Crusoé
03.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Edição Semana 353

A irrelevância da Lei Anti-Oruam

Proibir dinheiro público para espetáculos que estariam fazendo "apologia ao crime” é a mais nova eclosão da tara legislativa brasileira

avatar
Jerônimo Teixeira
6 minutos de leitura 07.02.2025 03:30 comentários 10
A irrelevância da Lei Anti-Oruam
Oruam. Divulgação
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Não sabia quem era Oruam até há algumas semanas atrás, quando seu nome começou a pipocar no ex-Twitter, o atual X.

Diários

Após licença-prêmio, mulher de Ramagem pede afastamento para ser candidata

Redação Crusoé Visualizar

Lula inova com "ponte-contêiner" no Nordeste

Duda Teixeira Visualizar

Alfredo Gaspar lidera disputa pelo Senado em Alagoas, diz pesquisa

Guilherme Resck Visualizar

De onde vêm as armas que matam nas favelas

Clarita Maia Visualizar

O drone russo que voa sozinho

José Inácio Pilar Visualizar

23% dos venezuelanos perderam amigo ou familiar no terremoto

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A aposta contra a CazéTV e o custo da resistência à inovação

A aposta contra a CazéTV e o custo da resistência à inovação

Visualizar notícia
A fatura chegou para a Rússia

A fatura chegou para a Rússia

Visualizar notícia
A revolução silenciosa do Paraguai

A revolução silenciosa do Paraguai

Visualizar notícia
A singularidade do cinema religioso

A singularidade do cinema religioso

Visualizar notícia
A sombra da linha de impedimento

A sombra da linha de impedimento

Visualizar notícia
Atropelada

Atropelada

Visualizar notícia
Flávio tem a senha; Michelle tem conexão

Flávio tem a senha; Michelle tem conexão

Visualizar notícia
Justiça determina penhora de salário de Romário por dívida

Justiça determina penhora de salário de Romário por dívida

Visualizar notícia
Lula agradece a covardia

Lula agradece a covardia

Visualizar notícia
Lula inaugura pilar de ponte e túnel sem água

Lula inaugura pilar de ponte e túnel sem água

Visualizar notícia

Tags relacionadas

apologia ao crime

Crime Organizado

Estatuto da Criança e do Adolescente

MBL

Oruam

< Notícia Anterior

Democracia: uma experiência fadada ao fracasso? Segundo ponto

31.01.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

O protecionismo de Trump

14.02.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Jerônimo Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Denise Pereira da Silva

2025-02-13 00:26:58

Ué, o comentário de Marcia Brunetti sobre este artigo sumiu. Será que ela pediu para que o mesmo fosse retirado? Bem que dizem por aí que “o preço da democracia é a eterna vigilância”. Ainda mais uma democracia relativa como a nossa. E apoio também o comentário de Dalton Lopes Alves e Luiz Filho.


Dalton Lopes Alves

2025-02-12 14:57:42

A argumentação contra o projeto de lei é pertinente, suscita uma ótima discussão quanto à real necessidade da norma pretendida e à "guerra cultural." Todavia, afirmar que o MBL é irrelevante é um exagero. O fato do movimento ter votado em Bolsonaro (no segundo turno de 2018) e depois ter rompido revela independência e coerência com valores. Com todas as imaturidades que tem, o MBL é uma iniciativa muito respeitável nesse pântano chamado política brasileira.


Denise Pereira da Silva

2025-02-12 07:08:23

Que bom que os comentários dos leitores sobre esse artigo reapareceram. Obrigada. Isso é uma baita demonstração de profissionalismo jornalístico.


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2025-02-09 13:19:39

A ideia não é ruim, o PL é mal escrito. Sem desprezar a ideia, que se melhore a redação do PL. PS: obviamente que colar o PL ao Oruam é forma de ganhar relevância no debate público. A política e o circo sempre andaram de mãos dadas, a Amanda não inventou isso.


Luiz Filho

2025-02-09 07:59:07

Se o projeto é redundante é porque as leis não são cumpridas no Brasil. A CF é rasgada dia após dia pelo próprio guardião. Stf se omite diante dos desmandos do Moraes. Barroso e outros derrotaram o bolsonarismo e depois de alguns meses lançaram uma moda cafona com lenços e gravatas. Óbvio que dinheiro público (sob pretexto de “cultura”) não pode ser usado para divulgar apologia ao tráfico, crimes e uso de drogas. Nem para adultos nem para adolescentes. Quem gosta de lixo que o consuma, mas sem grana dos impostos


Luiz Filho

2025-02-08 20:10:34

Se o projeto é redundante é porque as leis não são cumpridas no Brasil. A CF é rasgada dia após dia pelo próprio guardião. Stf se omite diante dos desmandos do Moraes. Barroso e outros derrotaram o bolsonarismo e depois de alguns meses lançaram uma moda cafona com lenços e gravatas. Óbvio que dinheiro público (sob pretexto de “cultura”) não pode ser usado para divulgar apologia ao tráfico, crimes e uso de drogas. Nem para adultos nem para adolescentes. Quem gosta de lixo que o consuma, mas sem grana dos impostos


Mauro Lima

2025-02-08 16:42:17

Correção: apresentou (no lugar de "tiveram")...


Mauro Lima

2025-02-08 16:31:09

O irrelevante Podcast OA!, com os irrelevantes FMB e Duda Teixeira, tiveram, há dois meses, uma conversa irrelevante com o irrelevante Renan Santos...


Angel Palomero

2025-02-08 10:13:52

Falando em mal redigido: "... há algumas semanas atrás..." pode isso, redação?


Denise Pereira da Silva

2025-02-08 00:35:16

Como cidadã brasileira, discordo de você, Jerônimo Teixeira, em considerar a “guerra cultural” algo irrelevante para o nosso país. Tudo aquilo que nos tentam impor goela abaixo, com apoio declarado do Estado, não pode ser considerado irrelevante por mim. E concordo com todo o comentário de Marcia Brunetti, com dois adendos: 1) peça a Vereadora Amanda Vettorazzo uma cópia do PL, para se certificar da sua integralidade; 2) se você acha o PL “mal redigido e mal elaborado”, posso garantir que não é mal intensionado. Então, que tal ajudar a melhor redigi-lo e melhor elaborá-lo? Haverá brasileiros que lhes serão gratos por isso. E, olhe, não serão poucos (eu inclusa).


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Denise Pereira da Silva

2025-02-13 00:26:58

Ué, o comentário de Marcia Brunetti sobre este artigo sumiu. Será que ela pediu para que o mesmo fosse retirado? Bem que dizem por aí que “o preço da democracia é a eterna vigilância”. Ainda mais uma democracia relativa como a nossa. E apoio também o comentário de Dalton Lopes Alves e Luiz Filho.


Dalton Lopes Alves

2025-02-12 14:57:42

A argumentação contra o projeto de lei é pertinente, suscita uma ótima discussão quanto à real necessidade da norma pretendida e à "guerra cultural." Todavia, afirmar que o MBL é irrelevante é um exagero. O fato do movimento ter votado em Bolsonaro (no segundo turno de 2018) e depois ter rompido revela independência e coerência com valores. Com todas as imaturidades que tem, o MBL é uma iniciativa muito respeitável nesse pântano chamado política brasileira.


Denise Pereira da Silva

2025-02-12 07:08:23

Que bom que os comentários dos leitores sobre esse artigo reapareceram. Obrigada. Isso é uma baita demonstração de profissionalismo jornalístico.


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2025-02-09 13:19:39

A ideia não é ruim, o PL é mal escrito. Sem desprezar a ideia, que se melhore a redação do PL. PS: obviamente que colar o PL ao Oruam é forma de ganhar relevância no debate público. A política e o circo sempre andaram de mãos dadas, a Amanda não inventou isso.


Luiz Filho

2025-02-09 07:59:07

Se o projeto é redundante é porque as leis não são cumpridas no Brasil. A CF é rasgada dia após dia pelo próprio guardião. Stf se omite diante dos desmandos do Moraes. Barroso e outros derrotaram o bolsonarismo e depois de alguns meses lançaram uma moda cafona com lenços e gravatas. Óbvio que dinheiro público (sob pretexto de “cultura”) não pode ser usado para divulgar apologia ao tráfico, crimes e uso de drogas. Nem para adultos nem para adolescentes. Quem gosta de lixo que o consuma, mas sem grana dos impostos


Luiz Filho

2025-02-08 20:10:34

Se o projeto é redundante é porque as leis não são cumpridas no Brasil. A CF é rasgada dia após dia pelo próprio guardião. Stf se omite diante dos desmandos do Moraes. Barroso e outros derrotaram o bolsonarismo e depois de alguns meses lançaram uma moda cafona com lenços e gravatas. Óbvio que dinheiro público (sob pretexto de “cultura”) não pode ser usado para divulgar apologia ao tráfico, crimes e uso de drogas. Nem para adultos nem para adolescentes. Quem gosta de lixo que o consuma, mas sem grana dos impostos


Mauro Lima

2025-02-08 16:42:17

Correção: apresentou (no lugar de "tiveram")...


Mauro Lima

2025-02-08 16:31:09

O irrelevante Podcast OA!, com os irrelevantes FMB e Duda Teixeira, tiveram, há dois meses, uma conversa irrelevante com o irrelevante Renan Santos...


Angel Palomero

2025-02-08 10:13:52

Falando em mal redigido: "... há algumas semanas atrás..." pode isso, redação?


Denise Pereira da Silva

2025-02-08 00:35:16

Como cidadã brasileira, discordo de você, Jerônimo Teixeira, em considerar a “guerra cultural” algo irrelevante para o nosso país. Tudo aquilo que nos tentam impor goela abaixo, com apoio declarado do Estado, não pode ser considerado irrelevante por mim. E concordo com todo o comentário de Marcia Brunetti, com dois adendos: 1) peça a Vereadora Amanda Vettorazzo uma cópia do PL, para se certificar da sua integralidade; 2) se você acha o PL “mal redigido e mal elaborado”, posso garantir que não é mal intensionado. Então, que tal ajudar a melhor redigi-lo e melhor elaborá-lo? Haverá brasileiros que lhes serão gratos por isso. E, olhe, não serão poucos (eu inclusa).



Notícias relacionadas

O momento de parar

O momento de parar

Maristela Basso
03.07.2026 03:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Por que a história não aceita reparações?

Por que a história não aceita reparações?

Dennys Xavier
03.07.2026 03:30 9 minutos de leitura
Visualizar notícia
O que querem os natalistas?

O que querem os natalistas?

Izabela Patriota
03.07.2026 03:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
A singularidade do cinema religioso

A singularidade do cinema religioso

Josias Teófilo
03.07.2026 03:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso