Escárnio supremo
O STF dá um passo largo para tirar Lula da cadeia e, com isso, facilita a vida do PT, que depende cada vez mais do ex-presidente para continuar existindo. No Brasil, a roda gira e volta sempre para o mesmo lugar
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Por volta das 16 horas desta quinta-feira, 24, a ministra Rosa Weber pôs fim a um mistério que perdurava há tempos. Era apenas o quinto dos onze votos, mas, sem dúvida, o mais esperado do julgamento em que o Supremo Tribunal Federal decidirá, pela sexta vez em dez anos, se réus podem ser presos após terem a condenação confirmada por um tribunal de segunda instância. Havia expectativa em torno do voto de Rosa por uma razão simples: todos os prognósticos davam conta de que seria ela a responsável por desempatar a queda de braço travada entre as duas alas da corte que divergem sobre o tema. A ministra já havia declarado em outras oportunidades sua posição pessoal, contrária à prisão após a segunda instância, mas nas últimas vezes em que o assunto esteve em debate no plenário ela votara a favor por entender que era preciso seguir a jurisprudência vigente, estabelecida em 2016. Agora que a corte decidiu revisitar a discussão de fundo, restava a dúvida: Rosa Weber teria mudado de ideia ou votaria de acordo com o entendimento que já havia explicitado antes? Prevaleceu a segunda hipótese.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURO
2019-11-04 12:01:10a Cleptocracia vai vencer. É isto Crusoé? Por que não dão vozes aos esclarecidos e publicam notícias esclarecedoras?
LUIS
2019-11-01 14:47:14No meu entender, a partir de um documento de conteúdo muitas vezes tosco e infeliz, cabe aos membros do STF agir com o bom senso de valores morais universais e não promover absurdos jurídicos nas suas interpretações. Também cabe ao Congresso Nacional o mesmo bom senso para varrer da CF tais absurdos e buscar junto à sociedade brasileira um conteúdo mais apropriado à nossa Constituição Federal. Em 1988 foi feita uma cagada tão monumental que levará décadas e mais décadas para limpá-la.
LUIS
2019-11-01 14:22:11Posso até entender a razão do STF em declarar a prisão em 2ª instância inconstitucional porque realmente é, está lá escrito de forma bem clara na CF de 88 no Art. 5º-LVII. Mas se existisse coerência nessa casa outras decisões deveriam também ser tomadas, como a proibição de aplicação de qualquer sistemas de cotas raciais ou referentes ao sexo ou idade dos cidadãos brasileiros por justamente ferir frontalmente os Artigos 3º-IV e 5º-XLI/XLII e durante um longo tempo o próprio STF fez vista...
Uira
2019-10-31 22:18:59Porrete e cenoura, não há outra opção, ou os CORRUPTOS soltam Lula de uma vez ou, quando a economia e as coisas começarem a melhorar, será tarde demais. Já é muito tarde, mas eles não sabem disto, então que eles demonstrem qual é o limite de sua corrupção.
Uira
2019-10-31 22:13:18Não era nem para eles terem aprovado esta Reforma da Previdência meia boca e mequetrefe, mas até isto eles fizeram, então qual é a utilidade deles? Nem esboçar resistência esboçaram, dá até pena de Gilmar, o pobre coitado tem que resolver todas as coisas, um CORRUPTO vai preso e sobra para quem, não é para Gilmar? Já que os CORRUPTOS não estão dando conta, então seria bom um ataque DDoS para fazer o calor aumentar, se eles já não estão dando conta, imagina se a coisa se deteriorar?
Uira
2019-10-31 22:01:50Se os CORRUPTOS não vão conseguir mais nada que atinja a popularidade dele de modo significativo, então isto significa que a tendência a partir de agora é de no mínimo se manter estabilizado e, com a economia começando a dar sinais de melhora, subir. Os CORRUPTOS deveriam saber disto, claro, através de alguém "neutro", enquanto isto, as portas devem ir se fechando, não há pq eles continuarem abertas, os CORRUPTOS não são mais necessários.
Uira
2019-10-31 21:59:31Se os CORRUPTOS já não podem contar com Bolsonaro, então quem é que sobra? Lula, ele é a única esperança de que o sistema que até hj imperou não vá completamente por água abaixo. As portas podem ir gradativamente se fechando para os CORRUPTOS, pois a eles resta somente Lula. A única saída para eles é derrubar Bolsonaro enquanto ainda podem, pq uma vez que ele se fortaleça, eles não conseguirão fazer nada contra ele. A base dele já está imunizada contra Queiroz, msgs roubadas, Amazônia.
Uira
2019-10-31 21:52:49Se Bolsonaro foi capaz de se sustentar quando os ventos estavam soprando contra, imagine quando eles começarem a soprar a favor. O impacto das msgs já está se dissipando, o estrago dos incêndios na Amazônia foi controlado e agora Bolsonaro já está vacinado. Todas as tentativas de sabotar o governo só serviram para que ele ficasse imunizado, quando a economia começar a aquecer, os CORRUPTOS vão se tornar praticamente dispensáveis.
Uira
2019-10-31 21:50:04Pq a estratégia funcionaria? Pq as instituições não estão funcionando e exercendo as funções que delas se espera, quanto mais os CORRUPTOS agem para fugir da cadeia, mais efetivo seria o enfrentamento. E é aí que mora o grande perigo, pois até o momento o viés era de baixo, os indicadores econômicos não eram favoráveis a Bolsonaro. Mas qq alteração neste cenário pode beneficiá-lo e muito, se os CORRUPTOS realmente querem fugir da cadeia, é agora ou nunca.
Uira
2019-10-31 21:37:08Mesmo que Bolsonaro não seja unanimidade, a base que ele detém o coloca acima de qq outro político no país em termos de mobilização. Bastaria que ele mantivesse uma estratégia contínua de enfrentamento com as instituições para continuar seguindo aos trancos, não foi assim que ele conseguiu aprovar a Reforma da Previdência (talvez fosse bom os CORRUPTOS começarem a pensar que foram passados para trás, no final deram até mais do que se esperava deles).