O Brasil no divã
Há vários indícios de que você está ficando velho, além dos óbvios sinais corporais e mentais. Um deles é, vou colocar desse modo, a crença na psicanálise. Eu acredito em Freud. O Charlatão de Viena nunca foi unanimidade, claro, mas ele influenciou muita gente no século passado — e teve importância decisiva na minha vida...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Há vários indícios de que você está ficando velho, além dos óbvios sinais corporais e mentais. Um deles é, vou colocar desse modo, a crença na psicanálise. Eu acredito em Freud. O Charlatão de Viena nunca foi unanimidade, claro, mas ele influenciou muita gente no século passado — e teve importância decisiva na minha vida do século passado e adjacências. Meus romances e livros de contos, por exemplo, têm forte componente psicanalítico. A psicanálise é uma aventura intelectual que requer mais do que a simples anuência de quem se dispõe a deitar no divã. Exige uma entrega quase inaceitável. É como pôr fogo na própria casa com você dentro, para usar a imagem de Freud. É bem mais fácil fazer como hoje: tomar remédio e fazer terapia cognitiva para cancelar sintomas de mecanismos psíquicos doentios que não são da conta de ninguém, nem mesmo de você próprio. Afinal de contas, para que perder tempo com a história familiar? Se os sintomas voltam a manifestar-se, repita-se o tratamento breve.Todos temos mais o que fazer, inclusive conhecer cem ou mil lugares antes de morrer. Entre tantas geografias, a pessoal é a menos agradável ou interessante. Não é um julgamento, como pode parecer, mas só uma constatação de um homem próximo dos sessenta anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rodrigo
2019-09-30 16:15:05Passado quase um mês desde a publicação deste ótimo artigo as tentativas de destruir o melhor divã do país -- a Lava Jato -- continuam a pleno vapor em Brasília, para desgosto e revolta dos 50 milhões de antagonistas e outros cidadãos de bem.
HUMBERTO
2019-09-12 08:26:52A melhor idéia do seu texto inteiro e insistir nas palestras de ESTADO MÍNIMO. Talvez a melhor idéia, digo até que é uma idéia a ser implementada a partir de já, como Paulo Guedes está tentando e vai fazer, mesmo com os do contra que querem manter o feudo a qualquer custo.
Meire
2019-09-10 14:16:30Sr.Mario, posso afirmar que não entendo nada de psicanálise, mas entendi perfeitamente o conteúdo, é clara sua leitura da situação política/social atual, confesso que perdi a esperança de ver coisas diferentes nos noticiários e nos programas de falatório... todos têm sempre muito a dizer, ainda que não entendam do assunto. E os que entendem então... dureza ter de ouvir um lado e outro, o grande dificultador é que além de não termos um denominador comum, NUNCA temos um mediador imparcial abraços!
Eline
2019-09-10 13:54:47Mario, sua análise de um recorte de nosso tempo político/social, carregado com fortes pinceladas de nossa estranha psiquê, traz leveza, humor e boa dose de sabedoria. Mistura da experiência e inteligência do ainda jovem jornalista com a lucidez e ironia do sessentão que se anuncia. Belo mix!
Antonio
2019-09-10 13:49:47Perfeito. Muito obrigado!
Chris
2019-09-10 08:59:59Exato como sempre.
Luiz
2019-09-09 20:52:29Genial ...simples assim !
Cesar
2019-09-09 20:32:49Excelente texto
Heloisa
2019-09-09 20:01:29boa noite, Você não é jornalista? Um bom jornalista, ironia socrática! Gostei muito de seu artigo e gostaria de imprimir. Filosófico. Mas, estou achando que não posso ou não devo... É proibido, norma da casa? Não tenho a menor idéia se é possível ou não... é p o meu arquivo pessoal! Estudei muito tempo filosofia e acho q vc escreve como ninguém, nos tempos atuais. Obrigada pela resposta, Heloisa
FRANCISCO
2019-09-09 17:05:23Excelente. A Psiquiatria (fenomenologia) desbancou os excessos da psicanálise. Mas se a psicanálise não fosse tão cara gostaria de continuar a fazer essa viagem para dentro.