Campanha de Haddad/Divulgação

Os coronéis de Haddad

Quase todos investigados pela Lava Jato, velhos e novos oligarcas do Nordeste eram tachados de golpistas até outro dia pelo PT. Mas agora estão de corpo, alma e bolso na campanha do poste de Lula
28.09.18

Fernando Haddad, de cabelos esvoaçantes, vestindo camisa azul clara, abraça o senador Renan Calheiros e o governador de Alagoas, Renan Filho, e, sorridente, começa a gravar um vídeo no alto de um carro de som em movimento. “Estou aqui em Maragogi, Alagoas, com esse grande governador, Renan Filho, que tem apoio do Lula para se reeleger governador. Estou aqui com o senador Renan, a quem trago uma mensagem do presidente Lula de agradecimento por toda defesa, senador Renan, que o senhor tem feito do Lula. Muito importante esse papel que você está exercendo no plano nacional, mas aqui em Alagoas em particular. São amigos da democracia.” Corta.

O abraço do trio durante uma carreata no litoral alagoano, no início deste mês, simboliza uma aliança que tem potencial, ao menos até agora, para definir mais uma vez uma eleição presidencial: a do PT com as velhas oligarquias do Nordeste. Desde 2006, quando Lula foi reeleito, a região que detém 27% do eleitorado nacional é o mais relevante reduto petista e tem sido o fiel da balança nas eleições nacionais. Em 2002, os nordestinos deram 25% dos votos de Lula no segundo turno. Em 2006, foram 33%. Em 2010, de novo, 33% dos votos foram para Dilma Rousseff. Em 2014, a petista conseguiu ainda mais: 37%. Neste ano, as pesquisas já colocam Haddad à frente em sete dos nove estados nordestinos. Em todos eles, há um coronel a apoiar o petista, raspando o verniz moderno de professor da USP com o qual o novo poste de Lula tenta se apresentar. Os coronéis trazem consigo, além de todos os outros maus hábitos da velha política, o envolvimento em denúncias de corrupção e uma curiosa característica: todos foram tachados de “golpistas” pelos petistas durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

Ironicamente, vêm justamente do MDB, o partido que liderou o processo de afastamento da petista e que pôs Michel Temer no poder, alguns dos principais apoiadores de Haddad no Nordeste. No Maranhão, o clã Sarney praticamente ignora o fato de seu principal adversário, o governador Flávio Dino, do PCdoB, estar formalmente aliado ao petista e ter indicado sua vice, Manuela D’Ávila. A campanha da oligarquia é toda feita utilizando a ligação de Lula com o ex-presidente José Sarney, um dos principais operadores do petista no Congresso durante seus governos. Sua filha, Roseana, trava com Dino uma disputa cruenta pelo governo do estado, mas isso em nada atrapalha a adesão ao poste. Outro rebento, Sarney Filho tenta o Senado na mesma chapa que o senador Edison Lobão, ex-ministro de Lula e Dilma. Todos apoiaram o impeachment de Dilma. Todos são ou foram investigados. Mas isso tampouco é entrave para a aliança. Nem de uma parte nem de outra. Estão todos associados, ainda que informalmente, ao PT.

Arquivo pessoa/Eunício OliveiraArquivo pessoa/Eunício OliveiraO multimilionário Eunício Oliveira até doou para a campanha petista no Ceará
No Ceará, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, outro enrolado na Lava Jato e que, a exemplo dos Sarney, também apoiou o impeachment, se agarrou igualmente ao PT e é um dos pontas de lança da campanha de Haddad no estado. Eunício defendeu Lula enquanto durou o teatro petista em torno da candidatura do ex-presidente. Em campanha no interior do estado, chegou a gritar “Lula Livre” ao lado de integrantes do MST. Quando viu que Haddad seria mesmo o substituto do ex-presidente, aproveitou uma visita do petista a Fortaleza para garantir uma foto ao lado do “candidato de Lula”. Àquela altura, Haddad ainda era o “vice” do chefe preso. Depois de oficializado o nome do poste na cabeça de chapa, o presidente do Senado seguiu firme na campanha, embora seu partido, o MDB, tenha um candidato ao Planalto — Meirelles, aquele “bom de trair”.

Eunício sonhava em ser governador do Ceará, mas preferiu não arriscar. Se perdesse a eleição, ficaria sem mandato – o de senador se encerra em dezembro deste ano. Por isso, cuidou de restabelecer as pontes com o PT do atual governador cearense, Camilo Santana. A relação acabou garantindo uma “aliança branca” positiva para os dois lados: o petista eliminou um possível adversário ao governo, enquanto o emedebista espera garantir sua reeleição sem ter na disputa um petista capaz de atrapalhar seus planos. Sim, para facilitar a vida de Eunício, os companheiros do PT cearense trataram de impedir que das hostes do partido saísse um candidato competitivo. Estava amarrada, então, uma aliança repleta de interesses, atropelando todas as diferenças entre as partes. Se é que diferenças havia de verdade.

No Piauí, a história se repete. O governador Wellington Dias, do PT, aceitou em sua chapa o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. Assim como Eunício e o clã Sarney, o capo pepista abandonou Dilma para aprovar o impeachment e, depois, aderir ao governo Temer. Embora a sua legenda esteja coligada ao tucano Geraldo Alckmin no plano nacional, Ciro nunca escondeu que votaria em Lula. Mesmo depois da rejeição da candidatura do chefe petista pelo TSE, por onde anda ele faz questão de posar para fotos fazendo o “L” com a mão. Está engajadíssimo na campanha para Haddad. Ciro Nogueira, diga-se, é um dos recordistas de menções na Lava Jato. Nesta quinta-feira, como parte de um dos inquéritos que correm contra ele no Supremo, policiais federais fizeram busca na sede do PP em Teresina e na casa de um funcionário do partido.

Golpistas ontem, aliados hoje

 

O caso mais emblemático, contudo, é mesmo o de Alagoas. O movimento de aproximação dos Calheiros com o PT começou há mais de um ano. Em março de 2017, Renan pai, que também apoiou o impeachment, recorreu a pesquisas eleitorais para decidir que rumo tomar. Também ameaçado de ficar na planície, já que seu mandato no Senado está prestes a terminar, percebeu pelos números que o vento sopraria novamente a favor de Lula no estado. Começou, então, a se descolar do governo Temer e a fazer gestos de aproximação com o petista. Fez o que pôde para reatar os laços. Recepcionou a caravana de Lula quando ela passou por Alagoas em agosto do ano passado, gravou vídeos pedindo “Lula Livre” e até visitou o ex-presidente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Deu certo. Hoje, Renan é alvo de mais de uma dezena de inquéritos no Supremo.

Ainda em Alagoas, outros candidatos também tentam pegar carona na campanha da dupla Lula-Haddad. No final de agosto, o deputado federal Maurício Quintella, do PR, que concorre ao Senado na mesma chapa dos Calheiros, também posou para fotos fazendo o “L” com a mão. Ex-ministro dos Transportes de Temer, ele admitiu que o gesto era uma referência a Lula. Mas disse que, pelo menos no primeiro turno, votaria em Alckmin, a quem seu partido está oficialmente coligado. O voto de Quintella na votação do impeachment dá a medida do tipo peculiar de coerência da tropa de oligarcas nordestinos integrados à campanha petista: “A presidente não cometeu um crime de responsabilidade, ela cometeu um rol de crimes de responsabilidades. Atentou contra o orçamento, contra o Congresso, contra a democracia”, disse na ocasião.

Ricardo Stuckert/Instituto LulaRicardo Stuckert/Instituto LulaLula com chapéu de couro em homenagem aos nordestinos: da prisão, o coronel dos coronéis tenta teleguiar a eleição
Haddad não conquistou nenhum desses apoios. Apenas os herdou de Lula —- que, na verdade, é aquele a quem os coronéis desejam atrelar a imagem para cumprirem basicamente dois objetivos. Um, imediato, é surfar na popularidade do ex-presidente na região para facilitar suas reeleições. Outro, talvez ainda mais deletério para o interesse público, é já demarcar espaços em um eventual governo Haddad. Renan Calheiros, por exemplo, tem a esperança de ter o apoio dos petistas para se eleger para um quarto mandato para presidente do Senado – disputará o posto com o correligionário Eunício Oliveira.

Para os petistas, a aliança é um ótimo negócio. Os “golpistas” conseguem a partir de suas máquinas partidárias e da cadeia de relacionamentos locais, em especial com prefeitos, tornar mais efetiva a transferência de votos de Lula para o desconhecido Haddad. “Esses grupos não têm ideologia demarcada. Estão em todos os governos federais e é essa relação próxima com Brasília que os sustenta localmente”, diz o professor de Ciências Políticas da Universidade Federal do Ceará Cleyton Monte. De acordo com ele, o PT hoje ocupa um espaço na região que, nos anos 1980 e 1990, foi dominado pelo antigo PFL, atual DEM, e pelo PMDB, agora MDB. Na sua avaliação, contudo, as, digamos, políticas sociais do governo Lula focadas no Nordeste e sua repercussão positiva no eleitorado fez com que as oligarquias locais passassem a depender mais do PT do que o PT delas.

Um exemplo disso é que os grupos que não aderiram a Lula acabaram enfraquecidos. Na Bahia, está o sinal mais eloquente do fenômeno petista na região. O estado foi comandado por décadas por Antônio Carlos Magalhães. Em 2006, o PT começou a tomar o lugar do carlismo, utilizando-se de estratégias similares às do velho coronel. Jaques Wagner comandou o estado entre 2007 e 2014 e fez o sucessor, Rui Costa, que caminha tranquilamente para uma reeleição em primeiro turno neste ano. A chapa dos petistas é formada por 14 partidos, muitos deles do chamado Centrão, o agrupamento de partidos fisiológicos que no papel apoiam Geraldo Alckmin.

ReproduçãoReproduçãoJosé Sarney na convenção que oficializou a filha Roseana como candidata ao governo do Maranhão: o clã reativou o pacto com o lulismo
Para o deputado federal José Carlos Aleluia, do DEM baiano e carlista histórico, a Bahia mostra que a direita falhou na capacidade de comunicação com os pobres, o que permitiu que Lula dominasse toda a região. “O PT criou um mito no Nordeste. A propaganda de Lula assumindo coisas que não fez, que já havia em governos anteriores, pegou. E ele é de fato melhor na comunicação. Consegue falar com os pobres enquanto a maioria das campanhas fala para brancos e ricos. As campanhas discutem coisas que os pobres não entendem. Lula, não.” Aleluia ainda aponta um outro fator decorrente disso: os adversários têm medo de criticar Lula e o PT, fazendo com que a legenda corra praticamente sozinha no Nordeste. “Todo mundo tem medo de atacar o PT porque dá impressão de que está contra o pobre.”

Em alguns casos, o acordo entre os coronéis e os petistas envolve dinheiro explicitamente. No Ceará, por exemplo, Eunício doou 600 mil reais para a campanha de Camilo Santana, o governador petista candidato à reeleição. O montante representou 15% do total arrecadado por Santana até agora e supera até o que o presidente do Senado declarou como doação para a própria campanha — 31,5 mil reais. A doação de Eunício para Santana, evidentemente, ajuda Haddad por tabela. E essa é só a parte aparente da relação que repete o padrão eternizado pela crônica político-policial dos últimos anos. O fim da história os brasileiros conhecem bem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESSA E'A VERDEIRA FACE DA ESQUERDA OPORTUNISTA. ESTAO JUNTOS OS CORONEIS NORDESTINOS DE SEMPRE E O PARTIDO Q USA OS BENEFICIOS SOCIAIS PARA ARRANCAR VOTO DOS MISERAVEIS, APELANDO PARA O MEDO. ISSO TEM Q ACABAR.

  2. E’ sempre a mesma coisa . Fazem alianças espúrias para continuar no poder . E uma vez eleitos não fazem absolutamente nada pelo pobres de seu estado . Governam para si mesmos

    1. É por isso que não recrimino quem deseja separar o Sul e Sudeste do Brasil, a política desses coronéis é nojenta e irá proporcionar a miséria eterna do povo nordestino.

  3. Renan Calheiros, não esqueçamos, junto com Lewandowski mesmo impichando a anta Dilma, passaram por cima da Constituição, mantendo os direitos políticos dela. Bom que não fosse eleito pra cair nas mãos do juíz Moro.

  4. É surpreendente que com tanta informação sobre o modus operandi da política brasileira ainda haja discursos de eleitores ingênuos agarrados a bandeiras filosóficas. Aguentar passeata de HELENÃO é risível. Todo meu desprezo a esses coronéis.

  5. Quero parabenizar a Crusoé por mais esta excelente reportagem! Estou cancelando as assinaturas que temos com o Estadão e Veja! Cansei de ler matérias elaboradas por militantes travestidos de repórteres.

  6. Sorte nossa podermos contar com Bolsonaro. Ele vai nos libertar dessa corja de bandidos que dominam nosso pais a vida toda. Sarneys , Calheiros Gomes ; Alves e segue. Viva o Bolsonaro !!!!!!

  7. É o resultado do enfraquecimento da educação em todo país. É o que os governos, até aqui, gostam: bois de manobra!!!! Povo ignorante é fácil ser manipulado.

  8. Excelente reportagem! Deu vontade de voltar a ler o clássico escrito por Victor Nunes Leal, no finalzinho da década de 40, Coronelismo, Enxada e Voto.

  9. Como podemos fazer com que os eleitores do PT caiam em si? Na verdade eles tem uma intenção positiva, mas são manipulados de forma que pensam de forma distorcida da realidade.

    1. As denúncias de corrupção é que têm que abrir a cabeça deles. Mas acredito que muitos eleitores petistas estão desiludidos do PT.

  10. Como uma nação comete suicídio? Esta reportagem mostra o início do processo. Cabe aos de bom senso impedir. Não há como desculpar este tipo de tramoia para galgar o poder e de lá sugar o sangue dos que produzem e geram riquezas.

  11. Acredito que para se ter o direito de votar tem de se ter um mínimo de requisitos, não ser analfabeto e poder pelo menos entender textos básicos e o recurso de conferência dos votos se nenhum destes não existem o que temos e uma falsa democracia, onde o povo ignorante vai ser massa de manobra sem saber o que está fazendo

  12. Somos um pais com as maiores riquezas naturais. Temos um parque industrial consideravel. Podemos sair da crise e erradicar a miseria rapidamente. Como faremos para acabar "imediatamente" com os oligopolios que tomam o Estado desde o imperio?

    1. Pensei a mesma coisa. Pulei algumas partes, pois é muito absurdo. A verdade nua, crua e podre.

  13. Porisso que o nosso nordeste é e será sempre atrasado, representado por essa bandidagem. Isso é uma vergonha! E o pior é que muita gente/povo gosta, apoia.

  14. O brasileiro merece esta gentalha. Neste caso queria ter “passaporte”. A felicidade agora está do lado de quem tem dupla nacionalidade. Com eles mora a esperança.

  15. MUITO BOA A REPORTAGEM PARABÉNS. APROVEITANDO O GANCHO...GOSTARIA QUE A CRUSOE ACRESCENTASSE AO MEU NOME LUIZ, O MEU OUTRO NOME, QUE É CARAMURÚ, NÃO É SOBRENOME MEU SOBRENOME É XAVIER. MUITO OBRIGADO. AGD° RESP

  16. Incrível que, no final, tudo foi relevado: mensalão, petrolão, 13 milhões de desempregados, recessão, etc. A miséria no Brasil realmente é um projeto.

  17. O que a Globo é neste Jogo? Uma Liga de Coronéis? Um poderoso Cartola?O problema é que Aqui, A Globo manda mais que a CNN lá .

  18. Como eles não veem que o que ganham são migalhas,esses políticos nada fazem por seus estados ,não criam empregos,não trazem indústria,só veem o próprio interesse. Lamentável

  19. Ótima reportagem, Crusoé nos coloca de cara com a verdade brasileira, que disfarça através de mil faces, de mil embustes, tanto de um lado como de outro, o atraso moral que ainda não aprendemos a destruí-lo...

    1. você tem toda a razão É muita mentira e cinismo .Vamos passar algumas gerações, falta educação para combater tudo isso. Como é possível que essa gente seja eleita novamente.

  20. Estou preocupado com uma provável "guerra civil", por conta da volta do PT.Os cidadãos de bem, não podem aceitar essa situação.Estamos vítimas, de uma democracia, refém da ignorância e da miséria.Seremos uma nova Venezuela?Gramsci teve muito tempo.Na na cadeia,levantou e estruturou, as diversas maneiras de golpear a liberdade para a implementação da "Sociedade de Insetos".

  21. Entre tanta sujeira "política" o cidadão nordestino se eterniza na pobreza, os coronéis da região de outrora, ainda existem na região graças aos propinodutos liberados pelo supremo impostor Lula. É intrigante o cidadão que não tem uma torneira com água disponível, eleger sistematicamente esta corja.

  22. Essa matéria reflete muito bem a hipocrisia da política brasileira. Na verdade não tem ninguém nesse meio preocupados com o povo e sim com seus próprios interesses. É o mesmo coronelismo de sempre.

  23. Essa arma fictícia,q o Bolsonaro finge segurar,significa q ele vai atacar mortalmente a bandidagem de todos os níveis e matizes;criminosos do colarinho branco,narcotraficantes,baixa bandidagem,etc.etc.

  24. O artigo representa a realidade brasileira do Nordeste, povo pobre, que vive basicamente do Bolsa Família e adoram o Lula, querem sua volta para receber mais benefícios, e fazem com que os corruptos coronéis apoiem Lula para que sobrevivam. Será que o Brasil terá jeito ?

  25. Renan Calheiros tornou-se ÍCONE DOS POLÍTICOS ODIADOS, este câncer representa há anos tudo aquilo que o povo tem repugnância e no entanto é incrível como se mantém no poder, incrível como este sujeito é LISO, escapa com espantosa rapidez de um esgoto e surge limpo de outro. Desrespeita publicamente uma ORDEM JUDICIAL e ninguém o incomoda! É um feito. Se a lava jato pegar de jeito este FOCO DE METÁSTASE ele terá muito o que delatar. Foco nele, SERGIO MORO! O povo será feliz com Renan na cadeia!

    1. chega dar vontade de vomitar, vendo tanta bosta junto, tanto corrupto. isso pior que qual quer catástrofe natural para acabar com um país.

  26. Lamentável que o povo brasileiro nao consiga ver quem são todos esses politicos que nos roubam há 30 anos. Estamos rumando a passos largos para uma venezualização economica e moral. Talvéz o Brasil precise disso. Precise sofrer....

  27. A educação que o PT deu ao povo os impedi de fazer uma conta de regra de três simples que poderia mostrar que nenhum bolsa família é maior que os impostos que nós pobres pagamos...

  28. Para estas raposas, é importante manterem sua sobrevivência penal com a manutenção dos seus currais eleitorais alicerçados em bolsa família e analfabetismo da população.

  29. Não suporto ver a cara dessa gente. No horário desligo na propaganda do pt. É letra minúscula mesmo. Não merecem respeito.

  30. Eu não suporto tanta burrice do povo! Muita vergonha de ser Brasileira! Vejo os jornais e não acredito que possa estar num país tão burro! Estou tirando minha cidadania italiana e confirme for vou morar em outro país e abrir horizontes para os meus netos! Muito triste este congresso

  31. Está matéria da Crusoé tem que ser liberada para que possamos enviar aos petistas eleitores do poste pelas redes sociais e emails!!!!

  32. Infelizmente só matando essa corja. São verdadeiros urubus, se aliando em torno da carniça. Só mesmo com um IRA. Ou ETA pra limpar esse país dessa corja. Se aproveitam da sub-raça criada por eles pra se perpetuar no poder, sem nenhuma ideologia. A não ser roubar.

  33. Nojentos! Velhacos! Façam bom proveito... botarão 200 milhoes de pessoas na sarjeta, virando lata de lixo em busca de alimentos. Parabéns!

  34. Nojo desses políticos, essa corja não tem vergonha na cara!!! Fico revoltada!!! Fui a todas as manifestações de rua pelo empeachment da Dilma, não pode ter sido em vão!

  35. 75% dos eleitores são analfabetos políticos funcionais, obrigados a votar, igualmente aos demais 25% de eleitores esclarecidos. E essa maioria de eleitores analfabetos políticos, infelizmente, se concentra no Nordeste e boa parte do Norte. Vai daí, o candidato cara de pau que souber mentir, enganar mais, irá convencer o eleitor menos esclarecido (analfabeto político) a votar nele........Por isso, O Brasil Continental deveria ser desmembrado em tantos novos países quantos necessários.

  36. O dia mais feliz...sera quando Sarney morra, pq ja esta fazendo hora extra; Renan seja julgado e enjaulado sem direito a progressao de pena; Lula va para o presidio normal, cumprindo pena de 7 processos, sem progressao; Gilmar e sua turma seja exonerada do STF

    1. Cláudia, esqueceu do pior: Zé Dirceu, o Coisa Ruim. Poderia se abraçar ao Sarney e os dois irem pros "quintos dos infernos".

  37. Nós temos que eleger um Congresso que queira trabalhar pra acabar com as mordomias dos políticos e que impossibilite a eleição seguida de políticos, indefinidamente. Temos que acabar com os políticos de carreira.

  38. Sinceramente, não entendo por que o MDB ainda está vivo. Vejam só: Eunicio e Renan odeiam o Temer e apoiam Haddad. Skaf e Puccinelli apoiam o candidato do Temer. Requião apoia Ciro. E são todos do mesmo partido! É incrível isso. Acho que nem deve ter convenção nacional, pois ninguém deve se falar. Estou lendo essa matéria usando a extensão Vigie Aqui, que grifa de roxo os nomes dos políticos que tem processo na justiça. A extensão deve ter grifado essa reportagem umas 100 vezes.

    1. Pior, ninguém apoia o candidato do partido. Raça de víboras imprestáveis.

  39. Misericórdia! O inferno está reunido mais uma vez para eleger um novo Capeta. Mas DEUS em sua infinita misericórdia há de nos dar sabedoria para uma escolha decente. Bolsonaro é a única e última chance para nos livrar dessa corrente maldita. Agora já sabemos a revista que recebeu 600 milhões para destruir a candidatura da esperança que nos resta. Por essas e outras peçamos sabedoria a DEUS para fazermos a escolha certa. Agora todo mundo já sabe o que nos espera à frente.

    1. Não seja ingênua, Carolina. Se ele fosse fisiologista teria sido escolhido para comissões importantes na Câmara. Nunca participou porque não aceita os conchavos feitos nos gabinetes.

    2. Certo. E por que Bolsonaro é o único "capaz de nos salvar"? Não te ocorre que ele seja tão fisiologista quanto os citados na reportagem?

  40. Por tudo isso creio que o melhor seria separar o nordeste do resto do país e entregar ao ladronismo, viraria uma Venezuela em velocidade de jato.

  41. Sobre a denúncia da Joice Hasselmann d q há compra de apoio da mídia para fazer uma campanha suja contra o Bolsonaro?

    1. Ela foi explícita em dizer que a compra escondida foi a um grupo de comunicação. Neste caso do eunuco, ele declarou de forma aberta e está registrado no TSE a doação de valor semelhante. Agora a Joice fica enrolando dizendo que sabe quem pagou os 600k e para quem, e ainda pede que as pessoas saiam as ruas cegamente contra está tramoia sem mesmo dizer quem são os envolvidos claramente. A Joice não pode esperar que as pessoas obedeçam assim como esquerdistas, qualquer coisa que lhes digam.

  42. Ainda não vi a Crusoé comentar a denúncia da Joice Hasselmann sobre os 600.000.000 q foram repassados a uma grande revista p financiar na mídia uma guerra suja contra o Bolsonaro.Gostaria de uma avaliação sobre o assunto.

  43. deve haver algo muito errado com o brasil, como pode essa corja de ladroes mandarem por aqui por tanto tempo, e o pior sao eleitos

  44. E depois de tantos e tantos anos, continua o Poder no Nordeste, nas mãos dos (coronéis mentirosos). É a mesma história a cada eleição. Distribuem pedacinhos de queijo de Jégui, para o povo atrasado do Nordeste, e sempre ficam, na bôa, fazendo destes miseráveis escravos ,destes sórdidos politicos bandidos. Só temos tres soluções: 1 - Trazer os cangaceiros para liquidar com todos estes coronéis, ou 2 - O próprio povo miseravel, num ultimo esforço, expulsarem do Nordeste esta gang exploradora.

  45. Sonhei, dia destes, que um vírus mortal caiu por aqui e atacou todos os corruptos nacionais. Morreram todos os coronéis nordestinos, de uma só vez. O Brasil ficou uma maravilha!

  46. Renan Calheiros é o que presenta de pior na Política Brasileira. Ele foi o culpado, juntamente com um membro do STF, da Dilma ainda está falando asneiras, inclusive sendo candidata. Ele foi o responsável por diversas mazelas do Congresso. Não sei porque ele ainda tem vida política. Só no nosso País mesmo!

  47. O Brasil sempre foi marxista, até antes de Marx nascer. Leis Manuelinas, capitanias de fidalgos, monarquia de privilégios, senhores de engenho, o padre que manda na cidade. O brasileiro nunca soube o que é iniciativa individual, livre mercado ou como ser um cidadão autônomo. Espera tudo dos poderosos e se submete a eles. A aliança de Haddad com os coronéis nordestinos parece um paradoxo, mas é na verdade um conchavo entre iguais.

  48. O quadrilhão é imbatível .O oficial ,o paralelo e o privado. Essa gente merece ser apedrejada na rua. Alisados ,embotocados e asquerosos.

  49. Um longo caminho ainda a ser percorrido, para que nós aqui no nordeste sejamos mais politicamente esclarecidos e decidamos não mais ser conduzidos pelo cabresto dos coronéis!

    1. Discordo. Isso não é um privilégio nordestino. SP adora os coroneis tucanos, haja vista João Dória Jr., o pequeno ditador, que fez um governo pífio, demitiu e perseguiu os que ele detectou como ameaça. SP não é nada diferente.

    2. Infelizmente o eleitorado nordestino (incluido o centro-norte de Minas Gerais, meu estado) foi transformado em gado do esquema de poder lulo-petista. Esse "gado" é conduzido ao curral que melhor lhes aprouver.

  50. Infelizmente no Nordeste os coroneis usam da soldadesca ( eleitores pobres e analfabetos ) para derrubar o capitão e o general e manter o poder a qualquer custo. Deviam ir parar na corte marcial e depois na Papuda, aonde o tiro de guerra Lula já deveria estar a muito tempo!!!

    1. Por interesses escusos, principalmente culpa, essa corja segurou Lula no escândalo do mensalão. Se ele tivesse sido cassado ali, teria ido preso ali e o país estaria livre desse absurdo que mostra a nossa política sendo manobrada desde o presídio. A que ponto chegamos: PCC e Lula dando ordens a outros marginais aqui fora.

Mais notícias