Arte e mercado
A superioridade do capitalismo em relação ao comunismo é simples de explicar. No primeiro, a produção de bens culturais é feita por uma multiplicidade de empreendedores. No segundo, por burocratas
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Entre 29 de março e 2 de abril aconteceu a 19a edição da SP-Arte, feira de arte e design que apresentou ao público mais de cinco mil obras de cerca de 2 mil artistas no Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer, em São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Renata
2023-04-12 20:55:56O capitalismo tem muito mais cacife, condições e dinamismo para financiar arte do que o socialismo. Minha preocupação é que isso acabe fazendo prevalecer os Big Brothers, que têm mais público e dão mais retorno. BBC, rádios e tvs educativas têm programas de excelente qualidade, enquanto, com raras exceções, nas rádios e canais privados predominam programas religiosos, funk, breganejo. Pra quem gosta, tudo bem, mas e quem prefere música clássica ou jazz?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-04-11 18:10:51Vinha pensando em comentar acerca da captura da arte pela direção mainstream dada pelos grandes financiadores das produções artísticas, mas o autor não se esqueceu disso, explicando melhor do que eu poderia no seu último parágrafo. Sem dúvida que a arte sobrevive melhor sob o capitalismo, mas também aqui enfrenta desafios para se desafiar e evoluir, não temendo desagradar o burocrata de plantão, mas o dono do livro de cheques.
Adrienne Hitzler
2023-04-07 10:37:03O Capitalismo é a natureza em ação, onde cada indivíduo luta por seus interesses, buscando primariamente sobreviver. A sociedade, por razões, a princípio humanitárias, tenta ordená-lo. Os poderosos tentam subverter essa ordem em benefício próprio. A Arte está inserida nesse contexto. A sociedade deve buscar formas de ordenar a ação dos indivíduos poderosos.