RuyGoiaba

Que pena que a burrice não dói

11.01.19

Feliz ano novo, leitores. Já se irritaram em 2019? Eu já – e, como não quero me irritar sozinho, compartilho a exasperação para que vocês também comecem o ano de mau humor. (Não precisam agradecer.)

As pessoas estão cada vez mais incapazes de entender sátira. Especialmente nas redes sociais, esse lugar cujos frequentadores não conseguem captar ironia nem se ela vier com o aviso “isto é ironia” em néon piscante. Uma vez, fiz uma piada assumidamente idiota com o nome da loja Zara Home (“que absurdo, existe Zara Home mas não tem Zara Mulé, isso é machismo”, algo assim). Juro que uma distinta senhora apareceu para me EXPLICAR que “home” é “lar” em inglês.

E esse é só um exemplo (literalmente) anedótico. Quando o “Choque de Cultura” começou a fazer sucesso na internet – ainda antes de ser exibido na Globo -, surgiu um inteligentão para condenar o “humor hétero” do programa (sim: caso vocês ainda não saibam, “hétero” é defeito). Para quem não conhece o “Choque”, são quatro atores interpretando motoristas de lotação – “os maiores nomes do transporte alternativo” – numa mesa-redonda de crítica de cinema.

Ou seja, todo o humor do programa vem do contraste entre o jeitão dos motoristas, que são o estereótipo do machão tosco, e a atividade supostamente refinada que é analisar filmes – é como se a revista francesa “Cahiers du Cinéma” fosse escrita por caminhoneiros. É possível que não percebam a sátira aos “héteros”, mesmo esfregada na cara? Sim, é possível.

Nesta semana, um site metido a moderninho-e-descolado abordou a estreia, em fevereiro, do filme “Sai de Baixo”, baseado no seriado de comédia da Globo. “Quem ainda precisa de Caco Antibes? O personagem se orgulha de ter horror aos pobres e nordestinos, além de mandar sua esposa calar a boca por qualquer motivo”, escrevem os gênios moderninhos-e-descolados.

Por Deus: nem sou fã do “Sai de Baixo”, mas não é possível que não entendam que o personagem de Miguel Falabella é o vilão. Ele está ali justamente para sacanear os preconceitos e a arrogância de uma pretensa elite paulistana, e não há um espectador do programa – bastante popular – que não ache Caco Antibes ridículo. Essa gente do site daria à luz diariamente se as frases de Odete Roitman, vivida pela grande Beatriz Segall em “Vale Tudo”, fossem escritas hoje.

Lembro que, quando li “Uma Modesta Proposta”, do Jonathan Swift, pensei: “Não é possível que leitores tenham achado que ele propôs A SÉRIO vender a carne das criancinhas irlandesas”. Pois bem, quase 300 anos se passaram e continua sendo possível. E não acredito que a coisa se limite à incompreensão da sátira. Consigo imaginar um futuro de “safe spaces” em que filmes sobre a Segunda Guerra não façam nenhuma menção aos nazistas, para não dar mau exemplo.

Burrice não doer – muito – é mesmo um grande equívoco da natureza.

Gshow/DivulgaçãoGshow/DivulgaçãoOs atores do programa de humor “Choque de Cultura”, sucesso na internet

***

A GOIABICE DA SEMANA

Se tem uma coisa em que o governo Bolsonaro está sendo brilhante nestes primeiros dez dias é a superprodução de goiabices: você pensa que acabou e, no mesmo dia, vêm mais. Mas estou curtindo especialmente as indicações técnicas. Por exemplo, a “indicação técnica” da amiga do Eduardo Bolsonaro para a Apex. Ou a “indicação técnica” do filho do Mourão para ganhar o triplo do salário no BB – o fato de o pai ter virado vice-presidente certamente foi coincidência.

Está bonito ver a meritocracinha bombando.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O filho do Mourão é concursado e funcionário da carreira do Banco do Brasil. Foi convidado par assumir uma função de confiança, uma função de assessoramento e nesse nível é absolutamente comum que sejam chamadas pessoas que estejam alinhadas aos valores políticos do comando executivo do país. Claro que não foi por acaso que ele foi escolhido, mas isso não tem nada de imoral. Imoral seria se o filho do Mourão não fosse preparado para assumir a função ou se não fosse concursado.

  2. Sei que está difícil conseguir notícias que possam denegrir o atual Governo Bolsonaro. Mas insistir em noticiar fatos ínfimos, procurando lhes dar um destaque maior, apenas para garantir manchete já está chegando às raias do ridículo: ora é o motorista do Flávio, ora o filho do Mourão. Chega! Está parecido com o argumento dos PeTralhas para justificar a derrota nas Urnas: o Bolsonaro teria forjado o "atentado"! Aí tenho que concordar com o Goiaba: a Burrice tinha mesmo que doer muito! BL

  3. Se falarmos para esses generais, que estão assumindo o controle do país, e disséssemos para eles "O Brasil é de vocês, empreguem e apliquem o dinheiro aonde vocês quiserem", em 50 anos ficava mais barato para o nosso bolso que os 16 anos dos governos da petralhada.

  4. Interessante essa reiterada menção ao salário triplicado do filho do Mourão. Não dizem que ele ganhará 37 mil paa fazer um trabalho para o qual é altamente qualificado, substituindo um "assessor" que ganhava 100 mil, só tendo como qualificação o fato de ser "cumpanhêro".

  5. Burrice irrita e muito. Aliás uma característica dos quem tem esparsos recursos de conhecimento ( lato senso)! A falta de humor é uma das maiores características da burrice , infelizmente após 18 anos de burrice sistêmica? Não podemos esperar muito!!

  6. Talvez não seja burrice. Má vontade mesmo. Vontade de criar caso. Muitas pessoas sentem prazer nisso. Já as indicações técnicas vou te dizer um negócio. O duro é aparecer alguém pra defender

  7. Anos atrás eu tocava piano no local mais chique de Porto Alegre à época, o extinto Le Club. Entre as endinheiradas que o frequentavam não faltavam as que se veriam com os modelitos da viúva Porcina da novela o Salvador da Pátria....

  8. Artigo bom, ate bem humorado! Cumprindo um fim de entreter com critica a sociedade. Ai emenda algo que não tem nada a ver! Que goiabice!

  9. to me arrependendo de ter assinado essa revista!!! Ta se contaminando pelo vírus que os idealizadores tanto combatiam no inicio!! Espero que os Editores nao esquecam do seu público dominante.

  10. Goiaba, so existe elite paulista? Nao se esqueça de que elite quer dizer o melhor. Felizmente SP tem e teve elite. Nao fosse assim, nao seria hoje um Estado pujante e altamente desenvonvido.

  11. Concordo que não foi exatamente a hora correta do garoto ser promovido, mas vamos ao + importante: ele tem os pré requisitos para o cargo ? Existe algo contra a idoneidade dele ? Digamos que existam mais 2 ou 3 funcionários com qualificações equivalentes, mas não podemos esquecer que, até onde sei, existe algo de difícil medição: a lealdade. Pelo menos nesse aspecto tudo indica que o garoto será confiável e leal. Os outros tb poderão sê-lo, mas as vezes, o custo de testá-los é muito alto.

    1. Muito interessante e inteligente comentário. Faço minhas suas palavras.

    2. A promoção do pimpolho no BB, pode ser regulamentar e meritocrática. Mas pegou mal. É imoral. Melhor é privatizar tudo.

    3. Exatamente , Paulo.Acho que as pessoas preferem esquecer que o funcionário trabalha há muitos anos e é competente portanto elegível para a promoção, e ele não era um funcionário de zoológico que em pouco tempo ficou bilionário e "empresário super bem sucedido"...

  12. Chegou dar uma olhada no currículo do funcionário do BB alçado a um posto de confiança? Sabia que ele está há quase vinte anos na instituição? Que na era da facção, que o senhor tanto gosta, ele chegou a perder sua vaga na garagem? Larga mão de ser otário porque nem todo mundo é desinformado e tendencioso como o senhor.

  13. Goiaba Aprendi com meu pai , já falecido, meu ídolo e q gozava de uma inteligência superior, mas com dificuldades enormes em aceitar a burrice alheia, e qdo se via as voltas de algum ser menos dotado, falava sem o menor preconceito .. “ Deus deu limite pra inteligência mas não deu pra burrice !” No q ele estava certo ... a propósito adorei o Zara Muié rsrsrs

  14. Goiaba, Como usuário de rede social, sugiro não lamentar muito o fato de burrice não causar dor, caso contrário, você poderia, neste momento, precisar de uma dose de analgésico. Você realmente acredita que todas as pessoas deveriam ser capazes de "captar" a ironia das coisas publicadas nas redes sociais? Ironia é a arte de zombar de alguma coisa com o intuito de obter uma reação de alguém (definição na literatura). E ai, quando alguém reage, o zombeteiro pode ficar exasperado? É brincadeira, né?

  15. Adorei a coluna! As pessoas estão chatas, o mundo está muito chato e agora até a direita está se tornando a Rainha do baile da chatice. Assim como você compartilho da sua revolta, principalmente com a polêmica do filho do general Mourão, como diz Bolsonaro nas animações de André Guedes "VICE SÓ ATRAPALHA!"

  16. Muita gente aqui continua sem entender seu texto. Burrice também é um estado de espírito . . . espírito de porco. Não os culpo porque o Brasil É um país carente de identidade e cultura. Fato piorado por 14 anos de lulopetismo. Até "Sheldon Cooper" começou a entender cedo, as nuances da ironia. Não é militância cega ou má vontade. Não conseguir captar as sutilizas da sátira (nem sempre é preciso um pastelão, um bofetão cênico, um Caco) é uma questão de educação para a leitura. Vamos ler meu povo.

    1. Só não entendo o que o porco tem a ver com isso. Vai Parmera!! Abç

  17. Cláudia Você com certeza é um goiabão da esquerda!!! Citar o filho do Mourão para nepotismo só pode ser! Leia a ficha técnica do rapaz e comece a tirar os bichos podres da sua goiaba!

  18. Você está goiabando, brother! Nepotismo é quando você nomeia parentes para cargos de confiança. Para esses cargos, em primeiro lugar, competência técnica; em segundo, ser amigo, porque se nomear inimigo, vai dar "ruim". No último caso, não seria goiabice e, sim, burrice. A meritocracia e a lei está sendo cumprida até agora, apesar do inconformismo do viés despeitoso da maior parte da imprensa, inclusive dos satíricos, como você. Brincadeira, goiabice minha.

    1. A meritocracia e a lei ESTÃO sendo CUMPRIDAS. Perdão, Mestre Machado de Assis!

  19. Acho fantásticas as figuras de linguagem no nosso idioma. Não sei em outros. Os escritores que sabem explorar essa preciosidade teem uma narrativa à parte. mas sem excessos, claro. O equilíbrio do seu uso é fundamental .Gostei.

  20. Já abandonei o politicamente correto qdo a Guerrilheira Arrogante foi eleita. Gordo é gordo ou gordão, Negro se for meu amigo é Negrão se não for meu amigo é Sr. ou Sra. Japonês é Japa, Descendo de Judeus - Alemães, Sou Grandão e desde que eu nasci todo mundo sempre me chamou de Fernandão e eu nunca fiz uma reclamação. Não gostou Por eu Ñ ter a sua opinião?...Vá lamber Sabão. (sem quer rimou tudo).Fernando Petermann.

  21. Muito bom Ruy. Realmente enche o saco ver comentários dos politicamentes corretos, além dos BURROS, demagogos, narcisistas. Tá muuuuito chatonilda essa geração de pessoas emocionalmentes fracas.

  22. Comentar o que ? Se meus comentários servissem p. alguma coisa,eu até me candidataria.No entanto,considero triste o que acontece com o mundo,com as pessoas.Cada um imagina que seu comentário possa ser a " tabua de salvação ". Não quero me prestar a isto.Mas aqueles que gostam ..." a estrada está livre ". BOM TRABALHO

    1. Ora, por favor não se vá! Quem sabe um dia o mundo venha a se render aos seus comentários...

  23. Uma pessoa capacitada para a função, como o filho do Gal. Mourao, tem mérito, sim, além de ser funcionário de carreira da instituição.

    1. Houve precipitação. Mais tarde, sim. Ele é concursado, capaz e já faz tempo que trabalha. 19 anos, não 19 dias. Justo que tenha aumento com o aumento da responsabilidade. Foi hora imprópria. A repercussão caberia à era Lula. Houve? Não lembro de nada parecido. A família lula agradece.

  24. Quanto a moça da Zara, ela não deve falar português. Ou então acha que "home" se escreve com O. Aí você errou duas vezes. KKKK. ( É SÓ PIADA,EM GENT

  25. Damares fez uma sátira "agora meninos vestem azul e meninas rosa" em roda de amigos depois de seu discurso. Os politicamente corretos ainda estão debatendo suas intenções. Socorro!

    1. Quando li o texto do Ruy, eu lembrei desse caso também. Tem gente que acreditou que ela estava falando de moda.

  26. Brilhante o artigo, eu até já estava achando que havia algum problema comigo, por achar que os assuntos sérios no nosso país são tratados como brincadeira, e as piadas, levadas a sério.

  27. A falta de humor e o não entendimento de ironia me parece ser uma característica da esquerda burra. Êta gentinha ranzinza e limitada!

    1. Da esquerda burra,do centro burro e da direita burra.Idiota tem em todo lugar,e Marlon isso que surgiu com Bolsonaro não é direita na pureza da palavra.Ser de direita é muito mais do que odiar a esquerda,se liga.Exemplo:Frota não é direita,é um imbecil surfando no antipetismo,e só.

    2. Engraçado que o MAXIMILIANO ao Definir a direita nessa pachorra (que não deve ser excluída), foi enfático em corroborar o adjetivo "Burra" ao final!

    3. É uma característica do fanatismo caolho e capenga, tanto da esquerda como da direita burra.

  28. Goiaba, embora você tenha razão em defender a ironia (sem ela a vida ficaria insuportável) é que jornalistas e humoristas têm se mostrados tão idiotas, que até entendo a senhora que explicou que home era lar em Inglês. Daqui a pouco alguns dos seus colegas pedirão "adicional insalubridade" por lidar com computadores com risco de conterem vírus. E o pior é que não estarão sendo irônicos.

  29. Pois olhe, cheguei à conclusão que a humanidade, como um quase todo, é que é um equívoco da criação. Ah, se burrice doesse de verdade...

    1. Riu me parece que em você, realmente dói. Sugiro uma aspirina ou nascer novamente e consumir mais proteína na primeira infância. Caso não volte pedra...

    2. Discordo inteiramente de você Ruy...seu fígado já deve estar doente.

  30. É o "politicamente correto" levado às últimas consequências. Não se pode contar piadas e, nem - pasmem! - cantar cantigas infantis. Alguém já tentou cantar "atirei um pau no gato"? E contar a história da Branca de Neve? Eles querem corrigir até a História.

  31. Não venha querer me enganar. Todo mundo sabe que George Soros infiltrou você no meio dos Antagonistas. Você veio da Folha, é globalista enrustido. P.S.: bota um aviso "isso é ironia" em neon para mim nesse comentário, por favor, antes que alguém assine em baixo dele.

  32. Sorte sua que a burrice não dói. A propósito, sugiro-lhe ler, do Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não parecer um idiota".

    1. É preferível ter um cérebro alimentado por goiabada do que por ácido...

    2. As macacas de auditório gostaram das piadas sem graça explicadas e logo sairam em defesa da goiaba. Estão felizes. Lambuzem-se na goiabada que alimenta seus cérebros.

    3. ... O Vampiro da Virgínia é o "filósofo" da fumaça. E há um monte de gente encantada com o mesmo, com sua "sabedoria".

    4. O maior idiota é aquele que dá bola pro que o astrólogo fala.

  33. Extremamente maldoso, esse jornalista, e isso não é ironia, mas uma crítica mordaz, e ainda, eivada de preconceitos, tal qual as que se veem na globo todos os dias. Bolsonaro continuará levando facadas, aqui não é ironia, mas uma metáfora. Deus abençoe seu governo Presidente e o blinde das facadas da imprensa, que, às vezes, são mais dolorosas do que a do Adélio Bispo.

  34. home é lar goiaba kkkkkkkkkkk A comunicação ficou rápida demais,e a compreensão retardada. É sempre assim...ganha-se de um lado ,perde-se de outro .

  35. Vou só repetir o que o leitor disse aqui na coluna: há uma nova técnica para as indicações ( ao invés de indicações técnicas).

  36. Gzuis, estamos perdidos. Imagina que nos anos 80 e 90 era tudo assim, Casseta e planeta, Jo Soares, Chico Anísio e muitos outros. Hoje em dia o politicamente correto passou doa limites, infelizmente. A partir do momento em que as redes sociais deram voz para "qualquer um opinar", já era. Fora os constantes assassinatos da língua portuguesa, não cinsiderando os erros de digitação.

    1. Palmas!! Também as críticas aos governantes! Lembro da moça da calcinha, com o Itamar!! Bons tempos!!

  37. PQP !!! Que maravilhoso texto que escancara ou melhor, escarra essa pretensa superioridade intelectual, frases e comportamentos certinhos, politicamente corretos sempre. Tudo está ficando muito padrão. Esse pretenso cerceamento de palavras e atos está transformando-nos numa verdadeira chatice. COITADAS DAS PRÓXIMAS GERAÇOES...futuros programadinhos.

  38. Perfeito.......e a colheita de goiabas em 2019 está farta,,,,,,,,,,,,,,,para algumas das observacóes feitas por vc chego a afirmar que é preciso desenhar...........

    1. Lulinha deve ir para a cadeia......vc náo entendeu nada

    2. seria melhor ter nomeado o lulinha para a diretoria do BB. brincadeira. ele ganhou muito mais do que 36 pilas sem ser nomeado para coisa alguma.

  39. Fico só pensando, Rui, em como devem estar se revirando no túmulo, o Sérgio Porto e o Millôr, por exemplo. Deus tenha misericórdia de suas almas e os tornem surdos à burrice e ao febeapá sem fundo desta terrinha... ainda bem que temos vc. Mas não deixa de ser muito constrangedor ter que explicar a mais prosaica ironia ao povinho...

  40. Muito bom goiabada. Creio que estes 13 anos tiraram a capacidade de muitos. Este início foi uma colheita enorme de goiabice, resta saber se as melancias se acomodarão

  41. O que seria do Amigo da Onça nos dias de hoje!? Se bem que o Amigo da Onça era "desenhado"! Faltou a goiabice "pink and blue" da Damares! Ói, assim vou ficar desconfiada que você é da turma que acha que os cientistas tomaram conta da ciência e esconderam da população a cor dos cromossomas por ordem da maçonaria!

    1. Aliás acho que o Goiaba não citou goiabice da goiabeira por questões de parentesco! Mexer com família é sempre complicado! rsss

    2. O que ela viu na goiabeira dela, no quintal dela , permanece assunto dela.É só ela não querer interferir na historia de Newton na macieira que tá tudo bem!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO