Pondé: Ficções tão boas quanto filosofia

08.12.23

O filósofo Luiz Felipe Pondé já escreveu livros sobre o dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues (Filosofia da Adúltera) e o romancista russo Fiódor Dostoiévski (Crítica e Profecia). Portanto, nunca se preocupou em traçar fronteiras rígidas entre a sua disciplina e a literatura.

Nesta entrevista a Crusoé, Pondé recomenda cinco ficções que são tão boas quanto as grandes obras da filosofia na tarefa de mostrar “o mundo como ele é”, sem mentiras ou mistificações.

São quatro livros e um filme:

Antígonade Sófocles, o dramaturgo grego que viveu no século V a.C. Pondé costuma pedir a leitura da tragédia aos seus alunos, que quase sempre se rendem à personagem-título, embora não possam concordar com ela. Por quê?

Macbetha tragédia de William Shakespeare que trata da ambição desmesurada.

Pais e Filhos, o romance do russo Ivan Turgueniev que, no século XIX, compôs o primeiro grande retrato da guerra entre gerações.

Quando os Pássaros Voltarem, romance contemporâneo do espanhol Fernando Aramburu, em que a honestidade é o traço redentor de um homem medíocre.

Rainha de Copasda cineasta dinamarquesa May el-Toukhy, que fala do desejo de uma mulher por um rapaz mais novo como nenhum filme americano teria coragem de fazer.

A conversa com Pondé marca a estreia da seção Ilha de Cultura, que trará indicações para quem deseja se iniciar em um assunto, se aprofundar nos temas do noticiário ou simplesmente desfrutar do que há de melhor nas artes e no entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "A Ilha da Cultura", espaço de excelência, parabéns a Crusoé pela iniciativa, sobretudo pela presença iluminada de Condé.

  2. Pondé! Que maravilha! Excelente iniciativa. Gosto bastante do formato versátil da Crusoé que, há já alguns meses, deixou de ser de política pura e dura.

Mais notícias
Assine agora
TOPO