DiogoMainardina ilha do desespero

A imbecilidade é contagiosa

10.01.20

Alguns dias atrás, a TV Brasil censurou uma reportagem sobre o Pasquim. A reportagem citava um episódio ocorrido em 1970, durante a ditadura militar. O jornal carioca, impedido pelos censores da época de noticiar a prisão de nove de seus integrantes, havia debochado do regime, atribuindo o desaparecimento de sua equipe a um misterioso surto de “gripe do Pasquim”.

Sou grato à epidemia que acometeu o Pasquim. Os espirros totalitários acabaram empurrando Ivan Lessa e Paulo Francis para fora do Brasil. No ambiente menos insalubre de Londres e de Nova York, tornei-me uma espécie de pupilo abastardado dos dois.

Paulo Francis foi preso pelo AI-5. Ivan Lessa se livrou da cadeia, mas todas as semanas, como editor do Pasquim, ele tinha de negociar o conteúdo do jornal com os militares encarregados de fazer a censura prévia. Ele se aproveitava da imbecilidade dos censores para tapeá-los, publicando um monte de notícias proibidas. Meio século mais tarde, eu me sinto tão imbecil quanto os censores, porque não anotei as histórias que Ivan Lessa me contou. Estão perdidas para sempre. Quer um conselho? Anote, anote sempre.

A censura da TV Brasil, de 2020, não tem nada a ver com a censura do Pasquim, de 1970. Não há mais ditadura militar nem AI-5. Além disso, ninguém assiste àquela porcaria de TV estatal, que só continua existindo porque Jair Bolsonaro descumpriu uma promessa de campanha. Mas o fato é que a imbecilidade é contagiosa. E os perdigotos aloprados podem contaminar organismos mais suscetíveis, como ocorreu no caso da censura à Crusoé, no ano passado, ou da censura ao Porta dos Fundos, na última quarta-feira. A gripe do Brasil é persistente. Atchim.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vou aqui fazer uma observação curta e fina: "todos nós, em qualquer época da história deste País, temos que colocar os melhores ingredientes na panela do desenvolvimento, para bem alimentar o País, e não grupos ou pessoas..." A gente chega lá.....

  2. bolsonaro descumpriu muitas promessas de campanha e não será reeleito. Quantos filmes ou videos do porta dos fundos, são como aqueles pornográficos, quem não gosta não assiste. Tem muito filme ruim!

    1. Vai ser reeleito em primeiro turno. Pode me cobrar depois.

  3. Caro Mainardi, discordo que tenha havido censura àquele filmete do Porta dos Fundos. Fala-se tanto em respeito à Constituição, não é? Então respeitemo-la. E vamos diminuir igualmente esse ranço politicamente correto de que a liberdade de expressão pode tudo. Não pode, se desrespeita quem não pode se defender. O humor do PF sempre foi apelativo, mas como virou lugar comum, acabou extrapolando. Não professo religião, mas devo respeito a todas e defendo isso.

    1. Muito bem dito!! Mainardi mostra que o problema dele não é gripe, deve ser meningite aguda. Volte para sua cama de ouro em Veneza, Mainardi e aproveite pra se tratar. Leia mais, menino, leia mais...

  4. Diogo, conta a historia do FHC preparou a arapuca para a filha do Sarney , implantando um dinheiro no escritório do marido, so porque a Roseane sem abrri a boca era a primeira nas pesquisas. E o Sarney avisou ao Lula se prepara para ser presidente. E O FHC incompetente ( pagou para mudar a lei e ficar no poder mais 4 anos ) não fez o sucessor e diante do Lula ameaçar o FHC na campanha com as privatizações amigas o Alfaiate que virou Rei do Aço, escreveu para o Lula se cagando e ferrando o Alcki

    1. Como que FHC fez isso? que horror, plantar dinheiro, em uma familia honestíssima que muito fez e faz pelo Brasil, Maranhão hoje o estado mais rico do nordeste e Amapá que com certeza será um novo SP da região norte.

  5. Eu sou um IMBECIL por ter achado que a Crusoé era uma ilha no jornalismo brasileiro. Já está submersa. Mas foi bom saber. Mais do mesmo era tudo o que eu não queria. Se este país fosse sério, esses canalhas da porta dos infernos já estariam respondendo na Justiça por cometer crime CONFORME NOSSA CONSTITUIÇÃO.

  6. Diogo,você fala do Regime Militar né? Foi na "ditadura" que vivi meus 17 anos,com segurança,vendo um Brasil com obras faraônicas,preocupado com seus filhos. A Canção do Exílio,dos vagabundos que aqui não se criavam,nunca foi contada por militares,a versão continua sendo dos "pseudos" perseguidos que até hoje nos roubam no poder.

  7. Toda censura é burra. Tem efeito contrário. Melhor propaganda que se pode ter. Quem não conhecia Crusoé pelo menos leu a matéria censurada. Quem não assistia aos especiais de Natal do Porta dos Fundos - meu caso - passou a fazê-lo. Os bolsonaristas xiitas conhecem o filme "A Vida de Brian"?

  8. A censura da Crusoé foi um absurdo. Já a "censura" do filme do Porta dos Fundos foi correta. A Constituição proíbe ou não proíbe a ridicularização de símbolos religiosos? Chega do "pode tudo" em nome da liberdade de imprensa. Vamos cumprir a lei. Todos nós.

    1. Nao Fabricio. A constituicao proibe ridicularizar PUBLICAMENTE simbolos religiosos. Se isto tivesse sido feito em publico, num local onde as pessoas seriam expostas sem consentimento, seria crime. Num site, onde so' entra quem quer, nao. Por mais idiota e sem nocao que seja o video.

  9. Nenhuma cultura sobrevive sem estabelecer seus padrões. Estamos vivendo um momento de mudanças. Por isso, temos grande dificuldades de entender os comportamentos que fogem aos padrões que se encontram socialmente vigentes (e individualmente aceitos).

  10. Realmente a imbecilidade com poder é uma chaga. Tanto o poder formal do estado quanto o poder da mídia, da popularidade etc.

  11. Portas do fundo, tv Brasil e outras insalubres referências nos dão náusea. portas do fundo, porque não pode sair pela frente e é só "Dilmar" um pouco que ainda vai ficar mais confuso. Bresil!

  12. Com relação à TV Brasil, precisamos apenas cobrar sua promessa de campanha; no que tange à Porta dos Fundos e o desrespeito com Jesus Cristo, basta apenas todos nós, cristãos ou não, varrê-la pelas portas do fundo de nossas vidas. Sem nenhum destaque.

  13. E patético quando comediantes apelam para o grotesco por falta de criatividade ! Agrediram a milhões de cristãos !! Da próxima vez façam isto com Maomé ! Não haverá necessidade de intervenção do STF !!!

    1. peguei o barco andando lendo comentarios de nao sei bdr wue...acho wue sobre artigo de Diigo maynardi.....onde esta o artigo...sssinante que sou....lamentavel

  14. A Crusoe aprendeu muito com os milicos . Um comentário meu sobre a entrevista do Arthur não foi publicado . Apareceu a mensagem : Seu comentário passará por moderação(censura) . 🇧🇷

    1. Moderação não é censura. Nenhum site é obrigado por lei a publicar as bobagens que você escreve.

  15. Como engenheiro nunca vivi entre pensadores. Mas lembro do presidente da empresa em que trabalhei (um PhD da marinha) alertando algo bem similar: - "o problema é que a inteligência é vetorial enquanto a burrice é escalar". Traduzindo para quem não é engenheiro: inteligências podem se anular (caso não se alinhem), enquanto a burrice se soma sempre! Abraços

    1. Ouvi isso do meu professor no primeiro ano da faculdade em 90. E é a mais pura verdade.

  16. Claro que estamos em um país democrático e devemos respeitar as diversas liberdades, porem um grupo de imbecis que deturpa uma religião foge desta tal liberdade. Como li em um artigo que dizia:- se estes caras fossem "machos" suficientes, o mesmo enredo seria a respeito do Maomé e não Jesus. Estariam decapitados...

    1. Não estariam, e esse tipo de comentário só mostra que certos fundamentalistas cristãos aqui do Brasil queriam que eles fossem decapitados, só não são corajosos como os islâmicos fundamentalistas para fazer isso e queriam que o governo fizesse isso por eles.

    2. O brasileiro é cristão. Qual seria o sentido de fazer piada com Maomé?

  17. Deboche ou insulto? De qualquer forma não pago arquibancada para esses caras. Aliás, só agora soube que existiam. E não são nenhuma Brastemp.

    1. Não se deve aproveitar da liberdade de expressão para ofender a fé alheia.

  18. Infelizmente a maioria da “classe artística” brasileira, não tem o menor dom artístico, principalmente deste grupo. São gente que no início até que foram diferentes e com ousadia, mas ao longo dos anos foram piorando o seu humo, que atualmente, poucos são os casos que realmente divertem. Na minha específica opinião a ideologia está derrubando eles e levando-os ao ridículo

  19. A imbecilidade vai tão longe q, mesmo depois de ler sobre ela nesse belo texto, ainda tem quem diga q isso é defender os imbecis do porta dos fundos. A liberdade liberta tb os imbecis, aqueles q distinguem os imbecis, aqueles q idolatram imbecis etc. Tem gente acreditando firmemente q esse tipo de "produção artística" é fruto de um protesto, crítica ou algo relevante. É só mais uma bobagem, como tantas outras. Cérebros limitados produziram, cérebros limitados dão tanta relevância. Todos livres.

    1. Primeiro comentário com lógica que vejo à respeito do assunto. Parabéns.

  20. Querido Diogo; sou totalmente agnóstica mas, penso que Cristo deva ter sido alguém lúcido, um filósofo autodidata de inteligência acima da média do seu tempo, assim como o foi Galileu Galilei, Leonardo Da Vinci e um bom grupo de seres humanos excepcionais, mulheres e homens, em seus diversificados talentos. Eu não gostaria de ver nenhum deles tratado com tal desdém. Penso que há uma imensa diferença entre comédia e deboche, sendo o último indesejável em relação às pessoas do bem.

    1. Frescuras para justificar seu medo (aí em baixo). E se tudo for verdade depois da tumba? Nem que você fosse 12 se salvaria.

    2. No fim a Odete falou como se o Charlie Hebdo tivesse ultrapassado um limite e merecido o destino que teve, assim como provavelmente deseja que o Porta dos Fundos tenha o mesmo destino.

    3. Escusas, por ter seguido em dobro um dos textos abaixo.

    4. (corretor ...1° texto abaixo) ...condição 'sine qua non' para que ele exista....

    5. Mas adorei o seu texto! Como sempre genial na forma e, com aquela excelência de conteúdo que, nos leva à reflexão e inevitavelmente nos enriquece em múltiplas perspectivas, ainda que rarissimamente não se convirja lá em um pontinho ou outro.

    6. Observo que o Papa Francisco, bem como cientistas e outros líderes, religiosos ou não, têm se dedicado a esse processo com o mínimo possível de turbaçao psicológica e emocional da sociedade. Aos poucos, em doses homeopáticas, no ritmo possível. Sem violência e, sem violentação. Como é desejável que seja.

    7. Penso ter sido inegavelmente grotesco e de mau gosto o deboche, assim como o foi o do Charlie Hebdo. A sociedade precisa é de esclarecimento para reestruturar idéias equivocadas arraigadas e, não de ser inconsequentemente violentada em suas manifestações que intencionem o bem, causando convulsões sociais desnecessárias.

    8. Há normatizações específicas para ocorrências como a do porta dos fundos, que não sabe a distinção entre comédia, sátira, crítica ou observações inteligentes e, deboche, desrespeito, agressão predatória a valores importantes para a sociedade, sejam eles passageiros, provisórios ou não.

    9. Há normatizações específicas para ocorrências como a do porta dos fundos, que não sabe a distinção entre comédia, sátira, crítica ou observações inteligentes, construtivas para mulheres, homens, transgêneros e, deboche, desrespeito, agressão predatória a valores importantes para a sociedade, sejam eles passageiros, provisórios ou não.

    10. Penso que o processo civilizatório pressupõe também limites, condição 'sine qua non' para que ela exista, gerando normatização para a sua organização, como igualmente a de contenção para excessos de toda natureza. A ninguém é facultado se colocar à margem da lei e nem alegar o seu desconhecimento.

  21. A liberdade de expressão é importante nas democracias. Mas, tem algo que devemos respeitar,pelo um item só, pelo amor de Deus! Não pode comparar censura a revista com a afronta a algo que os crentes mais humildes acreditam. Será que é imbecilidade pedir que pelo menos Jesus fique de fora desta libertinagem geral? Decidi não renovar a assinatura da Crusoé. Passou dos limites e se juntou a linhas de pensamento que não se ajustam à Ética, ao Respeito às tradições culturais e religiosas valiosas.

  22. Aliás, tanto barulho só causa mais curiosidade e mais gente vê a produção de gente ignorante. Não dar importância, ignorar, funciona melhor.

    1. Sou evangélico e, no entanto, digo. Quem não aprova, que não assista.

    2. Perfeito! Pois ficar chamando atenção para o tema é a forma 'correta' de contribuir com a sua divulgação. Uma produção tão mequetrefe como essa tem mais que ficar no ostracismo. Parabéns a Crusoé pela defesa da liberdade de expressão.

  23. Mainardi, eu respeito suas opiniões, mas defender aquela porcaria produzida pelo Porta dos Fundos é demais! O covarde Fabio Porchat não tem coragem de mexer com os símbolos e valores do islamismo, só os do cristianismo. Idiota! Isso não é liberdade de expressão, é achincalhamento da crença dos outros. E a Constituição não permite isso, ou permite?

    1. OBRAS, Fernando!!!???... É, realmente, "obraram" bastante...

    2. A Constituição permite e defende obras como o especial do Porta dos Fundos.

  24. Diogo "no offense" mad antes de emitir uma opinião procure se informar. emitir algum comentário desrespeitoso sobre o Cristo, sem antes pesquisar quem foi e o que fez é pura ignorância. não O confunda com o catolicismo. quer conhece-Lo ? leia o Sermão da Montanha. Tá tudo lá. simples assim. abraço cordial.

    1. Não julgueis, e não sereis julgados.[9] Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.

  25. Perdoe-me discordar, Diogo. O Crusoé foi censurado de forma discricionaria e ilegal por dois ministros. Agora um deles derruba a proibição graças ao advogado caro que o pai de um dos palhaços sinistros pagou. Esse negócio do Porta dos Fundos (que que quer dizer ânus) é uma brincadeira safadinha com um símbolo amado pelo povo, que maís uma vez sai perdendo.

  26. Acho que o mais importante é que até o momento ele mostrou que as boas intenções em favor do Brasil e bem maior que as concessões concedidas...

  27. Vejo Aqui pessoas cobrando o presidente por promessas ainda não cumpridas, mas pra cobrarmos ele primeiro precisamos aprender a votar em deputados e senadores, pois estes sim são os que mandam no país. O presidente é apenas um fantoche que tem que negociar sempre comenta corja o que é menos nefasto ao país e a população. Infelizmente tem que abrir concessões e sancionar leis, mesmo que contra sua vontade, para poder ter uma conquista maior a frente. Aprendam a votar e depois cobrem o presidente.

    1. JB é um coringa...morde-assopra... tem gente q acredita nele...como têm aqueles q acredita m Lula inocente...dois lados ...a mesma moeda

    2. Ah, esses passadores de pano. Bolsonaro sabia perfeitamente como funciona o Congresso. Então por que prometeu, por exemplo, acabar com o toma lá da cá?

    3. Então o Lula é inocente, e o Bolsonaro, que era deputado, tem mais culpa pela crise que a Dilma, né?

    4. Fantoche por se afastar de aliados e se aproximar dos Renan Calheiros da vida.

    5. fantoche por se submeter a uma operação "salva flavio rachadinha"

    1. Porque aí não haverá censura, apenas um fuzilamento.

  28. No caso da TV Brasil, a censura poderá ser feita com o controle remoto. Quem estiver zapiando e inadvertidamente, encontrar a péssima programação, vai seguir apertando o botão.

  29. Sempre gostei do anti-lulismo do Mainardi. Durante muito tempo ele esteve sozinho e veja onde chegamos. Hoje vemos Bolsonaro se afastando daquilo que defendeu, uma direita pouco esclarecida defendendo a volta da ditadura e censura aos leitores da Crusoé. Para onde caminhamos, meu caro Mainardi?

  30. abaixo falei da " Cambridge Analytics " do Robert leruy Mercer e Cristofer Wylei porque acho a ação midia na eleição de Bolsonaro é semelhante no BREXIT e na eleição do Trump. É um trabalho perfeito e avançado , mas , às vezes quem o financia pode não estar bem intencionado. O Mercer não é muito santo não...

  31. Ás vezes ouço New York , New York nas vozes de Lisa ou de Sinatra. Mas , nem mesmo Caruso ou Pavaroti alcançaria a beleza e originalidade do som de : " NOVA YORQUE " produzido pelo Gênio Paulo Francis. Sua história é digna de um longa Metragem Reparação ? Seria necessário ressucitar o Dr. Guilhtin.

  32. Francis , inteligência superior; cultura profunda. Gênio. Sua voz ao pronunciar " NOVA YORQUE " fazia " a Voz " ( sinatra ) parecer um fanhoso sem graça quanto cantava New York , New York... Ainda dizem que injustiça tem reparo. Não acredito. Brexit , Trump , Bolsonaro , ( Cambridge analitics )

  33. Amo Diogo! Assinei a revista por causa dele e pela primeira vz discordo. A maioria não aceita quando alguém ofende o pai e/ou a mãe ou os faz motivo de chacota. Mtos se sentiram assim por causa de alguns personagens. Gosto do Porta mas não consegui assisti todo conteúdo. A profissão de fé, independente que seja deve ser respeitada como quem opta ser ateu.

    1. Vilipêndio a fé é capitulado como crime no CPP. Cumpra-se a lei ou ignore-a?

  34. Democracia é o regime que representa a MAIORIA dos cidadãos. Se a maioria dos cidadãos brasileiros são cristãos, e estão se sentindo aviltados em sua fé, tem que haver censura SIM. Não é correto ofender a fé de ninguém, em nome da liberdade de expressão.

    1. Então quando você vê imagens de cristãos sendo decapitados e igrejas explodidas em países de maioria muçulmana, você crítica quem condena aqueles atos, afinal eles são a mais pura expressão da democracia, já que a maioria acha que os infiéis devem ser mortos sim? O Diogo acertou na mosca, está falando de pessoas como você.

  35. Muitos detestam a censura, mas só até quando ela puder favorecer a seus interesses. O censurado de hoje pode ser o censor amanhã.

  36. Censura aos “coronés” da política! Cada estado brasileiro sofre de uma variante endêmica de imbecilidade. Será que tem cura?

  37. Diogo conciso e (sempre) irônico na Crusoé; Sabino mais longo e contador de causos. É esta a intenção mesmo - ou eu que tô bem por fora ?

  38. Nosso DNA tem 4 letrinhas: C (corruptina), L (ladroagina), R (roubina), e I (imbecilina). Sem essa última as outras não fariam sentido!

  39. você é meu Repórter preferido,sempre adoro seus comentários, incríveis e corretos sempre, será que algum dia vou discordar de você?

  40. Infelizmente por alguns comentários aqui as pessoas nao tem idéia do que seja democracia ou liberdade de expressão ! Sentiu-se ofendido pelo Porta ( que aliás, sempre achei fraco ) , azar o seu , vá fundar e morar numa teocracia cristã . Liberdade de expressão ofende mesmo , são os prós e contras . E os pastores que me efendem todos os dias vendendo na tv aberta “ créditos” pro céu ?!

    1. Uma entidade cristã, a mesma que pediu a censura, pediu sim uma compensação monetária- nada menos que 2 milhões de reais. Tem gente aqui que passou batido nesta notícia. Aliás, essa petição mostra bem como esses religiosos têm ganância por dinheiro. Eu não acredito em boa fé de entidades religiosas. Bando de gente hipócrita.

    2. Se sente ofendido? Processe! Acha o conteúdo ruim(meu caso)? Não assusta, não dê Ibope! Com essa censura a única coisa que se conseguiu foi dar uma imensa visibilidade a esse programa chinfrim!

    3. A mim também parece estranho que nenhuma entidade cristã processe esse pessoal.

    4. Fácil assim? Que o Porta produza então seu filme, vinheta que seja, ironizando a religião mais popular do oriente. Esse sua proposta não iria funcionar. Então porque o cristão tem de aceitar o achincalhe?

    5. O que me espanta é que NINGUÉM pediu indenização por danos morais. Fosse nos Estados Unidos, o Netflix já estaria com uma penca de processos desse tipo. E esses costumam funcionar. Quando dói no bolso...

  41. Pois é, o impedimento da difusão do pensamento ( porque a Censura Federal e os censores federais não existem mais) somente atiça a curiosidade daqueles que nunca se interessado Em pelo produto. Enfim, promove o produto. Isso ocorre por culpa da Judiciário, que se mete em tudo nesse país, enquanto milhares de processos mofam nas varas judiciárias desse país.

  42. A maioria das pessoas que acham justa a censura ao porta dos fundos assistiu ao filmete, deram audiência a piada ruim. Nas democracias não se censura o que não agrada, ao invés disso, quem não gosta, nao assista...simples assim...sempre haverá alguém ofendido com alguma piada, mas nem por isso elas devem ser proibidas...menos hipocrisia seria saudável

    1. Gosto do Porta, comecei a assistir mas não consegui prosseguir, com a profissão de fé, qualquer que seja, não merece deboche. Na minha humilde opinião

    2. Confere, somos todos imbecís, mesmo akeles q já foram daki e nos deixaram com as ironias. Somos os imbecís q sustentam toda a cadeia q nos oprime. Somos todos imbecís por akeles q lutaram pela Dignidade e q ainda a sustentamos .Somos todos imbecís por ter orgulho de nossa Pátria, mesmo os signatários nos humilhando. Por td isso somos Imbecís.

  43. Censura ao Porta dos Fundos tb inaceitável. Sátira fajuta a Jesus não deveria incomodar como incomodou. Pior é Lula zanzando por aí atacando as instituições brasileiras, incitando quebra-quebras no país, q com muito suor, vai deixando pra trás a insanidade socialista

  44. O Porta dos Fundos e a Netflix ofenderam todos os cristãos e isso não pode ser considerado como mera liberdade de expressão. Há ate muçulmanos se sentindo ofendidos, conforme noticia Cláudia Wild em sua conta no Twitter. Já a Crusoé, que noticiou fatos, foi realmente censurada. A meu ver, Diogo, são situações distintas e estão certos os desembargadores do RJ.

    1. Esses desembargadores deviam cuidar dos milhares de processos encalhados no seu tribunal. A manifestação do pensamento é incontrolável. Acorda pra vida....

    2. De jeito nenhum, Roberto 21. Só achei desapropriado e desrespeitoso fazer comédia com o que é sagrado. Poderia ter sido qualquer outro o tema, mas, em tom de chacota, como foi, seria igualmente ofensivo. Já assistiu?

    3. Leia a Bíblia que sua reposta sobre Jesus será respondida. não se permita ser ignorante.

    4. Mas e se Jesus tivesse sido mesmo gay. Seria menos filho de Deus, Eudes?

  45. descumprir promessas de campanha é o que os políticos prometem-se a si mesmos, principalmente enqto existir o $$$$fundo eleitoral$$$$; fundar partido, proteger filhos, fundar partidos, tentar a reeleição, dentre outras mais, fica muito mal.

  46. Bons tempos os da "dita" dura. Eu saía de casa no Engenho de Dentro, ia de ônibus a qualquer bairro da cidade e voltava para casa íntegro e feliz, às vezes ao alvorecer. Os hospitais públicos funcionavam e a educação, de primeira, fez com que eu, um rapaz pobre do subúrbio, que estudava na Escola 2-15 Rio Grande do Sul, passasse em todos os concursos que fiz até hoje. Benditos militares, que impediram a comunização do Brasil!

  47. Não dá para fazer um paralelo com a censura imposta à Crusoé com o que foi feito ao especial de Porta dos Fundos. A revista foi censurada por publicar fatos comprovados. Isso é alarmante. Agora, vcs acham que o que esse grupo fez é liberdade de expressão? Então é o caos! Vale lembrar que um ministro desse mesmo STF, não permite nem que pessoas comuns, pobres mortais, se dirijam a ele.

    1. este porta dos fundos é muito ruim.filmezinho tão ruim quanto, merece a censura popular

  48. Diogo, por favor me explique o que você enetende por ditadura militar? Se for a de Fidel e Raul Castro, a de Kim Jon, ou a de Maduro, até posso entender. Agora... "ditadura militar" no Brasil? Quando? Todos os presidentes do período militar foram eleitos pelo Congresso que por sua vez foi eleito pelo povo. Não sei qual é a sua idade? Acho que usava calcas curtas ainda. Pelo jeito vc é mais um doutrinado nas USP da vida. Quando a verdade verdadeira será contada, já passou da hora!

    1. Terminado o show, voltamos pra casa a pé (morávamos em Niterói), pegamos balsa/lancha, claro. Não me lembro quando terminou a ‘Ditadura’ e começou a ‘Democracia’, devia estar entretido nos meus estudos e no meu trabalho. Eu não era de ‘esquerda’ e nem de ‘direita’. Era somente um brasileiro ‘louco’ para vencer na vida. E o BRASIL permitia isso.

    2. Pois na minha adolescência li os Pensadores, Herman Hesse, Marx, Engels, A Riqueza das Nações, de Adam Smith; ouvi MPB; muito Elis Regina, e servi ao Exército brasileiro em 1975. Tínhamos treinamento militar rigoroso, mas o nosso inimigo potencial seria externo. NUNCA se falou em política; NÃO parecia que era um governo militar. Saí de lá, e fui para o RIO. Onde andava à noite a pé. Lembro de um show do Roberto Carlos no Canecão, quando eu e um amigo assistimos por uma ‘grade’ , lado de fora.

    3. Continuando, Vivi aquela época, estava no científico (colegial), fui a festas, namorei, fiz cursinho, entrei na Unicamp, me formei, casei, trabalhei, viajei, fui pra tudo quanto é lugar e jamais fui incomodado. Sabem por que? Porque nunca pertenci a organizações terroristas, não assaltei bancos, não sequestrei, não joguei bombas nem matei ninguém. O que essa gente queria? Simples. Implantar no Brasil uma ditadura totalitária de esquerda nos moldes da URSS e Cuba. Não houve ditadura nenhuma!

    4. Aos leitores Fernando w Marcio, faço aa seguintes perguntas: 1- Que idade tem? 2- Que idade tinham na época do regime militar? Já tinham noção suficiente sobre o que estava acontecendo ou, a exemplo do Diogo, ainda usavam calças curtas? Qualquer resposta que seja do tipo ahhh... eu ainda não era nascido, ou era muito criança, mas quando entrei na faculdade meus professores contaram o que aconteceu, não tem para mim qualquer valor. Continua a seguir.

    5. O golpe militar aconteceu em 1964 e a justificativa que os negacionistas dão é que ele foi pra combater grupelhos terroristas de meia dúzia de amadores que surgiram em 1968 e uma guerrilha de pés-rapados num fim de mundo em 1972. Teve muito mais terrorismo de extrema esquerda na França, Alemanha, Itália, etc, nas décadas de 60 e 70 e nenhum desses países precisou deu golpe militar. Isso é a mesma coisa que justificar marchas da morte com a "necessidade de deslocar pessoas num país em guerra"

    6. Imagine se não tivesse existido o regime militar, denominado por desinformados e interesseiros por "ditadura"! estaríamos muito piores do que a Venezuela é Cuba. Parem de hipocrisia desinformados.

    7. O negacionismo da ditadura se assemelha a outros negacionismos, como a negação do genocídio dos armênios. Apesar de todas as evidências, alguns pândegos dizem que aquilo que todo mundo viu não foi aquilo que todo mundo viu, e que "aconteceram coisas, mas não se pode chamar aquilo de ...."

    8. Freud na ‘sua’ psicanálise falava sobre ‘Negação’; não adianta tentar convencer quem tem a opinião formada. Pela idade dos que estamos aqui, comentando este texto, ninguém muda ninguém. Quem acha que houve ou que não houve ‘Ditadura’. Abraços.

    9. O Mainardi deu um xilique de petista enrustido. Vai tomar vergonha na cara rapaz !! Pupilo mimi mimi

    10. Chamar a escolha dos generais de eleição, o AI-05 de instrumento legítimo e censura imposta de democracia é realmente espantoso. Ditadura é ditadura, de esquerda ou de direita, que sempre vão tentar se justificar que não o são

    11. Compartilho sua opinião, Alberto. Quem viveu, como eu, aquela época e não era comunista sabe perfeitamente que nunca houve ditadura alguma. E outra, foram bons tempos...

    12. Em tempo: o Maduro foi eleito por voto popular direto.

  49. Diogo, veja o que o cidadão do stf falou sobre a censura à Netflix. E quanto ao que fizeram à Crusoé ? Nem ele entende sua insanidade. Coitado.

    1. A essa altura do campeonato encontrar gente que ainda afirma que não houve ditadura militar no Brasil é muito triste. Eu pensei que essa questão já estaria resolvida em definitivo quase 50 depois, mas não, talvez tenhamos que esperar mais uns 30 anos para que não se discuta mais se houve ou não ditadura.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO