Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Os segredos de Cabral

Crusoé revela o que o ex-governador do Rio conta em sua delação premiada sobre ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União
14.02.20

A manhã do dia 29 de outubro de 2018, uma segunda-feira, trouxe outra realidade para Sérgio Cabral. Passado o segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, pela primeira vez desde o início da década de 1990, quando entrou para a vida pública, o ex-governador do Rio se deu conta de que muito em breve não teria mais qualquer influência nem no governo local nem junto ao grupo que assumiria o governo federal. Estava sozinho, sem ter a quem recorrer para encurtar sua temporada na prisão em razão da descoberta dos desvios bilionários de que participou – ele já foi sentenciado a mais de duzentos anos de cadeia. Até então, Cabral negava peremptoriamente qualquer ligação com os esquemas investigados e atribuía sua desgraça aos rivais que ganhou na vida pública. A partir daquela manhã, porém, ele concluiu que não havia outro caminho a não ser assumir o passado criminoso e colaborar com as autoridades. Os primeiros resultados da mudança de postura do ex-governador vieram na forma dos seguidos depoimentos ao juiz federal Marcelo Bretas, a quem confessou uma parte dos crimes. Em paralelo, o emedebista começou a construir o acordo de delação premiada assinado com a Polícia Federal e homologado na última quinta-feira, 6, pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

O acordo foi selado após várias negativas do Ministério Público Federal e ainda enfrenta resistências, especialmente do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, que quer anulá-lo sob o argumento de que Cabral ainda está escondendo parte da fortuna que desviou. A colaboração não prevê nenhum tipo de benefício a Cabral em um primeiro momento – as benesses só virão se as informações reveladas contribuírem para investigações em andamento e outras a serem abertas. Para fechar o acordo, o ex-governador assumiu que os cerca de 380 milhões de reais encontrados em poder dos doleiros Marcelo e Renato Chebar, que atuavam como seus operadores financeiros, são provenientes de desvios. Com a admissão, os valores poderão ser devolvidos mais facilmente aos cofres públicos. Além disso, Cabral se comprometeu a entregar sua mansão em um condomínio de luxo em Mangaratiba, no litoral do Rio, joias e outros valores depositados em contas correntes ligadas a ele e a sua mulher, a advogada Adriana Ancelmo.

Em 20 anexos, Cabral contou ao delegado Bernardo Guidali a parte de seus crimes que envolve pessoas com foro privilegiado. Neste momento, ele tenta um outro acordo, este com os promotores do estado do Rio, no qual pretende relatar em mais de 80 anexos seus crimes enquanto exercia cargos públicos na esfera estadual. Crusoé teve acesso a uma parte do que Cabral relata. A partir de sua parceria com outro alvo da Lava Jato, o ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz, ele lança suspeitas sobre negócios escusos na cúpula do Poder Judiciário e enreda dois ministros do Superior Tribunal de Justiça – Napoleão Nunes Maia e Humberto Martins – nos esquemas de corrupção de que participou. Também constam dos anexos os nomes de ministros do Tribunal de Contas da União. Os casos passam pela contratação de escritórios, alguns de filhos de ministros, em troca da obtenção de decisões favoráveis em Brasília. Diniz, o ex-parceiro de Cabral que é peça-chave nas acusações que o ex-governador faz às excelências, foi preso por ordem do juiz Marcelo Bretas em fevereiro de 2018, no decorrer de uma investigação em que procuradores buscavam entender por que a entidade que ele presidia repassou cerca de 20 milhões de reais para a banca de Adriana Ancelmo, a ex-primeira-dama do Rio, e mais 180 milhões a outros escritórios. Como Crusoé mostra a seguir, a delação de Cabral começa a jogar luz sobre esses pagamentos.

***

Os ministros do STJ

Sérgio Cabral afirma ter sido informado que Orlando Diniz, então presidente da Fecomércio do Rio, estava atuando para se proteger dos processos a que respondia no Superior Tribunal de Justiça. As ações questionavam a permanência dele no comando na entidade, posição da qual manejava uma verdadeira fortuna proveniente do chamado Sistema S. Diniz era o dono do pedaço. Foi presidente da Fecomércio de 2000 até ser preso, em 2018. A partir de 2012, ele se envolveu em uma disputa judicial com a Confederação Nacional do Comércio, a CNC. Era acusado de irregularidades na gestão das verbas que recebia do Sesc e Senac e chegou a ser afastado do cargo, mas por meio de uma liminar obtida no STJ voltou ao cargo em 2014. É nesse contexto que se inserem as informações do acordo de Cabral sobre os tribunais. O ex-governador afirma que, ao saber do desejo de Diniz de resolver os problemas no STJ, entrou na história para auxiliá-lo. E, depois, soube que Diniz pagou ao escritório do advogado Eduardo Filipe Alves Martins, filho do ministro do STJ Humberto Martins, atual corregedor nacional de Justiça, cuja atribuição é averiguar denúncias de malfeitos envolvendo magistrados de todo o país. Martins e o filho Eduardo já haviam sido citados na delação premiada do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, mas nesse caso Edson Fachin arquivou a parte que os envolvia. Agora, na colaboração de Cabral, o capítulo que envolve o ministro foi homologado.

Com base no que diz ter ouvido do próprio Orlando Diniz, Sérgio Cabral afirma que a contratação do escritório do filho de Humberto Martins teria por finalidade obter uma decisão favorável de outro ministro do STJ, Napoleão Nunes Maia Filho. Ainda de acordo com o ex-governador, a contratação foi efetivada porque Diniz teria recebido informações sobre a possível influência de Martins em decisões de Napoleão, que naquele momento, em 2014, era relator de uma ação por meio da qual Diniz tentava retornar ao comando da Fecomércio. Para entrar no caso, o escritório do filho de Humberto Martins recebeu cerca de 20 milhões de reais. Não é possível estabelecer relação de causa e efeito entre uma coisa e outra, mas após uma parte do pagamento ser feita, e dias depois de Eduardo Martins entrar como advogado em um dos processos da Fecomércio, Napoleão Maia concedeu uma liminar favorável a Diniz e o reconduziu ao comando da entidade, em 22 de maio de 2014.

Ministro do STJ desde 2007, Napoleão ganhou os holofotes durante o julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, onde tinha assento àquela altura. Enquanto o julgamento corria, o filho dele foi barrado na entrada do plenário ao tentar lhe entregar um envelope. O Antagonista registrou o episódio. E, de imediato, Napoleão protestou invocando a “ira do profeta” contra aqueles que ousavam lançar suspeitas sobre a sua integridade. Em uma cena incomum, de sua cadeira no plenário, tomado de raiva e ao microfone, levou as mãos ao pescoço sugerindo que seus detratores deveriam ser degolados. No mesmo discurso, o ministro também rechaçou informações de que havia sido citado nas delações de executivos da OAS e da JBS. “‘Com a medida com que me medem serão medidos, e sobre ele desabe a ira do profeta’. É uma anátema islâmica. Não vou dizer o que é. Vou fazer um gesto do que é a ira do profeta. É o que eu desejo, que sobre eles desabe a ira do profeta. Sou inocente de tudo isso, estou sendo injustamente, perniciosamente, sorrateiramente, desavergonhadamente prejudicado”, afirmou na ocasião.

Processos no TCU

Sérgio Cabral afirma ter indicado o advogado Tiago Cedraz para atuar em favor de Orlando Diniz nos processos a que ele respondia no Tribunal de Contas da União, o TCU. Tiago é filho de Aroldo Cedraz, ministro da corte e ex-presidente do tribunal. As informações prestadas por Cabral sobre Cedraz também se relacionam à disputa travada entre Diniz e a CNC. Como mostrou a edição 84 de Crusoé, em proposta de delação entregue ao Ministério Público Federal, o próprio Diniz já havia relatado a atuação do ex-governador emedebista na contratação do advogado e na defesa dos interesses da Fecomércio junto ao TCU. Em um dos capítulos, ele detalhou as negociações para a contratação de Cedraz e sua atuação junto ao pai no tribunal – o relato é similar ao que Cabral apresenta em sua delação. O contrato, firmado após o próprio ex-governador participar das tratativas, rendeu 13 milhões de reais ao filho do ministro do TCU. Sérgio Cabral afirma que os repasses milionários da Fecomércio ao escritório de Tiago Cedraz eram uma forma de garantir o apoio de seu pai, Aroldo, nos processos que corriam no tribunal e preocupavam Orlando Diniz.

Mais ministros

Sérgio Cabral também afirma em seu acordo de colaboração ter mantido reuniões com o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União. Os encontros teriam sido registrados em agendas do político e, segundo ele, igualmente estão relacionados ao esforço para ajudar Orlando Diniz na disputa pelo comando da milionária Fecomércio. O ex-governador afirma que Bruno Dantas e outro ministro, Vital do Rêgo, passaram a receber pagamentos mensais de Diniz para “proteger” a entidade nos processos em curso na corte. Ligado no passado a Renan Calheiros, Dantas é visto como um dos principais adversários da Lava Jato no Tribunal de Contas. Foi dele, por exemplo, a ordem para que fosse feita uma devassa na Receita Federal após o vazamento de informação sobre investigações fiscais contra agentes públicos, entre eles, familiares e ministros de cortes superiores. Vital do Rêgo, por sua vez, foi citado em outros acordos de colaboração na Lava Jato e virou alvo de investigação na Procuradoria-Geral da República. Uma delas, sobre o suposto recebimento de propina à época em que era senador, foi arquivada pelo Supremo. Mais recentemente, em novembro de 2019, o ministro foi intimado a depor em uma investigação sobre pagamentos de propina pela JBS.

A mulher

Na última semana, pela primeira vez Sérgio Cabral confessou ao juiz Marcelo Bretas que sua mulher, a advogada Adriana Ancelmo, tinha conhecimento sobre os seus crimes e que sabia do caixa paralelo no escritório de advocacia em que ela era sócia. “Ela sabia que meus gastos eram incompatíveis com a minha receita formal”, afirmou. Adriana, em nota, negou. Em sua delação, Cabral vai mais além na acusação contra a primeira-dama. Ele diz que a contratação do escritório de Adriana Ancelmo pela Fecomércio de seu aliado Orlando Diniz teve relação com a necessidade de angariar apoio em decisões no STJ. Extraoficialmente, afirma, Adriana teria atuado inclusive no processo em que Diniz conseguiu se manter no comando da Fecomércio graças a uma liminar de Napoleão Maia.

***

Crusoé procurou os citados na delação. Napoleão Maia, por meio da assessoria do STJ, afirmou que nunca falou com seu colega Humberto Martins sobre “qualquer processo dos referidos na matéria cogitada”. Ainda segundo a nota, o advogado Eduardo Martins “obteve sucesso em alguns pleitos e insucesso em outros, como faz parte de qualquer carreira”. “Além disso, nunca falei com Orlando Diniz na minha vida”, disse o ministro, de acordo com o texto. Humberto Martins afirmou não ter ciência sobre o acordo de Cabral, mas disse ter tomado conhecimento de que o Ministério Público Federal se negou a aceitar a delação por “inexistir credibilidade de boa-fé por parte do interessado” — no caso, Cabral. Indagada sobre a afirmação do ex-governador em relação à contratação do escritório de seu filho, a assessoria do ministro disse que não daria mais declarações. O ministro Vital do Rêgo, do TCU, respondeu que não iria comentar as acusações e atacou Cabral. Disse tratar-se de alguém com “reiteradas condenações criminais”. Seu colega de corte, Bruno Dantas, disse que não comentaria “injúrias movidas pelo desespero ou pela sordidez”. Até o fechamento desta edição, a assessoria do TCU não havia conseguido contato com o ministro Aroldo Cedraz.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nosso judiciário sempre foi mais sujo, corrupto, caro e inoperante, do que toda a classe política junta. Só existe tanto corrupto nessa droga de país, pq nosso judiciário é pior que o judiciário Indiano. Nossa metástase é o próprio judiciário. Nossas prostitutas de togas (me desculpem as mulher que trabalham com sexo, não quero ofendê-las as comparando com todo esse lixo.

  2. Sem justiça e sem opinião pública atuante, ambas caraterísticas da sociedade brasileira, "eles, os mesmos de sempre" continuarão roubando e dando "tapa em nossa cara" sem um mínimo de pudor ou, preocupação com seus atos, pois sempre foram canalhas funcionais. Simples e Trágico assim .

  3. Se as CARTAS estão MARCADAS, quem é que vai SEMPRE LEVAR A MÃO? Não são SEMPRE OS MESMOS? Portanto, além de se PEGAR OS CORRUPTOS, o OBJETIVO tb deveria ser DESPERTAR o CIDADÃO para o DEVER deste de EXERCER SUA CIDADANIA. São os OLHOS DO DONO QUE ENGORDAM O GADO. No caso do ESTADO, são a NEGLIGÊNCIA, DESCASO, DESATENÇÃO, DISPLICÊNCIA, CUMPLICIDADE dos CIDADÃOS QUE ENGORDAM OS PARASITAS e CORRUPTOS.

  4. Se for assim, estará ESTABELECIDO o MECANISMO DE PRESSÃO para que seja feita uma REFORMA DO ESTADO de CIMA a BAIXO e se ELIMINE TODAS AS BRECHAS para CORRUPÇÃO. Em essência, o JOGO seria RESETADO e as NOVAS REGRAS deveriam ser mais TRANSPARENTES e IMPARCIAIS do que as ANTERIORES, permitindo que uma SOCIEDADE, um ESTADO, um MERCADO onde os INDIVÍDUOS possam não só TER MAIS OPORTUNIDADES, mas APROVEITÁ-LAS. De que os RECURSOS NATURAIS e MINERAIS do Brasil adiantaram aos MAIS POBRES e HUMILDES?

  5. Neste momento, ao invés de se olhar o COMBATE À CORRUPÇÃO sob a ÓTICA DA PERSECUÇÃO CRIMINAL, ele deveria ser visto sob a ÓTICA do CIDADÃO. Que ESTÓRIA as AÇÕES contam ao CIDADÃO, como é que ele pode LIGAR OS PONTOS FACILMENTE? COLOCAR OS CORRUPTOS NA CADEIA é um DETALHE neste momento, o que deveria ser PRIORIDADE é CRIAR NO CIDADÃO o ASCO À CORRUPÇÃO e aos CORRUPTOS, para que assim eles não se SINTAM TENTADO por um BOM TEMPO a NÃO VOTAR neles.

