Leia o livro e veja o filme (ou vice-versa), com Isabela Boscov
14.12.23Isabela Boscov faz crítica de cinema há pelo menos vinte anos. Atualmente, comanda o mais respeitado canal de crítica no Youtube, e um dos mais populares.
Mas Isabela nunca se interessou só por cinema. Sempre mergulhou nos assuntos de que os filmes (ou séries) tratam. Sempre leu os livros em que os filmes se baseiam. Acreditem: trabalhei com Isabela por um bom tempo e sei qual é o seu método.
A relação entre filmes e livros é o tema deste Ilha de Cultura. Dois dos filmes ainda não estrearam no Brasil, mas os romances em que se baseiam estão disponíveis. Nos outros três casos, é possível comparar os resultados do papel e da tela desde já. Isabela não endossa aquela história de que os originais são sempre melhores do que as adaptações. Acha que livros e filmes conseguem iluminar aspectos diferentes de uma mesma história.
As obras recomendadas são:
Zona de Interesse: o romance do grande escritor inglês Martin Amis, que morreu em meados deste ano, foi lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras. O filme, dirigido por Jonathan Glazer, deve estrear por aqui em fevereiro, mas já começa a despontar como um dos concorrentes ao Oscar do ano que vem.
Butcher’s Crossing: John Williams é um romancista americano de meados do século passado, que ficou esquecido por muito tempo até que sua obra-prima, Stoner, redescoberta há cerca de dez anos. Se esse livro falava do mundo universitário, Butcher’s Crossing é um western, também extraordinário. Os dois foram lançados no Brasil pela editora Rádio Londres. O filme traz Nicholas Cage como um veterano caçador de búfalos e ainda não tem data de estreia definida.
O Poder do Cão: esse é o título que o romance do americano Thomas Savage ganhou ao ser traduzido em Portugal pela editora ASA. O filme, que deu vários prêmios à diretora Jane Campion e ao ator Benedict Cumberbach, recebeu no Brasil o título de Ataque dos Cães e pode ser visto na Netflix.
Drive my Car: Este filme, em que um dramaturgo e a motorista de seu carro conversam enquanto atravessam as ruas da cidade de Hiroshima, está em cartaz na Amazon Prime e na Apple TV. Ele se baseia no conto de mesmo nome incluído no volume Homens Sem Mulheres (Alfaguara), de Haruki Murakami, o grande nome internacional da literatura japonesa contemporânea.
Morte no Expresso do Oriente, Morte no Nilo e A Noite das Bruxas: com adaptações desses três romances, o ator e diretor britânico Kenneth Branagh ajudou a criar uma nova onda de interesse pelos obras de mistério de Agatha Christie e seu personagem mais festejado, o inspetor Hercule Poirot.
Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.
Assisti o programa na TV, mas foi bom dar uma "fuçada" aqui no site porque achei a relação das obras indicadas. Eu quis copiar durante a entrevista mas não consegui.
Estou adorando a ilha de cultura
Parabéns, aos dois! Excelente iniciativa e ótima crítica … vida longa!
Amo Isabela. Que prazer ouvi-la aqui. Ouço ela desde sempre.
Excelente iniciativa da Crusoé
Maravilhosa Isabela.
Graieb, mais uma vez parabéns, Ilha da Cultura com ISABELA BOSCOV é uma dádiva, conversa muito boa; é uma pena que eu esteja nos confins do Ceará, o que dificulta o acesso a alguns livros. Vou reler TIO VÂNIA.