FelipeMoura Brasil

Os vencedores do debate público

02.08.19

Por mais sucesso e popularidade que um debatedor, um movimento intelectual, uma corrente ideológica ou um grupo político alcancem com a histeria do adversário, poucos de seus seguidores entendem que nenhum deles precisa ser salvo ou protegido do histérico, uma vez que eles estão vencendo o debate, sem precisar calar ninguém.

O aspecto cultural mais relevante da derrota eleitoral em 2018 da esquerda então dominante no Brasil foi que ela se deu com suas vozes em plena atividade nos meios de comunicação, várias das quais hoje se empenham em publicar mensagens roubadas e descontextualizadas de integrantes da Lava Jato – mesmo após a prisão do hacker Walter Delgatti Neto e de seus cúmplices – para pressionar o STF a soltar Lula e denegrir a imagem do ministro mais popular do governo Bolsonaro, Sergio Moro.

A esquerda perdeu falando, esperneando, apelando, contaminando notícias de jornais e portais com o ativismo político antes restrito a seus colunistas.

É humilhante perder assim. É ainda mais humilhante ter perdido para um deputado direitista que usava auxílio-moradia “para comer gente”, empregava secretária parlamentar em Vila Histórica de Mambucaba, tinha um histórico de votos a favor de privilégios para categorias profissionais de sua base eleitoral — e que, como presidente, ajudou a afagar policiais na reforma da Previdência; deixou o filho Carlos usar suas redes sociais para atacar integrantes do próprio governo; elogiou o presidente do STF, Dias Toffoli, por blindar seu filho investigado Flávio; indicou o filho Eduardo para uma embaixada em Washington; levou parentes em aeronave da FAB para o casamento dele sem prévia e convincente explicação; chamou de “idiota” uma pergunta legítima sobre o caso; e afetou saber como morreu o pai – dado como “desaparecido” durante o regime militar – do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ex-candidato a vereador pelo PT.

Por mais destemperos e imoralidades em que Bolsonaro incorra, porém, a esquerda e os analistas que afetam moderação, prestando contas aos esquerdistas de seu meio, não conseguem arregimentar apoio e audiência para além da tribo vermelha e de suas mesmas celebridades: Chico Buarque, Wagner Moura, Marcelo D2, Paulo Betti, Camila Pitanga e Fernanda Abreu, presentes no ato em defesa de Glenn Greenwald, no Rio.

O motivo é óbvio: a parcela radical defende a soltura de criminosos condenados, a parcela afetada mostra mais indignação contra as bolsonarices que contra os criminosos.

Quem está vencendo o debate público no Brasil, neste momento, não é a esquerda, nem Bolsonaro. São aqueles que distinguem legalidade e moralidade, imoralidade e ilegalidade, dando a cada uma o seu devido peso, sem tentar fazer uma parecer outra para pintar de mártir seus aliados, ou para pedir a prisão ou a expulsão do país de adversários não investigados. São aqueles que polarizam, sim, contra bandidos, mas repudiam a eventual estupidez do presidente, sem ignorar os méritos de seu governo.

Contra essas vozes, os histéricos de qualquer naipe só passam vergonha.

Que bom que eles continuam falando.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Comentário excelente!!!! A pergunta que não quer calar é: Onde estão os assessores para evitar que o presidente aja de maneira tão estapafúrdia e fale tanta sandice na hora e fora de hora?!?! É lamentável, mas já está quase insustentável torcer pelo presidente...

  2. Bem pensado, ponderado e analítico. Valeu a leitura. Mas pra mim a convicção sobre os desrumos do Bolsonaro é que ele está introjetando nos seus eleitores uma decepção irreversível porque a joia do seu prometido governo seria a defesa da Lava Jato, do Moro, Dalagnol e combate

  3. Excelente reflexão. Obrigada FELIPE! Continuo agora mais esperançosa que na próxima eleição, os votos sejam mais racionais que emocionais para que possamos ver naipe de valores éticos prevalecerem na Câmara e no Senado. Por ora o joio está vencendo o trigo, no tocante a corrupção.

  4. Repudiar a coleção de asneiras e besteiras de Bolsonaro ainda é melhor do que enfrentar a turba das esquerdas e sua defesa de criminosos e bandidos que foram deixados para trás,. Aleluia!

  5. 🇧🇷🙏🏻Felipe Moura, c é do seu costume, faz as críticas positivas ou negativas a quem as merece sem estrelismo ou má fé. Vc é um profissional íntegro. Parabéns!

  6. Acho um pouco de exagero chamar de idiotices e estupidez o jeito do presidente que ganhou a eleição justamente por ser ele mesmo não dá para querer que ele vire um Lorde inglês só para agradar a claque jornalística. eu penso que a qualidade mais importante de um homem ou uma mulher é a fidelidade ao seu pensamento e no caso ao seu candidato, De que adianta ser fiel apenas as ideias, se essas não tem um interlocutor confiável? ou pior, que esse interlocutor não seja fiel às ideias?Guerra é Guerra

  7. Excelente colocação, e além de concordar, invoco os brasileiros de bem para que juntos possamos nos insurgir contra os casuísmos criados contra Sérgio Moro e Deltan Dalagnol, para que a questão mais vital deste país se mantenha. O combate ao saque aos cofres públicos tão acalentado pelos 3 poderes, sobretudo no momento o legislativo e o judiciário e as 3 instâncias de governo, gravíssima em municípios, estados e união.

  8. Felipe, você me representa! Concordo plenamente com suas ponderações aqui e nos Pingos. Essa sensação de que -finalmente - existe alguém falando a minha língua na “mídia estranha”,trás muito conforto. Vou poder conversar afinal!

  9. Continuas um doutrinador de quinta! Apoiadores vermelhos são a Insignificância? Possuis um verniz rançoso e vingativo como seu guru Mentecapto.

  10. Artigo que analisou e abordou, com isenção, o momento que vivemos. Ainda que torcendo mais do que em final de campeonato para que o governo saia super vitorioso na implementação dos projetos apresentados e no fortalecimento dos valores exaltados durante a campanha, fato é que há suas imperfeições, como naturalmente haveria em qualquer gestão. Em tempos que a máxima “ame-o ou deixe-o” ganha cada vez mais força, há que se ter equilíbrio e coragem para se trazer ao público uma análise como essa.

  11. Digladiam-se os 2/3 dos extremos; mas nós do outro 1/3 é que faremos a diferença! já em 2020 seremos o fiel da balança.

  12. Sei que esse não é o melhor lugar para isso, mas quero dizer algo que deve ter sido sentido por vários expectadores. Assisto jornais, de orientações diversas, em várias emissoras, entre eles o 3 em 1. Nem sempre concordo com eles, muitas vezes discordo, como como todos . Mas sentirei falta do Andreaza e do A. Borges, Fico feliz porque a grande Vera M. permaneça, mas imagino que vá ser fácil para ele sem o seu parceirão Andreazza. É como se sumissem Trindade e o A Nunes de repente.

    1. lembrando que não estou escrevendo aqui porque estou culpando F. Moura Brasil e sim porque sei que ele é a mesma família.. ficou clara na fala de Andreazza que não houve censura.

    2. escrevi errado para caber: em resumo: não concordo sempre com os "3 em 1" como com todos.. Mas fico feliz porque VERA M. permanece.. mas imagino que deve estar sendo difícil porque eles formavam uma família. E era interessante, mesmo nem sempre concordando com tudo, ouvir os seus argumentos. Que pena...

  13. Parabéns Felipe, vc faz as melhores ponderações politicas no jornalismo brasileiro, ao lado de Augusto Nunes e Caio Coppola na Jovem Pam, nos faz vibrar com is seus comentarios, da mesmo forma aqui na Crusoé.

  14. Sou apreciador dos comentários sempre muito ponderados aqui expostos e sigo também o programa , Os pingos nos Is da Jovem Pan. Entretanto, e isto nada tem a ver com a Crusoé, embora tendo idade suficiente para ser seu pai, não consegui entender até a presente data a não demissão do Sr. Edgard da Radio que pelo senhor é dirigida diante da rusga com o senhor Caio Copola, que este sim deveria fazer parte de outra programação, por exemplo o citado acima e não se expor a um debate inutil.

  15. Parabéns, Felipe Moura Brasil, por seu trabalho exemplar, como jornalista e intérprete dos fatos de nossa conturbada realidade! É fato que Bolsonaro não é um fidalgo no seu modo de falar ou agir. Mas ele tem a coragem, a personalidade e o caráter necessários para enfrentar a hipocrisia e a corrupção que, como um câncer, debilitou a nação brasileira. Nenhum outro seria capaz de provocar a mudança de rumos e anunciar novos e promissores horizontes, como ele fez, apesar da truculência da oposição.

    1. Ótimo texto do Felipe e ótimo comentário da Rosa. Concordo com ambos!

    2. O que está em jogo agora é o instinto de sobrevivência da cancerígena oposição (PT e aliados), que usa e abusa de todos os meios para se manter no poder, mesmo que isso signifique destruir o povo e a nação brasileira. A "democracia" é mais um conceito corrompido por eles: usada para disfarçar a precariedade da relação entre os três poderes. O judiciário e o legislativo estão contaminados, mas o executivo está sendo desaparelhado. Daí a ira e a histeria, no jogo cada vez mais sujo.

  16. Exatamente. A expansão da consciência política do brasileiro deve passar por este viés, radicalização da intransigência contra a corrupção, reconhecimento dos limites do presidente e dos acertos de seu governo.

  17. Por muitas vezes fico muito irritado com Bolsonaro, mas ele não me enganou. Sabia que ele era SEM JEITO, mas jeito assim em maiúsculas. Depois a raiva passa (até a próxima declaração) e eu continuo pensando que é o único que conseguiria enfrentar tantos ao mesmo tempo. Ele está viciado em dar cotoveladas em seus adversários e deveria melhorar, e melhorar bem, dando cotoveladas mais veladas. Sabemos que o pai do presidente da OAB, como seu filho, não valia nada, mas nos apiedamos porque morreu !

  18. Eu não quero um presidente santo; Eu não quero um presidente com encanto; Quero um com a bandeira brasileira como manto; Quero um com o coração verde-amarelo e o hino nacional para seu canto; Para resolver os problemas do Brasil, que causam tanto pranto! Acho que o Felipe quis exprimir isto.

    1. Parabéns Luiz. Vc é necessário para um Novo Brasil !!!

  19. Admiro sua coerência. Assino em baixo.Nāo sou bolsonarista.Sou ante PT.Votar no Bolsonaro foi a única opção pra voltar ter esperança em alguma possibilidade de mudança. Me aborreço muito com tanta trapalhada.Não tem sido fácil mas muita coisa já melhorou.

  20. Parabéns Felipe Moura, muito lúcido este seu artigo. Diria mais, artistas e grande parte da Imprensa se apegam nas narrativas do Presidente - muitas delas com razoável sentido, excetuando a forma deselegante como são ditas - deixando de lado os avanços do governo.

  21. Só para não ficar na mesmice, kkk. Os cães ladram e a caravana passa. Obrigado pela lucidez Felipe. 👏🏼👏🏼👏🏼

  22. Perfeito Felipe , mas comentários ( imprensa tradicional ou mídia social ) são importantes formas de influenciar uma grande parcela da população que até pouco tempo atrás não se envolvia com política e portanto está na curva de aprendizado (sem base histórica) e precisa de posições honestas e imparciais para emprestar ao seu pensamento . Sobraram poucos : os pingos nos Is , o Antagonista , Neumane , o Caio brilhante ..o que dizer de Vera Magalhães ( a nova Reynaldo Azevedo e Professor Villa ?)

  23. Bolsonaro fala asneiras e comete fanfarronices à torto e a direito, mas no meio disso tudo há algumas verdades que precisam vir à tona para esclarecimentos de fatos obscuros do presente e do passado. Penso que não devemos ajudar o inimigo, jogando mais lenha na fogueira. Ao final do seu governo o saldo será mais positivo que negativo. Termos nos livrado de Lula e gangue não tem preço!

  24. Parabéns Felipe, você realmente dominou a arte de escrever e expressar o que nós não conseguimos. Quase tudo o que eu penso está escrito aí, Obrigado.

  25. Bom até agora neste governo nada de corrupção noticiada e comprovada somente raiva do presidente e sua posição de raiva da esquerda

  26. A grande diferença entre os governos vermelhos e o atual é a existência de oposição. Hoje, há questionamento de nepotismo. Antes, o aparelhamento do estado alcançou dezenas de milhares de "cabides". O assunto foi tangenciado pelo debate político por cooptação via corrupção ou omissão da incompetência. Então, houve uma evolução nesse aspecto, mesmo que sem a necessária profundidade.

    1. Parece que a mídia tenta manipular o debate com narrativa sofista por maledicência ou ignorância. Pensam que o comunismo é alternativa viável, esquecem Venezuela, Cuba e outros.

  27. A profunda devastação que a mentalidade comunista produziu e produz nas instituições brasileiras é de grande monta. Pode se mensurar o aspecto financeiro pela redução do valor de mercado da Petrobrás (cerca de 90%) e a estimativa da catástrofe do BNDES (R$ 500 bilhões). As pessoas têm bastante dificuldade em perceber a ordem de grandeza desses valores. E os demais valores morais, religiosos e éticos da nossa cultura ???

  28. Felipe Moura Brasil tire o Fefito da Pan por favor. E mais um favorzinho só, coloque Caio no lugar que ele merece nesta grande radio, a melhor radio do Brasil.

    1. Fora Fefito não tem conteúdo!!! Oportunidades p o Caio. Tenho pena do Caio em ter q suportar toda vez no Morning Show o Fefito e o Edgar! O q eu faço: não assisto mais o programa # Caio no Pingos nos Is

  29. Visão Perfeita. Ultrapassado o momento da necessária polarização esquerda-direita, o seres normais que obviamente tiveram que escolher um lado, o da direita claro, vêem o momento atual com a absoluta clareza exposta pelo Felipe. O ponto é que a esquerda mesmo com a derrota massacrante pela própria incompetência, resiste como uma peste ou praga "previsível" aos que compreendem a política chula e poderes contaminados desta nação.

    1. Mas ela resiste vergonhosamente, sem projeto e com táticas que miram tempos da guerrilha no Brasil...lamentável o fim.

  30. Parabéns Felipe Moura Brasil pelo seu texto Você foi lúcido e isento e é o que se espera de um grande repórter como você!!!!👏👏👏👏

  31. Por trás da tumba existe uma passagem secreta.... Lógico que Bolsonaro defendeu Moro ao dar uma cutucada no presidente da oab (letra minúscula mesmo). Infelizmente ele desenterrou alto que pouca gente sabia sobre ações de terroristas e traidores de sua própria clã. Se o presidente da entidade não tivesse atacado sem provas o ministro Moro esses assuntos de 64 não teriam voltado. Agora, circulam nas redes sociais matérias jornalísticas e resumos de livros que mostram que a comissão da verdade é 0

  32. Tbm sou dessa opinião do Felipe: vamos enxergar as qualidades e os defeitos de nossa Presidência. Fazer essa diferenciação acho que separa os justos dos Hipócritas.

  33. O que a petralhada não consegue entender é que se tornou indefensável a tese da inocência de Lula e quase todos os demais líderes não só do PT como de partidos podres aliados. Ao invés de procurar uma liderança digna de alavancar a esquerda, ficam chorando à porta da cadeia de Curitiba. Acabou. O povo brasileiro não quer isso nunca mais. E vai apoiar qualquer proposta que condene esse passado e garanta lisura.

  34. Opiniao é igual nariz cada tem a sua ou seu, mas o ditado popular diz outra parte do corpo e esse comentarista em que ter alguma lucidez e inteligência demonstra estar no grupo de isentoes do tucanato que contribuiu com a omissao pelo sucesso da quadrilha petista Nota 5

  35. Perfeito em poucas linhas disse tudo. Não queremos saber das bobagens que o presidente fala e tão pouco estamos interessados nas análises da mídia tradicional sobre o que disse o presidente. Queremos sim, corruptos e corruptores na cadeia, políticos que desrespeitaram o voto recebido cassados e mudanças na forma como se preenchem as cadeiras do STF. Porque atualmente é um grande conluio! Basta! The end! Game over! Nos últimos 30 anos a rapinagem imperou no Brasil, precisamos de mais Lava Jatos.

    1. Muito bom seu comentario. Resumiu o que eu tambem acho ! Abs

  36. a eventual estupidez do nosso presidente nos tem trazido mimimis esclarecedores dos bastidores da corrupção e das falsas verdades...

  37. Perfeita a análise, FMB! Só não entendo essa sua birra contra o João Dória. Qual o crime que ele cometeu? Vá lá que ele foi um pouco infantil ao vestir-se de gari enquanto prefeito. Mas isso é crime? Também é culpado por abandonar a prefeitura. Se não fizesse isso a prefeitura estaria hoje com o PSB/PT. Também é acusado de colar no Bolsonaro no 1o turno. O Bolsonaro como deputado sempre votou corporativamente e depois mudou o discurso para vencer a eleição. Sem falar nos filhos, Ustra...

    1. Não tenho procuração para defender o governador, mas ele é quem mais defende as privatizações, a expulsão de Aécio Neves, a contratação de quadros técnicos para a estrutura governamental, a despetização da administração pública, etc. Se o PSL quer emplacar o "Olímpio Maluquinho" para a prefeitura atacando quem esteja no caminho (inclusive o atual prefeito e candidato do governador), tudo bem; votei nele para o senado, para derrotar Suplici e o PT, mas não cometerei o mesmo erro. Sou pelo Brasil.

    2. Doria é esquerdista e oportunista. Está louco pra tomar o lugar do Bolsonaro em 2022 e criticar o presidente em debates, mesmo tendo usado o bolso/Doria na campanha.

    3. Não é difícil inferir o porquê da “birra” contra o João Doria. Esse cidadão é mais um comunista dissimulado, um Fernando Henrique Cardoso versão 2.0, que, se chegar ao topo do poder em nosso país, será um retrocesso ao pouco que avançamos até agora. Simples assim.

  38. Muito boa análise. Só acho q mesmo com todas suas caneladas inglórias, os bons frutos do presidente são os verdadeiros marcos d seu governo

  39. Parabéns, Felipe. Adoro seus comentários, assim como os de Augusto e Ze Maria. A chamada "imprensa marrom " é que destrói muito do governo. Amei quando ele escolheu a vcs p dar a entrevista direto de Davos.

  40. Tive a impressão de estar diante de outra pessoa, daquele Felipe que faz o pingo nos is. Lá passa uma idéia de apoiar o Bolsonaro, aqui, escreve como um petista arrependido.

  41. Perfeito Felipe !!Eu tinha minhas ressalvas a seu posicionamento em função de sua defesa de extremistas tipo Trump Olavo e outros a quem abomino por achar que são manipuladores mentirosos e desonestos intelectualmente Com a desculpa de combater a esquerda agem exatamente como ela são histéricos é patéticos e até contribuem para dar razão aos argumentos esquerdistas ..Essa tática copiada à risca pelos Bolsonaristas pode até funcionar num primeiro momento como você apontou mas não se sustenta ..

    1. Concordo com o Rodrigo. Não sigo Olavo de Carvalho, mas só um desavisado ou um esquerdista pode negar a contribuição de Olavo em abrir os olhos da população contra as artimanhas, desmandos e armadilhas da esquerda.

    2. Quem é vc pra tentar diminuir o Olavo? Olavo abriu os olhos de milhões de pessoas. Devemos muito a ele.

  42. Odeio rótulos. A esquerda tupiniquim quer grudar, em todos que votaram em Bolsonaro, o título de bolsonaristas. Isso me cheira a seitas, como os lulistas, fanáticos e cegos por um mito.Não acredito em mitos, não vivemos na Grécia antiga. E odeio populismo. A grande diferença entre Lula e Bolsonaro, é que o primeiro ė um criminiso preso, que arrasou o Brasil, em todos os sentidos. Bolsonaro foi a esperança nova que deu ao povo o espaço para sair da caverna vermelha em estavam nos colocando

    1. Excelente comentário, Rosália! Caracterizou bem o que passa na cabeça de quem votou contra o PT!

  43. Excelente texto Felipe Moura Brasil. Ter votado em Bolsonaro, por falta de opção, não me faz cúmplice das bobagens que faz ou diz.

  44. Moacyr. Concordo com seu comentário INTELIGENTE. Concordo com as comparações, entre o certo e o errado. Não sou Bolsonarista ( Votei em Álvaro Dias no primeiro turno ), mas tenho certeza absoluta, ter votado corretamente em Bolsonaro. Mesmo com seus intempestivos comportamentos inadequados para um Presidente. Fico com adágio popular. Nem todo mal é tão mal. Esse Presidente, nas circunstâncias POLÍTICAS atuais é o IDEAL PARA O BRASIL.

    1. Concordo com vc . Temos que deixar de mimimi e pensar no País ! Todo dia agradeço termos Bolsonaro ( mesmo com seus defeitos ) na presidência ! Já imaginou se fosse o Malddade/Lula ? Termos conseguido tirar essa esquerda corrupta do governo foi uma grande vitória . Temos agora que administrá-la para que não voltem nunca mais . Para que o País volte a crescer e os milhões de desempregados voltem a seus postos de trabalho .

    2. Concordo com Moacyr. Votei em Bolsonaro para votar “contra” o PT. Não me arrependo. Estamos aprendendo a votar aos poucos. Para o momento Bolsonaro está ótimo. São 7 meses sem a ladroagem que pensávamos seria para sempre.

  45. Sempre ótimo! Será coincidência este artigo na mesma semana em que perderam a linha no ar Copolla e Edgar? Aliás, um horror recorrente: eu parei de assistir ao programa, apesar de adorar ouvir alguém que sabe Direito, falar em um meio de comunicação. Sinto-me mal com tanta agressividade.

  46. Quem venceu foi Bolsonaro e aqueles como nós que o elegemos. Agora, o seu artigo foi para agradar os isentoes, que são aqueles esquerdistas enrustidos que não tem coragem de se assumir !

  47. Perfeito! Não sou de direita nem de esquerda, tenho mais perguntas que respostas. Defendo a democracia e o pluralismo, portanto vejo contribuições e problemas de todos os lados. Porém quero registrar aqui a preocupação tão sincera dos três Pingos nos Is em evitar que a corrupção volte a assolar nosso país. Fica claro que não é porque estão ganhando algo em troca e sim por compromisso verdadeiro. São verdedeiro "advogados" de Moro e Dalagnol, sem medo de ser imparciais, como Crusoé e Neumane.

    1. Hoje tem um pessoal de direita que consegue não ser binário, de esquerda a é mais difícil. Mas muita gente ainda está aprendendo a pensar política e ainda está muito presa a lógica campo de futebol: ou se é corintiano ou palmeirense. Esquecendo que o mundo da politica é mais complexo. Felizmente artigos como este nos ajudam a avançar mesmo que lentamente. Há questões que estão para além dessa lógica, como a corrupção, a miséria, etc,

    2. pior são os encabrestados, que não pensam por si próprios e sim pela cartilha que adotam

    3. O maior grupo político no Brasil é o dos fisiológicos. Não têm ideologia. Aderem à direita e à esquerda, indiferentemente.

    4. eu quis dizer que, mesmo com vários outros jornalistas defendendo a Lava Jato, até o momento não vi defensores mais ardorosos e sinceros do que Nêumane, Mainard, os Tres Pingos nos Is, sendo o mais bravo Augusto Nunes. Antigamente a direita era também corrupta, mas essa nova direita traz um DNA bem renovado. O problema da nova direita é que termina, como a velha esquerda, polarizando e odiando tudo o q. cheira "diferente". Recentemente muitos contra Tábata, mas felizmente isso passou.

  48. Verdade, mas esse público precisará se manter racional quando os oportunistas começarem a se travestir de espírito público, que vaticino, vai ocorrer já no final do ano. . .

  49. Os melancias não entenderam nada. Ñ entenderam esse negócio de "nossa bandeira nunca será vermelha", e que sorrimos quando o Mineirão chorou. Perdemos a partida certa, e nos tornamos os técnicos q comandam a grande disputa rumo ao 1° lugar. Depois de qtos anos, agora sabemos quais são os ministros do Brasil, e já temos jovens nos acompanhando nas procissões, p q o congresso vote n pautas, colocadas p 1 presidente q fala muito, tem chulé, é divertido, e leva o seu PAÍS a sério.

  50. É Felipão, isto é combustível pro Reinando Azevedo, Carla Bigatto, Eduardo pingue, Leitão, Chico Pinheiro e outros comprometidos e que foram forjados nos porões das universidades psolistas do Brasil. Radicais de esquerda, fabricam cidadãos antagônicos q, no boca-a-boca, param de comprar produtos q mantém este tipo de jornalismo, ou mesmo orientam donos de self-service ou restaurantes a retirar a sintonia da Globo ou Band, pro ambiente diário nas refeições, ficar REAL. O comunismo perdeu.

  51. A imprensa marrom q se julga o QUARTO PODER não tem dado trégua. Decidiram q este diamantinense, egresso do rico Vale do Jequitinhonha, se torne na temporada um radical de direita, e simpático a uma DEMOCRACIA MILITAR. Ñ tenho motivo pra isto pois dindinho JK em 65, minha idade hj, se tornaria presidente reeleito. Qdo vejo lucidez em jovens como vc, comento c minha turminha já "anciando", q está nas ruas desde 2.013, q já deu certo. Os Comunas reerguerão o muro em Paris, será q conseguem?

  52. Muito bem colocado. Em meio a esta guerra cultural, vozes imparciais e ponderadas dos poucos jornalistas ai da dignos deste nome como o Moura, Augusto Nunes, a equipe da Crusoé e pouquíssimos outros tornaram-se imprescindíveis. A esquerda mostra descolamento tão grande dos fatos que parece sofrer de uma disfunção mental patológica.

  53. Um bom texto como este merece fortes aplausos. Parabéns Felipe Moura Brasil! Você sempre acertando nos conteúdos temáticos. Obrigada por mais esta pérola!

  54. Então Felipe aqui estou eu de novo curtindo um pouco mais da sua inteligência, afinal faço isso de segunda a sexta das 18:00 as 20:00 . Sempre concordo com você . Meu menino do jornalismo. Parabéns

  55. É lamentável ver a que ponto a subserviência aos ditames da cúpula "esquerdalha" faz com que personalidades públicas aluguem seus corações e mentes para defender sabe-se lá quais outros mais interesses escusos, porém certamente idênticos aos que sempre foram apoiados por essa falsa intelectualidade artística brasileira. E não são poucos, nas mídias, nas artes... Mas a fonte $ecou para os canaha$!

    1. Jeter. Realmente, é gratificante ver que este grupo que discerne esta situação aumenta a cada dia. José. Bem lembrado sobre a necessidade de JB mudar de atitude frente à esquerda. Bater boca só beneficia ela, que está desmoralizada e agradece que se lhe dê oportunidade de se manifestar. Bolsonaro tem mais é que se preocupar com o programa de Governo. Mas, infelizmente, ele gosta de bater boca sobre temas inúteis. Ultimamente, mas tem atrapalhado que ajudado.

    2. compartilho com o autor do texto acima, que colocou com simplicidade e sabedoria o que de fato deve ser combatido, que é o combate a corrupção, aos corruptos, mas sem revanchismo. O Presidente Bolsonaro precisa fazer a leitura correta do que seus eleitores esperam e desejam dele, que por certo não e ficar batendo boca com a esquerda e demais opositores, quer no legislativo ou no judiciário. Bolsonaro não perca o foco e mire no principal.

  56. ainda bem que temos o Felipe que não é o Santa Cruz. É o Moura Brasil que limpa nosso olhar crítico com argumentos lúcidos.

  57. Bolsonaro tem o direito de ser grosseiro com a imprensa-militante. Afinal quem tomou a facada foi ele, quem é atacado a todo momento com achincalhes e desinformação é ele, que recebe ameaças de morte e xingamentos é ele...

  58. ainda bem que temos o Felipe que tem o Brasil em seu nome, com lucidez, imparcialidade e profundidade em suas análises, nesse mar de jornalismo militante e sujo em que o país se afogou. Uma voz que ecoa quase solitária mas que se faz ouvir e pensar!!!

  59. Uma perfeita compreensão sobre o que tanta gente pensa da quadra atual. Os que vivem na bolha vermelha e fascista nos designam ... fascistas.

  60. O momento não é de moderação. estamos combatendo bandidos perigosos dispostos a tudo para protegerem-se e voltarem ao poder. Bolsonaro tem pulso e coragem, é o homem certo no lugar certo na hora certa com todos os seus defeitos. Um isentão como Felipe parece querer na Presidência iria ser comido pelo "sistema" em minutos.

    1. Falando assim parece que lucidez e bom senso - sequer falo de educação - são atributos de covardes.

    2. Pulso e coragem não dão direito ao Presidente (nem a ninguém ) de tirar proveito de cargo público para defender filho picareta. O governo Bolsonaro tem ótimos profissionais e cumpriu muito bem o seu dever nestes oito meses de governo. Mas certo é certo, errado é errado. Rachid com o dinheiro dos pagadores de impostos é errado. Aliás, é uma canalhice.

  61. Excelente, Felipe. Todavia, diante da direita-fobia ainda existente, os cascas-grossas são fundamentais para mover o debate politico para uma posição mais balanceada. Ainda não chegamos lá, mas pessoas como você iluminarão o caminho. A polarização, que ainda é necessária, tenderá a arrefecer com o tempo.

  62. Perfeito, Felipe. As pessoas estão perdendo o senso de proporção das coisas. Dizer uma grosseria qualquer seria mais grave do que saquear a Petrobrás.

  63. Legal a reportagem, mas com Esquerdopata somente jogando pesado. Falar de um terrorista morto milindra todo mundo, mas perguntar ao senhor presidente da OAB quem mandou matar Bolsonaro, não sensibiliza ninguém. Então o povo pergunta: por que ninguém quer saber porque o Presidente da OAB quer proteger o assassino ADÉLIO BISPO? Temos resposta? Não, somente suposições de que emissoras de TV pagam advogados do DÉBIL MENTAL. Estou farto de mimi, que se dane quem morreu na ditadura militar.

  64. Deixe que esperneem!!! Enquanto se preocupam com os disparates do Presidente, os ministros do governo fazem as coisas acontecerem.

  65. Felipe excelente matéria. sou eleitor de JB mas sou da mesma opinião, não devemos bater palmas para as asneiras que JB fala e esbraveja e nem tampouco as artimanhas em defender seus pupilos quando existem indícios de coisas esquisitas ou nomeação a embaixada que eu acho antiético embora parece ser legal.

  66. Parabéns pela ótima análise. Crusoé e O Antagonista já acompanho a mais tempo e são meus canais de informação. A Jovem Pan conheci a pouco tempo e, a menos do 3 em 1, é meu canal de rádio/imagem de todas as horas.

  67. Ainda bem que os críticos tiveram Phds com bizarrices e imoralidades nos governos anteriores. Assim, qualquer "bolsonarice" parece birra de criança.

  68. Que leitura matemática. Amei e fiquei com a esperança que o diretor da Jovem Pam e autor da matéria visualize que, se o Programa OS PINGOS NOS IS, tem mais de 100.000 visualizações constantemente é porque a direita é que faz o maior IBOPE da JP e por isso merecemos mais um programa emocionalmente saudável, para assistir ao CAIO COPPOLLA. Sugestão: Edgar e Fefito, podem virar 4 EM 1 e o SILVIO no MORNING. A JOVEM PAM resolverá a crítica e mais aplaudida por gregos e troianos.

  69. Exemplo de balanço nas palavras... sem distorcer... tem que ensinar o merda do reporter igor gadelha a não ser tendencioso tambem.... o governo fez merdas.. mas sabemos o peso disto em relação ao peso de todo mal realizado pelo PT com o Centrão junto ao longo destes 30 anos.... sem hipocrisia dessa galera.... ta na hora da jovem pan colocar todos os jornais (moorning show,,, tarde,,) com ancoras de direita... troquem aquele EDGAR ele destrata o Caio copolla ou outros entrevistados é piada

    1. Com Licença pra fazer minhas suas palavras. Sensacional.

  70. Excelente artigo!!! Justo, equilibrado, lúcido. Parabéns ao autor pela inteligência que revelou. Está fazendo falta esse tipo de análise no Brasil de hoje.

  71. Lúcida análise. Só faltou sugerir que os dois grupos - esquerda raivosa e direita destrambelhada - sejam colocados num "coliseu psiquiátrico" e que se estapeem à vontade, longe da cena política. E que o Brasil consiga combater a corrupção e implementar as reformas necessárias.

  72. Excelente lista das falhas mais gritantes de Bolsonaro, mas eu tiraria dessa lista o episódio do helicóptero (Bolso explicou mal pra não variar, porém o uso foi correto de acordo com as leis vigentes); e tiraria também a indicação do Eduardo para a embaixada americana, pois é vantajoso para o Brasil ter um embaixador que é amigo pessoal da família do presidente e que dele recebe rasgados elogios.

    1. Sra. Lisa, ao fazermos concessões corremos o risco de engolirmos "jabutis". Ao político entendo que não basta ser honesto, ele deve parecer honesto!

  73. Excelente análise. Mas sempre lembrando que, não fosse bolsonaro, haveria pouquíssimos ministros técnicos no governo, e esse é o maior mérito de seu governo.

  74. Felipe, como vc. foi infeliz no 4º paragrafo do seu comentário. É trite ver um jornalista do seu gabarito fazer acusações infundadas. Não perca sua coerência e elegância em seus comentários.

  75. Excelente reportagem! Análise perfeita e coerente. Você conseguiu, de maneira brilhante como sempre, resumir o sentimento daqueles que torcem por um Brasil melhor mas que são avessos ao fanatismo ideológico.

  76. Boa parte dos que elogiam tal artigo praticam diariamente o que o artigo condena. O Felipe não tem muitos méritos como jornalista, mas pelo menos faz um mea culpa por ter ajudado a criar um monstro que não permite que o Brasil saia do lugar.

    1. Como todo histérico, vocês acham que o artigo é apenas um elogio aos histéricos que elogiam uma defesa da sensatez para parecerem sensatos. O Felipe ajudou a florescer na direita pessoas que pensam como a esquerda histérica e acham que estão certos, assim como aqueles da esquerda que acham que estão certos em pedir a soltura de corruptos. Mas histéricos, por mais inteligentes que sejam, não conseguem ver sua própria histeria.

    2. Seu comentário confirmou e ilustrou cabalmente a tese principal do artigo!

  77. Muito difícil discordar de um jornalista tão brilhante quanto o jovem Felipe. Entretanto, do “alto” dos meus 67 anos, não via outra possibilidade de enfrentar esta escumalha senão através de um “casca grossa”, como diríamos muito antigamente.

  78. É coerência que se fala? É óbvio que se alguém apenas manter a coerência das ideias, ela não será capaz de defender criminoso e pedir justiça ao mesmo tempo. Não poderá pregar nova política e acatar corporativismo. Não se dirá conservador enquanto aplaude manifestações de nível duvidoso. Sim é coerência o nome disso.

  79. Felipe. Adoro vc e os seus textos. Eu só acho que em razão do amor ao debate as pessoas tenham que aguentar pessoas que não tem argumento é passam a ficar agredindo e humilhando os outros. O que acontece? Eu não ouço mais o morning show.... não por causa que não quero ouvir opiniões distintas, mas porque o Edgard é agressivo... e eu não suporto os ataques Sem fundamento do Fefito. Não tenho tempo pra isso. De outro lado, mesmo com a Vera eu assisto 3 em 1.

    1. Concordo com você, Ana! Gosto e procuro ouvir os dois lados. Mas Fefito não tem consistência, é muito fraco... e Edgar anda completamente enviesado na condução do debate. Não assisto mais...

  80. A cada impropério dos esquerdistas basta dizer que eles venceram e elencar uma lista de suas alegações (deles). É interessante ver como, instantaneamente, se calam.

  81. Brother vc é foda, conseguiu resumir o sentimento da maioria que não é fanática nem a direita ou esquerda, o que está vencendo no final é o BOM SENSO.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO