ReproduçãoApartamento em Miami que está na mira da PF: com ajuda do FBI

Minha casa, minha vida – lá na terra do Tio Sam

PF abre uma frente de investigação para saber se o ex-presidente da República foi beneficiário de imóveis no exterior adquiridos por aliados
25.08.23

Agentes da Polícia Federal que atuam no caso das joias inauguraram uma nova linha de investigação a respeito do ex-presidente Jair Bolsonaro, seus familiares e colaboradores próximos: trata-se de verificar a aquisição de imóveis fora do Brasil e um possível esquema de ocultação dessas propriedades. O caso também está na mira da CPMI de 8 de janeiro, após os integrantes do colegiado terem informações sobre transações atípicas envolvendo Bolsonaro e aliados.

A corporação está analisando, com apoio do Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos, a compra de ao menos 20 casas e apartamentos em nome de pessoas ligadas ao ex-presidente da República, em pelo menos dois estados americanos: Nova Jersey e Flórida.

Na hipótese explorada pelos agentes, os imóveis em nome de terceiros seriam, na verdade, para usufruto do ex-chefe do Poder Executivo brasileiro. O caso guardaria certa semelhança com o do sítio de Atibaia de que Lula e sua família se beneficiavam, embora a propriedade estivesse registrada em nome de amigos, segundo apurou a Operação Lava Jato.

Um personagem central no esquema de Bolsonaro seria o advogado Frederick Wassef. Ele teve quatro celulares apreendidos pela PF no último dia 17. Na última terça-feira, 22, os agentes conseguiram acessar o conteúdo dos aparelhos. A ligação do advogado com os imóveis nos Estados Unidos já vem sendo averiguada há mais tempo, no entanto. Os celulares podem ajudar a preencher o quadro esboçado até agora.

No intercâmbio com o FBI, a Polícia Federal identificou o corretor de um dos imóveis que fariam parte do esquema de acobertamento de patrimônio. Ele intermediou a compra de um apartamento de quase 300 metros quadrados, com três quartos, dois banheiros, varanda com vista para o mar e avaliado em 1,2 milhão de dólares. O imóvel está localizado na 21050 Point PL, unidade 2006, em Aventura, Miami. Comprado no dia 13 de setembro de 2021 ele está no nome de Wassef e tem seus impostos pagos pela ex-mulher do advogado, Maria Cristina Boner.

Aventura é um bairro nobre, onde residem muitos brasileiros. Um imóvel de 1,2 milhão de dólares é um imóvel de luxo. Quem mora lá não é hiper milionário, mas tem uma excelente condição financeira“, explica Igaro Gonçalves, profissional do mercado imobiliário de luxo em Miami, responsável pela negociação de imóveis de celebridades como o tenista Novak Djokovic.

A investigação da Polícia Federal vai ao encontro a uma denúncia feita no ano passado pela ex-mulher de Valdemar Costa Neto, Maria Christina Mendes Caldeira. À época, Christina afirmou em entrevista ao canal de Youtube TV Democracia que Wassef e Jair Bolsonaro eram sócios na aquisição de imóveis em solo americano. O esquema envolveria também Maria Cristina Boner, a ex-esposa de Frederick Wassef, suas filhas e um corretor de imóveis.

Segundo Christina, Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro abriram uma ação contra ela no valor de 50 mil dólares devido às denúncias. Seu relato foi esquecido pela falta de detalhes que pudessem lhe dar lastro. Agora, os agentes da PF acreditam que a linha de investigação merece ser aprofundada. Procurada por Crusoé, Christina respondeu por mensagem de texto que “tem medo de falar do assunto”.

A reportagem procurou a assessoria do ex-presidente Jair Bolsonaro para comentar a investigação da PF sobre os imóveis supostamente comprados nos Estados Unidos. O ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fabio Wajngarten, disse que nunca ouviu falar a respeito do assunto.

A reportagem de Crusoé também tentou contato com o advogado Frederick Wassef, mas não conseguiu. O espaço segue aberto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Do que adianta o Pateta trabalhar na consolidação da nossa CLEPTOCRACIA, se não puder comprar alguns imóveis próximos ao Mickey

  2. Gosto das reportagens de Vanessa Lippelt, talvez a única na equipe que continua garimpando histórias originais. Muitos artigos são reproduções de notícias feitas por outros órgãos da imprensa.

  3. Exportação do esquema realizado no Brasil. Se tem coisa que a família Bolsonaro fez bem foi elevar o nível dos esquemas conforme iam galgando posições mais elevadas na república. Será um dia muito alegre quando este canalha for preso.

    1. Samuel ... você se comporta como um mané guampento manso ao flagrar a madame toca fogo o sofá ... só uma perguntinha imbecil ... GADO não é quem de rabo arriado e guampas levantadas idolatra um ladrão? vá encher o rabo de mariola babaca ... mentí? não!

    2. Chora Amaury gadolino terraplanista viciado em supositório de ivermectina e ozônio..... Kkkkkk

    3. Onde você estava imbecil desmemoriado quando o ladrão e sua quadrilha assaltavam o país? de quatro e cauda levantada? vai te tratar psicopata !!!

  4. Saudades da LAVA-JATO. Se está pondo toda uma proposta que deu certo e, por meios escusos e mentiras carimbadas por juízes, acharam que tudo não valeu. Ladrões de novo agindo.

  5. Bolsonaro e Lula são dois lados da mesma moeda. Lula e o PT escondiam melhor as evidências e ainda contam com a complascência da grande mídia. Porém no final o L e o B são a mesma coisa: grandes atrasos para o Brasil.

  6. A amada PF do dr. Sauro só falta cortar uzovo do hômi mas ô cabra burro se comprou imóvel nos isteites, melhor um sitiozim em Atibaia, um triplexzim no Guarujá, umas fazendinhas com jatinho prá visitar em nome do genial rebento que num átimo de limpador de bosta se torna miliardário claro que tutto proprietá de muy amicis que ninguém veria ou se o MPF só de escrôto erre o CEP do processo todos ficam impunes, menos o Roberto Jéferson e o Dalagnol é claro ... help eu quer asilo no Paraguai !!!

  7. Torço para que dessa vez não surja outro hacker para por todas as investigações a perder, com o STF usando de novo escutas ilegais para inocentar bandidos, como fez contra a Lava Jato.

Mais notícias
Assine agora
TOPO