“Lula sempre gostou de dinheiro”
Ex-companheiro que deu teto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o lançou no sindicalismo diz que nos primórdios da carreira o petista já exibia os defeitos que o levaram à cadeia
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Paulo Vidal Neto e Luiz Inácio Lula da Silva já se trataram como irmãos. Vidal, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), foi o responsável pelo ingresso de Lula no sindicalismo e, por tabela, na política. Foi o responsável por, nas horas de fraqueza de Lula, convencê-lo a persistir. Foi o responsável por articular apoios e dar sustentação a Lula quando ele finalmente se deu conta de que tinha futuro como dirigente sindical. Foi o responsável por apresentar Lula a políticos de expressão e empresários que, mais adiante, o ajudariam a alçar a trajetória de glórias interrompida há pouco pelo cárcere em Curitiba. Chegou a dar abrigo a Lula em sua casa nos momentos difíceis do início da carreira e, como se verá mais adiante, participou até de uma fraude para que ele pudesse ser eleito diretor do sindicato. Como tal, o ex-companheiro de Lula tem explicações na ponta da língua para o ocaso do petista – nas palavras dele, um tipo egoísta que sempre evitou assumir seus erros, se construiu sobre o sacrifício dos aliados e, apesar do figurino de líder dos trabalhadores e da esquerda, desde os primórdios já gostava das gostosuras que o dinheiro pode comprar. Essa última explicação, em especial, retrata bem as razões que levaram Lula para a cadeia, condenado por receber benesses de empreiteiros que se lambuzaram com dinheiro público durante os governos petistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sidney
2019-12-17 14:10:08E pior tem gente que nao acredita………..
JORGE
2018-12-24 01:18:21Acabei de assinar a revista e essa foi minha primeira leitura. Execlente reportagem. Há anos ouvi de um funcionário de uma empresa, que Lula sempre aprecia na contabilidade a qual esse funcionário trabalhava para pegar o seu jabá patronal depois das greves.
Ubiratã
2018-10-17 16:31:51Lula nunca me enganou...eu percebi suas intenções.
Ivan
2018-07-25 17:53:15Gostar de dinheiro não me parece defeito, até porquê, não conheço quem não goste. O desprezível, vergonhoso e desonesto é pegar para si dinheiro alheio principalmente dos mais necessitados.
JOSE CARVALHO
2018-05-28 21:17:59Até que enfim, surge uma revista com excelente conteúdo e com propostas que inspiram credibilidade. Continuem nessa empreitada, enfrentem os desafios que, certamente, surgirão. Mantenham a coerência com os princípios éticos que nortearam a sua criação. Contem com nosso estímulo, sem abdicar de uma postura crítica da nossa parte. Confiabilidade é fundamental! Um grande abraço a toda a equipe de Crusoé.
Marcelo
2018-05-24 12:49:10Uma ótima reportagem. Muito esclarecedora que mostra o "mito" de verdade.
MARILDO GOUVEIA
2018-05-23 16:32:54Gostei do artigo. Ele engana bem. Na primeira eleição a Presidência, votei nele, porque já tinha votado em FHC duas vezes, e não entrego meu país a um partido ou político. Sempre dou uma chance ao concorrente. Então votei na oposição, votei Lula. Em dois anos tive inclinado a pular do Corcovado. Mas pensei bem e acabei desistindo por uma eleição renovadora. Veio Lula novamente seguido de Dilma. Quis mudar-me do país, mas minha família não poderia me acompanhar. Fui vencido. Fiquei e agüentei.
Adetildes
2018-05-19 15:41:23Parabéns por trazer a luz as coisas oculta do criminoso dissimulado!
Rodrigo
2018-05-17 13:08:11Interessante quando respondem na carta que "os filmes sempre fogem aqui e ali ao rigor dos fatos." Então não reclamassem do "rigor dos fatos" na série O Mecanismo.
Domerva
2018-05-16 15:55:16Essa entrevista, pelo bem do Brasil, deveria ser maciçamente divulgada, para que os milhões de seus seguidores, saibam que tipo de mau carater idolatram. Na intimidade revelamos quem verdadeiramente somos.