Adriano Machado/CrusoéO bunker das excelências: reuniões secretas de dia, festas animadas à noite

A casa secreta

Em um endereço nobre de Brasília, altas autoridades da República participam de festas em plena pandemia. Mas não é só isso: o lugar serve para encontros fora de agenda – e longe dos holofotes – até mesmo para ministros conspirarem contra ministros
17.07.20

Já faz algum tempo que, em plena pandemia, festas de arromba em uma portentosa casa do Lago Sul, uma das áreas mais exclusivas de Brasília, tiram o sossego dos vizinhos. As festas ocorrem, quase sempre, às quartas-feiras e costumam varar a noite. O burburinho e a música alta, por vezes ao vivo e entoada por barulhentos cantores sertanejos, já foram até motivo de queixa na polícia. Seria só mais um caso entre tantos nesta quarentena, não fosse por um detalhe: as baladas contam com a participação de algumas das mais altas autoridades da República, como será possível ler a seguir.

Não é só isso. Se serve para animadas festas, a casa também é usada por servidores do mais alto escalão do governo como uma espécie de bunker para reuniões fora de agenda e longe dos holofotes da Esplanada dos Ministérios. O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é um assíduo frequentador do local. Desde que assumiu a cadeira, há um mês, ele vem usando o endereço para reuniões que, por diferentes motivos, não aparecem no seu rol de eventos oficiais, cuja publicidade é obrigatória.

A casa, embora grandiosa (são quase 700 metros quadrados de área construída), é discreta. O muro alto com detalhes em madeira e a fachada sisuda, decorada por meia dúzia de palmeiras, não destoam muito da vizinhança. Foi a frequência estrelada, porém, que passou a chamar a atenção. Nesta quarta-feira, 15, Fábio Faria chegou ao local na hora do almoço, a bordo do carro oficial de ministro, com placa verde-amarela. Um serviço de buffet havia sido contratado para fornecer a comida. O movimento de seguranças, observado à distância por Crusoé, indicava que algo importante aconteceria por ali.

Faria tinha marcado uma reunião às escondidas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Queria aproximá-los. A relação de Guedes com Maia andava estremecida havia tempos. A ideia do ministro das Comunicações, amigo de ambos, era que eles aproveitassem a oportunidade para aparar as arestas. Pouquíssimas pessoas em Brasília tinham conhecimento do encontro, que só vazaria para jornalistas no dia seguinte.

Muito provavelmente, nem Guedes nem Rodrigo Maia sabiam ao certo onde estavam pisando. Mas deveriam saber. O lugar que Fábio Faria tem usado regularmente para os encontros que não quer fazer em gabinetes da Esplanada exprime uma indesejada mistura de interesses públicos e privados, aquela combinação que está desde sempre na origem de muitos dos escândalos do poder.

Adriano Machado/CrusoéO ministro Fábio Faria em frente à casa: reuniões fora de agenda
O primeiro sinal dessa mistura está logo na garagem da casa, onde repousa uma SUV registrada em nome da Indústria Brasileira de Artigos Refratários. A companhia pertence a um ex-diretor da Fiesp, a Federação das Indústrias de São Paulo, Carlos Henrique da Silva Ferreira. Funcionários da residência, escalados para servir Faria durante as reuniões que ele promove no local, são contratados por Ferreira.

A quarta-feira foi exemplar da maneira como o ministro tem usado e abusado do bunker. Já era quase meio da tarde quando Fábio Faria deixou a casa. À noite, ele voltaria, em mais uma indicação de que o imóvel no Lago Sul se transformara em uma espécie de gabinete paralelo.

Por volta das 21 horas, o ministro chegou, de novo em seu carro oficial. Ele já era aguardado no local por pelo menos duas pessoas e emendaria conversas até perto da meia-noite. Um garçom contratado pelo industrial e ex-dirigente da Fiesp estava escalado para servi-lo. Crusoé, mais uma vez, acompanhou o entra-e-sai do ministro.

Naquela noite, uma das interlocutoras de Faria foi Martha Seillier, secretária especial do PPI, o Programa de Parcerias de Investimentos, por meio do qual o governo federal pretende firmar parcerias público-privadas. Também passou por lá Daniella Marques, assessora especial e estrategista do ministro Paulo Guedes.

Um carro executivo, registrado em nome de uma locadora de Curitiba, aguardava do lado de fora, com o motorista de prontidão. Não se sabe exatamente quem ele estava aguardando, mas certamente era alguém que não queria dar as caras em público – já no fim da noite, depois de funcionários da casa perceberem a presença do repórter e do fotógrafo, o portão se abriu e o carro entrou na garagem. Saiu em seguida, levando o interlocutor misterioso.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéMartha Seillier: Faria quer escantear Salim Mattar e procura ajuda
A agenda secreta daquela noite de quarta dá ares de conspirata às conversas que Faria faz questão de manter em local discreto e distante dos supervigiados gabinetes da região central de Brasília, onde ficam os ministérios.

A conversa com Daniella Marques, a super assessora de Paulo Guedes, ilustra bem isso: Faria participa, nos bastidores, de uma costura para torná-la ministra da Secretaria de Governo, no lugar do general Luiz Eduardo Ramos. Em conversas reservadas nos últimos dias, o próprio Paulo Guedes não se opôs à ideia. Rodrigo Maia, de quem Daniella é próxima, avaliza. O passo seguinte parece ser o mais difícil: convencer o presidente Jair Bolsonaro.

Ex-sócia de Guedes, Daniella Marques é amiga pessoal de Maia e tem laços estreitos com várias correntes de parlamentares. Na leitura de Fábio Faria e dos demais apoiadores do plano, como ministra ela facilitaria a articulação do governo com o Congresso e poderia ajudar a aprovar mais facilmente propostas de interesse do Planalto e, em particular, da equipe econômica. Ramos, o atual responsável pela interface com o Parlamento, enfrenta dificuldades de diálogo tanto com Rodrigo Maia quanto com Davi Alcolumbre, presidente do Senado.

As reuniões de quarta-feira de Fábio Faria na casa do Lago Sul amarram três das principais pontas da ousada articulação, cujo alvo, em última instância, é ninguém menos que um dos ministros-generais mais próximos do presidente da República: Paulo Guedes e Maia, pela manhã, e a própria Daniella Marques, a virtual candidata à sucessão de Ramos, à noite. Não é algo trivial. O general sabe que Faria trabalha contra ele – isso, aliás, virou motivo de desconforto no palácio nas últimas semanas.

O assunto tratado com Martha Seillier, a chefe do PPI, também guarda relação com as guerras internas do governo: Fábio Faria, cacifado por Rodrigo Maia, quer tirar de Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, o poder de decisão sobre a privatização de empresas ligadas à pasta das Comunicações – é o caso da EBC, da Telebrás e dos Correios. Ele quer tomar as rédeas do tema, e entende que Mattar, por não ter boa interlocução no Congresso, atrapalha os planos. Seillier é vista pelo ministro como uma possível aliada na estratégia.

DivulgaçãoDivulgaçãoO deputado Mussi: Fábio Faria diz que é ele quem empresta a casa
A Crusoé, Fábio Faria não quis dar declarações sobre os dois assuntos. Acerca de sua frequência na casa, o ministro admitiu que usa o imóvel frequentemente para reuniões mais reservadas. Disse que o espaço costuma ser cedido a ele por um amigo, o também deputado federal Guilherme Mussi, filho do industrial Carlos Henrique Ferreira, o ex-diretor da Fiesp que, segundo a apuração de Crusoé, banca a estrutura. Mussi é ex-concunhado de Fábio Faria. Ele foi casado com Rebeca Abravanel, filha do apresentador Silvio Santos e irmã de Patrícia Abravanel, mulher do ministro.

Não são apenas encontros políticos que ocorrem na casa do Lago Sul. Há outros tipos de reuniões, inclusive com personagens do mundo corporativo que representam empresas com interesses no governo. No papel, o imóvel está em nome de uma empresa do consultor Mário Rosa, investigado pela Polícia Federal na operação que mirou o ex-ministro petista Fernando Pimentel e amigo do peito de vários figurões do Congresso. A Crusoé, Rosa disse que aluga a casa para a família do deputado Guilherme Mussi e que não tem conhecimento dos eventos que são realizados no local.

Fábio Faria diz que não tem qualquer relação com as badaladas festas realizadas na casa em meio à pandemia — a outra face das atividades do imóvel, que segundo os vizinhos é utilizado apenas para eventos e reuniões. Uma dessas festas, porém, foi organizada justamente para comemorar a posse dele como ministro do governo Bolsonaro. Entre os convivas estava outro ministro, Ricardo Salles, do Meio Ambiente. Salles teve direito até a uma homenagem especial no show particular contratado para a ocasião. “Um abraço aí para o meu amigo ministro Ricardo Salles, que estava com a gente no final de semana passado, comendo um porquinho”, disse o cantor ao microfone. Salles admitiu ter participado da festa, mas garantiu que não voltou para outras. “Não fui mais nenhuma vez nem tenho conhecimento de outras festas”, disse.

O ministro pode não saber, mas, a exemplo das reuniões secretas do colega Fábio Faria, as baladas por ali são frequentes. Em uma das ocasiões, a polícia chegou a ser acionada pelos vizinhos, em razão do barulho noite adentro, e ordenou que a banda parasse de tocar. Sempre há excelências entre os convivas, quando não são elas próprias as homenageadas ou as anfitriãs. Em um convescote noturno recente, a estrela da noite era o senador Ciro Nogueira, um dos chefes do Centrão e presidente do Progressistas, o partido do deputado paulista Guilherme Mussi. A folia adentrou a madrugada. Moradores das cercanias registraram o carro oficial de Ciro, com placas de bronze do Senado, estacionado em frente ao imóvel nas primeiras horas da manhã seguinte. O senador não respondeu às tentativas de contato da reportagem.

Crusoé também não conseguiu localizar nem o industrial Carlos Henrique Ferreira nem seu filho, o deputado Mussi, responsáveis pela casa do Lago Sul. Recentemente, o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre festas promovidas por Mussi durante a pandemia em um condomínio de luxo de São Paulo. Imagens gravadas por câmeras de segurança mostravam convidados circulando sem máscaras e som bem acima do normal em pelo menos três eventos. Em Brasília, a história se repete. Só que o problema não está apenas nas ruidosas festas em plena quarentena.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Os ministros mais técnicos da história do Brasil, que até meus amigos da canhota, menos radical, concordam que Tarcísio de Freitas e Tereza Cristina, além de muitos outros são TOP, mas para IVAN bom mesmo era o Geddel, com seu "petit appartement" recheado com mais de 50 MILHÕES "en espèces". A regra é clara, ladrões gostam de ladrões e odeiam aqueles que não roubam os chamando de idiotas. Plus ou moins.

  1. Essas festas às escondidas em uma casa suspeita, me fazem lembrar da casa onde Palloci e a alta cúpula do governo de então, promoviam festas e orgias em outra casa de Brasília, essa ilha da fantasia.

  2. Kkkkkkkkkkkkkk. O Bozo mostrou que a cloroquina não serve para nada, kkkkkkkkkk. O genocida continua infectado. Bozistas, não sigam o passo do dono de vocês. Ele faz acompanhamento cardíaco 5 vezes por dia por causa dos efeitos negativos da cloroquina. Nenhum de vocês consegue pagar para ter este tipo de tratamento. Nada como um dia atrás do outro para desmascarar este farsante genocida!

  3. 1. SE Bolsonaro, atual Palhaço Mor do Circo Brasil, for alimentando o seu amigo SARS-CoV-2, vai acabar morrendo por excesso de burrice na fatal cumplicidade genocida... 2. Não, não sou petralha e acho o Luladrão um apátrida também, porra!!! 3. Esta nossa praia está precisando de desinfetante e uma vassoura para varrer os repetitivos palhacinhos de aluguel, os ridículos e travestidos Carluxo-boy$ e girl$.

    1. https://veja.abril.com.br/blog/radar/bolsonaro-segue-infectado-pelo-coronavirus-revela-teste/

  4. Pelo amor de DEUS Crusoé, não queira ser chamada de CRUSOÉLIXO, vocês estão querendo ficar sem assinantes e ainda pegar o 1º lugar na frente da GLOBOLIXO? Pensem Nisso com muito carinho!

    1. Roseli... Deus do céu, deixa disto! Maravilhoso trabalho investigativo de Crusoé. A matéria está excelente. parabéns!

    2. Olha só o gadinho implorando por uma fake news bolsonarista.

  5. Reportagem sem um ponto a que se reporta e sem objetivo. Jogada a esmo. Não se entende aonde se quer chegar. Enfim de qualidade pra lá de insubsistente.

    1. se quer chegar nos conchavos obscuros e bem ao oposto do que a claque bolsonarista pregou quando em campanha. Agora q a agua bate na bunda ficam usando a mesma retorica mortadela petista desprovida de lógica, caráter e bom senso para defender o indefensável. Falata pouco para vermos um gadinho Jenisvaldo gritando Bolso Lula Livre!

  6. Muito boa a reportagem, só poderia melhorar a voz que narra a notícia. Eu ouvi essa matéria, mas a narração é horrível, sem pontuação e pausas, várias palavras erradas, entonação ruim. Não é compatível com a qualidade da matéria

    1. Aliás péssima reportagem. Deveria tratar de assuntos mais importantes para o leitor

  7. OS LOBOS PERDEM OS PELOS . MÁS , MÁS JAMAIS PERDEM O VÍCIO . SEMPRE JUNTOS NA MESMA LATRINA , E COMO SE DIVERTEM . OBA !!!!!!.

  8. Esta reportagem caberia muito bem numa seção de fofoca de CARAS e está muito aquém do jornalismo sério e engajado produzido pela Crusoé em edições anteriores. Espero ser apenas um furo e não uma tendência.

    1. Parece que não é inocência não o parecer de que a reportagem é tendenciosa, como tem sido Crusoé depois q Tofolli a relegou a esquadro de obra. Boa reportagem p 6a. feira próxima: TCU é TCEs, OABs e STRASS. Fala Sérgio Cabral, vc só tem a ganhar.

  9. Tem uma casa de luxo em Brasília que é destinada por seus proprietários para obter renda como locações com realizações de reuniões de políticos fora da agenda, reuniões festivas promovidas por diversas outras pessoas, baladas sertanejas etc. etc..

  10. Bozistas se reunindo para ouvir sertanejo, comer churrasco e depois arrotarem como porcos ao balançarem os esqueletos se lixando para o resto da população. Imaginem esta cena? É isso o que ocorre nesta cada de horrores. Nem para aparecer um garçom com um vídeo completo das corrupções que rolam lá dentro.

  11. Bando de ladrões, safados e acima de tudo, enganadores do povo. A começar pelos "chamados ministros de estado ", que deveriam dar o exemplo.

  12. Crusoé tentando tirar leite de pedra. Casa emprestada por deputado a ministro com reuniões fora de agenda e confraternizações. Nada mais

    1. Almino, é que os dois extremos ideológicos resolveram fazer um tregua para se unirem em defesa da impunidade e para atacar o Moro e a Lava Jato. O que está ocorrendo agora é uma aliança nefasta q podemos chamar de Bolsopetismo.

    2. quando era o bando da esquerda os bolsominions não minimizavam assim.

  13. Ah, essas casas...Nos anos 30, era o refúgio do Getúlio e Aimée. Depois, ate 1985, a boca pequena comentava da Mansão das Empreiteiras. Depois, já na era PT, era a casa da República de Ribeirão. Será que esta será conhecida como a casa do baú da felicidade? Muda a folhinha, mas nunca o partido dominante em Brasília : o PDS (poder, dinheiro e sexo). Talvez a única diferença em relação às outras, seja a falta do S. Ou não? Lombardi com a palavra.

    1. como sempre os bolsominions justificando. quando eram os PTebas não podia.

    2. ou seja se voltarmos atras até D. Pedro l só mudou a casa e a decoração.

  14. Fábio Faria, bom trânsito com Rodrigo Maia, bem aceito por desafetos do Governo. Tentam aproximação com Guedes para fritar o Salim Matar. Com certeza não conseguiram dobrar o Paulo Guedes e o Presidente não sabe de nada. Agora Crusoé, faça uma matéria com a Delação do Marcelo Odebrescht com o Toffoli.

  15. Reportagem detalhada, corajosa, com nomes e outros informes, de lado a lado. Mas fica a pergunta que não quer calar: tanto os conciliábulos políticos quanto as ruidosas esbórnias são um sintoma alarmante de que "há algo de [muito] podre no reino das Bananas". E não temos [nem vemos] nenhum super-herói de plantão para pôr um fim a esse descalabro todo. Nós, os contribuintes, os cidadãos, estamos órfãos dessa velha gestora de lupanares, a República. Lamentável..........

  16. É por essas e outras que a população da Brasília - que nada tem a ver com esse tipo de gente - se sente cada vez mais constrangida por ser vista pelo resto do país como cenário de todo tipo de relações promíscuas promovidas pelos agentes públicos. Aliás, por onde anda aquela ex-famosa Mary Jane Corner? Ou alguém se esqueceu das noitadas do ex-ministro Palocci?

    1. É possível que nem mesmo "around the corner" ela possa ser encontrada... Já deve ter sumido. Mas haverá outras "marys janes"....

  17. Eleitos num processo “democrático” que na realidade nada mais é do que a expressão máxima de um processo corrupto, esses vigaristas malandros vivem se articulando para prejudicar todo o país. Sinto-me um idiota e lamento não fazer nada contra essa situação absurda que está destruindo o país já décadas.

  18. Parabéns à Crusoé por nos brindar com informações tão relevantes sobre os meandros do poder em Brasília, pois tais informações ainda não foram ventiladas nas tvs por assinatura e nem na imprensa escrita. O que percebe-se logo de cara é uma promiscuidade do público com o privado. Quanto às privatizações, estas continuam em passo de cágado sem sair do papel. Urge tomar algumas providências para que elas aconteçam. A Eletrobras e os Correios, por exemplo, já deveriam ter sido privatizadas.

  19. A casa é um misto de como funcionam as coisas do governo junto à iniciativa privada e um bordel. Guedes fala em privatizar tudo, acabar com universidades públicas, sendo que por trás os interesses são os amigos dessa aberração.

  20. Maia bem como os demais caciques do Congresso, qdo acreditavam que o PR estava entregue, devem ter começado a ler Drummond de Andrade, com as adaptações "no caminho tem um general".

  21. O Bolsonaro possui uma capacidade estratégica invejável. Acuado pelas raposas do Congresso, aparentemente, havia cedido pastas ministeriais. Em que pese o cacifado do Maia deter a titularidade da pasta, não tem liberdade suficiente para forjar as privatizações dos Correios, da EBC..., com cláusulas vantajosas de interesse particular, sem afastar os obstáculos.

  22. esse menino fabio faria traz a ambição dos políticos mais jovens com a velha prática política Dos Farias do RN. isso não vai dar certo.

  23. Não mudou nada... Pobre deste país que tem como representantes do povo - ladrões, bandidos, empresários da fé, idiotas, psicopatas e outros mamadores de dinheiro público.

  24. Pois é, está parecendo aquela casa do Palocci. Esta gente não sabe manter a discrição. Fazem festas, só falta colocarem faixas na frente da casa. De uso exclusivo do Poder paralelo do governo.

  25. Coitados dos bozistas, tão religiosos..kkkkkkkkkkkk. Sabemos muito bem a religião que eles seguem. O Deus deles tem vários nomes (belzebu, satanás, diabo, capiroto, etc), mas o enviado dele só tem um nome: Jair Messias Bolsonaro! Alguém ainda duvida?

  26. Esse “tal” de jornalismo investigativo é realmente uma piada. Dar um ar de catástrofe a uma merda dessas. Vai procurar o que fazer seu esquerdinha enrustido.

  27. Excelente reportagem!!! Mostra exatamente o momento que vivemos, conchavos, tudo às escondidas, pra quem acreditou em mudança....a decepção. Está ainda pior...

  28. Pagamos carros oficiais e combustíveis para esses bandidos participarem de reuniões particulares, fora de expediente (pelo jeito, até madrugadas)!! Trabalhamos dia a dia para sustentar este bando de safados, em nada comprometidos com a população em geral!

  29. Parabéns André Spigariol pela excelente reportagem, é justamente dessas coisas aparentemente sem importância que saem os grandes conflitos do poder. Por exemplo, podemos tirar algumas conclusões dessa reportagem: se Bolsonaro não sabe de nada, Paulo Guedes está traindo o presidente tentando retirar o amigo do presidente, o General Luiz Eduardo Ramos. Caso Bolsonaro saiba de tudo, está dando uma "facada pelas costas" no seu amigo General Ramos. É bom ficarmos de olho!

  30. Os fatos sobre o governo bolsonaro provam que é igual ao do PT. Mansões que abrigam "reuniões" secretas, festas regadas das mais caras bebidas e comidas. Tudo às custas do dinheiro público. O MICO BOZO que falava na campanha em Deus e família, se aliou a corruptos e devassos que estão enterrando o Brasil na FOSSA sem fundo. PODRIDÃO!!!

    1. Concordo Demais é Exatamente isso que acontece. Trabalhamos para sustentar Esses "FOLGADOS"

  31. E a mulherada, ops, acompanhantes, ops, putaiada mesmo. Tudo pago com nosso dinheiro para esses caras chifrarem as patroas e ficarem alcoolizados com whisk 18 anos e muuuitaaa faariinhaaa.

  32. Brasileiro é bunda mole, chora, chora e no fim, aceita caladinho a entubada. Se tivesse metade da altivez de chilenos ou argentinos, já teriam quebrado Brasília inteira, incluídos os ocupantes da praça dos 3 PHODERES. Quando a diplomacia e a civilidade não resolvem, é a violência quem dá jeito. Mas basta uma ameaça de qualquer dessas “otoridades” intocáveis e calhordas, para os ratos populares se esconderem nas vielas. Tem mais é que pagar imposto mesmo para sustentar os luxos de escroques...

    1. Certo que voce tambem é um desses ratos. Fato!!! Caso contrario ja estaria vomitando suas açoes.

  33. O tal Guilherme Mussi é aquele que o fantástico mostrou esses dias que faz festa durante a pandemia e incomoda os vizinhos. Esse governo Bolsonaro é uma decepção

  34. Festinhas regadas ao vinho caro, pandemia desrespeitada, ligações com empresários e prepostos corruptos, conchacos para trocas de minstros, tudo isso vem à mente para relembramos dos famosos encontros na mansão do então ministro Palloci. Será que irá aparecer um outro Francenildo para desvendar os fatos em sua integra?

  35. nada mais adequado para um governo que se pauta na conspiração, pelos laranjas, por acusados de envolvimento com milicianos escondidos na casa do advogado do presidente...

  36. Sabemos que a reunião aconteceu, agora so precisamos saber se foi para o bem ou para o mal. Nada de conclusões apressadas.

    1. dá licença, se fosse para o bem nao seria as escondidas.

    2. Para o bem? kkkkkkkk, desde quando esses vermes se reúnem para o bem? É muito inocência viu? rsrsrs

  37. Não entendi a reportagem é sobre a casa . Mas como sempre se volta a um ministro do governo. Os outros poderes são todos uns Santos. Tenha paciência.

  38. O que quer que aconteça naquele endereço é ou será custeado com recurso público. Ninguém banca uma casa para políticos fazerem festas e reuniões distante das casas do executivo ou do judiciário a troco de nada. A velha política e seus vícios está preservada na Casa dos Conchavos.

  39. Tantas estratégias, gastos e armadilhas para alçarem o poder, e os coitados dos brasileiros famintos, tão distante dessa corja!

  40. Sabe me dizer se alguém come alguém la dentro ? To curioso ? Acho que não...Crusoé ja não sabe mais pra onde correr para buscar FOFOCA ...eita Revista Contigo essa Crusoé hein....só FOFOCA

  41. Parabéns pelo trabalho. Revoltante o comportamento dos nossos políticos. Encontros sorrateiros contra a república e desrespeito a população na pandemia com festas no mínimo estranhas.

    1. A política na Brasil e os políticos vivem na lama! Uma vergonha, enquanto quase 100mil mortes se concretizam ver esses políticos se esbaldando em festas e conchavos é revoltante! Miseráveis!

  42. Crusoé tem feito um trabalho de jornalismo investigativo de primeira qualidade. É constatamos que não se mudou nada do nada. Piorou até porque se sustentam num Governo que mudou e nada do nada aconteceu.

  43. Parabéns pelo trabalho a Crusoe , é revoltante ver o descaso dos nossos políticos com a população principalmente nesse momento de pandemia, chega ser uma afronta a nossa inteligência esse comportamento sorrateiro de encontros às escondidas, pois tramam contra a república.

  44. rapaz... por um momento eu não sabia se estava lendo uma reportagem ou se tava num capitulo de um livro de suspense. não entendi ao certo o intenção dessa reportagem... muitas ilações sem muito embasamento; "possivelmente isso", "segundo fulaninho"; muito disse-me-disse. não sei... achei fraca a reportagem.

  45. dinheiro dos nossos altíssimos impostos para esses picaretas torrarem .FALTA ÉTICA ,INTEGRIDADE E CARÁTER NA MAIORIA DO CONGRESSO

  46. É festa em cima de festa tudo com dinheiro do povão, vossas excelências são tão descarados que nem desfaça, vão pra furrupa de carro oficial mesmo, esse País não tem mais conserto, só acender velas

  47. Parabéns Crusoe pela reportagem “tão brilhante”. Uma revista que assinei na primeira hora por ser capitaneada por repórteres que admiro e sigo há anos, estar escrevendo esse tipo de reportagem lamentável pela irrelevância. Triste fim da Crusoe

    1. Concordo pela irrelevância, os comentários se baseiam em suposições da revista, ou o autor participa das reuniões?

    2. vc acha irrelevante? foi por causa de casas assim que o Palocci caiu.

  48. Definitivamente, o foco de Crusoe, que um dia foi sério, hoje é de mera fofoca para intrigar. Que mal tem arestas políticas serem aparadas fora da espetaculosa presença de uma imprensa de m.....

  49. Parabéns Crusoé. Matéria de exímio poder investigativo, consolidada, conteúdo marcante, sério, inclusive com fotos e seriedade. Inusitada não. Nós, assinantes, eleitores deste covil de ratos chamado congresso (legislativo) e do Executivo, nunca deveremos deixar de nos indignar com essas safadezas confabuladas na surdina de endereços escusos e imorais. peloamordeDeus.

    1. Matéria?? Isso parece coluna de fofocas. Lamentável. Crusué não é mais aquela.

    2. Bobinha, quem precisa se esconder pra fazer a coisa certa?sacou?

  50. Tudo como antes ou pior que antes. Como sempre polícos, empresários e prostitutas se reúnem para "resolver" a situação do povo. E o povo, como vimos em comentários anteriores, passa pano ou passa-se por idiota.

  51. O que me revolta é que no mínimo a casa está sendo paga com o dinheiro público. Dinheiro de mais de 200 milhões de brasileiros.

  52. A classe política Brasileira não representa o povo que os escolheram, esses encontros fazem parte da rotina deles, desde que alguém ameace seus interesses. Bunkers, com certeza, existem em muitos lugares no Brasil, que o povo desconhece. Eles vão sempre ter esses encontros para urdir suas falcatruas, contra tudo que os atrapalhem. Muito boa, a reportagem investigativa, de ANDRÉ SPIGARIOL.

  53. todos os jornais ja8 tinham reportado o jantar com o Guedes e o Botafogo e só agora o esporte investigativo ficou sabendo??????

  54. Eu costumo falar aos amigos que o mundo político, no Brasil, é uma verdadeira"MÁFIA", onde os políticos se reúnem e urdem suas falcatruas, contra tudo e todos, que de alguma forma venha a ameaçar os interesses deles. Se meus amigos lerem esta reportagem, muito bem descrita pelo ANDRÉ SPIGARIOL, certamente dirão que tenho minhas razões. Eu sempre imaginei esses comportamentos como coisa própria dessa classe de homens brasileiros, que quando se elegem em qualquer cargo público, logo se corrompem

  55. Difícil acreditar...na grande honestidade desse governo...com tantos patrocinadores...e se juntando a políticos já tão conhecidos na malandragem.

    1. Não vejo nada de escandaloso, Nestas reuniões,não citaram a presença de ditadores como Maduro,Morales,Corrêa ,Raul Castro. Alguns bandidos da Câmara e do Senado, que sem eles nada se faz.

  56. E não esqueçam que está em curso a DETONAÇÃO da PEC da 2ª instância na câmara e senado. ELES NÃO QUEREM SER PRESOS EM 2ª INSTÂNCIA. O povo tem que ir para a rua ou a PEC será totalmente DESFIGURADA... CANALHAS!!!!

  57. Esta revista tinha um propósito de ser uma revista imparcial,com o tempo foi se transformando,talvez por falta de matéria,em cópia de uma outra qualquer. Caro jornalista procure um assunto que eleve a população,fofoca não,deixe isso para certos programas de televisão. Me vejo cada semana mais desmotivado em ler as matérias publicadas por vocês. Procure matéria séria,tenho certeza que você é mais capaz.

  58. Quanta baboseira...sem nada consistente ,deve ser muito frustrante procurar algo com muito peso e achar só uma peninha de paina ,que o vento leva !!!

    1. Baboseira por quê?? A que ponto chegamos...o povo conformado de ver assuntos de ESTADO sendo tratado num prostíbulo , ou quase isso.

  59. E pensar que o Brasil lutou tanto para o retorno a essa tal de "democracia" que estamos vendo e sentindo. Realmente é isso aí que queríamos para o Brasil??? Eu vivi o auge da "ditadura" e sempre foi MUITO, MUITO, MAS MUITO melhor do que isso aí. Não vejo nenhuma vantagem até agora. De 1985 até agora só me senti sacaneado pelos políticos que defendem a tal de "democracia". Até agora, a democracia SÓ SERVIU A ELES, POLÍTICOS. Eu, como cidadão não vi nada de interessante, não aproveitei nada.

    1. Não entendi a senhora. Acha que tudo isto é mentira ?

  60. É bom o general Jair limpando as gavetas. JB não apresenta lealdade a ninguém não. Vejam Bebiano, Santos Cruz, Mandetta, Moro. Se não serve mais, RUA.A porta da rua é a serventia da casa.

    1. Quantos ministros foram trocados nos governos anteriores ?? E por qual motivo? Vc não deve lembrar.

    2. concordo plenamente. Não podia ser diferente. O pai desse Fabio Faria, Robinson Faria, foi deputado estadual mais de 7 vezes e governador do RN por 2 mandatos.Um dos maiores corruptos do país. Acabou com o estado. O filho parece ter o mesmo pedigree.

  61. Ministros desfrutando de férias enquanto políticos com falcatruas em aberto, sem punição, dando as cartas na política. Assim fica difícil, vamos todos morrer infartados de tanta raiva.

  62. E nós , os idiotas , levando o ferro de sempre , pagando o pato e tudo mais. Perdendo emprego ,reduzindo salário se tiver sorte e assistindo a uma pandemia ceifando vidas , empregos e esperanças. E a corja se esbaldando garantida , sem sacrifícios , estáveis em seus empregos de compadrio , eleições que mudam nada e ninguém. Se não é motivo para passarmos a mão de todas as formas no que é nosso , nada mais é.

  63. Enquanto isto a classe média aperta o cinto para pagar as despesas das festas destes parasitas.Se reúnem as escondidas geralmente é para combinar ilicitudes

  64. Impossível não lembrar da mansão frequentada por Palocci há anos atrás. Também chama a atenção a proximidade de Sílvio Santos (que já foi socorrido pelo governo petista, no caso do banco falido) com o governo Bolsonaro. Em resumo: elegemos um Presidente que nos livrasse das garras do PT, mas cada vez vemos mais conexões e similaridades entre o bolsonarismo e o petismo.

    1. Gente me desculpe mas quem não presta é o povo brasileiro. Sai Governo entra Governo continuamos a acreditar que tudo irá mudar e continuamos a votar obrigatoriamente nós mesmos.

  65. Desculpem a minha ignorância, mas no início do parágrafo em que na matéria é revelado que o ministro Fábio Faria se recusou a dar declarações, o "a" de "A Crusoé" não seria craseado? Se eu estiver errado, pelo menos vou aprender a forma correta. Obrigado.

    1. Fernando, não confunda preocupação com sede de aprendizado. Pode ser toque, cacoete ou pra vc esterilidade... mas manusear a língua com correção é melhor que ser sectário. e nem de crase eu gosto.

    2. Eu desconfiava, mas agora aprendi. E cadeia neles, prezado Carlos. Agora o registro: sou assinante da Crusoé desde a noite do seu lançamento.

    3. Não, senhores, é uma tradição das revistas semanais se referirem a si próprias sem o artigo, usando apenas a preposição. Neste caso, o artigo não é necessário do ponto de vista gramatical e, portanto, não requer crase.

    4. kkkkkkk. Graças a Deus não, Carlos. E claro que diante desse vergonhoso descalabro, absolutamente nada. Mas o Antagonista Sabino, quando deixou a veja, foi substituído por três ou quatro ao mesmo tempo. E sob sua batuta lá tinha uma competente equipe de revisores. Com a erudição que lhe é costumeira, tal qual seu inequívoco rigor e apreço com o uso da "última flor do lácio", também chamada de "inculta e bela", penso que o erro não se trata de mero preciosismo, mas de falha a ser corrigida.

    5. Antonio o que é um a craseado diante da safadeza desses políticos FDP ? algum deles é teu parente ?

  66. Toda corte tem seu covil de ratazanas. É da natureza dos roedores políticos ostentarem entre si o pequeno poder que conseguiram com sua vileza. Em pouco tempo o covil será outro, bem como outras serão as criaturas de cauda pelada.

    1. Felipe, é de se imaginar que nem sempre só a cauda do roedor esteja pelada?

  67. Kkkk. Esta revista virou um puxadinho da esquerdalha!! Cadê as fotos, falas, vídeos destas pessoas na casa? vcs tem alguma prova disso aí, minha que seja!????

  68. Gabinete do Ódio, Gabinete Paralelo, Gabinete dos Corruptos... Li a matéria e acho que o buffet servido me fez mal: nojo, ânsia. Coloquem um churrasco e música sertaneja que o chefão aparece por lá. Meu Deus, nem o medo de pandemia, nem o caos de um país que seus filhos e netos herdarão muito em breve. A corrupção e o crime, não podem parar. MORO2022

  69. Sempre foi assim. A diferença é que agora tem mais publicidade. E o pior, vai continuar assim!!! Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  70. Matéria mais nojenta qualquer que seja a ideologia esse é o tipo de reportagem que demonstra o que acham que é democracia. Essa é a tal liberdade de expressão invadir a privacidade das pessoas? E ainda incitar a pré julgamentos?

    1. Amigo , onde isso tem relação com liberdade de expressão? Risível ..

  71. A montanha pariu um rato! Desconhecia que o governo agora se fundiu com o legislativo e virou uma coisa só! O desejo da Crusoé de igualar o fato narrado à mansão do Paloci não se concretizou. Esse periódico cada dia que passa piora mais. Ainda bem que não renovarei minha assinatura.

    1. Ninguém pare ratos.... Parem iguais! Mais do mesmo, idênticos com sinais trocados. #forabolsonaro #lulanacadeia #prisaoemsegundainstancia #fimdoforoprivilegiado #lavajato #lavatoga

  72. nada diferente do que era, talvez até um pouco pior; o estelionatário dos nossos votos se gabava tanto de ser diferente, estamos vendo como. MICO eleitoral, pr MICHO, pr MINTO, PRFAKE

  73. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sertanejo, churrasco, orgias com dinheiro público e esquemas para derrubar um ao outro. Este é o governo bozista pandêmico. Para mim, isto não é nenhuma novidade, kkkkkkkkkkkkk. Enquanto isso caminhamos rápido para 100 mil mortos e o Bozo diz que não sabe o que fazer. Mais ainda, ontem ele disse que bando do não pode ser preso, mas sim advertido. Preso, só se o bandido cometer o crime novamente. Esse é o Bozismo, que destruiu o Brasil! Palmas para os bozistas!

  74. 1) As festas explicam pq o Covid corre solto em Brasília. 2) Quem precisa de local para reunião fora dos holofotes é pq boa coisa não está tramando. 3) Qdo este governo terminar veremos que à corrupção continua correndo solta.

    1. De boçal você deveria nominar seus pais que o colocaram no mundo . Se eles soubessem o q estavam fazendo não o teriam criado .

  75. Esta revistinha perdeu a credibilidade, se é que algum dia a teve. Transformou-se em mensageira de fofocas da pior espécie. Seu fim está próximo, não se iludam.

  76. Não vejo a hora De finalizar essa maldita assinatura, que é um certo tempo atrás achei que se tratar de uma revista séria e idônea, porém esta porcaria não consegue trazer nada de sério e concreto, Fica um alerta não assim nesta droga de revista!!

  77. Todo o enredo faz lembrar Palocci e sua turma. O final a gente já conhece: páginas policiais, barra dos tribunais, alguma cadeia e muito dinheiro público envolvido. Não se poderia mesmo esperar outra coisa, os atores são os mesmos...

  78. Brasilia é a ILHA DA FANTASIA.... Nada muda, nada mudou..... A nossa capital é longe demais da maioria do povo Brasileiro. Esses escândalos, não chegam nas bases eleitorais desses politicos , no minimo, de caráter duvidoso. "O que se faz em Brasilia, em Brasilia fica" A capital deveria ser deslocada para regões mais populosas e de mais fácil acesso. Enquanto os 3 Poderes permanecerem ilhados e com fanáticos espalhados pelo pais, para aplaudi-los, nada mudará.....

    1. Que imagem mais estapafúrdia de Brasilia, com mais de 2 milhões de habitantes, que por ser sede dos Poderes, tem esse crítico destino: hospedar 4 a 5 dias da semana a "caterva" pululante da categoria social dos servidores do Estado. A cidade não tem culpa nenhuma desse destino. Separem a cidade de seus hóspedes eventuais que só vem pra cá pra atrapalhar😰. Alvaro Costa/df

  79. Só bolsonaristas fanáticos, totalmente imbecilizados pela doutrina de fidelidade ao "Mito" imposta pela seita, não enxergam a semelhança cada vez maior entre os métodos adotados neste governo com os do petismo. A acusação que denúncia e relato de fatos pra lá de suspeitos são fofoca só pode partir de nefilibatas que não conseguem interpretar a realidade.

  80. Ainda bem que estas festas em nada se parecem com o bordel da Mary Corner dos tempos de Palloci e dos petistas. Vcs se mostram ridículos em querer achar pelo em ovo!

  81. Essa gentalha emporcalha o país e o pior é que a promiscuidade está nos três níveis de poder. Se apropriaram da coisa pública e para a sociedade sobra uma conta alta e injusta para pagar.

  82. Os políticos brasileiros são muito superficiais e ignorantes. Espalham o mal, dão mau exemplo porque acham que podem, que tem o direito. Que gentalha!

  83. Crusoé não faz jornalismo, faz criação de notícias. Que vergonha! Um encontro que é fato vira uma novela de sexo, drogas, música, bebidas, traição e ficção.

    1. provavelmente, o Armando-o-golpe escapou do grupo apelidado de Gabinete do ódio.

    2. Kkkkk Crusoé não fala em sexo, drogas, traição. Você, brilhantemente, deduziu. E ainda quer criticar a revista. É impressionante como alguém assina um veículo de imprensa que critica até por aquilo que o mesmo não faz kkkk Idiota, você não parece ser. Será que paga a assinatura do próprio bolso?

  84. E pensar que homens do governo ainda se deixam levar por esse tipo de engodo sabendo que foi armado para amaciar suas opiniões .

  85. é o império Romano chefiando ajudado pela cosa nostra e o cartel de Medellín, parabéns pessoal, mas vocês vão pagar, isso é certeza...

    1. Quanta bobeira..... de interessante nada ....só enchendo linguiça, deve ser cansativo procurar algo verdadeiramente consistente e não achar !!!!

  86. Essa casa secreta fez-me lembrar de uma outra, não menos secreta ainda, frequentada por Palocci... a denúncia do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Alguém se lembra? Encontros secretos não dão certos!

  87. O poder é podre, os predadores estão voltando com força total, também com um presidente fraco e bananão só pode dar nisso, sempre rodeado por gente da pior espécie.

    1. Se o presidente é fraco e bananão porque tanto o atacam? Daqui um pouco vai aparecer uma vaca em cima do telhado dessa casa e vão dizer que foi o Bolsonaro quem a colocou lá.....

    2. É Aparecida!!!! Que saudade do presidente forte e ladrão, né????!!! O poder é nojento 🤮🤮🤮

  88. Pessoal parem de reclamar e arrumem uma forma de trabalhar para pagar seus impostos , ahhh e suas contas que devem estar empilhando.

    1. O PT está de volta ao PODER em Brasília é interessante convocar Palocci é especialista em alugar casa para este tipo de reunião

  89. A casa não é a mesma usada pelo Palocci e sua turma tempos atrás , né? O caseiro não se chama Francenildo??!! Impressionante como o “modus operandi” de fazer política em Brasília se repete.

  90. e a festa continua e como sempre com nosso suado dinheiro que vai para pagar impostos que viram dinheiro para farras, e ainda querem criar mais um....tá faltando dinheiro para o que? mais bebidas?, mais música?, mais comida? ou mais Viagra?

    1. Governo atual tem pouca diferença do anterior. As maracutaias favorecimentos e política suja permanecem . Nunca mudará.

    1. O que se faz em nome de um furo de reportagem. Antagonista quando eram somente 3 era bem mais confiável e menos ardiloso.

    2. Bastou entrar na “política” e à família Abravanel começa a “entrar no falatório”.

    3. Crusoe - e REVISTA CONTIGO ! Fofocas, apenas Fofocas. Aff Crusoe .

    4. Não é a mesma casa utilizada pelo Palocci e a turma, né? E o caseiro não é o Francenildo, é??? A política não cansa de se repetir.

  91. É impressionante a plenamente intimista simbiose interativa entre os ratos de todas as vertentes do esgoto que é a administração pública em todos os quadrantes!!!! Que asco, que repulsa, que repugnância, que revolta nos despertam!!!!! ..... Crusoé...... câmera de infravermelho neles!!!! Só pra começar. O resto terminaremos nas urnas, também só pra começar.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO