Agora é com eles
O sucesso do novo governo depende do sucesso de dois de seus principais personagens: Paulo Guedes e Sergio Moro. Se eles funcionarem, Bolsonaro estará no paraíso
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
As formalidades que marcam a inauguração de um novo governo costumam deixar pistas sobre o papel – e o tamanho do poder – de seus integrantes. Os primeiros dias de Jair Bolsonaro como presidente deram sinais claros de que o sucesso de sua gestão dependerá, em grande medida, de dois personagens: Paulo Guedes, o todo-poderoso do Ministério da Economia, e Sergio Moro, o xerife do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Alçados à condição de estrelas, os dois tocarão setores que, além de cruciais para a concretização de promessas de campanha de Jair Bolsonaro, englobam algumas das principais demandas dos brasileiros hoje. Na área econômica, a geração de emprego e renda. Já na seara de Moro, a redução da criminalidade e o combate à corrupção. Bolsonaro tanto sabe disso que deu a ambos superpoderes para exercerem seus cargos. Os dois tiveram carta branca para nomear quem quisessem -- o que, claro, acabou sendo feito. Nesse cenário, é praticamente impossível o presidente fazer um bom mandato se a dupla fracassar. Por outro lado, se ela der minimamente certo, o governo terá tudo para ganhar o carimbo do sucesso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco
2019-01-10 16:09:56Que fazer diante deste labirinto cheio de areia movediça? Qual a chancecde sucesso ao precisar agradar a Deus e ao diabo? Zero. Impossível. A velha política já mostrou. Pergunto se não é hora de virar a mesa e os direitos humanos da população serem respeitados? Um navio tem UM comandante. Não dá para ficar com mimimi. O mundo anda rápido e nós estamos discutindo o sexo dos anjos com comunistas. Não chegaremos a Porto nenhum. Muita anestesia e poucos cirurgiões. Muita fumaça e pouco churrasco!
Robson
2019-01-09 17:44:08"[...] se reeleger-se [...]", Crusoé?
Vimar
2019-01-07 16:25:56Ele julgou Sarney e principalmente Collor, pelo que eles fizeram de bom aos militares, e não pelo mal que eles causaram à nação. Fez um toma lá dá cá com o MDB de Marun- mais do mesmo que nos causa asco. Ele está se mostrando um engodo!
MARCIO
2019-01-07 10:22:23Não entendi a lógica da afirmação da coluna quando diz que Bolsonaro fatura com o sucesso de ambos, mas se safa no caso de insucesso. A mesma premissa de nomeação conclui resultados diferentes. Afirmação falsa.
Lecio
2019-01-06 19:00:20Tem tudo pra dar certo: duas escolhas das mais acertadas;com um juiz da estatura do Moro e um economista liberal do calibre do Guedes, serão duas colunas mestras a dar sustentação ao governo Bolsonaro. Economia alavancando investimentos, justiça trazendo segurança institucional, serão duas locomotivas a impulsionar as demais pastas e assim o Brasil entrará num novo ciclo virtuoso. Lecio
Valdomiro
2019-01-06 18:38:50O governo Bolsonaro e a unica bala de prata para que o Brasil se catapulque para o caminho das grandes potencias e ganhe seu lugar de destaque no ranque mundial! estamos todos no mesmo barco! estaremos torcendo pra isso!
Luiza
2019-01-06 11:29:46Ao outros poderes, Judiciário e Congresso lhes cabe apoiar todos os projetos que estiverem de acordo com nossa Constituição e com os benefícios para o engrandecimento da nação. De outro modo, serão eles os culpados pelo fracasso. A essa altura, até criança já sabe o que é bom pro Brasil. "Devem manter isso (em mente), viu? ;)
Auxiliadora
2019-01-06 00:11:55Temos tudo pra dar certo ...porém sabemos que o STF é uma pedra no caminho do Mouro e o congresso uma pedra no caminho do Guedes vai caber a nós exigir que esses trabalhem a favor e não contra o país como tem acontecido. Bolsonaro tem a melhor das intenções mas depende dos poderes para efetivar seus projetos, espero que a população enchergue com clareza quem serão os culpados caso as reformas não andem. Botar na conta do Bolsonaro não é corre to é preciso dar nome aos bois.
AMAURY
2019-01-06 00:00:25Sucesso! Muito sucesso a toda a equipe Jair Bolsonaro daqui para frente! Sucesso no enfrentamento da crise! Sucesso no enfrentamento da Corrupção! Sucesso na despetização do país!
Hermann
2019-01-05 23:38:26concordo plenamente com o José.JB precisa deixar Guedes e Moro trabalharem e ficar calado mesmo para não demonstrar falta de liderança.