José Patrício/CrusoéLulinha em flagrante de Crusoé: ao volante de sua SUV com placa personalizada

A bonança continua

Agora investigado pela Lava Jato, Lulinha segue vivendo como um nababo – e, à diferença do que diz Lula, seus negócios vão muito bem, obrigado
27.03.20

Poucas horas após obter uma emblemática vitória no chamado tribunal da Lava Jato, em Porto Alegre, Fábio Luís Lula da Silva surgiu no prédio que abriga seu cipoal de empresas, na zona oeste da capital paulista. Lulinha carregava uma sacola com garrafas de vinho e um indisfarçável alívio estampado no rosto. Seu principal sócio, Kalil Bittar, o “Kaká”, já o aguardava no conjunto 11, no primeiro andar da torre comercial. A tarde caía naquela quarta-feira, 11 de março, quando a patuscada começava no novo QG do time liderado pelo “Fenômeno”. A dupla brindava a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede na capital gaúcha, de tirar de Curitiba e mandar para a Justiça Federal de São Paulo a investigação sobre as transações suspeitas entre o grupo Oi/Telemar e as firmas ligadas ao primogênito do ex-presidente Lula que envolvem 132 milhões de reais. Os desembargadores entenderam que não havia uma conexão clara desse caso com o do sítio de Atibaia que justificasse a permanência do processo no sul do país.

Até vislumbrar o novo horizonte jurídico, Lulinha vivia praticamente recluso no luxuoso apartamento de 335 metros quadrados em Moema, bairro nobre paulistano. O imóvel, avaliado em 7,5 milhões de reais, pertence nominalmente ao empresário e ex-sócio Jonas Suassuna, um dos donos formais do sítio de Atibaia. A unidade tem quatro espaçosas suítes, uma delas com jacuzzi, um amplo terraço gourmet e quatro vagas na garagem, onde o filho de Lula guarda seu único carro hoje, uma SUV prata cuja placa leva suas iniciais, FLS. A unidade foi reformada e mobiliada em 2013, com um investimento de 1,6 milhão de reais. A maior parte da conta foi bancada pelos sócios de Lulinha.

Aos 45 anos de idade, o biólogo e ex-monitor do zoológico de São Paulo recolheu-se depois que a força-tarefa paranaense deflagrou a Operação Mapa da Mina, em dezembro passado, para rastrear os repasses que seu grupo empresarial recebeu da gigante de telefonia. Desde então, Lulinha nunca mais sentou-se à mesa do La Ventana Parrilla, restaurante argentino na esquina de sua rua, onde costumava levar os parceiros de negócios para saborear um bife ancho a 82 reais o prato. A rotina externa se restringia, basicamente, ao transporte dos filhos à escola — um colégio americano de 4,5 mil reais a mensalidade —, e visitas esporádicas ao escritório de Pinheiros, para onde levou quatro de suas empresas, em novembro do ano passado.

José Patrício/CrusoéJosé Patrício/CrusoéO primogênito de Lula ainda mora no apartamento de Jonas Suassuna, em um dos endereços mais exclusivos de São Paulo
O cerco da Lava Jato, contudo, não inibiu o “Ronaldinho dos negócios”, como Lula se referiu ao filho em 2006, de expandir sua teia empresarial. Desde o mês passado, uma nova firma da família Lula da Silva passou a ocupar o QG corporativo, onde o custo total de locação beira os 18 mil reais. Ao que tudo indica, mais uma empreitada que tenta pegar carona na influência do patriarca petista. A Identità Comércio de Vestuários e Acessórios Ltda foi registrada no último dia 17 de fevereiro em nome de Renata de Abreu Moreira, mulher de Lulinha, e Thiago Trindade Lula da Silva, sobrinho dele e neto do ex-presidente que também é assessor do deputado federal Vicentinho, do PT. Os dois nunca foram vistos no local. A empresa foi aberta para fazer e-commerce (venda exclusiva pela internet) de uma série de produtos, como roupas, calçados, livros e pôsteres. Manuscritos apreendidos dois meses antes pela Polícia Federal na casa de Kalil Bittar dão mais detalhes sobre a loja virtual planejada por Lulinha.

Em meio a uma porção de papéis coletados pelos agentes no imóvel em São Paulo, aparecem anotações referentes a um site chamado www.lulinha.com.br, destinado à venda de “produtos” como “T-shirts”, “canecas” e “livro”, que seriam relacionados ao ex-presidente Lula. O portal, segundo a descrição feita à mão, teria também “base de fotos e legado” e seria elaborado pela G4 Entretenimento, a empresa de Lulinha e dos irmãos Kalil e Fernando Bittar que fica na mesma sala da recém-criada Identità, que significa identidade em italiano. Crusoé confirmou que o domínio lulinha.com.br foi oficialmente registrado na internet pela G4 em junho de 2016, mas ainda não está ativo. Em outra folha apreendida, o nome “Fabio”, provavelmente Lulinha, aparece como o responsável pelo “e-commerce” no projeto, logo abaixo de citações à CUT, a central sindical ligada ao PT, e à JML, a empresa de João Muniz Leite, o contador da família Lula. Os rascunhos trazem ainda uma série de contas matemáticas indecifráveis cujos valores variam de 200 mil a 1 milhão de reais.

Foi João Muniz quem abriu o conjunto 11 para abrigar as empresas de Lulinha, depois que o empresário Jonas Suassuna, o “Tio Jonas”, rompeu a sociedade com o filho de Lula em outubro do ano passado, após doze anos de parceria, numa tentativa de se desvincular do clã. O advogado do empresário diz que ele tem cobrado de Lulinha o pagamento mensal do aluguel do apartamento de Moema, que há sete anos custava 15 mil reais – hoje as locações por lá custam 35 mil. Além de vizinho de sala de Lulinha, o contador ocupa todo o sexto andar do prédio em Pinheiros. Muniz é o homem encarregado da vigilância contábil, capaz de ir a hospital colher assinaturas em série de um paciente, para apresentar recibos à Justiça, como admitiu ter feito em depoimento ao então juiz Sergio Moro, no caso envolvendo o segundo apartamento de Lula em São Bernardo do Campo, que estaria em nome de um laranja. Papel semelhante é desempenhado por ele nas empresas de Lulinha, cujas inúmeras transações financeiras entre si no período em que receberam vultosos repasses da Oi ainda são objeto de investigação.

José Patrício/CrusoéJosé Patrício/CrusoéO novo endereço das empresas de Lulinha: ele brindou com Kalil Bittar a transferência da investigação para São Paulo
A maior das empresas da teia do Fenômeno é a Gamecorp, que tem capital de 6,48 milhões de reais e a Oi como sócia até hoje, com 29,9% de participação, embora seus representantes não compareçam às assembleias de acionistas desde o pedido de recuperação judicial feito pela companhia, em 2017. Criada por Lulinha em dezembro de 2004 – na metade do primeiro mandato de Lula –, para operar um canal de televisão paga com programação voltada ao público jovem, com games e música, a PlayTV, a Gamecorp recebeu 82 milhões de reais da Oi/Telemar entre os anos 2005 e 2016, segundo a Lava Jato. No início, a emissora chegou a disputar audiência com a extinta MTV Brasil. Tinha como carro-chefe um programa de entrevista e jogos comandado pelo apresentador Luciano Amaral, que ficou famoso na década de 1990 com o personagem Lucas Silva e Silva, do seriado Mundo da Lua, da TV Cultura. A TV nunca decolou. E a situação da empresa foi se tornando mais delicada à medida que começaram a vir a público os aportes milionários no negócio de Lulinha feitos pela gigante de telefonia interessada em decisões do governo do pai dele, as publicidades pagas por estatais no pequeno canal fechado, além da própria evolução patrimonial do primogênito do então presidente da República.

Os escândalos afugentaram os anunciantes e minaram as receitas da PlayTV. O canal chegou a promover programas interativos com os telespectadores, que pagavam altas tarifas nas ligações a uma operadora que costumava repassar um percentual ao canal. Em 2016, um garoto de 11 anos chegou a gastar 720 reais em nove telefonemas feitos para participar da atração, sem o conhecimento do pai, que depois conseguiu anular a cobrança na Justiça. Hoje, o canal reprisa uma série de programas de games gravados e vende horários na grade para os chamados infomerciais, de comércio de produtos pela TV, como o Medalhão Persa e o VIP Joias, ambos joalherias, durante as tardes e as madrugadas. A empresa que chegou a ter uma sede com estúdio próprio de gravação, hoje ocupa um conjunto comercial no 9º andar de um prédio empresarial na Vila Olímpia.

Laudos elaborados pela PF a partir de documentos apreendidos na sede da empresa mostram como a Gamecorp funcionou como uma distribuidora de dinheiro para a família e os sócios de Lulinha. Enquanto recebia repasses suspeitos por um lado, como um de 3 milhões de reais feito por uma agência de publicidade de um primo do banqueiro Daniel Dantas, acionista de uma telecom fundida com a Oi, a Gamecorp engordava as contas do grupo, seja por meio do pagamento de lucros e dividendos ou por meio de contratos de serviços com suspeita de superfaturamento, um forte indício de lavagem de dinheiro. Cerca de 5,5 milhões de reais foram transferidos para contas de empresas abertas em nome do filho do ex-presidente ou para contas pessoais dele e da mulher. Segundo a investigação, Lulinha terceirizava os serviços contratados por um valor bem abaixo do recebido.

Todo o material apreendido na empresa de Lulinha e em uma série de outras empresas suspeitas de integrarem o esquema da Oi acabou de deixar o Paraná. Com a celebrada decisão do TRF-4, o novo endereço do inquérito passa a ser a 10ª Vara Criminal de São Paulo, onde a peleja jurídica parece menos adversa para o filho do ex-presidente Lula. Professor da PUC, o juiz titular da vara é Silvio Luís Ferreira da Rocha. Nos últimos anos, ele emplacou uma série de artigos em sites e revistas de esquerda nos quais critica a condução e a sentença do processo do tríplex de Guarujá, que resultou na condenação de Lula. Já a juíza substituta, Fabiana Alves Rodrigues, tem em seu acervo de despachos a rejeição da denúncia apresentada pelo MP há cinco anos contra os aloprados do PT, pela compra de um dossiê nas eleições de 2006. Já é certo que o processo não terá a mesma publicidade que tinha na 13ª Vara Criminal de Curitiba, que havia negado todos os pedidos de sigilo feitos pela defesa de Lulinha. Para que os autos cheguem à fase de sentença, porém, ainda há um caminho tortuoso: a investigação precisa ainda ser concluída pela Lava Jato paulista, uma força-tarefa de oito procuradores que acumula 118 inquéritos e que, ao menos até agora, não inclui o caso em seu rol de prioridades. Naquela tarde de quarta-feira, não faltavam motivos para Lulinha abrir as garrafas de vinho e, animadamente, brindar com seu sócio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ... independente dele [___] ser constituído por FÃS de Lula? = ... independente dele [não] ser constituído por FÃS de Lula?

  2. Portanto, até onde não há GANHO FINANCEIRO e DOLO comprovado, haveria ainda a POSSIBILIDADE de FALHA EM SERVIÇO e OMISSÃO, o que no MÍNIMO deveria JUSTIFICAR a DEMISSÃO SUMÁRIA dos CORRUPTOS POR CONVICÇÃO.

  3. O GARANTISMO no ÂMBITO DO JUDICIÁRIO é EVIDÊNCIA da CORRUPÇÃO deste e da SUBVERSÃO DAS LEIS, pois se a FUNÇÃO PRECÍPUA do JUDICIÁRIO é fazer VALER A LEI, para que GARANTISMO? Se há realmente INTERESSE SINCERO neste, ele não deveria se dar no NÍVEL LEGISLATIVO, pois é lá que o CÓDIGO LEGAL é CONSTRUÍDO e ALTERADO? GARANTISMO no JUDICIÁRIO, por CONVICÇÃO ou UTILITARISMO, é CORRUPÇÃO, mesmo que LEGALMENTE não se verifique o DOLO.

  4. Sob a CIVIL LAW, o PRIMEIRO CRITÉRIO de JUSTIÇA é a CELERIDADE e UNIFORMIDADE DO SISTEMA. Se a LEI não é APLICADA, já não há QUEBRA DE IMPARCIALIDADE? Portanto, o PROBLEMA DA CORRUPÇÃO no JUDICIÁRIO BRASILEIRO é MUITO MAIS PROFUNDO do que se IMAGINA, pois ele é FRUTO de uma FALHA INTRÍNSECA de DEMOCRACIAS DEFEITUOSAS. VÁCUOS na LEGISLAÇÃO permitem que GRUPOS, de DENTRO e de FORA do ESTADO, IMPONHAM suas PRÓPRIAS LEIS e SUBVERTAM o SISTEMA LEGAL.

  5. GARANTISTAS POR CONVICÇÃO podem ser TÃO ou MAIS NOCIVOS do que GARANTISTAS UTILITARISTAS, pois o RESULTADO PRÁTICO é o MESMO: colocar CRIMINOSOS na rua e SEMEAR A IMPUNIDADE. Faz diferença se um GARANTISTA SOLTA um TRAFICANTE por CONVICÇÃO PESSOAL ou em troca de VANTAGEM FINANCEIRA? Claro que o DOLO não necessariamente existe no PRIMEIRO, mas o MAL está feito. Em um SISTEMA LEGAL que siga a TRADIÇÃO DA CIVIL LAW, este tipo de SITUAÇÃO não deveria ser MITIGADA.

  6. Assim, ao contrário de tentar MANIPULAR a REALIDADE, Lula e Lulinha poderiam se ADAPTAR a esta e EXPLORAREM as OPORTUNIDADES. Quanto ao JUDICIÁRIO BRASILEIRO, há que se deixar claro: PRESCRIÇÃO é CORRUPÇÃO. Um PROCESSO PRESCRITO é um SINAL GRITANTE de CORRUPÇÃO (CRIMINAL e MORAL). No MÍNIMO cada PRESCRIÇÃO, ARQUIVAMENTO, ANULAÇÃO teria que ser OBJETO de ESCRUTÍNIO para se CERTIFICAR que não houve OMISSÃO ou CONLUIO DO MAGISTRADO (CONDUTA DOLOSA).

  7. Afinal, o SER HUMANO não adora HISTÓRIAS de FRACASSO e SUCESSO, de ASCENSÃO após a QUEDA? Se é para FAZER DINHEIRO, o que Lula e os FILHOS precisam não é buscar a TODO CUSTO preservar a IMAGEM que foi CULTIVADA ao LONGO DOS ANOS. O que eles precisam é saber VENDER o "BEM" ORIGINAL de forma que as pessoas o CONSUMAM. Há gente que quer CONSUMIR Lula como um VILÃO MALVADO, assim como há quem queira CONSUMI-LO como um SER HUMANO FALÍVEL e SUSCETÍVEL às VICISSITUDES da vida.

  8. Quanto uma BIOGRAFIA ABERTA e FRANCA de Lula não venderia? Quanto um FILME baseado nesta BIOGRAFIA não VENDERIA de BILHETERIA? Se até CIGARRO o MARKETING e a PUBLICIDADE conseguiram VENDER como FAZENDO BEM para a SAÚDE, o que é que não pode ser VENDIDO? Há que se deixar claro que hj o PÚBLICO que CONSUMIRIA Lula como um MAL é MAIOR do que aquele que o CONSUMIRIA como um "BEM". Seja ele, seja Lulinha, seja qq um dos FILHOS, o que não falta é MATERIAL para VENDER PALESTRA.

  9. Mas se o MARKETING e a PUBLICIDADE podem transformar um "BEM" VAGABUNDO e DEFEITUOSO em SUCESSO DE VENDAS, pq eles não podem VENDER um "BEM" ORIGINAL (Lula) em sua VERSÃO MAIS TOSCA e CRUA? Para serem SUCESSO DE VENDAS, Lula e os FILHOS precisam manter sua IMAGEM INCÓLUME (até mesmo pq isto parece IMPOSSÍVEL)? Ou será que eles só precisam saber como VENDER o "BEM" dentro de uma PROPOSTA que atenda ao PÚBLICO-ALVO, independente dele ser constituído por FÃS de Lula?

  10. Mesmo que Bolsonaro seja um TOSCO, ele difere na REALIDADE da IMAGEM que VENDE? Aliás, há que se PERCEBER que em termos de EXPECTATIVA, o "CONSUMIDOR" poderia ficar POSITIVAMENTE SURPRESO se ele COMPRASSE um "BEM" que comprovasse ser MELHOR NA REALIDADE do que a IMAGEM inicialmente VENDIDA. No CASO de Lula, a DECADÊNCIA dele é FRUTO da DECEPÇÃO entre a IMAGEM VENDIDA e os RESULTADOS EFETIVOS do "BEM" na REALIDADE. Lula é uma FICÇÃO criada para VENDER um "BEM" DEFEITUOSO.

  11. Mas a VERSÃO ORIGINAL DO "BEM" (Lula) não era uma INVENÇÃO que MISTURAVA elementos FICCIONAIS com REAIS, onde se fazia questão de RESSALTAR o LADO BOM e ESCONDER o LADO RUIM? Poderia se dizer que a VERSÃO ORIGINAL DO "BEM" em sua FORMA MAIS DESPIDA e CRUA não vá VENDER tanto ou MELHOR do que a VERSÃO COMERCIAL (Lulinha PAZ e AMOR)? Veja Bolsonaro, parte do SUCESSO dele não vem da "ORIGINALIDADE" que na verdade é a ADERÊNCIA da IMAGEM VENDIDA com a REALIDADE?

  12. Se ele não é VENDÁVEL, isto só ocorre pq os "CONSUMIDORES" dele tb se encontram PRESOS NO PASSADO e precisam daquele "BEM" para manter aquela ILUSÃO na qual eram FELIZES e TRIUNFANTES. Mas quanto mais a REALIDADE CONTRADIZER a IMAGEM CRIADA, mais reduzido se configura o PÚBLICO-ALVO. O PRODUTO "Lula" está em DECADÊNCIA pq não quer sair da ZONA DE CONFORTO e CORRER RISCOS, apesar de que o FUTURO se apresenta como INCERTO e o OSTRACISMO como INEVITÁVEL.

  13. Trazendo isto para Lula. Claramente há uma DESCONEXÃO entre o que a REALIDADE diz e o que a IMAGEM que foi CRIADA TRANSMITE. Uma vez que a VERSÃO DE BEM se COMPROVE VENDÁVEL e FINANCEIRAMENTE BEM-SUCEDIDA, torna-se IRRESISTÍVEL, quase IMPOSSÍVEL, se ABRIR MÃO dela. É assim que a REALIDADE se altera, mas o "BEM" permanece PRESO AO PASSADO. Lula enquanto PRODUTO e "BEM" está PRESO à uma IMAGEM que NÃO CORRESPONDE à REALIDADE ATUAL.

  14. Qual é a LIÇÃO disto? Em PRIMEIRO LUGAR, a DEFINIÇÃO de BEM ou MAL é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL, cada INDIVÍDUO tem sua VERSÃO PARTICULAR do que constitui BEM e MAL. SEGUNDO, se cada um tem sua VERSÃO PARTICULAR DE BEM, isto involuntariamente significa que os INDIVÍDUOS têm PRIORIDADES e PERCEPÇÕES diferentes. TERCEIRO, quem quer MANIPULAR a REALIDADE busca CRIAR e MANTER uma VERSÃO DE BEM que atenda ao seu PÚBLICO-ALVO, ao invés de se ADAPTAR.

  15. Vendendo o "BEM"? BEM é o que as pessoas querem ACREDITAR que estão COMPRANDO, mas não necessariamente é o que elas querem COMPRAR. Inclusive, não raramente elas querem COMPRAR coisas que causam MAL à elas e aos OUTROS. O CIGARRO de novo surge como o exemplo MAIS CLÁSSICO, onde não é só o FUMANTE que paga o PREÇO dos MALES DO CIGARRO. Quantos FUMANTES PASSIVOS não foram VÍTIMAS do "BEM" proporcionado pelos FUMANTES "CARIDOSOS" que só queriam MELHORAR os PULMÕES ALHEIOS?

  16. Pq é que, tanto em PORTUGUÊS quanto em INGLÊS, um PRODUTO é chamado de BEM ou GOOD? Será que é pq VENDER O BEM é o TRUQUE MAIS ANTIGO DO MUNDO? Será que é pq NINGUÉM VENDE algo que faz MAL, nem mesmo se for algo que FAZ MAL? Até a bem pouco tempo atrás CIGARROS não faziam BEM para os PULMÕES? Até hj Lulinha e a FAMÍLIA Lula viveu do "BEM" que o pai fazia, era em torno disto que os NEGÓCIOS DA FAMÍLIA giravam. E não é por isto que eles acabaram onde acabaram?

  17. Se nem o GARANTISTA UTILITÁRIO sofre as CONSEQUÊNCIAS da CORRUPÇÃO dele, como é que o GARANTISTA POR CONVICÇÃO não se sentirá INCENTIVADO a QUEBRAR e FLEXIBILIZAR AS LEIS para PROTEGER os seus e FAZER VALER suas CONVICÇÕES? Ou seja, um RETROALIMENTA o outro até que se transforma em UMA COISA só. O SUJEITO começa fazendo errado pq suas CONVICÇÕES assim ditam e de repente ele pensa pq não FAZER UMA GRANA? Eu não MEREÇO? Eu não sou uma DÁDIVA PARA A HUMANIDADE?

  18. Se nem o GARANTISTA UTILITÁRIO sofre as CONSEQUÊNCIAS da CORRUPÇÃO dele, como é que o GARANTISTA POR CONVICÇÃO não se sentirá INCENTIVADO a QUEBRAR e FLEXIBILIZAR AS LEIS para PROTEGER os seus e FAZER VALER suas CONVICÇÕES? Ou seja, um RETROALIMENTA o outro até que se transforma em UMA COISA só. O SUJEITO começa fazendo errado pq suas CONVICÇÕES assim ditam e de repente ele pensa pq não FAZER UMA GRANA? Eu não MEREÇO? Eu não sou uma DÁDIVA PARA A HUMANIDADE?

  19. O que o GARANTISMO busca é se aproveitar dos PONTOS OBSCUROS e "BRECHAS" para, sobretudo, GARANTIR a PRESCRIÇÃO e ANULAÇÃO dos PROCESSOS. Para um PROCESSO PRESCREVER não basta um MAGISTRADO DISPOSTO a sentar sobre ele e deixá-lo MOFAR até que o PRAZO DE PRESCRIÇÃO se dê? É uma ESTRATÉGIA sem NENHUMA SOFISTICAÇÃO, mas em um SISTEMA CORRUPTO como o BRASILEIRO, é GARANTIDO, pois quais são os MECANISMOS DE CONTROLE e qual é a PUNIÇÃO para um MAGISTRADO CORRUPTO?

  20. Poderia se fazer a DISTINÇÃO de CORRUPÇÃO a partir de um VIÉS CRIMINAL e um MORAL. Haveria os JUÍZES GARANTISTAS por CONVICÇÃO e os por UTILIDADE (VANTAGEM FINANCEIRAS ESPÚRIAS). Mas aí entra uma QUESTÃO MAIS PROFUNDA: os GARANTISTAS POR CONVICÇÃO poderiam ADOTAR MEDIDAS tão NOCIVAS quanto os GARANTISTAS UTILITARISTAS (que buscam MAXIMIZAR o LUCRO DA CORRUPÇÃO). Além de IDEOLOGIA, o GARANTISMO é uma EXTENSA COLEÇÃO de BRECHAS e TÁTICAS DE EVASÃO.

  21. Sob a LUZ do PRÓPRIO MARXISMO, o GARANTISMO é uma IDEOLOGIA DE EXPLORAÇÃO, só que não pelos OPRESSORES, mas pelos "SALVADORES", estes SERES ESPECIAIS que por serem tão GENEROSOS e BONS merecem PRIVILÉGIOS, REGALIAS e BENEFÍCIOS que o RESTANTE DA SOCIEDADE não faz jus. E como não poderia deixar de ser, onde há PRIVILÉGIOS e REGALIAS não pode FALTAR CORRUPÇÃO. Portanto, está DEMONSTRADO que, uma vez que SISTEMA LEGAL BRASILEIRO segue a TRADIÇÃO DA CIVIL LAW, GARANTISMO é CORRUPÇÃO PURA e SIMPLES.

  22. Dentro da TRADIÇÃO DA CIVIL LAW, FLEXIBILIZAR AS LEIS já não é uma QUEBRA DA TRADIÇÃO? Mas se estas não puderem ser FLEXIBILIZADAS, como é que o MARXISMO pode fazer sua MÁGICA? Como ele pode PROTEGER os POBRES, as MINORIAS, os OPRIMIDOS se a LEI não permitir? Como ele os PARASITAS e CORRUPTOS DO JUDICIÁRIO podem VENDER seus PRIVILÉGIOS, REGALIAS e CORRUPÇÃO? Se eles não PROTEGEREM os FRACOS dos OPRESSORES MALVADOS, pq estarão autorizados a se LOCUPLETAR (legal e ilegalmente).

  23. Afinal, como é que pode ser possível GARANTISMO dentro da TRADIÇÃO DA CIVIL LAW? Se a CONSTITUIÇÃO é SOBERANA e o CÓDIGO LEGAL deve ser seguido À RISCA, pq é necessário GARANTISMO? Não bastaria seguir a lei? Pq seria preciso INTERPRETÁ-LA? Se há LACUNA no CÓDIGO LEGAL, estas não devem ser PREENCHIDAS pelo LEGISLATIVO? E se o MAGISTRADO tem que MODULAR a APLICAÇÃO DA LEI conforme o CASO, há realmente ESPAÇO para INTERPRETAÇÃO DA LEI ou somente DOSIMETRIA, se avaliando ATENUANTES e AGRAVANTES?

  24. Como é que a RIGIDEZ DAS LEIS poderia ser QUEBRADA e FLEXIBILIZADA? Pela VIOLÊNCIA, pela IDEOLOGIA ou pelas duas COMBINADAS. Ainda bem que os RANÇOS e TRAUMAS da DITADURA fizeram com que a ESQUERDA e o PT não tivessem ÂNIMO para se ENGAJAR na ADULAÇÃO e COOPTAÇÃO das FAs, pois aí o BRASILIBOLIVARIANISMO seria INEVITÁVEL. Deste modo, sem as FAs, sobrou o GARANTISMO para SUBVERTER A LEI e CONTORNAR o SISTEMA LEGAL. GARANTISMO é isto.

  25. É ÓBVIO que esta RELAÇÃO PARASITÁRIA não poderia ABRIR MÃO de PARASITAR o JUDICIÁRIO e qual a MELHOR FORMA de fazer isto? Claro que seria o GARANTISMO, para que assim os POBRES fiquem PROTEGIDOS contra os ABUSOS DO ESTADO decorrentes do DOMÍNIO deste pelo MERCADO, enquanto o JUDICIÁRIO cumpre seu PAPEL "HUMANITÁRIO" de garantir o DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO INTERFERINDO na SOCIEDADE e no MERCADO. Mas como isto seria feito em um SISTEMA LEGAL baseado na CIVIL LAW/;

  26. A IMPOSSIBILIDADE de VIVER sem o MERCADO fez com que o MARXISMO adotasse e compartilhasse uma RELAÇÃO PRAGMÁTICA DE PARASITISMO com o CAPITALISMO. Em SOCIEDADES com algum NÍVEL DE DEMOCRACIA, o MARXISMO se ASSOCIA ao MERCADO em uma RELAÇÃO DE CONVENIÊNCIA e CUMPLICIDADE que PERVERTE tanto este quanto o ESTADO. A RELAÇÃO nem sempre HARMÔNICA, mas quem paga o PREÇO DA DESARMONIA inevitavelmente é a SOCIEDADE, pq tanto os MARXISTAS quanto os CAPITALISTAS jogam a CONTA para os CIDADÃOS.

  27. Pois dentro da VISÃO MARXISTA o ADVENTO DO CAPITALISMO significa o DOMÍNIO DO ESTADO pelo MERCADO e, assim, nas SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS MODERNAS, o ESTADO se transformou no HOSPEDEIRO tanto da BONDADE MARXISTA quanto da MALDADE CAPITALISTA, pois ele é ao mesmo tempo a MÃO que AFAGA e a MÃO que BATE. Dentro desta VISÃO AMBÍGUA do MARXISMO, o ESTADO AFAGA quando implementa suas POLÍTICAS PATERNALISTAS e BATE pq não consegue fazer isto sem um MÍNIMO DE MERCADO.

  28. Simples, pq se a CONSTITUIÇÃO fosse seguida ao PÉ DA LETRA ou o MAIS RIGIDAMENTE POSSÍVEL, onde haveria ESPAÇO para BRECHAS? Para que se possa criar estas, não se faz necessário a QUEBRA DA RIGIDEZ? Daí nasce o GARANTISMO, que seria uma INTERPRETAÇÃO DAS LEIS PRÓ-INDIVÍDUO e ANTI-SOCIEDADE, pois as GARANTIAS INDIVIDUAIS e os DIREITOS HUMANOS surgiram para IMPEDIR os ABUSOS DO ESTADO. Mas como não poderia deixar de ser, o MARXISMO tb fez o FAVOR de DESVIRTUAR isto.

  29. É RAZOÁVEL supor que a LÓGICA do SISTEMA LEGAL e JURÍDICO no REINO UNIDO difere da LÓGICA do SISTEMA LEGAL e JURÍDICO BRASILEIRO, o que poderia ser facilmente PERCEBIDO por qq um que comparasse a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA e a INGLESA, elas são ESTRUTURALMENTE distintas, inclusive o PRÓPRIO PROCESSO LEGISLATIVO. Mas pq CARGAS D'ÁGUA os MAGISTRADOS BRASILEIROS teriam este COMICHÃO para ADOTAR suas PRÓPRIAS INTERPRETAÇÕES e VISÕES se nós temos uma TRADIÇÃO baseada na CIVIL LAW?

  30. A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA não foi criada sob a ÉGIDE da CIVIL LAW? Então pq os MAGISTRADOS BRASILEIROS têm um COMICHÃO INCONTROLÁVEL de INTERPRETAR a CONSTITUIÇÃO segundo as CONVICÇÕES deles? A TRADIÇÃO DA CIVIL LAW não visa exatamente IMPEDIR isto? Portanto, se a CONSTITUIÇÃO foi feita sob a ÉGIDE de uma TRADIÇÃO, mas os MAGISTRADOS adotam outra TRADIÇÃO para APLICAR A LEI, o que isto significa? CORRUPÇÃO, pois a existência de DUAS TRADIÇÕES implica DUAS ESTRUTURAS LEGAIS DISTINTAS.

  31. Que se trata de um JUIZ LULISTA, isto aí não resta dúvida (https://www.youtube.com/watch?v=6BcDJcmgm5M). No entanto, isto não necessariamente significa que ele seja CORRUPTO, apesar de que em, se considerando a INFILTRAÇÃO DO GARANTISMO no JUDICIÁRIO BRASILEIRO e que este é na realidade uma IDEOLOGIA CORRUPTA à qual os MAGISTRADOS BRASILEIROS recorrem para IMPOR suas PRÓPRIAS LEIS, o JUDICIÁRIO BRASILEIRO está praticamente TODO CORROMPIDO.

  32. Isso está acontecendo pelo fato de amordaçarem os procuradores e promotores da Lava-jato, infelizmente nossos políticos e ministros do STJ fizeram um tudo pra interromper o livre andamento dos processos, ou seja, a equipe da Lava-Jato agora anda com uma perna e um braço a menos, não consegue mais a velocidade que precisa para recuperar os bilhões furtados por essa quadrinha que envolve todos os partidos, juízes e claro os Advogados do Mal que existem na cúpula da OAB!!

  33. Até quando o povo será agredido pela cegueira da justiça brasileira em não condenar estes bandidos ladrões salafrarios à cadeia? Esta família solta e gozando das delícias do dinheiro roubado do povo brasileiro é uma afronta às pessoas decentes. Cadeia para esta corja!!!!!

  34. Em evidência impropérios de parte do Judiciário e sujeira de passado rescente que ainda escorre fedorenta. É de se destacar, no ensejo, a inexistência de corrupção e propinas no governo Bolsonaro.

  35. Doria paga propina ao AntaVigarista . Os safa dos publicam materias de 5 em 5 minutos exaltando esse pilantra. CANCELEM ASSINATURAS DE CRUSOÉ E O ANTAGONISTA: 4003-3759

  36. Senhores e senhoras penso que somente um AI-5, moldado, ante o que está posto, resolverá os problemas do Brasil. Não tem outro jeito. Os ditos poderosos tem tentáculos por toda a administração. Já praticamente libertaram Eduardo Cunha, João de Deus, Sérgio Cabral pediu tbm, etc. E como a velocidade da luz conseguem tudo o que almejam. Que libertem então todos que estão encarcerados nas mesma situação daqueloutros. Qual solução temos para o Brasil a não ser uma medida extrema?

  37. Essa cara do Brasil a gente já conhece. Eu queria ver a imprensa dita independente, vasculhar essa mal explicada sociedade entre a OI e oLulinha os repasses, as contrapartidas. Enfim tudo relacionado a esse caso e a outros de corrupção e desvios de recursos públicos nas altas esferas. Mas, parece que bater no Bolsonaro vende mais notícia.

    1. Perfeita sua colocação, a grande imprensa dá nenhuma visibilidade a este caso absurdo envolvendo o Setor de telecomunicações, talvez porque possa respingar em outros grupos... , vai saber!

  38. As causas da DECADENCIA do Estado estão, exatamente, em fatores internos como esses que procuram criar crise no GOVERNO, além das revoltas diversas, corrupção, queda da economia, tudo isso com a premeditada intenção de lavar o ESTADO BRASILEIRO ao DECLÍNIO. A pessoa do MORO será odiada por aqueles que estão à beira do abismo não podendo contestar os fatos que os incriminam... Está sendo estilizado por tendências distintas em uma imagem não ideal para os seus propósitos.

  39. Lamentável ainda termos que conviver no Brasil com Ladrões e Corruptos não punidos, contando com o apoio de parte de uma justiça morosa e não comprometida com os anseios da sociedade.

  40. Vou ter esperança: A justiça tarda, mas não falha. Quero ver a corja toda presa. Junto com eles esses juizecos de faz de conta.

  41. TODAS ESSAS MARACUTAIAS SÃO TÍPICAS DO MAIOR BANDIDO DO país (em minúsculo mesmo) QUE NEM MERECE FICAR PRESO E SIM ENFORCADO.

  42. Os desembargadores do TRF-4 olharam tecnicamente para a questão, não podemos condená-los. Mas o histórico da 10a Vara Federal, em São Paulo, é preocupante. Espero que seus juízes também olhem tecnicamente para a questão e não coloquem suas convicções ideológicas à frente de suas obrigações como magistrados.

    1. Aí é Natal e eis que Papai Noel desce a sua chaminé e enche suas meinhas de presentes!!! Acorda!

  43. Uma vergonha. Quero ver a Justiça de SP continuar o trabalho minucioso que faz a 13o Vara de Curitiba. Devolvam nosso dinheiro.

  44. Eu se fosse o juiz para onde foi encaminhado o processo ficaria com vergonha, pois como é que pode alguém COMEMORAR a transferência do processo de Curitiba (Obs.: JUSTIÇA REAL E JUSTA) para São Paulo...isso não existe ...só no Brasil.

  45. Ele nunca será preso. Os crimes valeram a inexistente pena! Os brasileiros precisam aprender uma lição básica, não existe combate ao crime, combate-se o criminoso.

  46. Ñ passou da hora de associações de magistrados, colégios, grupos independentes e c identidade própria, buscando prévio apoio das FFAA, declararem, exigirem, 1 postura + respeitosa de juízes e INST oficiais, claramente comprometidas c esses CRIMES? Todos juntos e misturados? Q honra têm esses homens? Os congressistas ñ se escudaram em Rui Barbosa! Vocês tbm ñ? O q é justiça? No fim todos dentro do mesmo "corona" e aí? Hj, antes do meteoro danar o país de vez, reflitam, Ñ REZEM, por Cristo.

  47. Me decepciono é c as FFAA do meu PAÍS.Será q a promoção de 57 militares ao generalato durante o governo FHC/Lula está retardando 1 postura + condizente c os princípios q fazem as instituições militares, ainda serem a única confiável no Brasil? Teremos q ressuscitar Quintino Bocaiuva ou reeditarmos 1 nova MARCHA DAS FAMÍLIAS p q assumam essa encrenca?Desde 2.013 nas RUAS acabamos c o CONLUIO entre os 3 poderes, q imperava desde 85. Avançaremos c PRISÃO 2a. Instância e FIM DO FORO PRIVILEGIADO!

  48. TORCENDO PARA Q ALGUNS DO STF MORRAM COM O CORONA, ANTES DA PRESCRIÇÀO DOS CRIMES LESA-PATRIA DE BANDIDOS E SEUS FILHOS, DE PUTAS.

  49. Agora que o processo dele foi remetido para o Forum de São Paulo é que não vai andar e às nossas custas pai e filho ladrões vão mostrando que têm competência e amigos nos 3 poderes e ficam nos achincalhando, levando vida de nababos e rindo da nossa cara. E os 52 milhões que foram encontrados no apartamento do deputado Gedel Vieira Lima foi parar no bolso de quem? Porque ninguém fala nada sobre isso podia ser usado na crise de insumos necessários para esta terrível doença já que sem dono

    1. Isso tudo é um escárnio. Até quando vamos aturar essa pseudo Justiça ser splucafs no Brasil? Infeliz é o povo e a Nação cuja Justiça aplicada é idêntica a essa do STF e do Congresso.

    1. André, apenas uma pergunta: Você comeu merda quando era crianca?

    2. É o que, meu senhor??? Vai curtir sua quarentena pescando isolado do mundo. Porque desconectado da realidade já está há tempos!

    3. nem perde temoo. esse lixo deve ser ex CC do PT que perdeu a teta! vai trabalhar vadio

    4. Para de falar merda, presta atenção, traidor é essa corja filhos do molusco...

  50. O país já estava destruído, o vírus só veio passar a régua. Os cleptocratas estão em festa com a dinheirama que vai rolar. Cidadão? É só um detalhe que nem atrapalha.

  51. Depois é Bolsonaro quem não presta. Melhor é um tosco e honesto na presidência, do que um populista ladrão. Por isso é que a esquerdalha o quer de volta, para poder continuar roubando o erário e desfrutando das benesses do poder. E o povo vivendo de migalhas assistencialista, sem saúde, educação e segurança de qualidade.

    1. Concordo amigo e ainda tem Fidap defendendo esse molusco...

  52. Logo aparecerá a infecção letal neles pelo vírus PF, que erradicará essa subespécie da face da Terra. Caso não aconteça logo, o vírus do Ipiranga o fará. Ah.....com a maior certeza!!!!!

    1. Tenho um nojo imenso desta esquerda caviar, pior que tem os trouxas que rezam para eles voltarem ao poder.Uns merecem aos outros.

    1. Judiciário podre, tem q fechar esses antros, legislativo e judiciário. FFAA NELES.

    1. Falou certo, solto, por enquanto, mas, não pode tomar as 51 nos botecos, tem medo do povo, portanto continua preso.

  53. Parece brincadeira, né? O rapaz brindando a "nova" juizada que vai julgar o seu caso. Eu, se fosse este juiz, teria vergonha de participar dessa, digamos, coisa. E o STF, a vera magalhaes, o reinaldo - amiguinho do temer e do Gilmar mendes - azedo, nao falam nada.

    1. Não foi a esse bandido Ronaldinho a que o verme lá se referiu. Esse é o outro. O verme se referiu ao Ronalduxo.

  54. Assim caminha este país na contramão da Lava Jato. Casos escabrosos como este que com certeza absoluta tem o dedo (perdido do paizão Lula) navega em mar calmo porque pelo que vejo vai demorar séculos para serem concluídas. Este país da impunidade onde sempre o ladrão tem razão, fica difícil tentar viver em paz...

    1. Falta colocar nesta lusta de "pobres mortais" o espólio da falecida dona de casa Marisa, as medidas provisórias do outro filho, as falcatruas de Lorian e a empresa de Taigura, sobrinho, bancado pela Odebrecht. Esta é a família do retirante pernambucano q roubou o país e se diz inocente. Pobre país, Rica família.

    1. e ainda tem idiota que compra vodka para brindar a liberdade do molusco. VPPQP

  55. Lulinha é um ladrão da mesma laia do pai! Ambos soltos e Dilma idem são um escárnio para a nação brasileira. Em qualquer país sério, de 1º mundo, os 3 já estariam presinhos da silva!

  56. Vamos observar agora se o que comentam por ai é verdade ... que a "SanFran", é a principal produtora de componentes do corpo jurídico de São Paulo, e se sim, se é ou não um ninho de tendenciosos petistinhas/comunistas caviar... Mostre sua cara...

  57. o Judiciário precisa ter seus códigos reformados e prazo para os processos. SENÃO ESTE VAI FICAR NAS GAVETAS INDEFINIDAMENTE....

  58. O judiciário de São Paulo vai dar uma demonstração de conivência e o filho do chefe de quadrilha vai poder comprovar que o crime compensa. Se bem que o chefe da quadrilha deve ter muito dinheiro espalhado por países que participaram de seus crimes.

  59. A gang continua roubando e agindo por trás dos panos! O crápula e sua família gozando das benesses do dinheiro roubado do país. Não tem jeito, uma vez ladrão, sempre ladrão. Sem vergonha alguma na cara, como se tivessem o direito de continuarem fazer o ilegal porque sabem que sairão impunes. E saem!

  60. O pior de tudo: grande mídia omissa; militante; seletiva nas suas denúncias e investigações. Parabéns, Crusoé, vcs são um ponto fora da curva.

  61. E vocês da Crusoé, que não investigam mais nada, no rastro do lulinha que vcs estão só tem nota de 100, aonde que cancela a assinatura dessa porcaria!

  62. Por isso papai foi a Suíça, deve ter transferido alguns milhões para a conta dos desembargadores e mais alguns para esses Juizecis de SP para nada fazerem, será que chegou a quantia milhões essa decisão?

  63. Triste País o nosso ! Vivemos uma tragédia por 16 anos, agora somos envolvidos em uma pandemia sem precedentes. Estamos sem condições de escolhas há tempo ! Agora é a hora do STF fazer valer esse poder nojento e mandar o cachaceiro e família devolver o dinheiro que nos foi impunemente roubado. Com as bênçãos do nosso poderes !!

    1. A propósito, como está o processo do triplex? Já saiu do STJ e foi para o STF? A Crusoé poderia fazer uma reportagem sobre o andamento deste processo.

  64. Malditos....essa reportagem é dar ânsia de vômito. Judiciário corrupto. Desgosto de esses malditos no mesmo endereço onde daqui à pouco vão nos mandar enfiar a panela no cu....malditos

  65. O único lugar no Brasil onde a Lava Jato não caminha é em SP, daí a alegria do Lullinha. Vale lembrar tb q a nova empresa aberta foi logo depois do delinquente ser solto, não é pra especular? Papai vai até pra Suíça e ninguém pra fiscalizar as malas né? SP é reduto do PSDBosta q não passa de irmãos siameses do PT! A justiça nesse país é um lixo!

  66. Que justiça em. Aqui só um IRA ou ETA pra explodir esses vermes. Enquanto esses pulhas estiverem nas ruas a zombar do povo, a sub-raça esperneia por migalhas. Pelo menos de um herdeiro o povo se livrou.

    1. Não mesmo, águia. Nesse caso, não. Esses aí são muito "melhores" e têm a aprovação do judiciário e da esquerda.

  67. IMAGINO QUE A MAIOR PARTE DA NOSSA IMPRENSA FAZ PARTE DA RACHADINHA COM OS POLÍTICOS DE ESQUERDAS. PORQUE NÃO DERAM VISIBILIDADE AO DEPOIMENTO DO PALOCCI!!

  68. Infelizmente no Brasil o crime compensa. inacreditável essa decisão dos desembargadores do TR4 sempre elogiado por decisões técnicas e isentas de politicagem. muito suspeita essa guinada, está tão claro as conexões com desviou da Petrobrás.

  69. biologo com diploma comprado em qual faculdade??? e nós enguliremos esta ou os juizes de SÂO PAULO vão nos mostrar que TEM VERGONHA NA CARA e vão ESCANCARAR a ARMAÇAO ???

  70. Agora sim que a expressão São Paulo túmulo do samba volta a ser lembrada no noticiário nacional, uma vez que ministério público e judiciário paulista atuam juntos para melar qualquer investigação da Lava Jato. Fica dessa forma a expressão válida para considerar como São Paulo o túmulo da Lava Jato. Vocês notaram que São Paulo nunca deu sequência a casos que envolvem os processos da Lava Jato. Desde o início sempre houve negligência da justiça paulista em atuar de fato. Aparelhamento petista.

  71. Minucioso trabalho elaborado por Fabio Leite, estafante, mas não tanto quando o dos membros da Lava Jato de Curitiba, que passa agora a mãos mais benignas para colher seus abundantes frutos da árvore de muitos galhos e folhas nos quais a perspicácia hermenêutica os encontra escondidos. De fato, há rasões de sobra para a estafa de juízes que, a meu ver, são mal remunerados quando têm juízo mas, para os desajuizados, um outono de benesses. Até quando colheremos os frutos amargos que nos sobram?

  72. Quando seu pai o comparou a Ronaldinho,foi a única vez que não mentiu. Ronaldinho está preso. O filho do pai continua solto. Tem outra: meus amigos mal me pagam um cafezinho. Vai ter amigos lá na esquina...

    1. É quase impossível quantificar tantos “zilhões” que esses canalhas roubaram, pelo montante que se transfere para bancas de renomados advogados, juízes, lobistas, contadores, estrategistas, doleiros, e demais profissionais do crime organizado. Enfim, mera transferencia de dinheiro público.

  73. Atualmente, o que mantém a quadrilha do inquilino do palácio são as rachadinhas que cada empreende no respectivo galinheiro, digo, gabinete. Gerenciadas pelo miliciano de estimação Queiroz. Tiramos uma quadrilha de Petralhas e colocamos outra de milicianos. Pobre bananão

    1. Não vou defender o Flávio. Gostaria mesmo que o assunto fosse esclarecido e chegasse a um veredicto justo. Mas o seu senso de proporção merece profunda reavaliação.

  74. Vejam onde foi parar o dinheiro que deveria ser usado para construção de novos leitos....nas mãos de políticos, empresários e juízes corruptos

  75. pai ladrão filho ladrão, a fruta não cai longe da árvore. Pior de tudo é ele comemorar o fato deste inquérito vir para São Paulo, o que significa que ele sabe algo que não sabemos... corrupção a vists

  76. Triste Brasil, onde se pode roubar, livremente, o dinheiro do povo. As investigações nunca chegam ao fim e ainda temos que rezar a cada decisão do STF.

    1. e o bolsonaro, homem integro, honesto de um coração enorme e massacrado pela midia e por esses porcos da esquerda (stf,congresso) tomara que alguem faça justiça com as proprias maos!

    2. É difícil limpar o chiqueiro com tantos porcos dentro

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO