Carlos Fernandodos santos lima

Ex-covardes

19.02.21

Tenho assistido abismado à campanha de desinformação promovida pela defesa de Lula, em tabelinha com os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, contra a operação Lava Jato e, especialmente, contra suas figuras mais conhecidas, Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Trata-se de uma campanha de comunicação — ou seja, é artificial e fabricada — para requentar mensagens sem autenticidade comprovada e roubadas por simpatizantes do ex-presidente, com apoio da mesma mídia que tentou emplacar sem sucesso a mesma difamação no passado.

O objetivo é simples: criar um ambiente de justificação social para a anulação do processo de Lula, apesar de ele já ter sido condenado nessa ação penal em três instâncias. O método também é o mesmo: divulgar trechos de supostas conversas, sem contexto e completamente inócuas, colocando falsamente em dúvida a isenção de Sergio Moro no processo. Com isso, pretendem matar dois coelhos com uma só cajadada: recolocar Lula na disputa presidencial e denegrir Sergio Moro a ponto de justificar medidas contra ele — pois o medo de sua candidatura faz Bolsonaro, Centrão e Lula unirem-se contra ela. Certo é que há muitos contra uma real mudança neste país, preferindo defender seus interesses contra uma candidatura realmente independente desse sistema político corrupto. Mas o pior é que são poucos com coragem para defender reais mudanças que este Brasil necessita.

Certa vez, perguntado por qual motivo insistia em navegar contra a corrente do pensamento dominante no Brasil, Nelson Rodrigues relembrou as tragédias de sua vida pessoal e disse que tinha se tornado um ex-covarde, cuja coragem de dizer o que pensava resultava do pouco que tinha a perder. Mas mesmo em um momento como o atual, em que estamos todos com medo da peste, de perdermos nossos negócios ou empregos, em um tempo em que procuradores e juízes são calados por apaniguados de Renan Calheiros, em que o Ministério Público Federal é destruído internamente por uma gestão submissa ao poder político e que os órgãos policiais e de inteligência são aparelhados pelo governo Bolsonaro, temos que sair de nossa letargia e gritar contra toda essa irresponsabilidade e injustiça — temos que ser todos ex-covardes. Não podemos permitir que nosso país seja apropriado por corruptos ou milicianos. Seja qual for o crime organizado que se apresente, o lugar deles é na cadeia, e não nos palácios do povo. Tudo que temos é pouco diante da perda real que nos ameaça.

Nosso sistema de justiça é seletivo ao extremo, e eles pretendem torná-lo ainda mais seletivo, imunizando a casta política contra qualquer responsabilidade criminal. Uma prova dessa seletividade é colocarem em votação o impedimento de Sergio Moro quando o STF nunca colocou em julgamento os diversos pedidos de impedimento de Gilmar Mendes, esse mesmo ministro que vai até os jornais e, com a boca cheia de peçonha, balbucia palavras raivosas e cospe ódio contra as investigações de corrupção, antecipando o seu entendimento, contra a proibição prevista pela própria lei que rege a magistratura.

Que impedimento é esse que tanto ele vocifera quando comparado aos telefonemas trocados entre ele e acusados por crimes? Quando vejo a abominação que se tornou sua figura, sua sanha insultuosa contra Sergio Moro e sua gana persecutória vexaminosa contra a Lava Jato, sei que esta investigação estava do lado certo. Adiro às palavras do ministro Barroso:

“Me deixe de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível.”… “A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas. Vossa Excelência é uma desonra para todos nós. Vossa Excelência desmoraliza o tribunal.”…“O senhor é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia.”

O que move Gilmar Mendes é a exposição da sua real face, o do defensor desse sistema, perante todos, sem o disfarce dos salamaleques dos cortesãos que o rodeiam ou do tratamento formal (Excelências?) dos tribunais. Mas também Gilmar Mendes certamente viu que a campanha anterior contra a Lava Jato não seria suficiente para justificar a decisão já tomada de anular o processo. Já tomada, sim, pois ele, Lewandowski e o escolhido a dedo por Bolsonaro, Kassio Marques, irão votar pelo impedimento de Sergio Moro e a anulação do processo de Lula.

O que desejam é não inflamar novamente a opinião pública, fazendo retornar o quadro de insatisfação social de 2013, pois eles têm medo das ruas. Colocam suas fichas na estratégia adotada por Rodrigo Maia para destruir a legislação anticorrupção: apostar no desencanto e na inércia dos brasileiros. Estão apostando na nossa covardia, e talvez estejam certos.

Não sei se Sergio Moro será candidato à Presidência. Governar este país sem que haja uma reforma significativa da forma pela qual se financia a política, retirando o poder econômico da escolha de candidatos, e com isso trazendo pessoas de boa vontade para decidir as questões nacionais, não é tarefa fácil. Muitos querem mudanças, mas ficam confortavelmente em suas casas, falando para suas bolhas nas redes sociais. Outros batem nas costas daqueles poucos que ainda têm coragem de lutar, incentivando-os a seguir em frente, mas virando as costas em seguida e deixando-os sozinhos e desamparados. A eleição de uma fraude como Bolsonaro, a mordaça imposta contra procuradores e juízes e o fim da operação Lava Jato em Brasília, São Paulo e Curitiba trouxeram muito desencanto, fazendo com que os defensores de mudança se colocassem em debandada. E, infelizmente, não há ninguém para dar o toque de cerrar fileiras novamente.

Entretanto, sem apoio popular não haverá mudanças. Iremos caminhar para a aprovação de leis que vão permitir a apropriação pelos políticos de fatia cada vez maior do dinheiro público, seja para seus projetos pequenos e provincianos, na melhor hipótese; seja simplesmente para seus bolsos, como tanto foi revelado pela Operação Lava Jato. Irão anistiar crimes por eles mesmos cometidos, ampliar os fundos eleitorais e partidários, dificultar investigações de corrupção, derrubar a Lei da Ficha Limpa e de Lavagem de Dinheiro e tornar ainda mais ineficiente a Justiça Eleitoral. Iremos regredir 50 anos em 5, parodiando Juscelino.

Talvez mereçamos isso, pois estamos deixando nos amedrontarem, nos empurrando para uma vida mesquinha em que tentamos apenas nos salvar, mas não os outros ou o próprio país. Temos todos nós medo, é certo, mas o medo é a oportunidade de nos redimirmos. Não há coragem sem medo, e esta é a oportunidade para a redenção. O Brasil precisa desesperadamente de ex-covardes.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O povo brasileiro com pouca esperança , hoje sonha com Sérgio Moro na presidência e que todos os integrantes da lava jato saiam candidatos em 2022, como deputados e principalmente ao senado conivente e inerte, onde a podridão das oligarquias eternas atingiram todos os limites que uma nação pode suportar, que 2022 possa ser realmente o ano da mudança verdadeira , sem a polarização do ruim e do pior.e que Deus nos ajude.

  2. Muiro blá, blá, blá, mas eu pergunto: qual a solução? Os responsáveis constitucionalmente pela elaboração das leis, e os que as devem executar e guardar para que sejam cumpridas são exatamente os mesmos corruptos que se beneficiam delas. Qual a solução?

  3. No saudoso tempo áureo da falecida LavaJato eu e meu marido tínhamos uma brincadeira. Sempre que nos encontrávamos após o trabalho um perguntava ao outro: O Moro foi preso? Evidente que era uma brincadeira para relaxar diante de tanta falcatrua descoberta. Mas nunca em sã consciência imaginaríamos chegar ao ponto que chegamos. Moro, Dallagnol e Carlos Fernando, é injusto pagarem esse alto preço, saibam: o Brasil de bem sempre reconhecerá a importância da LavaJato. Ninguém apagará da história!

  4. Excelente texto! Somente o ruído das ruas e o som dos panelaços para tirar da inércia os que querem a mudança para um Brasil justo. Pra rua ex covardes.

  5. Parabéns, Procurador pela sempre lúcida análise do nosso pobre brasil. Muitos estão indo para outros países, sem esperança mais. É um problema cultural também, grande parte do povo brasileiro é alienado. Suas palavras, porém, tem o poder de nos incentivar a continuar na luta. Parabéns, grande patriota, íntegro brasileiro, que está na história como um Procurador corajoso que contribuiu muito para o Brasil.

  6. Concordo com muita coisa, discordo em alguns pontos, MAS o que gostaria de chamar a atenção é o seguinte: não há menor consenso na sociedade sobre o que deve ser feito. Claro, dizer genericamente coisas tais como “combater corrupção” todo mundo concorda, mas não há consenso (de por milhares na rua) sobre quais medidas são necessárias, suficientes, dependem de outras, etc.

  7. Carlos Fernando, SE o STF aceita material não periciado e obtido de maneira criminosa como prova, negando manifestação da defesa dos procuradores vítimas dos hackers, não seria o caso de levantar suspeitas de que Lula tenha encomendado o serviço criminoso dos hackers quando entrevistado na cadeia por Greenwald? Ele disse que desejava que alguém conseguisse uma "delação premiada" contra Moro e Dallagnol, cerca de 15 dias antes das mensagens serem divulgadas.

  8. É verdade. Não acredito que haja mudança.Embora desacredite, continuo comprando bilhete de loteria. Chego a refletir que deveríamos primeiro mudar nossa espécie.Uma outra espécie de brasileiros, se possível fosse.A vida continuará como sempre.A liberdade para nós custa caro.Sinto que sou privilegiado em tê-la. Há um universo de gente neste país, que usufrui de uma liberdade de pobreza.Tem a liberdade de não ter o que comer. A liberdade de sonhar se torna um pesadelo.

  9. Magnífico texto do Carlos Fernando Lima, outrora grande procurador da lava jato. Jamais nos esqueceremos dos seus relevantíssimos serviços prestados ao país.

  10. Excelente, como sempre. Infelizmente, acho que, além dos impedimentos que a pandemia traz para a nossa mobilização, o desânimo e a descrença geral são também os motores da paralisação. Caímos no buraco novamente e parece que, quanto mais cavamos em busca da luz, mais nos enterramos. Se me convocarem à ação, no entanto, vou. Acho, entretanto, tudo inútil.

  11. C. Excelente! Parabéns. Só a pressão popular (ação, não palavras) tem potencial para desestimular esses criminosos e os oportunistas que os apoiam de olho nos trinta dinheiros.

  12. Parabéns Dr. Carlos Fernando pelo artigo, também estou abismada com a fúria contra a Lava Jato. É preciso acordar os brasileiros do bem para defender o legado da Lava Jato!

  13. Bravíssimo! Um chamamento e um alerta aos que se dão conta do que está acontecendo no País, mas que ainda não se tornaram ex-covardes.

  14. Parabéns pela análise perfeita desse caos, que vivenciamos. Creio que essa incompetência do Min da Saúde na aquisição de vacinas que proporcionaria uma vacinação rápida é proposital e conveniente, o objetivo é evitar os protestos. O lado positivo é que as ações populistas do "Minto" não se revertem em apoio as suas sandices, continua estacionado em 30%. Como ele é desprovido de inteligência, interferências como essa, ( Petrobras) 19/02, é a certeza de um tiro no pé. Prejuízo pra quem?

    1. Prejuízo, Maria, para todos nós: o povo, seu acionista majoritário, representado pelo governo incompetente; os acionistas minoritários que não venderam os papéis antes de 19/02, qd já existiam “informações” de que a intervenção política ocorreria. Quem ganhou? Os grandes investidores de fundos especiais, alguns fechados, que contaram com informações e venderam antes. É sempre assim. Quem perde mesmo é o povo e a empresa que se desvalorizou em 100 bi de reais. Tão Brasil!

  15. Que artigo espetacular! Hoje, defender a LAVA JATO, A FORÇA TAREFA DE CURITIBA E MORO, tornou-se meio que perigoso. O que tem de bolsonaristas, mais até que lulistas, sendo agressivos e partindo para o ataque verbal de extrema baixeza, é impressionante! Mas , na minha opinião, estão mais para carroças vazias, que fazem muito barulho e não passam disso. O que mais me incomoda é o fanatismo cego por politicos corruptos. Enquanto houverem fanáticos, os corruptos estarão no Poder.

  16. O que o GM fez naquele processo do sistema S é um absurdo. Suspendendo as investigações e proibindo q fosse feita qq outra apuração pelo MPF sob pena de nulidade do processo. Escritórios de advocacia recebiam honorários sem prestação de serviços, dentro eles, estavam Zanin(q defende o Lula), como articulador e o Basilio (q defende o Wilson Witzel). Esses recursos foram usados para compra de apoio político no STJ e no TCU. Aliás, teve outra suspensão d GM em uma denúncia contra o Vital d Rego/TCU

  17. Voltando à sugestão anterior: agora que tem mais tempo, prezado, organize uma lista de candidatos ao Senado em 2022. A campanha será : “Eleja 1 por Estado”. Ex: o Sr. ou Dallagnol pelo Paraná e assim sucessivamente em todos os Estados da Federação. Acredito que haverá partidos interessados na idéia.

  18. Seu chamamento à ordem obriga os brasileiros decentes a reagir, criar coragem e lutar pela derrubada dessa camarilha que se elegeu mentindo e disseminando notícias falsas, e esperanças sem base, mas entregando despreparo e ansiedade por se safar dos maus passos dados em equipe contra o país e seu dinheiro...

  19. Carlos Fernando, o seu artigo mostra claramente a perseguição insana dos nefastos ministros contra a Lava Jato, com objetivo imoral, vergonhoso e tétrico de anular o processo do CONDENADO LULA, mesmo condenado em três instancias. É notório o desserviço que esses três ministros fazem à justiça brasileira, é uma VERGONHA.

  20. Esses que estão acabando com a Lava Jato,vão beber do proprio veneno,aparáveis Dr Carlos Fernando o Sr é Dr Júlio Marcelo e outros Procuradores são eternos como Rui Barbosa defendem ahonestidade e a ética Venceremos,sem armas só palavras valiosas aos jovens .

  21. Argumentação clara, real, maravilhosamente didática! Parabéns pelo texto. Tristeza e desalento .... mas precisamos reagir Brasil!!

  22. Como estamos precisados de ex-covardes, Carlos Fernando. A política neste país é abjeta. O STF (salvo exceções) é um valhacouto de ladrões. Os 3 poderes mancomunados contra a Justiça deixaram-nos num beco sem saída. Deus salva?

  23. Excelente análise do povo brasileiro, Dr. Carlos, somos um povo amedrontado, preguiçoso, covarde e sem tradição do que é pátria. A pandemia não é desculpa para não se sair às ruas, já que para as praias, baladas, festas, as aglomerações pululam...

  24. Parabéns pelo texto irretocável. Assustador o cenário atual. Por outro lado, acredito que a pandemia está represando um movimento popular muito intenso contra o estado das coisas no Brasil. A vacinação nos libertará e a reação poderá ser forte.

  25. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💥💥💥💥💥💯💯💯💯💯👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼👌🏼 Eis aí muito bem localizada no mundo, no tropico da mediocridade e da criminalidade, mais uma nova ditadura do século XXI, o século dos pobres homens da ciência.

    1. parabéns texto maravilhoso e verdadeiro é pena que poucas pessoas tenha acesso a ele, será que a demora das vacinas não é de propósito sei que são Incompetentes , por isso temos quer ir pra rua urgente # Fora bolsonaro e sua cateva. lena

  26. Vamos trocar nosso sistema de governo para o parlamentarismo! Assim ficamos livres de populistas, seja de esquerda ou de direita! Acabamos com essa necessidade mórbida de impeachment e damos uma bela banana para o Poder Judiciário que deseja governar como se detivesse a faixa presidencial.

    1. É isso Lucia. Chega de eleger o menos pior, medíocres, chefes de quadrilha, mitor de internet, encanadora de ventos, vampiros da garagem. É preciso através do Parlamentarismo fazer o Congresso ter responsabilidades na Chefia de Governo e não ficar no toma lá dá cá.

  27. Resumo da ópera: Não somos uma Nação, somos um bando de alienados bem formados por um "establishiment" secular. Somos cidadãos de segunda classe a bancar os de primeira(Oligarquias, Políticos e Apadrinhados, Elite do Funcionalismo, da Justiça, do Ministério Público, entre outros). Sem líderes, sem rumo e sem futuro, resta-nos pagar o preço dessa condição, nem vocação para ex-covardes temos. Nosso destino está mais para um avestruz que para uma fenix.

  28. Nunca foi fácil ser brasileiro classe média e pobres,mas agora sem executivo,sem legislativo,e sem judiciário,mais o abandono ele plena pandemia, está impossível.Os três poderes apenas se protejam e fazem conchavos para prevalecer só o que lhes interessa.O que as escolas fizeram com os jovens? Força motriz em qualquer revolta popular?O PT os domesticou.O povo precisa de líderes e nem esperança temos mais.

  29. O começo da solução seria mudar nosso sistema de governo para o Parlamentarismo. Seria muito mais fácil trocarmos os desprovidos de preparo na gestão do país. Segundo, acabar de vez com o voto obrigatório, assim, no dia das eleições, que seria num feriadão, o povão rira para praia e os interessados iriam votar.

    1. Infelizmente, em um país onde os donos de partidos escolhem quem eles querem para ser candidato e onde não existe candidato sem partido. Não mudaria nada. #wakeupdeadman

    2. Concordo,mas você acha que os nossos legisladores pensam no povo?votariam para perder o mar de privilégios? Esqueça!

  30. A grande maioria do povo brasileiro não tem acesso a informação, a denúncia do Sr Fernando, por questão financeira, o pior é que os esquerdopatas conseguiram com ajuda do Sr Paulo Freire, pois os estudantes brasileiros não conseguem ler um texto nem fazer uma regra de três simples, essa é a nossa triste realidade.

  31. Parabéns Carlos Fernandes, palavras sábias, estou realmente desistindo deste país. A democracia está por um fio, já somos um país totalmente militarizado, falta pouco para o Brasil seguir o caminho da Venezuela, as táticas usadas por Bolsonaro são iguais aos de Chaves, é só vermos a história. Caótica nossa situação.

  32. Veja o que temos no supremo, retrato de um país falido e corrupto, governado por desequilibrados e formado por gente covarde, sem empatia, incapaz de reagir ao caos, os mais prejudicados então, parecem zumbis.

  33. Depois de anos tentando provar aos Petistas que Lula não era Deus, agora ter de provar a bolsonaristas que Bolsonaro não é Deus, cansa qualquer um.

  34. O processo é longo ... cheio de percalços . Já vivenciei muitos ao longo da vida e o último sempre é o pior porque é o está presente . Procurem saber da CPI da Lava Toga, do projeto da Lei da Bengala e alguns projetos do senador Lasier Martins . Que buscam novos contornos e limites ao STF . Sim !!!É processo longo .. E existem outros apontados para o Executivo e o próprio CN. Nosso voto pode fazer a diferença . #2022 está logo ali .

  35. Não existem mais homens nesse Brasil, só machões. Na altura dos meus 63 anos em que vivi a ditadura, greves. passeatas etc. Nunca vi tempos tão tenebrosos, vitimados pela rasteira eleitoral bolsonarista os homens de bem desistiram e o mal está vencendo.

  36. após o diagnostico (correto) do Min. Barroso pergunta-se: Porque esse senhor não foi afastado pela periculosidade que representa??

    1. Gilmar Mendes é o que há de pior em nosso país. Usa seu poder de juiz do STF para fazer ativismo político, soltar amigos encrencados com a justiça e manipular a Constituição conforme seus interesses ...

  37. Não somos covardes! É pior! Não temos interesse algum em votar bem. Não temos curiosidade. Não sabemos ler e escrever corretamente. Não interpretamos bem informações. Acreditamos que a política não influi em nosso cotidiano, veja só!!!

  38. o grande aliado dos bandidos é a pandemia, por isso eles a negam e são contrários à vacinação em massa da população. Usando o vírus como arma para evitar as manifestações populares que certamente já estariam acontecendo mais acentuadas do que em 2013, se o povo tivesse liberdade de ir às ruas.

    1. Penso da mesma forma! Só isso explica a profunda inércia que acometeu o povo brasileiro!

  39. Parabéns !!! O grande trunfo do governo é a pandemia. Só bolsonaristas não acreditam na ciência. Depois de quase 250.000 mortes, ele quer mais, muito mais, só assim consegue calar as ruas.

  40. De longe o melhor colunista da Crusoé. Fala direta, corajosa, com elegância e clareza de ideias. CFLS é um prazer ler seus textos. Concordo 110% das suas colocações. Só esqueceu ou omitiu, por elegância e educação, a outra afirmativa irrefutável do grande Nelson Rodrigues: os idiotas tomarão conta do mundo pq se replicam mais. Sairão da sua vergonha e se exporão até tomar conta de tudo. Vidente...

  41. Este é um comentário tão ético, honesto com a verdade e a coragem típica da honra à cidadania que deveria ser incorporado pelos(as) cidadãos (âs) com qualidades idem deste comentário que compõem a Sociedade Brasileira. Que este segmento revise o sua omisão e consequente comodismo e passe a ser ex-covarde. Sem "salvadores" da pátria.

  42. Para mim, sendo idosa, não tenho como ir às ruas, mas espero qdo estivermos mais imunizados, estarei sim na Av Paulista, contra o Gilmar é mais alguns, contra Bolsonaro e seu Staf e sempre, sempre a favor da Lava Jato e Sérgio Moro, somos todos contra a corrupção!

  43. A verdade absoluta é que precisamos trocar grande parcela da Câmara, Senado, STJ, STF, PGR, enfim todos os poderes da república, antes que destruam as nossas instituições, por pessoas que pensam no país e não em seus próprios interesses e de suas famílias, as quais dominam o país.

  44. Mais uma vez o Carlos Fernando pauta o assunto com clareza solar. Compete a nós que nos indignamos com os lixos morais das altas cortes, do congresso espúrio e de uma presidência sem escrúpulos, irmos novamente para as ruas e exigirmos as mudanças para barrar essa onda ladra e desmoralizante que nos assola.

  45. Eu participei de todas as manifestações nas ruas contra essa gangue, que se apodera do país. VOLTEMOS ÀS RUAS URGENTE. Tem que ser antes que os ratos de esgoto destruam tudo o que, ainda, há de bom no Brasil. Deixaremos que Gilmar, Lewa, Tóffoli e KKK (Kássio Kopia e Kola) - os auto-intitulados garantistas de seus apaniguados - destruam o que foi construído com tantas lutas, desde as manifestações de 2013.

    1. 👏👏👏👏👏👏vamos sim pra rua. Urgente...

  46. Parabéns Dr. Carlos! Obrigado pelo chamamento. “O medo é uma estratégia de sobrevivência, a negação do medo não é coragem, é burrice. Coragem é o controle do medo!” Façamos como Gandhi, vamos marchar contra esses vagabundos profissionais, esse esgoto cheio de Gilmar, Lewandowiski, Toffoli, Kassio, Carmen, etc... não deixemos de fora a milícia Bolsonarista.

  47. Brilhante o artigo de Fernando Lima. Correta é a análise sobre a derrocada que vem sendo imposta a lava jato, que tem como mentor o ministro Gilmar Mendes, um verdadeiro câncer deste país. Lamento.

    1. Isso mesmo !!! os crapulas ja se uniram !!!! Vamos nos tb !!!

  48. Precisa e urgentemente. Não temos muito a perder, se entendemos que a caminho, nossa liberdade e dignidade, enquanto cidadãos, nos será tirada.

  49. Necessário formar alianças para que a essência da Lava Jato se perpetue, ninguém imaginou que seria facil ... principalmente agora que o sistema se recompôs da surpresa Bolsonaro e ja o colocou no devido lugar... Seria possivel fazer o dinheiro recuperado pela Lava Jato chegar ao povo ? Ha algum instrumento para demonstrar o qt a corrupção tira da sociedade ?

    1. Depois de toda essa criatividade juridica para prender o aloprado Silveira, nao eh viável um projeto de lei para usar o dinheiro da Lava Jato para comprar vacinas ?

  50. Você fez um bom trabalho na Lava Jato, juntamente com o Moro, mas, o tal Dallagnol é um idiota presunçoso, um imaturo, cujas trapalhadas são lenhas na fogueira para incinerar a Lava Jato. Uma pena!

  51. Que texto desalentador, para aqueles brasileiros que apoiaram a lava-jato pensando numa mudança em nosso país. É desalentador, porém,verdadeiro! Lamentavelmente verdadeiro!

  52. Esse é o meu pensamento, faltou falar do STJ, que esta indo para cima da lava jato com as gravações ilegais!! E é verdade estamos nos acovardando, quando na época da Dilma, fui as ruas, me sentia revoltado pois muitas vezes ouvi de muito que isso ia dar em nada, e sentia tristeza por ver as multidões nos carnavais, e não nos protestos!!!

    1. Ter um sujeito como Gilmar Mendes no STF que ataca a operação lava jato como se o próprio fosse imparcial se achando no direito de julgar e atacar Sérgio Mouro e procuradores e se sentir no direito de julgar o processo do marido de sua sobrinha. É o fim do mundo.

  53. Seria muito bom para o desenvolvimento institucional e para a democracia brasileira uma eventual candidatura de Sérgio Moro. Imaginemos; Moro, Bolsonaro e Lula na disputa em 2022, independente do resultado uma boa parte da população teria um candidato para votar e caso não fosse para o 2º turno qualquer um dos candidatos estaria na mão de Moro e seu imenso eleitorado. #MORO2022!

  54. Carlos eu tenho 67 anos não sei sua idade, mas aprovo tudo o que vc falou! Entretanto muitos criticam o regime militar, mas foi nesse período que o país começou a se desenvolver e a minha geração , hoje tem uma vida confortável. Existia respeito, solidariedade, companheirismo etc. sabíamos o nome dos politicos dos ministros do governo etc....sabíamos onde ficava todas regiões do pais e por ai afora. Hoje não é bem mais assim, vejo tempos nebulosos para as próximas gerações, infelzmente.

    1. Esqueceu a censura? A inflação galopante que os militares deixaram? E por aí vai... É tanto para ser dito que não caberia nesse espaço.

  55. 1.1 - Eu não tenho nada. Abri mão de tudo, menos da minha família e amigos, para ter a liberdade que tenho hoje. Essa liberdade me permite andar sempre do lado certo da rua. Não tenho amante. O último relógio da coleção, um Rolex, vendi faz tempo. Minhas roupas hoje são trapos de bicho grilo. Meu meio de mobilidade, uma bike. Sou uma espécie de Diógenes do século 21. A corrupção está ligada a duas coisas: desejos desmedidos e limitação, intelectual e empreeendedora.

    1. Ah! Diógenes... Com essas personagens de hoje em dia, dificilmente encontrarás o que procuras...

    2. 1.2 - Qual a importância da política para a sociedade. Ela organiza a sociedade. Mas essa organização sempre foi em benefícios de uma casta, composta por eles mesmos e seus donos. Qual é a importância da justiça. Colocar os criminosos atrás das grades, blindando à sociedade dos seus malefícios. O que temos visto sempre, é a justiça platônica que nunca atingi os poderosos. E a Lava Jato que ousou fazer isso, está sendo atacada por todos: politicos, juízes e advogados. Eu vou lutar até o fim.

  56. Brilhante texto. O sistema esta furioso com os procuradores da operaçao lava jato e o ex juiz moro. Ser criticado por mendes e cia e sinal de estar fazendo a coisa certa; pois os detratores sao conhecidos pela açao criminoso contra o Brasil.

  57. Falta nessa "equação" de mudanças apontar os segmentos empresariais q corrompem o sistema estatal p colocar a mão no erário e manterem-se competitivos sem competir. Um país só se torna forte competindo no mercado mundial. As empresas e o poder político (executivo, legislativo e judiciário) se locupletam e mantém todos seus interesses. A Lava Jato mostrou o tamanho do esquema. Gustavo Franco chamou de "capitalismo de quadrilha". Apontar só políticos como o problema do país é esconder quem manda

  58. O que passa na cabeça dos ministros do STF, o mundo esculachando, acusando de impropriedades, conluio com familiares em bancas de advocacia, e fazendo caras de presépios , amorfos. Cidadão direito luta pela honra! Os ministros não dão a mínima!

  59. Certamente e por isso que Bolsonaro não quer vacinas , para poder passar a boiada enquanto os brasileiros se preocupam em não morrer, ficar desempregado, falir ou passar fome Triste

  60. Nós merecemos tudo isso que está acontecendo, pela nossa passividade e inercia, comodismo e preguiça. E viva a corrupção! morte aos honestos!!!

  61. Carlos Fernando, cuidado amigo, você pode ser acusado de sedução, falar mal do STF, podem te prender as 11 horas da noite, como se fosse um flagrante. Palavras faladas ou escritas, não importa quanto tempo, pode sim dar prisão. Viu o deputado do Rio de Janeiro? Como se o que ele falou não fosse o que a maioria do povo brasileiro pensa. Brasília, Brasília o seu destino será triste!

  62. Brilhante. Falou em nome dos brasileiros do bem. Justamente esses que enchem as ruas e respeitam as leis sanitárias. E so marcar carreata e estarei dentro do carro buzinando.

  63. EU VOTO EM: DR. Sérgio Moro, Presidente. Senador Álvaro Dias, vice-presidente. Dr. Deltan Dallagnol, PGR. Dr. Paulo Hartung, Casa Civil. Dr. Gustavo Loyola, Economia. Dr. Gustavo Franco, BC. Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento. Dr. Armínio Fraga, Privatizações. General Santos Cruz, Defesa. Dr. André Lara Rezende, BNDES. Dr. Pérsio Arida, Petrobras.

    1. Esta seria a chapa dos sonhos. Mas teriam que divulgar a lista negra dos deputados federais a serem expurgados e a dos deputados afinados com o combate à corrupção, aos privilégios e à impunidade. Não adianta ganhar a presidência e ter um congresso e um senado te boicotando.

    2. Apenas os dois primeiros cargos são eletivos, o de Presidente e Vice-presidente, os demais cargos são feitos através de nomeação do Presidente da República. Mas a sua lista de pessoas para ocupar os correspondentes é perfeita.

    3. Que chapa maravilhosa ! Se ocorrer por um milagre terá o meu voto e de meus familiares !

  64. Uma sugestão, que V.Sa. e os outros procuradores de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e todo o Brasil, em atividade, se licenciem e concorram, principalmente ao Senado, para quem sabe, um dia formarem maioria e apreciarem, se for o caso, impeachment de ministros do Supremo. Falta isso no Brasil. Se presidentes são afastados pq não eles?!

  65. Não vejo Bolsonaro como problema. Ele é fácil de tirar o poder, se a maioria assim o desejar. Mas os ministros do STF, que não foram eleitos pelo povo, possuem garantias do seu poder, seja pela legislação seja pelo poder de barganha com o Senado. Sabemos que muitos senadores estão devendo a justiça e seus processos estão parados no STF. Isso da ao STF o poder absoluto de até rasgar a constituição federal. É isso que eles estão fazendo em conluio com o establishment.

    1. Gostaria de acrescentar que a maioria dos ministros do STF atuavam como advogados e possuem parentes,que atuam como tal, em processos no próprio STF. Ou seja, indiretamente ainda possuem interesses em causas que julgam. Pelo poder dado aos ministros do STF eles deveriam ser escolhidos pelos juízes e desembargadores, com mais de 20 anos de magistraturas, e deveriam ter no máximo 8 anos de mandato, como os senadores. Os candidatos e todo processo de escolha deveria ser público e transparente.

  66. Eu não vejo como se conseguirá controlar a ala podre do STF. Não há ninguém, nem instituições capazes de coibir as loucuras do GM, Lewan, Toffoli! Tristeza!!

  67. O que vemos atualmente,é a volta dos corruptos poderosos ao poder e o silêncio dos apoiadores do combate à corrupção!Esse governo é uma fraude,concordo com o sr.Fez acordos com a banda mais podre da política(centrão) e só pensa em destruir a reputação do Moro,temendo sua candidatura à Presidência. Precisamos deixar a covardia e acomodação e dar um basta nesses corruptos!

    1. E não basta nossa revolta nas redes, temos que mostrar isso nas ruas, pacificamente mas enfaticamente.

  68. O maior inimigo do povo brasileiro é a Brasília corrupta. Sergio Moro se tornou o maior inimigo da Brasília corrupta. O povo decente precisa de defensores honestos e competentes como Sergio Moro, Deltan Dallagnol e afins! Povo na rua em grande massa para salvar a democracia das garras dos corruptos! Quem mais salvaria o Brasil?

    1. Análise muito lúcida. Faço das suas as minhas palavras.

  69. Acertou. Temos as ruas. Nao fomos as ruas em passado recente a toa. Temos que mostrar e fazer prevalecer a vontade popular pelo bem do Brasil. Moro 2022!!!

  70. Parece ser lenda popular Charles de Gaulle ter dito que esse nao e uma pais serio apos visitar o Brasil, mas isso infelizmente e verdade (ele tendo dito ou nao)!

  71. E eu estarei com eles porque acredito que o medo da extensão do dano que este presidente ,seus vassalos ,e alguns membros do STF estão causando a nosso país...este medo real será nosso motor...vamos juntos apoiar a todos os ex-covardes que queiram mudar a triste realidade em que estamos .Coragem!

  72. Taí, será que o Bolsonaro é inteligente suficiente pra deixar a pandemia solta pra manter o povo longe das ruas? Que saudade da juventude do meu tempo que enfrentava cavalaria, balas de verdade.

  73. Fiquei apreensivo, e por que não dizer, triste mesmo, quando o então juiz Sérgio Moro aceitou a importante cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública. Tinha o seu valor, indiscutível, bem avaliado e em prosperidade como juiz singular à frente da bem sucedida operação Lava Jato. Não tinha, como provou não ter, pendões para política. Deu no que deu! Perdemos um excelente juiz, competente no que fazia e por pouco tempo tivemos uma esperança política na acepção maior do termo.

    1. A Lava Jato fez o que deveria fazer, mostrar a Nação o desgoverno generalizado e a roubalheira. Ao meu ver, ao tomarmos conhecimento desses fatos, cabe a nós darmos continuidade. Sérgio Moro e sua equipe já fizeram sua parte. O Carlos tem toda razão, o Brasil só não caminha para combater essa corja porque somos covardes. É a pura verdade.

    2. Também avaliei na época que seria mais útil como juiz da lava jato. Sem perfil político. E se eleito presidente não terá condições de fazer reformas que necessitamos, o parlamento não permitirá. Quem sabe seja maus útil no parlamento.

    3. Permanecendo como juiz, ele seria aposentado compulsoriamente pelo CNJ, Cláudio. Com voto, inclusive, desses apaniguados de Renan Calheiros citados pelo Carlos Fernando. Ele não tinha saída.

  74. Excelente!!!!👏👏👏👏 somos covardes e acuados por uma pandemia. E aí está a explicação para o negacionismo deste governo criminoso!

  75. "só o povo salva o poco", afirmou um saudoso Arcebispo de Vitória, no momento em que o Estado do Espírito Santo vivia uma das maiores crises de sua história.

  76. Excelente! Pena não.podermos compartilhar essa sua chamada aos brasileiros, para que não se acovardem e façam valer seus anseios. Quem sabe em sua página pessoal eu encontre igual conclamação à luta, por mais decência nas três esferas de poder, para partilhar em minha TL. Seria uma forma de ir além desta bolha descontente, porém inerte.

    1. Não sei se é legal, mas o texto pode ser compartilhado da seguinte maneira: marque o texto, clique com o botão direito e em abrir leitura avançada. Na leitura avançada você consegue marcar e copiar todo o texto. Se o fizer não se esqueça de colocar os créditos de quem e onde foi escrito.

  77. Parabéns Carlos Fernando! Você consegue dizer o que todos os brasileiros pensam. E, infelizmente, manifesta corajosamente o que todos não estamos fazendo, mas deveríamos. Pergunto-me todos os dias como deixamos chegar a esse ponto depois do tanto que avançamos com a inesquecível Lava Jato? Intolerável! Desanimador! Até quando? Estamos sem rumo, sem norte e com escassos e corajosos líderes como você, mas sem o apoio total que mereceriam.

  78. Que texto!! Além de super bem escrito, como sempre, vai direto ao ponto! Eu realmente não entendo como o boca de sapo pode fazer o que quiser e nada acontecer. Não há luz no fim do túnel.

  79. Caríssimo, como sempre com artigos magníficos. Esse, não foge à regra. Puseste o dedo na ferida. Somos um bando de covardes. Em um momento como este, a Lava Jato sendo fustigada é a sociedade quase sem se manifestar. Deveríamos ter era VERGONHA.

  80. Se pessoas honradas de relativo poder como juízes, ex-juizes, procuradores e ex-procuradores, não conseguem sucesso no combate ao sistema podre que nos domina, o que podem fazer cidadãos comuns? Aponte uma direção e diga quando avançar. Ou aponte o líder que pode nos livrar deste inferno.

  81. Caro Carlos: o seu melhor texto na Crusoé. Sem dúvida. Bateu forte nas palavras. Bateu forte no meu velho coração. Coração valente o seu, mais que o meu que está mais triste que cansado. O senhor escreveu com contundência e força vulcânica o que outros fazem com afetação histeria e maus modos. Acho que alguém vai ouvi-lo. Suponho que alguém com força de reagrupar as tropas da esperança que esses daí tentam esmagar. Eu acredito. A maior covardia é o desânimo. Abraço

    1. Concordo inteiramente. A única saída é irmos em massa para as ruas, com as ferramentas e recursos necessários, para manifestar em único e bom som nossa posição de repudiar que o atual jogo de cartas marcadas, imposto por representantes corruptos dos 3 Poderes, defina o futuro das novas gerações de brasileiros. Os degenerados de Brasília não podem impor seus desígnios ao povo brasileiro, que , em sua grande maioria, é formado por pessoas honestas e honradas que amam nosso País.

  82. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  83. É difícil, com uma parcela tão grande de canalhas na nossa sociedade. São 25% de lulistas e 25% de bolsonaristas, ambos preocupados com o bem estar de seus ídolos, e não com qualquer resquício de honestidade. São os legítimos traidores da pátria.

  84. Para este texto, "ex-covardes", proponho que possa ser acessado por não assinantes também, para que possamos divulgar para toda a sociedade. Abç!

  85. Concordo 1000% com suas palavras, bandidos de todas as esferas só tem medo do povo nas ruas, então galera vamos tirar o trazeiro do sofá, meter a máscara na cara e expurgar esses bandidos que estão destruindo o que resta dessa republiqueta de bananas

  86. O coitado do povo brasileiro, vende o almoço para comprar janta. A única luta sua é não morrer de fome. Manifestação, não vai resolver, a única saída para freiar os bandidos do STF e da política é a bomba e a bala

  87. Traduziu perfeitamente .. o povo precisa ir às ruas, não temos saída possível de brecar a desorganização política no governo de fraude que se instalou no país. Sai PT e entra Bolsonaro .. tudo do mesmo

  88. Depois do que o Você escreve nada mais a falar, perfeito em todos argumentos! Adoro ler seus comentários certíssimos, água para minha sede!

  89. Nossa! Como você tem razão! Como gostaria que tivéssemos MUITOS ex- covardes. E um que ainda enfrentasse a presidência do nosso Brasil. Só se lê quantos estão se aproveitando da situação para enriquecerem e não estão nem aí com nosso pais. Que triste realidade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO