FelipeMoura Brasil

Bolsonarismo X conservadorismo

13.03.20

Eduardo Bolsonaro disse à Piauí que sua referência intelectual é Roger Scruton, o filósofo conservador britânico que morreu em janeiro passado.

A reportagem, então, expôs a farsa da pose conversadora do filho 03 do presidente.

“‘Ele tem vários livros, não li todos, obviamente’, diz. Mas leu qual? ‘Estou para ler. Vou começar o branquinho dele. Da capa branquinha.’”

Ou seja: Eduardo tentou primeiro se passar por alguém que tinha lido os livros do autor, apenas “não todos”, mas, confrontado, teve de confessar que ainda estava para ler e que começaria por uma edição da qual não sabia nem sequer o título, apenas a cor da capa.

Se a “referência intelectual” do deputado que tentou ser embaixador do Brasil em Washington por indicação do pai é um autor que ele não leu, nota-se que ele conhece a tradição do pensamento conservador tanto quanto mostrou conhecer um dos maiores diplomatas da história americana.

“Indagado sobre o que pensa de Henry Kissinger – o poderoso secretário de Estado que ganhou o Nobel da Paz pela negociação do fim da Guerra do Vietnã e teve papel ativo na repressão a opositores das ditaduras na América do Sul –, Eduardo toma um gole d’água, olha para o assessor ao lado e responde: ‘Não conheço.’”

A ignorância de Eduardo em relação a Kissinger – um dos protagonistas, também, do reatamento das relações entre os Estados Unidos e a China, como forma de conter a União Soviética – ganhou mais repercussão que aquela relativa à obra de Scruton.

Mas se a primeira diz mais sobre a megalomania de um político inepto para o cargo que cobiça, a segunda é representativa de algo muito maior que o seu provincianismo: a conveniente incorporação ao discurso político (do grupo atualmente no poder) de uma tradição de pensamento que lhe é estranha.

O “conservadorismo” da família Bolsonaro consiste na adoção de uma lista de posições favoráveis ou contrárias a causas específicas, copiada do debate público americano, onde os conservadores são contra a legalização das drogas e do aborto, por exemplo.

Mas vocalizar as posições da maioria da população brasileira neste sentido, como apontei ainda na corrida eleitoral de 2018, não faz de político algum uma encarnação do conservadorismo, ainda que ele possa ser categorizado como um direitista.

Russel Kirk (1918-1994), o autor conservador americano que redescobriu o estadista e pensador irlandês Edmund Burke (1729-1797), escreveu:

“Um conservador não pode compor um ‘Manifesto Conservador’ para competir com o Manifesto Comunista; pois o verdadeiro conservador não acredita que a sociedade possa ser propriamente governada por nenhum credo inflexível de doutrina abstrata. O conservador não é um fanático. Sabe que os problemas da humanidade são tortuosamente intricados e que alguns desses problemas nunca serão resolvidos de modo algum. Se é honesto, não pode pregar à multidão que ela tem de clamar pelo manifesto e que dela sairá o paraíso terrestre. Sabe que não somos feitos para a utopia. Abjura a ideologia, embora esteja firmemente ligado ao princípio – a distinção feita por Burke em 1787.”

Não é de espantar, porém, que Eduardo Bolsonaro tenha sua própria fórmula de conservadorismo, naturalmente avessa à leitura (como sempre foi Lula): “Você sabe o que é ser conservador? Não precisa estudar, ler livros e fazer cursos”, tuitou o deputado em 6 de fevereiro, indicando um programa de uma das emissoras que recebem verba de publicidade da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro (e cujo dono até saiu em defesa do chefe da Secom, Fabio Wajngarten, em relação a suspeitas de corrupção). Para Eduardo, “se você concorda” com o apresentador, “parabéns! Você é um.”

O culto à ignorância, típico do lulismo, é novamente compreensível. Assim como perto de Kissinger, Eduardo é um fritador de hambúrguer, ler Burke, Kirk e Scruton pode levar os ingênuos a distinguir o pensamento conservador e o bolsonarismo – este que tenta conservar, acima de tudo, as “referências intelectuais” dos canais governistas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A INCAPACIDADE de APRENDER, se ADAPTAR, EVOLUIR COGNITIVAMENTE e MELHORAR CONTINUAMENTE não está na [_____ __] AUTOCRÍTICA e AUTORREFLEXÃO = A INCAPACIDADE de APRENDER, se ADAPTAR, EVOLUIR COGNITIVAMENTE e MELHORAR CONTINUAMENTE não está na [FALTA DE] AUTOCRÍTICA e AUTORREFLEXÃO

  2. No MÁXIMO ALIMENTA uma UTOPIA e na PIOR DAS HIPÓTESES SUSTENTA uma DISTOPIA. Sem NADA MELHOR, o BOLSONARISMO reinará ABSOLUTO como a MELHOR VERSÃO DE CONSERVADORISMO que a REALIDADE BRASILEIRA permite. Parece haver muito para se fazer para que o Brasil possa ter uma VERSÃO DECENTE de CONSERVADORISMO CONSERVADOR.

  3. Que BOLSONARISMO não é CONSERVADORISMO em SENTIDO ESTRITO, não há DISCUSSÃO. Mas isto não quer dizer que APLICAR o RIGOR do CONSERVADORISMO SCRUTONIANO ou outros MODELOS DE CONSERVADORISMO à REALIDADE BRASILEIRA sem considerar as PECULIARIDADES desta seja melhor que a VERSÃO DE CONSERVADORISMO do BOLSONARISMO. Tomar os CHÁS DAS 5 pontualmente às 5 não faz de ninguém CONSERVADOR. Ser CONSERVADOR sem ser CAPAZ de APLICAR o RIGOR deste à REALIDADE não produz CONSERVADORISMO.

  4. Se o RIGOR fornece o MODELO, a REALIDADE oferece a SUBSTÂNCIA que só pode ser MOLDADA de acordo com o MODELO por quem conheça os dois a fundo: RIGOR e REALIDADE. A LIBERDADE é na verdade uma FUNÇÃO do RIGOR, pois só através do DOMÍNIO deste é que se pode realmente atingir um ESTADO DE TRANSCENDÊNCIA onde o RIGOR não é VIOLADO, mas "AMPLIFICADO", gerando "FILHOTES" que não são CÓPIAS IDÊNTICAS do "PAI", mas carregam as VIRTUDES deste.

  5. A RIQUEZA FILOSÓFICA não nasce da FUSÃO de RIGOR e LIBERDADE, pois a SEGUNDA não precisa ANULAR a PRIMEIRA, mas CONCEDER ESPAÇO para que se AVANCE ALÉM dos PRINCÍPIOS contidos no BOJO de TODO RIGOR. Beethoven não PRESERVOU o RIGOR MUSICAL, mas sem deixar de ABRIR MÃO DA LIBERDADE CRIATIVA? Ele não FUNDIU RIGOR e LIBERDADE para QUEBRAR os LIMITES até então ESTABELECIDOS? Neste sentido, RIGOR SEM LIBERDADE é o que poderia fazer do CONSERVADORISMO SCRUTONIANO um SIMULACRO MAL AJAMBRADO.

  6. Se o RIGOR não pode ser TRADUZIDO em uma VERSÃO AJUSTADA à REALIDADE VIGENTE, ele não seria mais uma UTOPIA ou DISTOPIA (tal qual o MARXISMO) INCOMPATÍVEL com as CONDIÇÕES DO MEIO? Se o RIGOR não for TRADUZIDO em LIBERDADE, o BOLSONARISMO não poderia ser uma VERSÃO MAIS REAL de CONSERVADORISMO do que o CONSERVADORISMO SCRUTONIANO? O MUNDO não é uma SUCESSÃO DE NUANCES que se SUPERPÕEM e RETROALIMENTAM? Não é POSSÍVEL se PRESERVAR o RIGOR, mas sem abrir mão da LIBERDADE FILOSÓFICA?

  7. Ou eles só podem existir em FORMAS e CONTEÚDOS ADAPTADAS ao CONTEXTO e REALIDADE VIGENTE em um DETERMINADO MEIO? Portanto, das as CONDIÇÕES do nosso Brasil, o BOLSONARISMO não poderia ser a VERSÃO MAIS AJUSTADA do que se poderia esperar de um CONSERVADORISMO BRASILEIRO, pois a REALIDADE aqui vigente impede que a LINHA ESTRITA e ORTODOXA possa ser IMPLEMENTADA? RIGOR não é LIBERDADE, pois só aquele que realmente CONHECE algo a FUNDO pode ADAPTAR e ESTENDER aquela COISA?

  8. Se as DEFINIÇÕES e INTERPRETAÇÕES variam de LUGAR para LUGAR, INDIVÍDUO para INDIVÍDUO, CONTEXTO para CONTEXTO, ÉPOCA para ÉPOCA, o BOLSONARISMO não pode ser a VERSÃO BRASILEIRA do CONSERVADORISMO? De que adianta um INDIVÍDUO tentar IMPORTAR e ADAPTAR uma LINHA DE PENSAMENTO à uma REALIDADE diferente da LINHA ORIGINAL na qual este se DESENVOLVEU, não há uma INCOMPATIBILIDADE? CONSERVADORISMO, LIBERALISMO, MARXISMO, PROGRESSISMO cabem na REALIDADE BRASILEIRA em suas FORMAS ORIGINAIS?

  9. Se o MUNDO está em CONSTANTE MOVIMENTO e o CONHECIMENTO não é ESTÁTICO, como é que qq DEFINIÇÃO poderia ser ESTÁTICA e CONSTANTE? O CONSERVADOR de ontem é o CONSERVADOR de hoje? E o CONSERVADOR de hj será o CONSERVADOR de amanhã? A INCAPACIDADE de APRENDER, se ADAPTAR, EVOLUIR COGNITIVAMENTE e MELHORAR CONTINUAMENTE não está na AUTOCRÍTICA e AUTORREFLEXÃO, de MODO que o INDIVÍDUO deve SEMPRE questionar a si e às suas CONVICÇÕES? Certeza não é para os TOLOS e IDIOTAS?

    1. UIRA, Com certeza fazem 9 anos que você faz Filosofia social na PUC é ainda faltam 6 anos para se formar.

  10. Gostaria que o ex-chapeiro Léia seu texto! Como sabemos que é um ignorante e Imbecíl atávico, vai continuar enganando seu rebanho de gados analfabetos funcionais como ele.🤮

    1. Felipe Moura Brasil, é o goiabinha, picuinha, pentelhaçao e difamação incessante. Pagar uma assinatura para ler insignificâncias.

    2. É minha impressão ou Felipe Moura Brasil transformou-se num vermelhinho azedo e amargurado? Falta total de assunto, hein?!! Quanto tempo vai durar nesse Veículo de Comunicação?

    3. O Cara persiste em criticar os Bolsonaros,vira o vinil Felipe,sua cântilena enfada até esquerdistas,como você.

  11. Assinar a Cruzoé foi dinheiro jogado no lixo! Não estou me referindo a esta reportagem, mas a todo o conteúdo. Se bloquearem meu comentário só vou ficar mais decidido em convencer o máximo de pessoas possível a não cometer o mesmo erro que eu. Obs: Sempre concordo com o FMB sobre esse olhar do conservadorismo x bolsonarismo.

  12. Mais um jornalista sem criatividade que como muitos “cultos” por aí, músico sem criatividade bate sempre na mesma tecla .

    1. Mais um comentarista obtuso que passa vergonha na ânsia de defender seu mito. Faltou criatividade foi no seu comenário, Rogério!

    2. Sim a culpa do Eduardo ser burro e tosco eh do Felipe, não do Eduardo. Boa! Como diria o Roberto Campos sobre a ignorância no Brasil: passado glorioso e futuro promissor.

  13. Concordo e ótimo texto, mas você está com problemas meu jovem. Sua fixação nos Bolsonaro me parece patológica. Está ficando até incompreensível tamanha a repetição

    1. Se fosse sobre o Luleco, tudo bem. Mas como eh sobre os Bolsonaros, do seu "time", aí não se pode falar de algo óbvio: são toscos e ignorantes. O que não significa que sejam mais. Saindo da frente pra deixar Guedes, Moro e Tarcísio trabalhar exige até uma certa cognição, e pra país com 100.000.000 sem saneamento tá de bom tamanho.

  14. Não podemos esquecer que a família Bolsonaro, assim como a maioria dos brasileiros, não escapou dos efeitos do sistema educacional das últimas décadas. Não é apenas responsabilidade do método Paulo Freire, pois muitos foram capazes de superar apesar do ensino mequetrefe. Eduardo é fruto do que houve de pior.

  15. Fui censurado, está joça de revista não aceita críticas, quando acertamos no alvo e desnudamos o Felipe Moura Brasil, com suas artimanhas de ludibriar o leitor, ele é de esquerda.

  16. Felipe texto elegante bonito e culto. mas eu votei no JB sabendo para tirar a quadrilha do poder. e não para presidir a academia brasileira de letras. quanto aos filhos é problema dos estados que o elegeram.

    1. Não poderia ter me expressado melhor! Concordo em tudo, de resto estou só aguardando o encerramento da minha assinatura, a revista perdeu ótimos colunistas e alguns que ficaram devem estar com problemas emocionais e não estão muito lúcidos.

    2. Concordo com a sua posição. Perfeita, até porque Eduardo Bolsonaro se elegeu pela força política do pai...Quis ser embaixador e não conseguiu, porque conhece apenas política regional...

  17. A coisa é a seguinte Felipe: Bolsonaro é o novo Lula.Seus núcleo duro é o correspondente do pt anos 80.Só que sem nenhum verniz intelectual.

  18. Para um conservador (meu caso), é péssimo ser confundido com esse tipo de gente. A esquerda vai tentar se limpar, por contraste, nessa direita xucra.

  19. O difícil é encontrar algum professor universitário conservador, que indique leitura de pensadores conservadores. Com certeza o Eduardo foi obrigado a ler pensadores de esquerda. No sistema atual, pensador de direita, conservador, é censurado tanto nas universidades quanto na grande mídia.

  20. Antes da posse do Bolsonaro, Mario Sabino já alertava para o tamanho do problema que os filhos poderiam representar. E não deu outra! Só atrapalham o pai que, para piorar, tolera tudo. É um pai tão ruim quanto o lula. Nunca verdadeiramente educou. Mas esses filhos receberam enxurradas de votos na cola dos votos do pai. Por isso faz todo o sentido a Crusoé apontar as falhas grotescas desses nrs. 01, 02 e 03, para que o povo possa ser confrontado com o tamanho do seu próprio erro quando os elegeu.

  21. Mostra que ninguém precisa ler este livro ou aquele para ser alguém. Fala fluente inglês e espanhol, formado na melhor universidade de direito do Brasil UFRJ. PASSOU em concurso mais concorrido o federal para escrivão da PF. Ele tem idéias conservadoras sem ler livros conservadores pois é um conservador nato!!!

    1. Inglês fluente? O inglês dele eh fraco. Pior que o do Roberto Benini. Macarrônico. Desculpa mas não saber quem eh Henry Kissinger e querer ser embaixador não dá.

    2. Fui censurado, está joça de revista não aceita críticas, quando acertamos no alvo e desnudamos o Felipe Moura Brasil, com suas artimanhas de ludibriar o leitor, ele é de esquerda.

    3. Está com cheiro de luladrāo que jactava-se de sua ignorância mas com enorme lábia para enganar... Afff credo !!!!

  22. Kct. Votei em Bolsonaro e não na família.agora aguentar os imbecis dos 01, 02 e 03 é f...... Não conhecer o Kissinger e não ler igual o molusco? Me poupe........

    1. Não e leitura que intelectualiza o individuo, mas a qualidade do que ele sabe.

  23. Felipe Moura, sensacional! Esse filho 03 nada mais é que um embusteiro - tomara que os paulistas que o colocaram em Brasilia aprendam e não repitam besteiras como elegê-lo!

    1. Caramba, quanta asneira. Vocês já se olharam no espelho. Julguem a vocês próprios, e deixem as pessoas se encontrarem. Duvido que o clã Bolsonaro tem mais lastro do que qualquer de vocês.

  24. Você é um idiota! já recebeu o dimdim do Dória? ensina aí como cancelar está revista? por causa de você vou cancelar! sou um dos primeiros assinantes! quanta matéria ridícula!!!!

    1. Fui censurado, está joça de revista não aceita críticas, quando acertamos no alvo e desnudamos o Felipe Moura Brasil, com suas artimanhas de ludibriar o leitor, ele é de esquerda.

    2. meu total apoio. está copiando o Villa. Não merece respeito.

  25. Os três mosqueteiros do Bosonaro não me incomoda em nada. o UE me incomoda, são presentadoresdos "Pingos nos Is" darem espaço para três embecis que mais atrapalham do que ajudam o País. Gostaria de ouvir de vcs como vão os progressos da equipe que realmente governa este país,ou seja Paulo Guedes, Monsueto,Mandetta e outros que estão alavancando o nosso Pais.A família do Bosalnaro não me interessa.

  26. Foi querer dar uma de esperto pra Piauí e se mostrou ignorante pra todo mundo. Não saber sobre Kissinger é o fim da linha. A revista e o entrevistado se merecem.

  27. Revista Cruzoé mal começou e já está em decadência jornalística! Temas sem a menor importância para o dia a dia do cidadão que está preocupado mesmo é com o boicote do Congresso e STF às propostas de desenvolvimento do país apresentadas pelo Governo. Publicação de informações falsas, como rebateu o General Heleno sobre a tal "Abin paralela"! Lamentável ver mais um veículo se render ao pseudo jornalismo tendencioso!

  28. Felipe MB deixou de ser um jornalista confiável. Para mim, segue o mesmo rumo da grande mídia, que mente, se preciso for, para ter holofotes. Péssima aquisição da Crusoé.

    1. Felipe Moura, vc sabe que fanáticos jamais irão entender uma crítica, por mais bem argumentada que seja!!!

    2. Tal qual um dia em Reinaldo Azevedo, também cheguei a crer em Felipe. Grandes enganos.

  29. Eu li todas as reportagens sobre Roger Scruton após sua morte, vi algumas entrevistas suas e me identifiquei com suas ideias e para mim se tornou uma referência a ser seguida. Não li um livo seu. Isso me faz um farsante?

    1. Náo, te faz uma pessoa que o conhece superficialmente pois como existe uma avasta literatura disponivel, voce ainda tem muito para aprender, além de vc náo pleitear um cargo onde esse conhecimento se faz imperativo...o tal de dudu é uma piada amigo

  30. De família de psicopatas, não se pode esperar nada mais, além desse total despreparo que tenta através de sua mente doentia, cooptar os menos avisados... É o outro lado da mesma moeda, onde na outra face, estão também, os psicopatas da esquerda... Pobre povo brasileiro, que mais uma vez, foi enganado...

  31. Dudu é só mais um a jactar-se sua ignorância com o narizinho empinado Dudu, Didi ou Dedé ? De trapalhadas ele entende muito bem !

  32. 1) Felipe Moura Brasil foi o jornalista brasileiro q mais acompanhei, indiquei e admirei desde que tive contato com seu trabalho nos Pingos nos Is. O Resumão Antagonista do Felipe era atração semanal q meus amigos esperavam q eu reencaminhasse todos os sábados. A cobertura da corrida eleitoral brasileira em 2018 feita pelo Felipe também foi indefectível. Expôs toda a estupidez e canalhice da esquerdopatia ululante e ainda dava uns puxões de orelha no JB qdo o capitão falava alguma bobagem...

    1. Marcos, exatamente isto. Me dá pena ver um talento se perdendo, não pelas suas críticas que sempre ocorreram, mas pelo seu orgulho exacerbado que não permite uma auto-crítica. Outro episódio terrível que FMB errou feio, mas ele nunca admitiu, foi naquela reportagem sobre os “blogueiros” do Bolsonaro. Ali errou feio e mentiu.

    2. "O ignorante afirma, o sábio dúvida, o sensato reflete." Aristóteles

    3. 7) No Jair votamos pelos motivos q vc brilhantemente explicou varias vezes, mas também não eh um intelectual, embora muito provavelmente tenha qi muito elevado por causa da velocidade de raciocínio, não do conhecimento cultural. No Felipe Moura Brasil, brilhante jornalista, eu sempre vi um intelectual. Espero q saiba usar um pouquinho desse conhecimento e perceba q essa picuinha pessoal já tornou sua carreira descendente. FMB de birrinha, não consumo mais. Já tem Folha e Veja nessa linha...

    4. 6) ... o q parece ter se tornado a obsessão do Felipe Moura Brasil. Também não vejo um intelectual no clã Bolsonaro. Vejo um português rudimentar no Carluxo, mas q trabalha de maneira incansável para tentar dar publicidade às atividades realizadas do governo. Um malandrão carioca no Eduardo, q passou do básico 1 de inglês para fluente (com erros q só o tempo e pratica corrigem) capaz de trabalhar em inglês. O Flavio eh uma incógnita. O tempo vai expor se eh incompetente ou corrupto...

    5. 5) daquele dia em diante, depois q o Felipe TRATOROU, ATROPELOU E DESRESPEITOU Augusto Balboa Nunes, Zé Trindade e uma parte ENORME da audiência da Jovem Pan ficando do lado da Rede Globo numa matéria para manipulacao da opinião pública tão clara, passei a não mais confiar no Felipe. Mas, independente como sou, ainda continuei ouvindo os Pingos nos Is, mas muito pouco o Felipe em outros momentos, pois estava claro q mais importante q informar era demonstrar o asco pela família Bolsonaro...

    6. 4) Felipe Moura Brasil se perdeu ao ponto de FICAR DO LADO DA rede globo e ATROPELAR E TRATORAR o Augusto Nunes e o Zé Maria Trindade, apesar da calma, educação, polidez e insistência com que esses veteranos jornalistas tentaram explicar ao Felipe (porque todo o Brasil já tinha entendido) a canalhice da Rede Globo no episódio onde citam os Bolsonaro (sim, Felipe, pois o Carlos também mora no condomínio e fica EXPlicito q o homem com a voz do Jair só pode ser o filho Carlos) no caso do porteiro.

    7. 3) ... de fritura de um dos aliados de primeira hora q foram fundamentais para eleger o atual presidente. Porém, a partir daquele momento, graças ao Bebiano ter exposto a macumba psicológica do Carluxo ao mundo devido ao trabalho do Felipe Moura Brasil, Felipe passou a ser perseguido e odiado por falanges bolsonaristas. E passou a olhar com olhos não mais independentes para a política brasileira. Deixou a picuinha com o Carluxo atrapalhar sua vida profissional. Carlos mira, Carlos tira...

    8. 2) Quando assumiu a direção de jornalismo da Jovem Pan e afastou aos poucos elementos asquerosos da programação da Pan, transformando a rádio em algo palatável para a maioria da população brasileira, fez um serviço q entrou para a história da Pan, q caso se reflita no resto da mídia entrará para a história do jornalismo do Brasil. Quando mostrou q o Carluxo fritou o Bebbiano e expôs o processo de fritura doesse a quem doesse, também ganhou muitos pontos, pois eh uma vergonha eterna o processo..

  33. Felipe, o Eduardo Bolsonaro, é um rapaz novo , que está começando e se enquadrou no conservadorismo. Com o tempo ele vai aprofundar as leituras. Com 40 tera mais maturidade.

  34. Felipe Moura Brasil, tu não és tão inculto, ignorante, quanto os normais, porque antes de tu gastares os dedos no teclado na consulta do google de hoje, ou o Auréliu de ontem, tu não escreves uma só linha. Isto a torcida do Flamengo já havia gritado em pleno Maraca. A tua fama de plagiador é conhecida, além da tua hypocrisy. You should jump over your own shadow for once, and think in your Country.

    1. Wow.. impressive!! Você realmente parece saído de um almanaque barato de filosofia de boteco. Bravo.

  35. Felipe Você é um excelente jornalista que não admitiu um erro do filho 01 - Flávio - que deveria assumir o que fez. Como ele é o verdadeiro “politico brasileiro “ agiu em consonância com os demais. Até aí concordo. Porém perseguir todos os outros e também o bolsonarismo não é a forma adequada de luta para você. Boa sorte no PSDB

    1. Não vejo razão ou motivo para a perseguição do Felipe ao dep. Eduardo. Será q é só para dizer q ele é inculto? Gostaria q o jornalista apontasse no Congresso os cultos. Antes do Bolsonaro na presidência, tivemos um analfabeto e uma "poliglota" de baixo conhecimento e nada vi do Felipe contrário à estes. Será ciúmes, inveja ou mesmo falta de um relevante assunto republicano? Com o Congresso tentando acabar com o Brasil, o jornalista perde tempo com asssuntos de cozinha.

  36. O nível intelectual do Eduardo Bolsonaro é acima da média dos integrantes do congresso nacional (assim mesmo minúsculo).

  37. É como diz o professor Villa: se colocar um mapa na frente do Eduardo, ele não saberá identificar os nomes dos continentes.

    1. Será que o Villa sabe? Villa é outro paspalhão,depois da biografia de Collor,seu conceito zerou.

    2. Por mais acerto que tu podes chegar, Rodrigo, só ao apontar Villa como referência de alguma coisa, não terás nunca um "grade" que te passes no vestibular. Antes de falar sobre qualquer assunto, Villa passa uma noite decorando o que vai discutir. Então, Villa é saco vazio de cultura.

  38. O ódio pelos filhos do presidente está acabando com a promissora carreira jornalística do Felipe Moura Brasil, perde tempo e energia com essa picuinha barata!!

    1. Não querendo ser advogado de defesa do Felipe, mas depois do ataque massivo das olavetes raivosas incentivadas pelo gabinete do ódio, até eu insistiria igual o Felipe agora.

  39. Eduardo Bolsonaro é pior do que o Bode Orelhana (personagem do Henfil), cuja cultura se resumia na leitura das orelhas dos livros. O "intelectual" Eduardo não sabe nem o título do livro muito menos o conteúdo de sua orelha.

  40. Em um país onde muito poucos lêem o bastante, alguns lêem um pouco e a maioria não lê nada, é fácil encontrar gente equivocada e que se arroga em entender alguma coisa de quase tudo. Punto i basta.

  41. É por tudo muito lamentável que as nossas lideranças políticas sejam aversas às leituras de alguma profundidade em temas essenciais ao exercício da liderança. Mas, muito mais lamentável, é uma geração inteira que repudia a leitura de qualquer profundidade sobre qualquer tema. Aí está um desastre de grandes proporções que o clã Bolsonaro apenas aponta. Triste Brasil.

  42. Podemos confiar na PIAUÍ? A mesma, a qual o editor chefe comprovadamente assumiu que queirmaria Jair Bolsonaro a todo custo? No mínimo esquisito tudo isso. Mais jornalismo e menos blá blá blá.

  43. Gostei do artigo. Confesso que relutei antes de ler, esperando uma dessas matérias de crítica gratuita a um personagem arrogante e tosco como o Eduardo Bolsonaro, mas concordo com os termos do texto.

  44. É realmente impressionante como os idiotas de direita são parecidos com os idiotas de esquerda. Mas a explicação é um tanto óbvia: todo extremismo decorre de alguma simplificação idiotizante da realidade.

    1. Entre dois extremos, seja à esquerda e direita, ou mesmo sul e norte, sempre haverá um centro. Para mim ficou óbvio que vc considerou os extremistas como idiotas. No que concordo, Evandro, porque o equilíbrio sempre estará no centro, jamais nos extremos. Neste sentido, fica difícil para os idiotas, ou extremistas, entenderem o seu comentário. A não ser que te considerem extremista de centro. É o meu caso...

    2. Ser de direita ou esquerda não define extremismo e chamar os 2 de idiotas é se colocar no meio enquanto engloba todo mundo.

    3. E isso aí falou tudo. Não sei porque vcs jornalistas dão espaço pra um imbecil desse.

  45. Acompanhando os debates Americano e Britânico, é possível concluir que os políticos Brasileiros, com poucas exceções, são ignorantes, mal-educados, torpes e maus-caracteres. Quanto ao conservadorismo dos Bolsonaros, é só ver como eles votam qualquer medida de interesse público: com total interesse político, ferrando com o povo. Simp!es assim!

  46. Tá e daí? Não votei no 03, e sim no presidente, q pra mim ainda tá ok. Só me decepcionei com o Deputado Estadual q votei, ademais, todos os votei, estão seguindo o q propuseram.

  47. Felipe, Foste muito arguto nas tuas colocacoes. A defesa de argumentos e posicionamentos demanda um minimo de repertorio. O Bolsonarismo e o Lulismo nao valorizam isso. Segundo o proprio Roger Scruton, um bom comeco para jovens entenderem a base do do pensamento conservador seria ler Hamlet.

  48. Felipe, Foste muito arguto nas tuas colocacoes. Independente da ideologia politica, faz-se necessario destacar que a defesa de argumentos demandam um minimo de repertorio. O Bolsonarismo e o Lulismo nao consideram isso importante. O proprio Roger Scruton recomenda a leitura de Hamlet para entender a base do pensamento conservador. Talvez este seja um comeco para fundamentar a direita brasileira.

  49. Por ironia do destino Olavo de Carvalho se tornou um grande idiota. Os fanáticos da nova seita te acusam de traição. Guardadas as devidas proporções, estamos no mesmo limbo. Te entendo e admiro. Siga fiel a você.

  50. Grande Moura Brasil, você é um jornalista culto, UMA RARA EXCEÇÃO , mas assim mesmo você não tem 5% da cultura sobre Marx do Olavo de Carvalho, também jornalista mas também Filósofo. Eduardo BOLSONARO é um brasileiro vencedor, mas como eu fez o básico, o médio e o superior normalmente, tornando-se Policial Federal e Deputado Federal, mas não tem mesmo cultura, assim como 99% dos jornalistas. Os brasileiros leram José Mauro de Vasconcelos........

    1. Caro Jairo, Eduardo Bolsonaro tenta se passar pelo que não é, diz ter lido o que, na realidade, não leu. Para mim é um mentiroso, um desonesto como o pai. Vencedor? Em que sentido?

  51. Louvável o esforço de alguns jovens brilhantes como Felipe Moura Brasil, o pessoal do Novo, do MBL, Joel Pinheiro, Rodrigo Constantino e outros, para construir um verdadeiro movimento liberal no Brasil. Mas que fique claro: conservador, liberal de verdade, nesse país, são pouquíssimos. Não dá nem 10% do Congresso.

    1. Você É Do Ardo caminho de trilhar o bem. Deixe de hipocrisia, cara. É burrice medir a cultura de alguém se a sua passa ao lado canalha do julgamento prévio. Eduardo, te vejo como um orelhudo puxando a carroça da ignorância global enquanto você perde o tempo de ver e contar as cores do arco-íris. Burro de vitrine.

  52. O texto conseguiu ser crítico e didático. Realmente a eleição da família Bolsonaro tem seus méritos, sobretudo por virar uma página que durou 14 anos, mas não podemos fechar os olhos para a fragilidade intelectual e confusão que provocam com suas declarações enviesadas. Onde alguns veem rancor, vejo precisão e impessoalidade. Não fácil seu crítico em um país em vez de exercer cidadania prefere criar salvadores no imaginários e adora ídolos.

  53. Quer dizer que Bolsonaro e família estão acima da crítica? É com esses fanáticos ignorantes que pretende um segundo mandato? Tô fora!

  54. Meu camarada, Vc virou um Reinaldo Azevedo, melhorado. Tá igual ao Ronaldinho, jogando no lixo a credibilidade que ainda tem. Apostando tudo no Doria?

  55. Você mudou muito Felipe, esta rancoroso, diferente daquele que um dia conheci na PAN, que aliás vai muito bem obrigado sem você.

    1. If, condicional. Talvez possamos usar whether, frases positivas. If, a poem we must tear it off and not keeping it for long time. It’s awful.

  56. Excelente, Felipe! É urgente e mais do que necessária essa discriminaçao! Torço para que os cidadãos de direita possam mostrar a valentia suficiente para não se deixarem seduzir pelo aparente triunfo sobre a corja comunistóide, embora o nosso abismo cultural me deixe descrente. É uma pena que o Bolsonaro não seja uma Margareth Thatcher.

  57. Caro Felipe, suas colunas hoje em dia são basicamente a mesma coisa e dão a impressão de que você já saiu do intelectual pro pessoal e está puro ressentimento. Tire alguns dias pra descansar a mente e volte forte e com colunas mais diversificadas e jornalísticas.

    1. Tive exatamente a mesma impressão, Igor. Tanto assunto tem para discorrer essa mente tão brilhante , desperdiçar com um assunto tão comezinho...

    2. Felipe, não era só a capa branquinha, as páginas tmb eram. Para esse jovem deputado, ouvir Olavo de Carvalho e sua doutrinação é tudo.

    3. Resumiu exatamente o estado de espírito do chilique moura

  58. Brilhante! Pena que o nosso país seja inundado de tanta ignorância e estupidez para não reconhecer a verdade dos fatos que este texto reflete.

  59. FMB dando aula sobre conservadorismo? Era só o que faltava. É por estas e outras que migrarei para a revista Oeste a ser lançada nos próximos dias.

    1. Revista Oeste: Ana Paula Henkel, Alexandre Borges, Augusto Nunes, Bruno Garschagen, Guilherme Fiuza, J.R. Guzzo, Kaike Nanne, Deidre McCloskey, Frank Furedi, Ian Vásquez e outros. Vamos aguardar a reação do bolzonaristas até a primeira crítica que fizerem do Bozo, ou se escreverem algo que o velho da virgínia não goste.

    2. Engraçado estes fanáticos, agem da mesma forma que discípulos do Lularápio. O que eles realmente querem??? Que a CrusoÉ e outros veículos de imprensa se tornem mídias fundo de quintal, para só falar bem do Bolsonaro??? Ou seja, que façam um "jornalismo" chapa branca, como os lixos Brasil247, Carta Capital, Revista Fórum etc??? É pra rir deste pessoal fanático.

  60. O maior erro de nosso Presidente, foi faltar com a correção de seus filhos. Será que a formação militar não lhe deu pelo menos um norte para ver que assim como no quartel, na Presidência da república mulher e família não mete a colher, só lhes são devidos o respeito e a honra. Ainda mais na Presidência, que só a consegue por eleição popular onde o voto é especifico a pessoa e não a família, quanto mais a filhinhos criados com bajulação, na época, porque o pai era militar, tudo podia.

  61. Não me sinto capacitada a fazer críticas a referências intelectuais mais específicas,mas entendo que a familia Bolsonaro ,em linhas gerais é despreparada intectual,política e eticamente para exercer os cargos que exercem.

  62. Esse Felipe é bom D+ Com muito prazer acompanho! Fala e escreve com clareza e simplicidade Tem rara inteligência,bons princípios e excelente “carga” de conhecimento geral! Fez de uma simples notícia,como o despreparo do Eduardo Bolsonaro,uma agradável reportagem!

  63. Excelente! Chega de ficar passando pano pra incompetente. Estão envergonhando a ideia de conservadorismo e fazendo as plessoas associarem isso a apenas um bando de idiotas reacionários.

  64. Antes brilhante, o Felipe virou uma espécie de Reinaldo Azevedo. Que pena ao ver um talento jornalístico perdido para o desejo de ser "do contra". A pergunta ao Felipe é: Tudo bem, e daí?

    1. Você está serto Ricardo, meus parabéns pelo comentário. O Felipe está perseguindo o injustiçado Eduardo, um cara totalmente preparado para ser embaixador, muito culto, que trabalha muito na função para a qual ele foi eleito, o Felipe defende as mesmas idéias do R.A.. O jornalista Felipe não tem o direito de criticar o Bozonaro e nem suas crias.

    2. Cheirou nescau Ricardo??? Nada a ver, isto é um ataque que não faz nenhum sentido. O Reinaldo é defensor declarado da classe política, um inimigo da Lava Jato, o porta voz oficial de Aécio, Temer e GilmarBeiçola, um apoiador do Luladrão etc. Hoje, os textos lixos do Reinaldo são replicados/publicados pela mídia fundo de quintal do tipo Brasil247, Carta CaPTal, Midia Shit Ninja etc. Portanto, sugiro lavar as suas mãos para não escrever [email protected]

  65. Listo abaixo alguns pontos negativos que aconteceram depois de jan/2019 e que são muito relevantes para a vasta maioria daqueles que votaram 17. Não vou entrar no mérito se foi por culpa direta do presidente, culpa indireta, nenhuma culpa etc, para não virar textão: (1) Lava Lato enfraquecida; (2) Golpe da cond. 2a. instância; (3) Lula livre, leve e solto fazendo o que quer; (4) PT emergindo do esgoto; (5) "Juíz de garantias" do Piçol; (6) Acordão com Totó; (7) Militares decepcionados; etc

    1. luiza você comentou no lugar errado e não conseguiu entender o que é ironia. Sem mais.

    2. valeu Lauro. Eu moro há 07 anos aqui nos States e 6x/ano vou para o Brasil a negócios (exportação/importação), visitar família e, especialmente, para ver meus filhos. Filhos pelos quais eu travo uma grande batalha na Justiça brazuca para trazê-los aos EUA. Sinto na pele o que é esta "justiça" brasileira.

    3. George A. Custer, não sei se tu és American Citizen ou American Descendant, isto porque carregas um nome famoso e que gosto muito, que é do General Custer. Outra coisa, comungo com o teu modo de ver a política brasileira. Sou Trump. Sou Bolsonaro.

    4. Luiza, o rapaz derrapou no "serto" instead of "certo", e você foi lá e pumba, o criticou. Todavia, no seu pequeno texto crítico, pequenino, você derrapou também. Pois veja, depois de "...português", do seu texto, tem que haver vírgula, e, na frase "Me poupe cara", onde está a vírgula depois do "poupe"? Mulher, só aponte o dedo, se fores capaz, do contrário, encolha-o. God bless you.

    5. Eicha... acho que esta luiza está meio perdida.

    6. Fabio, serto???????? Vc quis dizer CERTO?????? Leitura ajuda no bom português e até dá para criticar um bom jornalista!!!!! Me poupe cara!!!!!!

    1. Soraia ! Olha o "discurso de ódio" ! Como você pode se regozijar com a dor do próximo ? Dedo na ferida é extremamente doloroso, não é igual quando enfiam o dedo no seu...bolo de aniversário.

  66. Nós bolsonaristas não somos conservadores, somos milicia virtual robótica miso-machista de extrema centro-direita volver se de para entender...

    1. Eu queria só escrever; se "der" , mas meu comentário tem que ter no mínimo 10 letras, então... ah! há deu ! rs

  67. 0 senhor chamou-me atenção para Burke. nunca o li, mas, se em 1787 ele já tinha esse pensamento, vale a pena le-lo. obrigado.

  68. Os patetas seguem e idolatram o doido da Virginia! Querem o quê? A capacitação do pateta 03 para ser embaixador não era ter fritado hamburger nos EUA? Bando de ignorantes!Mas só tinha ele contra a desgraça do pt!

  69. Felipe, eu considero vc um ótimo jornalista. Você deve ter uma grande mágoa da família Bolsonaro e deve ter os seus motivos entretanto, gostaria de fazer a seguinte pergunta: O que vc acha do governo Bolsonaro?

    1. Por isto que os livros de Felipe Moura Brasil carregam o burro, quer dizer, carregam o Felipe, pois não só de plágio vive o jornalista.

    2. Perfeito, só faltou colocar o nome Olavo de Carvalho no final.

  70. O Eduardo é um conservador na prática . Defende as teses conservadoras (combate as drogas , direito a posse de armas , cotas sociais , luta contra o aborto , defesa da família tradicional , etc) . E o Lula é um comunista na pratica . Defende Cuba e Venezuela e defendia a URSS quando existia . O conservadorismo é o que os conservadores acham e não o que esquerdistas e liberais acham . E oportunista é quem sempre chamou a sociedade de conservadora e reacionária e agora quer o nosso voto . 🇧🇷

    1. Rapaz, mas isso é defesa de costumes que até pode ser trabalhada pelo governo Bolsonaro, o fod* é dar uma prioridade e dimensão absurda a isso e menosprezar o que realmente importa. Combate a Corrupção e Reformas Necessárias. Ao ficar alimentando guerrinha ideológica com uma esquerda morta, além da defesa do filho rachadinha, Bolsonaro acabou não priorizando sua base governista e também não deu a devida atenção ao trabalho do Moro, perdeu a base aliada e agora não consegue aprovar as reformas.

    2. Se o candidato se elege defendendo uma coisa e depois de eleito continua defendendo a mesmas coisa , então ele está defendendo os interesses dele e dos eleitores . Se esquerdistas e liberais querem ensinar seus filhos a usar drogas , a dar o ânus ou ser promíscuo que o façam fora da escola e não obrigando o filho dos outros a aprender o que os pais dos outros acham errado . Vamos continuar votando em quem defende os nossos valores . 🇧🇷

    3. Lula usou a defesa dessas bandeiras em benefício próprio, o Eduardo faz mesma coisa com as bandeiras a qual defende.

  71. Mal nos livramos de gente estúpida como DilmAnta, Lularápio e compadres e nos aparece outro bando de ignorantes! Pobre Banãnia!

  72. Está parecendo que esse "Palhaço Bozo" é empregado da Cruzoé. Como defende as reportagens e os colunistas da revista. Se o leitor tem opinião contrária ou crítica, lá vem o Palhaço Bozo defender. Está ficando meio explícito! 😂

    1. Lauro, perae meu! O piadista de humor sarcástico sou eu! Ta tentando pegar o meu lugar?

    2. Palhaço Bozo, existe um adágio popular que não exime quem usa nomes dos honestos para criticar o injusto que a este não se concorde. É o seu caso. O nome do Palhaço Bozo é usado para supostamente denegrir o presidente do Brasil. Tiro no pé, é uma honra, pois o Palhaço Bozo até hoje é adorado pelas crianças e adultos brasieiros. Queira você, ou Felipe Moura Brasil denegrir a imagem do Bolsonaro, ele será reeleito com mais de 70 pct do eleitorado.

    3. Célio, fique livre para comentar, mas respeite quem discordar. Como disse, fazemos uso da liberdade de expressão que ainda não nos tiraram, embora muitas tentativas de ambos os lados ideológicos nesse sentido. Se lhe alfinetei, foi por ter sido alfinetado antes. Seja feliz com suas crenças mas aceite que ninguém tem obrigação de viver sob a mesma cartilha a qual você defende. Um grande abraço do Palhaço!

    4. Palhaço Bozo, eu também uso da minha liberdade de expressão e acho que seu argumento não convence. Sou assinante da revista mas não sou vaca de presépio para aplaudir a tudo que é publicado. Quando discordo, faço comentários que, como se vê, não são aceitos pela revista. Aliás, O Antagonista e Cruzoé tem mudado a postura. As más línguas falam que estão detonando o Bolsonaro para dar força ao Dória! Espero que isso não proceda porque estarão jogando no lixo a credibilidade que construíram.

    5. Célio, estou fazendo uso da minha liberdade de expressão (enquanto ainda a tenho) para defender aquilo que acredito como certo e correto. Gosto da revista, gosto dos colunistas e jornalistas dela. Natural minha defesa dos pontos de vista dela na medida que concordo com eles. Estranho é a pessoa pagar para vir em todos as machetes afalar mal da revista e chamá-la de esquerdista comunista quando sabemos que ela não é. Apenas não abraçou retardadamente o conservadorismo retórico do atual governo.

  73. Eduardo disse que não leu Scruton, mas que é conservador. E os que antecederam ele, governo de esquerda? É de dar medo esse povo lendo as coisas de Marx, Engels, Judith Butler, Gramsci, Lênin, Stálin, Trótski, Pol Pot, Mao e cia. A ideia do Eduardo se alinha mais com a direita conservadora do que com qualquer outra definição, mesmo ele não tendo lido Scruton. Se tiver que optar, sem nenhuma outra opção, entre Eduardo e o passado, me desculpem fico com ele.

    1. Se é progressista ou conservador não importa, o lago continua sendo o mesmo. O Brasil necessita de trabalhar o combate a corrupção e aprovar as reformas extremamente necessárias, essas duas pautas não foram prioridades em 2019 do governo Bolsonaro. Nosso presidente focou exclusivamente na guerrinha ideológica e na defesa do filho Flavio, como resultado implodiu sua base aliada e jogou contra o combate a corrupção. Agora não tem capital político para combater a corrupção e aprovar as reformas.

    2. Só que o lago agora é outro. Essa é a grande diferença. Todos os lagos que você mencionou anteriormente ficavam do lado progressista. Agora é um lado com viés conservador. A verdade é que o planalto caminha para o conservadorismo, mas não o é ainda. Isso é claro. Não batam no executivo com tanta força ainda com essa nova postura, após 30 e poucos anos de mesma conversinha mole dos outros. Vide nosso congresso com suas jogadas sujas o tempo inteiro. Não existe santo nessa joga e nunca existirá.

    3. Estará dando a volta no lago e parando no mesmo ponto. Precisamos de uma nova política que se alinhe com os anseios dos cidadãos, precisamos de representantes políticos que realmente se preocupem e trabalhem em favor dos brasileiros. Passamos por Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e agora estamos em Bolsonaro, mas ainda continuamos girando em círculos. O povo continua sendo usado como massa de manobra para interesses escusos e nada preocupados com o bem dos brasileiros e futuro da nação.

  74. É claramente perceptível que os Bolsonaros não têm a menor cultura. Para mim o não cultivo ao conhecimento tira das pessoas o devido equilíbrio para qualquer avaliação na vida.

  75. DEFINIÇÃO ELITISTA DE CONSERVADORISMO . Quer esquerdistas e liberais gostem ou não , o conservadorismo é a defesa de teses conservadoras . O brasileiro não lê e o Eduardo também não . Ninguém lê Scruton , a não ser intectuais . Conservador é quem defende os costumes do seu povo e não os intelectuais . Kissinger era ministro Nixon na época do Vietnam .Ninguém na idade do Eduardo conhece Kissinger .Kissinger è história , não é atual .Segundo você , o povo não é conservador , só os intelectuais🇧🇷

    1. Certissimo, Fábio. Felipinho Moura acabou de criar "lugar de fala para conservadores"... pagar pra ler tanta abobrinha.

    2. O Felipe só disse q o Eduardo pode ser qualquer coisa, menos conservador. E ele está certo nisso. Quando colocado ao lado de Lula na falta de cultura e leitura, podemos entender que, assim como Lula nunca foi defensor do comunismo, Eduardo por sua vez nunca será defensor do verdadeiro conservadorismo. Ambos são oportunistas que usam bandeiras ideológicas e políticas para seus próprios interesses. O Brasil está cheio de larápios e oportunistas baratos e a ideologia é usada para controle de massas

  76. concordo plenamente, bolsonaro está mais pra esquerda que o próprio lula, eles defendem algo que não sabem o significa, só querem estar no poder, não tem ideia do é direita ou esquerda, são um bando de gente desqualificado e com segundas intenções.

  77. Tema irrelevante - a intelectualidade do filho do presidente - que contrasta com o que realmente interessa ao país, que são as reformas que irão impulsionar a economia. Relevante seria mostrar a incompetência e as más intenções de Congressistas liderados por dois investigados por corrupção, que ainda não entenderam que a sociedade não tolera mais a indigência moral que domina, em especial, os poderes Legislativo e Judiciário. Jornalismo de verdade não trata de rusgas pessoais, como se vê aqui.

    1. Continuando - Você alerta para as "más intenções dos Congressistas liderados por dois investigados por corrupção", BINGO! Aproveito para lembrar que o nosso presidente mantem junto de si o Fernando Bezerra como coringa, fazendo constantemente a ponte com o congresso, ele também é investigado por corrupção.

    2. Amigo Célio, sejamos sensatos, as reformas são extremamente importantes e dificilmente sairão do papel com as patetices diárias do nosso presidente e seus filhos. Eles criam intrigas e caos diariamente, além insistir em jogar o povo contra o congresso que tem de aprovar essas reformas. Enquanto o JB estiver sentado na presidência não haverá conservadorismo decente e nem reformas.

  78. Indigentes intelectuais e analfabetos funcionais é o que mais se encontra na política, mas também é reflexo do eleitorado.

  79. Dá até para ser conservador e iletrado, burro, inculto (não conhece Kissinger, não sabe nada de política externa), mas para ocupar cargos de alto escalão tem que saber. O Olavete de São Paulo (uso o termo como Soviete) fez a cabeça do do Eduardo e ele levou alguns, estes sim letrados mas sem experiência de gestão pública e senso da realidade prática para o Governo. Nisso se resume o que tem chamado de Bolsolavismo. De fato uma tragédia.

    1. Perfeito comentário Vinícius! Parabéns por entender nas entrelinhas o que vem se fazendo nos porões do planalto. Mas existe uma luz no fim do túnel, por conta dessas patetices nada conservadoras, Bolsonaro sabe que os leões do Congresso querem comê-lo vivo (impeachment), teve de pedir arrego para os generais e esses, na medida que vão se instalando no planalto, estão higienizando o local, expurgando aos poucos esses "olavetes" encrustados no Governo. Santos Cruz deve estar gargalhando agora...

  80. Caro Felipe, os políticos são um reflexo de seus eleitores, e cada país tem os políticos que merece. Antes de ser político, o sujeito era um cara como eu e você, mas que resolveu "mudar de profissão", se você me entende. Que tal perguntarmos sobre Burke, Kissinger, ou qualquer outro personagem desse naipe, aos milhares de vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos, governadores, etc., e ver no que dá? Não é só a marca "Bolsonaro" que faz mal ao Brasil, certo?

  81. Ó FMB, o semianalfabetismo funcional dos bolsonaros - destacadamente o do patriarca da família,ora presidente do Brasil -, não os impedem de terem personificado a indignação dos brasileiros do bem contra a pandemia de comunovírus da corrupção espalhada por comunolarápios das mais diversas espécies, - inclusive por mercenários esquerdistas ditos jornalistas-,pelo País inteiro, do Oiapoque ao Chuí. Esse teu texto - bem talhado como sói acontecer aos teus escritos - denuncia rusga personalíssima.

  82. E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Isso não tem salário que compre. Eduardo é um idiota, um imbecil. Até euzinha sei quem foi Henry Kissinger! Mas ele não deveria se sentir envergonhado, pois deus não deu inteligência para todo o mundo, ele só tem que escolher: ou ele é burro ou é teimoso, ser os dois juntos não dá para aguentar.

  83. São três os zeros à esquerda que o capitão bozomerda já pendurou na política. Os otários votam nessas nulidades. Já o quarto zero à esquerda é mantido à distância, devido à sua "terrível cara de homossexual". Só tem filho da puta nessa merda de quadrilha, digo, família.

    1. Síntese exata, Ney. Faço coro: Viva a Crusoé/Antagonista e, principalmente, a lúcida coerência de Felipe Moura Brasil!!

  84. CRUZES , Felipe !!!! Saimos das mãos de um bando de ignorantes e caimos nas mãos de outro bando de ignorantes Só Deus para dar jeito neste país. Saudades de você nos pingos nos is.

  85. Mas é uma análise totalmente errada. O Eduardo é conservador sim, mas um conservador brasileiro e sul americano, não um conservador nos moldes ingleses ou americanos. Ele é adepto da quartelada, tenentismo, caudilhismo, coronelismo, golpes, tomada de poder à força, ameaça ao povo e aos opositores, perseguição, prisão e morte de jornalistas que criticam o poder, idolatria ao ditador. Estão mais pra Getúlio, Perón e até mesmo Fidel e Chavez que Burke e Kirk. Querem conservar o coronelismo.

    1. Mas então, o que o Felipe quis dizer é que ele não serve para ser um conservador clássico, e beber da fonte de pensadores como Scruton, Kirk e Burke, pois jamais os leu e jamais os lerá. Ele só serve para ser um tupiniquim mesmo (e olhe lá, pois está mais para um intervencionista ou reacionário). No fim das contas, o Felipe só está escancarando essa pseudo intelectualidade que eles arrogam para si.

    2. Palmas! Lembro de um momento nada bom de nossa história brasileira, onde tivemos um Getúlio Vargas flertando com o Nazismo de Hitler ao qual tanto admirava. Mas por pressão dos EUA acabou fazendo parte da aliança americana. Hoje vemos um governo que na retórica bate de frente com a Venezuela, mas ao mesmo tempo sonha em seguir no mesmo caminho do autoritarismo e controle do poder. Já flertaram com a possibilidade de dobrar os ministros de STF e batem pesado na imprensa também, q coincidência né?

  86. Pelo visto a panelinha do Felipe Moura só serve para fritar o Governo. Felipinho, o sujeito não precisa ler as obras dos grandes intelectuais conservadores para ser efetivamente um conservador ou defender ideias conservadoras. Mude o disco!

    1. Infelizmente você não entendeu o que eu tentei explicar.

    2. O fato de serem massa de manobra não tira deles a característica de serem socialistas. As pessoas são socialistas, marxistas, conservadores, liberais pelas ideias e princípios que defendem, e não pelo conhecimento das obras clássicas de pensadores.

    3. Pedro, o povo do PSOL é massa de manobra e, como toda boa massa, ela não deve pensar por conta própria, não deve raciocinar por si mesma, não deve ler Karl Marx. Mas se você for conversar com os políticos a frente da sigla verá q conhecem muito do referido autor (por isso disse q Lula é oportunista). E também é por isso que digo q o Eduardo é apenas um oportunista. Que fique claro que não estou defendendo PSOL, só estou expondo um fato e uma observação: o oportunismo no uso das massas q ñ pensam

    4. Por fim, não coloque palavras na minha boca Marcos. Não defendo o 01, 02, 03 ou seja lá quem for. Apenas discordo da visão do Felipinho Moura. Destaco mais uma vez, absorção de princípios não se dá somente através da leitura de intelectuais. Se dá dentro do seio familiar, do grupo de amigos, das experiencias de vida. O caráter de um homem se forma muito além de frases bonitas e pensamentos dos grandes autores clássicos. Conservadorismo não é sinônimo de intelectualismo.

    5. Não seja burro, Marcos. Defesa de princípios não precisa ser sustentada na leitura de obras de intelectuais. É intrínseco à natureza. Você acha o povo do PSOL marxista? Você acha que todos eles lêem obras do Karl Marx, o Capital de 5 volumes e milhares de páginas, por exemplo?! Digo que, uma coisa não está necessariamente associada à outra. Por óbvio que a leitura é importante, porém não é fundamental para ser um conservador. Princípios podem ser absorvidos dentro do seio familiar, por exemplo

    6. Marcos, o conservadorismo na política ainda não nasceu no Brasil, o que estamos vendo é uma crescente de direita raivosa e irracional, que flerta constantemente com o comportamento comunista de controle e imposição. É o samba do crioulo doido brasileiro.

    7. Vamos parar com essa discussão tola. Depois dos 35 anos passados, ou enxergamos a DEMOCRACIA MILITAR ou inventaremos alguma coisa, q ñ precisa ter nome, sem qualquer parentesco com "social democracia", esta que vem sendo extirpada por 60 milhões ou mais de brasileiros, por não ter dado certo por AQUI, talvez pq lá ñ existe FHC e outros tantos comunas travestidos de idiotas. Pode dar em Portugal ou Europa, nunca no Reino Unido ou USA.

    8. Fale por você! Então está válido para você proclamar uma posição política e ser um completo ignorante em seus princípios??? Pode continuar então com sua inépcia travestida de "conservadorismo"!!!! Parabéns... o renascimento da direita no Brasil através de sua posição e daquele que você defende está num bom caminho!!!!

  87. Excelente, Felipe. Oakeshott é também uma enorme referência e poderia ter sido citado para abrilhantar ainda mais o seu ‘tour de grâce’ no bolsonarismo.

  88. Votei no pai dele, e votaria novamente, o filho de alguém é ninguém. Como todo bom italiano ou descendente, o homem parla, parla ... A outra opção era o poste , então vá catar coquinho kkkk

  89. Não sei se sou conservador ou direitista. Tudo que quero é ver governantes honestos, as pessoas ñ se envolvendo em crimes comuns( como avanço de sinal , por exemplo). Os sistemas parlamentares, judiciários e executivo ñ só cumprindo a constituição más, respeitando o contribuinte de quem emana os recursos pra dar poder a todos. É pedir muito? Pode ser considerado uma utopia ou um sonho. Aprendi ao longo dos setentas que sonhar ajuda a viver. Felipe Moura saudades de vc nos pingos nos ís.

  90. Os filhos de Bolsonaro realmente precisam lumitar suas entrevistas, aproveitar a quarentena forçada e ler um pouco. Não me lembro de qq comentário sobre Lulinha, enqto cuidava dos leões no zoológico. Aviso meus camaradas: escolhemos seus pais como mandatários da NAÇÃO e FORÇAS ARMADAS, saiam da linha de fogo para não atrapalharem pois, como "tuaregs ", estamos avançando em campo mimado. Afinal, entendam q muitos votos, como os do Witzel e Doria, foram garimpados no encosto do GRANDE Capitão.

    1. Amigo Jose, como pode isso? Após a posse, não vi em nenhum momento o nosso presidente levantando a bandeira do combate a corrupção, da prisão em segunda instância e do fim do foro privilegiado (esse ultimo claramente prejudicará o seu filho q ele tanto tenta proteger). Outra coisa, Doria, Witzel, Joice e muitos outros, não foram eleitos na esteira do "capitão". Eles, assim como o "capitão", foram eleitos na esteira do anti-petismo e pró lavajismo. Triste ver q o "capitão" abandonou essa bandeira

    2. Texto inoportuno e desnecessário, como seria criticar o Botafogo, qdo analisamos a qdade de votos q ainda detém. O Doria por exemplo, o Alcolumbre. AH Felipe, vai se catar PORRA. Vamos ao q interessa: a PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO brasileiro, q desengavete a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do Foro privilegiado. Lá na frente pegamos o 03!!!Tem muito Maia, Aécio e Renan na frente. BASTA, se queremos acabar c algo pior q covid-19, pulverizrmos ñ ruas e praças.

    1. A única coisa que os militares se salvaram foi da reforma da previdência.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO