A imagem do país está em risco
Ex-embaixador em Washington e Londres, o veterano Rubens Barbosa diz que o PT joga contra o Brasil ao defender a candidatura de Lula a partir de um "despacho administrativo" de burocratas da ONU
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O PT não se deu por vencido com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de rejeitar cabalmente, por 6 votos a 1, os seus argumentos em defesa da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Tanto é assim que o partido insiste na estratégia quase anedótica de usar um despacho de dois representantes do Comitê de Direitos Humanos da ONU para convencer a Justiça brasileira de que o ex-presidente tem o direito de disputar o pleito enquanto recorre da decisão que o condenou à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Depois de perder no TSE, os petistas agora querem levar o argumento ao Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro round na Suprema Corte já foi perdido. O ministro Edson Fachin, que no tribunal eleitoral havia sido o único a votar a favor do registro de Lula e a acolher o truque, negou uma liminar em que os advogados de Lula pediam a suspensão provisória da condenação que o impede de se candidatar. Mas nem o ex-presidente nem seus seguidores entregaram os pontos. Eles querem levar o debate às últimas consequências para explorar o discurso de que Lula é alvo de perseguição. E, nesse meio tempo, aproveitam para difundir internacionalmente a ideia tosca de que a democracia por aqui está em risco por causa da prisão de um condenado pela Justiça. Para o embaixador aposentado Rubens Barbosa, que durante anos representou o Brasil em postos relevantes como Washington e Londres, a estratégia representa um perigoso tiro na imagem externa do país. O diplomata de 80 anos, que hoje é dono de uma empresa de consultoria e auxilia no programa de campanha do tucano Geraldo Alckmin, repisa a conclusão da maioria dos ministros da corte eleitoral de que o tal despacho da ONU festejado em prosa e verso pelos petistas não tem qualquer efeito legal. “Não conheço nenhum país em que um partido importante faça uma campanha de descrédito dessa magnitude contra seu próprio país”, diz ele. A seguir, a entrevista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nadiejda
2018-09-15 19:09:37Muito bem explicado!
Homero
2018-09-12 23:09:07Ótima entrevista! Os bons brasileiros precisam se unir para acabar com o pt e ao mesmo tempo iniciar a reconstrução do Brasil.
Valdemar
2018-09-12 10:22:07Nada como a experiencia para focar corretamente os temas principais quanto ao Alkimin o embaixador esta errado ele não decolou nem vai decolar mais! As escolhas possíveis estão nos extremos e com isso o pais tem garantido pelo menos + quatro anos perdidos!
MARIA JOSE APARECIDO
2018-09-11 17:52:16GOSTEI DA ENTREVISTA .
Danilo Ramalho
2018-09-11 01:47:55O próximo presidente - longe de nós ser petista! - deve cair com tudo sobre o PT para eliminar da vida política do Brasil esta legenda. Uma campanha desmoralizadora, nacional e internacionalmente, para começar.
DALBRADARO
2018-09-10 18:58:28Excelente entrevista a respeito de assuntos que nós, simples mortais, não dominamos. Parabéns á Crusoé e em especial ao ex-embaixador, mas gostaria de alertá-lo de que se " A campanha eleitoral só começa a valer depois do 7 de Setembro " esteja certo de que daqui prá frente o " Picolé de Pudim " vai simplesmente despencar nas pesquisas sérias. Ele não tem a menor chance de chegar ao segundo turno, caro Rubens Barbosa !!!
in&out
2018-09-10 17:57:28Falando de modo que todos, até os petistas entendam: o PT NUNCA foi um partido. SEMPRE foi uma quadrilha. Individuos altamente preparados para subverter a ordem interna de nosso país...e o conseguiram. Precisamos de um "faxineiro" que feche o Congresso por dois anos e LIMPE COMPLETAMENTE o lixo acumulado durante o período dito pós "ditadura". Sim, antes do PT já iniciaram o processo de desconstrução.....lembram-se?
João
2018-09-10 10:13:22Porque esse "partido" que ainda se chama PT não foi ainda extinto pela aplicação da lei? Quantos empregos geraram no exterior e que faltam aqui, tudo pela ganancia de "ganhar" mais com corrupção? Exportou corrupção, criando empregos no exterior e desemprego aqui.
Antonio
2018-09-10 08:16:47O PT é de fato e de direito uma Organização Criminosa composta por pelegos sindicalistas e traidores da Pátria. Deveriam tomar vergonha na cara.
André
2018-09-09 16:52:29imagem do pais está em risco? Tá brincando? Que imagem. Somos um acampamento, jamais seremos uma nação. Temos um dos mais corruptos povo do mundo. Bandidos dominaram a justiça, religião, política, escolas. Não tem como piorar a imagem dessa merda. A última chance e o Bolsonaro. (Se esse não for mais uma mentira.) espero.