“Desmonte da Lava Jato foi ducha de água fria no combate à corrupção”

Ivo Patarra fala sobre seu último livro, "20 anos de corrupção", e diz que a melhor forma de combater os ilícitos no país é simplificar os dados públicos
10.03.23

O nome de Ivo Patarra (foto) circulou durante anos em listas de e-mail e grupos de WhatsApp. Ia na capa do livro O chefe, que é ilustrada por uma caricatura de Luiz Inácio Lula da Silva, feita por uma artista de rua a pedido do autor. A obra, de 2010, faz um apanhado sobre o esquema do mensalão, que se tornaria uma detalhe diante da grandiosidade do esquema do petrolão. “O desentendimento entre Dirceu e Jefferson foi uma oportunidade de ouro”, comenta o jornalista em entrevista ao Claudio Dantas Talks que vai ao ar neste domingo, às 10h.

Na entrevista, Patarra fala sobre seu trabalho de registrar minuciosamente os esquemas que dilapidaram o erário nas últimas décadas. O jornalista publicou, em agosto de 2022, 20 anos de corrupção (Editora História Real), sobre os escândalos que marcaram os governos Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, e constata que o interesse dos brasileiros pelo assunto diminuiu. “A corrupção é o maior problema do país, porque não se trata apenas do dinheiro desviado, mas da execução ruim dos serviços públicos”, lamenta.

Da perspectiva de quem se acostumou a registrar ilícitos, Patarra diz que a melhor forma de solucionar definitivamente o problema da corrupção no Brasil é simplificar os dados públicos, para que cada cidadão consiga entender e monitorar o trabalho dos governantes. “Não sei quando há previsão de varrição da rua da minha casa. Se estivesse na internet, por exemplo, que quarta-feira, às 10h, haveria uma dupla de varredores na rua da minha casa, eu poderia checar se eles apareceram”, exemplifica o jornalista, que considera o desmonte da Lava Jato uma ducha de água fria no combate à corrupção no Brasil, mas não poupa críticas à conduta do ex-juiz e hoje senador Sergio Moro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Moro tentou combater sozinho uma corrupção endêmica no país. Claro que encontrou inimigos em todas as esferas. Ele utilizou o "custe o que custar" pra colocar muito político na cadeia. Quando a gente vê o Geddel Vieira Lima dos 50 milhões e o Sérgio Cabral soltos, dá desânimo mesmo

  2. Vou comprar este livro! Viva a Lava Jato e Viva Sérgio Moro, homem do bem que pode ter cometido errinhos, nada comparável aos bilhões de dólares roubados por Lula e o PT!

  3. Acho que o Juiz Sergio Moro acertou muito mais que errou só que os dois expoentes Bolsonaro e Lula quando se viram ameaçados pela Lava Jato resolveram eliminar S.M.

    1. A lava jato desvendou e mostrou tão grande é a corrupção no nosso país, foi perseguida e enterrada. Só uma coisa a tornou grande; nenhum implicado em nenhum momento falou que algum dos seus integrantes levou vantagem pessoal no processo

    2. Acho que a vontade de prender corruptos de Sérgio Moro e equipe da lava jato foi tão grande que em alguns pontos exageraram, com isso o “esquema” se aproveitou e conseguiu anular tudo. Com a anulação dos processos e acabar com a prisão em segunda instância o STF deu a entender que a corrupção compensa

  4. Com a despedida de Dantas na sexta-feira e a pouca divulgação deste CD Talks acabei perdendo. É uma pena acho que foi bom. Vou procurar rever.

  5. Infelizmente perdemos a grande oportunidade de participar da elite dos países de primeiro mundo. Lamentavelmente o próprio STF foi o maior responsável em destruir o nosso futuro qdo acabou com a condenação em 2a instância e ainda tiveram a audácia em descondenar criminosos. Lamentavelmente os nossos filhos e netos perderam a oportunidade de viver em um país honesto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO