"Vamos abrir a caixa-preta"
Autor do pedido para instalar a CPI da Lava Toga, destinada a averiguar suspeitas sobre a cúpula dos tribunais do país, o senador sergipano Alessandro Vieira acredita que a investigação vai sair do papel em breve, apesar das fortes pressões em contrário
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Tão logo tomou posse como senador, em fevereiro, o delegado licenciado Alessandro Vieira começou a articular um movimento para investigar a cúpula do Poder Judiciário nacional. Recém-chegado a Brasília, ele deu de ombros para a pressão que, sabidamente, viria logo a seguir. Avançar sobre os tribunais é um tabu, por várias razões. Mais ainda se a ideia é que a investigação seja feita pelo Congresso, repleto de gente enrolada com processos. Mesmo assim, o senador novato prosseguiu em seu intento: instalar uma comissão parlamentar de inquérito destinada a escarafunchar suspeitas envolvendo, especialmente ministros do Supremo Tribunal Federal. Era o início da história da chamada CPI da Lava Toga. Vieira conseguiu reunir 27 assinaturas, o mínimo necessário para dar partida à comissão. Não demorou para que a reação esperada viesse: ministros do Supremo passaram a ligar para senadores que haviam assinado o pedido, para tentar convencê-los a voltar atrás. Conseguiram dobrar três deles. O pedido acabou arquivado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sob a alegação de que já não havia mais o número mínimo necessário de apoios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Mario
2019-07-27 18:28:21Parabéns senador, tá na mão do eleitor, tirar Renan e companhia se possível zerar o PT.
Eduardo
2019-05-10 17:52:12É de senadores como esse , Kajuru , Reguffe e mais uns poucos que o Brasil precisa e não de calhordas com o rabo preso.
Yvonne
2019-05-01 09:00:28Continue com força e coragem , levando firme está bandeira , instalar esta CPI é fundamental, Parabéns pelo trabalho
Sônia
2019-04-26 08:22:20Parabéns SENADOR ALESSANDRO!!! O Brasil precisa de gente nova e com coragem para limpar esse país! Desejo muita força e não desista de brigar pelo nosso Brasil.
Eduardo
2019-04-22 15:34:00Só abre a caixa preta se o cagão do Alcolumbre levar um pé na bunda. Mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Samuel
2019-04-21 14:48:51Estou acompanhando atentamente as atitudes do enobrecimento Senador, o caso raro no Brasil de coragem e honestidade. Se tivesse algum desvio de conduta a veículos como Folha de São Paulo, Uol e Sistema Globo já teriam feito imensas reportagens.
LUIZ
2019-04-19 10:20:43Muito bom.
Luiz
2019-04-18 17:37:51Obrigado Alessandro. Hoje a Lava Toga atrai ainda mais atenção do que a Lava Jato. É irreversível. Gilmar debocha de todos há muito tempo, seu tempo está acabando. Depois, fará companhia ao nine em Curitiba. Poderão chorar juntos novamente.
LIZZIE
2019-04-11 08:48:04Parabéns, Sen. Alessandro! O povo foi às ruas e estamos juntos! Chega de abuso de autoridade no STF. Não votamos neles, não contamos com eles! Só atrapalham a verdadeira JUSTIÇA, a JUSTIÇA SOCIAL!
Paulo Gomide
2019-04-10 21:03:04O Brasil precisa mudar. Não é possível mantermos canalhas nos poderes. Antigamente falava-se, na época dos governos militares, que os governantes queiram o povo "burro" para ser manipulado. Hoje assistimos, entristecidos, que a ignorância aumentou.