Pacto pela igualdade

18.11.22

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, a Câmara dos Deputados irá lançar, pela primeira vez, o Pacto Nacional pelos Direitos da Mulher. O ato integra a campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres“, realizado em 150 países anualmente, incluindo o Brasil.

A campanha internacional acaba em 10 de dezembro, dia da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No mesmo mês, irá completar 7 anos desde a criação do primeiro banheiro feminino no plenário do Senado Federal. Até 2015, as mulheres precisavam deixar seu posto no plenário para se deslocar até o restaurante anexado.

Esta é a primeira vez que o Legislativo se mobiliza para assinar um Pacto de tal proporção a favor das mulheres. Um iniciativa semelhante ocorreu em 2007, organizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Lula. Vale ressaltar que, atualmente, a Câmara tem 77 deputadas federais eleitas. Neste ano, o número subiu para 92. Apesar do crescimento da bancada feminina, as mulheres ainda vão ocupar menos de 18% das cadeiras da Casa.

Cleia Viana/Câmara dos DeputadosCleia Viana/Câmara dos DeputadosPlenário da Câmara: de 77 deputadas eleitas para 92

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO