Lobby versus lobby
A tentativa de regulamentar o lobby em Brasília esbarra na ação de ex-parlamentares que atuam na área e preferem a versão atual, longe dos raios solares
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
O plenário do Senado registrou um movimento insólito na tarde do dia 9 de fevereiro, durante o debate de uma medida provisória que incluiu o tratamento oral contra o câncer no rol da cobertura dos planos de saúde. Um exército de lobistas do setor circulou pela casa, com a meta de adaptar o texto aos interesses das empresas de saúde suplementar. Entre os negociadores que falavam em nome dos planos de saúde, estavam ex-parlamentares de diversas colorações partidárias, contratados a peso de ouro para assegurar aos seus novos clientes acesso privilegiado aos gabinetes dos senadores – em sua maioria, antigos colegas. Os rostos eram mais do que conhecidos. Destacava-se no corpo-a-corpo e nas conversas ao pé do ouvido com os parlamentares, o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima, do PSDB. O notório ex-senador Romero Jucá também circulou pelo plenário na mesma tarde. A ação foi tão ostensiva que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegou a confidenciar a colegas o incômodo com o lobby das operadoras de saúde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JO EL
2022-03-03 12:22:55LOBY, tao somente mais um nome bonito pra roubo atraves ex bandidos politicos que teem livre transito no congresso nacional junto aos seus ex colegas politicos e atuais ladroes e corruptos. Isso mesmo meu povo, abram os olhos e nao votem nestes canalhas, vagabundos. Queremos nosso Brasil de volta custe o que custar, mas eh preciso saber votar em pessoas minimamente dignos, se nao leva no furico.
JO EL
2022-03-03 11:25:52No dia em que a sociedade entender de fazer seu proprio Loby, ou seja, nao recolher impostos enquanto esta esculhambacao chamada politica brasileira, associada ao loby politico, leia-se roubalheira oficial, este pais nao toma jeito. O dificil sera o povo entender e praticar isto. NEM PASSADO, NEM PRESENTE. Quero meu Brasil de volta seus bandidos. Quero saude, educacao, seguranca e transporte digno ja.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-03-02 17:55:48Muito pertinente a reportagem. "É o lobby do lobby irregular" é uma frase espetacular para emoldurar a situação no Brasil, onde tudo é mais gostoso quando se faz escondidinho a luz do dia.
Delei
2022-02-27 08:16:18As quadrilhas conhecem os escaninhos do congreso espúrio.
JULIANA
2022-02-26 21:08:03Muito boa reportagem! Confesso que não entendia o que é exatamente "lobby". Obrigada, Helena! Dá para "compreender" a relutância sobre sua regularização... Parece que a prática do lobby é um retrato ou uma pequena parte do poster da corrupção brasileira...
Ludovina
2022-02-26 19:36:11Excelente reportagem, Helena! Somente o Antagonista e Crusoé com seus valorosos jornalistas, como você, nos traz as verdades do submundo de Brasília! Essas figuras mostradas vivem na sombra…
William
2022-02-26 14:43:24Crusoé, vcs não são repórteres investigativos? leva as provas para polícia federal que resolve tudo. Só ficam acusando, lacrando, falácias e narrativas.🐁🐁🐁🐁🐁.
Cosme
2022-02-26 14:26:00Lobby nada mais é do que negociatas corruptas.
LUCIANO
2022-02-26 09:23:09Boa matéria. Eu gostaria de ter mais referências internacionais sobre o lobby. Tem algum lugar onde a legislação está mais avançada ? Quais os principais pontos positivos de legislações de sucesso sobre o tema ?
Francisco
2022-02-25 19:21:09Em países enormes como o Brasil, Estados Unidos, China e outros, o eleitor deve votar apenas para seu município. Um índio na Amazônia não sabe quem é Lula, Bolsonaro, Moro, Dória. Não têm a menor condição de avaliar programas de governo. Vão comer nas mãos dos marqueteiros! Os prefeitos e vereadores escolheriam os cargos dos Estados e esses votariam para os cargos federais.