Adriano Machado/Crusoé

Moro versus PCC

Ao transferir os chefões da facção que comanda o crime dentro e fora dos presídios, o ministro dá início a uma guerra que se anuncia cruenta
15.02.19

Foi uma operação de guerra para evitar uma batalha: a partir da madrugada de quarta-feira, 12, policiais, agentes penitenciários e soldados do exército foram mobilizados para uma operação de transferência de 22 líderes da mais importante facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital, conhecido pela sigla PCC. Eles foram retirados de prisões em Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, e levados para três presídios federais de segurança máxima — em Brasília, na capital de Rondônia, Porto Velho, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A operação foi planejada no momento em que se descobriu um plano para libertar o principal chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. O plano iria praticamente transformar em um campo de batalha a cidade de Presidente Venceslau, onde fica a penitenciária em que Marcola estava encarcerado. Até mercenários africanos seriam usados para atacar tanto a unidade prisional como o quartel da PM da cidade e outras bases policiais próximas, em uma ação que incluiria o corte dos serviços de energia e de telecomunicações do município.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, agiu mais rápido. Com a ajuda de equipes da Polícia Federal e do Exército à polícia e agentes penitenciários de São Paulo, garantiu as transferências para presídios federais que já haviam sido determinadas pela Justiça paulista. Os presos só souberam que seriam transferidos para presídios federais quando embarcaram no avião. Com isso, Moro abriu a prometida guerra com um adversário mais capilarizado e perigoso do que os empresários e políticos conectados pela rede de corrupção desenrolada pelas investigações da Lava Jato, a operação que o catapultou para o estrelato.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressComboio de viaturas durante a transferência: um avião militar foi usado para transportar os chefes do PCC
Se para escapar da punição os antigos alvos de Moro lançavam e ainda lançam mão de recursos protelatórios na Justiça e a disseminação do discurso de perseguição política, o PCC recorre à violência pura e simples. No plano abortado com a transferência de Marcola e dos outros 21 bandidos, estavam previstos os assassinatos de um deputado estadual, de um promotor e do ex-secretário de Administração Penitenciária de São Paulo Lourival Gomes.

O confronto direto contra autoridades de segurança foi o que tornou o PCC famoso. A estreia foi uma rebelião em 29 presídios distribuídos em 16 municípios de São Paulo, em fevereiro de 2001. Àquela altura, a facção já contava com oito anos de expansão. Em maio de 2006, o PCC conseguiu paralisar a capital paulista por meio de uma série de atentados — o feito criminoso o transformou numa organização que forja lendas, discursos e estatutos para exercer o seu poder.

Entre os mitos, estão os de “batismo” de novos integrantes com pactos de ingestão de sangue. Inequívocos são os métodos escolhidas para execuções: rivais são decapitados, traidores têm os olhos arrancados, delatores acabam com um cadeado na boca. E ex-líderes podem escolher entre morrer com golpes de facão ou se suicidar por enforcamento. Rogério Jeremias de Simone, o “Gegê do Mangue”, iniciou-se no crime fornecendo drogas à zona boêmia da Vila Madalena, em São Paulo, e tornou-se o líder da facção em liberdade. Há quase um ano, o corpo de Gegê foi achado ao lado do de um comparsa em uma área indígena em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Estava com os olhos perfurados. Morreu por ser considerado um traidor do PCC.

Rogério Cassimiro/FolhapressRogério Cassimiro/FolhapressMarcola, o número um da facção: rodízio nas penitenciárias federais para evitar plano de fuga
O mesmo Ceará é o estado onde o PCC mostrou que sabe negociar com rivais, especialmente quando o objetivo era aterrorizar a população. Feita uma aliança com o Comando Vermelho, organização nascida no Rio, começaram os ataques em janeiro. Atentados a delegacias, explosão de pontes, incêndios de veículos pipocaram em resposta à decisão do governo cearense de não respeitar a divisão dos presidiários  do estado de acordo com as facções a que pertencem cada detento. A onda de crimes levou a um pedido de socorro a Brasília. Moro respondeu prontamente, enviando tropas de Força de Segurança Nacional.

Foi o primeiro embate, na prática, do ministro contra o PCC, mas de uma maneira indireta. Na madrugada de quarta-feira, quando os líderes da facção foram retirados de suas celas ao mesmo tempo em que fiscalizações de surpresa eram realizadas em outros presídios paulistas, para conter rebeliões como forma de reação, o confronto tornou-se direto. Entre a manhã de quarta-feira, 13, e a madrugada de quinta-feira, 14, a Polícia Militar de São Paulo prendeu 326 pessoas em blitzes realizadas em todo o estado, para sufocar a possibilidade de ataques em reação à transferência de Marcola. Do total de presos, 100 já tinham mandado de prisão expedidos.

A vigilância redobrada vai continuar em São Paulo, assim como nas cidades em que estão os presídios federais para onde foram levados Marcola e os outros 21 chefes da facção. As três penitenciárias estão cercadas por tropas do Exército armadas de metralhadoras e outras armas apropriadas para repelir um cerco de um batalhão inimigo. Os militares devem permanecer por pelo menos mais dez dias fazendo a segurança das unidades. Ao menos por um tempo, os chefes do PCC deverão ficar isolados.

Agência BrasilO recém-inaugurado presídio federal de Brasília recebeu parte dos detentos
Para Marcola, o rigor será especial. A ideia é que ele fique 22 horas do dia isolado e sem ponto de energia na cela. Visitas, só por parlatório ou videoconferência, segundo uma portaria assinada por Moro na mesma quarta-feira da transferência, endurecendo as regras para os internos dos presídios federais. Está previsto, ainda, que o chefão do PCC troque de endereço de seis em seis meses, fazendo uma espécie de rodízio por penitenciárias de segurança máxima do governo federal, para que seus aliados do lado de fora não tenham tempo de arquitetar um plano de fuga.

Na quarta-feira em que Porto Velho recebia uma parcela de líderes da organização criminosa, a Polícia Civil de Rondônia realizou uma operação que abrangeu o Mato Grosso do Sul, para desbaratar uma rede de criminosos que praticava assaltos, assassinatos e explorava rotas de tráficos de drogas comandadas pelo PCC. Articulado com os governos estaduais, Moro terá de estar sempre um movimento à frente de um inimigo que não perdoa deslizes. Esse jamais foi um problema para o ex-juiz da Lava Jato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Ministro Sérgio Moro tem desenvolvido um trabalho fenomenal. Os custos dessas operações deveriam ser pagos com o patrimônio dos próprios presos e de suas famílias.

  2. Enfrentar esses criminosos sem medo é mais uma prova da imensa coragem desse verdadeiro herói nacional que é o ministro Sergio Moro. Que sua segurança pessoal e de sua família esteja sempre acima do gigantismo dessa empreitada.

  3. Esse caras tinham que ser executados. A CF deveria prever pena de morte para crime de terrorismo e esses caras são narco terroristas.

  4. Nova agressão ao português: “as facções a que pertencem cada detento”. Mais cuidado, gente. Vocês são modelo do novo jornalismo.

  5. Parabéns por tanta coragem ! Que Deus proteja o Moro. Sinceramente, esse Marcola custa muito caro para a população, ja matou muita gente, devia ser eliminado logo.

  6. O plano de fuga foi descoberto no final de setembro do ano passado. Desde então a PM paulista montou uma verdadeira operação de guerra em Presidente Venceslau, com tropas especiais (ROTA, GATE e COE), além de veículos blindados. Foi essa operação que impediu a fuga, a transferência só veio mais de 04 meses depois. Claro que com a participação de Moro. O repórter precisa aprimorar o trabalho de pesquisa, antes de publicar um artigo, uma consulta no google já teria ajudado bastante.

    1. Boa lembrança. É ridícula a visão de que Moro pensa e faz tudo sozinho. Isso não o ajudará em nada.

  7. Basta Marcola fazer uma delação premiada, sai ligeiro da cadeia. Ou pelo atenua sua pena. Quantas "autoridades" ele pagava para continuar agindo? Policiais, Delegados, políticos, juizes e vai por ai afora.

  8. A ideia central do encarceramento é punir o condenado , mundo a fora . Por aqui , a ideia é " recuperar " o apenado. Tudo bem , em alguns casos é super valido , dependendo do tipo de crime , da circunstância, e tudo mais . Porem, esta ai um caso de dinheiro publico jogado pelo ralo , perdido . Este tipo de marginal nao se recupera , se elimina !!! . Trata-se de um carater irrecuperável, e, pelo crimes que ja cometeu , imperdoável. Prefiro q seja gasto dinheiro com a preservação da minhoca Rosa.

  9. Excelente reportagem! Parece um conto policial, não dá para parar de ler. Infelizmente é real. Felizmente tem um homem como o ministro Sérgio Moro no comando!

  10. Imagine se tivessemos eleito o alckmim ou outro bundao. Nenhum deles teria convidado o moro e o modelo pcc/cv estaria sendo difundido com maior rapidez

  11. É assim que se trata BANDIDO, de qualquer espécie, seja de crimes comuns assim como os de colarinho branco. Todos tem que ser tratados igualmente, ou seja, pena não termos aprovado a pena de morte.

  12. Falta só o pessoal dos DH irem a ONU dizer que os direitos dos presos estão sendo violados no Brasil juntamente com o PT, PSOL e o pessoal de esquerda. Para cima deles Ministro.

  13. Será uma luta inglória a do Ministro da Justiça e Segurança Pública - Sérgio Fernando Moro. Enquanto sua Excelência é Competente, Destemido e Compromissado com a Lei e a Ordem, os Governos de São Paulo e do Ceará - apenas para ficar nos Estados mencionados na matéria, são compostos por Incompetentes, Frouxos e Borra-Botas, que chegam, inclusive, a fazerem acordos espúrios com essas facções!

    1. Retirar tomadas ou pontos de energia das celas. Os defensores dos direitos humanos não vão protestar? E os governadores incompetentes, coniventes ou covardes?

  14. Ninguém acreditava que ele fosse capaz de prender o homem mais poderoso da mafia brasileira, mas conseguiu contra tudo e contra todos e ainda peitou o desembargador petista que descumprindo a decisão do colegiado iria soltá-lo na calada da noite e outras coisitas mas... Agora essa estratégia de tirar o chapéu!!! Meu Deus! proteja esse homem que ele além de inteligentíssimo e estudado, é do bem para o Brasil.

  15. Parabens Sergio Moro. Vc está em minhas orações. Peço aos céus,toda a proteção para o senhor.Seja feliz em sua empreitada.

  16. 👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼, Parabéns ministro SÉRGIO MORO, confiamos em vc, que Deus te guarde em toda sua boa intenção e execução 🙏🙏

  17. Excelente trabalho. É um orgulho para o Brasil ter um ministro com tamanha coragem e dedicação para com suas atribuições!

  18. Que Sérgio Moro esteja, também sempre à frente destes bandidos quanto a sua própria segurança. Rezemos por ele.

  19. Qual guerra? O crime organizado não pode ameaçar a sociedade que trabalha e paga impostos, não existe governo paralelo com leniência do governo estadual e federal com acordos espúrios e Fun de conversas fiada da mídia comprometida com seus líderes criminosos espalhando fake news de terror etc inaceitável e que deve ser combatido a ferro e fogo, pois a bandidagem só entende esta linguagem, caso contrário irão dominar e isto é fato... estado de narcotráfico e inaceitável em qualquer democracia...

  20. Não é à toa que foi confiado a Moro a missão de enquadrar o crime organizado. Em menos de 60dias de gestão ele deu duas cartadas certeiras: estancou a bagunça no Ceará e deu uma jogada de mestre contra o PCC. As demais organizações criminosas que se cuidem- vem chumbo grosso pela frente

    1. Tudo junto e misturado com os crimes de colarinho Branco.

  21. Parabéns ao governo federal, em especial ao Ministro Sergio Moro, pelas ações diligentes e efetivas contra a criminalidade que governa os presídios. Precisamos também convocar os governos estaduais para essa luta contra o crime organizado que tem origem e complacência em seus estados, pois não basta prender e encarcera, precisa-se controlar os presos e acabar com as colônias de férias e escolas de formação de bandidos, em que foram transformados os presídios.

  22. Esse Sérgio Moro parece que nao veio para brincar, como aliás é o seu perfil. Um dos grandes (É poucos acertos do Bolsonaro em sua equipe de ministros)

  23. As medidas adotadas são ótimas e mostram que estamos na direção certa. Agora , líderes isolados e trabalho - forçado para os demais membros, pois alguém sabendo que terá de trabalhar como todos nós ,especialmente os mais jovens que cometem crimes ou são recrutados na sua maioria a custas de ilusões, pensarão duas vezes, porque se duas coisas que banido abomina é morrer e trabalhar

  24. A reportagem está linda. Lindíssima ! Parabéns! Mas ficaria perfeita se tivesse uma continuação Crime 2.0 a mostrar explicações de COMO o crime organizado alcançou essa proporção e extensão no Brasil. De onde vem as armas? Como chegam aos criminosos? Qual é o percurso? Terras invadidas por MST e terras indígenas são usadas para tráfico de drogas e armas? Como se liga isso aos governos petistas? #OLAVOTEMRAZAO!

    1. Reforço o pedido da Estela, poderiam dar uma continuidade a está reportagem? Extendendo o tema para " Como chegamos a este ponto". Não me encontro pronta para opinar sem entender melhor o heroísmo do Sr. Moro. Admirável, sem dúvida, mas um passo, apenas um passo....

  25. Temo por Sergio Moro,tem-se que aumentar o efetivo de sua segurança e de sua família. O que me causa revolta e termos uma esquerda apodrecida que insiste em desconstruí-lo,épracabá.

  26. Pena de morte já. Esses bandidos são muito caros para os pagadores de impostos. Uma bala na nuca resolve o problema e economizamos milhões. Mais o crime interessa a muitos, que são financiados por eles. Políticos, polícia, juízes, desembargadores, etc, etc, etc.

  27. Um belo exemplo de que quando se tem vontade, coragem e determinação as coisas acontecem no, até então, "desacreditado" Brasil.

  28. Moro é a unica coisa q presta neste desgoverno de Bozo e filhos. Mas pode cair na hora q for atrás de um dos irmãos metralhas q parecem ser mais sujos q pau de galinheiro.

  29. Que reforma da previdência, que nada.... o que salvará o Brasil dos supremo$ velhaco$ e seus bandidos de estimação é o pacote anti-crime do Dr. Moro, o verdadeiro guerreiro do povo brasileiro !

  30. Por enquanto, o Moro é a única coisa boa que existe no governo Bolsonaro. Não dorme no ponto e não espera para ver. Vamos aguardar os demais destaques.

  31. Moro ficará na história do Brasil. Ele é o grande responsável pela derrocada dos PTRalhas e se Deus quiser vai libertar o Brasil da bandidagem.

  32. Dr Sérgio Moro!!! Não sei o que dizer, pois sinto uma satisfação e um tremendo orgulho em ser brasileiro e ter um "irmão" brasileiro como você! Siga enfrente, confie nas pessoas certas e que Deus lhe proteja, ilumine, guie e que esteja sempre sobre você para te abençoar e proteger de tudo e de todos!!!🙏🙏🙏🙏🙏

  33. Sr. Sérgio Moro, O Brasil te ama de paixão, queremos o sr no STF pois onde o sr. passa a moralização se faz presente. Redobre sua segurança, da sua esposa, dos seus pais e sogros. pq vem bala por aí. Eu no seu lugar não dormiria 2 noites no mesmo lugar. Melhor mesmo seria fazer o mesmo q fizeram com o bin laden. Cortando as cabeças demora mais tempo para reorganizar, tempo esse q pode ser usado para acabar com as quadrilhas.

  34. Pc. Parabéns. Agora, é preciso fortalecer a Lei contra esses bandidos e os que estão em Brasília. Tolerância zero com criminosos, especialmente os das ORCRIM violentas e os que se aboletaram em dois dos Poderes da República.

  35. Muito atuante o Ministro Moro no início de seu trabalho. Ele que se cuide pois as reações contra ele serão muito perigosas.

  36. ....essa é a melhor notícia das últimas duas décadas ! Não pode ser delixado de lado o fato de que o PSDB e PT sempre foram a mão branda, senão cúmplice, do crime organizado no Brasil !!! Íamos para a mexicanização do país se medida enérgica não fosse tomada !!!! ainda é muito cedo para comemorações mais efusivas, mas já é um bom começo......

  37. Parem de fazer sensacionalismo a favor dos bandidos, ao "sugerir " guerra cruenta por parte deles". Por que não diz que "eles" : não se atrevam porque "nós" não vamos arrefecer. "Nós", sempre nós em primeiro plano, nós não permitiremos mais o tráfico. (mas não, vcs jornalistas sempre dando prioridades e força pra bandido com manchetes estimuladoras de medo na população. ) o sensacionalismo não tem limites.

    1. vixe......é isso mesmo !!! como já se disse, o medo é uma forma de admiração......é preciso evitar esse medo, senão acabaremos adimirando a bandidagem !!!

  38. Estamos em guerra contra as facções, que querem dominar a população com suas drogas seus comandos, melícias, seremos verdadeiros escravos, nesse mundo se não seque a cartilha deles a morte é o seu fim não existe julgamento recursos, prisão em 2° instância ou STF, o que existe é o CV PCC e outras facções que aprenderam a comandar com violência para sobreviverem com o terror

    1. Disse tudo: estamos em guerra. O General norte americano Patton, ao assumir o comando das divisões blindadas, disse aos seus comandados: "Disseram a vocês que viriam aqui para morrer pela Pátria ! Quero corrigir isso: vocês estão aqui para matar pela Pátria". Assim, se estamos em guerra, é preciso adotar a pena de morte. Quanto custam essas transferências, com a mobilização de escoltas, veículos, aviões, etc ?? É previso economizar também nesse campo: como na China, uma bala na nuca !

  39. que Sérgio Moro consiga diminuir a violência no Brasil que nos causa Tanto dor e violência e prejuízos econômicos para o Brasil .Que Deus esteja com ele e nos brasileiros da paz

  40. um dinheiro que pideria estar sendo investido em educação e saúde, tem que ser gasto para nós protegerem de bandidos.Desta perspectiva sou a favor da pena de morte,porque bandidos deste calibre são irrecuperáveis.

    1. Pena de morte para chefes de crime organizado deveria ser considerado, só assim para parar essa pouca vergonha. Muito $ jogado fora com quem não merece.

    1. A é, mas todas às vezes quando ele chega em casa tem que lavar a cueca. kkkkk

  41. #SomostodosMoro!!!!!!!#ProjetoMoroSim!!!!!!! E #MudaBrasil!!!!! Na marra!!!!!E dr. Moro...se precisar vamos pra frente dos quartéis...e já temoscarmas!

  42. Nos da reserva estaremos sempre à disposição do nosso presidente e do nosso ministro Moro . Luta armada sempre que precisar

  43. Operação bem sucedida, parabéns a logística adotada por moro, que mostra sua competência falando pouco e agindo firme.. parabéns o Brasil merece e agradece

    1. Certamente existiu e existe no Brasil não muitas pessoas como Sérgio Moro, mas não me lembro de nenhuma. Não é bom idolatra-lo, mais reconhecer amplamente sua capacidade e coragem é indispensável. Parabéns Moro, estamos contigo, porque você tem demonstrado que está com os brasileiros.

  44. Moro é o que precisamos para melhorar a segurança e diminuir a criminalidade. Precisa de proteção e espaço para trabalhar. Tem apoio e credibilidade. Estou otimista!

    1. Não acho que o colunista deva explorar a materia. Devemos não mexer em vespeiro para acirrar os animos. Pense em proteger sem alarde o ministro da justiça.

  45. Muita gente que votou 17 para evitar a volta dos socialistas ao poder, mais que por amor irrestrito a Bolsonaro, passou a apoiar o governo desde o convite a Moro. O presidente mostrou grandeza ao reconhecer o papel importantíssimo de Moro num projeto genuíno de recuperação política do país. Com todos os tropeços, compreensíveis num país sem boa tradição política, o governo vai bem aos olhos dessa gama do eleitorado.

  46. Sergio Moro é um herói nacional! Temos que apoiar suas ações em prol da paz e do combate à criminalidade em todas suas esferas. Apoiar o pacote anti crime nas redes sociais e nas ruas. Fazer grande pressão para que deputados e senadores aprovem na íntegra e o mais breve possível. Só assim o Brasil voltará aos trilhos da ordem e do progresso! Apoio total à Sérgio Moro é as transformações para melhor que ocorrerão ao longo do governo Bolsonaro!

    1. apoio total , vamos pressionar deputados e senadores p aprovar o pacote anti crime de Moro. É o que Moro precisa p atuar como deseja . Parabéns, Moro ! Você nos enche de orgulho!! Boa sorte !!!

  47. Parabéns ministro Moro, a esquerda criminosa já esta protestando no Congresso. Isso é sinal de que o Sr. e a sociedade estão no caminho certo.

  48. Já que, infelizmente, esses monstros que uns aí acham que são seres humanos, não podem ser executados. Parabenizou a coragem de Doutor Moro e temo Pela vida dele. Torço com todas as forças para que ele aguente até o fim.

  49. Bravo! O isolamento efetivo dos criminosos é fundamental. O 'rigor especial' adotado para lidar com o líder da facção deveria ser procedimento regular para qualquer detento de periculosidade elevada, assim como advogados, familiares e outros comparsas corrompidos.

  50. O Brasil precisa de mais homens como Sergio Mouro, integro, inteligente e incorrupto. Nesse governo , não sei se encontraremos alguém com a capacidade e honestidade dele.

    1. Fora tudo isto é um homem de muita coragem. Um herói !

  51. Tem que ter muito culhão para enfrentar essas facções, ainda bem que temos o Moro que enfrentou até os militantes Petistas!

    1. Concordo plenamente!!!! Olha a movimentação e o desgaste!!!!

  52. A Justiça tem que jogar duro contra o crime organizado, sufocando previamente suas ações e entrando de forma contundente no sistema econômico dessas organizações.

    1. Não tenho dúvidas que sim! Ele fez muito na lava jato, e vai fazer muito mais no posto em que se encontra. Parabéns Dr Sérgio Miro.

  53. e com esse tipo de ORCRIM vcs acham que vai resolver usar a "lei" contra eles? Isso é guerra e tem que ser na Bala!!!! chega de hipocrisia e conversa da carochinha

    1. Os meus também. Decerto fui decretado persona non grata...

  54. O Sr Gustavo Alves, não foi muito feliz com esta manchete MORO VERSOS PCC . É uma manchete provocativa, e revanchista . São estes pequenos detalhes que passa despercebido por muitos ! Onde um repórter esconde sua identidade ideológica.

    1. Em vez de tentar desqualificar o Moro, quanto a ideologia, o correto é analisar se suas decisões são ou não, boas para o país. Com certeza suas ações são geniais. Os criminosos que se cuidem.

    2. concordo!! to começando a desconfiar do Antagonista e da Crusoé

  55. O Moro esta pavimentando o caminho para pegar a quadrilha do STF. Tofolli Gilmar e Ptralhoski. Seus dias começam a ser contados de frente para trás. O Moro nao tem bandido de estimação.

    1. Elio, estou ávida p/ q isso aconteça. Nossa suprema corte está precisando mesmo de uma faxina geral.

  56. Impossível não desejar agradecer ao Moro! Tomara que ele leia Crusoe e constate, mais uma vez, o respeito que conquistou dos brasileiros.

  57. EXCELENTE PANORAMA DA CÚPULA DO TRÁFICO DE DROGAS. É INTERESSANTE NOTAR QUE OS QUE MANDAM MATAR GENTE COM APARENTE FACILIDADE NÃO SEJAM MORTOS POR INTEGRANTES DE FACÇÕES RIVAIS. TUDO LEVA A CRER QUE OS GRANDES CHEFÕES TENHAM UM PACTO DE PRESERVAÇÃO ENTRE SI.

  58. Impossível não desejar agradecer ao Moro! Espero que ele leia Crusoe e constate mais uma vez, o respeito que conquistou dos brasileiros.

    1. Silvana, publique nas outras redes sociais. Encima: tem uma Flecha que permite compartilhar

  59. Morro de rir de pessoas que acreditam na Educação como solução prática de curto prazo e que dispensam bons xerifes. Nunca leram The Tragedy of the Commons.

    1. Educação não é uma solução de curto prazo, mas se não melhorar, em curto prazo, seu desempenho perderemos mais uma geração de crianças que irá demandar mais e mais xerifes. Várias frentes deverão ser atacadas na construção de um Brasil melhor.

  60. Parabéns ao Moro, queria agradecê-lo pessoalmente.Nem imagino que rumo tomaria a violência no Brasil mao fosse a coragem de Moro. Essa bandidagem tem q acabar.

  61. Morro de rir das pessoas que acreditam em deus...ou pior, em homens tão falhos como esse ministro. Tenho orgulho de educadores e não de ditos xerifes.

    1. Esse aí deve ser parente do Hitler. Só pode ser um psicopata com um comentário desses.

    2. Pessoas como você, Nietzsche, levaram o Brasil até onde foi: quase ao fundo do poço. Sugiro que você vá a um presídio oferecer a sua solidariedade a um Pcc transferido.

    3. Nietzsche disse que foi a guerra - e não o amor ao próximo - que garantiu a sobrevivência dos homens. Sugiro ao "Nietzsche" do comentário ler Assim falou Zaratustra...

    4. Comentário sem fundamento e ávido por respostas de pessoas do bem... vamos apenas ignorá-lo senhores, para que ele se recolha a sua insalubre e pouco compartilhada insignificância

    5. Vc está é babando de inveja. E Não custa lembrar que Nietzsche morreu louco. Em um sanatório.

  62. penazinha de morte pra essa raça ruim, além de solucionar o incômodo problema de vez, não faria sobrar pra saúde e educação esse dinheiro gasto com inúteis ??!!

  63. Parabéns ao Moro, queria agradecê-lo pessoalmente.Nem imagino que rumo tomaria a violência no Brasil mao fosse a coragem de Moro. Essa bandidagem tem q acabar.

  64. Excelente Reportagem ; Parabenssss !!! Soo uma pergunta : desses 300 e picos de marginais presos , alguma aprienssao de material bélico nas mãos deles ? Deveria ser divulgado neee !!! Baita abraco

  65. O presidente,deveria vir em cadeia nacional, divulgar todos esses detalhes e informações, que geraram essa operação,como forma de divulgação compulsória, já que a principal rede de televisão, fala de "uma banal transferência de bandidos".

  66. As táticas aplicadas pelo ministro soam corretas e necessárias. No entanto, visto a possibilidade de forte reação de algums grupos, resta saber se as forças públicas disponíveis estão estão realmente preparadas e, o que é mais importante, convenientemente equipadas para estancar qualquer movimento nesse sentido.

  67. Super Moro contra o PCC. Esse cara merece todas as honrarias possíveis. Vamos rezar/orar por ele, pois como foi dito na matéria o inimigo não perdoa deslizes, e como somos seres humanos estamos propensos a tal...

  68. Crusoé presta um desserviço com a matéria Moro X PCC. É o Estado que cansou de ser avacalhado e penitenciárias servirem de escritórios do crime. Um tal Vladimir Safatle, tão servil ao PT quando o Partido tolerava tudo, como roubo em estatais, dilapidação da Petrobras, depenação dos Fundos de Pensão das Estatais, índices criminosos de desemprego, 63 mil assassinatos anuais, 60 mil mortos no trânsito, equivocadamente, como a Crusoé, taxam o Moro como um inquisidor brutal. O PCC agradece a defesa.

    1. Corrigindo. O TÍTULO da matéria deveria ser outro.

    2. Mas NÃO é um confronto Moro X PCC. Tudo que o PT sempre quis foi mostrar o Moro como um justiceiro que atropela as Leis, mirando ascender ao Planalto. No mínimo, o texto deveria ser outro. Enquanto isso, o PCC continua agradecendo a defesa gratuita.

    3. Acho que você entendeu errado a matéria... Ele esta trabalhando, coisa que o PT não fez, e isso a matéria deixa claro.

  69. Lembrando: são os usuários de drogas que financiam o PCC e o CV. A culpa é tanto dos traficantes como dos usuários de drogas. Não se pode passar a mão na cabeça dos usuários. São tão criminosos como os traficantes!!!

    1. Obrigado Ministro Moro você vai mudar este Pais, achamos um empreendedor social. Que indivíduo diferenciado em inteligência, iniciativa e coragem.

  70. A criminalidade agora tem dia certo para ser diluída. Acabar com ela será difícil. Parabéns ao Dr. Moro, pela coragem e energia!

  71. Moro fez em 30 dias o que os governos esquerdopatas de FHC e do PT não fizeram em 20 anos. O que demonstra que esquerda e crime organizado se ajudam.

  72. Sou a favor de pena de morte para criminosos profissionais como esses, que não cometeram crime porque "fraquejaram" uma vez na vida, mas que são parasitas cruéis da sociedade, incorrigíveis, cujos "negócios" são o tráfico, a organização criminosa, o assassinato e muitos outros crimes.

    1. Pensei o mesmo. Este psicopata, mandante de assassinatos executados com extrema crueldade, vai dar muito trabalho e despesa à sociedade.

  73. O Estado? É FRACO,pois; poderia deixar o plano deles seguir em frente e quando fora da prisão se livrar do problema de uma vez por todas, ao invés disso ficam gastando os impostos dos contribuintes com esses lixos. Pergunta? quem esta ganhando com este tour de vagabundos.

    1. Oh Cosme, você não leu a reportagem acima? que comentário sem nexo!!

  74. Alerta máximo constante, o PCC não vai se deixar abater sem causar muitos estragos. É nessas horas que eu penso que em alguns casos bem específicos a pena de morte poderia ser aplicada

  75. A ligação é a seguinte: Comunistas da América latina, foro de São Paulo, Farc e ELN vendem drogas e armas, PCCCV e outros compram armas e drogas. Políticos comunistas defendem os bandidos, utilizam dinheiro do tráfico para financiar campanhas, militantes e advogados Resultado: Brasil afunda na criminalidade e tem poder paralelo de facções criminosas e o candidato posteriormente eleito foi vítima de tentativa de homicídio desse mesmo esquema.

  76. O Estado brasileiro é grande, inchado seria a melhor palavra. Mas é fraco. Não consegue resolver problema algum. Cria vários, todos os dias. E permite que verdadeiros estados paralelos se organizam, a ponto de uma simples operação de transferência de prisionerios ser considerada operação de guerra, ou seja, estado contra estado. Fica claro que um estado como esse tem que ser repensado.

  77. O Brasil está em guerra. É hora dos brasileiros se posicionarem de que lado estão: junto aos criminosos e narcotraficantes ou ao lado de Moro. Simples assim! O resto é apenas o resto...

  78. O Brasil só começou a mudar a partir das ações de Moro, lá atrás, com a Lava Jato. Este é o verdadeiro brasileiro que fez e faz a diferença. Vida longa a Moro!!!

  79. Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia. Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. Você olhará e verá como os maus são castigados. Salmos 91

    1. Meu Deus, guarda o ministro Moro e todos os homens e mulheres de bem do nosso país.

  80. Moro mostrando a que veio, evitando uma onda de ataques terroristas que matariam muita gente. Quem já prendeu o maior criminoso do Brasil, protegido por políticos, mídia, fortuna, advogados e justiça, com certeza pode fazer os maiores feitos para o bem do Brasil.

  81. Agora precisamos urgente fazer administração dos presídios acabando com visitas íntimas e advogados precisam ser monitorados pois é ali que começa o leva e traz das facções.

  82. Boa análise, acho que o presídio fica em outro Presidente, Wenceslau. Tenho uma visão cínica a respeito do narco: a) alguns seres humanos e animais sempre se drogaram e isso continuará; b) a lei reconhece o direito do cidadão usar drogas ilícitas não é crime portar droga para consumo; c) drogar-se é dos direitos humanos; d) legalizar as ilícitas não é permitido pela hipocrisia reinante; e) assim, foi criada de fato a - Anatráfico. É o que Moro esta fazendo. Narco se controla não se extingue.

  83. Sérgio Moro, esse é homem de verdade! Inteligente, corajoso, de ação e com uma clareza invejável!! Obrigada presidente por traze-lo ao seu governo! O Brasil agradece!

  84. O Brasil só chegou nesse nivel de criminalidade devido ao APOIO INCONDICIONAL, constante e direto de parte de estrelas (cadentes)da midia, de artistas, do meio universitário e politico. Não sera uma tarefa fácil exterminar essas facções, mas com certeza elas serão exterminadas

    1. Você tem toda a razão, a seu comentário está correto.

  85. Pela minha e pela sua segurança, o Ministro Sérgio Moro assume um risco difícil de ser medido e encarna a célebre estrofe do Hino da Independência ; "ou ficar a Pátria livre ou Morrer pelo Brasil". Como aceitar então, que pessoas sem o mínimo conceito moral ou classificação ética, venha a público ofender - lhe a honra, como faz a bonitinha mas ordinária, Gleise Hofman?

  86. Moro foi a primeira autoridade a enfrentar o crime organizado, de frente, sem medo. Com método, recursos, e gente séria. É assim que países decentes, combatem crime organizado, e obtêm sucesso.

    1. Um grande exemplo a ser seguido.Deus o proteja juiz Moro🙏🎆👏💐🇧🇷🇧🇷🤗😅

  87. Tem mesmo que endurecer e aos que quiserem retaliar tem que prender ou eliminar simplesmente. Espaço zero para a criminalidade organizada.

  88. O ministro da Justiça Dr. Sérgio Moro, para mim, é o maior motivo de orgulho desse novo governo. Os outros ainda terão que provar seu valor. Quanta coragem! ❤️Moro ❤️

    1. ...de segurança pública, com os “super chefões” do crime organizado. Porque será que os antecessores do Sérgio Moro nunca fizeram nada? Pensem nisso.

    2. Nós, brasileiros, temos que parar de achar que o “estado”, o “governo”, faz isto ou aquilo, ou não faz. Quem faz ou deixa de fazer são os ocupantes dos cargos. Estes, tem nome, CPF e CEP. Sempre achei um absurdo essa narrativa que atribuía ao tal PCC um poder superior à autoridade constituída no Brasil. A impressão é que havia um certo conchavo (secretíssimo) entre Governo Federal, alguns Governos Estaduais, leia-se, Lula, Dilma, Serra, Alckmin e seus respectivos primeiros escalões da área...

    3. Concordo. Parabéns ao Ministro Sérgio Moro. Homem de coragem. Que Deus o proteja! .

    4. Exemplo a ser seguido pelos demais integrantes do governo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO