A conexão Portugal de Lula e José Dirceu
Para explicar como os petistas aparecem no escândalo que levou políticos de Portugal à prisão, Crusoé destacou Fernando Esteves, um dos mais conhecidos jornalistas investigativos de Lisboa. Por que embaraçam o prosseguimento das investigaçōes?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Se o mensalão e a Lava Jato mostraram como o PT se valeu, por anos, de um esquema profissional de enriquecimento e compra de apoio político com dinheiro de estatais, uma operação em Portugal revela como Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu expandiram sua influência em outros países, seguindo o mesmo roteiro de lobby, dinheiro público e megaempresas. Assim como a Lava Jato, a Operação Marquês desvendou um grande acerto de propinas e tráfico de influência, que também levou à prisão o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates. A conexão entre petistas, socialistas e empresários portugueses foi tecida em torno das gigantes Portugal Telecom e Octapharma – e, aqui no Brasil, da Oi, a mesma que fez negócios generosos com a família Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leonardo
2018-08-23 14:57:12Parabenizo os responsáveis pela reportagem. Belo trabalho!
Plinio
2018-08-23 11:12:39ladravaz ,como roubou este molusco
Flávio
2018-08-21 22:49:31Ótima reportagem, parabéns à Crusoé e ao Fernando Esteves.
Massoud
2018-08-21 16:11:53Porque não se conclui os tratados de extradições entre os dois países, resposta; - a maioria esmagadora de todos os políticos que militam nestes dois países possuem o DNA do mal feito, da corrupção.; - desejam vislumbrar um "porto seguro" como escape para fugir das justiças estabelecidas, ou melhor fugir das condenações. Um exemplo notório é do Ministro do STF, Gilmar Mendes, acumula fortunas em Portugal, fugindo das juridições das fiscalizações tributárias brasileiras.
Marta
2018-08-20 21:07:14Excelente artigo, embora a luz da justiça no final do tunel esteja, ainda, muito distante.
zague
2018-08-19 22:43:49Congratulações Crusoé. Admirável trabalho jornalistico. Não ceder aos caprichos de desgovernabilidade em que vivenciamos a décadas, e afrontando canalhas, em todas as frentes em n/atual sociedade, certamente enobrecem V/ trabalho. Q/ o emblemático "Caso Watergate" do The Washington Post, continue sortindo frutos q/ certamente, todos os brasileiros almejam.
Neiva
2018-08-19 22:05:09A cada reportagem, aumenta a indignação com essa corrupção tão arraigada no meio político e empresarial, e do esquema gigante montado pelo PT no Brasil e além fronteiras. A equipe de Crusoé poderia acompanhar os passos de Gilmar Mendes em Portugal, para descobrir que outros negócios escusos tem esse senhor, além da "Faculdade de Direito". Gostaria que todos os brasileiros tivessem acesso às informações desta revista eletrônica. É um choque cada vez que lemos, mas a boa informação é a nossa arma!
ANALU
2018-08-19 21:51:56Excelente reportagem. É de embrulhar o estômago, constatar toda essa trama sórdida, para surrupiar o dinheiro do trabalhador brasileiro. O sujeito que se denomina "lula" é um verdadeiro crápula! Cem anos de cadeia seria muito pouco!
Nialucas
2018-08-19 17:17:25Acho que atingi um estágio de descrédito total em Lula, que se alguém me disser que ele roubou a lua e agora lhe pertence, eu não duvidarei. Acho o Lula a pessoa mais imunda do mundo, nem Trump a quem desprezo, me dá tanto nojo como o Lula. Os dois são farinha do mesmo saco em caráter e personalidade, a diferença é porque nasceram em países com leis diferentes, pois USA não favorece tanto o Trump como o BR favorece ao Lula. Se os dois países fossem iguais, USA estava lascada.
Célia
2018-08-19 13:45:23Nossa, tô pasma! Ou não deveria?