Adriano Machado/CrusoéA entrada do complexo da Abin: ordem partiu de Brasília

Bolsonaro põe a Abin no jogo contra a CPI

Como parte do esforço para tirar o presidente das cordas na CPI da Covid, o governo usa o serviço secreto para levantar suspeitas sobre governadores e prefeitos
07.05.21

Tão logo o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a instalação da CPI da Covid no Senado, há um mês, o presidente Jair Bolsonaro e sua tropa aliada passaram a investir na tentativa de arrastar governadores para dentro das investigações. A estratégia tinha como objetivo claro tirar o foco do Palácio do Planalto e dividir o desgaste da investigação com um número maior de políticos, especialmente os rivais do presidente. “Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o (Eduardo) Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana”, disse Bolsonaro em conversa gravada pelo senador Jorge Kajuru, em abril. Até agora, o plano falhou. Controlada por opositores do governo, a CPI deu início nesta semana à fase de depoimentos ouvindo o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que detalhou como Bolsonaro contrariou orientações técnicas do Ministério da Saúde e contribuiu diretamente para o agravamento da pandemia. Nesse contexto, com o presidente ainda mais emparedado, o governo recorreu à Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, para municiá-lo com as informações que Bolsonaro e seus aliados querem para tentar mudar os rumos da CPI.

Crusoé teve acesso com exclusividade à “demanda urgente” que a Abin distribuiu para agentes de inteligência em todos os estados do país, determinando uma “compilação de dados” sobre “irregularidades relacionadas à pandemia” em “âmbito estadual e municipal”. A ordem foi enviada por mensagem de WhatsApp – sim, não se espante, o serviço secreto brasileiro envia ordens de serviços por aplicativo de mensagens – na manhã da última quarta-feira, 5, um dia após o depoimento de Mandetta na CPI. O texto deixa claro o que o comando da Abin em Brasília queria de seus agentes. Destaca dois exemplos de irregularidades: “desvios de verbas” e “compras irregulares”. A pesquisa, diz ainda a mensagem, deveria ser feita “exclusivamente em fontes abertas das SEs (as superintendências estaduais da agência), ou seja, sem acessar os bancos de dados sigilosos. Juntamente com a mensagem, os oficiais receberam o link de uma planilha de Excel onde deveriam colocar os nomes dos estados e das cidades identificados na investigação, um título resumindo o problema detectado e a fonte da informação coletada. A Abin tinha pressa. O arquivo deveria ser preenchido até as 18 horas daquele mesmo dia.

Raul Spinassé/FolhapressRaul Spinassé/FolhapressBolsonaro: desde o início da CPI ele quer dividir os ônus com governadores
A mensagem, obtida por Crusoé com fontes primárias envolvidas no trabalho, foi enviada para as 26 superintendências estaduais da Abin a partir de um número de telefone de plantão do Centro de Monitoramento de Crise da agência, conhecido como Cemoc. Trata-se do setor que tem por atribuição coletar informações sobre eventuais crises causadas por greves, desastres naturais, acidentes aéreos e apagões, por exemplo. A ordem para a coleta de dados sobre suspeitas de irregularidades envolvendo prefeituras e governos estaduais na gestão da pandemia saiu do Centro de Inteligência Nacional, o CIN, criado por decreto pelo presidente Bolsonaro em julho do ano passado. O CIN fica diretamente subordinado ao gabinete do diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, e tem como função principal “planejar e executar atividades de inteligência para enfrentar ameaças à segurança e à estabilidade do país, sejam elas oriundas de atividades criminosas ou de forças estrangeiras”.

Internamente, o pedido feito por Brasília provocou revolta entre os agentes. Primeiro, por causa do conteúdo político da “demanda urgente”, que foge do escopo de trabalho dos oficiais de inteligência – o levantamento foi solicitado justamente no momento em que o presidente da República tenta transferir, principalmente para governadores que lhe fazem oposição, a responsabilidade pela desastrosa gestão da pandemia que já matou mais de 400 mil brasileiros. Em segundo lugar, porque o trabalho solicitado, uma “compilação de dados” em “fontes abertas”, costuma ser feito por funcionários menos graduados na agência, chamados de “estagiários”. A encomenda, feita a oficiais com anos de carreira no serviço de inteligência, levantou a suspeita de que a cúpula da Abin temia que a solicitação vazasse. Na prática, afirma um agente ouvido por Crusoé, o material tem mais valia para um contra-ataque político de Bolsonaro na CPI do que para a elaboração de políticas de segurança ou de prevenção ao crime organizado e o terrorismo, que são atribuições da Abin.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéHeleno e Ramagem: levantamento tinha que ser feito até as 18 horas
O Centro de Inteligência Nacional, setor da agência de onde partiu a ordem para o levantamento das informações, abriga hoje o que servidores concursados do órgão chamam de “central bolsonarista” da agência, ou “Abin paralela”. Como mostrou Crusoé em dezembro, foi para dentro do CIN que Ramagem levou agentes da PF de sua inteira confiança, como Marcelo Bormevet, um dos policiais que cuidaram da segurança de Jair Bolsonaro na campanha de 2018. Defensor ferrenho de Bolsonaro nas redes sociais e amigo de Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente apontado como idealizador da estrutura clandestina na Abin, Bormevet é conhecido internamente como o “homem do capitão”. Colegas de serviço atribuem a ele a elaboração dos relatórios que foram enviadas por Ramagem ao senador Flávio Bolsonaro por WhatsApp no ano passado, com instruções que poderiam ajudar as advogadas do filho 01 nas tentativas de anular as provas do “rachid” em seu antigo gabinete. A atuação da Abin em defesa de Flávio está sendo investigada pela Procuradoria-Geral da República. Em agosto de 2020, Ramagem chegou a participar de uma reunião com as advogadas do senador para discutir o assunto com o presidente e o ministro Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, a quem a Abin é subordinada.

Após o caso envolvendo Flávio Bolsonaro vir à tona, abriu-se uma temporada de caça às bruxas dentro da agência. No início de abril, um servidor foi alvo de uma operação de busca e apreensão por suposta participação em vazamento de dados do órgão. Segundo as investigações, ele teria repassado a jornalistas uma imagem do organograma interno da Abin. No mesmo dia em que a busca foi realizada – na ação foi apreendido até o computador da estação de trabalho do agente em Brasília –, Ramagem divulgou um vídeo no qual usava a investigação para se defender da suspeita de que pôs a estrutura oficial da agência para trabalhar em favor de interesses pessoais do clã presidencial. Segundo o diretor-geral, as investigações internas concluíram que ele e a Abin não tiveram “qualquer ligação com supostos relatórios, criados para auxiliar a defesa de senador da República”. Como Crusoé publicou, foi Ramagem quem enviou os relatórios para Flávio. Depois, eles foram encaminhados para as advogadas do senador.

Governo do Estado de S.PauloGoverno do Estado de S.PauloO governador paulista é um dos alvos preferenciais do presidente
À diferença do que ocorreu no caso de Flávio Bolsonaro, a “demanda urgente” para levantar irregularidades envolvendo a aplicação de verbas para o combate à pandemia por governadores e prefeitos seguiu o rito normal da Abin. Passou pelos canais oficiais da agência e assim chegou às superintendências – em todas as unidades da federação há representações do serviço secreto, que são diretamente subordinadas à direção-geral, em Brasília.

Como um órgão de estado, a Abin não pode ser usada para atender a conveniências políticas dos presidentes de plantão. Por lei, a agência, que sucedeu o antigo Serviço Nacional de Informações, deve auxiliar o presidente e os ministérios com dados e análises técnicas que ajudem a tomar as melhores decisões. Entre as atividades mais corriqueiras da agência está o levantamento da ficha de indicados para cargos de confiança no governo – uma tarefa que, como a história recente mostra, nem sempre é desempenhada com o devido rigor. Os agentes do serviço secreto também atuam na produção de relatórios para a prevenção de ameaças ao país. Para isso, trabalham por vezes infiltrados, como nos filmes de espionagem, e contam com fontes que costumam ser remuneradas com a milionária verba secreta destinada anualmente à agência. Há, dentro da estrutura do órgão, divisões dedicadas, por exemplo, a monitorar grupos terroristas e facções criminosas. Da mesma forma que não pode ter sua atividade desvirtuada para fins partidários ou para atender a interesses pessoais dos governantes de plantão, a Abin não tem poderes para fazer prisões ou quebrar sigilos.

Edilson Rodrigues/Agência SenadoEdilson Rodrigues/Agência SenadoCPI: a ordem à Abin é parte do plano do governo para tentar sair da berlinda
Nesta quinta-feira, 6, Crusoé enviou as seguintes perguntas ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República: 1) Por que as superintendências regionais da Abin receberam ordens internas, via Cemoc, e a pedido do CIN, para levantar dados em fontes abertas sobre desvios e compras irregulares em prefeituras e governos estaduais?; 2) Qual é a relação dessa tarefa com as funções desempenhadas pela Abin? A assessoria do gabinete do ministro Augusto Heleno confirmou o recebimento das perguntas, disse que as enviaria também à própria Abin, mas quase três horas depois informou que “não há perspectiva de resposta”. Crusoé também procurou diretamente o próprio Heleno e fez a seguinte indagação: “Por que a Abin pediu para suas superintendências regionais levantarem informações sobre suspeitas de desvio de verbas da saúde por governos estaduais e prefeituras?”. A reação do ministro, por mensagem de texto, foi ao mesmo tempo enigmática e surpreendente. “Não preciso responder. Na sua própria pergunta está a resposta”, escreveu Heleno. Ante a insistência do repórter, que perguntou ainda se levantamentos desse tipo são normais na Abin, o general encerrou a conversa: “Já respondi. Obrigado. Boa noite”.

O uso da Abin no jogo político da CPI coincide com o retorno de Carlos Bolsonaro à cena nacional, defendendo o endurecimento do discurso do pai diante dos sinais de que a comissão pode responsabilizá-lo pela tragédia. A interferência de Carluxo já surtiu efeito. Nesta semana, Jair Bolsonaro falou em baixar um decreto contra o isolamento social adotado por estados e municípios e voltou a atacar verbalmente a China, insinuando que o país disseminou o coronavírus pelo mundo como uma espécie de “guerra química” para se beneficiar economicamente. As declarações levaram o senador Tasso Jereissati, do PSDB, a propor a convocação de Alexandre Ramagem para que ele explique à CPI se há alguma evidência concreta que corrobore a gravidade das suspeitas lançadas por Bolsonaro – do contrário, disse o tucano, o presidente estaria fomentando um “boicote intencional” ao envio de vacinas pela China. Agora que a Abin entrou com seu aparato na batalha política da pandemia, não faltarão perguntas ao diretor-geral. Nem ao chefe dele, o outrora falante general Heleno.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A ABIn poderia esclarecer à nação quem derramou petróleo em nossos mares no ano de 2019. A questão de roubalheira durante a pandemia já está sendo apurada pelo Ministério Público Federal em diferentes estados da federação. Poderia também esclarecer qual a origem dos 39(trinta e nove) kg de cocaína apreendidos pela polícia espanhola numa das escalas de um avião da FAB fazia parte da comitiva do Presidente da República em viagem internacional. O Brasil precisa conhecer isso às claras!

  2. Além das informações não estarem no escopo de ação da agência, mandar agentes fazerem o serviço de analistas é pedir para gerar inimizades. São amadores em todas as áreas.

  3. Abin infiltrada no tráfico, no crime organizado e nas milícias serve para quê? Para fortalecer o crime? É muita incompetência

  4. Até hoje não entendi a conversa do Kajuru. Sem pé nem cabeça será que abandonou a 3a via? Deixou sua independência de lado e aderiu? E o “b” da abin? É de burrice?

  5. O Brasil já passou põe épocas terríveis mas o que o Brasil está passando agora é inacreditável. Esse imbecil é a sua turma de comedores do dinheiro público é uma espécie de bomba atômica que só deixa rastros e destruição por longos anos. 😡

  6. Esqueçam o Presidente. Essa sociedade de hoje atrás da imprensa, trabalha de trás pra frente. Falemos de Renan Calheiros e seus inumeros processos sem julgamento. STF que mantém sem condenação políticos. O próprio Senado que compactua com as ações descaradas de ministros do STF como manter Lula solto, André do Rap, Eduardo Cunha, Chico Rodrigues, etc... Joguemos luz na impresa que faz notícia na morte de bandido e se cala na chacina de SC. Essas sociedade está doente. O Apocalipse se aproxima!

    1. Renam tava praticamente morto e enterrado e, assim como ocorreu com o defunto Lula, ele foi ressuscitado por esse cocô ideológico retardado que preside o Brasil atualmente.

    2. Excelente comentário Sr. Newton. Até que enfim alguém lúcido, parabéns. Quanto aos articulistas, um nojo....em que escola de jornalismo eles estudaram?

  7. Esse desgoverno do pangaré sociopata quase nada produz de útil, cria e alimenta um enorme lamaçal no qual chafurda, emporcalha todas as instituições que deveriam servir à sociedade.

    1. O único pangaré e sociopa conhecido mundialmente é o LULADRÃO, o vigarista, cachaceiro e ladrão.

  8. Essa revistinha já foi.. nunca apontaram as pautas positivas do governo Bolsonaro,. Sabemos qual o interesse. Apoio até o fim quem não ROUBA. Quero investigação do GOVERNADORES makandros, O Presidente Bolsonaro não precisa investigar ele fez o correto, sempre!!

  9. Crusoe continua decepcionando os assinantes do bem eu não indico nunca. O Brasil PARARELO eu indico. Inclusive vários esquerdopatas se converteram e perceberam a fria que é ser de esquerda (comunista). Acorda esquerdopatas que dá tempo !!!!

    1. Gado burro teleguiado pelo gabinete do ódio é assim, odeiam a revista mas comentam em todas as reportagens da mesma só para dizer que odeiam ela...rs... vai ser lesado assim na casa do chapéu.

    2. Excelente comentário Takaiuki, concordo e assino em baixo.

    1. Marcelo, Bolsonaro só sai da Presidência em 2026 e vai chorar na cama que é lugar quente.....

  10. Se são todos bandidos? Porque não investigar todos? O que a Crusoe tem contra a investigação dos bilhões que foram surrupiados pelos filhos de bandidos, que estão assumindo o lugar dos pais?

  11. A nau desgovernada (entenda-se aqui a ilha da fantasia onde vive esse pessoal, eles não sabem ainda onde fica o país que habitam...), quiçá "comandada" pelo Capetão, só faz titica e contribui para o Bananão ser cada vez mais uma potência na arte de descolar sorrisos...

  12. Um agente que vaza ordens do serviço de inteligência, deve ser do tipo que vasculha a vida de desafetos do seu político de estimação, como no caso do caseiro Francenildo, ou que vende dados sigilosos.

  13. quero parabenizar a equipe da Crozue por ter tantos bolsonaristas pagando a assinatura desta importante revista para nós brasileiros. com eles certamente temos assinantes Petistas kkkkkk. eles dão um sabor delicioso às reportagens e sustentam e via ilizam a revista. adoro isso. continuem cada vez mais e assim não corremos o risco de que ela feche. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣💞💞💞💞💞💞💞💞

  14. Seu componente polivalente não quer permitir de se adentre nesse debate pq ele sabe muito bem que o cabrito berrou pra ele. Só que as informações veem porque o povo traz e muito mais coisas virão. Tenho interesse que ilha volte aos trilhos, sou leitor do início, incentivando e acreditando mas os Antas de raiz precisam tomar cuidado para não cair no descredito. A queda foi pública e muitas mais coisas estão engavetadas o Reynaldo Azevedo esta com a caneta pronta para fazer o necrologia .

  15. Seguindo a canção; Nunca vi nenhum jornalista tão profissional como esse que é de todos os lugares, da revista, dos antas e dos Mammatas agredir um entrevistado sem qualquer justificativa para depois apresentar uma renúncia da bancada em nome do grande interesse jornalístico subalterno do polivalente que se mostra sempre o melhor de todos e na verdade da ilha passou a um poço de até aqui de lagrimas. Não há defesa para quem retira da saúde para dar oportunidade de se permitir publicidade pessoal

  16. Esse trabalho daquela que seria a ilha jornalismo que iria contrariar a imprensa tradicional dela não se distanciou e faz de tudo para falar bem daquele que propriciou a sobrevivência do Mammata Connection que usa verba da saúde dos paulistanos para fazer publicidade pessoal do salvador do lado internacional dos antas. A internet desmente muitas das colocações que no artigo é feito. Outro fato a ser desconsiderado que entrevista no viés internacional que nada de internacional tem

  17. Se o executivo mandou investigar os governantes estaduais e municipais para apurar desvios de dinheiro público para a COVID,interresse do Legislativo também através da CPI, nada deve ser criticado por nós pagadores de impostos.Agora,como o objetivo furtivo é político e eleitoral,tudo o que se faz é uma guerra pelo poder.À Crusoe recomendo: não formule perguntas de forma ambígua , induzindo a resposta como a que foi feita,se é que vcs fazem jornalismo de verdade é não política eleitoral.

    1. Kkkkkkk a revista pode perguntar o que quiser, o problema é a certeza de que a resposta dada, e à atitude de quem Abin, Bolsonaro e sua trup, qdo são desmascarados de suas irresponsabilidades no colo dos outros.

    2. Contra fatos não há argumentos. Responda: Quem investiu milhões do dinheiro público em um medicamento cientificamente ineficiente? Quem manifestou inúmeras vezes ser contra a prevenção pelo isolamento, uso de máscaras? Quem publicamente desdenhou de doentes à beira da morte e negligenciou a compra de vacinas? Quem incentivou publicamente a transgressão de regras sanitárias? Qual governante em sã consciência da responsabilidade como chefe da nação incentivaria o genocídio de um povo? Responda!!

  18. Reportagem tendenciosa, se tem um grupo opositor querendo ferrar o presidente, ele iria coletar informações, para se defender aonde? Com o PT, PDT, PCdoB, PSOL ou com a mídia que bate nele diariamente. Para quê serve um Serviço de Informação ? Cretinice.

    1. Nao pode usar orgaos de Estado pra defesa pessoal de tramoias de filhotes nem de irresponsabilidade na gestao de politicaa sobre a [email protected] Tá ok?

  19. Este senhor sentado na cadeira da presidencia ja ultrapassou todos os limites do bom senso. Levar um pé na bunda do Planalto é pouco, teria que sair preso.

    1. O ex-metalúrgico foi preso,e recebeu propina disfarçada e dissimulada.Taí solto.Quer derrubar o atual, ok. Mas ele será solto pelos mesmos caminhos do LULA.Se você quer uma república sindicalista marxista, centralizando tudo, inclusive comida, moradia, assistência médica, acesso à educação para os membros do partido e para os não insurgentes; de é isso que a sua família e vizinhos querem, ok: vote no Lula, no poste,na boina do Guevara.A esta opção,haverão as opostas e liberal democrata.Vote 2022

  20. Os motivos de convocação da ABIN para embaralhar os malfeitos durante a pandemia servem também à elucidação das razões que levaram o médico conceituado a esconder as maluquices de seu chefe, em retribuição à salvação do hospital de sua família com dinheiro público... Parabéns CRUSOÉ, pela competência de seu jornalismo investigativo. Gratos pelo presente!

  21. " Pode-se enganar poucas pessoas por muito tempo e, também, muitas pessoas por pouco tempo; porém, não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo."

  22. Aparentemente já coagiram o governador de SP, pois ele não se expõe mais, não se manifesta mais como antes. Alguma ameaça ou coação talvez.

    1. "Comesse": Imperfeito do Subjuntivo do verbo comer (1.ª e 3.ª pessoa do singular). Comece: Imperativo afirmativo (3.ª pessoa do singular). A escolha adequada para a sentença é "Comece a agir!" Perdoa-se a falha se a língua materna de quem a cometeu for o espanhol.

    2. Kkkk isso só aproxima mais o impeachemnt dele.

  23. Eu não sei se é para rir ou chorar... O serviço secreto brasileiro conversa por Whatsapp... E tem gente que acha que esse débil mental do presidente seria inteligente, hábil e corajoso de dar um golpe. Só rindo.

  24. O Bolsonaro usa a Abim a Policia Federal para se defender, defender amigos e parentes e as autoridades competentes se omitem , abrem processos e engavetam. Até quando.

  25. Bolhas costumam explodir e acabar. Não ajam como uma. Vocês viraram uma mídia contra o governo, assim como o Globo, folha, etc. ao apontam nada de positivo, por mais que haja. Por isso deixo de ser assinante.

    1. Querer que um bovino pense por si só é pedir muito. Bozoloide, a unica bolha q existe é a do cercadinho bozista.

  26. jair TRAIDOR declarou guerra aos EUA. declarou guerra a china. ofendeu a FRANÇA-ofendeu a ALEMANHA-declarou guerra a VACINA-A IMPRENSA, a esquerda, ao BEBIANO, ao MAJOR OLIMPIO. ao MORO . apenas o QUEIROZ ESTÁ CERTO.

  27. O Presidente da República não pode se furtar de sua irresponsabilidade no combate a pandemia do Covid 19, convocando ABIN para apurar eventuais irregularidades dos Estados e Municípios. Esta não deve ser a postura de um Presidente da República, isso demonstra claramente que ele está ciente das decisões e omissões, que teve com descaso da pandemia, que se alastrou no país. Deve ser responsabilizado pela má gestão ao enfretamento do Covid 19 e o número excessivo de mortes de brasileiros.

  28. O CAPE TÃO GENOCIDA COM APOIO DOS CÚMPLICES ,PRECISA SAIR DE CENA ,.TODOS QUE DESVIARAM 💰TEM QUE PAGAR .MAS ESSA É A CPI DO EU MANDO E VC OBEDECE .DEPOIS OS GOVERNADORES E PREFEITOS DEVEM SER JULGADOS .NÃO ADIANTA O SEM CARÁTER FUGIR DA RESPONSABILIDADE DOS SEUS ATOS .CADÊ O CARÁTER E A VERGONHA NA CARA ?

  29. Se é uma guerra, como os números mostram, estamos diante de uma nova forma de domínio, onde o enemigo te a complacência de diversos sectores da sociedade a ser conquistada, uma festa do criolo doído tupiniquim.

    1. Essa revista tem a sua ABIN particular? Alguém infiltrado nos bastidores do governo para repassar informações? Como ela pode saber de tudo assim? Nunca na história desse país um governo foi tão investigado e massacrado pela mídia como agora!! O desgoverno Dilma, que jogou o Brasil na pior recessão da história, não foi perseguido assim.

  30. KKKK investiga mesmo presidente, mas coloca tb um grampinho no STF bandido para ver se escutamos as conversas para soltarem bandidos de estimação

    1. É A CGB (CAGADA GRAVE DO BRASIL). O GOVERNO DESSE PSICOPATA JÁ SUPEROU TUDO O QUE SE POSSA IMAGINAR.

  31. O brasil é uma experiencia social que deu errado-FICO TRISTE QUANDO VEJO MULHERES GRAVIDAS, POBRE CRIANÇA VAI SER BRASILEIRA.

    1. Costumo dizer que, por ter nascido no Brasil, sou um sujeito desafortunado.

  32. Assustador. Mas enfim, essa ação pode ser um tiro no pé. Vai respingar em aliados como o governador Wilson Lima e tv no Queiroga( hospital), além de outros claro. A não ser que ele queira destruir apenas o Dória.

  33. As instituições de estado à serviço da familicia bolsonarista, até quando? O Lula loteou as empresas, quando o brasileiro vai aprender a votar???

    1. Quando a sua maioria não forem analfabetos FUNCIONAIS

  34. Fico feliz em ter cancelado a minha assinatura nesta Revista. Reportagem tendenciosa, a CPI tem que investigar todos inclusive Estados e Municpios, que receberam o dinheiro. Que os politicos façam seu jogo sujo tudo bem, mas realmente a Revista querer validar este jogo é demais.

    1. Dona Francisca , a senho ra não entendeu nada.A revista não está validando a sujeira dos políticos. Está mostrando o uso político do presidente para jogar a culpa nos governos.ABIN não pode servir ao governo particularmente.Saia mesmo da revista , seu raciocínio curto não têm alcance para entender o que Bolsonaro e seu governo torpe estão armando para o país!!!

    2. É totalmente justo Vera, ele negligenciou o combate do vírus na sociedade desde o início, mesmo tendo em mãos relatórios de inteligência q mostravam a complexidade do problema. Preferiu ficar jogando alfafa com cloroquina para a sua manada de seres bestiais e dementados ao invés de salvar vidas. Agora deverá colher os frutos de seu plantio nefasto q resultou na morte de mais de 400 mil vidas. O resto é fake news bozista a serviço da morte.

    3. Concordo com você, Francisca, não bato palmas pra Bolsonaro mas colocar toda a culpa da calamidade da pandemia no governo federal não é justo.Governadores e prefeitos fizeram o que bem entenderam sob o aval do STF

    4. FRANCISCA PERMITA - ME EXPLICAR-LHE: GOVERNADORES SÃO FISCALIZADOS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E PREFEITOS PELA CÂMARA MUNICIPAL.

    5. Chica, já que ficou feliz em ter cancelado a assinatura, nós ficaremos ainda mais felizes em não ler mais seus comentários. Tchau!

    6. Francisca é robô lobotomizado a serviço da morte bozista.

    7. Primeiro: o que está exposto na reportagem não é validação de desvios pelos entes federativos, e sim o desvio de funções para fins pessoais do governante de plantão; segundo: em nenhum trecho houve aplausos a desvios de qqr natureza; e terceiro: o que vc ainda está fazendo aqui? Se cancelou, cai fora de vez.

    8. A CEGUEIRA dos "religiosos" bolsonaristas, é tão malefica quanto a pandemia da Covid19. Sorte do Brasil que são minorias fanáticas e longe de uma sociedade compartilhada, livre e que busca seu melhor caminho. Essa cegueira tenta levar o país às trevas. Não conseguirão !

  35. É IMPRESSIONANTE AO QUE SE PRESTAM ESTES IMBECIS DA ABIN. O BOZO É UM INFELIZ QUE JAMAIS SONHOU UM DIA CHEGAR AO PLANALTO PELO BOSTA QUE SEMPRE FOI E AGORA ESTÁ PARECENDO PINTO NO LIXO, FELIZ COM O QUE PODE CAUSAR DE DANO AO PAÍS. ELE SABE QUE ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS E QUE NADA PODERÁ LIVRAR A CARA DESTE PALHAÇO IDIOTA. TODAS AS ATITUDES SÃO COREOGRAFADAS E SÓ ATENDEM AOS RUMINANTES DE SEMPRE. FAZ UMA MERD💩 NUM DIA E TENTA LIMPAR EM SEGUIDA. COMO TODOS SABEM É UM FANFARRÃO COVARDE. 🚔⚔🔪☠

  36. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  37. CPI >>> AONDE FOI PARAR O DINHEIRO >>> ISSO É O QUE INTERESSA Olha as orelhadas da matéria:1º "foi acionada": precisa?; 2º "atuação desastrosa": forte essa; 3º "mensagem por whatsapp": pegadinha pra vcs; 4º O Gen. Heleno ganhou de vcs, não precisavam dormir com essa, né?

    1. Esse ai se entupiu de cloroquina e veio comentar aqui completamente surtado.

    1. Mas a ABIN não é uma arma do bozo para ser usada em seu benefício próprio.

  38. O combate à corrupção tem que ser um processo de iteração, e não esse jogo político que o Bolsonaro faz, de agir de acordo com as suas conveniências e ameaças que se apresentam, e ainda recorrendo para isso, no desvirtuamento de funções de aparelhos públicos. Um político que se elegeu na onda de combate à corrupção imposta pela Lava Jato, deveria trabalhar diuturnamente combatendo de fato essa praga, sistematizada pelo PT no nosso país. Bolsonaro não fez e não faz isso. Pagará nas urnas.

  39. Não sou bolsonarista, mas, qualquer outro político que estivesse na mesma situação que ele, faria a mesma coisa ou pior. Por que não incluiram os governadores e prefeitos na CPI? Eles foram os maiores responsáveis pelos desvios de verbas na pandemia.

    1. Nilson, pesquise e estude um pouco mais antes de vir passar vergonha aqui. Governadores e Prefeitos devem ser fiscalizados por suas respectivas casas legislativas. Ao Senado e Câmara Federal fica a responsabilidade de fiscalizar o ente federal, no caso, Governo Federal. E se vc faria a mesma coisa que o Bozo, não importa, pois é claramente um ato de improbidade administrativa q deve ser devidamente punido. Sabemos que o Bozo sonha ardentemente com uma ditadura chavista, daí essa atitude dele.

    2. Não colocaram os governadores e prefeitos, porque um dos motivos é o regimento interno da casa diz que não pode investigar estes, assim, pertencente as Câmaras dos Vereadores e Assembleias Legislativas. Entretanto, tem o motivo do repasse das verbas da União aos respectivos Estados e Municípios que poderia estar no escopo da CPI.

  40. Que pena que nao usam a inteligencia e os orgaos governamentais para diminuir o sofrimento da populacao e para levar VACINAS a todos!!! Por mais que facam, ja está muito evidente a responsabilidade de cada um. Imagino como sera coroado este processo com a participacao do Valente General Pazuello, (um manda e o outro obedece), que ja chegara envergonhado pela sua postura de fujão.... e sob a orientação do Min Onix será um espetáculo!!! Aguardemos...

  41. E o Renan ? Vai investigar o próprio filho ." Nem precisa de CPI todos nós sabemos quem são os culpados. Ah, tem mais, muitos governadores meteram a mão na grana. Vide Wilson Witzel no RJ

  42. Ué...guerra é guerra. CPI de maioria oposicionista com relator maligno que às vezes parecia um pequeno inquisidor Torquemada, exige rapidez com informações sobre o mau uso da montanha de dinheiro enviada.

  43. Ainda estão rendendo notícias sobre o Circo Parlamentar de Inquisição? Que desperdício para os pagadores de impostos, leitores e ouvintes.

  44. É o aparelhamento das instituições de Estado. Tudo aquilo que o PT fazia (ou tentou fazer) mas em escala muito maior. É preciso pôr um freio em Bolsonaro.

  45. C. Esse vazamento prova mais uma vez que a ABIN não é confiável, pois está cheia de infiltrados. A CIA, o FSB e MOSSAD fazem concurso público para recrutarem seus agentes? Claro que não. Só o país dos inocentes age assim.

  46. Imprensa investigativa é o pesadelo de todo político, porém numa reportagem devem haver "provas" que comprovem a denuncia. Gosto do Antagonista, porém as vezes penso que as matérias deveriam possuir fatos robustos que comprovem a denuncia.

    1. Tem pessoas q pegam a mulher na cama com outro e inventam qualquer desculpa para não aceitar a realidade.

  47. Esse “ desgoverno “ a cada dia se afunda num lamaçal repugnante. Parece que estamos vivendo uma tragédia a cada dia: a incompetência,a crueldade e as mais de 400 mil mortes lançam o Brasil a um patamar inimaginável. Pobre país . Parabéns Crusoé pelos três anos de jornalismo sério e independente.

  48. É incrível como uma pessoa chegando na presidência consegue desmontar instituições de pesquisa, de segurança, ambientais, emparelhar PGR, MP, Abin, PF, nossa democracia, constituições e leis são falhas assim de propósito pois os políticos sempre foram bandidos e optam não para a boa gestão, mas para o controle de tudo mesmo. Agora com um cara mamando 24 anos no congresso manobra toda essa arsenal de órgãos para si.

    1. Afranio não sou simpatizante do J. Dória. Porém foi o único governador que realmente se empenhou em tratar da a PANDEMIA da forma correta.Com vacinas. O presidente os governadores,Prefeitos e secretários de saúde devem ser sim investigados. Agora querer desviar as atenções da CPI é prova de que o governo tem medo sim da CPI. Eu não engulo a não aquisição dos 70 milhões de doses que ele se recusou a comprar. As instituições estão bichadas apodrecendo com servidores pagos por nós.

    2. Todos que apoiam Governadores e Prefeitos desonestos, que receberam milhões do Governo Federal pra cuidar do povo na pandemia, e não o fizeram ? Poderemos chamar de assassinos ? Que visão de justiça...

  49. CRUSOÉ, PARE DE ME IMPEDIR A LEITURA DESSA PORCARIA, A MINHA ASSINATURA VENCE EM 07/21, PORTANTO, NÃO ESTOU COM O PAGAMENTO ATRASADO!

  50. Parabéns pelas reportagens acerca dos bastidores do âmbito federal, através muitas coisas serão reveladas e esse governo cada dia mostrando que há estratégias milicianos.

  51. Bolsonaro tem feito o diabo e não aparece ninguém para processa-lo e afastar cargo. PGR nem aí pra nada. Interesse foi apenas lavajato

  52. No seu Niver + 3, a Crusoé destaca esse furo de reportagem ! “ABIN Paralela” - “Gabinete das Sombras” - esse des governo age no submundo do autoritarismo. Parabéns, Crusoé - o presente é sempre nosso.

    1. Que pena. A Crusoé é um braço da Globo. Vai direcionando o assunto. A arma é o uso do aposto. E eu que sempre admirei o Mainardi Fico decepcionada. Queria saber como vai a Índia, fornecedora de insumos para o mundo. Está melhor ou pior que o Brasil. Carecemos de verdades.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO