SergioMoro

A força-tarefa nacional para erradicação da pobreza

17.12.21

A economia vai mal. Em novembro, a taxa de inflação acumulada nos últimos doze meses atingiu 10,74%. É a maior taxa para novembro desde 2015, durante o governo do PT. A taxa de desemprego permanece alta, em 12,6% no terceiro trimestre de 2021, com cerca de 13,5 milhões de desempregados. O rendimento médio dos brasileiros, por sua vez, caiu pelo quarto trimestre seguido, o que indica que os empregos criados são de pior qualidade do que os anteriores. Trata-se de uma redução de 11% em relação à renda do mesmo trimestre do ano anterior.

A pobreza tem aumentado no Brasil. As estimativas sobre o número de brasileiros abaixo da linha da pobreza variam segundo os critérios adotados. De acordo com o IBGE, a taxa de pobreza era de 24,8% da população antes da pandemia e chegou a 28,9%, após a pior fase da Covid, atingindo cerca de 61 milhões de pessoas.

Os números são dramáticos e a realidade ainda mais. Reportagens sobre o aumento da fome entre os brasileiros têm assombrado o país, com pessoas em busca de restos de comida, de ossos de carne e até mesmos de lagartos para sobreviver.

O futuro próximo não é animador, com o reconhecimento, inclusive oficial, de que entramos em um cenário de inflação elevada, estagnação econômica e juros altos.

O cenário só será alterado com um novo governo e com novas lideranças, pois o atual, além de ser responsável pelas crises, é incapaz de formular saídas ou um projeto para o país.

A recuperação do país demandará, em primeiro lugar, a retomada da confiança, o que não será possível com a volta de lideranças de governos que já deram errado no passado e que mergulharam o país em uma espiral de corrupção e recessão.

Em segundo lugar, também será necessário recuperar a credibilidade fiscal do país, vulnerada pelo ataque atual ao teto de gastos e pelo aumento de gastos desnecessários com emendas parlamentares, subsídios e privilégios (não incluo aqui as despesas com o Auxílio Brasil). A retomada da responsabilidade fiscal, sem prejuízo da responsabilidade social, propiciará a redução da inflação e a progressiva diminuição da taxa de juros, condições necessárias para a volta dos investimentos internos e externos e, por consequência, dos empregos e da melhoria dos rendimentos dos trabalhadores. As necessárias reformas para elevar a produtividade do Brasil precisam da credibilidade e da coragem de um novo governo com espírito reformista. Características estas que o atual e o pretérito não têm condições de oferecer. Propostas específicas e técnicas devem ser formuladas para melhorar as políticas sociais clássicas de fomento do emprego, melhoria da educação, da saúde e segurança pública.

Paralelamente, é urgente a criação de um robusto programa de erradicação da pobreza, no formato de uma força-tarefa encarregada de coordenar os esforços nacionais nessa área. As políticas de transferência de renda adotadas pelos últimos governos, como a Bolsa Escola, o Bolsa Família e o Auxílio Brasil, têm se mostrado relevantes para prover a subsistência dos mais pobres em tempos de economia claudicante, mas se mostram insuficientes para prover o necessário para que os seus beneficiários escapem em definitivo da armadilha da pobreza. Especialistas recomendam medidas adicionais, com uma abordagem não só mais focalizada nos mais pobres, mas também mais customizada, a fim de identificar quem são os mais vulneráveis e o que eles precisam para superar o ciclo da pobreza. Com a governança correta, políticas públicas já existentes na área da educação, da saúde, do emprego e do empreendedorismo seriam voltadas de forma eficiente para os mais pobres, a fim de superar não somente as consequências, mas também as causas da pobreza e da miséria.

A força-tarefa poderia ser criada no formato de uma agência, como as já conhecidas agências reguladoras, mas com uma missão específica, a de erradicar a pobreza no Brasil. Em vez de criar uma nova burocracia com cargos novos e mais custos, o quadro seria formado por servidores selecionados dos vários ministérios e órgãos já existentes, abrangendo todas as unidades da federação, trazendo os melhores dos melhores e também propiciando o conhecimento multidisciplinar e a transversalidade das políticas públicas necessárias. Na implementação das políticas formuladas, poderiam ser criadas forças-tarefas regionais, aproveitando-se os melhores servidores locais, em um grande esforço nacional. Os mais de 9 mil Centros de Referência da Assistência Social – CRAS – espalhados pelo país, com seus mais cem mil funcionários, os cerca de 300 mil agentes comunitários de saúde e os 250 mil agentes municipais de assistência social, podem ser utilizados como uma base inicial para dar capilaridade à implementação das políticas públicas necessárias. Certamente, ainda seria necessário capacitar, treinar e coordenar os esforços desses agentes. Parcerias públicos-privadas, em formatos variados, poderiam também ser utilizadas para buscar a eficiência dessas políticas públicas, especialmente em um cenário emergencial.

A criação da força-tarefa no formato de uma agência ainda oferece uma vantagem institucional relevante: evitar que o combate à pobreza seja capturado pela política partidária e pelas manipulações populistas. Erradicar a pobreza passa a ser uma política de estado, impessoal, e não mais uma política de governo, utilizada como bandeira eleitoral, como bem ilustra a sucessiva mudança de nome do benefício de transferência de renda desde o governo FHC.

O Brasil precisa enfrentar os seus fantasmas. Tão importante como combater a corrupção, é a retomada do crescimento econômico e a erradicação da pobreza, tudo com responsabilidade fiscal e ambiental, a fim de garantir não só um presente, como um futuro melhor. Sem populismos ou captura de políticas de estado para fins eleitorais. Alguns podem achar isso impossível, como diziam que era inviável combater a inflação antes do Plano Real ou a corrupção antes da Operação Lava Jato, mas a esta altura já provamos que o Brasil pode dar certo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Neste momento MORO precisa mais do MBL e outros nas ruas do que de palanques. Muitos destes são construídos com dinheiro desviado da população. É preciso movimentar as ruas para anular as aleivosias que serão assacadas contra a pessoa de Sérgio Moro. Aliança ? Qual é o tamanho do " Dote" ( votos/cargos ). Qual é o poder da legenda ? Vamos seguí-la... Santo fraco , procissão curta.

  2. Tudo isso é muito bom, mas, precisa ter cuidado na utilização da estrutura que já existe. Embora louvável, porque aproveita servidores efetivos que de alguma forma atuam na aérea da assistência social, o preparo desses servidores é vital para o sucesso do programa. As parcerias públicos privadas podem resolver a questão da implementação e do sucesso do programa, é algo para se ver!

  3. Só os Movimentos ( MBL , Vem Pra Rua , etc. ) darão alicerce psicológico para enfrentar o " Tsunami " de desinformação que cairá sobre Moro neste 2022. Numa tempestade um " bom Capitão " apruma a bússola com o Farol ( objetivo ) e, impávido , arrosta ventos e ondas adversas. O poderio adversário anima o embate. Quero ver , ao meu , quantos votos somarão. #M22. À luz da lei 12.813/13 ainda não ví " conflito de interesse ".

  4. Está é mais uma mostra de que Moro é a melhor alternativa para à presidência.Votemos em Moro, mas renovemos TODO o Legislativo federal., sem o qual não haverá governabilidade. Coloquemo-nos de pé a à ordem por Moro.

  5. Excelente artigo. É uma ideia valiosa para a erradicação da pobreza. O país tão rico, não pode aceitar passivamente a miséria de tantas famílias. O enfrentamento dessa infâmia é urgente. Vamos em frente Moro com todas as forças para focar nesta solução.

  6. Dr Moro! A sua juventude,a sua vivência , preparo e a vontade de fazer sempre a coisa certa,e com o currículo de já ter enfrentado os dois dos maiores responsáveis pelo círculo Vicioso do Brasil ,colocado um na cadeia e desmascarando o outro e seus filhotes! Fica muito claro que Sérgio Moro e o único que tem credenciais para realmente levar o Brasil ao círculo virtuoso.Siga firme fazendo a coisa certa

  7. CIRO quer (de)bater. Adepto de números , percentágens , gráficos e outras lorotas, eu perguntaria a Ciro: O Sr. obteve 10,97% em 98; 11,97 em 2002; 12,47% 2018. Com essa progressão ( 1% a cada 4 anos ) serão necessárias mais 38 eleições ( 4X 38 ) para atingir 51% necessários para eleger-se. Portanto , daqui a 152 anos. No ano da graça de 2174. O Sr. espera chegar lá ? Matemática não mente...

  8. Este texto aborda apenas uma idéia: projeto social.Apresentado e bem explicado. O" Par Perfeito " da chapa 22 ainda não foi apresentado. A força tem que ser em dobro.

  9. Sonho Americano ( EUA ): Ser milionário ( juntar 1.000.000,00 de dólares ) o mais rápido possível; por isso trabalham muito. Sonho brasileiro: Ser pobre e receber auxílio ( esmolas ) do governo o mais rápido possível. Por isso não criam empresas nem postos de trabalho ( empregos ). Quem enfiou essas ideias tão contrárias nas cabeças de ambos ? Se eu disser me excomungam. Esse tal de Max Weber pôe cada ideia em nossas cabeças...

  10. Alianças política , empresarial e popular (movimentos de rua ) atingem o emocional de CIRO. REJEITADO por 87,53 % do eleitorado em 2018 " Padim Ciro " quer excumungar MORO. " Tem juízo um home desse " ?

  11. Gosto da ideia de CUSTOMIZAÇÃO. Seria um trabalho árduo, de formiguinha, mas que entregaria resultados relevantes. E alguém achou que seria fácil?

  12. O Sérgio Moro deve escrever artigos menores, com menor número de assuntos de cada vez, para ser melhor entendido para um maior número de brasileiros.

    1. Concordo, suas ideias são brilhantes, porém, ler não é o forte de muitos.

  13. Texto perfeito! A proposta da erradicação da pobreza é do Moro, e, esta, ninguém tira dele! Quem mais apresentou algo? Não adianta ficar com políticas populistas e não criar oportunidades para a população… não sou contra os auxílios, mas precisamos estagnar o mal, pela raiz, esta é a máxima verdade! 👏🏼👍🏼🙏🏻 Vamos em frente, rumo Moro Presidente! #MoroPresidente2022

  14. Excelente texto! Chega de medidas paliativas e eleitoreiras! Projeto de país, e não projeto de poder pelo poder, ambos já vistos no passado e presente! #MoroPresidente2022! Voto garantido por mim e minha família.

  15. Divulgação de pesquisa eleitoral induz seguir o mais forte ( como no futebol ) é um fundamento da Psicologia social. Porém , Povo na rua ( MBL e ... ) contagia. ORIOVISTO: Plebicito; Ideia simples e profunda. Mostra o que quer a população e o que quer seus " representantes " : Moralidade ou impunidade... Pobreza: para distribuir , antes, é preciso produzir receita$ ( Oriovisto sabe como... ) #M22.

  16. Excelente ideia. É preciso promover fortemente esse programa. a pobreza será o principal tema da próxima eleição. Bolsonaro fraqueja porque destruiu a economia e o Lula não cessa de dizes que com ele havia picanha na mesa do pobre. Ainda que o combate a corrupção seja um tema vital para a sociedade, especialmente caro para o Moro, e umbilicalmente ligado a todos os problemas de montra do país, ele tem que dar lugar ao combate a pobreza. Nunca esquecido, sem o foco principal do discurso.

  17. Que Deus o proteja nessa campanha suja que se avizinha, dos inimigos na imprensa, no Judiciário, no Congresso. Você e o Deltan tem meu voto e apoio.

    1. Essa campanha será de baixíssimo nível! Deus o proteja!

  18. Novos ares curam doenças aparentemente incuráveis.A mudança de hábitos tem, necessariamente,que partir da base da pirâmide. 100% a favor dessa Força Tarefa Nacional,e de que esse projeto possa envolver todas as camadas da população,na forma de voluntariado também,cada um oferecendo aquilo que pode e sabe fazer.É essencial aos brasileiros descobrirem que são capazes, para deixarem de ser capachos, e promovam a renovação desse Congresso que tem 90% de políticos profissionais contra nós.

  19. Moro, Valoroso e Imprescindível Próximo Presidente do Brasil, estou me sentindo valorizado por ter sugerido, aqui mesmo em comentários anteriores, ouvir o IBGE e os Servidores Públicos de Carreira, no objetivo de formatar um programa de governo condizente com as necessidades do país. Afinal, ninguém sabe mais, do que eles, o que é preciso fazer em cada área, setor, cidade, bairro, escola, hospital, estrada, estatal, agência, relações exteriores...

  20. Dr.Moro Juiz e Moro candidato. O primeiro mostrou ao Pais ser possível combater a corrupção colocando os graudos na prisão. O segundo oferece um discurso típico de período pré-eleitoral, ou seja: mais do mesmo. Não acredito no segundo, preferia o primeiro. Inexperiente na política, ainda que fosse o homem certo, preparado para o cargo, mas, com todo o Congresso contra sí(felizes com a destruição da Lavajato), seria impedido de governar pelo "stablishment".

  21. Excelente artigo do Dr. Moro, acrescento, no entanto, a questão crucial está na reforma política e tributária sem as quais nada mudará. Além disso, o Brasil precisa criar projetos de infraestrutura. Não sou contra o bolsa-família, auxilio emergencial ou que nome tenha, sou contra a padronização da esmola, é preciso delimitar prazos condicionar recebimentos. Há muito a ser feito concordo sim jeito o Brasil tem desde que consigamos eliminar o arcaísmo sempre nos rodeando com roupagem nova.

  22. Bem elaborado, mas ainda temos o problema do saneamento básico que envolve outros problemas como estrutura e infraestrutura. Ansioso para ver o decorrer deste projeto. Meu apoio sempre Moro Presidente

  23. boa moro! são boas ideias simples de serem executadas. só gostaria de te pedir para tomar cuidado com as alianças muito amplas que te façam abrir mão da essência de seu projeto anticorrupção. fique atento aos altos níveis de abstenção nas últimas eleições. assim como eu, muita gente não sai mais de casa para votar e as pesquisas não conseguem medir esse número de pessoas que efetivamente não vão sair de casa porque não acreditam mais nos atuais políticos. você atualmente é o único anti sistema!

    1. Avante! O Brasil pede socorro! Chega de populistas demagogos! #MoroPresidente2022

  24. A ideia é bem interessante. Vemos hoje que o modelo de agências funciona (não é 100% mas passa), veja o caso da Anvisa, resistindo bravamente ao desgoverno federal.

  25. Que a equipe economica de Sérgio Moro continue acertando assim, mas que a equipe de marketing atue mais agressiva jto. a todas as "medias", principalmente enfrentando os radicais...

  26. "Fique em casa, a economia, vemos depois." O aumento dos índices negativos da economia reflete bem naquilo que a esquerda juntamente com o STF trabalharam. Tratar JB como o articulador desse resultado é nos chamar de desinformados. Já com relação a pobreza, somente destruindo o modelo Paulo Freire, poderemos iniciarmos um processo de extinção da miséria. Nosso maior desafio é extinguir o modelo de política doméstica, onde a pobreza gera lucro e uma população armada cria uma sociedade instável.

    1. Eu diria que outro fator que ocasionou a demora na economia voltar foi a recusa em comprar vacinas. Se tivéssemos comprado as milhões de doses da Pfizer no final do ano passado, teríamos vacinado a população muito antes, não teríamos tido o pico em Maio/Junho do ano passado e, além de menos mortes, a economia teria voltado mais rápido. Mas esquece, bolsomínio não entende esse argumento.

  27. Sugiro aos amigos(as) a leitura da entrevista concedida por PEDRO SIMON, nesta edição da CRUSOÉ. Assim como SERGIO MORO, Pedro Simon é um símbolo da moralidade pública. Pedro Geraldo

  28. Sou fã e eleitora, uma sugestão: Não mude em nada, seja vc mesmo, sem chapéu nordestino, mas fale sapato ao invés de calçado.Ganhe essa eleição!!

  29. Dr. Moro, seu quadro é atual e real, a estrutura legal, funcional e social do Estado está ruindo e qual um edifício condenado, suas falhas vêm desde os alicerces e não há reforma que o conserte, só a demolição para uma nova construção. Refundar o Estado é preciso, e para isso os operários serão mais importantes do que os técnicos, operários eleitores, povo eleitor, que deverá ser informado dos detalhes da obra, se queremos eleger o engenheiro ideal. A população deve saber que ela é a vítima.

  30. Entendimento perfeito da situação econômica e social do país, bem como propostas originais para superação das dificuldades !!

  31. "O futuro não é animador", mas é possível modificá-lo, com a adesão de pessoas que se preocupam com esse País. Com responsabilidade, capacidade de decisão, sem populismo barato. Não vai ser fácil. 'Querer' não é tudo, mas já é um bom começo. OBS: Lembro que esse texto está excelente, mas, se for para a oralidade, é preciso esmiuçá-lo, para melhor entendimento de todos.

  32. Chegamos em uma situação insustentável no exercício do poder. Precisamos de parâmetros novos. Sérgio Moro pode ser o caminho. Lula, Bolsonaro, Gilmar Mendes, Aras, Lira, Renan, Valdemar da Costa já demonstraram que NÃO são o caminho que o país precisa.

    1. Eu vejo o Dr. Sergio Fernando Moro como o único caminho. Claro que há mais pessoas limpas e honestas, mas é ELE o que tem projeção nacional e internacional. ... Não teremos vergonha de vê-lo numa reunião com líderes dos países civilizados. ... Tem envergadura e Moral para fazer demandas junto ao Banco Mundial e outros Organismos.

  33. Sr. Sérgio Moro, pode contar com o meu voto. É muito bom tem um nome íntegro e preparado em quem votar. No entanto, prepare-se para enfrentar esse nosso Congresso, composto de tão poucos homens e mulheres que verdadeiramente pensam no bem do Brasil e de seu povo. Não vai ser fácil. Que Deus e Nossa Senhora te abençoe m. Além do meu voto, conte com as minhas orações.

    1. Ana, é de suma importância renovar o Congresso para acabar com a banda podre que está corroendo o país. Voto consciente. Moro Presidente

  34. A erradicação da pobreza é o objetivo estratégico mais importante do plano de governo do Dr. Sérgio Moro. Trata-se de um grande desafio que a sociedade brasileira precisa enfrentar e vencer para tirar o Brasil do caos e da desesperança.

  35. Dr Moro, confie que sonhos se tornam realidade quando propostos e executados por brasileiros de BEM!!! O Brasil pode vir a se tornar com sua honestidade , dignidade e capacidade o país desejado pela maioria de seu povo. Educação, saúde moradia , transporte, equilíbrio econômico, homens de bem= inclusão social para todos!!!!! Nós estamos com o Sr. Avante Brasil com Dr Sergio Fernando Moro, PRESIDENTE.

  36. Junto com outros inúmeros colegas com coragem, disposição e honestidade, enfrentamos as primeiras batalhas para a criação e sustentação do Sistema Unico de Saúde ( SUS). Tempos difíceis!!! Acreditamos no projeto: eram 10, às vezes 15 horas de trabalho e fins de semana longe da família. Vencemos TODAS as dificuldades e esse sistema se mostrou, nessa pandemia o quanto valeu a pena. É perfeito? Ainda, não. Mas sem ele teria sido muito mas, muito pior.

    1. Dr Moro, sua proposta para o combate à pobreza é excelente e sei que poderá contar com os bravos, honestos e valentes trabalhadores que existem nos diversos níveis das instituições públicas . Tudo vale a pena para tirarmos nosso amado país das trevas medievais em que nos deixamos levar nessas ultimas décadas. Sergio Fernando Moro, nosso próximo PRESIDENTE. Me disponho a ajudá-lo no que for preciso, mesmo sendo uma septuagenária. Eu creio nos milhões brasileiros da luz e do bem.

  37. Parabéns, Dr. Moro! Até qie enfim um plano de combate a pobreza que envolve toda Sociedade e não é populista e nem paternalista! Vamos batalhar pela sua VITÓRIA que será a Vitória do Brasíl!

  38. Que Deus permita que nosso povo inculto desperte a tempo de entender a grandeza do seu gesto, de assumir o risco de pegar um país arruinado material e moralmente pelos consecutivos governos desastrosos que tivemos. Que Deus o proteja e abençoe sempre. Muita luz em seu caminho! Estou lutando como posso, pelas redes, para demonstrar meu apoio incodicional. Unidos venceremos! Grande abraço. E não desça ao nível desses loucos doentes mentais e morais q o acusam sem provas. O tempo mostrará a verdade

  39. SERGIO MORO, em seus artigos aqui publicados, tem demonstrado capacidade técnica, moral, intelectual e ética para ser o grande estadista que o Brasil precisa ter. Vamos redobrar nossos esforços para elegermos SERGIO MORO Presidente!🇧🇷 Pedro Geraldo

  40. Com professores bem remunerados valorizados escolas bem equipadas e um homem honesto corajoso como Sérgio Moro teremos uma esperança para tirar nosso país do buraco o de foi jogado pelos petistas corruptos ei obolsonarismo tbm corrupto e fascita negacionista despreparado golpista

  41. Dr. Moro, o combate à pobreza anda junto com a melhora na educação. A escola deve ser inclusiva, aceitando todas as crianças, independentemente do tipo de necessidade especial que portarem. Para isto, precisa-se de funcionários bem treinados e bem pagos. Os estudantes deveriam ficar pelo menos por 7 horas na escola. A disciplina tem que ser solidamente trabalhada, já que é impossível ensinar ou aprender no meio do barulho. Temos que ter auxiliares para os professores em todas as classes. MS

    1. Não acredito que 7 horas de aula sejam necessárias. É altamente cansativo para as crianças. O ideal é que além do tempo normal das 7h às 12h, digamos, os pais fossem os responsáveis pela tarefa de casa. Ou que fizessem essas atividades no contra turno com professores auxiliares.

  42. Parabéns pelas ideias, mas se não forem atacadas de frente as causas ( tais como educação e paternidade resposável) estaremos apenas enxugando gelo e deixando a conta pra as próximas gerações. O que se espera de um governo responsável é que ele tenha capacidade de mobilização para causas e temas em prol da sociedade e não um paizão que traga as soluções prontas. Chega de déspotas esclarecidos.

  43. Esta e suas demais propostas precisam alcançar outras camadas sociais que compõem o eleitorado brasiliano. O Podemos precisa fornecer os meios para isso. Nosso espaço aqui é importante, mas um pouco restrito.

    1. Restritíssimo. ... Dr. Moro precisa de ajuda de profissionais na Redes.

  44. É uma boa proposta e deve ser divulgada em todas as entrevistas. Pois só perguntam sobre corrupção mas Moro deve falar de suas propostas de forma clara. Ele tem de chegar no povão. Mostrando que terá uma solução viável e que vai melhorar a vida das pessoas. Isso tem de ser repetido e virar a marca do candidato. O combate à corrupção deve ser um meio para implementar novas políticas.

  45. É um tema relevante, dada a situação de penúria em que se encontra um grande número de brasileiros. A propósito, recomendo muito a leitura do livro de Moro, "Contra o sistema da corrupção"...

  46. O mais animador na proposta é que não será uma política de governo, mas de Estado, visto que após implementada deve ser conduzida até a erradicação da pobreza e da fome, independentemente da troca de governo. Se o Brasil pretende ser o celeiro do mundo, é incoerência tantas pessoas permaneçam abaixo da linha da pobreza e mais ainda que a fome continue a assombrar os vulnerá. Moro é uma grande esperança para as pessoas de bem que nele acreditam. Me filiei ao Podemos e estou disposta a contribuir.

  47. Nr1 é acabar com a corrupção endêmica, colocando bandidos rapidamente na cadeia e por muito tempo. Sem isso teremos novamente apenas meias soluções, aquilo que os políticos adoram chamar de "o possível". Se não mudar verdadeiramente essa questão, nada estruturalmente importante terá como ser mudado, pois o baixo risco para o corrupto continuará prevalecendo sobre todo o resto. Acabe com a corrupção Sr. Moro e as próximas gerações o lembrarão por ter feito algo realmente de valor.

    1. Se Mário! O Sr Feitosa propositalmente esqueceu-se que o Sr Moro já colocou o "sino" no "larápio" e no "Mico"! Se Mário ,não se preocupe ele leu a "Assembleia do Ratos mas não entendeu nada! Quem teve coragem neste pais de colocar um presidente na cadeia e mandar o outro "pastar"?O dr Moro demonstrou coragem...e não subserviência! Feliz 2022

    2. É amigo, o que falta é a coragem do conjunto para acabar com a corrupção endêmica. Ninguém está a fim, de verdade. Mas talvez só o Moro possa começar algo nesse sentido. De outra sorte é melhor se mudar de país. Abraços

    3. Mário adorei sua doce ingenuidade comovente quase fui às lágrimas . sugiro ler a fábula A ASSEMBLÉIA DOS RATOS você vai adorar.

  48. Como fica claro quando se vê uma proposta de mudança, ter um projeto Brasil, olhem só quantos agentes públicos podem ser relevantes nesta nova proposta como parceria para erradicação da pobreza, e ainda digo mais, nossos militares poderiam ajudar na construção de encanamentos de água e sanitária, ao invés de ficar no quartel fazendo nada. O Brasil tem solução Moro 2022

    1. Bem pensado, saneamento básico é fundamental para melhoria da saúde.

  49. Peço a Deus que Moro ganhe essas eleições para ver o meu Brasil caminhar para o futuro promissor justo e bom para todos. Deus te proteja, Moro!🙏🏼🙌💫

  50. Excelente texto! Sugestão: procure Edu Lyra da Gerando Falcões. Eles tem um projeto amplo, chamado Favela X. O objetivo é erradicar a miséria das favelas brasileiras. Este projeto já está sendo executado na favela Marte, em São José do Rio Preto. Prefeitura e governo de SP participam. Mas o sonho é muito maior. Edu é um cara que pode colaborar bastante para esta força-tarefa.

  51. Excelente e oportuna proposta! Ter uma pessoa como Moro na presidência será a redenção desse país combalido. Parabéns pela concepção dessa ideia!

  52. Cada dia admiro mais seu trabalho, seus artigos são projetos de governo. Deus permita que o povo acorde e veja o que será Melhor para nós Brasileiros. Um homem íntegro, honesto merece ser o Presidente da República. #Moro2022

  53. Que texto maravilhoso, parabéns Presidente!!! Deveria ser publicado em outras mídias também, o povo precisa tomar conhecimento disto!

  54. prezado candidato, quando chega próximo as eleições presidenciais os candidatos sempre trazem ideias ou solução para nossos problemas crônicos, desigualdade,educação, segurança, reformas estruturais etc....,saibamos que nesse país presidencialista com carta parlamentarista(pois o congresso dita as normas), será que a elite brasileira(STF,STJ,OAB,POLÍTICOS..) vais avalizar? assim como está não é melhor para a elite? Força tarefa sem elite política? como ficaria as massas sem manobras No Brasil?

  55. E’ um prazer ouvir propostas como estas. Esse é o caminho. O Brasil e os brasileiros são colocados à frente dos interesses políticos e partidários. Q venha Moro22 pra presidente por um país decente. Chega de passar vergonha.

  56. Dr. Moro, parabéns. É preciso continuar nessa linha. Apontando os problemas cruciais e sugerindo soluções. Todas nossas mazelas precisam ser mexidas, escancaradas e, sendo o caso, apontados seus beneficiários corajosamente. Tem que se falar no STF e em suas chagas. Tem que se propor corajosamente novas formas de acesso e de permanência em nossas Cortes, preferencialmente eliminando os critérios políticos. Assim também em relação aos Tribunais de Contas. Ideias, ideias. O País precisa de ideias.

  57. continuacao- rabos presos de senadores na maioria bandidos, fdp, corruptos e muitos reus com processos no STF o que tem sido objeto de troca, uma mao lava outra, vcs nao mexem comigo, eu nao meixo com vcs e asim a promiscuidade mutua prossegue e o povo assistindo este puteiro nacional, ate quando nao sabemos

  58. #InMoroWetrust Tão difícil nosso país. Mas, ainda temo a esperança q dr. Moro mudará nossa História atual com lucidez e grande dedicação.

  59. Sim povo brasileiro sofrido e quase sem esperanca, se torna imperativo uma mudanca nas instituicoes democraticas e na politica deste Brasil, nao podemos permitir que este STF composto infelizmente de politicos togados e funcionando como advogados de politicos bandidos, condenados e presos se apossem desta nacao e continuem a rasgar a constituicao soltando-os e tornando-os elegiveis, isto nos indigna a todos, sobretudo quando vemos um senado promiscuo, conivente com tudo isso dada aos rabos ....

  60. É isso ai! Discutir, um a u, os problemas nacionais e falar deles à nação. Se acompanhar de pessoas com credibilidade e moral. Já mostrar uma pauta de cidadania plena, de combate à fome e ao desemprego, de crescimento econômico. Responder com fala fácil e serena às críticas. Adotar uma postura de voz e de discurso contundente , firme e convincente.... NOSSO PRESIDENTE 2022!

  61. O ex-presidiário Lula conseguiu o q queria, tornou a Lava Jato, um caso de polícia, num caso de política, isso graças ao STF político q temos, capitaneado pelo Gilmar Mendes. Os brasileiros sensatos já perceberam q vamos nos enfiar cada vez mais fundo no buraco com o atual PR, e se o PT voltar, esse buraco já com a lama da corrupção será totalmente tapado, impedindo o Brasil de sair dele. Faça a coisa certa sempre sr. Moro. Nós estamos juntos com o senhor, e acreditamos q podemos vencer.

    1. nisto PAULO você tem muita razão e só faço um reparo .. o grande inimigo da nação é o ladrão e todas as armas deverão se voltar contra este criminoso de tudo capaz .. mas os homens de bem e você é um deles terão de combater juntos para evitar o caos . não quero legar um Lula a meus netos e não tenho dúvidas estaremos juntos no final isto há muito sei .. pancadas à parte claro mas se dói na hora depois rio faça o mesmo . lute com estratégia não com o estômago.

  62. Ideias boas, coerentes, exequíveis. Parece coisa de país civilizado. Nunca que o povo brasileiro vai votar nesse cara! Aqui é pão e circo. E só!

    1. Estou nessa Carla, é tentar dar a sua pequena colaboração em seu círculo e se não chegarmos lá, ao menos fizemos a coisa certa.

    2. Concordo com vocês, mas a esperança é a última que morre. Quem sabe Moro consegue, durante a campanha, empolgar os menos escolarizados?

    3. Muito tristemente e desesperançosa tenho que concordar.Ainda falta muita escolaridade e noção de cidadania nos brasileiros para se conseguir eleger um Moro.Torço para eu estar errada.

  63. Sugiro que as seções eleitorais não sejam implantadas em colégios estaduais e municipais. Existe muita familiaridade dos políticos locais com esses lugares. Sugiro também que a maioria de nós sejamos mestres e para isso temos que nos voluntariar. muita influência e subserviência aconteceria nesse meio.

  64. As palavras miséria, desemprego e fome, ao que tudo indica, Dr. Moro, não sensibilizam aqueles ( exceção de poucos) que no congresso se encontram graças ao voto.Temos vivenciado diuturnamente um verdadeiro assalto ao dinheiro dos impostos de quem verdadeiramente constrói esse país. Infelizmente, caminhamos a passos largos para ser a nova venezuela, graças a essa composição atual dos 3 poderes, capitaneada pela segunda turma do stf, como mostra matéria da Crusoé. Moro presidente!! #morosempre

    1. Perfeito o seu comentário. 👏👏👏👏👏👏👏

  65. Aos que acompanham e apoiam Sergio Moro para presidente, segue o apelo para que sejamos atuantes em difundir as suas ideias e combatamos as fake news com vigor nas redes sociais, local onde as próximas eleições serão decididas. #Moro2022

    1. Concordo plenamente. Faz-se necessário que todos nós nos engajemos na campanha de divulgação das ideias de Moro. Ele precisa ser visto como o candidato da esperança, do futuro possível. É imperativo para o país que ele ganhe a próxima eleição presidencial.

  66. Como é bom ouvir as ideias de quem realmente pensa em favor do Brasil e não se contamina com seu próprio ego.. Moro, Presidente!

  67. Parabéns Dr Sérgio Moro, esse é o caminho, o populismo faz tanto mal que chega à limitar a mente, a educação de qualidade será o maior benefício para os brasileiros.

  68. Confio no senhor, Dr Sérgio Moro. Não o vejo como mito ou qualquer super herói, mas como um ser humano honesto e honrado, que quer o bem do país, e já serviu à pátria, colocando aquele bando de corruptos na cadeia. Confio no senhor. Meu voto é seu!

    1. Você pensou antes de escrever? Será que você combatendo a pobreza não estará combatendo a miséria, sendo esta última uma pobreza extrema???? Pense, use sua massa encefálica.

  69. verborarria cínica indigna do grande juiz Moro herói do povo assaltado mas perfeitamente coerente ao político covarde estúpido que se tornou . o sr. Moro é a maior vítima da ditadura das togas e não tem coragem de dar um pio sobre a destruição moral que lhe impôs uma corte que chega do cúmulo de elogiar algo que seus idiotas seguidores preferem não ver . o que poderia ser uma esperança já é UM BLEFE RIDÍCULO um verdadeiro 171 político enfiado rabo acima de um povo sem rumo . isto não é o Moro.

    1. Dúvida..Sr Amaury Feitosa e sr Francisco Amaury Gonçalves Feitosa são a mesma pessoa? Se são bom ...farinha da mesma fonte ...senão ,buscam-na,na mesma origem! Por favor leiam o artigo e tragam as críticas inteligentes , oferecendo algo positivo e não esses esgares desconexos de origem e inspiração fascista!o dr Moro já prendeu o Larápio e enquadrou o Mico! Prova mais transparente que boquirrotos não o intimidam! Recicle-se sr/sr e tenha bom 2022

    2. Marcia, com certeza ele é um milico de pijama. Não enxerga um palmo à frente do canhão!

    3. O que você vê como uma guerra com seu palavreado agressivo e bélico, eu vejo como um jogo de xadrez, não se pode ser sanguíneo... não consigo ver seu estudo em estratégia.

    4. No caso você seria de “ alta instrução “? Não seja cômico meu caro.

    5. Silvana o erro dos tolos é a pressa .. que Moro se torne a 3a.via dando opção útil para votarmos nele e mais uma vez por exclusão como farão os homens corajosos do país . estratégia é madeira de dar em doido e perdoe mas os de baixa instrução jamais a entenderão . estamos numa guerra suja e de nada adiantam palavras doces enquanto nos TUTELAM e ESTUPRAM . Hitler só entendeu a violência estratégica . poloneses austriacos e franceses sucumbiram mas Churchil Rosevelt e Stalin venceram . bjo.

    6. Você pesquisa estratégia?? O seu palavreado agressivo e baixo só reforça o nosso apoio ao Moro. Reconheça, você acaba colaborando com a campanha!

    7. FERNANDO não sou nenhum idiota e há cinquenta anos me graduei estudo e pesquiso estratégia . não se combate violência dando a outra face coisa de tolos destinados a perder lutas por falsa ética . idiotas combatem ladrões assassinos de tudo capazes com medo ou ética inútil eles sabem e usam contra os que se dobram sob o terror que espalham . guerra e estamos em uma se ganha pela força e coragem de usar as mesmas armas . Cristo foi crucificado Barrabás libertado . não deu outra face tinha armas.

    8. É melhor tirar esse tapa burro da cara…Tá passando vergonha.

    9. O lado bom da democracia está na saudável troca de idéias daqueles que, ora concordam, ora discordam sobre determinado tema. Aliás, a palavra por si só sugere inúmeros pontos de vista, que ao final convergem ou divergem. Conversa pressupõe educação, que pressupõe respeito, Sr. Amaury Feitosa. E é justamente isso que sua boçalidade agressiva não entende. Sugiro que leve sua logorréia a seus iguais.

    10. só idiotas fanáticos ignorantes recusam a ver o óbvio . quem desmoraliza o grande homem Moro é o político Moro acovardado às togas seus algozes sem exarar sequer um gemido e PIOR chegando ao cinismo de elogiá-los publicamente algo que seguidores desesperados recusam enxergar . por que mesmo? vergonha do mito agora um comum de pé no chão? ou vergonha de suas próprias incoerências? que culpa tenho se o altar está ruindo sob o medo? Moro sabe que os algozes de ontem o trucidarão amanhã . aguardem.

    11. E você é um bolsominion gado. Não se engane, nós já conhecemos seu morde e assopra para tentar desmoralizar um homem de honra.

    12. Realmente, o que você descreveu não é o Moro. O que você descreveu é apenas o fruto de seu grande vínculo bolsonarista

  70. Moro, aproveita a experiência que teve, durante sua estadia nos USA, e mostre aos brasileiros como funciona o voto distrital puro e recall - retomada dos mandatos e cargos de liderança, eleições de retenção, referendos e projetos de lei de iniciativa popular, plebiscitos. Divulgue o funcionamento do sistema eleitoral deles, ballotpedia.org. Divida o poder com a sociedade, somente assim teremos a possibilidade de sermos uma Democracia e acabar com esse flagelo que nos torna escravos do Sistema

    1. E principalmente: Voto não obrigatório. Voto obrigatório não existe em nenhuma grande democracia deste planeta, acho que nem nas pequenas! É do voto dos despolitizados, daqueles que não estão nem aí pros rumos do país, que os políticos corruptos e populistas se refestelam e se perpetuam no congresso e no poder.

    2. E mais: candidaturas independentes, parlamentarismo, outros sistemas de escolha e troca de ministros da suprema corte. Abaixo o messianismo, culto à personalidade e outras pragas, dignas somente de um país de escravos...

  71. Há anos que não se vê um texto com propostas de projetos econômicos tão transparente e claro, apresentado por um candidato ao governo deste pais. O atual presidente sequer apresentou um projeto seu, seja na campanha seja nos três anos de governo. Parabéns ao Dr. Sérgio Moro, por tanta lucidez e coragem.

  72. Muito abrangente e possível de realização. Toda estrutura já existe e só precisa de coordenação e boa vontade. Parabéns, por arejar essa velha política e nos dar esperança.

  73. Excelente proposta! As ideias aqui contidas têm de ser divulgadas! Recomendo ao Antagonista/Crusoé que liberem o artigo para divulgação.

  74. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  75. Perfeito!! Vamos divulgar Brasil afora essa política inovadora que trás auto estima, esperança e força para o povo menos favorecido, tão enganado e engessado pelos governos populistas e corruptos. Moro, eu acredito na sua honestidade de propósito. Tamojuntos

  76. Muita força porque o bando ao contrário são bandidos , MORO PRESIDENTE, vamos chegar lá !!! A minha torcida é muito grande !!! Acho que a dupla MORO / SIMONE TEBET SERÁ IMBATÍVEL, como diz o Senador Pedro Simon

  77. Taí o plano de governo, sem revanchismo, sem ódio, sem partidarismo. Agora é divulgar e tentar chegar na frente nesta eleição, prá termos a chance de ver isso tudo realizado e voltarmos a ter um país viável.

  78. A força tarefa deve incluir o objetivo de do-tar a População Carente de Saneamento Básico e Escolas Púbicas de Qualidade

  79. Uma ideia interessante se for bem implantada. Mas, atualmente, algumas agências reguladoras só servem para abrigar apaniguados. Esse é o risco.

  80. POBREZA : Ativo financeiro de intermediário ; desgraça milhões O art. 79 e ss dos ADCT criou e a LC 111/2001 regulamentou o FCP - fundo de combate à Pobreza. Quanto arrecada , quem administra e quais os resultados ? A quem beneficia este fundo ? Trata-se de mais um dos muitos Jargões demagógicos enganadores ? Perguntem : empregos ( ) ou esmolas ( ). ORIOVISTO Ciência tecnologia e empregos. TÔ ERRADO ????

  81. Moro, sugiro a partir de agora andar com duas pastas, uma verde e amarela com o seu projeto, todas as propostas, o plano para o país, o futuro. Outra vermelha, com o passado, todos os fatos que mostram o que o pt e o bolsonaro fizeram de ruim ao país: as votações em que congressistas petistas e bolsonaristas votaram juntos pela impunidade, os pedalinhos dos netos do Lula, do Queiroz na boca do caixa, a confissão do Palocci, covid, etc para relembrar ao país tudo que aconteceu nos últimos anos

    1. 👏👏👏👏👏 assino em baixo. Isso muda o voto dos enganados. 💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼 #MOROPRESIDENTE2022

  82. Excelente! Ousaria sugerir, no entanto, que aproveitasse também este exército de voluntários que está reunindo doações e fornecendo seu tempo e esforço pessoal para preparar refeições e distribuir aos mais necessitados. E mais ainda, organizasse e assalariasse desempregados, nem que fosse por contratos temporários, na ajuda à preparação e distribuição destas refeições. Creio que isto, além de matar a fome desta pobre gente, ainda lhe devolveria um pouco da autoestima perdida.

  83. Excelente! Ousaria sugerir, no entanto, que aproveitasse também este exército de voluntários que estão reunindo doações e, principalmente, doando seu tempo e esforço pessoal para preparar refeições e distribuir aos mais necessitados. E mais ainda, organizasse e assalariasse desempregados, nem que fosse por contratos temporários, na ajuda à preparação e distribuição destas refeições. Creio que isto, além de matar a fome desta pobre gente, lhe devolveria um pouco da autoestima perdida.

  84. Com Alckmin se associando a Lula se escancara a podridão da nossa política. Batalha dura priorizar justiça social e crescimento. Mas vamos em frente!

  85. Meu futuro Presidente! Você precisar dar um jeito de essa mensagem chegar a quem mais interessa: os pobres. Pois são esses que vão depositar os votos para sua eleição. Esses que são vítimas do populismos de esquerda ou de direita. São o gado que precisa do sal dos "Auxílios" eleitoreiros. Sua ideia é excelente na medida em que usará a estrutura já existente em milhares de locais e que sabem como a coisa é lá na ponta, onde está o pobre. Seu discurso tem que chegar no eleitor da base

  86. Muito boa a sua análise.O Sr precisa alcançar as camadas mais pobres da população,a fim de apresentar seu projeto,q sem sombra de dúvida é o melhor.Nem fura teto,nem nova matriz econômica. #MoroPresidente2022

  87. Prezado candidato: há um discurso apropriado para as avenidas paulistas do Brasil, com números, tabelas, cálculos, enfim, mas há também uma conversa de peito aberto e olhos nos olhos com aqueles que definitivamente decidem as eleições no Brasil, e o senhor sabe quem somos. É preciso evitar o discurso "intelectual" de um FHC, a "linguagem" absurda desse atual presidente, a ladainha rabugenta de um certo "painho" ou qualquer outro político profissional. Como superar tudo o que já vivemos?

  88. Fazer a coisa certa, do jeito certo, sempre! A pobreza é uma grande chaga nacional, assim como a corrupção e o “fantasma” da inflação! A pobreza permite que mercadores da ilusão continuem fazendo promessas vazias para se manter no poder. Única explicação para observarmos, dia após dia, um Congresso sem nenhuma sombra de pudor no uso ou direcionamento de recursos públicos. A pobreza permite a corrupção, a inflação desorganiza a economia e aumenta a pobreza. Temos que interromper este ciclo!

  89. Penso que não precisamos de uma agência com os melhores nomes, mas dar condições para que eles façam um bom trabalho na saúde, segurança, educação etc. Reformas Tributária, Administrativa, Política, fim do foro privilegiado, prisão em 2a instância, abertura comercial, desburocratização, maior eficiência nos gastos públicos e fortalecer instituições que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico. Moro Presidente 2022!

  90. Excelente! Explicar a diferença entre políticas de Estado e de governo é tarefa geralmente inglória. A grande sacada será utilizar o ainda recente sucesso da força-tarefa como exemplo de otimização de recursos que já existem, lembrando que podemos ser competentes se escolhemos esse caminho! À medida que o processo eleitoral for afunilando essa ideia de competência contrastada com o cansativo "vale tudo" tradicional deverá ser decisiva

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO