O general Jesus Corrêa: ele sai dizendo haver "organizações criminosas" instaladas no Incra

‘Pedra no sapato’

General demitido do Incra sai atirando e afirma haver organizações criminosas instaladas no órgão. Um auxiliar dele foi mais além em entrevista a Crusoé: disse que Nabhan Garcia, amigo do presidente da República e secretário do Ministério da Agricultura, opera em favor de interesses escusos
04.10.19

“Caríssimos amigos.
Em resposta ao apreço às manifestações de solidariedade, esclareço sinteticamente…
O motivo da saída de nossa equipe do INCRA é simples…
Levei um grupo qualificado para uma tarefa de saneamento de um órgão que era um esgoto.
Realizamos uma boa parte dessa tarefa.
Estávamos iniciando a parte mais complexa, ao atacar as 30 superintendências do INCRA, onde há, em algumas delas, verdadeiras organizações criminosas instaladas. Rondônia e Mato Grosso são dois exemplos.
Basta ver a matéria do Fantástico do último domingo sobre o que acontece em Rondônia.
Como estávamos contrariando interesses e agindo com ética e honestidade, passamos a ser “pedra no sapato”.
Melhor sair por esse motivo do que por incompetência ou roubo.
Honramos nossas histórias, nossos nomes e o grande legado de honestidade , verdade e vergonha na cara transmitido pelos nossos pais.
Felizes não saímos, pois sabíamos que estávamos no caminho certo.
Mas, encerramos nossa missão satisfeitos por temos doado o melhor de cada um de nós.
Um grande abraço para todos.”

A mensagem acima, obtida por Crusoé, foi escrita na manhã desta quinta-feira, 3, pelo general João Carlos de Jesus Corrêa, presidente nos últimos noves meses do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, e repassada por WhatsApp a um grupo restrito de funcionários do órgão. Era a sua carta de despedida. Escolhido para o cargo após uma intermediação que envolveu o então ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o secretário de Assuntos Fundiários da pasta, Nabhan Garcia, Corrêa foi demitido nesta semana do posto com mais três diretores do órgão, todos militares.

A narrativa oficial foi a de que a queda do trio ocorreu por pressão da bancada ruralista, que estaria insatisfeita com a velocidade do processo de regularização fundiária em curso no atual governo. Algo que a maioria dos ruralistas nega e, conforme a própria mensagem do general mostra, aponta para a existência de outros motivos muito mais rasteiros. Os militares demitidos, relata o general no texto, estavam “contrariando interesses” no momento em que atacavam “organizações criminosas” do Incra nos estados e passaram ser “pedra no sapato” de grupos incrustados no órgão. Mas a quem o general se refere exatamente?

Quem esclarece é o coronel da reserva Marco Antonio dos Santos, demitido com o general Jesus Corrêa. Santos era diretor de Gestão Estratégica do Incra. Formado em inteligência pela Escola Superior de Guerra, com mestrado e doutorado em estudos militares, ele revelou a Crusoé as pressões que Nabhan Garcia, que se gaba de ser amigo de Jair Bolsonaro, exercia sobre o comando do órgão para atender seus próprios interesses e os de seu grupo político. A acusação é grave: o coronel diz que Nabhan vinha pressionando o Incra para regularizar terras, fazendas em especial, de gente ligada a ele. “Caímos porque incomodamos Nabhan Garcia e seu grupo, que é um pequeno segmento da bancada ruralista. Eles julgavam que nós não estávamos atendendo às titulações de terras que ele pedia. Titulação em cima do grupo dele. Sempre queria que titulasse fazendas etc. Nunca disse para titular as pessoas assentadas em programas de reforma agrária.”

O militar não dá os nomes, mas servidores do órgão que conversaram com a Crusoé contam que os parlamentares mais próximos de Nabhan — e que, portanto, estariam agindo conjuntamente na pressão — são os deputados Lucio Mosquini, do MDB de Rondônia, e Nelson Barbudo, do PSL do Mato Grosso. Justamente os dois estados que o general cita na mensagem de WhatsApp como focos de organizações criminosas. O coronel Santos, de forma genérica, explica como esses grupos atuam: “É corrupção”. Ele diz tratar-se de estruturas instaladas “há muito tempo nas duas superintendências”.

DivulgaçãoDivulgaçãoNabhan Garcia, à esquerda, com Bolsonaro e Luciano Bivar, presidente do PSL: segundo coronel, Nabhan tem feito pedidos escusos
Segundo o coronel, as organizações criminosas no Incra operam de diferentes maneiras. Por exemplo, diz ele, “na contratação de mão de obra terceirizada com empresas, nos grupos que controlam o sistema de georreferenciamento, nos que controlam a parte de vistorias e desenvolvimento de assentamentos e que gastavam dinheiro a rodo sem resultado. Tem até quem trabalhava com desvio de material e patrimônio”. O relato dá conta da existência de uma máquina de malfeitos em um dos órgãos mais conhecidos da administração federal. “A corrupção ali era de esquerda, de direita, de centro. A corrupção era corrupção. Não estava ligada somente aos partidos que ocupavam as diretorias.”

O PT controlou o Incra durante toda a era Lula e Dilma Rousseff. No governo Michel Temer, o comando passou para o Solidariedade e o MDB. Um dado curioso: uma das diretoras mais antigas do órgão sobrevive ali até hoje. Trata-se de Eva Sardinha, indicada pelo ex-presidente José Sarney. Neste ano, com a posse de Bolsonaro, os militares ocuparam os postos-chave com a promessa de uma faxina no órgão. Perderam o jogo. “A gente foi acertando, manobrando para que esse pessoal não ficasse em função-chave. Mas você não acaba com o crime organizado em uma canetada. É crime organizado.”

O coronel conta que Nabhan gostava de ser chamado de “ministro” e que sempre ligava para ele questionando o que os militares estavam fazendo. “Eu dizia: ‘trabalhando’. Ele dizia ‘faz isso, faz isso’. Eu dizia: ‘ministro, isso não pode ser feito assim. Tem que haver o devido processo legal”. Ele falava ‘não’. Eu falava: ‘ministro, a questão será analisada tecnicamente’.” Ele queria que titulasse. Saía por aí falando que o Incra precisa titular. Que éramos lentos. Peraí. Ele nunca esteve no Incra para verificar como é o processo de titulação. Era alguém que queria resolver o problema do grupo que ele representava. O que posso dizer é que Nabhan não suportava o trabalho técnico que estávamos fazendo.”

Qual pedido mais espúrio que ele fez? “Deixa para lá. Deixa essa bola para ele. A grande preocupação dele era Acre, Rondônia e Mato Grosso. Só posso dizer que coincide com as áreas mais problemáticas do Incra. Crime organizado e bagunça administrativa.”

Agência BrasilAgência BrasilTereza Cristina: para a ministra, Nabhan opera para derrubá-la
A tensão foi crescendo e a ministra Tereza Cristina tentou apaziguar. Em vão. Nas duas reuniões promovidas por ela em seu gabinete, nos últimos dias, Nabhan e o general Corrêa quase foram às vias de fato. O ruralista disse que a ministra precisava trocar a diretoria do Incra. O general o chamou de “mau caráter”. Nabhan, então, passou a difamá-los. Nas audiências de que participava, dizia que eles eram a “milicada”, termo pejorativo para “militares”. Foi cobrado por isso. “Disse a ele que não somos cangaceiros nem milicianos. Que não somos moleques e que éramos sérios”, relata o coronel Santos.

No início de setembro, Tereza Cristina levou finalmente o problema a Bolsonaro. O presidente deu a ela carta branca para resolver da maneira que achasse melhor. A ministra decidiu manter a equipe de militares, cujo trabalho ela apreciava. Teve o apoio do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira, do MDB gaúcho. Nabhan não aceitou. Primeiro, fez pedido formal ao presidente para que os militares fossem demitidos. Bolsonaro negou. Nesta semana, porém, cedeu a um segundo pedido de Nabhan. Mas por quê? “Aí você tem que perguntar para o Bolsonaro. Até onde sabemos a ministra estava viajando e quando retornou Nabhan estava no gabinete e ela recebeu isso já meio que decidido”, afirma o coronel. Ou seja, Nabhan atropelou Tereza.

A demissão coincidiu também com um movimento que chamou a atenção dos militares. Na semana passada, foi confirmado que o Incra receberia 210 milhões de reais para titulação de propriedades na Amazônia. O planejamento para a destinação dos recursos estava em fase avançada quando o coronel Santos foi informado por um servidor de terceiro escalão que houve um rearranjo no montante e, também, na destinação dos valores. “Virou 287 milhões e com todo o planejamento que tínhamos feito alterado, envolvendo possibilidades de acordos com municípios, universidades e estados. O que faz parecer isso?”, indaga. Crusoé tentou falar com Nabhan Garcia, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.

Na tarde de quinta-feira, 3, Bolsonaro e Tereza Cristina conversaram reservadamente. Ela se mostrou incomodada com a situação. Avaliou que Nabhan opera para derrubá-la. O presidente concordou. Ficou decidido que no retorno da viagem que ela faria horas depois para a Alemanha, os dois voltariam a se reunir. A ideia é que, nesse encontro, seja batido o martelo sobre o futuro do Incra, de Nabhan Garcia e da própria ministra. O desenrolar da história poderá trazer à luz respostas cruciais para a crise instalada no ministério. Uma delas guarda relação com o poder do próprio Nabhan, o amigo do presidente. É sabido que o ruralista teve um desempenho importante na campanha eleitoral de 2018, especialmente ao aproximar Bolsonaro de alguns setores do agronegócio que se mostravam resistentes ao então candidato. Será que ele, de novo, vai prevalecer?

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ainda que o Senhor Nabhan tenha sido um expoente importante da vitória do presidente, ele deverá impor o seu jeito ímpar de governar mantendo a Ministra Tereza Cristina que é tida como uma das melhores figuras do governo e que vem executando um trabalho excepcional. Bom seria que esse presidente do Incra fosse exonerado pois seria excelente para todas as regionais. Em Pernambuco a mudança foi excepcional com o seu Superintendente atual o Cel. Campos. Constatado por mim essa mudança.

  2. Lamentável!!! Bolsonaro, se deu carta branca a Ministra, respeite. Não pode passar por cima e ceder a mais um político que claramente faz política de "Sempre". O senhor, Presidente, não foi eleito para fazer isso. Apoie a Ministra que é e está fazendo trabalho sério. Coloque novamente os Militares à frente do Incra se quiser realmente fazer um trabalho sério. Não se curve ao Sistema. Estamos acompanhando.

  3. É uma vergonha ver uma história dessas num governo que veio para combater a corrupção. Fica esperto, presidente! Preste atenção em sua atitudes. Estamos 😳😳😳😳😳

  4. Pelo que se nota, a influência desse tal Nabhan com o presidente é mto grande, a ponto de ele querer ser chamado de ministro. Mas que flauta ele toca para se sentir tão empoderado? E com que autoridade ele quer manipular toda a diretoria do INCRA? Sabe-se que esse órgão sempre foi covil de esquerdistas, que dele faziam balcão de negócios. Agora que a intromissão desse Nabhan está causando problemas para a administração do INCRA, não resta dúvidas. E Bolsonaro concorda com isso? Muito estranho!

  5. A denúncia ora em apreço não deixa dúvida sobre sua procedência. Na administração púbica sempre reinou a podridão comandada por aproveitadores do descontrole e das confusões de interesses criminosos e perversos/antipatrióticos.

  6. Nabhan é peça chave na máquina de triturar o Incra para facilitar ganhos próprios e de seu grupo. O Coronel João Carlos de jesus Corrêa e o Coronel da Reserva Marco Antonio dos Santos foram atropelados por este chefão de um grupo infiltrado no meio ruralista, ,as estão mais vivos que nunca e voltarão com certeza!

  7. A canalhice desses politicos de meia tigela não vai acabar nunca, a corrupção foi institucionalizada por Lula=presidiário, vai ser muito dificil extirpar do serviço público.

  8. Bolsonaro, demite este falso ministro e mantém o General e sua equipe e tb a Ministra Teresa Cristina! Afaste- se de corruptos “ amigos de campanha” Vão te prejudicar e ao Brasil

  9. Bolsonaro não tem dado voz aos bons da República. Pior, as moedas podres, nas 3 esferas de poder, é que têm dado as cartas em Brasília. Nepotismo, Compadrio e Conchavos confundidos com Confiança e Lealdade.

  10. #ValeuTirarPT. Bolsonaro já aderiu à velha política, infelizmente. A preocupação dele agora é o butim do PFL. Não haverá reeleição.

  11. uma enxadada um bando de minhoca. não tem um lugar nesse país que não haja roubo. coloca fogo no apartamento, as baratas não vão sumir com inseticida!!!!!

  12. Tanto quem saiu como a Ministra Teresa Cristina junto com o Presidente Bolsonaro precisam esclarecer tudo isso. Afinal quem é esse todo poderoso Nabhan Garcia? O Ministro Salles também estaria envolvido ?

  13. Presidente, demita esse Nabham urgente, ou vai levar nabo! Onde já se viu uma coisa dessas? Demitir pessoas do nível desses militares altamente preparados e ficar com esse indivíduo altamente envolvido em casos suspeitíssimos de corrupção , para com isso !

  14. Mil vezes a ministra a'agricultura que o Sr. Nathan Garcia que bem antes da eleição do Bolsonaro já se portava com o um radical em questão de terras. Fora Nabhan !!!

  15. Pessoas que colocam seus interesses particulares ou de seu grupo em primeiro lugar, tem que ser banido do governo, ou contamina...

  16. Governo tem q se pautar em 3 pilares em se tratando de problemas fundiários: competência, honestidade e de novo: honestidade.

    1. Tem um DISCURSO DE ACABAR COM A CORRUPÇÃO MAS ALÉM DO FILHO CORRUPTO ,DEMITE TODOS OS GENERAIS ÍNTEGROS ,QUE AINDA SÃO ATACADOS PELO FILHOTE ANENCÉFALO CARLUCHO

  17. Corrupção não se resolve na canetada, como disse o Coronel. Mas se não houver a mais absoluta firmeza de princípios e propósitos, esse câncer jamais será vencido, extirpado do país. É bom ter em mente que corruptos são extremamente organizados e ágeis, mais do que quem quer combate-los.

  18. Tudo ia bem, parecia caminhar para um resultado vitorioso da sociedade decente. Então, surge o Queiroz!!!! Logo em seguida, o desejo do garotinho Naro querer ser Embaixador, daí o Presidente defensor da moral e líder do grupo anti corrupção. Resolveu esquecer o povo, seus eleitores,. e passou a comungar com os corruptos da Câmara, do Senado e do STF. Vocês esperam que algo de bom ainda aconteça neste Governo? No meu entender, Bolsonaro é o Cavalo de Tróia que o sistema de corrupção nos ofertou.

  19. Decididamente, o caráter desse povo dos escalões superiores, é funesto. Assim como grande maioria do povo brasileiro, só querem levar vantagens.

  20. Percebo um bom desempenho dos militares. Por que tirá-los senão para continuar com a corrupção no órgão? Acorda Bolsonaro! Manda esse Nabhan embora. Não foi pra isso que o elegemos?

  21. Cuidado Presidente Bolsonaro... Um dos fatores preponderantes da sua eleição foi justamente o combate a corrupção. Esquecer isso é perder apoio da sociedade. Hora de mostrar que o discurso e a prática estão caminhando juntos.

  22. Bolsonaro causa mais uma decepção aos seus eleitores com essa esdrúxula decisão de demitir o general e sua equipe do INCRA, sem considerar a opinião da excelente ministra Tereza Cristina. Protegendo amigo incompetente e encrenqueiro! Lamentável, capitão!

  23. Mais uma vez, Bolsonaro cede para o crime organizado... pelo visto, vão apenas trocar os corruptos de esquerda por corruptos de direita...

  24. José Sarney é um câncer, deveria acabar seus dias na cadeia junto com Renan Calheiros, Gilmar Mendes e o resto da escória do país.

  25. É necessário se restabelecer a equilíbrio da representação dentro do Congresso, como que gente como José Sarney ou Renan Calheiros, de estados sem representatividade alguma em termos de população, conseguem dominar o cenário nacional. Não só não fazem nada por seus estados, como ainda só trabalham para ferrar o resto do país. Eles não tem estatura moral nem política para isto, portanto resta somente a corrupção, é por meio desta que conseguem manter seu poder.

    1. OS POLÍTICOS LADRÕES ESTÃO CERTOS. O BRASILEIRO É UM POVO CAGAO. VEJAM HONG KONG ENFRENTANDO A CHINA. VÃO SE CATAR.

  26. Quanto mais besteira eles fizerem, melhor, isto só se soma ao problema de representação que já há no Senado e reforça a necessidade de uma reforma política ampla. É mais um argumento em favor do cerco à Brasília, não dá mais para que o Congresso seja dominado por uma minoria CORRUPTA e inepta, assim como o judiciário. Se é para acabar com as falcatruas deles, que seja no momento do povo ir para a rua e cercar Brasília.

  27. Não faz sentido algum que, em um país com mais de 80% da população vivendo em áreas urbanas, a bancada ruralista corresponda à metade do Congresso, claramente há uma problema de representatividade e mostra as vicissitudes do quociente partidário. Só isto para explicar uma bancada ruralista que tem metade da bancada do Congresso. Obviamente que se há uma desproporcionalidade de representação, então pode-se esperar que esta existe para favorecer os mais CORRUPTOS.

  28. Bolsonaro não precisava do apoio da bancada do agronegócio para se eleger, os produtores rurais estavam cansados de MST, PT e PSDB, votar nele era natural. Além do mais, a maior parte da população brasileira vive em regiões urbanas, teoricamente o apoio da bancada ruralista só faria diferença em termos de base de apoio no Congresso. A questão é simples, a reforma política tem que agir para acabar com a bancada ruralista no Congresso.

  29. E esses generais, não são patriotas? Aceitam a corrupção e simplesmente vão pra caserna? Simples assim. Mais uma vez o povo que se foda.?

  30. Gilmar mendes e seus comparsas de ministério preocupa-me menos do que os sintomas de fraquezas sendo manifestados no presidente. Se os amigos são esses, o presidente não precisa de inimigos. A menos que tenha tendência sórdida para amizades com inimigos. OU se entra numa batalha para com a espada da justiça se derrubar todos os inimigos da Nação ou se rende irretroagivelmente aos INIMIGOS. O POVO QUE SE DANE!

  31. Como o Bolsonaro pode acreditar em um Nabhan Garcia ao invés de um general integro, José Carlos de Jesus Corrêa e de uma das melhores ministras de todos os tempos, Tereza Cristina...são essas coisas que ouvimos na mídia de "intrigas palacianas".

  32. Se essa matéria não tivesse sido produzida pela Crusoé, eu diria que tudo isso é inacreditável. Bora acompanhar o desdobramento para saber quem é quem. É assim que se combate corrupção no governo? Eu, hein...

  33. Além dos mais de 57 milhões de eleitores, o capitão formou seu governo com o apoio e a presença de militares, ruralistas, religiosos, olavistas, Sergio Moro e Paulo Guedes. Na primeira suspeita de ilícitos na família, as prioridades se transformaram "nos interesses" trocados em meio ao pacto entre os Poderes. Daí em diante, cada vez mais "vacas vão pro brejo" no Executivo desmoralizado e a popularidade do "mito" cai dia após dia. Com o BR abaixo de tudo, a verdade não o salvará. E nós pagamos.

  34. Os labirintos escusos de Brasília são monstruosos. Um Presidente que se tornou um falastrão, está se deixando levar pelos corruptos e os não patriotas. Cade a coragem do homem de colocar tudo em pratos limpos..., ou é somente uma perseguição ideológica???

  35. Não sei o que esta acontecendo com o nosso presidente !!! Ou se rendeu ao sistema ou esta encurralado ate o pescoço🤔Desde da posse do presidente bolsonaro o Brasil começou ficar ingovernavel ate a COAF acabou, Sergio Moro esta como o peixe fora da agua. Pessoal as coisas vai dai para pior e bolsonaro com o rabo preso não vai fazer nada nem seguer esta governando, que governa e a OCRIM STF.

    1. Graças aos seus filhos, o presidente ficou refém do sistema. Perdeu a oportunidade de fazer o melhor ao pais graças aos seus filhos idiotas e corruptos, como todos nosso sistema político

  36. O Incra como tantos órgãos destes governos anteriores sucatearam o nosso país. O que me surpreende é o Bolsonaro entrar nesta onda do deixa pra lá e demitir estes militares !?

  37. Caso o Presidente Jair Bolsonaro esteja refém desse crápula Nabhan Garcia, fato que pode ter se desenrolado durante toda a campanha, todas as promessas de nos livrar da corrupção institucionalizada que apoderou-se do nosso país, não passaram de falácias de palanque.

    1. votei porque é um pouco melhor que o PT mas é do mesmo naipe

  38. O fato é que o Presidente da República não pode ter "corrupto de estimação". Nabhan Garcia defende interesses escusos, foi desleal para com a sua chefe e deve ter "passado uma conversa" em Bolsonaro, alegando que os militares estão travando o desenvolvimento e a titulação de terras na Amazônia. O discurso desse canalha vai mais ou menos por aí, se é que não há o rabo preso de alguém do clã, decorrente da campanha de 2018. Qual será o desfecho da manobra ardilosa do "amigo do Presidente.

  39. O Brasil, não tem a mínima possibilidade de sair dessa corrupção institucionalizada sem uma intervenção militar muito pior que 64; ou logo logo teremos levantes populares e guerra civil, levando a fragmentação e surgimento de Estados independentes. Roubalheira sempre houve, mas não com essa voracidade; o estado nacional está corrompido em seus pilares! É o que estamos deixando para a gerações futuras. Lamentável!

  40. Presidente fraco, inútil, burrão etc. Um verdadeiro pateta no comando do país, sendo manipulado por crápulas, canalhas e facínoras de toda espécie.

  41. Incompatibilidades com a rede Globo à parte, hoje JB foi “homenageado” no Rock’n Rio nos mesmos termos que Dilma, na Copa do mundo... começou a falta de respeito e a tendência é piorar!!!

  42. Absurdo, políticos como sempre fazendo jogo sujo !!! Não tem q baixar a cabeça , mas o comprometimento não se sabe. A proposta do governo foi outra, mas o q vemos é o mesmo do mesmo. Lamentável !!!

  43. Bolsonaro a cada dia fica mais encurralado,demita logo esse tal de Nabhan,reconduza os militares aos postos,todos os setores que são gerenciados por eles,estão dando certo.Exemplo é Itaipú Binacional aqui no Paraná,com o General Joaquim Silva e Luna,está dando um banho de gerência,acabou com mamatas e botou vagabundo pra correr.

  44. Mais que compromisso de campanha, falta condição moral para cobrar correção. Além disso, tem o acordão a balançar sobre a cabeçatal qual a espada de Dâmocles

  45. Bolsonaro está levando o governo muito aquém esperávamos ,seja enérgico sem briga,nesse caso estamos percebendo que pessoas honestas querem ajudar e o Bolsonaro não dà ouvidos.

    1. Vamos descobrir o que acontece nos bastidores. O presidente é refém ou não? Precisamos saber.

    1. Não é correto condenar sem saber toda a verdade. Eu ainda acho que o BOLSONARO tem boas intenções, mas a infiltração e domínio de ladrões é forte.

  46. Bolsonaro vai se afundando aos poucos cercado por interesses que controlam as informações que ele está recebendo, está perdendo o contato com a realidade

    1. Pô pessoal, não podemos condenar assim. O aparelhamento de ladrões é podetoso e bem articulado Vamos acompanhar. Quem quer essa quebra do governo, são os esquerdistas. Para esses interessa o enfraquecimento do governo.

  47. Não duvido. A pregação do presidente na campanha de “honestidade “ , hoje para mim soa muito falso com tantos acontecidos. Espero que prevaleça a honestidade do coronel.

    1. Jaaahhhh! Acabar com essa porra de parlamentares corruptos e juízes is ou mais

  48. É claro que neste “angu tem caroço”, como se diz aqui em MG... mas carece de nova e ampla reportagem investigativa, com dados robustos e inquestionáveis. Não sendo assim, será só mais um lenga-lenga.

  49. Bolsonaro está em uma sinuca de bico. Está fazendo um excelente trabalho e tentando fazer o certo, porém precisa dos votos da bancada ruralista para ter governabilidade. Infelizmente ele não consegue mudar essa sujeira sozinho e além do mais cercado por um congresso corrupto que troca votos por negociatas espúrias. O único caminho é tentar focar em melhorar o padrão ético do congresso nas próximas eleições.

    1. kkkk Vc tá pedindo a renúncia de algum dos filhos? Bolsonaro tentando fazer o certo? Por meio de acordão com Toffolli & Cia? Vetando Lei de Abuso de Autoridade com tempo calculado para a derrubada dos vetos? Me poupe. Essa idolatria cega cai bem aos petistas, não a quem diz pretender combatê-los.

  50. Realista a afirmação de um dos militares sobre a não-ideologia dos corruptos: tem corrupto de esquerda, de direita, de centro; corrupto é corrupto. Nabgan Garcia, Bolsonaro & filhos, Maia, Tófolli, Gilmar, Lew... , Alcolumbre, estão aí para comprovar. Corruptos são corruptos, não importa seus títulos, togas e demais vestimentas ou idéias. São corruptos...

    1. E, há um fator, em acréscimo, em relação ao "monarca": o complexo e a inveja do "capitão bobão", da superioridade e da competência dos generais bem formados, que galgaram elevados patamares na carreira. Daí ele não resistir a tripudiar com OS QUE SERÃO SEMPRE SEUS SUPERIORES. Ébrio de "poder", o "monarca de lata" não tem noção alguma da provisoriedade da função e....de que os 'reveses' virão.

    2. É isso, Catilinário. Corruptos são uma só subespécie e, essa é a única classificação possível, exatamente porque as deformações morais, a falta de caráter, a inferioridade generalizada e o modus operandi são precisamente os mesmos em todos eles.

  51. Eu conheço bem o coronel Marco Antonio dos Santos e a ministra Tereza Cristina ,são brasileiros competentes ,patriotas e honestos ! Já esse Nabhan Garcia poucas pessoas o apreciam ,só os grileiros e picaretas !

  52. Bolsonaro está me decepcionando cada vez mais. Isso em todas as áreas do governo. Desde o acordão com Tofoli, não parou mais. Será que ele nos enganou para ganhar as eleições, ou perdeu a cabeça com o poder ?

    1. Talvez as duas coisas ao mesmo tempo, com uma boa pitada de rabo preso.

  53. É muito difícil lidar com essas questões. Não gostaria de estar na pele do presidente. Mas, diante do exposto , ficaria com os militares que estavam fazendo o certo .

  54. É inacreditável o que está acontecendo no Brasil!! Os vilões corruptos estão em toda parte e suas quadrilhas estão enraizadas em todos os setores. É como se estivéssemos cercados de tubarões por todos os lados, arrancando nossas vísceras, sem que pudéssemos fazer mais nada. É desesperador! Tipo salve-se quem puder!!

  55. Lamentável decisão do Presidente, cedendo as pressões de criminosos acaba se igualando aos demais que o antecederam, assim sendo, aos poucos perderá força e sucumbirá.

  56. Bolsonaro sempre decepcionando...começou certo mas desvirtuou seus caminhos,cedeu justamente com os mais perigosos!São marginais perigosíssimos! Como atropelam a Ministra e permitem, o Coronel com o curriculum que tem era o mais indicado para começar a mudança.

  57. Minha vó fala: amigos , amigos, negócios a parte" ... Isto vale também... "Digo com quem tu andas que dir-te-ei quem és" ... E agora Presidente?

  58. Cadê a Coluna do Rui Goiaba? E tanta imundície aqui que tira meu ânimo pra curtir o final de semana. Pra combater a corrupção na raiz só imitando o que o Presidente Filipino aplicou no combate ao tráfico de drogas. Agora sou #MoroPresidente2022

    1. Foi-se o sonho. voltamos á realidade da vida daqueles que nos governam. Decepção? sim ,muita,mas, passo a não acreditar em ninguém mais. Tudo está com dantes no quartel de Abrantes

  59. Bolsonaro aos poucos está se tornando um novo Lullarápio. Como disse alguém, a cadeira de presidente deforma qualquer caráter.

  60. Depois do acordo com Toffoli, não duvido que ele dê mais razão para o corrupto do que para a ministra que vem fazendo um bom trabalho. Amigo corrupto para JB nao é problema, haja visto o que esta acontecendo com Bezerra. Afinal, depois de eleito, ele disse que "não era homem de partido". Já abrindo a porta pra bandalheira que estamos vendo. JB é uma decepção!

  61. Qual será o lado de Bolsonaro? Está cada dia mais difícil de acreditar nele. Prometeu lutar contra a corrupção e me parece que não anda muito preocupado com isso. Acho que essa preocupação é só da Lava Jato.

  62. Isso aí relatado está ocorrendo no Executivo, poder encabeçado e de inteira responsabilidade do Presidente da Republica e não dá para jogar a culpa nos outros poderes. Então Presidente Bolsonaro, cabe uma explicação e esclarecimento dessa questão.

  63. Por que será que o presidente insiste em não apoiar seus melhores ministros? que sina este País tem? será sempre país do futuro?

    1. É, parece mesmo um "karma" do BRASIL, NEUSA. Mas o futuro já está na porta, logo ali em 2022. Nas próximas eleições teremos boas opções de candidatos e, não teremos mais que trocar uma droga por outra, isto é, optar por outra droga para nos livrarmos da anterior.

    2. Porque os melhores ministros não se curvam às imposições espúrias, às "ilegalidades convenientes" ao clã monárquico, NEUSA.

  64. Explique tudo presidente. Não jogue fora o que vai restando de confiança no senhor, do contrário o sr. vai acabar fodido e mal pago. Espero que isso não aconteça.Governe com a máximo de honra.

    1. É o presidente entrando na corrupção, começou com o seu filho e agora descambou e assim vai, amigo dos ministros Toffolli e o Gilmar.

  65. TORCENDO PARA QUE AS FORÇAS ARMADAS DEEM UM JEITO NO LUPANAR .BASTA DE CORRUPTOS E LADROES E FILHOTES .SUSTENTADOS COM NOSSO DINHEIRO

  66. A corrupção não se limita ao PT ou ao MDB ou qq outro partido. Ela está entranhada na máquina pública. Bolsonaro não foi eleito para acabar como PT e sim para acabar com a corrupção. Não está se saindo bem nisso

  67. Bolsonaro tem telhado de vidro e tornou-se presa fácil, seu discurso de nova política e comandante corajoso não resistiu há seis meses de governo. Abre as pernas a cada pressão. Um engodo.

  68. Então o lance é derrubar árvores com tratores, esperar que sequem, incendiar para limpar a área e tomar posse? E o presidente grava um vídeo com um senador de RO instruindo os fiscais do Ibama a não queimarem o maquinário ilegal - "não é pra queimar ninguém, não é pra queimar nada". Será que tem senadores e deputados envolvidos com desmatamento ilegal? Quem é esse Bolsonaro? Quem é o seu deus? Será Belzebu?

    1. Você fumou maconha? IBAMA queimando maquinário? Quem disse que isso está autorizado em lei? Tem cada doido por aqui.

  69. O PAIS dos meus SONHOS fica cada vez mais LONGE. A POLITICA. A JUSTIÇA. A ECONOMIA. O EXECUTIVO. NAO DÁ PARA ENTENDER. A CORRUPÇÃO É O MAIOR POLVO QUE NASCEU. SAO MUITOS OS SEUS TENTÁCULOS. CORTA UM APARECEM 1.000.000. DA DIFICIL O PAIS DOS MEUS SONHOS . COM CERTEZA NÃO VOU VÊ-LO.

  70. Vamos falar sério: afinal, qual é a de Bolsonaro? Quem é finalmente esse cara? Ele tem competência para tamanha responsabilidade com nosso país? Está fazendo "jogo" com todo mundo por causa dos filhinhos, que estão mais sujos que pau de galinheiro? Tem o "rabo preso" com alguém? Onde vamos chegar com essa ZONA? A coisa toda está ficando uma MERDA. Tem que acabar com isso enquanto é tempo. Chega de palhaçada! Não aguento mais!

    1. Todo meu apoio Paulo, faço as mesmas perguntas, porém não tenho respostas. Que figura este País, muito preocupante.

    2. Presidente , não se pode servir a dois senhores: à DEUS e ao Diabo!

  71. Cediço que o crime organizado não se extermina de um dia para outro, mas infelizmente me parece que o presidente Bolsonaro está perdendo as rédias, pois está havendo a aceitação de barganhas e escolhas de pessoas erradas. Mas a palavra agora está com o presidente. Espero uma boa explicação e ação imediata.

  72. Infelizmente grande parte do governo, do judiciário e do legislativo é corrupto e envolvido até o pescoço com falcatruas e negociatas. Pessoas de bem, simples mortais não conseguirão exterminar essa corja, daí somente uma Intervenção Militar que seja contundente na força e destreza para "tentar" por o país de volta na linha...cada vez mais complicado. Se esperar muito não retoma as rédeas!!;

    1. Intervenção militar, onde? Se neste orgão já havia militares e a coisa degringolou, não são todos os militares competentes e honestos, vide Santos Cruz, será aqui um segundo exemplo neste governo?

  73. O Presidente Bolsonaro não pode perder apoio dos militares que pediram demissão do Incra. Tem que enfrentar a Bancada Ruralista e dar uma resposta à nação da demissão do General Jesus Corrêa e militares do seu gabinete

  74. Esse presidente fuleiro disse que iria acabar com a corrupção e que ia usar os militares para organizar o Estado. Disse que iria combater a corrupção na política, apoiar a lavajato. Não fez nada disso. Desacredita os militares, coloca corruptos em cargos chaves, ouve mais bandido de Brasília que gente honesta e não defende a LAVA Jato. Vou mais longe, os Ptralhas tentaram acabar com a Lava Jato e não conseguiram, o MDB do Temer tentou e não conseguiu, mas o Bolsonaro, eleito por nós vai. Canalha

    1. Grande decepção, como pode mudar tanto assim em tão pouco tempo. Nós que votamos nele fomos enganados, o que o PT não conseguiu fazer ele está fazendo, acabar com a Lava-jato, juntou-se ao Nhonho, Batoré, Noites Toffoli, Gilmar FDP, Centrão, toda a corja de Brasília, tudo isso por conta de salvar a pele do filho. Pobre pais esse nosso, agora é esperar por 2022, com Moro.

    2. Seu comentário disse o que todos os eleitores de bem que votaram nessa nota de 3 dólares fabricada no Paraguai, gostariam de dizer.Parabéns.

  75. Com filho refém de bandidos, bolsonaro fracassou como presidente. Melhor entregar o Brasil para os militares construírem um Novo Brasil, expurgando sistematicamente todos os ladrões infiltrados nos três poderes - inclusive nos estaduais! E é facil fazer isso: basta acionar a PF e todos os Juízes Honestos que, liderados pelo Dr. Moro, colocarão todos na cadeia em 3 anos no máximo, porque todos eles já são conhecidos através de todos os processos!

    1. onde estão esses honestos???? E se são, em qual nó o "rabo" está preso? Nosso país espelha "A Ilha" de J P Sartre....

  76. É, a Ministra tem feito um bom trabalho, esperamos que o BOLSONARO não se venda para grupos cujos interesses não sejam os da velha política. Essas informações são extremamente importantes. Não podemos esquecer a última e vergonhosa ação do senado que muda leis para dar mensagens ao executivo. O Bolsonaro fez bem em informar que os ministros (técnicos) é que vão discutir as questões da cessão onerosa. A CORRUPÇÃO está reagindo, quero ver a resistência do governo. Acho também que a rachadinha vai

  77. É, a Ministra tem feito um bom trabalho, esperamos que o BOLSONARO não se venda para grupos cujos interesses não sejam os da velha política. Essas informações são extremamente importantes. Não podemos esquecer a última e vergonhosa ação do senado que muda leis para dar mensagens ao executivo. O Bolsonaro fez bem em informar que os ministros (técnicos) é que vão discutir as questões da cessão onerosa. A CORRUPÇÃO está reagindo, quero ver a resistência do governo. Acho também que a rachadinha vai

  78. É, a Ministra tem feito um bom trabalho, esperamos que o BOLSONARO não se venda para grupos cujos interesses não sejam os da velha política. Essas informações são extremamente importantes.

  79. Eu amo o trabalho realizado por esta Revista e ODEIO essa podridão moral que corrompe o serviço público brasileiro! Meus parabéns aos militares pela postura. / Esta semana Bolsonaro pediu ao MP que avisasse o governo de eventuais irregularidades para correção, pois então, a Crusoé se adiantou e já fez isso neste caso. E agora, o que o presidente vai fazer a respeito?

  80. O tal do picareta ruralista Nalban, deve ter tretas com o Bostonaro. Não me estranha que o Bosto tenha fazendas do tipo que o Lula parecer ter.

  81. Muito mau cheiro, os militares são as pessoas indicadas para esse tipo de trabalho tecnico/estratégico. Me parece que o tal amigo do presidente o está usando, apenas. Ocupa um cargo que pode ser dispensável...

  82. SE AS FFAA ASSUMIREM O COMANDO , VOLTAM OS MILITARES PARA OS INCRA E TERMINA-SE DE FAZER A LIMPEZA NECESAARIA NO ORGÃO! SIMPLES ASSIM. TEREZA CRISTINA É EXCELENTE MINISTRA, PELO SEU NIVEL DE CONHECIMENTO E ATUAÇÃO TECNICA. O BRASIL PRECISA DESVINCULAR DECISOES TECNICAS DA INFLUENCIA POLITICA!!!

    1. concordo 100%. militares no comando. Tá na hora do presidente dizer de que lado está!!!!!

  83. Pelo que se lê, há indícios sérios de corrupção que precisam ser apurados. Bolsonaro não pode ceder aos interesses excusos, sob pena de desmoralização.

    1. Nabhan me parece meio safado. Acho que ele cai. O Bebbiano também era amigo é foi degolado por muito menos.

  84. Titulação de terras roubadas, seria? A inteligência do exército está sendo avacalhada e colocada à prova por grileiros e pelo 01? Esses 28 anos de Câmara dos Deputados foram mais contundentes e hipnóticos do que o tempo de serviço militar, Sr. Presidente? Foi à partir daí que seus filhos foram educados, pelo visto: pelo exemplo... E VC diz que só escorregou uma vez, ao nascer a menina. Tens que rever o seu conceito de ser HOMEM de verdade. Estude mais sobre Jesus Cristo...

    1. Pelo visto o presidente está fraquejando... deplorável !!! Não era o esperado.

  85. Bom dia! Diante do teor da matéria que acabo de ler, e acredito na sua seriedade, começo a temer pelo que poderá vir e resultar. Não conhecemos as verdadeiras entranhas da política e suas raizes mafiosas. Deus ilumine nosso presidente para que não venhamos a ter um outro desfecho politico, onde o mandatário afirmou que "forças estranhas" o9 derrubaram. Abraços

  86. Já começou a boiar a merda da corrupção do (des)governo Bolsonaro (fora o caso Flávio-Queiroz, a embaixada do Dudu, e as laranjas do PSL). Os bons (militares) são demitidos, como o foi o General Santos Cruz, e ficam os Nabhans, "ministros" e amigos do PR. Por falar nisso, o Bezerra dos 76,4 BILHÕES continua. Os 287 milhões irão virar pó. E a demissão, aceita por JB, foi feita pelas costas da Tereza Cristina, uma facada. Nabhan é o cara. Ele manda. "Brasil acima de tudo". Uma piada de mau gosto.

    1. A cretinice é a análise mais séria sobre o atual governo

    2. Tereza Cristina, é melhor JAIR fazendo as malas. O ministro Nabhan já está escovando o terno da posse. Como sempre JB irá colher o JOIO e queimar o trigo. Vide Olavo, vide Bezerra, vide Marco Feliciano, vide Arnesto, vide o Salles, vide o Turismo, vide o Bivar, vide Flávio-Queiroz, vide Dudu, vide Carluxo, vide...etc...

  87. LASTIMÁVEL ! O presidente, com esses "amigos" não precisa de inimigos. É uma pena (misto de frustração e revolta) que se submeta às negociatas e ao oportunismo desse tal "ministro" Nabhan Garcia. Caberia investigar, exonerar os superintendentes regionais mencionados e processá-los. Mas, a toada tem sido idêntica à executada outrora no petismo. A decepção tem sido gigantesca quando se vê a exoneração - pelo cumprimento à Lei - de funcionários honestos, honrados e capazes. POBRE BRASIL !

  88. Continuem acompanhando e nos tragam a sequência da história do homem "que se gaba de ser amigo" e que "se aproximou do Presidente". Por enquanto tudo muito superficial. Acompanhar será fundamental para que os leitores não pensem que é matéria plantada pelo mercado.

  89. A cada história vou ficando mais decepcionada com Bolsonaro. Discurso forte e atitudes fracas. Pobre Brasil..😔😔 ( Moiana)

    1. Pois é...os canhotos estão orquestrando esta matéria. Dá pra entender a intenção???

  90. puts esse Bolsonabo Hem... olha sinceramente só um golpe e militar pra livrar o Brasil de tantos ladrões incluindo o famigerado STF

  91. Nabban, se o presidente estiver convencido que o problema é você (com sua ajuda na campanha presidencial ou sem ajuda na campanha) vai sair. Bolsonaro demitiu pessoas muito mais importantes que você que ajudaram muito mais que você.

    1. O que acredito Fernando no caso do Flavio Bolsonaro é que as investigações deveriam se desenrolar em bloco, quer dizer, todos os 20 deputados da Alerj na mesma situação, acusados de crime de arrecadação entre seus funcionários(Rachid) devem correr juntos e serem condenados(inclusive o filho do presidente) se for o caso. Em separado vira interesse e jogo político, massacre a um só e esquecido os outros 19.

    2. Pro Bolsonaro só vai ser um problema se o Nabhan fizer alguma crítica ao presidente ou seus filhos. Bolsonaro só demitiu aqueles que não demonstraram servidão e bajulação completa ao líder de seita. Já corruptos como o ministro do turismo são defendidos com unhas e dentes pelo presidente.

  92. Ah, claro!!!É honesto, sério, íntegro, decente, transparente, competente, trabalhador produtivo, eficiente, ama e respeita o BRASIL e o POVO BRASILEIRO, boçalnato, crias patetalhas e asseclas bandidos, esse conjunto tóxico que envenena o país seguindo a toxidade petralha, persegue ou coloca o cidadão na rua!!! Porém, quando menos esperarem a caldeira explode!!! O Gal. JOÃO CARLOS DE JESUS CORRÊA e o Gal. SANTOS CRUZ, já registrados também como ESCOLHAS DOS DECENTES, para o NOVO BRASIL DE 2022!!!

  93. Olha aí Sr. Presidente, o homem(sic!!) que ia limpar o país da corrupção!! Tá indo de mal a pior. Canalha, seguindo o caminho do PT.

  94. Já começaram a aparecer, muito cedo, a corrupção no governo Bolsonaro. Políticos, são todos farinha do mesmo saco, não se salva nenhum.

  95. Não há que prevalecer ninguém especialmente, seja amigo ou bancada aparentemente a favor, o Brasil acima de tudo e de todos. Não me venham com conversinha de angariador de votos e depois intervem pelos próprios interesses, estamos de olho!!!!!!

    1. Deu poder pra Ministra resolver, ela resolve e viaja. E o Bozo, defensor da corrupção e dos corruptos, vira a mesa!

    2. O que tem de não confiável? O cara deu poder pra ministra resolver. Isso é muito e não era feito aqui no Brasil. Vc acha que ele não tem coisa mais importante pra resolver?

  96. Só saiu porque foi demitido ! Se tinha problemas, porque não saiu antes? Nos governos passados, as pessoas que saiam não tomavam esse tipo de atitude, eram fieis!

  97. O presidente tem de ser inteligente o bastante pra saber que, as vezes, a ajuda que recebeu nas eleições tinha segundas intenções. não pode ficar eternamente preso a esses favores, senão terá seu governo minado internamente.

  98. Todos os presidentes que deram poder a “amigos” saíram prejudicados. É muito negativa a atuação desses “sombras” por trás das administrações. É só o que falta o Bolsonaro ter um Bumlai para chamar de seu.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO