RuyGoiaba

Cinco livros para morrer antes de ler

21.12.18

Você é masoquista? Quer romper relações com parentes chatos? Odeia Natal, como o Grinch? Não sabe o que dar àquela pessoa execrável que você tirou no amigo secreto? Quer transformar sua festa de fim de ano numa versão com chester e fios de ovos da briga naquela música de Adoniran Barbosa (“era só pizza que avoava junto co’as braciola?”)

Se você se enquadra em algum dos casos acima, sabe que nenhuma lista com sugestões de presentes natalinos é feita para você. Mas seus problemas acabaram! Esta lista de livros para morrer antes de ler pode ser sua introdução à grande arte de perder amigos e irritar pessoas. E, se você for masoquista, seu deleite será garantido. Vamos a ela:

– Jessé de Souza, “A Elite do Atraso”

O sociólogo Jessé de Souza se tornou um especialista em contos da carochinha para petistas: foi golpe, o PT é lindo, a Globo é malvada, a Lava Jato “faz o jogo do capitalismo financeiro” (ou seja, empreiteiros e banqueiros presos na operação não são “capitalismo financeiro”), a crítica ao populismo “criminaliza” as classes populares etc. É tudo tão absolutamente cretino que o leitor é incapaz de entender como Souza consegue amarrar os sapatos sozinho todo dia –quanto mais ter sido presidente do Ipea. Jessé por Jessé, melhor ficar com o cantor de “Porto Solidão” (“rimas de ventos e velas…”).

– Fernando Henrique Cardoso, “Legado para a Juventude Brasileira – Reflexões sobre um Brasil do Qual se Orgulhar”

O legado do velho sábio FHC é um partido incapaz de defender a própria gestão federal, que apanhou cinco vezes nas últimas eleições presidenciais (quatro do PT e uma de Bolsonaro), encolheu drasticamente na mais recente e teve seu candidato, o Chuchu, queimado pelo próprio FHC, que preferia o apresentador do Caldeirão do Huck. Suspeito que até crack seja menos prejudicial à juventude do que as “reflexões” que o Príncipe da Sociologia Brasileira propõe. Evite.

– Luiz Inácio Lula da Silva, “A Verdade Vencerá: o Povo Sabe Por Que Me Condenam”

Esse é ideal para dar ao seu inimigo secreto. Por mais que ele odeie ler, vai ler só para se irritar. E terá razão: “o povo”, que varreu o petismo na eleição, sabe muito bem que condenam Lula porque ele é corrupto e lavador de dinheiro. Pelo menos há humor –involuntário– nas inúmeras vezes em que o criador de Dilma Rousseff joga a criatura embaixo do ônibus. (Metaforicamente –não como Maninho do PT fez com aquele empresário que protestava no Instituto Lula.)

– Bráulio Bessa, “Poesia Que Transforma”

Bessa, um barbudinho simpático, é apresentado como o poeta que lê suas obras no programa da Fátima Bernardes. Você já pensa “hmm, não deve ser exatamente um João Cabral”. Depois, “poesia que transforma” –ou seja, em tese há uma poesia que não transforma e, portanto, não serve para nada, mas essa serve. Hmmmm, que cheirinho gostoso de autoajuda.

Aí você se depara com os seguintes versos:

“Pinte a parede da sala, sem medo de se sujar
Devore a lasanha, a coxinha… sem culpa por engordar
Frequente novos lugares, respire outros ares
Pois é preciso mudar!”

Garçom, minha porção de coxinhas é SEM poesia, por favor.

– Rupi Kaur, “Outros Jeitos de Usar a Boca”

Kaur é descrita como
“poeta feminista
contemporânea”. Parece
achar que basta
escrever desse jeito, quebrando
as frases, para que tudo se con-
verta em “poesia”. É até
OK se você quiser boas legendas
para suas fotos do Insta-
gram. Se preferir poesia
mesmo, largue já esse
livro e pegue qualquer um da
Wislawa Szymborska.

Léo Burgos/FolhapressLéo Burgos/FolhapressAs livrarias no Brasil morrem, mas passam bem: o papel ainda aceita tudo

***

A GOIABICE DA SEMANA

Não há concorrência possível à lambança do ministro Marmello (“marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de Marmello”). E lambança, claro, é a hipótese mais caridosa –“acordei invocado e vou soltar mais de 150 mil condenados em segunda instância! Feliz Natal!”. Enquanto Marco Aurélio Mello continuar a ser o Senhor Voto Vencido, talvez ainda haja salvação para nós.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Jesus! rrss Sr. Ruy Goiaba, eu simplesmente amei as suas sugestões dos cinco livros!! Que beleza!! Agora, não tenho mais dúvidas, sei exatamente a quem presentear. Me diverti e ri demais. Continue fazendo meus dias felizes assim! Obrigada!

    1. Tudo bem com relação aos livros. Mas, tenham cuidado com quem vai receber o "Legado..." do Fernando Canalha Corrupto Cardoso.

  2. Feliz Natal, Ruy!! Que Deus te conserve assim sempre perspicaz, sarcástico e muito, muito engraçado!! Para nos brindar, toda semana, com sua coluna saborosa e imperdível!!

  3. S.O.S. NOVA ESTATIZAÇÃO DO PT E DO COLLOR EM ANDAMENTO: APROVADO 1a VOTAÇÃO SIMBÓLICA NO SENADO, NA CALADA DO DIA 18/12/18 O PLS 484/2017, QUE MATA A INICIATIVA PRIVADA NAS EÓLICAS MARÍTIMAS. EMPRESAS DA LAVA JATO E A ABEEOLICA CARTELIZANDO O SRTOR. MATA ESSA, JAIR SOCORRO, ANTAGONISTAS!!! TEM FURO AQUI PRA VOCÊS!!

  4. Você deveria continuar a lista. Há tanta merda saindo das tipografias que não surpreende a morte em série das grandes livrarias (as pequenas já morreram).

  5. Após a leitura do artigo, acho que vai ser difícil para mim eu não me trair ao referir-me à figura relatada como o ministro Marmello...

  6. Resolveram encerrar o ano com presentes úteis para os assinantes.Toda a edição está impecável,saborosa desde entrada, prato principal e sobremesa.Desde as reportagens,entrevista,Diogo e Sabino e a goiabada com champanhe do RUI.Fechando o ano em grande estilo e na liderança jornalística.Parabéns!

    1. Seu goiaba adorei o texto! E olha que já te critiquei, achando que vc era falso: verde por fora e vermelho por dentro!

    1. Apoiado ! Preciso e mordaz, inclusive com o fhc gagá....

  7. Goiaba de Natal - um monte de piadas prontas! Muito bom! Ano que vem sera’ repleto de oportunidades providas pelos piadistas de Brasilia :)

  8. êita ferro, esse Goyaba tá querendo ver o sangue correr em plena noite feliz... Gostei, se eu tiver condenado a ler algum desses antes de morrer vou viver eternamente!! Feliz natal, goiabas, beijos e abraços!

  9. Essas pérolas literárias seriam certamente proibidas no inferno. Deixem os burros encantados sonhar com tão poderosas linhas... PQP

  10. Há tempo não via graça na sua graça, mas, nas duas últimas publicações, achei alguma graça ou era para não achar? Feliz 2019, Ruy Goiaba, com ou sem graça.

  11. Um ato de benevolência neste período de festas seria recolher toda a tiragem das "obras" listadas acima, juntar com a tal "autobiografia" da ex-presidanta e despachar de presente para a Venezuela. Ajudaria com a crônica falta de papel higiênico que existe por lá...

  12. Eu já quebrei o pau com meus parentes petistas durante o período eleitoral. Amanhã será o primeiro encontro depois do quebra pau. Que não me provoquem, senão vai avoar panetone.

  13. E eu que odeio essa coisa de amigo secreto, mudei de ideia . . . ao invés de escolher entre as cinco sugestões, vou participar de cinco amigos secretos . . . um presente para cada. ASSIM JÁ ME LIVRO DOS CHATOS DE PLANTÃO!

  14. O tal de Jesse de Souza esteve em entrevista na Globo News...Alem de nao consigar amarrar os sapatos,ele ainda eh gago.Nem o comunista Mario Sergio Conti conseguiu esconder sua repulsa ao idiota e suas analises sem pe nem cabeca.

    1. E os "livros" de Sarney, foram suplantados? Aliás, falando em literatura, poderíamos imitar Guimarães Rosa e criar um neologismo": Sarnei, levei sarna!

    2. O colunista preferido por 5 entre 10 ortopedistas e fisioterapeutas !

Mais notícias
Assine
TOPO