  6. Para se DEMONSTRAR EMPIRICAMENTE a CORRUPÇÃO para os CIDADÃOS não é NECESSÁRIO DERRUBAR o JUDICIÁRIO de uma vez. É até MELHOR que os CIDADÃOS tenham a OPORTUNIDADE de ver a ENGRENAGEM funcionando em TEMPO REAL, com os COMPARSAS do TOGADO CORRUPTO sendo OBRIGADOS a SUAR para SALVAR tanto ele quanto a BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO. Se isto não servir para deixar o MODUS OPERANDI dos CORRUPTOS bem VÍVIDO e FRESCO na CABEÇA DOS CIDADÃOS, o que mais serve?

  7. Há uma RELAÇÃO DIRETA entre CORRUPÇÃO e IMPUNIDADE, um JUDICIÁRIO que NÃO MANDE TODOS OS CRIMINOSOS para a CADEIA, EXCETO OS PÉ DE CHINELO, é um CONVITE À CORRUPÇÃO, pois os PRÓPRIOS TOGADOS se UTILIZAM das BRECHAS que APLICAM aos CORRUPTOS que mantêm SOLTOS. Portanto, se faz AUSPICIOSO que pelo menos um TOGADO DE ALTA ESTIRPE seja ATINGIDO em PARALELO com o SOLAPAMENTO DA BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO. Este TOGADO é uma AMOSTRA do JUDICIÁRIO CORRUPTO.

  8. Desta forma, poderia se EXPONENCIALIZAR a TÁTICA do SOLAPAMENTO DA BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO, estabelecendo-se uma RELAÇÃO DE CAUSA e EFEITO: CORRUPTOS PRESOS serão irremediavelmente SOLTOS. Pq os CORRUPTOS PRESOS são SOLTOS? Pq o JUDICIÁRIO está CORROMPIDO. Deste PONTO DE PARTIDA seria possível se "DESEMBOLAR" para os CIDADÃOS toda a TRAMA CORRUPTA que ENVOLVE a SOCIEDADE e a REPÚBLICA BRASILEIRA. Isto tb BATE em um SEGUNDO ASPECTO: a IMPUNIDADE.

  9. Tal LÓGICA vale até para Ricardo Coutinho, desde que o TOGADO CORRUPTO PRESO fosse um dos MINISTROS do STJ que votou pela SOLTURA dele e dos OUTROS. Um MINISTRO DO STJ pego por CORRUPÇÃO e que SOLTOU Ricardo Coutinho, o que isto quer dizer? Será que a SOLTURA de Coutinho e os DEMAIS MEMBROS da GANGUE não foi em SI MESMO um ATO DE CORRUPÇÃO? Qq CIDADÃO que sabe SOMAR 2 + 2 é CAPAZ de FAZER ESTA CONTA, mas para isto é preciso que eles tenham a OPORTUNIDADE de fazê-lo.

  10. Além do mais, não seria uma EXCELENTE MANEIRA de se TRANSMITIR aos CIDADÃOS como o MODUS OPERANDI dos CORRUPTOS funciona? O quem MAIS FALTAVA para que Ricardo Coutinho e SUA QUADRILHA ficassem PRESOS? Basicamente NADA, mas ele não está LIVRE? Agora, se um TOGADO CORRUPTO do STJ for "ATINGIDO" enquanto a BASE é SOLAPADA, se os TOGADOS CORRUPTOS agirem para soltar os CORRUPTOS da BASE, qual será a IMPRESSÃO dos CIDADÃOS? Não bastaria que eles LIGASSEM OS PONTOS?

  11. Durante a FASE DO DESESPERO, os CORRUPTOS deveriam SUAR como NUNCA SUARAM em TODA A SUA VIDA, deveriam ESGOTAR seu ESTOQUE DE TRUQUES e SABOTAGENS, tanto para se ENFORCAREM MAIS quanto para se EXPOREM MAIS. Aproveitar para ATACAR um NODO do MEIO PARA CIMA não está DESCONECTADO da TÁTICA de SOLAPAR a BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO, mas é COMPLEMENTAR a esta. Seria até MAIS TRABALHO para os CORRUPTOS, pois eles estariam sendo ATACADOS em DOIS PONTOS DISTINTOS.

  12. Não é ACEITÁVEL que as pessoas continuem dizendo que Lula é INOCENTE. Ele pode não ser o MAIOR VILÃO DE TODOS e até mesmo NEM VOLTAR MAIS PARA A CADEIA, mas isto é DIFERENTE de ser INOCENTE. O JUDICIÁRIO é só PARTE DA EQUAÇÃO DA CORRUPÇÃO, mas é a MAIS NOCIVA e SORRATEIRA. A depender SOBRETUDO da EXTENSÃO DO CÂNCER, a REMOÇÃO DO TUMOR pode DEMANDAR um ESFORÇO HERCÚLEO e até TRAUMÁTICO, portanto, não deveria ser deixada MARGEM alguma para que os TOGADOS CORRUPTOS escapem, pois eles vão tentar.

  13. Qual é o LIMITE de Gilmar Mendes? Enquanto ele for DEIXADO SOLTO, não fará de TUDO para CONTINUAR assim? E mesmo que os CORRUPTOS fossem PEGOS, com TODAS as BRECHAS e LENIÊNCIAS DISPONÍVEIS, eles não continuariam TENTANDO EXPLORAR estas? Além disto, há o CARÁTER PEDAGÓGICO, uma IMAGEM VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS, se os CIDADÃOS virem a OLHO NU a CORRUPÇÃO que ASSOLA as ENTRANHAS da COISA PÚBLICA, não só não poderão NEGAR esta, mas como se CONVENCERÃO que a CHAVE deve ser VIRADA.

  14. Com o MODUS OPERANDI em mãos não basta CRUZAR OS DADOS para se SABER onde havia BRECHAS para a CORRUPÇÃO? Conectando-se os PONTOS não vai ser CHEGAR AOS CORRUPTOS? Portanto, TODOS OS ELEMENTOS para se PEGAR OS TOGADOS CORRUPTOS estão onde DEVEM ESTAR, no PRÓPRIO JUDICIÁRIO e nas RECEITAS de ESCRITÓRIOS e ADVOGADOS, isto não vai SAIR DO LUGAR. Mas como os CORRUPTOS não tem LIMITES e estão DISPOSTOS A TUDO, só as PROVAS que já EXISTEM não são o BASTANTE.

  15. Mesmo SUPONDO que eles conseguissem DESAPARECER com TODAS AS EVIDÊNCIAS e NEUTRALIZAR a AMEAÇA, enquanto eles tentam APAGAR OS RASTROS, não estarão deixando MAIS RASTROS? O MODUS OPERANDI deles já está mais do que EVIDENTE, SEM CONTAR que eles, por se sentirem INTOCÁVEIS, deixaram MUITO MAIS RASTROS do que poderia SUPOR. DECISÕES, LIMINARES, SENTENÇAS, HCs não podem ser todos RASTREADOS? HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS não podem ser TODOS RASTREADOS?

  16. A VANTAGEM disto é que seria uma OPERAÇÃO CIRÚRGICA visando NÃO PRENDER ou ACABAR com a CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO, mas COLOCAR OS CORRUPTOS PARA SUAR. Só que para isto seria MAIS ADEQUADO algum MAGISTRADO que não ESTIVESSE na BASE, mas do MEIO PARA CIMA, ou seja, alguém do STJ. Não é PRECISO DIZER que isto ESPALHARIA O PÂNICO, mesmo que fosse um ATAQUE CIRÚRGICO. Contudo, tirando o ESTÍMULO DOS CORRUPTOS partirem para a VIOLÊNCIA, qq outra SABOTAGEM deles seria IRRELEVANTE.

  17. Dentro da REDE DE CORRUPÇÃO cada NODO está CONECTADO DIRETA e INDIRETAMENTE a OUTROS NODOS. Se um NODO for "ATINGIDO", a REDE deveria se MOBILIZAR para NEUTRALIZAR A AMEAÇA, o que implica que os OUTROS NODOS da REDE teriam que SAIR A CAMPO para se PROTEGEREM. Para se ATINGIR a REDE em um PONTO NEVRÁLGICO, seria BOM um NODO que EXERCESSE uma FUNÇÃO DE INTERMEDIADOR, pegando tanto o JUDICIÁRIO quanto pelo menos um ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA.

  18. Em suma, Cabral SOZINHO tem ARSENAL mais do que SUFICIENTE para se INICIAR A DEMOLIÇÃO DO JUDICIÁRIO. No entanto, a não ser que o JUDICIÁRIO fosse ele INTEIRO FECHADO PARA BALANÇO, os CITADOS na DELAÇÃO de Cabral iriam REAGIR a qq "ATAQUE". Se um ÚNICO MINISTRO DO STJ fosse AFASTADO do CARGO, que REAÇÕES isto iria GERAR? Parte da TÁTICA DE SOLAPAR A BASE DA PIRÊMIDE DA CORRUPÇÃO consiste exatamente em OBRIGAR os CORRUPTOS a se MEXEREM e PRODUZIREM MAIS PROVAS CONTRA SI MESMOS.

  19. Só uma Revolução a lá francesa com muita decapitação, muiiita mesmo. aí quem sabe por algum tempo a gente se preocupa em pegar o dinheiro dos impostos e aplicar no que é certo!

  20. Por baixo das togas o esgoto , a imundície, a ganância, a falta de respeito com o povo que lhes paga estes “baixos” salários , que comparado as propinas , não passam de resíduo de café pequeno .

  21. Tem de expremer este bandido ao maximo até sair o sangue pelos olhos. Pois toda vez que lembro da farra dos guardanapos me da uma revolta.

  22. Cabral, Cabral , o que Cabral sabe é o que todos nós sabemos , foi chefe de tudo qto é roubo , no Rio, deu dinheiro pra Lula e Dilma o tempo todo, envolvido com com a maioria dos ministros do STF, nós sabemos , mas ele tem que falar da boca dele.

  23. isso está muito estranho, será que a Adriana Anselmo está com um novo amor, isso me cheira a delação - vingança. É para se pensar

  24. Será provado que -1 p/ cento da população do Rio detém o fluxo de praticamente todo o dinheiro circulante no estado. Imagino se a PF faz uma devassa em todos os estados da federação especialmente nos últimos quatro governos estaduais. Lembro-me daquela desembargadora baiana que vendia sentenças. "Quem dá mais"...

  25. A podridão não tem fim, cada vez mais novos nomes são acrescentados à montanha de lixo que se ergue dentro dos Poderes Judiciário e Legislativo. Não há saída para o Brasil, ou a renúncia geral e irrestrita em nome da moralidade ou a continuidade dessa imundície abissal até que a nação sucumba e nada mais nos reste.

  26. Por que será que o MP insiste em não aceitar a delação de Cabral? ora, a desconfiança (fundamentada ou não) de que ele não confessa tudo que sabe não procede, pois comprovada a suspeita, o delator perde os benefícios concedidos enquanto as provas levantadas permanecem válidas. Igualmente improcedente parece ser o argumento de que o delator não merece crédito. E que criminoso o merece? Ora, no caso, o que interessa são as provas presentadas, e não a pessoa quem as apresenta. Daí a dúvida.

    1. Vc tá nervosinho, por quê? Tem culpa no cartório tambem? Seu lugar não é aqui.

    2. O pseudônimo adotado é perfeito para o nível do comentário (do comentarista?).

  27. Algum comentário do pária do Presidente da OAB, aquele puxadinho do PT, sobre a conduta ilegal e imoral dos causídicos!? Óbvio que não, advogados podem tudo.

  28. Como pode todas as delações dos políticos citam os mesmos nomes,logo o judiciario está muito contaminado de corrupção,exemplo é da Desembargadora da Baihia e seus companheiros recebendo muito dinheiro vendendo sentenças aí está um absurdo,tem que cortar logo essa sujeira que são muitos.Muita vergonha.

  29. Como é que ainda podem dizer que "as instituições democráticas estão funcionando muito bem" ? A única democracia neste país que funciona é o dinheiro público roubado e dividido. Nenhuma outra. O STF, STJ, TCU, Congresso e Procuradoria junto com TODOS os governantes são um LIXO só. E o povo pagando imposto. É piada.

  30. Que (in) justiça é essa que temos no Brasil? É a mesma que soltou Lula para aliviar o PT e outros? E as ligações de Sérgio Cabral com Lula? A certeza que tenho é uma só: Os militares assumem, caçam quem tem que ser cassado, fecham o Congresso, o STJ e o STF. Não temos mais outra saída.

  31. Próximo capítulo: em delação Cabral ou Eduardo Cunha, em troca de 500 anos de prisão, envolvem Bolsonaro em esquema de corrupção, grande repercussão internacional, manifestação papal pró retorno do mártir da honestidade, Lula da Silva, grande furo de reportagem da rede globolixo, c pontas de âncoras como Chico Pinheiro, Reinaldo Azevedo,Eduardo Einegue, barão, grande show estrelando Chico Buarque. Retorno glorioso do Jean Willys.E o judiciário brasileiro sem auditoria externa e vida q segue.

    1. Desde 2.013 alinhamos as pautas anticorrupção, estas q Bolsonaro abraçou tornando-se n PRESIDENTE do Brasil.Só q existe um poder dentro do poder, prometido p Ze Dirceu e chamado p idiota Andrade, de "resistência", exatamente pq SABEM COM QUEM PODEM CONTAR no imundo judiciário, e nas ORCRIMS partidárias repres p centrão de Maia e Alcolumbre.Um grande anel humano nos prédios do STF e congresso se aproxima.As manifestações findaram nos recantos e rincões.Rumo à tomada da bastilha, este é o plano.

    2. Jose, seu cenario é o mais provavel se não huver manifestação popular em contrario. Aqui veremos se Brasil tem uma sociedade consciente, caso contrario teremos os governantes que merecemos. A conferir

    3. O judiciário nunca recebe as penas que lhe deveriam ser impostas, ao contrário, ao serem condenados se aposentam com proventos integrais, uma vergonha nacional, deveríamos seguir os países sérios que condenam todos que cometem crimes, sem exceção...

    1. Trágico e revoltante. A máfia da capa preta especializa-se, cada vez mais, em dar cobertura aos comparsas, através dos mais variados disfarces: garantismo (rsrsr), reinterpretações esdrúxula (kakak), jurisdiquês pomposo (????), pedidos de vista oportunistas, morosidade criminosa, ostentação e salamaleques... Há exceções? Felizmente, dá gosto ver uns poucos bravos, da mesma escola do Moro: Vallisney de Oliveira, Marcelo Bretas, Gabriela Hardt e Luiz Bonat. APOIÁ-LOS é a nossa salvação.

  32. É o terrivelmente Evangelico do Bolsonaro, foi citado pelo Cabral juntos com os Filhos de Ministros de Tribunais superiores, o Brasil não tem jeito, possui donos, e o dinheiro é sempre carreado para o bolso dele de uma forma ou de outra.São ladrões só isso.

  33. Infelizmente enquanto estamos lendo essa reportagem, a mesma podridão continua em cada canto desse pais. Juízes e desembargadores vendendo sentença, politicos roubando até merenda de escolas e soro de hospital infantil. Policiais corruptos vivendo às custas de traficantes e criminosos de todo tipo. So matando, fuzilando, pena de morte pra essa raça, que um dia nos livraremos disso.

    1. Já falei. Só uma guerra civil para limpar esse País.

  34. Cabral, peça uma saidinha junto a Suzana Richthofen, vá ao Papa, chorem, beije suas mãos, peça perdão pelo desastre causado a milhões de brasileiros, peça perdão por estar mancomunado com Lula, presidiário, dê às mãos à Suzana, assassina dos pais..... e terás o perdão do Santo Padre, desinformado, esquerdopata qual nunca trabalhou e derrotado nesta missão....pois perdeu muitas ovelhas... sou uma delas.

    1. Os católicos precisam se organizar e promover uma revolução na igreja, de baixo prá cima. CNBB e agora o Vaticano estão trabalhando a favor dos condenados e corruptos ao receberem e defenderem ditadores e ladrões.

    2. Sou católico e ñ precisamos de muitos cálculos p concluir q os cristãos brasileiros deixarão menos "trocados" nas coletas deste domingo.

  35. Não entendo profundamente do direito da delação premiada, porem uma análise superficial leva-me a crer que delação do topo da pirâmide não vale. O Cabral é o mega chefão do esquema. Vai entregar mais o quê !?

  36. Estamos torcendo para o seu Cabral dedar todos os envolvidos, o país merece isto, nós merecemos que as delações sejam esclarecidas, estamos chegando no STF.

  37. A única saída pra desinfetar o judiciário é a lava toga, tem muito pilantra travestido de juiz julgando em causa própria. Os juizes como Moro e Bretas são exceções, o ex Juiz Moro e o juiz Bretas tiveram a coragem de enfrentar o crime organizado e combater a impunidade.

  38. A kriptonita da corrupção também tira superpoderes dos togas pretas... um dia a casa cai, que venha logo esse dia, e o Nosso Brasil possa ter mais respeito!

  39. O Judiciário, incluíndo juízes na sua maioria e funcionários, na sua totalidade, e o legislativo deputados federais, estaduais, senadores e funcionários na sua totalidade são os PARASITAS que o ministro se referiu

  40. É uma vergonha que ministros citados na reportagem se defendem detratando o delator e não provem que são inocentes e que irão processa-lo por calúnia e difamação. Depois, se desesperam quando alguém insinua sobre um certo AI

  41. Excelente nota, sem dúvida essa história de Cabral, demostra que é urgente uma CPI Lavatogas, eles tiveram participação nessa sujeira toda...

    1. Será q estou entendendo? LAVATOGA é uma AUDITORIA EXTERNA, ou seja, contratar uma empresa especializada de fora do PAÍS, ou duas, p auditar o judiciário brasileiro? Ou é uma CPI? Se está última meu amigo, nunca uma CPI nas casas legislativas trouxe benefícios à população. Creia. Há um fisiologismo nojento no CONGRESSO e no STF. Parecem que há uma menstruação q nunca acaba. Fiquei até sabendo q tirarão os crucifixos das salas públicas oficiais,vê colocarão a foto do papa Francisco c o Lula.

  42. Será que Cabral não vai citar aquele famoso escritório de advocacia do RJ em que o Ministro Gilmau tinha muito interesse no qual trabalha sua esposa. Não haverá conexão alguma entre o Sapão e o louco por dinheiro - Cabral. Conforme consta tudo se passava pelos ditos escritórios de advocacia para lavagem de dinheiro, portanto vamos esperar para ver.

  43. O judiciário brasileiro é mesmo um rendez-vous! Tudo se compra, tudo se vende! Enquanto não houver um limpeza de A a Z não podemos ter esperança, confiança, cidadania e o nosso Brasil continuará a ser essa pocilga atrasada. Essa é a verdade nua e crua.

    1. Concordo. Uma casa de Maria Joana, do mais baixo nível. Estávamos sendo governados de cabo a rabo por bandidos, quadrilheiros. Lava Toga Já!

  44. Brasileiro, submisso, omisso, covarde e corrupto por natureza, ou seja, de berço, nada fez, faz ou fará, para mudar isso! Para lidar com bandidos só a bala resolve. Trump sabe disso!

  45. Políticos e Juízes bandidos em todas esferas, que são os que controlam o Judiciário, sempre foram parceiros. Vide Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e outros do STF, covardes!, atuando como coniventes. Quando se olha para o STJ, vixi! Sou José Vilarim.

  46. A maior parte do Judiciário brasileiro é podre, por fora e por dentro. Atua em causa própria e não está nem aí para o país. Agentes do mal, assim como a maior parte dos Legisladores, custam uma fortuna aos cofres públicos. Até quando???

    1. Então, José Vilarim, vamos torcer e trabalhar para que o atual Chefe de todos os militares perca a paciência e comande formação de batalha. E que volte o CCC com mais um C, o de corruptos.

    2. Sou José Vilarim. Percam as esperanças neste sentido. Generais são submissos a seus chefes, e nada farão, nada!, para por um fim nessa nojeira. Nos governos de FHC e PTistas, possivelmente, tudo sabiam e nada fizeram, infelizmente.

    3. É o que esperamos, todos os de bem, perplexos, horrorizados, enojados e cansados dessa inacreditável e incalculável represa de dejetos rompida.

  47. Afinal de contas para que comprar lagostas, vinhos importados e outras guloseimas caras. Está aí a resposta, blindagem, conivência, conchavos. Eh eh eh.... E quem pode colocar um ponto final nessa podridão toda? Pobre povo pagador de IMPOSTOS.

    1. 5 meses de salário por ano,para os pagadores de imposto!Entenderam?

    2. Como combater um judiciário identificados como uma cambada de ratos do pior esgoto brasileiro?!?!?

  48. Judiciário vendido um lixo !!! Dá para entender o motivo de Aras, militante petista querer a anulação da homologação da delação. Óbvio

  49. Já há algum tempo a aura de honestidade do Judiciário vem sendo destruída. Dia após dia, o país fica sabendo de mais uma ladroagem dos juízes e ministros. O Legislativo sempre teve fama de ser um antro de bandidos. O Judiciário caminha no mesmo sentido.

    1. Sim, STF tem uma banda podre liderada Pelo Gilmar , Toffoli, Lewan, Celso , Aurelio COLLOR, e Rosa Grello duro

  50. O petista de carteirinha, senhor Aras,amigo pessoal, segundo ele próprio declarou, do senhor Jaques Wagner a quem rasgou elogios na sabatina para o cargo, recebendo o total do votos do PT a sua condução a PGR,quer porque quer anular a delação do Cabral. Pobre Brasil

  51. que judiciário mais podre. lembro bem do episódio do envelope, na época o tal juiz alegou ser fotos do neto....me engana que eu gosto...que baboseira tá na cara o que tinha dentro do envelope. ..

  52. Ñ consegui ler + q esta reportagem da Semana, desde 05:00hs da manhã. Fiz posts durante o dia, q hj p ser sexta feira p mim é + tranqüilo.Volto após as orações das 18horas, e fico feliz. 70 milhões de brasileiros e os assinantes de CRUSOÉ reafirmam, q passou da hora de enquadrar o judiciário brasileiro. Nunca se consegue enganar todo o povo, o tempo todo. Q Senadores da República tenham codinomes AQUI, como têm nas planilhas da Odebrecht, e estejam CIENTES de s responsabilidades. Reflitam

  53. o que me impressiona é que esses caras ficam presos mas nada afeta o moral deles. emagrecem um pouco mas continuam com aspecto saudável e prontos para voltar a ação. Nunca vi nenhum que adoecesse, que tivesse um infarto, etc. ao contrário dos simples humanos que lábutam no dia a dia e se estressam com as notícias das roubalheiras. Temos de por um fim nisso.

  54. Sem intervenção militar, eles continuarão a deturpar as leis para se blindar e enganar o povo. O que resolveria também é educação decente, já que cidadão bem instruído não não se deixa manipular pelos políticos corruptos. O ministro Weintraub está se esforçando para proporcionar um ensino melhor. Por essa razão ele é agredido pelo “Botafogo” e seus comparsas comunistas. Tenho profundo respeito pelo esforço enorme do Ministro Moro e seus aliados. Mas a adversidade da ORCRIM é demais.

    1. É a mais pura verdade RICHY. Irretocável o seu comentário! Entretanto, espera-se que, nas novas gerações de militares essa incidência seja bem menor, já que a formação deles, além da assimilação de bons valores tradicionais, ocorre num outro contexto de consciência, informação, cultura e inteligência.

    2. Não tem nada a ver com militares , comunistas , civis, liberais etc , é apenas ladroagem , pura e simples ! Quem mais roubou na usina Nuclear de Angra , foi um Contra-Almirante , pegou 25 anos de cadeia , tá em casa com coleira Eletronica . Tráfico de cocaína em avião presidencial ? um sargento da aeronáutica ! Chefe do Escritório do crime ? Capitão do BOPE. Crimes colarinho branco pululam de coronéis, capitães, majores , civis , Pastores etc . Quer conhecer um Homem ...dê-lhe poder !!!

    1. E dizem que Caronte foi substituído por um barbudo com nove dedos, que cobra CEM moedas de cada alma que chega.

  55. O Brasil sem dúvida se transformou no paraíso dos delinquentes de colarinho branco,despudoradamente chancelados por outros tantos criminosos responsáveis por milhares de vidas ceifadas por falta de estrutura econômica em milhares de hospitais públicos

  56. O principal culpado pela a corrupção no Brasil, é o judiciário, e é justamente quem recebe altos salários para punir os ladrões.

  57. Senhores congressistas do bem (se é que existem) com a palavra todos vocês. Está mais do que na hora de se mexerem, tirando os fundilhos de suas pomposas cadeiras e gabinetes e se aprofundarem no judiciário. Temos aí um enorme indício de promiscuidade e dever sim dos senhores ilustres promoverem uma investigação séria ao mesmo tempo em que propões mecanismos para coibir essas e outras aberrações. É de a mais pura corrupção instada nos três poderes. Já passou da hora da faxina.

  58. Parabéns á revista por nos manter informados. essas delaçoês sâo muito boas,mais os objetivos nunca alcançados ex; Pallocci e outros Lula na Itália nem ai para as leis brasileiras e o povo passado de vergonha do STF

  59. Pelas reações, todos estão envolvidos nas maracutaias a custa de muito dinheiro. Não é de hj qu volta é meia surgem os nomes desses ministros associados a recebimento de propina. É inesquecível a reação do Min. Nápoles no TSE.

  60. O Sérgio Cabral deve ter relatado uma pequena parte do que sabe. O MP tem que ir a fundo nisso, para extrair tudo que for de mais importante. É muito tubarão envolvido.

  61. O Brasil é mesmo grande. Qualquer país do mundo com tal nível de corrupção, já teria implodido completamente e sido dominado por outros países mais fortes e organizados. Difícil e demorado será mudar esse rumo nefasto e vicioso. Talvez mais de uma geração ainda tenha que lutar pela decência - uma decência ao menos razoável.

  62. Está explicada a razão do Aras querer rejeitar a delacao do Cabral... Está batendo na porta do Judiciário, como sabiamos que um dia haveria de chegar.... Ele tentar segurar..

    1. E ,como sempre, vão conseguir blindar os "deuses do Olimpo. Êta povinho...

  63. Bando de ORDINÁRIOS! O Brasil não tem mais jeito por causa dessa cambada de CRIMINOSOS, especialmente dos "adevogados" que vivem MAMANDO o dinheiro dos CRIMES e cada vez mais MILIONÁRIOS. Pra que Justiça! Faltou mencionar no texto os R$ 73 MILHÕES que o "Escritório" da criminosa Adriana Anselmo enviou ao Escritório de Advocacia do "Cumpadre" do chefe da QUADRILHA, famoso LULA, também oriundo do "dono" do Fecomércio. Essa transação entre ambos "escritórios" foi LAVAGEM ESQUENTADA ou não?

  64. Nesta altura a mulher já deve ter sumido com todo dinheiro ,E O NAPOLEÃO QUE SOLTOU O LADRAO DA PARAÍBA ,já deve estar blindado por Mendes ,pois tem foro privilegiado e a grana recebida já está em algum paraíso fiscal.

  65. O judiciário não vai se curvar e aceitar eles pensam que são Deuses acho que só se resolve com intervenção. Ainda que seja de Deus. Já se passaram 5 anos e nada aconteceu com os malditos togados. Até quando?

  66. Lembro das lágrimas dele.. ao defender os recursos do pré-sal para o Rio... mais escolas..saúde..eita... tem coisas que a gente imagina.. E São verdades

  67. Cada vez que se puxa um fiozinho , se escancara a podridão dentro de todas as instituições , e como ela é generalizada o corporativismo dentro do judiciário dificulta o trabalho dos servidores sérios que estão lutando para passar esse país a limpo, e com isso a impunidade impera e só estimula cada vez mais os desvios de conduta do andar de cima da justiça.

  68. Por essas e outras que o senhor Aras,petista de carteirinha, tenta de todas as formas anular a delação do Cabral. Pobre Brasil, mesmo com um governo dito de direita,quem manda é a esquerda.

  69. cada vez mais se entende a razão da Inveja e do valor de juízes como Bretas e Moro, q mesmo com O risco da vida e liberdade pessoal, conseguem ser um oásis de honestidade no Brasil da safadeza e bandidagem q opera nos podres poderes.

  70. Gestores da coisa pública e juizes na esbornia, enquanto o Rio afundava, ao ritmo da Ciclovia Tim Maia. Basta! A sociedade exige respostas! Exige prisões! Não há excelências em covil de ratos!

  71. Graças a juízes destemidos, aptos e sérios, como Joaquim Barbosa e Sergio Moro, melhorou a imagem do Judiciário no Exterior. A justiça brasileira, era comum ouvir, age com aliteração perversa, punindo apenas o pobre, o preto e a prostituta de parcas posses, protegendo, porém, proxenetas pecuniosos. Nem os padrinhos dos larápios travestidos de políticos ousam questionar as montanhas (da cordilheira) de recursos por eles gatunados e que estão sendo reavidos paulatinamente pela Operação Lava Jato.

    1. Refifica aí seu julgamento sobre o outrora tido como ilibado, joaquim barbosa, que correu pra pedir sua aposentadoria antecipada como ministro do stf. Consta, que Barbosa tem um big apartamento em Miami, cuja origem ainda está um tanto mal esclarecida. A conferir. Alvaro P S Costa (@brasilia_urgente)

    2. O artigo do Fabio lança novas luzes sobre esquema de corrupção que evoca o voleibol: um membro da família levanta a bola a ser cortada por político togado. O contribuinte, que a todos remunera, espera que o Grupo Sem Rabo Preso do Senado atue estrategicamente, a fim de conter os abusos do Judiciário, hoje o maior obstáculo à modernização do País. Que revise os chamados Critérios de Mérida da seleção de políticos togados, rechaçando o nepotismo, o facciosismo partidário e o sectarismo religioso.

  72. Do jeito que está andando esta sujeira toda não é impossível o Ministro Édson Fachin cair no banheiro, bater a cabeça e ficar no hospital. Duvido que não tenha sujeira no STF

  73. Chega não? Passem pra cá essa grana calhordas, todos. A sociedade pede uma resposta. A sociedade é composta de muitos homens probos, e tudo passou dos limites. Chega de mimimi, de estado democrático de direito, dessa caralhada de serem apenas "suspeitos enqto ñ houver a última, da última instância. Quem será o responsável pelas consequências?

    1. É isso. muitos cariocas sofreram (É até morreram) com a destruição do estado. Cabral roubou tudo e muito mais. A humilhação do servidor recebendo cestas básicas.A saúde em frangalhos. Acho que independente de delação não se pode afrouxar a coisa. O crime foi muito violento. imperdoável. E devolver a grana urgente.

  74. O braço jurídico do “mecanismo” começa a aparecer. Tenho certeza de que não vai parar no STJ e TCU. Em breve veremos.

    1. Até porquê TCEs, TCUs nunca foram acreditados. A sociedade liberta até o Cabral e o Cunha, sem precisarem devolver um único tostão, se as provas forem robustas, pois chegaremos só COMANDO do "mecanismo".

  75. É muito grande o número de políticos , juízes, etc. envolvidos neste monstruoso esquema de bandidagem e corrupção. O que fazer?? As leis valem para nós os comuns , mas pra eles as leis são desvirtuadas de todos os modos. A pressão popular precisa enrijecer e muito, inclusive nos locais de pseudo "trabalho" destes facínoras. Não dá mais para sermos brandos com essa trupe.

    1. Um grande colar humano se avizinha ao pátio dos 3 PODERES. Ñ haverá gás lacrimogêneo ou máscaras suficientes p a tomada da bastilha. Senadores ouçam bem: essa casa legislativa fisiológica, em sua MAIORIA, de condenados ou a caminho, será a única responsável, por ñ terem cumprido as pautas ANTICORRUPÇÃOcq a população ao colocar-lhes aí, acreditava estarem em boas mãos. Voto se empresta, e se exige contrapartida. Nós povo BRASILEIRO ñ suportamos, jogamos o lençol.

  76. Devolver parte o que roubou, durante tantos anos, envolvendo tantas autoridades, é muito pouco em relação aos sucessivos e incontáveis crimes que cometeu. Além disso, quase todas as informações que forneceu não são novas. Os delatados já fazem parte de outros processos....

  77. É curioso ler os comentários e ver que as mesmas pessoas que são contra a estabilidade no serviço público são as mesmas que pedem investigações. Sem estabilidade, no primeiro sinal de investigação em agentes políticos, todos os policiais e membros do MP seria chutados dos órgãos, bem como no primeiro sinal de que pessoas politicamente expostas estão sendo fiscalizadas pela Receita, os servidores também seriam chutados. Esses são exemplos de que não há combate ao malfeito sem estabilidade.

  78. O Paulo Guedes elogiou o TCU e, concomitantemente, faz campanha contra os servidores concursados, inclusive os da Receita Federal perseguidos pelo TCU. Vocês acham que é coincidência ou esse ministro está passando a mão na cabeça de corruptos em troca da aprovação de suas reformas por parte dos órgãos de controle?

  79. E muito triste que nos, a população de bem e ordeira, cumpridora de seus deveres nós sintamos desamparados diante dessa podridão moral que assola o judiciário brasileiro, em todos os níveis, sem termos mais nas decisões desse judiciário podre e vendido.

  80. Entendem por que a corrupção interessa? Viram os lucros das bancas de advocacia? Percebem as relações familiares existentes entre juízes, ministros da área jurídica, e advogados? Mesmo com Gilmar soltando réus ajudado pela Guiomar, mesmo com DT obstruindo acesso da Lava Jato ao Coaf e à Receita, mesmo com Moro sendo chamado de capanga de milicianos apesar de tentar criminalizar as milícias, mesmo tendo que castigar Flavuxo, TEMOS QUE PASSAR O BRASIL A LIMPO! CQC! Sem justiça não há esperança!!!

  81. Dá-nos uma sensação horrível de impotência em saber que nem a justiça, que deveria ser a garantidora da paz social e da ordem jurídica merece crédito do povo, enlameada que está por sórdidos episódios escusos em todos os níveis de todas as instâncias. É deplorável.

  82. "A maldade destes criminosos", em usar "o santo nome em vão ", de magistrados, precisa ser contida. Precisamos entender que o simples fato de contratar escritórios onde filhos, esposas e agregados, de forma direta ou indireta estão ligados e ainda da coincidência de tais processos caírem no seu colo, nada mais é do que uma ironia do destino. Assim como, qdo peço para Papai Noel, acompanhado do pai ou da mãe um presente, ele lembra e recebo exatamente o que pedi. Viva o país do futuro ...

  83. O Judiciário precisa cortar a própria carne. Saneando o Judiciário, os outros poderes (Legislativo e Executivo), sofrerão as consequências desse saneamento.

  84. Esta é a parte podre de uma (facção judiciária), que favorece o roubo por políticos, quem vai denunciar a outra parte dos togados (facção suprema), que soltou a maioria dos ladroes que assolam a república....?

  85. se tribunais como stj e tcu tem ministros levando propinas, o que pensar de ministros que se dizem "supremos"? Até quando teremos uma gangue de toga????

  86. O Brasil está infestado de bandidos e o pior é que chega aos mais altos cargos da República. Ninguém pode ser poupado.Temos que fazer uma verdadeira Revolução que destrua por completo todos os envolvidos sem exceção.Acorda Brasil:O povo que é a Nação precisa acordar e ir à luta para o extermínio dessa gentalha.

  87. A maior parte da corrupção de anos no país se deu graças ao judiciário corrupto.sem o judiciário em todas as suas esferas eles jamais teriam desviado tanto dinheiro . Triste ver que nosso país e talvez o mais corrupto do mundo e que com todo esforço para reverter isso as forças do mal continuam vencendo e com o mesmo apoio do velho e corrupto judiciário

    1. O AI5 reformulado seria o SANTO REMÉDIO, entre os ladrões estão juízes, militares, func públicos , judiciário e tantos outros, não vejo outra saída.

  88. Enfim está chegando a vez do parte do judiciário q faz pose de anjo e ainda ajuda com suas decisões os amigos encarreirados. Mesmo q venham a ser condenados eles ainda terão o “direito” de se aposentar com gordos salários/benefícios. Isso mostra q esse país não foi feito pra prestar serviços à sociedade. Os impostos arrecadados servem pra pagar o custo da folha de pagamento e os benefícios absurdos a q boa parte deles tem “direito”. Ou mudamos isso ou vamos perpetuar essa injustica.

    1. E pensar que o Santo 1 trabalhava em conjunto fraternal com o Santo 2, desculpe mas estamos fu......

  89. O MDB está envolvido até o rabo nessa bandidagem. olha quem está por traz: Renan Calheiros. Esses tribunais estão infestados de bandidos.

  90. A podridão que existe neste país é assustador, é desanimador. A falta de justiça gera uma total insatisfação. É o Fim dos Tempos.

    1. E VIVA a HEREDITARIEDADE !!! Desde 1910 os sobrenomes são os mesmos : Só muda o cachorro mas a coleira é a mesma. Os políticos apadrinham os do judiciário e qdo os políticos roubam os afilhados os retribuem fazendo suas marmeladas. VOTO pra mais alguns anos, será facultativo, pois está raleando os que ainda se sentem honrados em ir votar, pois só irão os mantidos em “currais eleitorais” para os eleger. Acorda POVO ...

    2. Insegurança jurídica é um câncer metastático para qualquer país!

  91. Que tempos esses em que vivemos. Não vemos mais educação nas escolas, fé nas igrejas ou justiça nos tribunais. Nos contentamos em trabalhar para sustentar nababos cujo unico oficio é espezinhar quem os paga.

  92. Bela matéria. A delação premiada é o melhor instrumento pra desbaratar as quadrilhas carcomendo o dinheiro público. E tome Lava Toga em breve

  93. Até diria ESTARRECEDOR mas era de se esperar.Num país o de o maior ladrão era o presidente !Que mais se pode esperar ? CADEIA pra todos os bandidos Sem exceção!

  94. Não é só o Rio de Janeiro, mas o Brasil todo está podre. Os TCEs são um antro, como o TCU. Só daqui uns quinhentos anos prá começar a melhorar.

  95. Enquanto não limparmos toda essa sujeira não teremos sucesso pleno nas ações da lava-jato. Notem que várias vezes a reportagem cita casos de absorvição por ministros do STF, então posso e devo concluir que alguns desses estão enterrados até o pescoço nesse lamaçal. CANTA CABRAL, CANTA TUDO

  96. Como esses fotos tribunais irão julgar alguém com isenção se já estão comprometidos com Criminosos, qual a moral de um homem desse diante desses ladrões?

  97. Bom dia! Infelizmente o Brasil ainda está excessivamente APARELHADO, pelos assaltantes dos cofres públicos. Dificilmente ministros das altas cortes são as alcançados pelos inúmeros crimes que cometem. Para encobrir um crime, cometem outro e envolvem mais FIGURÕES do judiciário. Há invariavelmente, um protegendo o outro e vice e versa. JUSTIÇA NELES! BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!

  98. Meus filhos não merecem viver num país comandado por pessoas sem escrúpulos. Meu total desprezo por todos. Este país não vale a pena. Enxuga-se de um lado e molha-se do outro. 🤮

  99. É complicado para um cara como o Cabral que vê o seu fim vendo o sol nascer quadrado por toda a vida buscar uma eventual liberdade. Claro que no seu trajeto vitorioso do crime jamais conseguiria roubar tanta grana sozinho. O que fica em dúvida é se a delação está em curso, onde estão os outros bilhões que esconde ?? Ou devolve ou apodrece na cadeia !!!

  100. As eleições municipais se aproximam. Se este é o único instrumento, tendo no coração os propósitos e pautas ANTICORRUPÇÃO alinhados nas ruas em 2013, atuemos firmemente em ñ cidade, frente à frente c os munícipes ou através das mídias sociais, p q as escolhas de candidatos ñ seja de subversivos, q afastemos ainda + essa corja q governou nos últimos 35 anos, socialistas, comunistas, psolistas q deturparam ñ educação, execrando petralhas e PCdoB disfarçados de PDT, PSDB, PP e tantos outros.

  101. Hj Zema é gpvernador aqui em MG, e vem + 1 vez, como o fez Itamar Franco após o fiasco Collor de Mello, resgatando a nossa HONRA. Como pode funcionar honestamente TCUs e TCEs, se os indicados são pessoas escolhidas por bandidos? O mesmo se sucede no STF é em várias esferas municipais, estaduais e federais! Onde iremos c uma justiça aparelhada com tantos bandidos, associadas a bancas de parentes, vivendo da grana de ñ impostos, via indireta políticos fisiológicos, q têm as chaves de cofres

  102. Não desistam pessoal. Continuemos fazendo o dever de casa: mostrando aos nossos filhos e netos, e amigos deles q aqui chegam, os verdadeiros valores de honrafez; da impossibilidade de se desassociarem-se do entendimento da política, da boa leitura e conhecimento de seu país. Como disse o Zema na Central Globonews semana passada. Em 2015 concluiu q cuidara apenas dos próprios negócios, dos empregos, e descobrira q precisaria cuidar de seu país, q estava em péssimas mãos. Hj é governador cont.

    1. Ta ganhando qto meu chapa dessa outra fraude que governa MG?

  103. Não fosse o CORPORATIVISMO muito desses "Ministros" já deveriam estar sentados nos bancos dos réus. Mas esse maldito corporativismo que protege seus pares continua funcionando a todo vapor.

    1. Exatamente, corporativismo = garantismo = protecionismo próprio!

    2. corporativismo e algo legitimo, porém não é disso que se trata. Nesse caso é associação criminosa para praticar e esconder condutas também criminosas.

    3. exatamente Antônio, também acho que esse corporativismo é um dos câncer que nos corrói...

  104. Como acreditar na justiça? É uma podridão só, estamos entregues a verdadeiras quadrilhas que saqueiam nosso dinheiro....vergonha!!!!

  105. A um tempo atrás achava que o judiciário era uma instituição séria com poucos ladroes. Hoje tenho Certeza de que ela é uma instituição de ladroes com poucos justos. É uma injustiça.

  106. O Brasil esta numa arapuca. Foi entregue ao crime organizado. O que fazer é que são elas. Acredito que minha geração não verá os verdadeiros saqueadores do Brasil em cana. Continuarei lutando para que meus filhos e netos tenham melhor sorte.

  107. Se houvesse decência em nossas cortes superioras, agradeceriam as denúncias e limpariam a casa. Os corruptos tem muita liberdade.

    1. O “mecanismo “ continua a todo vapor, encoberto pelo judiciário federal, me enoja e a todos os brasileiros de bem, quando isto terá fim....?

    2. As cortes superiores precisam imediatamente serem colocadas em cheque.Quem o fará ?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO