RuyGoiaba

O cinema não está morto, mas o Brasil ainda há de matá-lo

18.01.19

Você, leitor de Crusoé e viciadinho em política nacional, essa coisa mais nociva do que crack: gosta de cinema? Se sim, já sabe que vários filmes concorrentes ao Oscar serão lançados no Brasil daqui até 24 de fevereiro, data da cerimônia nos EUA – alguns deles, como “Roma”, já podem ser vistos por quem assina serviços como a Netflix.

Ou seja, no próximo mês veremos a habitual lenga-lenga sobre como Hollywood agora se preocupa com a diversidade, sobre a celebridade X ou Y dizendo algo que a fará cair em desgraça entre seus pares, sobre a vitória do cineasta mexicano Z como desafio ao governo Trump etc. É a “festa do cinema” em que o cinema é totalmente secundário – a não ser em categorias como Melhor Filme Estrangeiro, que às vezes, talvez por descuido, até premia filme bom de verdade.

Foi justamente para ajudar você, leitor, a separar o joio do trigo – e jogar o trigo fora — que escrevi este guia para responder às mais cruciais perguntas sobre cinema. Asseguro que, ao final da leitura, você se converterá num verdadeiro amante da sétima arte, no mesmo nível de Rubens Ewald Filho dizendo que o vestido de alguma das atrizes “deixa muito a desejar”. Vamos lá:

1. O cinema está morto?

Ainda não, apesar dos melhores esforços de Jean-Luc Godard e da maioria dos cineastas brasileiros. Mas eles são perseverantes e vão conseguir um dia.

Aliás, adoraria escrever uma biografia do Godard só para poder usar o título “Matou o cinema e foi pra galera”.

2. Se o cinema é a ‘sétima arte’, quais são as outras seis?

Segundo a classificação de @jottape no Twitter: sinuca, PowerPoint, carros rebaixados, memes, parkour e manejo de máquinas agrícolas.

Mas há controvérsias. Eu incluiria escultura com garrafas PET e talvez aquele solinho de sax que abre “Careless Whisper”, do George Michael.

3. Quais prêmios o cinema brasileiro já ganhou?

O Brasil já ganhou o Grande Prêmio da Culpa Burguesa –com aqueles filmes, de Walter Salles e outros menos votados, cheios de gente pobrezinha muito pura e muito sábia — e o Troféu de Nome Mais Ridículo Já Dado a um Prêmio em Todos os Tempos, vencido com louvor pelo Kikito do Festival de Gramado.

(Outros países têm Palma de Ouro, Leão de Ouro, Urso de Ouro; a gente tem o Kikito, que parece nome de cabeleireiro em algum subúrbio nos cafundós do Rio. “Ai, amiga, só confio no Kikito pra fazer luzes no meu cabelo!”)

O país também já foi campeão de Melhor Adaptação de Merda de Algum Texto do Nelson Rodrigues, mas não disputa esse torneio já faz alguns anos.

Continua imbatível, no entanto, nos quesitos Filme com Jegue, Filme com Traficante e Filme com Sotaque Baiano Fake.

4. Ser mexicano aumenta as chances de ganhar um Oscar?

Sim, se você for Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro ou Alejandro González Iñárritu; não, se você for o Cantinflas ou o Chapolim Colorado.

Dá mais chances, porém, de você ser personagem de algum texto idiota dizendo que sua vitória vai “tirar o sono de Trump” e “pode até causar um incidente diplomático sem procedência” (em vez de “precedência”). Como se os mexicanos não tivessem ganhado quatro dos últimos cinco Oscars de melhor diretor – sem efeito algum sobre o tuiteiro alaranjado que manda lá na Casa Branca.

5. Quais os requisitos para apresentar o Oscar?

Não ter votado nos republicanos e nunca ter dito besteira em entrevista ou postado bobagem no Twitter, Facebook, Instagram etc., o que deve excluir de cara 90% dos potenciais apresentadores.

Hoje, parece mais fácil preencher os requisitos para ser canonizado pela Igreja Católica – até porque Deus perdoa, mas as redes sociais não.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Nesta semana, o trófeu vai para o bate-boca entre Olavo de Carvalho e os parlamentares eleitos do PSL que foram para a China. O primeiro, fiel a seu estilo, chamou os segundos de “idiotas” e “palhaços” (“e eu sou guru dessa porcaria? Não sou guru de porra nenhuma”). Um dos “palhaços”, Carla Zambelli, já respondeu que “pelo menos” mora no Brasil, não deve sua eleição ao guru etc.

Na verdade, a própria “polêmica” é made in China. Baratinha, mas quebra na segunda vez que você usa ou se rasga na primeira lavada.

Reprodução/YoutubeReprodução/YouTubeOlavo de Carvalho, “guru de porra nenhuma”, pontifica em sua casa nos EUA

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O bichinho Ruym da Goiaba resistiu a todos os pesticidas até agora. Mas parou de contar piada sem graça e tentar explica-las depois, acusando os assinantes de não as entenderem. Agora comenta cinema nacional, como se alguém se interessasse por essa josta. Melhor nem ler.

  2. E se fossem uma represália à mudança da Embaixada para Jerusalém? A Arábia Saudita retaliará os EUA? A resposta é irrelevante. Nos anos 70, Azeredo da Silveira, após ter dado o voto do Brasil condenando o 'sionismo como uma forma de racismo', foi colher junto aos árabes o resultado prático pela nossa sabujice'. O preço fixado pela OPEP estava nas nuvens e o Brasil quis mostrar o nosso 'alinhamento com a causa árabe'. Recebeu secamente: "Do que se refere? Fez a coisa certa" ou coisa parecida...

  3. Wagner Moura, o convicto adorador de terrorista, um ator mediano pra baixo, ajudará na tarefa de desmoralizar completamente o lixo do cinema brasileiro.

  4. Sobre cinema, sugiro, Michelangelo Antonioni, trilogia da incomunicabilidade, Krzysztof Kieślowski (porra, difícil copiar) trilogia das cores. Eu náo guru dessa porra de cinema, mas ... ui, ui, roubaram a mulher do Rui (sou brasileiro e moro nesse pais subsaariano)

  5. Sou prático, objetivo: vocês acham q até, principalmente nos tempos de governo do pt com estes artistas incompetentes criou-se algo q presta? pfv me ajudem nesta minha ignorância! Eles juram de pé q o Oscar será para o filme pago por nós; a grande merda sobre a mentira vida de lula. lula e pt com letra minúscula de Germes.

    1. Neste sentido, também sou ignorante e preciso de ajuda :D

  6. O maior prêmio na sétima arte brasileira deveria se chamar "Jabuticaba de Ouro" . Seria único no mundo e daria tanto prestígio quanto a dita cuja.

  7. Complementando, enquanto discutimos quem vai ser o presidente da câmara e do senado, e até o sexo dos anjos, a China avança tecnologicamente e já deixa o Brasil no chinelo. O made in China evaporante foi uma espécie de treinamento da China que resultou no aperfeiçoamento. Não só a China foi o primeiro país do mundo a chegar ao lado oculto da Lua, como também foi o primeiro a fazer uma semente germinar lá. A viagem de graça despertou nos parlamentares do PSL que a China é nosso maior importador.

    1. Plantaram uma semente no lado oculto da lua... Vai nascer um ursinho Poo, filhote do grande irmão?

  8. Olavo tem razão, não dá para ser leniente com ignorância. Você argumenta com analfabeto funcional, ele não compreende e ainda responde outra asneira... Guru é a PQP! Outro dia Olavo citou o único Marx que prestava, o Goucho _ "Você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos!?" (com aquele olhar, 100% dos politicamente corretos...)

  9. Vou criar o prêmio Jaca ou Caju de Ouro ou talvez o chame Jegue /Jumento de Ouro. Que tal Kickback de Diamante , afinal o Brasil é famoso por isso ? E um festival numa cidade bem quente , daquelas onde a temperatura chega aos 44 º C , tipo Bom Jesus no Piauí . Será divertido colocar a "elite" numa sauna e ver se o calor expurga a toxina mental impregnada nessas mentes irrelevantes. Tudo apenas para o show continuar esperando que alguma obra de arte verdadeira surja algum dia.

  10. Seu goiaba, adorei seu texto!! Oscar pra mim acabou quando ganhou um tal beleza americana, que não consegui assistir até o final! E kikito é ruim demais né? preciso ir no Dr Google ver de onde tiraram esse nome!

    1. Xará concordo plenamente. Muito bom o texto e com muito humor.

  11. De tudo, o melhor foi a goiabice da semana. Caraca! Olavo de Carvalho e a tal Zambelli juntos numa treta é pra acabar mesmo.... Treta de liquidação..Rebotalho.

  12. Oscar, para mim perdeu a credibilidade quando o Shane não ganhou! Agora não seja tão cruel com filmes nacionais. Polícia Federal é um bom filme.

  13. kkk está desatualizado, está saindo mais uma adaptação de Nelson Rodrigues, embora não inédito Murilin da globo (o que era peão de rodeio) vai dirigir O Beijo no Asfalto.

    1. Claro que era promessa de campanha, se não ele não teria feito todo aquele sacrifício para pagar!

  14. Goiaba fecha com chave de ouro a primeira edição que consegui ler sem engulhos. Talvez nem precise pedir meu dinheiro de volta. Vamos ver se continua assim. Não se pode elogiar!

  15. Vc é um dos poucos que ainda conseguem me fazer rir ao ler seus inteligentissimos comentários sobre a bagunça nacional...

  16. Cinema tá tão ruim quanto tv, não vejo mais. Ou sempre foi ruim e eu que gostava? sei lá.... a hipocrisia da classe artística e o deslumbramento dos novos parlamentares, é algo q não se pode negar.

    1. Só as suma sapiências comentando. Aguardo indicação da vasta bibliografia dos senhores.

    2. Precisa ser mais deslumbrado que o astrólogo que posa de consciência do país? kkk Mangabeira Uber falava bobagens com a mesma frequência. Mas com aquele sotaque gringo (ridículo) ficava mais chic. kkk

    3. Não sou muito fã do Olavo,na verdade o conheço bem pouco, mas quando ele falou em deslumbramento, acertou em cheio. Para entrar na sede do poder de Brasília, é preciso tomar vários tipos de vacina antes,uma delas é justamente contra o deslumbramento que o cargo de parlamentar oferece. Será que todos esses novatos estão vacinados?

  17. Não quis se arriscar, deixou a politica só para goiabice da semana ! Essa semana perdemos uma das ex- Frenéticas , a Edir,então em homenagem a ela e a alegria

    1. Perceber até que percebi, só que estou focada em politicagens mais perigosas e estranhas que a premiação do Oscar que estão acontecendo por aqui,especialmente nesta semana.

    2. Só você não percebeu que o cinema sempre faz política? E que a cerimônia do Oscar é sempre uma “convenção de esquerdistas”?

    3. que o grupo transmitia , dedico esta musica à Zambelli e aos colegas que foram à China: " O trem da alegria promete, mete, mete, mete e garante..."

  18. Kkkk, Goiaba, Kikito me lembra Fefito ou comentarista do Morning Show da Jovem Pan, tudo a ver. Qto a Olavo de Carvalho, esse sujeito é uma piada de mal gosto, não mora aqui mas não desiste de nós atrapalhar. Tenho pena dos que os seguem como cegos sem bengala.

    1. Puxa! Pensei que só eu achava ridículo esse nome:"kikito".

Mais notícias
Assine
TOPO