dele, por exemplo, encomendar um estudo informal sobre a atuação dos órgãos de inteligência mundo afora. O documento mostrava, por exemplo, que a Suíça é um dos poucos países onde a inteligência financeira está sob o abrigo da Justiça, e não da Economia. O argumento foi repisado durante toda a semana pelo grupo. Maia também pressionou diretamente o presidente da comissão mista, João Roma, do PRB, que se reunira duas vezes com Moro no último mês e fora convencido por ele a manter o órgão na Justiça. A pressão foi tamanha que o prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, a quem Roma é ligado, ficou incomodado e o orientou a não seguir o pedido de Maia, seu amigo de longa data.

Muito embora o presidente da Câmara não tenha pisado na sala 2 da ala Nilo Coelho do Senado, onde a comissão da MP 870 se reuniu de terça a quinta, ele foi o sujeito oculto das três sessões que impuseram a derrota a Sergio Moro. Maia monitorou tudo a partir das informações que lhe eram passadas, quase em tempo real. Com elas, alinhavou a primeira estratégia para que os deputados dos partidos do Centrão votassem conforme o combinado, tanto na questão do Coaf quando na da Receita. Como muitos parlamentares se insurgiram contra a ordem, Maia passou a considerar a possibilidade de deixar a MP caducar — o que, na prática, teria o mesmo efeito, já que as mudanças feitas na estrutura do governo a partir da posse de Bolsonaro deixariam de valer legalmente. O governo, sabedor da derrota que lhe estava endereçada, dava sinais de que estava disposto a ceder a alguns apelos do grupo. Como, por exemplo, à ideia de recriar dois ministérios que haviam sido extintos — o das Cidades e o da Integração Nacional — e de entregá-los a Maia e seus aliados. A concessão, porém, não era suficiente. O presidente da Câmara e companhia não abriam mão de demarcar a autoridade do Congresso e do objetivo de contrariar Sergio Moro com a mudança do Coaf. Foi batido, então, o martelo sobre a estratégia final, que saiu vitoriosa: substituir parlamentares pró-Moro na comissão pelos anti-Moro. O PSD de Gilberto Kassab foi central nesse troca-troca.

Carolina Antunes/PRCarolina Antunes/PRA ideia do Centrão é cercar Jair Bolsonaro aos poucos
Com Rodrigo Maia, o Centrão atua de maneira relativamente distinta da que atuava sob o comando de Eduardo Cunha, que antecedeu o deputado do DEM na presidência da Câmara. Antes, a meta era ameaçar de derrota os projetos do governo para ganhar espaços no primeiro e segundo escalões da administração e, assim, conseguir alimentar seus eleitores com recursos do Orçamento. Hoje, o objetivo principal é substituir a pauta do Executivo por uma agenda própria do Legislativo. Além do estrangulamento da Lava Jato, a ideia é diminuir a dependência dos parlamentares em relação ao governo por meio do controle tanto dos recursos financeiros federais como da agenda legislativa. Se no curso dessas operações vier a possibilidade de conseguir alguns cargos em troca da aprovação de projetos pontuais de interesse do Planalto, ainda melhor.

O primeiro passo no sentido de limitar o poder da caneta presidencial foi dado com a aprovação do orçamento impositivo para as emendas das bancadas estaduais, que transferiu para o Congresso o poder de decidir o destino de 3,5 bilhões de reais em verbas. Agora, mais dois movimentos estão sendo preparados. Um deles é a alteração na legislação orçamentária para que o valor total das emendas de bancada, antes destinadas coletivamente aos estados, possa ser dividido individualmente entre os parlamentares, um procedimento que o próprio Congresso derrubara em 2006. A expectativa é que, na prática, isso coloque mais 10 milhões de reais nas mãos de cada parlamentar, que se somariam aos 15 milhões de reais que cada um já tem direito em emendas. Outra medida em gestação é acabar com a possibilidade de o presidente da República editar medidas provisórias. Há anos, essa é uma das mais eficientes fontes de poder do chefe do Executivo. Para se ter uma ideia do que isso significa, só Bolsonaro já editou 13 MPs em menos de cinco meses de governo — em média, uma a cada dez dias.

Além do tradicional apetite por cargos, o contexto político é determinante para que o Centrão se revigore na atual legislatura. Primeiro porque Bolsonaro foi eleito e assumiu o poder com um discurso de combate à política tradicional, o que acabou por unir o grupo. Segundo, porque em nenhum momento desde que o presidente venceu a eleição houve uma preocupação real de formar uma base de apoio no Congresso. Terceiro, porque há uma janela de oportunidade permanentemente aberta: o governo gasta muita energia com as inúmeras crises gestadas no próprio governo (a desta semana foi o embate entre seguidores do escritor Olavo de Carvalho e os militares) e, assim, dá ao Congresso a chance de correr livre para impor sua própria agenda. Outro dado da realidade facilita o jogo. A extrema polarização por que passa o país já há algum tempo deixou claro quem são os extremos do espectro político e jogou todo o resto no centro. Hoje, o Centrão é considerado quase tudo que não for, de um lado, o PSL de Bolsonaro e o Novo, nem os partidos da oposição liderada pelo PT, PSOL e PDT. Sobra uma lista extensa: Avante, Cidadania, DEM, MDB, Patriotas, PHS , PMN , Podemos, PRP, PP, PR, PRB, PROS, PSC , PSD, PSDB, PV e Solidariedade. Na ponta do lápis, esses partidos somam cerca de 350 dos 513 deputados, o que lhes dá ampla margem para aprovar emendas constitucionais, que exigem ao menos 308 votos.

Câmara dos DeputadosCâmara dos DeputadosArthur Lira articula com Maia nos bastidores e depois executa as estratégias
É um número também muito maior do que o de todas as formações que o Centrão já teve em legislaturas anteriores. O apelido foi primeiramente utilizado na Constituinte para batizar os parlamentares de direita capitaneados pelo então deputado e economista Roberto Campos. O objetivo era tentar incluir uma visão liberal do estado no texto da nova Constituição. Com o tempo, uma parcela dos partidos que integravam o grupo foi sofrendo seguidas metamorfoses até que a ideia original foi completamente desvirtuada. As siglas começaram a criar dificuldades para vender facilidades. A receita foi testada no governo Sarney, quando foi à mesa a proposta de trocar o apoio à extensão do mandato do então presidente de quatro para cinco anos por concessões de rádio e TV para parlamentares. O modelo chantagista, em maior ou menor grau, foi mantido em todos os governos seguintes. Sob Dilma Rousseff, as articulações se deram sob a liderança de Eduardo Cunha. Ele e Dilma caíram e Rodrigo Maia, então, avançou sobre o espólio. Montou alianças eleitorais que lhe deram três vitórias seguidas em disputas pela cadeira de presidente da Câmara. Agora, com Bolsonaro, o grupo replanejou sua estratégia. A principal missão, hoje, é controlar o dinheiro e a pauta sem entrar de cabeça como parte do governo. “O Congresso avança hoje para um semipresidencialismo ou parlamentarismo informal”, diz um dos principais aliados de Maia.

O núcleo duro do Centrão é composto por um seleto time de parlamentares que opera diretamente com Maia. Arthur Lira, do PP, é o mais agressivo deles. Advogado, natural de Maceió, já passou pelo PFL (atual DEM), PSDB, PTB e PMN. Investigado na Lava Jato juntamente com o pai, o ex-senador Benedito de Lira, é muito próximo do notório Ciro Nogueira, presidente do partido e também alvo de várias frentes da operação. Nesta semana, Arthur Lira foi a voz mais eloquente nos debates sobre o destino do Coaf. O deputado, um dos mais assíduos frequentadores do gabinete e da casa de Rodrigo Maia, não esconde seu protagonismo na organização e na execução da nova estratégia do grupo. “Sempre defendi o empoderamento do Legislativo. Sempre fui contra o Executivo mandar aqui. Antigamente, (os políticos) precisavam dos cargos do governo para abastecer a base. Hoje, se você tem Orçamento e diz para onde vai (o dinheiro), quem vai bater aqui é o Executivo. O ministro vai ser um mero cumpridor (do Orçamento)”, diz.

Assim como grande parte dos líderes do Centrão, Arthur Lira rejeita o título por considerá-lo pejorativo. “Não existe isso (de Centrão). O que existe é que não há base de governo. O governo não tem maioria, a oposição não tem maioria. Então quem faz a pauta é quem tem maioria”, afirma, acrescentando que não enxerga no horizonte sinais de melhora na relação do Planalto com o Congresso. “A política não identificou quem manda. Onyx combina com Maia uma coisa e faz outra. O Bolsonaro promete ao Davi (Alcolumbre) e sai outra. Daí vem militar e briga com o Olavo. Enquanto não se estabelecer um clima de confiança é melhor cada um no seu quadrado.”

Antônio Cruz/Agência BrasilAntônio Cruz/Agência BrasilKassab, o “dono” do PSD: papel primordial
Outro expoente do Centrão é Wellington Roberto, o líder do PR. Empresário com histórico de atuação em diferentes áreas, ele é procurado constantemente por investidores. Horas antes de conversar com Crusoé na quarta-feira, havia recebido emissários do banco Credit Suisse em seu gabinete. Eles queriam ouvir perspectivas para a reforma da Previdência. Na resposta — ele disse que a proposta até passava, mas não com a economia de 1 trilhão de reais desejada pelo governo –, deixou claro o jogo do Centrão, de realçar o papel do Congresso ante o Planalto. “Não vamos votar a reforma ao bel-prazer do Paulo Guedes, como veio”, disse. O deputado paraibano é outro que, a exemplo de Arthur Lira, assume a agenda do grupo. “Você acha que governar por medida provisória é uma forma correta? Não é. Por mim já tinha acabado com isso porque não cabe na cabeça de ninguém dominar por MP.”

Não raro, as ordens que guiam o grupo vêm de quem nem está no Congresso. No caso do PR, não há decisão importante que não seja tomada sem o aval do notório Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão e no petrolão. No PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente do partido, participa ativamente das discussões. Outra cabeça coroada do grupo é o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, comandante do Solidariedade — o mesmo que, no Dia do Trabalho, disse que a reforma da Previdência deve ser aprovada com limites pelo Congresso para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro. O sincericídio de Paulinho causou constrangimento aos aliados. Alguns negaram partilhar do mesmo entendimento. Mas, conhecido por não ter papas na língua, o deputado só verbalizou uma conversa recorrente nos encontros reservados do grupo. A ideia está alinhada com a gênese da estratégia: a de fazer do Parlamento, cada vez mais, uma espécie de filtro capaz de limitar o poder presidencial em diversas frentes. Partindo dessa mesma premissa, nesta semana Maia anunciou que o Congresso deverá avaliar a constitucionalidade do decreto de Bolsonaro que liberou o porte de armas de fogo para vinte categorias profissionais.

Rodrigo Maia lidera o Centrão como se o consórcio fosse orgânico e homogêneo, e assim o apresenta ao governo. Na prática, porém, há divergências internas que reproduzem a lógica de funcionamento do grupo, com disputas entre caciques e grupos dissidentes, negociação de alianças e divergências eventuais. Nesta semana, por exemplo, houve incômodo por parte do PP com a forma como DEM e MDB negociaram com o Planalto a criação dos dois novos ministérios. No debate sobre a Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o PR não seguiu a estratégia idealizada pelo PP de inverter a pauta e votar a emenda constitucional do orçamento impositivo antes da reforma da Previdência. Maia conta com uma vantagem adicional, para além de sua ascendência sobre uma parte dos deputados, que é ter um correligionário, Davi Alcolumbre, na presidência do Senado.

Moreira Mariz/Agência SenadoMoreira Mariz/Agência SenadoCiro Nogueira, presidente do PP: investigado, ele tem aparecido pouco, mas é um dos cabeças do Centrão
Foi a partir de uma articulação com Alcolumbre, por sinal, que o presidente da Câmara conseguiu que Bolsonaro recriasse os ministérios das Cidades e da Integração. O argumento foi direto, ao velho estilo do Centrão: o de que sem as pastas, conhecidas como generosos balcões de atendimento a demandas de parlamentares, a adesão da maioria do Congresso à reforma da Previdência não ocorrerá. Há outras ameaças no ar. Uma delas, que já assusta o Planalto, envolve a discussão sobre um crédito adicional de 248 bilhões de reais ao Orçamento para que o governo consiga cumprir a chamada regra de ouro, que o proíbe de se endividar para pagar despesas correntes. Se a autorização do Congresso não for aprovada até 30 de junho, o Executivo corre o risco de um shutdown similar aos que ocorrem com alguma frequência nos Estados Unidos: faltará dinheiro para pagar as contas.

A solução, que já começa a ser ventilada por governistas e pelo Centrão, pode ser abrir mais espaço para os políticos na Esplanada. Uma pasta cobiçada é a do Ministério do Turismo, cujo ministro, Marcelo Álvaro Antônio, do PSL, balança no cargo conforme avançam as investigações sobre candidaturas laranjas no diretório do partido em Minas. Os partidos também querem que o governo se comprometa a não mexer nos milhares de cargos de escalões mais baixos que, desde os governos anteriores, ainda estão nas mãos de afilhados políticos de deputados e senadores. Passados quatro meses da posse de Jair Bolsonaro, estima-se que ainda estejam sob controle de parlamentares algo em torno de 50% de todos os cargos comissionados da máquina federal pelo país afora — são funções em órgãos como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Embora não se mostrem suficientes para conter o Centrão, as concessões são prova de que o governo, acuado, começou a se dobrar à lógica de que é dando que se recebe.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil é ingovernável sem conchavos. É isso que a matéria sugere. Logo, correta a colocação do Presidente. O Rodrigo deixou isso bem claro ao convocar o Presidente para ir à Câmara falar com cada um dos Deputados. Alguém está pensando no Brasil …

  2. discordo do final da reportagem , não vai ser em poucos dias de governo que vai se alterar uma práctica de anos, vamos devagar, conforme a reportagem 50% é a metade do que eles tinham.

  3. Só tem um detalhe: tudo que colheram até o momento esta em HD, anexado kkkkk. A PF madruga! Como são patéticos, não entenderam que já perderam... a gente vai rir muito deles, vamos aguardar!

  4. Estamos já vivendo um parlamentarismo tupiniquim.Com chefe de governo mais poderoso que o chefe de Estado,que não pode convocar novas eleições legislativas.É difícil imaginar como esse "mostro sem cabeça" pode dar certo.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  5. Bela reportagem que dá uma ideia de como é um balcão de negócio o Congresso Nacional, poucos da mídia tem a coragem de fazer uma radiografia do que ocorre em Brasilia. Continue assim com isenção e objetivo, alguns de vocês do Antagonista desviam e vão para o caminho fácil mas isto acima é jornalismo.

  6. Mas báh, enquanto lia esta matéria fui umas três vezes no banheiro vomitar, tchê!... O povão até que tentou, mas pelo jeito não vai acabar com esta "zona" que é Brasília! A solução é cada povo deste "Continente" se separar e cada um tomar seu rumo... Aqui no Rio Grande a gente já tinha tacado fogo neste "circo" chamado Congresso, com os jaguara lá dentro! E sair dando de mango se eles tentarem fugir... Volta, Júlio de Castilhos!...

  7. Lendo o artigo e as postagens fico demasiadamente triste, perplexo e irritadíssimo, com minha incapacidade de resolver a situação. Acho que a grande maioria se sente dessa forma. Observando tudo isso, chego a conclusão que só intervenção militar resolverá o problema.

  8. O Congresso não se importa com o país, mas apenas cada um busca seus interesses, que não são aliados aos interesses da Nação. O País corre o risco de colapsar. É lamentável.

  9. As aparências enganam, eles acham que dominam e não entendem que nosso povo acordou. Pode demorar um pouco, lutaremos mais algumas batalhas, mas o bem sempre vencerá o mal. Vamos expurgá-los do poder, o povo jamais será vencido.

  10. Ledo engano se o objetivo for estrangular a Lava-jato! Eles é serão estrangulados! Pois que parte eles não entenderam ainda que o BRASIL é que NÃO QUER MAIS A VELHA POLÍTICA e que DEFENDE A LAVA-JATO A QUALQUER CUSTO, pq ela é a nossa única esperança de acabar c a corrupção sistêmica do pais! Se o tal Centrão é o que sobrou da polarização então não sobrou nada! Pois todos são tudo farinha do mesmo saco! Não estão preocupados com o pais e sim com seu próprio projeto de poder e de enriquecimento!

  11. Os causadores de tantos gastos do governo estão nos três poderes, porém na camada superior de cada um deles. Vide 1.500 funcionários para 11 ministros do STF. Vergonha!!!

  12. Rodrigo Maia, com seus pífios 74 mil votos, quer mandar mais que o Presidente eleito com 58 milhões de votos. Com um sistema político como esse, o Brasil não sai do buraco nunca.

  13. Maia e centrão são bandidos traidores da Pátria. Pouco se importam com a Nação, vivem e trabalham apenas para manter seus privilégios e roubos que destroi o Brasil há 500 anos. Bolsonaro é o primeiro presidente verdadeiramente íntegro e patriota que quer livrar a Nação do banditismo que sempre imperou em Brasília. Nunca fez tanta falta o Marechal Humberto Alencar Castello Branco.

  14. Não entendo como o cara que teve 70 mil votos pode querer mandar mais que o presidente que teve 55 milhões de votos para fazer as mudanças necessárias, temos que acabar com esse centrão que tanto mal está fazendo ao Brasil, a missão do presidente realmente é muito dificil, só vejo uma solução o artigo 142 ,pois está tudo aparelhado para uma elite se perpetuar no poder com seus feudos, estamos quebrando isso através do voto ,mas o Brasil tem presa temos que achar uma via mais rápida.

    1. A via mais rápida Hugo é irmos pra Rua urgente! Alias já tem um movimento se mobilizando para o próximo dia 26/05! É só assim que entendem, que não vamos arredar o pé e nem vamos desistir de debelar a corrupção do pais! Enqto tiver um só corrupto no poder vai estar na nossa mira!

  15. Isso é o que de mais sujo existe nessa politica comandada por Rodrigo Maia, de olho na proxima eleição para Presidencia da República. Pra ele quanto pior, melhor. "Não vale o que come".

    1. Nojento. Quem e como governar,presidir? Vão aprovar Lei anti crime,os criminosos? Ratos..Assim não dá!! Misericórdia!! A LUTA!

  16. O que esse arranjo de forças, essa quadrilha, deve ser chamada é de "Poder perpendicular" e não paralelo, porque este pode até ajudar dividindo encargos, mas aquele só vai de encontro ao poder estabelecido com apenas um projeto: o de virar poder, sem ter a legitimidade para tal.

  17. Quadrilheiros mesmo! Não duvido que, se o judiciário não fizer o seu papel, retirando essas pessoas da política, ainda teremos que passar um todo no Congresso...

  18. Há momentos que somente a espada pode determinar o futuro de uma nação!!! Militares vão ficar de braços cruzados até quando?

  19. Maia e Alcolumbre prestam um grande favor ao país. Escancarando para o público o domínio do legislativo por um bando de delinquentes oportunistas, deixam evidente ser o congresso um entrave à moralização e modernização da gestão pública no país, justificando plenamente quem pede o fechamento dessas "Casas de Mãe Joana"!

  20. Enquanto leio a matéria percebo que entre a informação transmitida sobre os fatos e a possibilidade de seus efeitos há uma tremenda tentativa doutrinaria.

  21. Excelente matéria!! Lamentável é o congresso se colocar como parlamentarismo sem ser convocado a isso! Desrespeito total ao país e a democracia que inclusive eles próprios tanto defendem! Este fulanos estão forçando uma pressão para gerar corrupção em tudo que é gargalo, mas o Brasil não irá deixar! Eles se enganam, uma resistência ainda existe e irá se fortalecer contra isso!! Parabéns Cruzoé

  22. Será que o povão terá que ir as Ruas para cobrar de seus parlamentares que votaram neles na esperança de representar a cada voto desses e não representar a toda essa panelinha?

    1. Se houver manifestação nesse sentido, estarei lá!

    2. Não tenho dúvidas, teremos que ir as ruas de forma ordeira e reiterar a vontade da maioria da população que elegeu esse presidente. Cada dia fica mais claro o porque das alterações feitas por esse grupo de malfeitores.

  23. O Sr.Porquinho, comandando os de sempre. Os notórios ajudantes de interesses escusos; os acéfalos que seguem o dinheiro alheio; os perdidos, que têm necessidade de aparecer, não importa como. O sr.porquinho e sua porcada vão interferir no processo de retomada do pais até quando? Será que os donos da porcaria terão que agir? Até quando aguentaremos essa disputa pelo poder do poder.

  24. Convenhamos, a maioria dos brasileiros deram mostra de desejo de mudança neste último pleito, por estarem desiludidos como a velha política recriada pelo centrão (antro de canalhas), e essa maioria não aceitará pacificamente essa farsa, essa manobra espúria, esse fingimento dos canalhas do centrão que querem, em proveito próprio, continuar destruindo o sonho dos brasileiros por um pais melhor e justo.

    1. Foi difícil, mas conseguimos tirar a Presidência do petismo. Teremos mais uma jornada árdua pela frente! Acabar com a escória política do Congresso e Senado, não acrescentam nada de bom para o nosso País!

  25. Olá! Só quem não sabe disso é o J. B. que faz lembrar um longínquo J. Q., o dos bilhetinhos que passava a maior parte do tempo às turras com os apreciadores das brigas de galo, e outros que quais. Agora contam as bicadas das "filhinhas" nos militares, a falta de ginga da equipe, etc. O J.B. está indo pelo caminho estéril de ficar aos beijos e abraços com Trump, o que desagrada os chineses, os árabes e outros menos cotados do gênero. Se isso não estupra o crescimento da economia, então o quê?

  26. O que me preocupa é forma escancarada como o Centrão se articula e o governo não mostra esforço no sentido de buscar uma base de apoio. Espero que o Ministro Moro se mantenha firme.

  27. Que vergonha. Esse poder paralelo quer tomar o poder do presidente eleito.por 57 milhões de brasileiros. CENTRÃO não entendeu que o.povo quer uma política limpa, sem corruptos.

    1. Seria um passo importante pelo menos um bom susto nele. Está com pinta de empoderado, mas na verdade é um ataque por medo para se proteger do que pode vir. Mas se o filho do presidente está sendo investigado, o que falta para Maia cair?

  28. Sr Presidente da Câmara dos Deputados:só para "lembrar" que a "maioria" da cidadania,votou contra essa maneira de fazer política.O Sr não tem a maioria de votos da população brasileira.A cidadania não aceita esse "golpe cínico"!...

  29. Que nojo!!! Nem tentam disfarçar que são contra o povo e a favor deles mesmos!! Canalhas!! Corruptos! Como pode existir um eleitor que vote em alguém como o Maia? É inacreditável!!!

  30. O congresso com o botafogo na câmara e o alcolumbre no senado continuará sendo espúrio como tem sido há décadas. Resta aos novatos ganharem corpo e na próxima legislatura os eleitores renovarem mais ainda essa pocilga que é o congresso.

  31. Cadu. São Paulo, 13/05/19 Nós elegemos o JAIR BOLSONARO PARA PRESIDENTE para mudar, moralizar o Brasil, e crescer , criar oportunidades para o povo trabalhador. Mas estamos vendo que quem está mandando é o Rodrigo Maia e a sua velha gang da política podre e corrupta. NÃO É ISSO QUE QUEREMOS! TEMOS QUE MUDAR TUDO, E DAR UM JEITO NISSO ! Não elegi o Maia para dar as ordens

    1. Temos que tirar esta escória política do Congresso e Senado, só atrasam o desenvolvimento do País!

  32. Nós elegemos o Bolsonaro, mas quem está mandando é o Rodrigo Maia e sua gang do centrão dos infernos !! Bando de canalhas da velha política podre e corrupta !!! TEMOS QUE DAR UM JEITO NISSO!! SENÃO NÃO VAI MUDAR NADA !!!

  33. Pra esse bando de corruptos históricos se darem bem, como sugere essa reportagem, precisaria que o Bolsonaro traisse seus eleitores. Como quem está frustrando os Eleitores do Bolsonaro são esses canalhas, o que vai acontecer eu já sei : os que não forem pra cadeia, nós os derrubaremos no voto na próxima eleição.

  34. Tenho confiança no jornalismo praticado por Antagonista e Crusoé, que nos colocam a par das melhores e mais isentas análises do universo da poltíica e da realidade que nos permeia de maneira crua.

  35. Pena que os Bolsonaros são adeptos do Olavo de Carvalho, um cara equivocado que não enxerga os reais problemas do Brasil. Os Bolsonaros precisam sintonia com os militares que representam a ÚNICA força capaz de enfrentar a corja dos corruptos, começando no STF e indo até o baixo clero!

    1. Concordo. Não estou gostando dessa onda de seguir OC.

  36. O que estamos pensndo: para que está servindo a reconhecida banda podre do Congresso? Para que está servindo a banda boa do Congresso? NÓs, pagantes, como estamos avaliando este resultado de -1+1= 0 = custo-desbenefício?

  37. S Nhonho achou que derrotaria Moro, enganou-se: PG já disse que quem vai escolher a equipe do COAF, agora no ME, é o Moro. De outro lado penso que o povo é quem deve pedir essas "cabeças", se o JB intervir vão gritar que ele é ditador, principalmente aquele partido de presidiários. Presidente, incite a "briga"entre os 2: Judiciário e Legislativo, esses 2 Poderes apodreceram, basta ver os "capitães" de cada um.

  38. Derrotado é quem recebe 235.111 votos em 2006 e 53.167 votos em 2014, tem a si mesmo, o pai e o sogro citados nas delações da Oderbrecht e é visto como uma pessoa nociva na Presidencia da Câmara, por 55.000.000 de eleitores. Mas MORO, quem tem caráter e competencia, conquistou o reconhecimento de 200.000.000 de brasileiros mais de milhares no exterior, que já representa O Diferencial para o futuro do Brasil.

  39. País maravilhoso, cheio de idiotas governados por abutres. Pela primeira vez em décadas encontrarmos alguém disposto a tirar o lixo para fora da casa mas o povo gosta de lixo. Somos todos acumuladores, mas não de objetos, é sim de dejetos humanos. Precisamos invadir Brasília e mostrar quem manda nesses mandatos.

  40. PEBLICITOS, ISSO nao e DEMOCRACIA, NA contramao do que o povo quer, fecha tudo, começamos outra vez, mas isso que ta ai, so serve pra bandidagem, o mamador de recursos publicos, povo nao vai continuar financiar esse troço, JUSTIÇA E ordem, tem uma mafia que nao deixa, tem raiva do povo, quer mais do mesmo com aval do STF, UM cumplice de outro, e tudo com rabo preso, transparencia, COAF COM MORO, vai mostrar tudo isso, por isso a gritaria, estamos cansados com nada a perder, PLEBICITOS, e democra

  41. Com Moro no STF e depois Bretas, creio que o jogo comece a virar contra Maia, centrão e outras porcarias e, por JB ter sido o primeiro presidente a realmente tocar na ferida da corrupção, todos esses lixos tentam boicotar seu governo.

  42. Falta ao presidente um estrategista político. Com isso, fica perdendo tempo em questões periféricas, a la Olavo, a la redes sociais, a la filhotes com pseudo conselhos....

  43. É uma vergonha mais uma vez os congressistas só trabalham a favor deles mesmo. Lamentável ridículo e vergonhoso. ninguém aí pensa no país que está um caus.

  44. Não foi o Ministro Sérgio Moro o derrotado. Derrotada foi a sociedade brasileira, que paga zilhões para ser extorquida diariamente por seus algozes, os políticos. Temos que mudar isso. Bolsonaro é suas auxiliará, estão sendo literalmente neutralizados pelo Legislativo e Judiciário!!!

  45. É preciso divulgar a relação de todos os deputados que votaram a favor da retirada do COAF do Ministério da Justiça. Se possível com a foto de cada um deles para que fiquem conhecidos da população.

    1. É isso que não vi um órgão de imprensa fazer. Dar os nomes aos bois e estampar suas fotos.

  46. O que se chama de Centrão na verdade é uma quadrilha que está sendo comandada por Rodrigo Maia, legítimo representante de um mecanismo antigo de esvaziamento dos cofres públicos. O foro privilegiado é um câncer que deve ser exterminado. Outro câncer da nação é parte do STF, que podemos definir como "os lagostas", aqueles que só atuam em causas próprias ou de políticos corruptos.

    1. São varios joses alertas. Ñ mais haverá "...e agora jose..."

  47. Não se poderia esperar nada diferente de Rodrigo Maia. Faz parte do Centrão maior concentração de corruptos do Congresso junto com a esquerda, atua para prejudicar o governo e impedir o avanço ao combate da corrupção. Faz parte da banda podre .

  48. O Maia e demais corruptos do Congresso, continuam lutando contra Moro e os avanços contra corrupção. O povo está vendo a VELHA POLITICAGEM de a. Nojo do congresso e desta gente como Kassab e demais membros do centrão fazendo o jogo contra o Brasil como sempre fizeram.

  49. Não surpreende em nada saber que Rodrigo Maia possui interesses obscuros e corruptos tal qual o que veio antes dele, Eduardo Cunha. Jamais serão metade do que é Sérgio Moro. Ainda aguardo o ex-juiz federal no STF confrontando esses juízes de expedientes sombrios que todos nós brasileiros observamos atentamente.

  50. Afinal, escolhemos um Presidente para governar. E agora ficamos submetidos aos interesses que espúrios desses caras? Bom saber. Ter mais cuidado ao escolher nossos representantes no Congresso.

  51. Os políticos estão testando a paciência do povo brasileiro com esses conchavos para manutenção do poder e assim voltar a cometer mal feitos e ficarem impunes. É bom lembrar que todo mundo continua antenado com as atividades políticas, principalmente aquelas prejudicam o desenvolvimento do país. Uma reação inesperada e violenta pode surgir a qualquer momento, pois a situação está propícia para que isso aconteça. Não se surpreendam.

  52. Bela reportagem, retrata o que o que o Legislativo realmente é. Uma decepção com o Sr Rodrigo Maia, cuja ambição desmedida só prejudica o país.

  53. As ligações entre crime e Brasil são umbilicais e datam do descobrimento, se considerarmos que a "exploração" da metrópole é uma forma de meter a mão na coisa alheia. Passaram-se os séculos e a engrenagem persistiu, mas mudou sua forma. Desvios, chantagem, várias modalidades criminosas, enfim, o Brasil é hoje, e nas últimas décadas, um país de MAFIOSOS, que espalhou seus tentáculos por todos os poderes. O senhor Maia é apenas o Dom Corleone da vez. Não há futuro. A esperança é o aeroporto.

  54. Amigos como Rodrigo Maia, Arthur Lira, Onyx Lorenzoni, Gilberto Kassab, Ciro Nogueira entre outros do mesmo nipe, o governo não precisa de inimigo, acorda @JairBolsonaro

  55. Tenho a esperança de que nas próximas eleições, não haja qualquer um desses reeleito. Precisamos fazer campanha agressiva nesse sentido.

  56. Bolsonaro tem que PARTIR PARA CIMA COM A "FACA NOS DENTES". Com estes canalhas não dá para fazer acordo. Eles não respeitam o acordo. Não adianta, não vão deixar ele governar. Ele foi eleito para isso. TEM QUE EXPOR PARA A SOCIEDADE A VERDADE. Mostrar como eles são.

    1. Bolsonaro já demonstrou que não é páreo para essa gente. Enquanto fica de briguinha com militares o congresso está trabalhando para ser o centro do poder. Bolsonaro já virou marionete nas mãos de Maia. Uma pena. Continuamos na mesma. Decepção, esse é o sentimento.

    2. Na verdade, quem têm que ir para cima do governo paralelo, o que inclui a tentativa de Mourão e sua bancada de 100 deputados e o empenho de Santos Cruz junto a sindicatos e interesses políticos do centrão para resgate da tal "governabilidade" são os opositores, que não têm que negociar com o congresso. A dedicação da imprensa e militância em destruir Bolsonaro e seu governo está sendo recompensadas. Afinal, se militares estão tentando controlar o Presidente, porque Maia teria medo?

  57. Bolsonaro já percebeu que estes lideres são canalhas, não vão deixar ele governar. Não adianta fazer acordos. Não tem outra saída, TEM QUE PARTIR PARA CIMA, EXPOR PARA A SOCIEDADE este vagabundos. FOI POR ISSO, E PARA ISSO QUE FOI ELEITO. Ele vai perder apoio dos seus eleitores se quiser ser "paz e amor". Se Não vai ficar sempre nas cordas.

    1. Concordo. Cairá mesmo. É o preço por não corromper e formar base "sólida da". Já vimos isso em prefeituras, o povo põe porque quer honestidade, depois tira porque trata o eleito como inocente incompetente. O centrão vai vencendo a batalha dos bandidos x mocinho!

  58. Precisamos ser inteligentes para combater essa bandidagem de forma eficaz. Atacá-los dentro das suas próprias casas , através dos seus filhos e netos, que passarão a chamá-los do que são: bandidos e ladroes. Para tanto, basta que os seus coleguinhas de escola transmitam as mensagens corretas. Foi a única vez que vi Paulo Salim Maluf, assaltante dos cofres públicos do século passado, ficar abalado: quando confrontado com a realidade pelo seu próprio neto!

  59. CRUSOÉ, façam por gentileza um levantamento de quantos votos estes 350 bandidos receberam juntos nas urnas. Eu duvido que chegam a 10 milhões de votos no total. Escancarem estes números, por favor!

    1. Exatamente! Esses canalhas juntos não tem um 10% dos votos do Congresso. Alckmin minguou com menos de 5% nas eleições por que se apresentou como o candidato do centrão. Somente o povo nas ruas vai poder fazer o Capitão continuar o trabalho prometido na campanha. Não pudemos deixá-lo sozinho. Vamos as ruas!

    2. Boa ideia ! Façam isso e escacarem na INTERNET .Essa reportagem merece ser amplamente divulgada . Carlos

  60. É por estas e outras que insisto : tem que fechar câmera senado e STF ou não vai mudar nada neste país dominado por estas quadrilhas !

    1. Parabéns pela abordagem por este ângulo. Não é lógico que os "bonecos" eleitos com menos da metade dos votos válidos imponham modificações, COM FINALIDADE EXTORSIVA, em atos de quem foi eleito com mais de 68,5% dos votos válidos, sendo, portanto, ÚNICO E AUTÊNTICO representante da NAÇÃO BRASILEIRA. É chegada a hora de PARAR DE BRINCAR DE DEMOCRACIA DA MINORIA.

    2. Esta diretriz está em clamor público desde longa data, pois a plebe sabe a dimensão dos danos causados a Nação pela impotência do Executivo ser refém do Legislativo e Judiciário. Está faltando coragem para estancar este conluio de LEZAPATRIA de ambos. Somente uma dura intervenção pelas FFAA nessas duas estruturas perniciosas livrará o BRASIL destas mazelas já perenes na história da Nação,pois nelas se encontram os maus Brasileiros que só vêem seu UMBIGO. Vamos ACABAR COM ESTA ORGIA Ad perpetum!

  61. Só mesmo numa joça chamada Brasil um cara pendurado em planilhas da Odebrecht como Rodrigo " Botafogo " Maia pode exercer o papel que exerce institucionalmente, ao tempo em que age nos subterrâneos fétidos de Brasilia com seus assemelhados como Kassab, Ciro Nogueira, Paulinho da força e outros bandidos escondidos atrás dos Diplomas de Deputados, Senadores e penduricalhos outros que lhes garanta impunidade. Não tem perigo de um país assim dar certo!

  62. Isso aqui ioiô e um pedacinho do meu Brasil ia ia. VERGONHA ESSE CONGRESSO E STF. Quanto mais sacaneiam com o Presidente mais eu o apóio. Estou guardando os nomes de cada senador e deputado que joga contra o Povo Brasileiro, pois sua hora vai chegar.

  63. É o momento de repensar a ideia de fechar o Congresso e o Supremo. Eles não servem ao país. Só prestam para atender interesses pessoais e dos poderosos.

  64. Está se instalando o dando que se recebe, e chegando ao fim a esperança de sairmos do terceiro mundismo, parece que a imprensa está muito feliz com a perspectiva de ganhar no mole . Rádios, jornais, etc só pensa em extorquir o executivo.

  65. Se os militares não fecharem esse Congresso de corruptos e o STF, sem comentários.....e colocarem ordem nessa bagunça...o Bolsonaro é muito fraco...está cercado de incompetentes articuladores...esse Onyx ...é péssimo no cargo...Coitado do Sérgio Moro, foi confiar no novo governo e largou a magistratura ...e, agora, a oposição aliada com esse centrão liderada pelo pres. Da Câmara O Maia está sendo "destruido" por esses congressistas corruptos que só sabem roubar.Cadê os militares QUE nada fazem?

  66. FORÇAS ARMADAS, fechem esse congresso de corruptos e sempre legislando por suas vaidades. FECHEM O STF. O Brasil tem pressa e precisa restabelecer o caminho do progresso; criar emprego para os muito milhões de desempregados.

    1. Foi para isso que eu votei no Bolsonaro, mas assim que ele assumiu a presidência ele resolveu brincar de politico.... DECEPÇÃO;;;

    2. Sinceramente penso assim também. Este Brasil é uma república de ladrões!!! Não tem condições!!! Só fechando e começando de novo...

  67. O presidente Bolsonaro está decpcionando. Os que votaram nele esperavam que, apoiado pelos militares, entrasse de sola no atual sistema, fechando o STF e o Congresso, fazendo nova constituição (pois esta é uma colcha de retalhos que permitiu que os politicos levassem o país ao estado deplorável que se encontra) com pessoas que realmente pensam BRASIL,,, e não apenas politicagem. Decepção... ele e os militares que o cercam então virando motivo de chacota. Infelizmente já não se fazem generais com

  68. Crusoe parem de falar em derrota do governo. O governo não perde nada, como vcs também não. Quem perde é o povo, pobre e desgraçado, à mercê desta corja política que não muda. Triste deste povo que continua votando nestes caras. Não dá pra entender.

    1. Hoje Bolsonaro não tem apoio nem dos militares depois de ter optado pelo filósofo Olavo de Carvalho. Estamos ferrados nesse país. Só decepção.

    2. Verdade! Derrota do governo que nada, derrota do povo brasileiro! Se quiserem ajudar, parem com isso, esclareçam ao povo que é ele que está sendo derrotado por esses mau caráter!

  69. Realmente, governar este País está muito difícil, com o Presidente nas mãos ardilosas e inescrupulosas deste congresso, capitaneado pelo Centrão, Rodrigo Maia e Cia. O argumento é que o Congresso é um legítimo representante do povo, direito conquistado nas urnas. Mas, o Presidente também adquiriu este direito, ganhando uma eleição e se formos confrontar a totalização de votos(??) do Congresso e a obtida pelo Presidente , é uma diferença brutal. Tem "alguma coisa" errada.

    1. o problema que todos os corruptos resolveram derrubar Sergio Moro ,para nao serem presos, poucos parlamentares pensam realmente no país ,a verdade é que ninguem quer perder a boquinha e o nosso presidente ainda nao percebeu que estao usando ele e traindo É muita sujeira na politica estou decepcionada com a passiviade do povo que nao sai as ruas para protestar ,pois chegamos a um ponto que esta muito dificil e a populacao desempregada esta sofrendo muito e com medo do futuro.

  70. neste artigo pelo menos 4 canalhas contra o Brasil, reformas, etc estão nas fotos por favor CRUSOÉ publiquem a lista dos contra e a favor em todo o senado camara e governadores para que pelo menos os alfabetizados possam se manifestar para banir esta gente da vida publica e quiçá das outras !!!!!!

  71. Esse rod. Maia tem orelha de porco, fucinho de porco, rano de porco. Nao pode ser chamado de coelhinho branco. Agora censurem me seus fdp.

  72. Nós construímos a nossa trajetória, em nossas ações está impresso a nossa assinatura-nosso DNA. Esses "proeminentes parlamentares" estão delineando a assinatura deles agindo dessa forma e será assim que serão lembrados na posteridade...

    1. Para o bem do Brasil, contribua com as suas ideias e sugestões. Se as tiver...

  73. Acho que o Caio Junqueira tratou com muita naturalidade o fato dos deputados e senadores, representantes da velha e podre política, estarem chantageando o governo Bolsonaro. Eu não consigo deixar de me indignar e sentir nojo dessa atitude lamentável. Eles só não contam com a inteligência, a expertise política do Presidente e com o nosso apoio, a massa dos eleitores, que somos os fiadores desse projeto de governo. Excesso de esperteza sempre acaba por engolir o próprio dono. Bola pra frente.

    1. Não faz parte de um jornalismo isento se indignar com a notícia. Tem que informar e o Caio Junqueira cumpriu o seu papel

  74. Faz-se necessário mudar o regime político brasileiro de Presidencialismo para Parlamentarismo, e limitar a quantidade de partidos políticos no Brasil. Todos os últimos presidentes comeram nas mãos dos congressistas, excetuando-se o período mais corrupto da humanidade onde Empresas e Empreiteiras de grande porte molharam a mão de vários políticos entre eles 5 ex. governadores e 2 ex. presidentes. Ou seja, Reforma Política Já!

  75. Estes canalhas querem acabar com o Brasil. Votamos em Bolsonaro esperando ser governado por ele e a sua equipe,não por este Congresso dominado por corruptos,que estão fazendo maioria através desta bancada exdrúxula,chamado Centrão. Bolsonaro precisa com a ajuda dos militares,fechar este Congresso e o STF,os dois cânceres que impede o nosso desenvolvimento. 95% da população brasileira,quer o fechamento destas duas instituições.

    1. Quer, mas permanece inerte. Infelizmente não é algo comemorativo pra ir às ruas.

  76. Dá engulhos ler o que esses desclassificados , posando de bonzinhos, muitas vezes, fazem! Juro! Precisa-se ter estômago!! Brasil , que tristeza aonde fomos parar... parar?? .. ou despencar??

  77. Já está mais do que claro que a renovação do Congresso não se deu como aparentava. o governo precisa de coragem e dar o golpe fechando as duas casas. Para os deputados e senadores descontentes, fuzilamento sumário. Só assim essa corja vai acabar...

  78. Para bandidos tem que aplicar a mesma técnica. Chama o cara lá e mostra o prontuário dele e diz oufaz assim, ou vai virar notícia. Infelizmente com essa gentalha tem que ser assim. Não podem atrapalhar um país, aí dá mais.

  79. Quem perdeu foi a sociedade brasileira, não Bolsonaro nem Moro. A imprensa tem o dever de explicar a realidade e parar de fazer manchetes sensacionalistas que dão entendimentos equivocados. Quem perde com as votações do congresso Nacional é a sociedade e o Brasil

  80. Quem perdeu foi o Brasil e não Bolsonaro mas a culpa é do povão a massa ignorante e preguiçosa votou nos corruptos aguenta uma bela rola no rabo

    1. Delicia... ALAGOENSES, adoram uma rola bem gorda, olha o que votaram para senado= Renan Calheiros, Rodrigo Cunha, Fernando Color, para Governador de Alagoas = Renan Calheiros JR.

    2. Linguajar desqualificado, não se aplica aos comentários. Por onde anda o moderador.

  81. Vamos dar nomes aos bois!!, tdo imprensa escrita , falada e mídia sociais, vamos esclarecer os fatos a tda população brasileira.

    1. Manifestação já, exigindo a correção de rumos que deu os fundamentos para a eleição do presidente Bolsonaro.

  82. Enquanto o governo está preocupado com fofoca de rede social , intriga interna, e desmentir as mentiras da mídia, o Centrão age , sem nenhum pudor , vergonha ou preocupação com o que estão pensando dele. Taí o resultado.

  83. Ou o poder executivo “GOVERNA” com todos instrumentos ou o legislativo fará o poder executivo “REFÉM”. Os fatos e o momento AINDA são favoráveis ao poder executivo. Precisa o executivo ser mais célere em implementar suas prioridades. Caso contrário vai definhar. No Brasil o poder executivo sempre definiu as ações e prioridades. O GOVERNO não pode continuar patinando.

  84. A imprensa tem de parar de falar em “falta de articulação do governo” e reconhecer que tudo não passa de chantagem do Maia e seus aliados. É por isso que não progredimos; quando melhoramos o Executivo, os demais poderes, corruptos, nos mantém acorrentados ao atraso. O Maia é réu na lava jato; os deputados, tantos criminosos, não vão fortalecer os órgãos que podem(riam) descobrir suas fraudes! Esse cara de bolacha é tão chantagista qto o Cunha, só que mais cínico.

    1. De acordo. Mas gostaria de ver um modo de defenestrá-lo. Já!

  85. Não tem outra alternativa as Forças Armadas tem que intervir fechar Congresso e o STF prender os corruptos, fazendo uma nova Constituição pois essa que esta ai foi feita por bandidos para bandidos.

    1. Pode até ser, mas quem garante que grande parte do alto comando militar não esteja virando casaca pro lado negro da força? Quem garante que o gramcismo não tenha colocado seus tentáculos nas academias militares também?

  86. Notem que o Centrão nada mais é do que a "velha política" cheia de bandidos PicareTas PilanTras que tem sérios ajustes com a criminalidade (corrupção,roubos, colarinho, branco, lavagem de dinheiro público, etc.etc.) e só por isso retirou o COAF do Min.da Justiça de Sergio Moro Lava Jato.......são caPTas mesmo.

  87. Apesar da pseudo renovação do CN, a farra continua. A conclusão geral é: a melhor saída da selva brasilis é um robusto cipó.

  88. A toda a ação existe uma reação igual e contrária. Esta máxima q aos 15 anos, privilegiado q sou por ser do Vale do Jequitinhonha em MG e ter estudado em escolas públicas na capital, me acompanha a 50 anos. JK de minha terra Natal, prometeu Brasília em 5. Pelo berço q tenho garanto: Se idealizaram 100anos de poder tiveram 15anos. Se quiserem mais ESTUDEM, LEWANDOWSKI A VIDA À SÉRIO. A mamata zefini. Nem é Bolsonaro. É o glorioso EB q nomeou os 3, e estão aumentando os tentáculos.

  89. Afinal o referido deputado nem brasileiro é. Porque iria dar prioridade ao Brasil que está a matar seus cidadãos por falta de recursos ? Mas é bom lembrar que o poder um dia acaba, e a justiça Divina tarda mas não falha...

  90. Esse Botafogo tem uma gula colossal. Ao lado da falta de tato e articulação do presidente da República, que perde muito tempo em guerrilhas de egos, contribui para manter o Brasil refém de interesses fisiológicos.

    1. A capacidade desses crápulas é de elaborar estratégias p se protegerem e à bandidagem. Como o mal nunca vence, contra ataques como o COAF nas mãos do GUEDES, com MORO receptando os conduzidos, será finalmente a redenção de todos nós.

  91. NAS MÃOS DO PORQUINHO O PAÍS ESTÁ PERDIDO, SEM PROJETO QUE NÃO SEJA O PODER E O INTERESSE PESSOAL DE INVESTIGADOS DA LAVA JATO

    1. O nosso país estaria melhor se estivesse na não se porquinhos. À PQP o RJ cujos nativos só escolhem MERDAS.

  92. Meu presidente. Feche logo esse Congresso antes que seja tarde. Talvez não demore muito para que Paulo Guedes Mansueto Almeida e Moro desçam do barco. Cuidado com a sua periferia traíra.

  93. O Poder no Brasil hoje é ILEGÍTIMO embora constitucionalmente legal. Fosse feita CONSULTA direta AO POVO poder-se-ia “constatar” isto. Certo que o Poder, na Democracia, se emana do povo, mas quem está aí ‘exercendo’ Poder nos 3 Poderes, principalmente no Legislativo e no topo do Judiciário e até já no mais alto posto do Executivo, não o está exercendo tanto para o bem do povo nação, quanto para os próprios interesses pessoais e ou corporativos, cristalino isto no STF e nas chefias do Congresso.

  94. Está ficando muito claro as verdadeiras intenções do CONGRESSO, SENADO STF, a luta não é apenas contra BOLSONARO ou evitar sua reeleição. A luta deles é para manter suas impunidades, privilégios, dinheiro fácil e poder. Seus interesses são manter a CORRUPÇÃO. São bandidos travestidos de autoridades e vão fazer de tudo para sabotar qualquer um que lhes ameace

    1. Verdade e se o povo permanecer passivo essa canalha vencerá.

  95. Basta o Sergio Moro kandar junto para o Ministerio da Economia todos os funcionários, agentes e tecnologias junto. ou fundir os dois ministérios. kkkk

  96. policos todos nojentos. So tem por objetivos se beneficiarem de seus proprios golpes e fugir da Justiça. Com um presidente sem articulacao polica e perda constante de popularidade onde vamos parar? Volta dos PTs.

    1. Cara, tudo errado. Digita direito. Mais otimismo. Faço o seu curativo e nos encontramos nas ruas e praças. A nossa Pátria está renascendo. Vc nunca viu o q é um mar de lama cara! Estamos neste ano voando em céus de brigadeiros

  97. Maia age com duas caras: o democrata que se mostra nas entrevistas e o lado déspota que é visível nas suas relações com o Planalto. Impeachment para Maia e Alcolumbre.

  98. É muito simples detonar esta canalha. Para pegar os caras pelo estômago basta uma varredura da Receita, PF e pendências judiciais - ou seja, um prontuário de cada um, suas ligações com velhas e corruptas castas. Tem gente para isso. E Bolsonaro precisa enfrentar este nanico que joga de todos os lados na televisão. Chama a rede e conta o que está acontecendo. Não do jeitão atabalhoado que costuma ser e fazer. Mas caprichando na pontaria.

  99. É um bando de chantagistas! A culpa é da população que vota nesse tipo de gente que coloca os seus interesses acima do Brasil.

  100. Helcio vc disse tudo bem resumido e claro. Se não der certo vem os militares novamente, não haverá outra alternativa para se fazer uma boa reforma em tudo.

  101. Vamos resumir a matéria: o objetivo é seguir a bandalheira que vem ocorrendo ao longo dos anos recentes, sob o olhar complacente de parte expressiva da cúpula do Judiciário. Como tempero dessa lambança, Lula "escreve" artigo, dá entrevista, desafia etc. Não estão "derrotando" Bolsonaro. Estão afrontando a maioria que elegeu o novo Governo.

    1. É apesar de considerar-nos uns merdas e infelizes desafortunados, aprenderão os verdadeiros valores divino à força. NADA DO QUE FOI SERÁ, DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA.

  102. Só mesmo numa joça chamada Brasil um cara pendurado em planilhas da Odebrecht como Rodrigo " Botafogo " Maia pode exercer o papel que exerce institucionalmente, ao tempo em que age nos subterrâneos fétidos de Brasilia com seus assemelhados como Kassab, Ciro Nogueira, Paulinho da força e outros bandidos escondidos atrás dos Diplomas de Deputados, Senadores e penduricalhos outros que lhes garanta impunidade. Não tem perigo de um país assim dar certo!

    1. Antigamente éramos ignorantes e o mecanismo tinha continuidade independente do chefe do executivo, q nunca nada podia fazer, e por falta de religião ou de formação, se cooptaram. POIS AGORA SABEMOS Q O SENADO FEDERAL é nossa única oportunidade de derrubar a bandidagem generalizada e institucionalizada. TEMOS Q AGIR RAPIDAMENTE

  103. Típico sujeito que só pensa nele e não tem o mínimo sentimento de amor e patriotismo. Não tem compaixão pelos milhões de desempregados e só quer sabotar o governo em benefício próprio.

  104. Quando você pensa que a hidra do crime institucionalizado está enfraquecendo, mas para cada cabeça cortada pela Lava-Jato, rebrotam duas no Senado, na Câmara, nos altos escalões do Judiciário. É preciso jogar a toalha: no Brasil, o crime venceu... de novo!

  105. Pelo descrito no artigo, o Governo Bolsonaro não vai durar muito. O Centrão dá as cartas e o resto só obedece. Deveria ter eleições somente para o Congresso no próximo pleito.

  106. Afinal, quem precisa desse congresso corrupto?!?!?! Como alguém pode governar com um antro de corruptos orquestrados por presidentes inescrupulosos, ávidos na pratica da chantagem, pra salvar o seu país do caos?!?!? 😡

    1. Acho que pra governar do jeito que estão indo às cosas,não vai dar O melhor a fazer é fechar tudo ,acabar com Congresso ,STF e colocar lá um militar linha dura ! Esses políticos e STF estão mostrando de cara mais lavada que não estão nem aí com o povo Então pra que os tê los e ainda pagos com o nosso suor Assim não dá

  107. Vai chegar um momento em que as pessoas decentes e comprometidas com a nação vão pedir uma intervenção nesse congresso corrupto chega de centrão prisão para eles

    1. Maia almeja o poder absoluto. Gostaria de saber o motivo pelo qual quase todos os deputados e senadores temem o ministro Moro. Que se dane o Brasil. Deve ser este o pensamento deles...

    2. Estamos igual à Venezuela, governados por ORCRIMs que usurparam nossas instituições republicanas. Chegar lá assim é questão de tempo. Como tá todo mundo vendo, ou a lava-jato consegue reagir ou Brasil vai acabar atropelando isto aí.

  108. Com esse Congresso não tem chance do país dar certo. Mas ele foi eleito pelo povo, logo com esse povinho não tem chance do país dar certo.

  109. investigado, mudando a lei com seu mandato pra nao ser preso, isso nao e obstruçao de justiça, PGR ja vimos este filme anteS, e os mesmos, saudades do JANOT.

  110. Vergonhoso como todos vocês da mídia colocam as notícias da bandidagem do "centrão" como o caminho correto da atual situação política do Brasil, fazem críticas destrutivas ao executivo e juras de amor a esse legislativo investigado por vários crimes de corrupção. Vocês são canalhas mil vezes.

  111. Esse Game of Thrones tá mais complicado que o da ficção. O bem do país pouco importa. Cambada de vermes corruptos e inúteis que só servem aos próprios interesses! Haja estômago!

  112. O Maia e um canalha e está protegendo a si e aos políticos corruptos como ele e o pai dele. O governo não tem habilidade de mobilizar a base e fazer frente no Congresso. Vai chegar um momento em que todas as reformas serão inviabilizadas. O Biksonaro tem que ir pra TV e expor os políticos e as razões e insistir em não trocar cargos por votos. Talvez a única saída seja um golpe fechando o Congresso, que não deixa que as reformas prometidas na eleição sejam cumpridas. Canalhas.

  113. Mas, espera aí, Maia : "Semipresidencialismo" Ou "Parlamentarismo Informal"............ É so no Brasil ou existe isso noutras partes do planeta (terra)? E preciso definir isso tanto quanto querem definições para "o que é velha política" Nossas expressões politicas são deveras inusitadas! Eu não sei o que é isso sem um dicionário informal que me auxilie.

  114. Blá-blá-blá, blá-blá-blá. A verdade é que o “mito” “pangou”. O “mito” virou “mico”. Bolsonaro et caterva (olavetes) gastam toda sua energia em seu discurso e agenda de extrema-direita, se degladiando, embriagados em suas misérias intelectuais. Enquanto isso o centrão dá as cartas no planalto, seguindo sua própria agenda e interesses - essa é a tal “nova política “ do JB? Faz-me rir, tamanha fragilidade e incapacidade de governar. O JB et caterva, parecem cães que caíram da mudança.

  115. Em tempos de juventude pensei me tornar político do bem.Logo vi que,além de não me permitirem,eu não tinha paciência nem papas na língua com praticantes da "politicalha,política de canalha"(expressão do Rui Barbosa,segundo ouvi dizer à época).Abandonei,felizmente, a idéia! Estando no lugar de Bolsonaro,enviaria "um jeep com um cabo e um soldado" para o STF e outro para oCongressoNacional.Pasmem,faria faxina em tudo e implantaria verdadeira democracia com novas eleições. Lema art 1° par único CF!

  116. O fato de impedirem os auditores da Receita Federal de investigarem, especialmente figurões, em minha opinião, umas das causas é, o fato daquele advogado que defendeu o Adélio Bispo, que recebeu 300.000 de um figurão, poderia indicar o mandante do atentado criminoso contra o Presidente Bolsonaro. Outro motivo é o caso contra o Gilmar Mendes, sem contar tantos outros que não vieram a público. Nesse momento o tal advogado já tem que haver entregado sua declaração, e o criminoso já está lá!🤬🤬😱

    1. Centrão, o grande intestino grosso do país. Dali só pode sair merda. E o pior, merda sem ser metabolizada, onde nada de bom foi aproveitado e absorvido para alimentar a vontade do povo. Um desastre.

  117. O Brasil só vai mudar se parte do povo que ainda vota nesse tipo de político do Centrão acordar. Caso contrário, vai ser sempre assim, o Centrão que só pensa em si e o povo brasileiro que se exploda. E ainda tem hipócritas que culpam o poder executivo.

    1. Do jeito que vai as coisas, se Bolsonaro não reagir, não teremos tempo de ver o povo acordar para votar certo, pois o Poder já apodreceu. Bolsonaro tem que ir para aTV colocar a boca no trombone e explicar a população o que o Congresso está fazendo. Vetar todas essas decisões do Congresso. Não aceitar o toma lá dá cá de jeito nenhum e retirar dos órgãos públicos toda essa cambada que ocupam cargos do 2° escalão em diante, que ainda estão sugando nas tetas do povo. Continuar limpando.

  118. Fecha o congresso, com minúscula mesmo, e estamos conversados. Neste país, o que está faltando é coragem para fazer o que tem de ser feito. Não há outra saída. De quebra, cassa 5 ministros do STF!

  119. O executivo tem que jogar pesado com essas ratazanas. Poderia começar ameaçando despedir todos, de cargos comissionados. Em fim, inverter a mão dessa palhaçada. O congresso pode , mas não pode tudo também. Se ceder demais, o Bolsonaro vai ser engolido por essas hienas. Tem que jogar pesado com eles, para esfriar os ânimos um pouco.

  120. Nosso Presidente tá perdido entre 3 forças, nas quais admira mas não lidera. Os Generais, os políticos e a ala intelectual. Tem votos, tem a confiança do povo, mas não tem forças suficiente para apontar caminho, precisa urgentemente decidir o rumo de seu governo ou será encolhido por sua própria ingenuidade. As forças contrárias estão coesas para manter seus interesses e privilégios!

    1. Um carrapato gordo, bem alimentado que fica na flor do capim esperando a boiada passar. Pobre de nós.

    1. Eduardo Cunha ta de boa, recebendo a mensalidade dele la na cadeia para não abrir bico e derrubar metade da câmara dos deputados.

  121. É de estarrecer a ingenuidade do Presidente Bolsonaro quanto às relações do Executivo com o Legislativo. Nenhum presidente logrou êxito em governar sem o toma-lá-da-cá no Congresso. Não entendo como um político pode passar décadas na Câmara dos Deputados e não se convencer de que a velha política não se acaba por decretos. A maioria dos parlamentares está se lixando para o povo e para o país, eles querem é levar vantagens, para si e para os seus apadrinhados.

  122. Meus deuses! Qta sacanagem! Chamam isso de política? Essa cambada está tomando o poder na nossa cara. Agora não temos desculpa de não saber o que está acontecendo. Olhem as fotos dos sujeitinhos!

    1. “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”. Pobre país! A corja não larga o osso. Para onde iremos??

  123. Como sempre, esses políticos só pensam em seus interesses pessoais e partidários. Na prática, não têm nenhum compromisso com o País e o povo brasileiro. Somos apenas "meios" para eles atinjam tais objetivos. E o pior é que não se vê nenhuma perspectiva de uma reforma política, pois depende de quem não tem nenhum interesse nela: os mesmos! Criamos um país em que o povo existe para servir aos governantes e não o contrário. Triste Brasil.

  124. percebe-se com clareza que a essência é o interesse dos parlamentares que estão acima do progresso do BRASIL. Triste e lamentável. O Presidente é eleito com a força da maioria do povo e essa força é neutralizada por outras instituições, não consigo entender.

  125. Não tive estômago prá ler tudo. É nojenta a maneira como a maioria dos políticos tratam o Brasil. Cadê as FAA que não tomam uma providência? Por que uma coisa é fazer oposição responsável,pensando no País,e outra é derrubar todo esforço do novo governo de consertar o Brasil. Tá na hora dos verdadeiros patriotas,que acho estão em sua maioria nas FAA,tomarem uma providência. Que os traidores sejam presos e paguem pelos seus atos.

    1. É desanimador, é constrangedor. Estou perdendo a esperança de ver um Brasil melhor.

  126. Estão brincando com a paciência dos brasileiros! A gestão desarvorada de Bolsonaro acabou empoderando a pior canalha de nossa política e de nossa justiça. Estão deitando e rolando. Até quando?

  127. Isso dá nojo e revolta, ver esses parlamentares de moral duvidosa fazendo chantagem com o governo Bolsonaro, não estão nem aí para o país, por mim fechava esse congresso.

  128. A escória de corruptos está unidinha , com centrão e esquerda se amando de novo, tudo em prol de perpetuar a roubalheira, cabe ao povo se unir também....

  129. Essa turma de congressistas, grande parte deles sem a mínima responsabilidade com o país e com contas a prestar perante a justiça, só vai ter jeito com o fechamento do congresso pelas Forças Armadas.

    1. Dissolução do congresso parece ser o único jeito de o Brasil endireitar...

    2. Concordo. Aliás,as FAA estão dormindo no ponto,já deveriam ter começado a limpeza no País.

  130. com certeza teremos um lixão que chamam de Brasil corrupto durante algumas décadas até o povo acordar e ficar em casa no dia das falsas eleições democráticas. claro democracia pra eles pro povo a fome o trabalho escravo etc. isso só mudará se o povo acordar. senão continuará salve se quem puder no lixão.

  131. Criticam a competência dos congressistas bem como o patriotismo duvidoso deles. Quanto suas competências, não tenho a menor dúvida. O problema se resume nos seus objetivos, basicamente locupletação. E o patriotismo? Patriotismo, patriotismo pra quê? Creio que se alguma publicação começar a separar esses objetivos e permitir a discussão, teremos muito a ser agregado.

  132. se o governo quiser tocar o coaf direito tanto faz estar na economia quanto na justiça. colocam a equipe do moro lá na economia e pronto, afinal são do mesmo governo e tem mais é que se afinarem. pra que pedir a benção sem necessidade ao congresso? esse bate boca só serviu para o congresso mostrar as unhas, bom que tenha sido logo.

  133. Apenas a interlocução com a banda podre suprema para justificar tamanha desenvoltura do presidente da Câmara em algumas paragens. Nem presidente de um dos poderes ele é. O Alcolumbre parece que fica a reboque de tudo e de todos, menos do cidadão. Ele que é o presidente do Legislativo. Muito suspeito esse protagonismo do lado de lá do Congresso.

  134. Essa merda de país só terá jeito com sangue, quando todos esses bandidos, forem enforcados ou fuzilados. Somos vítimas de uma sub-raça que elege bandidos a anos. Tentar governar essa sub-raça e o mesmo que tentar ensinar um cachorro a falar. Ou pedir pra um porco não sujar a sala. Ele só vai entender na porrada. Essa merda jamais mudará democraticamente.

  135. Mesmo com centrão, torço por um congresso forte e um judiciário também para deter aquele sujeito que elegeram presidente da República. Boa reportagem.

  136. Os deputados do centrão já identificados não deverão estranhar quando começarem a ser hostilizados pelos bolsonaristas. É uma vergonha votarem pensando e querendo barganhar cargos e verbas. Isso se chama patifaria.

  137. Confesso que estou ASSUSTADO. O Brasil está correndo um enorme risco de ir "pro buraco", de vez. Esses NOCIVOS parlamentares que mandam no jogo político nem de longe estão pensando nos brasileiros. Em sua maioria, com o "rabo" esquentando por serem desonestos e corruptos, querem acabar com a Lava Jato. Nós brasileiros corretos aplaudimos o honrado, honesto e extremamente capaz ministro Sérgio Moro. Este sim é um homem do bem! Valoroso! Que teve "berço"!

  138. Governo amarrado, sem condições de fazer suas mudanças para melhorar o País, porque um Congresso Nacional com membros corruptos, sem patriotismo, procuram barrar as melhorias. São parlamentares BANDIDOS sem amor à Pátria. Esse safado do presidente da Câmara e seus asseclas são contra o povo. Maia têm muito a explicar ao Brasil.

  139. Pois é brasileiros, eu só vejo uma saída, o fechamento dessa organização criminosa chamada congresso e a prisão preventiva da maioria desses canalhas, e que seja logo!

    1. Que os deputados e senadores em quem eu elegi, se destaquem agora dizendo em q lado estão !!! Ou nunca mais terão de minha pessoa isenção p ñ critica-los e influenciar na retirada de votos. SOU DE MG e estou aprendendo rápido a compreender pq sou tão preterido.

    2. É incrível como os “nossos representantes “ agem. Eles foram eleitos para cuidar dos nossos interesses. Mas, o que se percebe é que estão legislando em causa própria. Um bando de moleques! Dá nojo tomar conhecimento de como eles atuam no congresso. O presidente deveria não abrir mão de seus princípios e, se for o caso, transferir a conta do fracasso da economia para esses moleques.

  140. lamento mas já que os IMUNDOS parlamentares não deixam Bolsonaro governar a nao ser se ele começar o "toma lá dá cá" a SOLUÇAO é BOLSONARO convocar os militares para assumir o COMANDO e estes fecham o CONGRESSO e O STF e STJ !! Nós , 57 milhoes que votamos em Bolsonaro aplaudiremos .. E veremos acontecer nosso projeto de ver o BRASIL deslanchar !!!

    1. "Começar o Toma la da ca??" vc começou a acompanhar o governo do Bolsonaro agora em maio???

  141. Bolsonaro deve saber que a melhor defesa é o ataque. O Botafogo é seu principal inimigo e é construído de palha seca. Não tenha piedade: O mal de montão, o bem a prestação. É antigo mas não perdeu a validade.

  142. A "tropa" é enorme e quer eternizar a impunidade. No Brasil só tem um jeito de extirpar esse câncer. Acho que não precisa nem desenhar!

  143. Acho tão bonitinho a matéria colocar duas pautas anticorrupção de interesse popular como derrota do Moro. A derrota é do País. A maioria dos congressistas é corrupta. Para ter apoio no Congresso ou o Presidente os abraça, engordando novamente os ratos e destruindo qualquer possibilidade de recuperar o País, ou os expõe. Maia e todos os que o apoiam estão sendo expostos. O Governo está demonstrando claramente que a pauta que o elegeu não está sendo desenvolvida por ação dos deputados/senadores.

  144. Este gordo é genro do Moreira Franco..... Seu pai está sendo investigado e ele nunca enganou a quem pensa.....e não é uma anta

  145. Parabéns pela matéria, não podemos esperar mais tempo algum ,voltemos já para rua pedindo a derrubada deste congresso nefasto e corrupto. Se o Bolsonaro tiver coragem que o faça e convoque nova eleição em 90 dias

  146. Mas e o povão que elegeu estes crápulas destes partidos do "CENTRÃO " Não pensam no povo que os elegeram ? já esta na hora do povo ser chamado, o estopim já foi aceso , depois não reclamem quando fechar o tempo !!!!!!!!!!!

    1. Só mesmo a participação efetiva do povo brasileiro,para fazer pressão nesta classe política que está empenhada em manter o status quo eternamente e as necessidades e o mínimo para sobreviver estão ameaçadas,horror.

  147. O Maia não é digno de confiança, pois está na realidade se defendendo de sua indiciação no Lava Jato, assim como, muitos dos integrantes do Centrão e Oposição

  148. Sobre melhorias para nosso pobre Brasil, os canalhas dos políticos não dão um pio! O que fazer se tem um bando de ignorante que vota nesses cretinos?

  149. Bolsonaro- e em decorrência, todo o governo- deve estar (assim espero) começando a entender q suas botinadas prepotentes- e as de seu infantil filho- são o fruto da superficialidade q deve abandonar logo, sob pena de ver naufragar a expectativa de milhões q desejavam derrotar o PeTismo e ver o Brasil equilibrar sua política fiscal e voltar a deslanchar.

  150. O COAF......que é o maior inimigo dos Deputados e Senadores PicareTas PilanTras do dinheiro público do Brasil Continental, fizeram de tudo e mais um pouco para tirar o COAF das mãos de Sergio Moro.....e com grnde ajuda de Rodrigo Maia, que tem o sogrão envolvido em escândalos e maracutaias..........safados, vagabundos, ladrões......ninguém aguenta mais os políticos brasileiros.....FFAA pelo amor de DEUS, vamos eliminar esses caPTas do comando do Brasil.

  151. Amigos a matéria ainda vai na narrativa de que o governo se articula mal, mas na verdade vocês se contradizem, uma vez que admitem que existem um estratégia Clara do centrão e que a mesma é recorrente desde o Sarney. por óbvio então o problema não é o governo, mas sim o congresso, afinal todos aqui concordamos que fazer do congresso um balcão de negócios espúrios não é uma opção. Alguém dentro da Crusoé está deixando a visão negativa do presidente atrapalhar a capacidade analítica de vocês.

  152. Esse grupo vagabundo de congressistas - chefiado pelo inefável 'Botafogo' - e quatro ou cinco desprezíveis ministros do STF são como tumores: estão devastando a pouca dignidade que nos resta.

  153. Com pessoas iguais ao Rodrigo Maia e Kassab dando as cartas creio que o Bolsonaro terá que brigar muito para impor a nova política. Deviam soltar o COAF e a Receita em cima dessa cambada. Garanto que apareceria muita maracutaia.

  154. Centrão do fisiologismo, em outras palavras do chupim. Fechar o congresso começa se tornar idéia plausível. Ditadura do crime tem sido bem pior.

    1. Não é possível, 513 pessoas ter o poder de prejudicar uma nação. Eles não sabem o que é ficar sem alimentos dentro de uma casa. Por que eles são contra acabar com a corrupção, ficar dificultando a aprovação da previdência, se 70% da população está de acordo. São 14.000.000 pessoas sem emprego e sem a aprovação aumentará mês a mês o desemprego.

  155. Centrão. Centrão do fisiologismo, do corporativismo e do quanto pior melhor. Só legislam em causa própria e nem aí estão para os graves problemas do País. Quanto a Bolsonaro aderiu de vez à velha política.

  156. Agora é torcer para que os novos não nos decepcionem no Senado e revertam a trama urdida na Câmara por aqueles que estão se borrando nas calças de medo de irem em cana depois que terminarem os seus mandatos. Vamos para as ruas e por um fim nisso tudo!

    1. Tolentino você tem rasão , Temos que botar o Bloco nas Ruas Urgente , isto já esta ficando ruim e o povo já começam a perder a credibilidade nos Políticos novos sem apoio, quem viveu no período Collor foi assim ele quis governar sozinho deu no que deu !

  157. Os resultados são incertos, mas o governo Bolsonaro poderá ser acusado de tudo, menos corrupto. Do outro lado, o desgaste do Congresso e do judiciário só dependerão das tentativas de reação dos mesmos e da pressão popular. Se as instituições não pretendem fornecer ao executivo os instrumentos para que ele entregue o que prometeu, o governo estaria se eximindo perante a sociedade de sua responsabilidade, ele fez sua parte, mas o Congresso e o judiciário não fizeram a deles.

  158. No entanto, os militares continuam servindo como fiadores, enquanto o Congresso e o judiciário são acusados de serem corruptos e de estarem alinhados para sangrar o país. O governo simplesmente retira todos os políticos que puder de dentro da máquina, contingencia todo o orçamento e passa a culpar o Congresso, as administrações anteriores e o judiciário pela situação de caos no país. A estratégia é de baixo risco (já que os militares dão sustentação), mas de alto desgaste e isolamento político.

  159. Existe a oportunidade de que o presidente adote a estratégia utilizada por Trump no EUA: governar para sua base. O presidente rompe com o Congresso e as instituições, as acusa de serem corruptas e de estarem contra o país, ele será acusado de estar fazendo uma guinada populista, ao mesmo tempo a base atua para atacar o Congresso e o judiciário acusando-os de serem bolivarianos e instrumentos da dominação marxista, o que seria comprovado pela corrupção e depravação moral da sociedade.

  160. Não existe protagonismo sem responsabilidade, se o presidente é refém dos militares, dos corruptos e da ideologia que o sustenta, então ele não pode ser responsável pela situação caótica do país, ainda mais que ele só assumiu a quatro meses e pegou o país quebrado. Está na hora do Congresso ser responsabilizado pela situação do país, o Executivo deveria começar a se eximir de responsabilidades, adotar o discurso que ele fez a parte dele, mas o Congresso é que é contra o Brasil.

  161. ESSE RODRIGO MAIA, NA VERDADE NÃO PASSA DE UM INEXPRESSIVO DEPUTADO, QUE DÁ O SANGUE PARA SE ELEGER NO RJ. CONSEGUE SER PRESIDENTE DA CÂMARA POR SER O QUE ELE REALMENTE É: INEXPRESSIVO, ALEM DE LAMBER O SACO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA VEZ, ATÉ UM SEGUNDO APÓS SER ELEITO. PASSA ENTÃO A SE ACHAR UMA GRANDE FIGURA POLÍTICA DENTRO DO SEU CASARÃO DE FRENTE P O LAGO. OU SEJA É UM MERDA. MAS O POVO DO RIO AINDA VAI ABRIR OS OLHOS E PARAR DE ELEGER ESTE BESTALHÃO.

  162. Está explícita a mentalidade tacanha do Rodrigo Maia e de seus comparsas do Centrão. Desconsiderando a maioria dos brasileiros, que votaram em Bolsonaro para que tivesse fim a política rasa do toma lá dá cá, põe em risco o futuro da nação chantageando o Poder Executivo. Só pensam em poder e dinheiro público nos bolsos. A nação, que tem tudo para ser grande, que se lasque. Com essa politicalha podre no comando, o Brasil continua com um Congresso moralmente indigente. Um escárnio!!

  163. Rodrigo Maia líder do "centrão" mostra bem a sua estatura. Não a física, que é baixa mesmo, mas a moral, que é rasteira. Esse homenzinho não tem estatura de "Homem Publico"!

    1. Batatinha Maia pensando que é o Manda Chuva. Bota o Guarda Belo (PF) no pé dele que não aguenta uma semana!

  164. Esta turma está emparedando a Democracia ... estão mexendo no vespeiro! Não reclamem quando os militares, por falta de opção, resolvam assumir ... prender e fuzilar estes vagabundos e vestir pijamas nos pilantras do Supremo Tribunal da Corrupção

  165. Estes parlamentares que se tratam por Vossa Excelência, na realidade são a excrescência de um poder podre que visa somente seus próprios interesses. Pena que a maioria do nosso humilde povo não consegue entender o que acontece e culpa o Executivo por não fazer nada. Começo a ter um certo apetite por um repeteco do AI5.

    1. Um AI5 é exatamente o que precisamos. A inexpressiva votacao que elegeu Rodrigo Maia nao pode querer desafiar os 60 milhoes que elegeram Bolsonaro para acabar com renans, maias e afins!

  166. Lendo este artigo chego, mais uma vez à conclusão que esses parlamentares e juízes não estão nada preocupados com o pais, com o rombo financeiro, com os milhões de desempregados, com os que tem fome, com os que não tem educação . O que eles querem é continuar roubando impunes. Pobre Brasil na mão desses bandidos.

    1. O Maia foi reeleito o bozo foi eleito e todos os outros que estão. Então a culpa é do povo que de o poder para todos eles.Povo ignorante manipulado pelos políticos que nos representam.Chato mais é a pura verdade.

  167. isso não deve ser novidade para o Bolsonaro. Afinal , ele ficou como deputado 25 anos.....o que lhe falta não é informação nem experiência....falta-lhe competência......enquanto isso estamos com 13 milhões de desempregados e crescendo. Daqui a um ano se estivermos com um oceano de desemprego , o Jair não terminará o seu governo.

  168. Caio, parabéns pela matéria. percebo que estamos fritos. a orcrim tem 350 deputados, portanto maioria absoluta. e agora? não ouço nenhum movimento por aqueles que apoiam o governo, mesmo sendo minoria! realmente a situação é muito grave!!

  169. Em resumo. São todos um bando de malfeitores, que só pensam neles e não no país. Péssimos cidadãos, péssimas pessoas. Lixo humano.

  170. A China é uma ditadura política e está servindo às empresas, trabalho e seus cidadãos ,mesmo com mais de um bilhão de pessoas, além do que é exatamente CAPITALISTA no âmbito dos negócios . Lá a coisa certa tá sendo feita.

  171. O que esses deputados esquecem é que o povo está de olho nessas manobras,nós já mostramos nas eleições de 2018 que não estamos pra brincadeira,mas parece que eles não enteram o recado,o que devemos fazer em 2020 é cada eleitor que no seu estado que tiver um deputado do centrão sendo candidato não receba nenhum voto,aí eu quero ver se eles irão continuar com essas artimanhas. Nós colocamos eles lá,mas também iremos tirar os que forem contra os nossos interesses.

    1. Vamos começar uma grande campanha de esclarecimentos contra esses bandidos!

    2. O pior é que até lá eles já destroçaram os nossos projetos!!!

  172. Não há outra saída; somente uma atitude severa, como a intervenção militar para acabar com a cara de pau do congresso e do judiciário , esbanjando atitudes contra o país num momento em que estamos a beira da falência total criada pelo pt. Na vejo saída no curto prazo e o povão vai apoiar integralmente uma atitude como essa por parte da presidência. Ele tem tentado de tudo para contemporizar mas a ganância fala mais alto. QUE VENHA A INTERVENÇÃO.....

  173. É, minha gente, duas coisas estão claras: se quiser mudar o Brasil tem mudar o parlamento. Esta renovação de 2018 foi pequena. A outra constatação é que a Constituição Brasileira é Parlamentarista. Quem manda no país é o parlamento. E quem estraga o país é o Supremo.

    1. Quem está estragando o país é o Congresso e o Judiciário!!!!

    2. Acredito que, se os togados não fossem indicados, mas juízes de carreira , que chegassem ao posto por meritocracia, teríamos uma qualidade moral bem superior ao que temos hoje no STF...

  174. Excelente matéria, elucidou a dinâmica nefasta dessa gente inescrupulosa. Por outro lado a presidência está se mostrando inepta. Sinuca de bico que poderá complicar com resultados perigosos para o país.

  175. A matéria aborda o assunto de forma muito clara e constatamos que este congresso não defende os interesses de quem os elegeu, portanto não é legítimo. Sinceramente não vejo outra solução que não seja a dissolução do congresso e do STF para que o País e o Povo Brasileiro possa RESPIRAR!!!!

  176. A peroda não é do Bolsonaro e sim dos brasileiros! Temos que sair às rua e dar o nome aos bois e exigir destes ladrões e corruptos que se cumpra a vontade do povo e do governo !Temos que sair às ruas e dizer que Rodrigo Maia e Alcolumbre estão mancomunados com o que há de pior neste governo !E os Senadores não podem dar folga para o Alcolumbre e implantar logo a CPI da toga, ou cassar o Tóffoli éo Morais! O Judiciário também tem que ouvir o povo !

    1. Sim, temos que voltar com força às ruas, gritando nosso protesto a estes sanguessugas nas esferas legislativa e judiciária!!! LADRÕES!!!

    2. Concordo! E também o presidente precisa vir a público denunciar aos quatro ventos quem é o Congresso e o que estão fazendo para inviabilizar o governo e como estão prejudicando o país. A imprensa séria precisa fazer essa denúncia. Precisa mostrar que o Congresso está quebrando o país com essas leis que travam o governo e favorecem os criminosos.

    1. Concordo! Mas convenhamos, o Bolsonaro tem decepcionado. Perde muito tempo com Carlos e Olavo. É a velha história, abriu espaço, vem outro ocupa. Maia está se aproveitando!

  177. Conclusão: com toda essa articulação para livrar políticos corruptos da cadeia, colocando interesses do país de lado e inviabilizando o governo, só resta fechar essa casa que há muito deixou de ser honrada. Se é que algum dia foi. A cada dia que passa, a cada nova falcatrua, isso se torna mais evidente.

  178. Continuo a dizer. Se Bolsonaro não fechar o Congresso e o STF não vai conseguir governar. Esse Botafogo aí da planilha da Odebrecht conspira o tempo todo contra Bolsonaro e o povo brasileiro. Do outro lado da Praça Rosa Weber deu 5 dias para Bolsonaro explicar o decreto das armas mas não pediu nada ao PCC sobre a entrada de fuzis no Brasil.

    1. Que esta mulher está chateando o Bolsonaro? Sabemos que ela é PT, por que não acabar com a lei da bengala ? Do jeito como estão as coisas o Bolsonaro não vai conseguir governar! Acho melhor fazer uma intervenção militar neste país! Não foi isto que o povo pediu ? Então que seja feita de uma vez!

  179. Rodrigo Maia também é bandido. Cabe a imprensa livre e a polícia colocar a vista de todos as falcatruas dele. O vagabundo agride para não ser agredido. Se fosse honesto não seria contra a colocar bandidos na cadeia, endurecer as leis. 20 anos de prisão para ele é diferente de 20 anos para ex-presidentes idosos e doente que terminam de cumprir a pena em casa. Vamos lá Crusoé, chegou a hora de colaborar com o Brasilais uma vez, mostre quem é Rodrigo Maia para o Brasil

    1. Aguardo ansioso por uma reportagem desse tipo, que desmascare o Maia e toda a corja de políticos corruptos que sobraram em Brasília.

    2. Boa idéia! Está mais do que na hora de sabermos os podres do Maia! Crusoé! Isto cabe a você! O Novo Governo está sendo sabotado por todos os lados E já está sem saída! Mas sem ele, voltaremos ao PT e isto ninguém aguenta mais!

    1. É isto mesmo ! São muito mais podres do que imaginamos!

  180. Chegamos ao parlamentarismo do inferno! O presidente incompetente não sabe governar, e o poder de fato é exercido pelo Centrão!

  181. Será que o Parlamentarismo foi instaurado e ninguém ficou sabendo? Ou será que foi instalada a Ditadura do Parlamentarismo? O papel do Parlamento é o de criar as leis e aprovar ou desaprovar dentro de regras atitudes e ações republicanas. Nunca nem nos piores momentos da nossa História aconteceu do parlamento querer “disciplinar” um Presidente eleito democraticamente. Afinal quem está governando esse País ? O Presidente? Os filhos dele? O Congresso, particularmente o Rodrigo Maia? Ou o Olavo de

  182. Onde estão os deputados da renovação? Por que não se rebelam e não desarticulam essa quadrilha? Será que foram cooptados?

  183. A População Brasileira já sabe de quem cobrar o caos que iremos viver nos próximos anos!!! Ele se chama Rodrigo Maia e o povo do Rio de Janeiro tem que ter vergonha na cara e não votar mais nesse vagabundo traidor da Pátria!!!

  184. Infelizmente querem impor de qualquer jeito o toma lá dá cá entre cargos, concessões e dinheiro na conta. Não tem negociação de forma alguma. Agora é saber jogar com estratégias para não entrar num xeque-mate ao presidente. A corrupção é um sistema em que amadores não entram! Vão ter que se superar contra o Congresso, Senado e Supremo!

  185. Lamentável, só nesse país pro poste mijar no cachorro e ainda permanecer no seu lugar!!! E o presidente se desgastando com liberação de armas. Aos invés de se impenhar na Reforma da previdência. Tá certo aquele guru/ xamã/ onipotente/ Nostradamus da Lógica Sr. Olavo, fica mais fácil xingar o juiz lá arquibancada!!

  186. Segunda vez que olho esta foto do balofo Maia rindo e, de novo, me parece que ele está abertamente, escancaradamente, debochando de alguém...

  187. Essa força do atraso e da corrupção tem Que ser eliminada! Elegemos O Bolsonaro para isso! Se esses santagistas insistirem que fechemos o congresso e aproveitemos fechemos Também o STF EMOS MILITARES FAZEM AS MUDANÇAS E PRENDEM OS SANTAGISTAS E OS LADROES JÁ DESCOBERTOS PELA LAVA JATO.

  188. Qdo leio tudo isso, tenho certeza que vender todas as minhas coisas e ir embora é o melhor que faço por mim e por minha familia. Falta pouco, graças a Deus

  189. Quanto atraso e retrocesso.Uma verdadeira máquina de volúpia por cargos e dinheiro público.Velha política descarada e comandada pelos rebentos dos espermatozóides de sempre:Maia,Lira,Nogueira e os "coronéis"do nordeste.Legislativo caminha célere para uma cornucópia de "guardanapos na cabeça"ou inevitável confronto popular.O simples relato jornalístico já remete para uma esbórnia.O "centrão" talvez não precise aguardar as novas eleições.O repúdio poderá vir antes,agora, como tragédia.

  190. Depois de tudo ainda vai ser desmembrado os ministérios? Deveria manter tudo igual não mudar as pessoas o COAF a Funai Cidades e o que estiver obrigado fazer mas não mudar os cargos não dar a ELES. Alexandre Baldy está de olho no ministério da cidade segundo vídeo do senador kajuru ele é o demônio em pessoa. Fiquei horrorizada assistindo. Assim a gente vê porque querem os ministérios e os cargos.

  191. O Brasil só tem uma saída, fechar o Congresso, prender os políticos corruptos e o STF com uma intervenção Militar. Tenho vergonha da maioria dos políticos e do STF.

    1. Concordo Rogério. So quem ainda tem algum crédito junto à maioria do povo brasileiro são os militares. Que voltem os militares e façam as reformas propostas e outras necessárias. Prendam esses inimigos da pátria e os impeçam do exercício de qualquer cargo público. Nada de bolsa ditadura depois!

  192. O poder sempre foi do parlamento. Porisso o parlamentarismo foi adotado nas democracias mais evoluídas. Aqui, o presidencialismo só funciona quando faz maioria no parlamento. Ora, vamos então adotar o parlamentarismo e acabar com esse modelo equivocado. Outra coisa, a Medida Provisória vai em breve acabar, o que será bom no longo prazo pra evitar tanto poder na mão de tiranos corruptos. Enfim, não há saída sem o parlamento: nem golpe militar. Temos sim que escolher melhores parlamentares.

    1. Concordo com parlamentarismo mas precisa antes mudar para voto distrital, recall para demitir os incapazes e ladroes, e não poderá o Ceará ser representado no congresso com o Mesmo peso de São Paulo, por exemplo. Enquanto isso, fechem esse congresso e também esse STF e que os militares façam o que não deixam o Jair fazer. Podem ficar o Moro e Guedes. Ah! Os demitidos do Congresso e STF perdem a remuneração e aposentadoria também.

    2. Saulo concordo com você melhores parlamentares mas temos que diminuir a máquina se ficar neste número ficará inviavel. Tem dividir o país em regiões e nao Estados e ter menor número de tudo no país inteiro. Partidos deputados e senadores governadores e prefeitos Não dá para sustentar todos. Tem que ser melhores e em menor número. Uma reengenharia total.

    1. Xará, é Brasil x ORCRIMs ! O resto é secundário. A verdade é que nossas "instituições" não estão funcionando minimamente e infelizmente caminhamos para o caos e uma ruptura. A única saída institucional é a lava-jato conseguir seguir o expurgo e fazê-las atender minimamente à nação. Qualquer palito de fósforo, este país pega fogo! Andem e conversem nas ruas. O Brasil sabe quem os rouba e escraviza, a economia parou de vez, desemprego, falta de perspectiva e esperança, desespero...

  193. Uma politicalha sórdida , urdida nos porões por deputados que pensam unica e exclusivamente em seus benefícios . O Brasil que se dane.

  194. A capa da Revista não poderia ser melhor. Rodrigo parece um verdadeiro Pachá e ri da população que quase não lhe deu votos. Isso é Brasil!

    1. Fundo partidário, não pode candidato independente, tem que tomar benção, justiça partidária, urnas eletrônicas... Não foi à toa que o Centrão se manteve nesta eleição, sem lava-jato tudo será dominado novamente, de forma mais forte ainda. Se o tripé Moro-Guedes-Bolsonaro(com conservadores) for desarmado voltaremos ao rumo da Venezuela. Primeiro os ladrões, depois os ditadores da esquerda! As ORCRIMs não podem prevalecer! O resto é secundário.

  195. Já passou da hora de ser dado um basta ao Congresso e ao STF/STJ. Só visam seus próprios interesses e aplicam a Lei conforme lhes interessa. Enquanto isso, a Nação Brasileira afunda cada vez mais. Até quando?

  196. Com um congresso desses não há nenhuma possibilidade de melhoras para o Brasil e seu povo. O senhor Maia se engana agindo assim. O povo esclarecido jamais votoria neste senhor para presidente. Que pena que falta espírito de cidadania e decência a estes senhores. E o povo que se dane.

  197. "PODER PARALELO"!? Rodrigo Sacodebufa e seu escudeiro Alcoolumbra são os reais presidentes desta Reupública dos Bananas - q agora somos todos nós. Os ministros são os $inistros excrementi$$imos do $TF e o Congre$$o formado pelos polititicos do Centrão PT e Cia. Querem mandar??!! Quem dera. Querem é a velha polititica do roubo escancarado e dos laranjas explícitos. E o trapalhão Bolsonaro está jogando o jogo de jogar Moro e Guedes (i.é. o BR) no lixo. Vai perder a chance de fazer história.

  198. Por mais que não queiramos, esta na hora das FFAA tomarem conta desse galinheiro e fecharem câmara, senado e judiciário! Prefiro um governo duro do que essa nojeira política.

    1. Ninguém mais aguenta essa podridão toda, com a pior escória dando as cartas no País. Enquanto isso Bolsonaro, perdido com bobagens e enlevado com esse astrólogo demente, em detrimento dos militares que realmente representam o que os brasileiros querem no País: seriedade, honestidade e capacidade pra enfrentar essa corja toda.

  199. Os Três Poderes são de causar desânimo é desesperança a qualquer pessoa bem informada. Não consigo enxergar luz no fim desse túnel

  200. IMPOSSÍVEL NÃO SENTIR NÁUSEAS LENDO UMA MATÉRIA DESSAS. ESSE RODRIGO BOTAFOGO MAIA NUNCA ME ENGANOU. O POVO NÃO REAGE. STF SÓ TEM BANDIDOS ASSIM COMO O CONGRESSO, ALCOLUMBRE/RENAN. CADÊ AS FORÇAS ARMADAS QUE NÃO INTERVÉM LOGO PARA ACABAR COM ESSA IMUNDICE . OS MILITARES TÊM TODO APOIO DO POVO BRASILEIRO. VEJO SÉRGIO MORO, PAULO GUEDES E ALGUNS OUTROS JÁ, JÁ ABANDONANDO O BARCO, NÃO TÊM ESTÔMAGO PARA TANTA PODRIDÃO. É REVOLTANTE VER ESSES BANDIDOS ROUBANDO NOSSO DINHEIRO NA NOSSA CARA.

    1. É DE ARREPIAR ESSA DISPUTA SUJA DO CONGRESSO PARA TER NOSSO SUADO $$$$ PAGO EM IMPOSTOS, NAS MÃOS DESSA BANDIDAGEM - MAIA, KASSAB, PAULINHO DA FORÇA....ATÉ QUANDO, VAMOS SER HUMILHADOS POR ESSA PODRIDÃO, ESSA INSOLÊNCIA, ESSA POUCA VERGONHA BANDIDA, DESSES CORRUPTOS DO LEGISLATIVO E DO STF???? PEÇO, EM NOME DO POVO BRASILEIRO (A ALA HONESTA) QUE OS MILITARES TOMEM O PODER DO BRASIL URGENTEMENTE...ISSO QUE ESTA ACONTECENDO, NÃO PODE CONTINUAR...É MTO DESORDEM, A ROUBALHEIRA NÃO VAI TER

    1. Bolsonaro é um frouxo! Isso tá na conta dele sim, apoio o Maia para Presidência da Câmara, agora está colhendo os frutos! Bem feito!!!

  201. Enquanto tivermos Maia,Alcolumbre,Calheiros e vários outros lamentáveis “representantes” do povo- que vota mal mas carece de boas alternativas - enquanto tivermos esta composição do STF,enquanto os militares continuarem com a falta de atitude em relação aos desmandos da nação,enquanto o governo Bolsonaro não parar de se envolver em polêmicas e questiúnculas,enquanto o povo brasileiro aceitar tudo isso e não voltar às ruas, infelizmente NADA,mas NADA MESMO,mudará em nosso país!Vamos só assistir?

  202. Pena que ainda não conseguimos trocar todos os parlamentares ainda. Esses deputados e senadores estão se esquecendo que eles são eleitos por nós. Bossais. É a velha política arreganhando seus dentes cariados.

  203. Boa matéria. Deu para proporcionar uma visão do vulcão que é o Centrão e o seu poder de destruição. É um vulcão sobre nós e tem o Maia e o Davi apoiando. É tudo que não presta na velha política até novos são contaminados pela lama preta. A capa com o Maia sorrindo perfeita. Ontem eles declararam guerra aos brasileiros mas não chegam nem 500 sem os seus assessores e somos muitos mais ao lado de JB e Moro. É o MAL contra o BEM para todos VEREM a cores ao vivo para o MUNDO todo digital.

  204. A Canalhice do centrão e a podridão do presidente da Câmara. Acho que só um intervenção acabaria com essa turma do "toma lá da cá"

  205. Rodrigo Maia é a barriga pensante a ser batida, com uma fome capaz de devorar todas as lagostas da festa. Conta, todavia, com importantes aliados no Judiciário que cuidarão de preserva-lo, para que o saque aos cofres da nação não sofra solução de continuidade.

  206. Todos os políticos do Centrão fazem parte do que há de mais sórdido na política e são também responsáveis por colocar o país na atual situação. Querem desarmar a Justiça de Moro, porque sabem que não sobreviverão à Lava-Jato. Triste é saber que elegemos esses canalhas. Muda Brasil!

  207. Esses mesmos Deputados e donos de partidos deveriam se envergonhar de só pensarem no poder ao redor dos seus umbigos ao invés de ajudar melhorar o Brasil (CENTRÃO É UMA VERGONHA) , a maioria envolvidos em escândalos de corrupção , num país como Estados Unidos todos estariam presos e não decidindo sobre a justiça do próprio país. No Brasil praticam corrupção porque se julgam acima da Lei , pensam que se forem pegos , mudam as regras com ajuda da imprensa MARROM

  208. Centrão e STF andam juntos na manutenção do pior para o país. Sempre trabalham para o "quanto pior, melhor" (pra eles). Não há a menor chance do Brasil avançar com a atuação desses canalhas. Fica impossível não desejar que as FFAA coloquem a casa em ordem o mais rápido possível.

    1. Parabéns Fatima! Os facínoras querem continuar roubando o país. Bolsonaro está só e nas mãos deles. Estão forçando tanto, que não percebem o óbvio: A CORDA VAI ARREBENTAR!!! As Forças Armadas não estão dormindo! Estão vendo tudo. Está corja deve sair ALGEMADAdo Congresso que deverá ser FECHADO, PARA O JAIR LIMPAR COM RATICIDA MORAL E DESALOJAR OS MAIS IMUNDOS ROEDORES DO PAÍS!!

  209. Vamos rebatizar essa "turba"com o nome que realmente lhes cabe:Não é "Centrão" coisa nenhuma.Na verdade,está mais para um "Buraco Negro".Que engole toda e qualquer mudança que lhes ameace.A primeira a ser engolfada é a "luz" que ilumina o bom senso e valores cívicos.

  210. Há uma máxima de Maquiavel de que se vc tem poder, exerça, porque senão, alguém o fará por vc. Fico pensando que Bolsonaro se construiu como político, defendendo questões menores e importantes apenas para nichos da população. Depois de 28 anos vivendo em seu mundinho particular, precisa virar estadista. As raposas do congresso o conhecem bem. Alimentam as intrigas menores para desviar o foco, enquanto exercem o poder real. Lembrei de Lima Barreto: Triste Fim de Bolsonaro Quaresma.

    1. Carlos; você foi preciso. Cabe acrescentar que Bolsonaro jamais teve e terá o talento de um político hábil. Ele é instável, inábil, truculento (basta ver sua biografia desde o exército). Já foi engessado pelo Congresso (leia-se Maia & Co.). JB já entrou em seu período de Quaresma; acabou o Carnaval bolsonariano.

  211. Enquanto isso, o povo brasileiro continua suas mazelas, tenho pena da minha diarista, seus filhos, marido, trabalham, trabalham e só gastam a saúde e a vida. Todos sem perspectiva feliz. Realmente a nobreza de Brasília não sabe o que é vida dura e continua matando a esperança. Eles não permitem mesmo.! É o jogo da ambição, da vaidade. O eterno mal. Rodrigo Maia, venha fazer um estágio edificante numa casa pobre do Brasil, Voce vai melhorar muito!

  212. A vergonha e o respeito aos eleitores acabaram de vez. Já não escondem que articulam nos bastidores com interesses próprio, fazendo política, não para beneficiar o povo mas para beneficiarem a si próprios. Lamentável! Que Deus nos ajude!

  213. É uma vergonha o que está relatado. O Ministro SÉRGIO MORO e uma das reservas morais desse país tão massacrado e espoliado por essa corja de bandidos que controla o Congresso, demonstrando falta de moral, ética e patriotismo.

  214. O povo já estava pedindo uma intervenção, coisa que Bolsonaro tem tudo na mão para concretizar . Porque com esse congresso que está aí ele não vai conseguir nada. Maia (cara de pum)como dizia Boechat, que mais parece uma puta jogando pros dois lados, Valdir Alcolumbre que já mostrou que é um engavetador, Paulinho da força que não vale o que come, e por aí a fora. Só uma intervenção para revolver. Alem de ter que aguentar esses cacos aqui dentro, ainda tem que aguentar Olavo Bosta de Carvalho.

  215. em 07 de setembro de 1822 D.Pedro I proclamou o surgimento de outro país. tá passando da hora de se proclamar independência dos Estados (leia-se novos países ).

  216. Texto muito bem desenhado. Parece transpirar realidade Será que nossas esperanças fortalecidas pelas propostas da eleição presidencial cairão novamente no vazio. O povo precisa superar as visões distorcidas de vários segmentos e encontrar novas lideranças que impulsionem os ideais de governo a serviço do povo, justiça e igualdade, sem privilégios, com forte e concreto não à corrupção e desmandos administrativos, jurídicos e legislativos. Conseguiremos ou não criar nova face ao Brasil.

  217. Infelizmente o Brasil é uma terra de políticos vagabundos e ladrões. Essa raça não entende outra linguagem que não seja a cadeia ou o paredão. Pessoalmente, prefiro o paredão!

  218. FALTAM homens, sobram moleques! MAS o que os canalhas não sentem é que estão AINDA leves e ‘soltos’, com real vantagem sobre um Presidente errático (mais focado em bobas homenagens e discussões como porte de armas), deixando-lhes ENORMES ESPAÇOS VAZIOS NO PODER... MAS IGNORAM, bem ali - AO LADO DA “PRESIDÊNCIA” - O ESCUDO PROTETOR DA NAÇÃO que tem além do VILLAS BOAS (e as 3 ARMAS, rs), o MORO e o GUEDES! Fora + de 57 milhões de votos que o tal guru de merda e o tolo Carlos pensam serem seus.

  219. FALTAM homens, sobram moleques! MAS o que os canalhas não sentem é que estão AINDA leves e ‘soltos’, com real vantagem sobre um Presidente errático (mais focado em bobas homenagens e discussões como porte de armas), deixando-lhes ENORMES ESPAÇOS VAZIOS NO PODER... MAS IGNORAM, bem ali - AO LADO DA “PRESIDÊNCIA” - O ESCUDO PROTETOR DA NAÇÃO que tem além do VILLAS BOAS (e as 3 ARMAS, rs), o MORO e o GUEDES! Fora + de 57 milhões de votos que o tal guru de merda e o tolo Carlos pensam serem seus.

  220. bolsonaro tem que ir a publico e explicar o que ta acontecendo é falar que o bolinha ta atrapalhando e não ajudando, kassabe sem mandato tem dar uma pressão nele.

    1. Não precisa ser humilde opinião não...essa é a solução sim....tem q bater o fuzil na mesa e botar toda esses larapios na cadeia.

    2. Como o meu pai dizia desde a década de 50.”FECHA O CONGRESSO SE QUIZER GOVERNAR”.Por 70 anos ,vejo hoje,ele sempre esteve com a razão!!!Getúlio administrou melhor quando driblava e contrariava a politicalha tupiniquim.

  221. Infelizmente esse tal de centrão é um dos males do Brasil! TODOS DISSEMINADO #: #foracentraodacorrupcao #forapoliticoscorruptos #forarodrigomaia #foraministroscorruptos #luladrãopresosempre #gleisipresalogo #forapaulopereiradaforcadebil #mariadorosariocassadaja #boicotegrupoglobo #abaixoglobolixo #abaixoforodesaopaulo #abaixodatafolha #abaixodatafake #abaixoibopefalso #boicotefolhadesaopaulo

  222. Excelente artigo, esclarecedor. Só que não consegui ler até o fim de tão enojada eu fiquei diante de estratégias tão baixas e mesquinhas vindas dessa classe política liderada por Maia. Tenho ficado afastada da mídia por alguns dias, ontem, por acaso, assisti aquela facada final vinda na última hora com a tal questão de ordem e a reação teatral do Maia. Senti o puro fingimento dele e o papel de quem a propôs visivelmente orientado .

  223. Excelente matéria ! Muito bem explicado o que está acontecendo no País ! A câmara está mandando e fazendo o que quer em benefício próprio . Não estão nem aí para o País e para os milhões de desempregados ! Precisam ser continuamente denunciados pela imprensa para que o Povo saiba bem quem são os responsáveis pela estagnação da nossa economia !

  224. O Rodrigo Maia nunca me enganou, deu uma de bonzinho para ser eleito e agora mostra como é falso. Agora nosso Presidente sempre pensei que por estar lá dentro do congresso á tantos anos tivesse mas conhecimento destas malandragens que rodeiam a política. Acho que nosso exército não deixará isso tudo continuar. Assim espero! E o presidente que se cuide com o presidente do senado tbém.

  225. O amador, despreparado, voluntarioso e equivocado Bolsonaro em disputa de poder com profissionais cobras-criadas. Deu no que deu.

    1. Rildo; kkkkkkkk....... o sujeito é ruim para qualquer coisa.

    2. Engano seu! Ele conhece muito bem com qiem está lidando. Mas sabemos muito bem que isso ia acontecer. Só não sabe quem nunca acompanhou a política.

  226. Este modo de fazer política já é asqueroso mas leva o adjetivo ao superlativo quando os envolvidos são criminosos que desejam esconder e/ou continuar seus crimes utilizando a instituição como arma. Rodrigo Maia, o Botafogo na Lava Jato, se posiciona como chefe desta ORCRIM.

    1. Concordo! Botafogo devia ter cuidado o dia dele há de chegar! Maia um dia você será o Temer de hoje! Bandido!

  227. As ORCRIMs (poder paralelo) querem retomar o poder executivo e recuperar o controle total das instituições da república! Simples assim. (Sem este FOCO, o resto é armazém de secos e molhados, é conversa de enganar trouxa.)

  228. Nem sei direito qual é o meu sentimento. Raiva, tristeza, vergonha, desesperança. São criminosos dificultando as ações de investigação, políticos carreiristas querendo garantir a teta por mais tempo e por aí vai. Só uma pergunta. E O BRASIL?

  229. Chega dar nojo ao ler a reportagem. Mostra que não estão legislando para o povo e sim em causa própria. Fazem que de braço pra ver quem manda mais e o povo é só um detalhe. Continuam com a velha política. Só quem está perdendo é o povo, ninguém mais!!!

  230. O problema é sempre e será o Congresso...A grande parte estão na Lava Jato...Limpar o entulho é muito difícil! Salve Moro!

  231. Pobre Brasil!!! Nosso Presidente hoje decide alguma coisa, amanhã já volta atrás; infelizmente demonstra uma fragilidade assustadora. O Congresso está a mudar descaradamente para um sistema já repudiado pelo povo, um parlamentarismo mais ou menos disfarçado pelo "toma lá,dá cá" bem conhecido. O judiciário, em suas Câmaras mais altas também legisla, investiga e pune em sigilo que brada aos céus. Nesse circo formado, sobra pra nós,o povo, o posto de palhaços!!! Teremos saída??? difícil!!!

  232. O Capitão vai deixando “brechas” e os 2 donos do Congresso ocupam!!! Não existe espaço ‘Vazio’ no PODER mas...pode haver um cara VAZIO lá...

  233. Isso caracteriza obstrução a justiça.Todos eles que compõem a comissão respondem por corrupção e lavagem de dinheiro. Criar meios para impedir investigação? A PGR deve tomar as providências cabíveis

  234. Esse congresso da vergonha nacional vai arrebentar com o Brasil! Tá passando da hora de se fazer uma intervenção nesta "casinha de caboclo"...

  235. Que reportagem avassaladora! Tomara consigamos encontrar caminhos certeiros para o enfrentamento à essa corja que busca dinamitar as ações do Governo Bolsonaro. Coragem! Inteligência!

  236. O Congresso é o antro da marginalidade! FHC ensinou a governar com troca-troca - é o maior mal de um presidente ao Brasil até hj! Está na hora do Exército fechar o Congresso ou isso não vai ter fim!

    1. Precisa??? Acho que o povo voltou a dormir faz tempo!!!

  237. Sou assinante da Crusoé desde seu lançamento e essa foi a primeira vez que não consegui ler a reportagem de capa toda. No terceiro parágrafo já estava tão enojada que desisti. É importante frisar que RM impôs uma derrotada não ao digníssimo Ministro Sérgio Moro, mas a todos os brasileiros que anseiam pelo fim da corrupção e da impunidade.

    1. Certíssimo!!! Nós somos os únicos que estamos perdendo. O governo não perde nada. Infelizmente a imprensa ou mídia ainda não entendeu isso.

    2. É necessário ler! É um pesadelo em que estamos acordados! Devemos ver tudo e até o fim! O mal não pode preponderar!

  238. Maia é o maior INIMIGO do Brasil! O maior BANDIDO da Nação! Ele que se cuide, pois dois anos passam voando. E daqui a dois anos muita coisa mudará. Ele vai sair, teremos uma novidade no STF, outras no STJ... e continuemos...

  239. O conserto do país seria alguma coisa antidemocrática e inconstitucional. seria necessário tirar todoo controle do Congresso sobre o Orçamento da União e refazer o Judiciário, principalmente o STF. O Executivo deveria trabalhar mais e falar menos...

  240. Quer dizer que presidente da câmera corre o risco de levar os militares fecha o congresso pela falta responsabilidade dele. Pelo visto tem uma quadrilha no congresso!

  241. Sem ler a matéria, ainda, deixo meu sentimento de total desconsideração e asco que tenho a anos pelo Maia.---- JAMAIS CONFIÁVEL.

  242. Maia vai ficar chantageando o governo eternamente sempre em troca de um pseudo apoio a aprovação da reforma. Ele e alguns cupixas de carteirinha formaram uma quadrilha para extorquir do governo todos os direitos da governança. A primeira vítima foi Moro e seus sonhos de justiça. Se Bolsonaro não se dedicar de verdade a defender suas convicções, não termina o mandato.

    1. moleque é pouco para esse cretino investigado. não é com a liderança(?) do onix (que é parceiro do maia) que o governo virará a mesa no congresso. é preciso agir, antes de encaminha o cabo e o soldado.

    2. Concordo plenamente. Maia está se mostrando um verdadeiro moleque .

  243. Sou militar e, como a imensa maioria dos militares, sou absolutamente contra qualquer ideia acerca de intervenção militar, mas quando passo a ler e constatar esse quadro nauseabundo da política brasileira, fico cogitando se a intervenção, com todos os defeitos e efeitos a ela inerentes, não seria uma solução para o país. É só olharmos para o nosso congresso e ver as figuras que foram reeleita, para concluirmos que nada mudou. Dá vontade de chorar ou então xingar os Maia e Alocumbre da vida.

    1. Poder paralelo? Executivo fraco, errático, propostas inconsequentes,cheias de furos!! Governo de miudezas!!

    2. Infelizmente tenho que dar razão à Maria; se a intervenção militar não se der, o futuro do Brasil será pior do que possamos imaginar. Sei que os militares não a querem mas somente eles poderão "salvar" o Brasil. Correrá sangue? Sim, muito ou pouco, não sei,ninguém sabe. Receberemos críticas internacionais? Muitas,isso é certo. Mas só resta esse caminho e as FFAA têm o dever de botar ordem nessa anarquia hoje vigente em nosso País!!!

  244. Não existe acordo com centrão , o presidente bolsonaro não se transformará em um bandido para conseguir governar,nós povo devemos ir às ruas e deixar claro que Rodrigo Maia será demitido

  245. Mais um disparo contundente disparado. Pleonasmo hein! Situação de desarticulação tremenda, o centrão é o nosso problema. Nossa única saída será a pressão popular não tem choro nem reza, que vai sustentar o bolsonaro.

  246. Tudo isso só tem um objetivo: roubar. É por o COAF, todos os demais órgãos de fiscalização e a mídia ( isenta) na cola deles..

  247. A iniquidade impera, o poço não tem fundo, triste sina a nossa... porém, um presidente sozinho não faz verão - nunca fará. Papai Noel e almoço grátis não existem - governar pelo Twitter? Que fantasia desastrosa. Todos os alibabás do Congresso foram legitimamente eleitos. Não discuto o valor de cada voto. Falta competência para lidar com o legislativo, falta vontade: o modelito de atacar a sempiterna velha política e se colocar do lado da boa política arrecada votos, mas nao produz resultados.

  248. Ninguém se preocupa com o Brasil. É triste ler o texto acima e constatar que não sabemos votar. Votamos em pessoas investigadas ou processadas. Votamos em pessoas que só pensam e si próprias alijando interesse nacional. Acho que o executivo poderia ser mais direto com o povo e jogar no ventilador com a clareza desta reportagem. O povo vai pra rua!!!

    1. Também acredito nessa hipótese parceiro só a ação espontânea da população em especial da classe média que irá contra por esse modus operandi do balcão de negócios aliás "centrão" .

  249. Precisamos saber como funcionam as entranhas do poder para combater os corruptos e aproveitadores que ainda estão tentando ficar fora da cadeia. Avante Crusoé! Continuem a nós mostrar a verdade que faremos nossa parte.

  250. Rodrigo Botafogo Maia é bandido, não tem outro adjetivo. Vamos ver os tweetes que a famiglia Bolsonaro vai disparar depois de lerem esta edição da revista.Bolsonaro pra mim está de acordo com tudo isso,só pode.

  251. Esse aí enganou Bolsonaro e seus filhos. A mim nunca enganou. Está aí para libertar e proteger bandidos presos e os que deveriam estar presos. Junto com Toffoli e outros mantém o banditismo atuante e vencedor no poder.

  252. Análise perfeita que escancara a podridão das instituições, corroídas pelo câncer da corrupção, apontando para um futuro incerto e sombrio. Que Deus nos proteja

  253. Tudo isso é lamentável! Mas já era previsto que os antigos políticos seguissem a mesma linha de governos passados. Gostaria de saber o que os novos políticos, os jovens que entraram na última eleição, estão fazendo para combater a corrupção? Será que eles não estão vendo isso? Acho que a sociedade tinha que cobrar mais deles.

    1. Rodrigo Maia é uma serpente. Jair Bolsonaro precisava ir às redes em cadeia nacional e falar claramente o que vem acontecendo, inclusive dando os nomes dos políticos.

  254. As marionetes da Crusoé Lixo só defeca as nojeira é ódios. Dou a minha mão à palmatória de ser leitor dessa desgraça; se arrependimentos matasse...

  255. To começando o dia e já adorei a capa da edição de hoje. Espectacular .Alguém tem que dar um basta nessa criatura do mal para o povo brasileiro que é Rodrigo Botafogo, ele certamente vai odiar esta edição . Nem li ainda e já gostei. Depois de ler comento novamente.

    1. Até tem. Mas a vaidade, o contato com organizações espúrias, o po de arroz e voz empostada dominam quem tem o comando.

  256. César Maia, Rodrigo Maia, José Agripino Maia e Felipe Catalão Maia. Pais, tios e primos que dividem o mesmo sobrenome e uma influência política nos estados: RJ e RN. Filiados ao Democratas (DEM), a linhagem política deles é oriunda do engenheiro Felinto Epitácio Maia, um nome pouco conhecido na atualidade, mas que comandou a Casa da Moeda Brasileira por 15 anos; do ex-governador do RN, Tarcísio Maia e do ex-governador da Paraíba, João Agripino de Vasconcelos Maia.

    1. Não se engane Delmar... Muitos destes estão com as reeleições garantidas. Somente quando a maioria da população se melhorar ética e moralmente, corrigiremos isto

  257. Nhonho é o Maior Inimigo do Governo. O recado é claro: Nao adianta o Executivo parar de roubar. Ou rouba conosco ou nos deixa roubar ou o Governo para. E um tapa na cara da sociedade. Fora Nhonho. Povo nas Ruas?

    1. O inimigo está embutido na nossa sociedade, amigo. Se não deixarmos de interpretar que as instituições são as culpadas e passarmos a considerar que os culpados são seus membros, não sairemos deste atoleiro, moral e ético.

    2. O maior inimigo do governo é nossa população que, por possuir baixíssimo nível moral e ético, dá o poder pelos votos, a seus semelhantes. Ninguém nasce político, vem de outro pais ou de outro planeta. TODOS são eleitos/reeleitos. Enquanto não mudarmos nossa forma de pensar, continuaremos a incorrer neste mesmo erro.

    1. Realmente é triste e vergonhoso o nosso Congresso Nacional o nome é até pomposo mas, o conteúdo é a Vergonha Nacional. O que fica super claro é que o tal do centrão + a oposição, não tem a menor preocupação de fazer as suas armações, o importante prá eles é alcançarem seus objetivos pessoais e partidários, o povo que se dane vendo as maracutaias ou não. Será que nosso destino é nós tornarmos uma Venezuela, com a diferença de que os venezuelanos vão às ruas protestar. Acorda Bolsonaro!!!

    2. O Brasileiros ñ recuarao. Votamos no Bolsonaro q odeia a esquerda e tem uma família maravilhosa. Às ruas é nossa missão. O exército brasileiro nos acode já que a política nos deu as costas, e o nosso judiciário e grande imprensa se cooptaram. O pequeno mas grande brasileiro OZIRES SILVA em uma palestra há 7 anos em BH alertou: Retome a sua Pátria que está correndo perigo. E alguma mudança já foi feita, alguma luz buscamos nas ruas. Ñ subestime o "mecanismo" e atenção redobrada nos impõe.

  258. CENTRÃO E RODRIGO MAIA, fizeram uma jogada de MESTRE, fizeram o BOLSONARO se voltar contra tudo o que prometeu na campanha, ( Criar 2 ministérios no intuito de fazer toma la da cá e velha politica com o CENTRÃO) e em troca eles ainda RETIRAM o COAF do MORO, BOLSONARO MOSTROU QUE SE CORROMPERIA PARA MANTER O COAF COM O MORO, E O CENTRÃO TOMA O COAF E CUSPE NA CARA DO BOLSONARO.

  259. E, em sendo reinstitucionalizada a corrupção do famigerado centrão e caterva no congresso nacional como sói acontecer, a estuprada república macunaímica prosseguirá em voo livre para o buraco negro. Antídoto para o desastre ? A soberania popular que elegeu Bolsonaro organizar-se em partido político de massas dirigido por quadros ideologicamente contrários ao desastre governamental comunista operado no Brasil e alhures, e fiéis ao ideário do governo em gestação.

    1. Aí dependemos de uma célula confiável já formada, muito bem estruturada, que já provou recentemente competência no planeamento estratégico, infra estrutura e com homens da ativa e reserva de competência ilibada, q ñ suportam o convivio c o q é inidonio. Às ruas vou pedir a DEMOCRACIA MILITAR . Resolve se tudo de uma vez só. É desta vez nada de senadores biônicos. O coronelismo e os clãs do NE serão banidos.

  260. Límpido e claro! É a diferença entre notícia e informação. Denunciada a cavilação dos congressistas agora estou bem informado (obrigado) e percebo o inexorável princípio da corrosividade do meio, que começa imperceptivelmente pelas bordas e se espalha até deteriorar todo o mecanismo. Não há voto que resista.

  261. Não existe saída com esse bando de corruptos, cheios de poder, o povo vai ter de resolver isso de maneira bruta, ou não vamos andar.

    1. Nào é só a família Maia ou os escolhidos pelos irmãos do Rio de Janeiro. Está infestado de adélios lesa-Pátria cuja solução é voltarmos às ruas, e nos unirmos urgentemente para salvaguardar as futuras gerações de brasileiros. Tudo o que queremos é sempre cerceado. Como somos do bem, da não violência, o que nos resta para reafirmar o nosso desejo de uma justiça que seja divina? Às ruas em busca de uma proteção que seja Divina. O povo unido jamais será vencido.

  262. Rodrigo Maia e João Doria são as cobras, agem na surdina para derrubar Bolsonaro. Doria usa o dinheiro dos paulistas para comprar Fake news na extrema imprensa, Maia comanda o centrão dos políticos ladrões para chantagear o presidente.

  263. Moral da história: tem muito, mas muito vagabundo no Congresso querendo se defender preventivamente, além de garantir a reeleição.

  264. Se nada pode um presidente eleito pelo povo, mesmo com toda a adversidade e risco de vida. Se as HIENAS c o apoio das leis q elas mesmo criaram, demarcam território, e ñ só o do NE(só bandido de lá comanda cfe. texto). Resta à família brasileira, como em 64, convocar o EB e reeditar a DEMOCRACIA MILITAR. As capitanias hereditárias precisam ser separadas urgentemente. Todo o NE um novo país com Luladrão presidente. Não aguentamos mais. O desaparelhamento requer tanques.

    1. O Jose sem acento; continua cuspindo bosta (Falido revoltado) kkkk

  265. Um país que está nas mãos de Botafogo, Arthur Lira, Wellington Roberto, Kassab e outros inqualificáveis do centrão está perdido. Não há futuro!! A impunidade grassará, os órgãos de apuração de falcatruas serão liquidados. O centrão sequestrou o país. Sabemos o preço do resgate.

    1. Exato . Temos que voltar às ruas contra essa turma ! Aprovavam tudo o que Dilma e Lula queriam em troca de benesses ( mensalão ) . Não mudaram . Com Bolsonaro querendo mudar se voltaram contra a agenda que o elegeu e querem implementar a agenda deles contra o País e o povo .

  266. Rodrigo Maia é o motor de destruição do trabalho do Governo e dos Ministros e como alvo em esvaziar Sérgio Moro ou derruba-lo, mas Dr. Moro tem apoio incondicional do povo brasileiro.

    1. Temos que ir para as ruas. É revoltante o que aconteceu ontem. Eles não estão preocupados com os eleitores de Bolsonaro, eles pensam só neles. Alguma coisa tem que ser feita, porque Bolsonaro não vai conseguir governar com essas gangues.

    2. Ainda não tenho certeza de os militares Não querem colocar na cadeia ao centrão inteiro’! Estes caras estão dificultando oBolsonaro governar! Fora Rodrigo Maia é-o centrao, temos que ir para a rua !!!!!’

    3. Todos os BRASILEIROS que votaram em BOLSONARO sabem o que FAZER. Voltar as RUAS.

    4. Resumo: crescimento pífio da economia, violência social desenfreada e afrouxamento no combate à corrupção política. Essa é a pauta que interessa ao congresso. Enquanto a sociedade permanecer passiva, o centrão vai minando o governo na sua base.

Mais notícias
Assine
TOPO