Agência BrasilRaquel Dodge: demissão coletiva de equipe da Lava Jato da PGR por "incompatibilidade"

O acordão mostra a cara

Procuradores deixam a PGR em protesto contra Dodge, Moro volta a ser espezinhado e a PF está em vias de ter um novo diretor: o esforço para conter a Lava Jato nunca esteve tão perto de seu ponto de ebulição
06.09.19

Os dois grandes prédios arredondados e espelhados que abrigam a sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, foram projetados por Oscar Niemeyer com uma base quase imperceptível, para dar a ideia de que estão em permanente estado de flutuação. Na terça-feira à noite, porém, uma decisão da chefe máxima do órgão, Raquel Dodge, fez a estrutura balançar — metaforicamente, é claro — como poucas vezes havia acontecido. O motivo: um documento encaminhado por Raquel Dodge ao Supremo Tribunal Federal, no qual, depois de sete meses analisando a delação premiada do ex-executivo da OAS Léo Pinheiro, ela propôs o arquivamento de trechos que mencionavam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e José Ticiano Dias Toffoli, irmão do presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli.

Foi o suficiente para que, menos de 24 horas depois, a equipe responsável pelos casos da Lava Jato na PGR pedisse para sair alegando “incompatibilidade” com Dodge. O ambiente já estava ruim havia algum tempo. O braço da Lava Jato na PGR andava um tanto travado, e as travas eram atribuídas exatamente ao estilo excessivamente comedido, para dizer o mínimo, da procuradora-geral. Em julho, o então coordenador da operação abandonara o posto. Em março, dois chefes da equipe de perícia fizeram o mesmo. Poucos diziam, mas a leitura, internamente, era a de que Dodge vinha melando a operação ao mesmo tempo em que fazia campanha para ser reconduzida por mais dois anos ao cargo, cujo mandato termina no próximo dia 17.

Essa percepção está diretamente relacionada ao episódio que levou ao quase-motim dos procuradores: os beneficiários diretos da decisão de Dodge de arquivar parte da delação de Léo Pinheiro eram dois de seus principais cabos eleitorais no processo de sucessão – durante o qual, até o anúncio do nome de Augusto Aras pelo Palácio do Planalto, ela sempre manteve esperanças. Rodrigo Maia e Dias Toffoli defenderam a sua manutenção de todas as formas. Para eles, Dodge tinha o perfil ideal para o momento, por aliar experiência com um jeito, digamos, mais compreensivo de enxergar os casos que chegam à Procuradoria Geral.

Agência SenadoAgência SenadoToffoli: irmão citado por Léo Pinheiro
Além de Maia e Toffoli, Dodge tinha outros advogados relevantes. Como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que teve um inquérito arquivado por ela recentemente, o notório Renan Calheiros, também agraciado por suas decisões, e até o ministro Gilmar Mendes, a voz mais estridente contra a Lava Jato no Supremo. O perfil da procuradora, juntamente com o rol de defensores da sua permanência, fez com que o Palácio do Planalto chegasse a considerar de fato o nome dela. Isso ajudaria a evitar problemas de Bolsonaro com as cúpulas do Legislativo e do Judiciário, das quais o presidente vem se aproximando cada vez mais, com sinais fartos de um plano mais amplo destinado a dar um “freio de arrumação” naquilo que os poderosos de plantão entendem como uma onda de abusos dos órgãos de investigação.

As evidências desse aparente acordão surgiram com mais força a partir da decisão de Dias Toffoli, em julho, de suspender todas as investigações que tinham por base relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, órgão de inteligência financeira do governo. A canetada solitária em meio ao recesso do Judiciário beneficiou diretamente o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente e alvo de uma investigação conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro que investiga um esquema de desvio de dinheiro em seu gabinete, quando era deputado estadual. Por sua vez, o Planalto passou a atender uma antiga demanda de parte do STF e do Congresso e deu partida a movimentos que resultaram em mudanças no Coaf, renomeado e transferido para o Banco Central, na Receita e, mais recentemente, na Polícia Federal.

Sergio Moro, visto pelas cúpulas dos poderes como o símbolo maior da Lava Jato e da máquina que estaria colocando reputações em xeque, passou a ser esvaziado. Inclusive pelo próprio presidente. Se Bolsonaro havia prometido dar a ele o Coaf, sete meses depois ele veria seu indicado para o órgão, Roberto Leonel, ser demitido. Sucessivas declarações de Bolsonaro reforçaram a impressão de que o ministro foi, de repente, levado à berlinda. Nessa toada, a Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, entrou na roda. Primeiro, com indicações do presidente de que pretendia indicar o novo chefe da corporação no Rio. A reação do próprio Moro e da cúpula da PF não foi boa. Bolsonaro achou que sua autoridade estava sendo questionada e, então, passou a cogitar a troca do diretor-geral da polícia, Maurício Valeixo, homem de confiança de Moro.

Fátima Meira/Futura Press/FolhapressFátima Meira/Futura Press/FolhapressMoro: silêncio após declaração do presidente
Entrou em cena, mais uma vez, um script que vem se repetindo nas últimas semanas. Após tentar mostrar que a relação com Moro estava boa (o presidente o chamou de “patrimônio nacional” em um evento no Planalto na semana passada), as estocadas voltaram. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele disse que o ministro chegou “ingênuo” a Brasília e defendeu que a PF precisa de uma “arejada”. Em bom português, disse que a cúpula do órgão, escolhida a dedo por Moro, precisava ser substituída.

A declaração do presidente deixou Moro ainda mais exposto. Na quarta-feira, em uma solenidade no ministério que seria seguida por uma entrevista coletiva, o ministro ficou por poucos minutos. Indagado sobre Valeixo, não respondeu. Em privado, ele também tem se negado sistematicamente a falar sobre o assunto. Quem o conhece diz que ele está enormemente desapontado, e em vias de tomar uma decisão mais radical – só tem dúvidas sobre o momento certo para fazê-lo. O único alento para o ministro foi o acolhimento, por parte do presidente, de todos os vetos que sugeriu à chamada lei de abuso de autoridade, um velho sonho dos críticos da Lava Jato. É incerto, porém, se o gesto será suficiente para agradá-lo.

Na PF, poucos acreditam que Bolsonaro possa voltar atrás e desistir de retirar Maurício Valeixo da direção-geral. A leitura reinante é a de que o presidente, com seu temperamento quase infantil, nunca irá digerir o fato de ter sido “confrontado” no episódio em que a corporação reagiu ao seu plano de trocar o comando da superintendência no Rio de Janeiro. Há dúvidas apenas em relação ao momento em que a substituição do diretor-geral ocorrerá. Alguns acreditam que será já, e outros apostam que Bolsonaro vai esperar um momento oportuno para efetuar a mudança. Para o primeiro grupo, a ida do delegado Anderson Torres, atual secretário de segurança-pública do Distrito Federal, está certa. Delegados ouvidos por Crusoé afirmam que o convite já teria até sido feito.

Anderson Torres com Flávio Bolsonaro: favorito para substituir Valeixo na PF
À época em que Anderson foi nomeado secretário, o governador Ibaneis Rocha, do MDB, disse que a indicação partiu do ex-deputado federal Fernando Francischini, de quem ele fora assessor na Câmara dos Deputados. O próprio Jair Bolsonaro também teria chancelado a escolha. Com passagens pelas diretorias de Inteligência e Combate ao Crime Organizado da PF, Torres tem uma relação de amizade com o presidente e já se reuniu com ele algumas vezes. Na corporação, ele é visto como um delegado de perfil operacional e não chega a ser apontado, ao menos por ora, como uma possível ameaça a grandes operações como a Lava Jato.

Entre os que aguardam a troca para outro momento, a interpretação é a de que também nesse caso Bolsonaro utiliza sua tática de fritura prévia cujo objetivo é criar um cenário propício para a decisão final. O presidente estaria apenas aguardando um mote para tomar a decisão. As apostas sobre qual seria o estopim ideal são muitas. Mas a principal tem relação com o inquérito que investiga o atentado a faca contra Bolsonaro. O caso está próximo a ser encerrado e a investigação deve concluir que Adélio Bispo não contou com a ajuda de mais ninguém. Bolsonaro já criticou a condução da investigação, especialmente pela falta de evidências sobre a existência de um mandante. O anúncio da conclusão do inquérito é visto como um momento ideal porque poderá servir de cortina de fumaça para a demissão. Debaixo de fogo cerrado, Valeixo sairá de férias nos próximos dias.

Em todos os cenários, o ministro Sergio Moro é visto como o fiel da balança. Com pesquisas recentes mostrando que sua aprovação é muito superior à do próprio Jair Bolsonaro, o ministro se fortalece na queda de braço. Valeixo é amigo pessoal de Moro e sua saída poderia ser o último capítulo da relação desgastada entre o ministro e o presidente. No governo, poucos acreditam que Moro conseguirá segurá-lo. A dúvida é sobre como será o dia seguinte: se a corporação aceitará a interferência direta de Bolsonaro ou se irá se rebelar. Na última vez que houve uma tentativa de ingerência, na gestão de Fernando Segovia, escolhido por Michel Temer, os delegados que investigam políticos se posicionaram. Segóvia acabou perdendo o cargo. A previsão é de tempestade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Presidente parece um gato brincando com um rato mais sábio e frio do que ele. Todo o capital político de Bolsonaro é o apoio da Sociedade Civil. Caso irrite o cordato Moro sem a vaga no STF, perderá nosso apoio e seus inúmeros detratores o derrubarão. O filho 01 é um peso difícil de segurar. Seu governo irá para o brejo.

  2. Resumindo, a equipe inteira não tinha razão? Está claro que Dodge não foi imparcial. Só há justiça na imparcialidade, mas está claro que existe uma ditadura do STF em concluio com outras forças da justiça que se movem no sentido de que existem acordos, acordões, como queira, gente de rabo preso para quem pouco vale a imparcialidade, ninguém quer pagar o que deve, então jogam mais um pouco nas costas do povo.

  3. Os corruptos têm que ser presos. Flavio Bolsonaro e os filhos de Lula, Dilma Russoff, (como dizia Chaves) Toffoli, Gilmar Mendes, Rodrigo Janot, Raquel Dodge, Alcolumbre, Rodrigo Maia, Gleisi Hoffmann, Wesley e Joesley, e o resto da corja petista.

  4. Estou extremamente desapontada com Bolsonaro. Se uniu a banda podre da politica , fez acordão com Tofoli e sabe-se lá mais com quem. Foi eleito presidente e apenas faz de tudo para livrar a cara dos filhos. NÃO FOI PARA ISSO QUE VOTEI NO SENHOR. Votarei em MORO em 2022.

  5. RAQUEL DODGE, empiricamente destrói a tese da Procuradoria que defende o valor em resultado se considerar a Lista Tríplice. Por nossa avaliação, apenas leigos, não consideramos que os Procuradores sejam ótimos quando selecionam os melhores. De quantos políticos corruptos o eleitorado brasileiro se livrou, durante 720 dias da PGR, Dodge?!

  6. As fofoquinhas e achismos estão chegando ao fim. O que será que a Cruzoé passará a publicar daqui para frente? Imprensa sem investigação não é imprensa, é simplesmente fofoca.

  7. Esse Bolsonaro game dando asco! E olha que votei nele nos dois turnos.....extrema esquerda e extrema direita são o câncer do Brasil.

  8. Complete a lacuna observando coerência entre o caráter dos personagens: JUDAS ISCARIOTES, BRUTUS, DOÑA MARINA, DOMINGOS CALABAR, SILVÉRIO DOS REIS, _______. Para bons entendedores. Nenhuma categoria de pessoas é mais pérfida do que a dos TRAIDORES!!! Nomeado o joio restou apresentar o trigo: MORO PRESIDENTE 2022. Se este país triste resistir até lá.

  9. BOÇALnaro ainda vai fazer muitas merdas - dia sim dia não como ele próprio sugeriu, num instante de rara " inspiração" - para proteger um filho objeto de investigação e para nomear o outro embaixador nos EUA. Espero que a PF se rebele e que o Moro o mande às favas. E LOGO!!!!

  10. Infelizmente não será nesse momento q vamos de fato sair da Lama, mas já foi dado um primeiro movimento com a renovação parcial da câmara e do senado e com a saida do PT. A questão é se o Bolsonaro vai de fato indicar o Moro pro Supremo...esse é o objetivo q todos temos q lutar e cobrar. Se conseguirmos de fato colocar o Moro no Supremo tudo isso q vemos hj poderá ser revertido no futuro. Isso com a gente votando pra renovar prefeituras e vereadores e passar o recado pra 2022.

  11. essa é sua opinião jornalista...não da maioria...vcs estão fazendo um jornalismo igual a globo...excitação ao quanto pior melhor...façam cometários mais inteligentes ... chega de alienação ...

  12. Talvez a rebelião dos policiais acabe por ajudar Bolsonaro na justificativa da demissão de Moro, será que é isso o que ele pensa fazer? Moro definitivamente é maior do que Bolsonaro é isso é péssimo para um político com ego tão inflado. Precisará buscar uma forma de diminuir a relevância de Moro. Isso é: se conseguir! #SomosTodosMoro

    1. o problema é que Moro não tem a malícia e a maldade dos políticos calejados de Brasília. e o Presidente não dá a tanto valor assim à lealdade.

  13. Lembra o velho ditado popular de que alguem saiu pela porta dos fundos !? Pois é; a Dodge entrou como um velho Dodge pela porta dos fundos e saiu por ela mesma...

  14. Bolsonaro está perdendo a chance de mostrar que é firme em suas decisões. Apoiar claramente a lava jato e garantir a investigação contra seu filho. Seja homem Bolsonaro.

  15. Por mais que não queiramos, a única solução é a força dos militares. Ou ninguém larga o osso. Há um conluio do Bolsonaro com Maia, Alcolumbre e Tófolli. SÃO TODOS OS PODERES DA REPÚBLICA e estão mancomunados para manter a velha política de corrupção para salvar a própria pele e dos familiares. TODOS TEM UM PÉ NA JACA CORRUPÇÃO! Já derrubaram a Lava Jato, fecharam o COAF, vão colocar um fantoche na PF e nomearam um PGR alinhado com o esquema.O QUE FALTA PARA A ENTRADA DOS MILITARES?????? Ninguém

    1. Ilza, que possamos ter a oportunidade de votar em Moro em 2022.

    2. Sou a favor de uma ditadura de arrumação. Esse pessoal que está no poder não farão o que é preciso. Este governo pra mim é Sérgio Moro depois vêm os outros. Armindo

  16. To de olho no Bozo Cade a carta branca contra a corrupção dada ao Moro . TA FICANDO IGUAL BOZO = LULA= AECIO= FHC= TEMER = Cunha=

    1. Veronica, há espaço para honestidade sim! Precisamos só ficar atentos para que o pouco espaço restante não seja ocupado pelos holofotes que alguns jornalistas buscam a qualquer preço...

  17. Jornalistas egressos da Folha de S. Paulo e da Época, influências de jornalismo ativista do passado que explicam a tendenciosa matéria do presente.

    1. Sustenta-se SIM! INFELIZMENTE! Está claríssimo o acordão do PR com Maia, Alcolumbre e Tofolli.

  18. Matéria dada à luz do estilo "Mini Carta & Cia. Ltda.", com título impactante e conteúdo decepcionante. Quem vê a chamada, imagina provas e escândalos . Tão logo começa a ler, descobre o pouco exitoso engodo jornalístico que muito bom parece, mas só fofoca oferece...

  19. Bolsonaro não consegue explicar nenhuma atitude em relação à PF, PGR, COAF e Moro. Se ficar enchendo o saco do Valeixo vai levar chumbo da opinião pública.

  20. Esta Raquel Dodge para mim foi uma grande decepção, igualzinha a Dilma, não sabe nada e foi prejudicial para o Brasil, omitir delações que afetam amigos é crime.

    1. somos todos Moro.Foratoffoli.gilmar . Lewandowsk Moraes c Mello MAMello Maia Alcolumbre

    2. 100% com vc. Bolsonaro, te defendi, votei em você, mas se vc se achar mais que o Moro, vc não passa de um merda. Moro 2002!

  21. Presidente Bolsonaro e Ministro Sérgio Moro: o Brasil precisa de vocês, juntos e coesos. Deus os está colocando em primeirissimo plano, para viabilizar a GRANDE VIRADA.

    1. O ministro Moro, patrimônio nacional está sendo usado pelo presidente

  22. As disputas viscerais, traições e guerras pelo poder fazem parte de todos os órgãos públicos. Até na PGR e MPF existe a indisfarçável luta entre facções internas. O Brasil está sendo descoberto em 2019. Que o diga o Macron e a Bachelet.

  23. O jornalismo investigativo da Crusoé tem demonstrado o quanto os servidores públicos da Republica (eleitos, concursados e indicados) se articulam para defender seus interesses e de seus pactuados, em detrimento do BR acima de tudo. Mostra também que, uma vez tornados autoridades, desprezam a ética profissional e as obrigações para com os cargos ele fortalecem em conluios corporativistas. Assim está o BR nas altas cúpulas, povoado por alguns quadros que merecem "desprezo e pé na bunda". Virá!

    1. Edilson, da mesma forma: "me mostre uma faculdade que ofereça em seu ambiente acadêmico o curso de jornalismo especulativo." Os jornalistas recebem uma formação nos ambientes acadêmicos e adquirem experiência no ambiente de trabalho, nas redações onde produzem as matérias. Mas, a leitura dos textos e do discurso depende do alcance interpretativo do leitor.

    2. Investigativo? Acho que você quis dizer especulativo. Aliás, jornalismo investigativo nem existe. É uma falácia criada para dar crédito ao que não tem crédito. Ou me mostre uma faculdade que ofereça em seu ambiente acadêmico o curso de jornalismo investigativo...

  24. O título "o acordão mostra a cara" se refere aos dois jornalistas que fizeram um acordo para publicar tão pobre matéria? Em caso positivo, a escolha foi perfeita!

  25. E assim vai ficando cada vez mais difícil chegar até os grandes marginais , pois muitos são amigos e até familiares , e claro que na cúpula do judiciário , do senado do congresso dos governos estaduais em todas as esferas tem gente envolvida com o crime , pois roubar o dinheiro público sempre compensou , e a lava jato deu um fio de esperança pra mudar , mas os ilícitos não paralelo no planeta, é uma luta de alguns heróis contra muitos bandidos em altos cargos.

  26. Valeixo está na linha de tiro do capitão que quer controlar tudo e todos que podem ameaçá-lo, a seus "pactuados" e à sua família. Mas, contra Moro, o "ministro que chegou inocente em Brasilia" convidado para ter sua inocência e popularidade exploradas pelo populismo governista, o capitão não terá chances. Se Moro cair, o governo desaba em traição e descrédito, com uma economia pífia. E o inocente de Brasilia poderá tornar-se o presidente que o BR merece, com confiança economia forte. Devir!

  27. O formato de construção da matéria lembra um outro tipo de jornalismo em voga, segundo o qual protege-se a fonte com a vida e sob tal pretexto, se diz o que quer, de ilações a acusações diretas. Vide matérias do "The Intercept" - são parecidíssimas com o que entregaram os dois jornalistas nesse longo texto que nada prova a não ser o desejo de gerar conteúdo exclusivo (o que, diga-se, não rolou).

  28. "Segundo pessoas próximas" ou "quem o conhece diz"... Assim é fácil dar matéria: Escreve o qie quer, não cita uma fonte sequer e não abre espaço para os citados se manifestarem, ao término da "matéria"

    1. O material desse tal "jornalista" somente poderá ser avaliado com seriedade quando for objeto de perícia técnica pela entidade policial competente. Até lá não passa de verborragia produzida por uma mente doentia, que faz sucesso somente entre boquirrotos e oportunistas de plantão. A entrevista dele no programa Roda Viva foi a comprovação de sua mediocridade. Melhor ele faria se pegasse o chapéu e o guarda-chuva e fosse destilar seu veneno em outras plagas. Afinal, sempre existe bobo para tudo.

  29. Enquanto houver políticos fazendo indicação para A ou B dentro do governo, a estrutura geral não será mudada. Não interessa de que partido for.

  30. na falta de assunto o papel a aceita qualquer coisa e assim a prensa continua viva. fofocas e ilações são boas para o papel mas nada significam para a realidade. boa escrita mas acho que são servirá para consultas históricas.

  31. Que turma: Renan Calheiros, Dias tofoli, Gilmar Mendes, alcolumbre, Rodrigo Maia. Quem tem coragem de comprar um carro usado deles? E eles indicam a Raquel Dodge? Isso é um atestado de inidoniedade.

  32. Só acho o seguinte : Moro é o sustentáculo desse governo, amado pelo povo cansado da corrupção e outros males como falta de segurança.

  33. SOMOS TODOS MORO. Onde estão, a carta branca do Moro, o COAF, PF e RF? Bolsonaro, tenha isso sempre em mente, estaremos com você, enquanto estiver cumprindo suas promessas de campanha.

  34. Bolsonaro ao acobertar as falcatruas da família, de Maia, Alcolumbre, Tófolli, Gilmar e cia., com isso prejudicando os planos de investigações de seu Super Ministro Moro, está se afastando a cada dia dos interesses de seu eleitorado, que acreditou em suas promessas de campanha. Isso é estelionato eleitoral. Traição.

    1. Povo brasileiro, não precisamos de um salvador da Pátria, é verdade, mas, precisamos de Sérgio Moro pelo que já fez e pode fazer pelo Brasil, portanto, não podemos deixar Bolsonaro bagunçar com ele, vamos nos manisfestar todo tempo contra isso.

    1. Amigo... me parece que voce esra brabo com o carteiro e não com a encomenda

  35. Moro no momento e o último resíduo de combate à corrupção no atual governo. Já que o Mito demonstrou ser conivente com o filho bandido.

  36. Nunca torci tanto para que Bolsonaro seja caçado. Realmente me impressionou muito além do canalha que já sabia que era. Sempre Moro!

    1. Arlete, acho bom lembrar a Renata que ela pode ser acusada de estar difundindo discurso de ódio.

    2. Renata, com todo respeito, antes de se manifestar consulte um dicionário.

  37. Bolsonaro é muito carente, quer holofote todo dia, cria factoides sem parar, é chaaaato, cansatiiiivo... tá testando a paciência do povo, pode se dar mal.

    1. Kkkkk! Sério ??? Holofotes???Quem mesmo??? Ahhh tá então!

  38. Onde está a verdade? Ou são especulações para garantir acerto no futuro? Continuou apoiando Bolsonaro e acreditando no Moro!

  39. O que o diretor da PF tem que fazer é se mostrar inteligente neste jogo de xadrez, fazer o jogo do enganaro(Bolsonaro) e rapinamente se manter no cargo, incolir a soberba e ilusoes e pensar em como poderar responder ao anseios dos Brasileiros, que como Moro querem um Brasil melhor. Fazer o dever de casa direcionando as investigações ao combate ao narcotrafrico, bem como ao crime organizado este é o caminho, fingir de morto e nos bastidores e nas pessoas próximas ao presidente e se fortalecendo.

    1. Vc esta insinuando que deva deixar de investigar politicos?

  40. Não há dúvidas que Bolsonaro, em ato de infantilidade, está fritando Moro. Mas Eu, por exemplo, votei em Bolsonaro esperando combate efetivo da Corrupção ( inclusive com manutenção da Lava Jato). Demitiu Moro, perdeu meu Voto no futuro e também o crédito.

  41. Quem garante q esta intriga entre Moro e Bolsonaro "documentada" pela isenta CRUSOÉ é verdadeira? Tudo depende de quem escreve a reportagem, verdade?

    1. Matéria muito boa, contra fatos não há contra argumentos, fica a interpretação pessoal de cada um. JB é um político e como tal , infantil ou não, faz política. Ilusão acreditar cegamente em um político. Eles vivem noutro Brasil.

    2. Afinal, a revista está condenada ou são só alguns redatores? Se define aí pq estou achando que vc está perdendo seu tempo. Eu, nesta condições, nem estaria mais lendo suas matérias.

    1. JM não ganha nem como Síndico de meu prédio!!! “Se fritar”? Já fritou faz tempo!!!!! Não vê quem boa quer! Tirar coaf foi a “facada finally que eles devolveu aos que o creditaram na urna combate à corrupção!” Ao menos o tal Adelio é louco, mas ele esfaqueou o Brasil porque tem caneta bic!

  42. Bolsonaro deve lembrar que foi eleito não por suas qualidades e sim porque o eleitor estava cansado das roubalheiras dos governos e políticos. Foi isto que fez o povo ir para as ruas exigindo a queda da Dilma; as pedaladas só foram o pretexto legal; foi por isso também que o povo quer o Lula na cadeia. A continuar assim logo a voz do povo começará a gritar novamente e, ele deve lembrar sempre, o Mourão, seu vice é muito bem avaliado por todos, apesar de ser general ou talvez por ser general.

    1. Como não participou de nenhum debate se salvou de confrontos em que sua falta de “preparo” ficaria mais evidente (preparo porque precisa só ser alfabetizado para ser candidato). Parece ser muito infantil e gosta de se bajulado afinal é o dono da bola. Brasil pode até crescer em economia (é o que interessa e cale para pontuar um dirigente?), mas não passa de um cabo em minha opinião.

    2. É estamos perdendo a batalha, mas não a guerra. O sistema é poderoso, mas a esperança é maior. Eu acredito no povo brasileiro, mesmo sem carnaval e futebol.

  43. Estou perplexa, vexada, acabada com o Presidente que vem se intrometendo no Ministério da Justiça, ou acredita no Ministro Moro ou não? Até quando Sérgio Moro vai suportar?Moro é insubstituível para nosso Brasil, mas não para os corruptos, que são muitosssssss

  44. Um presidente infantil q pensa q o Brasil é sua caixa de brinquedos.Ele tira, brinca um pouquinho, devolve p/ caixa, tira outro e assim vai.Mas qdo o "brinquedo" da vez é o Moro, aí ele mexe c/ todo o povo brasileiro q tem sede e fome de um herói (coisa q o Brasil nunca teve de verdade), aí então, Sr. Presidente, a sua vaca vai p/ brejo.Aí a gente fica bravo c/ vc.E ñ há nada pior p/ um governante do q um povo bravo, principalmente se o PR se elegeu com os votos dele.Chega de brincadeira, JB!!!!

  45. Aras sô! Si essa muié do Dodge fosse iscoida pra ficá mais uns par de anos o pessoar aqui ia tá tudo feliz da vida. Ia tê capa bem grandona: "Comprovado A C O R D ÃO". Mais faiô! JB deixô todo mundo zonzo.

    1. Verdade , se esse acordão existisse Dodge não sairia. Crusoé mostra que também está no time que quer derrubar o Presidente Bolsonaro.

  46. Esta matéria está forçando demais a barra de complô e plano entre os poderes. Se fizesse sentido dodge ficaria na pgr. Em muito trechos é contraditório. Cuidado com as afirmações especulativas, são extrapolações de repórter sobre cenários de sua interpretação e não de fatos onde devam se pautar um bom jornal.

    1. Ivanhoé, a sentença do Toffoli é passível de nulidade absoluta, pois decidiu além daquilo que foi pedido pela parte. É a chamada decisão "extra petita" O pedido foi feito, corretamente, para atender à pretensão do 01, pleiteando em seu próprio nome, em seu exclusivo interesse de agir. Aliás, Toffoli toma decisões que deixam bem claros os motivos pelos quais não conseguiu ser aprovado em concursos para a magistratura paulista!

    2. Muito grato pelo seu esclarecimento e pelo Português escorreito. O verbo atender, no caso, atua como transitivo indireto.

    3. Correto seu pensamento Ivanhoé. Para atender ao pedido do 01, que só podia ser individual, pois o interesse de agir é requisito para a proposição de uma ação,o Toffoli não precisava estender a solução para terceiros. Portanto, quem deve dar explicações ao país é o Toffoli. Mas, infelizmente, há pessoas que se assemelham a papagaios amestrados, replicando as bobagens que parte da imprensa manipuladora planta. Depois ninguém ser chamado de inocente útil.

    4. O presidente Jair Bolsonaro extinguiu cargos em comissão criados pelo PT, o que também explica o descontentamento de grande parte do corporativismo mimado, inclusive na RF. Informe-se melhor, senhor Jarbas.

    5. Para atender o pedido do 01 Toffoli não precisava barrar investigações da RF e do MP. Bastava reconhecer o direito à privacidade e que o vazamento era ilegal. Se Toffoli usou um canhão para matar um passarinho, quem tem que explicar isso é ele, o poderoso Toffoli.

    6. Muito antes da rachadinha já existia o Jorge Rachid, sério obstáculo à modernização da RF. Todos os conselheiros do ex-COAF continuam na UIF, sob nova direção, o Banco Central, que tem uma reputação no trato de informações sensíveis bem melhor que a da Receita Federal. "É o Rachid, estúpido!"

    7. O PR Bolsonaro aliou-se ao ministro Dias Tofolli, Rodrigo Maia (Nhonhô ou Botafogo), Davi Alcolumbre e Raquel Dodge para salvar o filhinho Flavinho "Rachid" da cor-rup-ção na ALERJ... só não vê quem não quer !!!

    8. Então você acha que a interferência na Receita Federal, a extinção do COAF e colocando pessoal em cargo em comissão, com indicação política, são criações da CRUSOÉ ??? acorda ...

    9. Se você observar bem, não é apenas esta matéria. Parece ser uma orientação geral, uma ordem unida, uma linha editorial. Me pergunto qual o motivo disso. Interesses financeiros contrariados? Birra porque não conseguem entrevistar o presidente? Sei lá.

  47. Impressionante o realismo do ditado popular "um gambá cheira outro"!!! O impostor intrujão, têm a mesmíssima expressão doentiamente cínica e debochada do pateta 01!!!...

  48. Então a Crusoé reconhece que o presidente acatou todos os vetos sugeridos por Sérgio Moro. Muito bem! Mesmo assim, muitos leitores aqui preferem ignorar o fato e dizer cretinices, outros fingem-se de arrependidos. Pelo visto, semear a discórdia é uma atividade rentável.

    1. Para mim está claro que já existe um acordo sobre os vetos a serem derrubados.

    2. O que me deixa mais triste é que a gente vota em uma pessoa pensando que vai atacar a corrupção e aí vc vê que o mesmo é da mesma turma dos corruptos.Por outro lado a gente tem um ex presidente que quebrou o país corrupto e pasmem a elite intelectual do nosso país defende. Que esperança a gente a gente pode ter.Sai gora Sérgio Moro

    3. Ivanoé... abra seus olhos, o PR Bolsonaro está atacando a Lava-Jato e na iminência de aniquilar os órgãos de investigações... ESSE É O PERFIL DE ALGUÉM QUE SE ELEGEU NO discurso DO COMBATE À COR-RUP-ÇÃO ???

  49. Caros jornalistas/colunistas,... Parece q esqueceram de uma parte relevante do ocorrido".... a decisão de Tóffoli sobre a suspensão das investigações com base nos relatórios do COAF, não beneficiou somente o Flavio Bolsonaro, mas também e principalmente as esposas de Gilmar e do próprio Toffoli, não foi isso? Pelo menos foi publicado à época. Também beneficiou a esposa do traficante "Nem" e tantos outros..... Cuidado com o holofote excessivo!

    1. A Crusoé sofre de um tipo estranho de síndrome de Estocolmo. Após experimentar na carne a vileza do supremo autoritarismo, passa a descarregar seu ressentimento contra a pessoa do presidente da república.

    2. É isso aí Mr. Hik. Toffoli poderia ter reconhecido o direito do paciente a sua privacidade, sem interferir no poder de investigação da RF e MP, mas não o fez, sabemos porquê. Afinal, segurança jurídica aplica-se ao cidadão e também ao agente público. Este, deve ter o poder de investigar e o DEVER de guardar sigilo. Quem pode levantar o sigilo é somente o poder judiciário. Simples assim.

  50. Graças a Deus vou ficar livre da vozinha enjoada e da engavetadora , e não acredito no esquerdista que chega . Nós estamos ferrados.

  51. A equação é muito simples - se o Moro sair adeus JB. É bom lembrarmos que a esposa do Moro abriu escritório em Brasília. Fonte de trabalho para o maridão ???? #Moro 2022???????

    1. Oi Letícia. A minha observação diz respeito quer o casal deve estar preparando uma saída para o Moro. Para nós que lutamos por um Brasil melhor é uma derrota significante a saída do ícone do combate à corrupção. Seriamente triste final semelhante ao que aconteceu com a operação “mãos limpas” Q aconteceu

    2. A família dela mora em Brasília e ela é advogada. Abrir um escritório na cidade que mora, e trabalhar para ganhar dinheiro é a coisa que qualquer ser humano não preguiçoso faria. Mas se Moro sair com certeza irei afirmar que Bolsonaro é corrupto e ladrão como todos os outros políticos de Brasília

  52. Votei no Bolsonaro, porém esta claro só um tolo não enxerga q seu foco é detonar a Lava Jato, substituir o Valeixo para puxar o freio da PF e atender ao Acordão com os ministros bandidos do STF, os corruptos do Congresso como Maia e Alcolumbre e fechou com chave de ouro escolhendo um esquerdista petista para PGR. DÁ NOJO, mas a pura realidade. Eleitor não é idiota !!! Hoje só irei a passeata se for para defender MOro e toda equipe da Lava JATO e PF. Bolsonaro tô fora. DECEPÇÃO

    1. concordo com vc passeata só pra defesa do Moro e lava jato nada mais !!!

  53. Questionei a redação da Crusoé sobre a matéria da edição 69 "A Polícia na Mira", mostrando os erros, omissões e meias verdades sobre o Banco Central, Receita Federal e Coaf. Nunca me responderam. A revista prefere repetir infinitamente essas lorotas até que se tornem "verdades". A Crusoé é mais um exemplo de jornalismo que também desinforma seus leitores.

    1. Perfeito, Roudinei!!! Você é um lúcido!! Chocantemente, ainda que defrontando com a mais nua e crua realidade, há por pura opção, os boçalnatos moralmente cegos, surdos, mudos, de nariz entupido, mente embotada e impermeável, que se entregam ao fanatismo obscuro e predatório, tal qual os celerados da marginalha petralha!! Essa gente não se interessa em aprender: prefere encobrir com a estupidez a sua abissal ignorância!!!

    2. Infelizmente, os fatos são mais fortes que os argumentos

    3. Ha bombardeio porque a verdade é dura e cruel. Também votei no Mito e assinei Crusoé há 3 meses para poder ler algo mais próximo do meu pensamento liberal de direita. Mas contra os fatos não há argumentos. O que estamos vendo é que o Sérgio Moro está sendo totalmente desvalorizado nesse que prometia ser o Governo da grande mudança, estamos vendo políticos se articulando com Justiça para se blindarem e destruírem a Lava Jato e vejo os eleitores de Bolsonaro estáticos e em fase d extrema negação.

  54. Está ficando muito ruim. O Presidente lá está com voto de brasileiros que desejam moral, justiça, vergonha e fim dos conluios. Está ficando inaceitável a conduta que desvirtua os anseios dos BRASILEIROS

    1. Precisamos nos mobilizar! Não podemos deixar que se apague na memória do país a importância do Ícone da Lava Jato! Ir às ruas, reverenciar Moro e Procuradores envolvidos contra- corrupção! É a nossa única opção para 2022; senão nosso herói deixa esse país, desilusão!!! Que triste!

    2. Asco, nojo, vergonha do meu voto, nunca mais família Bolsonaro!!

  55. Incrível como qualquer assunto é deturpado e certos comentaristas tentam jogar os eleitores de BOLSONARO contra ele. Dizendo que votaram no Bolsonaro e estão arrependidos, etc. Conversinha fiada. Vocês são lulistas roxos. Observem, pouco importa a notícia para eles, oque querem é atacar BOLSONARO. Tática de esquerdistas, não cola mais...

    1. Roudinei, acho muito cedo ainda para "crucificar" o Bolsonaro. É mais prudente aguardar com calma os acontecimentos. Caso Moro seja substituído ou peça pra sair, aí sim, será a hora de nos rebelarmos contra o presidente e seus "filhinos" de estimação. Até agora continua valendo "BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS" tenhamos calma...

    2. Roberto, eu votei SIM em Bolsonaro, fui a protestos em favor da Lava Jato, sou anti PT Roxo e anti-Lula doente, até me ofende sua acusação. Mas NÃO SOU CEGO NEM BURRO, estamos vendo o desenrolar das coisas. A Lava Jato está sendo bombardeada de todos os lados e ninguém faz nada. Bolsonaro quer blindar o filho a qualquer custo. O Moro sumiu, apático, sem poder nenhum. De verdade, me sinto traído! 😞

    3. Não precisa atacar, o próprio Bozo se enrola, é de um despreparo total.

    1. Esta mulher nunca me enganou, cria do Temer 🧛‍♂️!!!

  56. Confira a íntegra da nota divulgada pela entidade: 1- Inicialmente refuta-se com veemência a utilização do nome da “corporação” Polícia Federal em manifestações de cunho político-classista, provenientes de integrantes de um único cargo minoritário na estrutura da PF, bem como de determinada associação que congrega parcela deste grupo. 2- Para a expressiva maioria dos integrantes da Polícia Federal, aqui representados pela Federação Nacional, o Presidente da República tem a prerrogativa exclusi

  57. Nossa punição é termos um país belo e maravilhoso. Já suportou 500 anos de roubalheiras e desmandos. E com certeza suportará outros tantos anos, um paraíso para os canalhas de todas espécies,Amém e glória aos céus !

  58. Raquel Dodge engavetadora geral da República já vai tarde.O problema é este novo PGR.Parece que vai continuar tudo na mesma ou pior.Se isso ocorrer e Bolsonaro afastar Valeixo mais cedo ou mais tarde Moro estará pulando da barca.Os antagonistas estão muito bem informados sim.Onde há fumaça há fogo!E de nada adiantará esse joguinho de aparências de Bolsonaro com Moro.Uma verdadeira decepção para o eleitorado de Bolsonaro se isso vier a ocorrer.

  59. Parabéns Dra. Raquel Dodge, pelo belo exemplo de patriotismo. São pessoas com a sua integridade que me fazem sentir orgulho de ser brasileiro. Um dia receberás em dobro, todo bem que nos fizestes.

    1. Mário, você nunca votou no Bolsonaro!!! Você é um comedor de pão com mortadela!!!

    2. Presidente ou um farsante? Não foi nisso que votamos, não era esse o discurso. Vou pra rua quando marcarem para derrubarmos esse despreparado, acredito que o Mourão é muito mais preparado.

  60. Como todos já comentam nas redes sociais, o presidente não precisa de inimigos para atrapalhar a vida do seu governo, para desgastar-lhe a imagem: o próprio presidente se encarrega de fornecer farta munição aos adversários e inimigos políticos. Ainda não se deu conta de que não é um outro deus do Olimpo, que tudo pode, que tudo manda e faz. A fritura do Moro pode representar um tiro mortal no coração de seu governo. Não costumo errar. É só esperar para ver o resultado.

  61. Em relação à PF, não me conformo com desfecho que está sendo desenhado no caso Délio. Acho impossível ele ter executado sozinho o plano para matar o Bolsonaro. A PF está pisando na Bola.

  62. Raquel = desapontamento total! Que vergonha! E os mesmos da velha política sempre chamam de "ingênuo" quem quer seguir regras e leis. Mas o eleitorado já está aprendeu, e essas raposas velhas estão sendo substituídas, para em seguida, irem pro xilindró. O problema é ter estômago e sangue frio prá aguentar disparates e arrepios da lei até a limpeza do congresso, executivo e judiciário!

  63. Bolsonaro é uma grande decepção para o seu eleitorado. Acabará perdendo a sua mão direita na Justiça: Sérgio Moro. E isso 7 meses após o início de seu governo. É vergonhoso e decepcionante! E aí, Bolsonaro! O senhor presidente pensa que comanda tudo e que mantém os seus fiéis “colaboradores “ na sua mão. Está enganado! Falta-lhe humildade e diplomacia. E o governo não seguirá bem.

  64. Acho que poucos foram os que votaram no Bolsonaro pq gostavam dele. O voto nele foi em virtude de não ser corrupto, imagina, trabalhar 40 anos, salário minguado, etc e etc, e votar numa turma de ladrões? 2022 vem aí, se Bolsonaro não corresponder, colocamos outro, que também não seja corrupto e tenha, digamos, mais polidez, mais tato. Só um detalhe, já tivemos presidente intelectual, que não nada fez contra corrupção, um presidente trabalhador, que foi chefe na maior quadrilha deste país. Então?

  65. Lamentável Dona Raquel sua ousadia, nem Janot foi capaz de tomar as claras estas atitudes, bem feito fez o acordo e seus padrinhos não cumpriram com a sua indicação.

  66. Todos os Órgãos Públicos, foram e ainda estão aparelhados por militantes de esquerda, que toleram e fazem vistas grossas para as falcatruas dos políticos corruptos em toca de cargos e benesses. O Presidente sabe disso. Só um maluco como ele para encarar uma situação dessas e se quisermos mudanças temos que apoia-lo, pois caso contrário se a esquerda voltar, adeus Brasil.

  67. Bolsonaro foi eleito por ser diferente! Combate a corrupção, apoio a Operações como a Lava Jato, etc. Nunca acreditei em político de qualquer espécie, fazem qualquer negociata para se manter no poder. Votei no Bolsonaro, por ser a única opção, maluco, de tirar os corruptos e corruptores do jogo que desmanchou o país. Convenceu o Moro a fazer parte do governo, vibrei com a indicação! Entretanto, ao se aproximar do Toffoli, escolher Aras, mexer na PF, RFB, irá também virar suco tristeza!

  68. Todos defendem a lava-jato, até o dia em que são descobertos em algum ilícito! A retórica de se escolher um chefe para a PGR com nota "sete" me parece exposição do inconsciente do Presidente Bolsonaro que sabe que pode ser atingido por meio das investigações de seu filho Flávio juntamente com Queiroz! Acho que a fritura de Moro é inevitável, pois não acredito que o Presidente se arriscaria tanto pra enfrentar o sistema corrupto! A popularidade desse governo tem os dias contados.

  69. Está na hora de começar a repensar o Bolsonaro, algumas coisas que tem feito vão contra a pontos pelos quais a população o apoiou, e sua traição a Sérgio Moro demonstra uma falta de caráter, um sujeito muito corporativista está surgindo das sombras

  70. A tal infantilidade de Bolsonaro é realmente um espanto! Não acredito que Moro vá resistir a tanta interferência em seu Ministério por muito tempo. Quem consegue trabalhar com tanto barulho?

    1. Que barulho? Vocês acham mesmo que fazem barulho? 😂😂😂😂😂

  71. Bolsonaro está pouco ligando para nossa opinião. Ele se acha acima de tudo e de todos. Acho um tiro no pé! Enquanto ele não tirar Moro do governo, ele não dorme. Tudo muito lamentável.

    1. Ele já está com a cotação baixa se Moro sair aí veremos a cotação despencar! Ele sabe disso e que somos eleitores dele. Mas não está agindo como prometeu. Acho que mas uns dias teremos as respostas pra nossas dúvidas!!!!!

    2. E lamentável! Bolsonaro tem se revelado um falso! pois lembro nitidamente ele dizer que moro tinha toda liberdade em seu Ministério. e a dias vem fritando o Moro. Esse governo está fadado ao fracasso. por alguns dias até tive esperanças.

    3. Nunca gostei desse Bolsonaro, mas aí votei nele porque não queria mais votar no PT. Agora mais decepcionada do que antes, acho que deveria ter anulado, já que não tinha outra escolha. Quando será que teremos políticos corretos em quem poderemos depositar nossa confiança?

  72. Olha, acho que tudo pode acontecer. A saída do Dr. Moro pode acarretar até em greve na PF, onde muita gente está de saco cheio com a "gang" do tal stf. Cuidado, presidente. Reflita sobre....A propósito, é só a acompanhar o noticiário e tirar suas próprias conclusões.

  73. Estou muito decepcionado com o presidente. O cara quer por o dedo em tudo e todos sabem por que, só quem é bobo ou fanatico por bolsonaro nao ve. Bolsonaro deu carta branca para Moro ao assumir o Ministerio, so que a carta era marcada...

  74. Esse senador levou o voto de muita gente. Jamais se reelegeria ante o papelão indigno e interesseiro dos que o protegem. Estão fritando os votos dos que elegeram a situação e a mantém com os impostos que pagam. Uma facada na boca de estômago da operação Lava Jato. Uma traição.

  75. Moro é emblemático, símbolo contra a corrupção. É evidente que pretendia salvar a operação Lava-Jato e continuar o trabalho que agrada e tem o apoio da sociedade. Bolsonaro será visto como obstáculo ao combate à corrupção.

  76. Eu e a maioria preferimos Moro; Votamos em Bolsonaro pelas promessas de combate a corrupcao e esse acordao mostra q ele mudou de ideia

    1. Cristiano, infelizmente, parece que Bolsonaro NÃO mudou de ideia. Apenas está indo com muita sede ao pote para tirar a máscara. Pobre país!

    1. Thiago, noticiava sim. As delações do Palocci e do Odebrecht estão aí para comprovar toda essa movimentação de abafa nos bastidores.

    2. Ia acontecer também e acontecia na Dilma, Lula, etc. Só que ninguém noticiava. Mais do mesmo...rsrs

    1. Das poucas coisas de que tenho certeza na vida, é de que todo traidor será um dia traído. Dentre os criminosos comuns , o ato de trair não tem perdão, paga-se com a própria vida. Prova de que os criminosos comuns tem mais caráter de que os CANALHAS protegidos pelo STF.

  77. A vaidade e egoísmo do Bolsonaro está ultrapassando os limites do bom senso Ele mesmo em entrevista falou que não entende de tudo, então permita que seus ministros trabalhem

  78. Claramente identificamos que nos bastidores do poder, o que conta é a manutenção de suas regalias, não importando com o interesse da população

  79. De fato, o Brasil não é para principiantes e Brasília não é para ingênuos. Parece que os Antagonistas teriam ficado bem mais felizes se Raquel Dodge tivesse sido escolhida, pois assim veriam corroboradas suas teorias conspiratórias. Agora vão ter que esperar e correr atrás de novos factoides.

  80. Bolsonaro começa a mostrar a sua cara. Estou apenas esperando a saída Moro para começar a criticar fortemente esse infeliz. Nao tenho corrupto de estimaçao e não entro nessa conversa de direita e esquerda. Bolsonaro vc vai cair como outros, e não foi eleito para manter essa vergonha

    1. Ainda está esperando? Eu já o estou fazendo há tempo. O palhaço bozo não fez valer meu voto, que era aprnas contra o PT. Se fosse hoje, tê-lo-ia anulado como pretendia fazer até dez dias antes do primeiro turno...

  81. Moro errou ao escolher trocar a magistratura por um cargo no primeirão escalão do governo Bolsonaro? Não, não errou, pois já mostrou que é possível a redução dos crimes no Brasil de forma bem expressiva. Ele sairá, tenho certeza, desse governo, e minha esperança é que o único partido limpo nesse País - o Novo - convide-o para fazer parte do governo do Rio ou de Minas. Se assim fizerem podem ficar tranquilos: ''vencerão a próxima eleição para presidencia da República se Moro for o candidato.

    1. No primeiro Turno votei no Amoêdo e em deputados do NOVO, aliás estou muito satisfeita com os meus deputados tanto Estadual como Federal, depois em Bolsonaro pois NUNCA VOTEI NO PT, realmente não deveria ter ido votar no segundo turno, fui apenas pelo horror que tenho pelo PT, se Amoêdo se candidatar em 2022, votarei nele novamente.

    2. PSDB de banho tomado. Novinho e arrumadinho. Tem quem pague as "despesas" de vocês, não?

    3. sério mesmo André?, acompanho o Novo desde o início e não tem nada a ver c o q vc falou e o único partido que prega competência na gestão pública, todo mês seus vereadores e deputados prestam contas aos seu eleitores dos gastos do período e são transparentes p o seu eleitorado acho que vale a pena vc se informar melhor p.s. votei no Bolsonaro p tirar o PT mas meus legisladores são todos do Novo

    4. André, estude o que o Novo prega antes de exibir sua ignorância.

    5. NOVO!? fala sério... Partido dos banqueiros. Plano de governo: juros na estratosfera, liberalismo fake, aumento de impostos, clientelismo político, escravidão do politicamente correto, ideologia de gênero, abortismo... Beleza de pais... 🙄

    1. Acertou na mosca. Tem jornalista aqui que veio da Carta Capital.

    2. Sim, se tornou uma sucursal repetidora da extrema-imprensa. Essa narrativa de Moro, PF, ênfase nos ditos "ATAQUES" do Presidente etc, já foram desmentidos nessa semana pelo próprio Dr. Moro. Bobagem dos jornalistas e interesse do grupo financeiro que é dono da Crusoé Antagonista.

    3. Não, é Bolsonaro que se distancia de suas promessas estruturantes como candidato. Fritar Sérgio Moro, o ministro melhor avaliado de seu governo, deixa isso claro. Assim co o Bolsonaro é oposição maior a si próprio, Carta Capital, revista que ninguém lê, nem precisa inventar pautas.

    4. É o seu presidente que está cada vez mais parecido com o PT. E para tanto, a culpa não é da revista, infelizmente. Tanto melhor seria que fosse.

  82. Nestes episódios em que na "família Bolsonaro" todos metem a colher no mesmo prato fica difícil contentar todos, principalmente os filhos. Esta é a arte difícil de governar um país já roubado e corrompido há décadas e que muitos opinam e ajudam a defender o próprio quinhão e o país que se f**a. A estrutura montada neste país é uma barreira intransponível, infelizmente e que temos um Congresso, Senado e pasmem, o STF !!!

  83. Como os poderosos corruptos desse país são tolos e infantis. O povo, por outro lado, está amadurecendo rápido e deu prova nas urnas que não deseja mais ver tanta corrupção. Tudo de ruim contra a Lava Jato, hoje, será revertido nas próximas eleições. Os Bolsonaros irão para a cadeia e o Moro para a presidência.

    1. Seria sensacional. Bolsonaro tinha que ter escolhido Deltan para a PGR

  84. Coloquem mais tensão na narrativa. Do jeito que vocês falam, parece que é tudo armado na maior tranquilidade. Porém, o que existem são as acomodações, de lado a lado.

    1. Você queria mudança ou golpe de estado? O Presidente não é Imperador, e o jogo político e poder segue em frente. Somente um acéfalo ou alguém com interesse escuso, não percebeu ou finge não perceber que o país mudou SIM!!!! E continua mudando para melhor!!!! Um Congresso melhor, B17 e Moro 2022. 🇧🇷 Um país melhor está em formação.

    2. E quem pensava em mudanças para melhor no País está se decepcionando com o despreparo do Presidente. Está difícil até entender o ANTA gonista !

  85. Apostei minhas fichas no bolso. Não ganha eleição nunca mais e sem mandato provavelmente será preso junto com seu primogênito. Moro ganhará a próxima faixa presidencial.

    1. Se Moro sair o PT terá arrombado a fortaleza do Governo Bolsonaro. E o PT, como se sabe, usa qualquer armadilha para fazê-lo.

  86. A contundência dessa reportagem é assustadora. Ela antecipa com argumento evidência e alto grau de convencimento a saída de Moro. E desperta a urgência de pensarmos as consequências e o destino do Brasil sem Moro. Me veio fortemente à cabeça a sintonia dessa preocupação com o artigo de hoje do Mario. Que desastre à vista. Que injustiça à vista. Que vitória da mediocridade à vista. Que cheiro de mesquinha traição à vista. Vocês me deixaram triste e cansado. Abraço

    1. Queiroz, Milícia e o Clã Bolsonaro. JB não nos traiu, apenas está fazendo o óbvio: protegendo a si e aos seus. E tudo continuará como sempre: Tudo aos poderosos e o povo que se exploda!

    2. Vejam até onde vai esse homem pra salvar o filho. É um político nato. Quem caiu no golpe da nova política deve estar se sentindo um idiota. Político nesse país é assim:meus interesses primeiro,minhas vantagens primeiro, meus amigos aliados primeiro. O povo a gente enrola fácil, fácil.

    3. P. S. Caros amigos: escrevo aqui porque não sei onde poderia alertar vocês para uma “instabilidade no espaço comentar. Já perdi vários comentários e tive que reescrever por apertar inadvertidamente na margem do espaço. Minha memória está boa e consigo refazer. O X não é o único lugar para fechar o espaço. Achei bom reportar. Sorry. Abraço

    1. Moro só tem duas opções. 1) permitir que a Polícia Federal fique a reboque do mandonismo irresponsável do Presidente, ou 2) articular-se politicamente para preparar sua candidatura a Presidência em 2022.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO