Foto: Crusoé

“Eles alcançam a igualdade promovendo a pobreza”, diz fugitivo da Coreia do Norte

Timothy Cho fala sobre como escapou da ditadura de Kim Jong-un e da proibição da religião em seu país
26.05.23

O norte-coreano Timothy Cho, de 30 anos, é um dos raros habitantes que conseguiram escapar da ilha-prisão comandada pelo ditador Kim Jong-un. E ele não conseguiu fazer isso uma vez, mas duas. Na primeira, foi preso em território chinês e devolvido para seu país natal. Na segunda, teve melhor sorte. Foi preso dentro de uma escola americana e depois acabou sendo enviado para as Filipinas.

Em conversa com Crusoé, Cho fala da falta de liberdade em seu país. “Na Coreia do Norte, você não pode fazer escolhas. Tudo é controlado, guiado pelo regime e pelo governo. Então, quando você conclui o seu ensino médio você não tem escolha, não há a ambição do que você vai ser. O governo vai te dizer ‘você vai para o Exército’, ‘você tem de ir para esta fábrica’, ‘você tem de se juntar a este grupo’. Tudo acaba sendo ordenado e você tem que vestir a mesma camisa, a mesma gravata, o mesmo sapato, tudo é unificado. Eles alcançam a igualdade promovendo a pobreza”, diz ele.

Em uma prisão na China, Cho conversou com um prisioneiro sul-coreano, que o apresentou ao cristianismo. Depois, ao voltar para a Coreia do Norte e conversar com seu pai, ele descobriu que sua avó era cristã. O fato, contudo, tinha de ser mantido em sigilo. Cho nunca soubera disso por seus familiares.

“Não podíamos compartilhar isso com amigos de escola, que poderiam chamar a polícia e eles levaram toda a nossa família para a prisão. Quando se comete um crime na Coreia do Norte, essa pecha vai passar para todas as gerações seguintes”, diz Cho.

Ele também tenta uma explicação sobre a proibição de qualquer religião em um país que era uma meca do cristianismo (Pyongyang já foi conhecida como a Jerusalém do Oriente). “O regime baniu de maneira rigorosa o culto da fé, porque são os membros da família Kim que são deuses, e são eles que estão nos retratos nas casas e cada casa tem o retrato da família Kim pendurado na parede. No lado de fora, há centenas, milhares de monumentos sobre a família Kim“, diz Cho.

No ranking da organização ONG Portas Abertas que mede a perseguição aos cristãos em todo o mundo, a Coreia do Norte está em primeiro lugar. Hoje cidadão do Reino Unido (que, como o Brasil, não está na listada ONG), Cho virou um crítico do regime norte-coreano. Durante viagem por São Paulo, onde esteve a convite da Portas Abertas, ele conversou com Crusoé.

“Eu sinto que tenho responsabilidade por essas vidas [dos norte-coreanos que ficaram no país], e essa é uma das razões por que eu faço este trabalho. Falo  em nome deles, porque eles não podem falar”, diz. “Quando se consegue escapar de um país como aquele, temos de compartilhar a história.”

Assista:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Coréia do Norte é o "sonho" que Lula quer implantar no Brasil! Jamais conseguirá mas, como afirmou Timothy Cho, a Liberdade custa caro e precisamos ficar fortes e atentos contra o PT e/ou outros malucos...

  2. Assistindo a entrevista de Timothy Cho, vejo o quanto nós brasileiros reclamamos de barriga cheia. Temos a coisa mais importante que é liberdade de escolha, liberdade de opinião, de ir e vir, direitos respeitados, claro ainda falta muito pra atingirmos o desenvolvimento pleno, mas comparando com a população da Coréia do Norte, podemos considerar que estamos no céu.

  3. Seja muitíssimo bem vindo, SR. TIMOTHY CHO!!! São expoentes corajosos, cônscios, fortes, íntegros e fraternalmente solidários como esse valente e determinado cidadão nortecoreano é q mudam o mundo!!! Aqui tb os temos, preciosos, e embora seja outro o contexto, são tb covarde e sistematicamente perseguidos como o é o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, o DR. DELTAN MARTINAZZO DALAGNOL, toda a fantástica EQUIPE DA LAVAJATO e, lá fora nesse momento, o nosso apaixonante VINICIUS JOSÉ PAIXÃO DE OLIVEIRA JÚNIOR

    1. ...o jovem atleta dono do mais BRASILEIRO dos sorrisos a iluminar-lhe a têmpera e a determinação. E, para os medíocres apalermados, que professam aquele discurso chinfrim do ""não adianta nada eu sozinho fazer alguma coisa"", estão aí alguns dos fulgurantes exemplos de cidadãos comuns q, incomumente, fazem a História acontecer. Como dizia STEVE JOBS "os loucos que pensam que mudarão o mundo são os que o mudam mesmo"!!! Vamos lutar o bom combate, cada um de nós com a arma lícita de que dispuser.

  4. Impressionante essa informação. Aliás, muito importante para mim e, para todos os que não tinham a mínima ideia do que é o regime da Coreia do Norte! Tudo o que se sabe, é que a mesma, constitui uma ameaça à humanidade.

  5. Muito bom ouvir o testemunho de alguém que conseguiu sair daquele inferno. Fico penando como são bobos esses comunistinhas Nutella que não sabem a dor de viver num país ditatorial. Em especial a Coréia do Norte. Creio que seja o país mais fechado do mundo. Essa é uma entrevista valorosa. Sinto apenas que quem não quer enxergar não entenderá o que significa.

  6. Dura verdade mas por que o jornaZismo tupi não mostra os milhares de venezuelanos mendigando nos sinais das capitais do norte e nordeste que no seu desespero atestam a crueldade de um regime ladrão e genocida (6milhões de exilados provam isto) a mostrar a um povo fanatizado qual será o seu futuro? ora senhores vão lamber chuchu ...

  7. Kim Jong Un é sustentado pelo regime comunista chinês, é típico do comunismo ao qual ninguém fora do poder quer se submeter e gera populações pobres e infelizes que são sempre fechadas aos pobres semi-escravizados física e intelectualmente! Lula gosta do comunismo ou finge que gosta para se opor à democracia liberal pois não tem competência para administrar como os países democráticos conseguem: Japão, EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Noruega, etc. Viva a Lava Jato!

  8. Muito interessante a reportagem, ñ conhecia o rapaz. Mesmo sendo atéia acredito na força do pensamento e do acaso q temos q saber aproveitar na vida pois ele ñ volta. A pergunta q senti falta: você voltou a ter contato com o gângster q foi seu primeiro "mentor religioso"? O Timothy indiretamente nos diz: "tome conta do seu país para q não se torne uma Coréia do Norte". Lá eles são obrigados a ter a foto do "hipopótamo" na parede, podem imagina o Bozo ou o 51 pendurado na parede da nossa sala?

  9. Transformar o país numa ditadura assim é o sonho de todo e qualquer populista, seja ele Bolsonaro ou Lula da Silva. Olha só a perseguição a Dallagnol e a Moro, começa assim, depois piora até o povo estar controlado. E um povo bundão como o brasileiro que só se junta para fazer carnaval e pra jogo de futebol, cai feito um patinho.

  10. Ótima reportagem. Parabéns. Confirma aquilo que todas as pessoas com um mínimo de honestidade intelectual sabe: Coreia do Norte, Cuba, Venezuela são ditaduras sanguinárias admiradas pela Esquerda ou em um silêncio eloquente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO