Adriano Machado/CrusoéO dono da sigla de Jair Bolsonaro aluga um imóvel próprio ao PL e recebeu verbas rescisórias polpudas do partido

O fundão de Valdemar

Todo-poderoso do PL, o notório Valdemar Costa Neto lucra pessoalmente com a parte do fundo partidário que cabe à legenda: em apenas três anos, arrumou um jeito de arrecadar para ele próprio ao menos R$ 1 milhão. Parte disso, acredite, foi assinando a própria demissão
03.12.21

Em discurso durante a cerimônia de filiação ao PL na terça-feira, 30, Jair Bolsonaro disse que o  “casamento” com o partido vai gerar “70 filhos”. É justamente essa prole, ou melhor, a possibilidade de formar essa imensa bancada de deputados federais, que ajuda a explicar o interesse da legenda em abrigar o presidente. Com Bolsonaro como “cabo eleitoral”, o PL aposta que mais parlamentares serão eleitos em 2022. E, quanto maior a bancada, mais robusto é o dinheiro dos fundos partidário e eleitoral, recursos bilionários que o ínclito Valdemar Costa Neto sabe operar muito, mas muito bem.

Integrante do PL há mais de 30 anos e comandante da sigla há duas décadas, Valdemar desfruta das benesses proporcionadas por esses fundos, que pelos seus cálculos podem ser elevados em até 60% no próximo ano – em 2020, a agremiação recebeu 181,4 milhões de reais. A variada fonte de receitas repassadas pelo PL lhe rendeu pessoalmente pelo menos 1 milhão de reais em três anos. Para alcançar esse valor, Valdemar se especializou em ganhar dinheiro no varejo. Por exemplo, no ano passado, o cacique da sigla recebeu uma generosa rescisão numa, digamos, astuta troca de regime de contrato. Até 2020, Valdemar era contratado com carteira assinada com salário de 33 mil reais e foi demitido para receber as indenizações trabalhistas, que somaram 120 mil reais. No dia seguinte, foi recontratado como prestador de serviço, com o mesmo salário.

Reprodução/YouTube/PLReprodução/YouTube/PLBolsonaro afirmou que, ao lado de Valdemar e do Centrão, se sente “em casa”

Ao se debruçar sobre milhares de notas fiscais incluídas em prestações de contas do PL ao Tribunal Superior Eleitoral, a fim de verificar como o dinheiro público destinado à nova sigla de Bolsonaro é gasto, Crusoé descobriu ainda que Valdemar aluga um imóvel próprio à legenda, o que lhe garante mais uma fonte segura e permanente de receita. Trata-se da sede do PL em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, terra natal do ex-mensaleiro. A casa térrea, que funciona no número 907 da Rua Coronel Souza Franco, foi comprada pelo ex-deputado em 1988. À época, “Boy”, como Valdemar era chamado na cidade, não era parlamentar, mas já ocupava cargos públicos. Os repasses ao presidente da própria sigla a título de aluguel começam a aparecer na prestação de contas do PL a partir de 2017 – quando as informações dos partidos passaram a ser incluídas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores somam 20 mil reais anuais. Parece pouco, mas é de repasse em repasse, ou seja, é na soma desse dinheiro picado, que o dono do PL acaba embolsando uma quantia milionária proveniente de recurso público. Em agosto, Valdemar passou a casa para o nome da filha caçula, Catarina Vidal Costa, de sete anos. A menina é fruto da relação do ex-deputado com a servidora Dana Vidal Costa, com quem se casou pouco depois de deixar a prisão.

ReproduçãoReproduçãoA sede do PL funciona em uma casa da filha de Valdemar, que recebe aluguel

Na prestação de contas do partido, outra transação imobiliária do PL chama a atenção, só que desta vez com valores bem mais generosos: a compra de uma cobertura por 8,2 milhões de reais. O imóvel, localizado no Centro Empresarial Brasil 21, o mesmo que abrigou a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro em Brasília, foi adquirido pela Fundação Álvaro Valle, do PL, em 2013. A entidade negociou a compra com a RPA Construções e Participações, do empresário Antônio Matias de Sousa, preso em 2015 pela acusação de integrar um cartel de combustíveis na capital federal. A RPA havia comprado a cobertura um ano antes por 7 milhões de reais. Pouco depois de adquirir o imóvel, a fundação ligada ao PL passou a alugar a sala duplex ao próprio partido, pelo valor de 50 mil reais, o equivalente a 600 mil reais anuais. A reportagem conversou com corretores da região e identificou outra cobertura no mesmo andar da sala, ofertada por 60% do valor pago pelo PL. Aos partidos interessa transitar recursos pelas fundações partidárias porque a fiscalização é muito menos efetiva. Em vez da análise pelo TSE, as prestações de contas são submetidas às promotorias de fundações do Ministério Público estadual. “O controle sobre as fundações é muito menor, o MP não tem expertise ou estrutura para analisar essas contas como a Justiça Eleitoral”, afirma Marcelo Issa, presidente da organização Transparência Partidária.

Helena MaderHelena MaderA cobertura onde funciona a sede do partido em Brasília custou R$ 8,6 milhões
Reprodução

O novo partido de Jair Bolsonaro é reincidente em irregularidades. Na última prestação de contas da sigla já julgada pelo TSE, a Justiça Eleitoral identificou gastos irregulares de 2,5 milhões de reais. Entre os problemas identificados estão casos de falsidade ideológica em despesas com reconhecimento de firma e autenticações e repasses proibidos a advogados. Mesmo tendo um assessor jurídico contratado com salário de 33 mil reais, o partido gastou 473,4 mil reais para pagar a defesa de integrantes da sigla em três processos, entre eles uma ação por fraude a licitações. “Não há dúvidas de que recursos públicos não se prestam ao patrocínio de causas que constituem flagrante lesão ao patrimônio da administração pública, completamente dissociadas dos interesses partidários”, diz um trecho do acórdão da decisão que rejeitou as contas.

O PL foi criado em 1985 a partir de uma frente de dissidentes da ditadura que decidiram apoiar Tancredo Neves. Seu principal fundador foi Álvaro Valle, o mesmo que hoje dá nome à fundação do partido. Em 2006, após um fiasco eleitoral que levou à fusão com o Prona, o Partido Liberal mudou de nome e passou a ser chamado de Partido da República. Em 2019, com a pauta liberal de volta à agenda política, a sigla recuperou o nome original, em um banho de marketing que também tinha como objetivo esconder o passado recente de escândalos. O partido é um genuíno representante do Centrão e apoiou todos os governos desde a sua fundação. O PL só lançou candidato próprio à Presidência em 1989, com Guilherme Afif Domingos. Em 2002, indicou o empresário José Alencar como vice de Lula. A partir daí, a sigla ganhou ainda mais espaço nas negociações com o governo. As tratativas nada republicanas entre parlamentares da legenda e o Planalto foram reveladas durante as investigações do mensalão do PT. Em razão do escândalo, Valdemar Costa Neto foi condenado a sete anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. E renunciou ao mandato. É, portanto, um “ex-presidiário”, expressão usada pelo senador Flávio Bolsonaro na última terça-feira para se referir ao ex-presidente Lula. Dormir por quase um ano na cadeia representou um revés político para o então deputado, mas o cacique do PL manteve o essencial: o comando do partido e a chave do milionário cofre da legenda.

Para escolher o novo partido, Jair Bolsonaro colocou como condição ter o controle de diretórios estratégicos e autoridade para barrar e indicar candidaturas. Os requisitos travaram as negociações com quase uma dezena de siglas, cujos dirigentes também queriam atrair o presidente da República, sem, contudo, abrir mão do poder de comando. Valdemar Costa Neto temia os ônus de receber um aliado com histórico conturbado de brigas e traições, mas a cobiça sobre o potencial crescimento do fundo partidário e do fundão eleitoral falou mais alto. Ao chancelar a filiação de Bolsonaro, na última terça, Valdemar exaltou realizações do governo. “Esse é o Brasil que vamos abraçar juntos para prosperar”, disse. Diante da perspectiva de inflar os recursos públicos à sua disposição, o cacique do partido poderá, realmente, prosperar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Prezada Helena Mader, boa tarde! você tem interesse em analisar questões da área econômica, onde - presumidamente - está havendo manipulação de preços de mercado de ações de instituições financeiras negociadas em bolsa? em caso positivo, tenho uma questão, que até já alertei aqui, no texto do Mário Sabino, "curta nas mangas", em meus comentários. por coincidência, após meus comentários as ações de movimentaram-se. inverteram um pouco da curva de ascensão, de uma, e de descenso, de outra.

  2. Não tem jeito. Desde 1985 um partido com um origem nebulosa, sempre aliado com quem ganha e em cada gestão deixa um escândalo, chega em 2022 comandando o País. O Brasil tem vocação para ser sempre Terceiro Mundo. Terceiro Mundo igual a Subdesenvolvido. Mas o brasileiro não aceita esta constatação. Ou seja tem orgulho de ser brasileiro e vergonha da constatação óbvia.

  3. Esse é o ninho perfeito para Bolsonaro, assim como o PT é para o Lula e sua turma, o PP é para Ciro Nogueira e Arthur Lira, o MDB é para Sarney, Michel, Calheiros, Bezerra, e outros que tais.

  4. Se gritar pega centrao, nao fica um meu irmao. E agora general Heleno, que o Bolsonaro declarou ser centrao desde pequeno, o que o senhor acha disto!

  5. A palavra de Deus nos leciona - Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Isto e verdadeiro tanto que hoje conhecemos a verdade sobre as promessas quase sempre nao cumpridas tanto por parte dos mentirosos politicos da esquerda quanto dos da direita que eleitos se apropriam dos recursos da nacao das mais hediondas maneiras, colocam o dinheiro do povo nos bolsos, nas cuecas, em bundas sem cuecas e sujam as cedulas de merda, em paraisos fiscais, em sacolas, etc. mas nao ficam sem roubar.

    1. Dizer-me com quem anda e te direi quem és!

  6. Povo deste Brasil, tenhamos dignidade, amor proprio e ao nosso pais, nao podemos continuar nessa passividade e ignorancia politica que de alguns anos pra ca nos fez escolher politicos vagabundos pra nos representarem e demos a eles nossos votos na escolha dos varios cargos eletivos desta amada nacao. Hajamos como patriotas e filhos que amam a Patria em que nascemos, exercendo o nosso voto consciente, escolhendo pessoas serias, honradas, responsaveis e honestas para com a Patria e o povo. Moro ja

  7. Bolsonaro e Valdemar são farinha do mesmo saco. Eles se merecem! Espero que os nossos eleitores abram os olhos e se juntem aos milhões de brasileiros dispostos a desbancar esses crápulas do poder em 2022. VOTO FAXINA, minha gente! O Brasil precisa se livrar desses corruptos fantasiados de políticos habilidosos. Está passando da hora de começarmos a votar em programas de governo. Esses malandros devem ser apeados do poder e levados ao esquecimento. O nosso Brasil merece coisa melhor!

  8. Grave bem a cara deste ladrao mensaleiro que a dezenas de anos rouba nosso dinheiro de impostos suados e que este bandido, juntamente com outros tantos do centrao iguais a ele surrupia da nacao, e com os quais Bostanaro se associou e hoje o vemos na pratica apenas assinando emendas parlamentares de milhoes e entregando pra estes ladroes gastarem secretamente, isto prova que ele continua farinha do mesmo saco, roubando nossa consciencia. Moro neles ja.

  9. somos mesmo o país do cinismo da dissimulação e dos esquecidos convenientes .. vamos a FATOS . todos estes bandos e quadrilhas vulgo partidos recebem BILHÕES por lei feita por uma escória debitadas ao erário dos idiotas .. Lula para fingir pobreza é funcionário da quadrilha que fundou como é Valdemar como é hoje Moro todos com salários de $ 25 mil fora outras cositas . um povo imbecilizado paga tudo isto . a dignidade não resiste a um bom salário . haja idiotas a pagar a farra destes canalhas.

    1. ... e antes de falar merda confiram se estou mentindo?

  10. vcs criticam Valdemar do PL e a Renata Abreu que herdou o partido do pai e controla com mao de ferro obrigando moro a leva la na reuniao com Eduardo Leite? moro é novamente um injenuo ao aceitar se submeter a velha politica? moro nao é injenuo só repete a pratica que teve na lava jato de julgar que os fins justificam os meios. é uma tese leninista, Jose Dirceu adota tambem

    1. RENATO ,coisa é dirigir um partido com mão de ferro, outra é usa-lo para e enriquecido ilicito. 0utrp aspecto analisado por vc, que afirma que a Deputada Renata o obrigou o Moro a keva-la, tens certeza ou apenas distilas veneno, que é próprio de bolsonaristas?

  11. Bolsonaro se juntou com o que há de pior na política, infelizmente isso vai gerar um número maior de políticos corruptos no partido e continuaremos a sofrer com dinheiro desviado para tornar políticos milionários.

  12. Diante de tamanho descalabro, a única máscara que combina com todos nós, eleitores, é a de otário. Assim age a maioria dos partidos, salvo a honrosa exceção do Partido Novo, que não se utiliza dos fundos partidário e eleitoral ...

  13. Lamentavelmente partido politico no Brasil estao muito mais pra faccao criminosa em funcao das praticas de seus membros, cujo proceder esta mais pra folha corrida do que pra servicos prestados como seria de se esperar de alguem que recebe do povo um cargo eletivo de vereador a presidente da republica, pra depois meterem os pes na cara do povo como gratidao de cavalos que sao. Moro presidente, melhor pra gente meu povo.

  14. Essa reportagem é só por que o PR Jair Messias Bolsonaro filiou ao Partido Liberal. Gostaria que os diligentes repórteres publicasse no mesmo estilo folha corrida dos principais partidos que compõem o cenário brasileiro a começar pelos mais antigos PT, (P)MDB e PSDB, não teriam coragem. No PT do ex prisioneiro tem até assassinatos; no MDB toda corrupção (é dando que se recebe) desde a redemocratização seus componentes tem cadeira cativa; já o PSDB de FHC vem desde compra da reeleição a P.Preto

  15. As vezes parece que fomos predestinados a sermos para sempre explorados, roubados por esta casta de larapios que chegam ao poder em todas as esferas, ficamos desesperancosos e ate indignados, e simplesmente nao reagimos da forma correta pra mudar, claro que nao sera numa unica eleicao, quica geracao, mas investindo na educacao das novas geracoes, formando cidadaos idoneos e honestos. Moro presidente, vai melhorar pra gente.

  16. Muito boa reportagem, Helena! Como sempre. O conteúdo, entretanto, dá engulhos. Como sempre. Que dureza ser jornalista! Que dureza ser leitor! Que dureza ser brasileiro!

    1. Isso aí é o que todos os políticos chamam de DEMOCRACIA, fruto da REDEMOCRATIZAÇÃO após 1985. Será que isso é o que queríamos quando íamos às ruas pelas "Diretas Já"????

    1. Reclamando porque? Não gostou? Entre na política e modifique o "status quo", daí quero ver se lá dentro vai pensar igual ao que escreveu. É possível que não se lembre a quem sufragou seus votos na eleição de 2018.

    2. BANDO de VERMES da pior espécie...Estão cagando pro POVO. O eleitor tem q estar atento ao votar.Temos q LIMPAR o congresso imundo.....100% camara e o terço possível do senado...Não a REELEIÇÃO dessas velhas e nocivas RATAZANAS....Moro 22,com congresso totalmente/moralmente renovado.

  17. Ainda não sei como o Brasil tem empresários investindo aqui para dar serviço e riquezas ao nosso Brasil. Brasil ruma a ser uma Nova Venezuela Bolsopetista?

  18. Helena, excelente reportagem! Obrigada pelos esclarecimentos para que abram os olhos e as mentes dos brasileiros de bem que pagam seus impostos

  19. Pra que trabalhar, produzir ou correr risco em investimentos (entre outras formas honestas de obter um dinheirinho) se o caminho mais curto garante polpudos rendimentos sem riscos práticos?

  20. Porque não fala do Podemos, tem muita coisa errada😃🤣😆🐁. pegaram um juíz que não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil 😄😁😃🐁. Campanha fora de época pôde Crusoé. HIPÓCRITAS

    1. Disse tudo Antônio. Bolsopetistas são especialistas em distocer a verdade.

    2. Você deveria saber que o ex-Juiz SERGIO MORO condenou o lularapio na primeira instância da justiça. Quem soltou o ladrão foram os ministros do stf .

  21. ORÇAMENTO SECRETO, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  22. Não há muita diferença entre Valdemar e Marcola e Beira-Mar. A diferença que Valdemar é um chefe de quadrilha com permissão para assaltar. MORO 22 !

    1. Há diferença sim. O chefe da OCRIM chamada PL é muito, mais muito mais nocivo. Perto dele, marcola e beira-mar são anjos. Agora então é que a OCRIM está mais perigosa com os novos "filiados".

  23. E muito roubo e, nós babacas eleitores ainda fingimos que acreditamos nesses ladrões de dinheiro publico especializados. Fora, corja

  24. os políticos prosperam e Brasil só vai ruína, mas, pelo raciocínio do min. Lewandowski, essas roubalheiras não prejudicam a economia do país. Quem prejudicou foi a Lava-Jato

    1. São tds. Estamos acachapados em tds os lados...municípios, estados, federação, judiciário, congresso e EXECUTIVOS. Sistema podre e +funcional+. Qual a saída? Precisamos de mudanças já em tudo isso, mas - ComoFazer? - fica a questão.

  25. O presidente está no partido certo, rodeado de pessoas certas. Eu tenho absoluta certeza que a Justiça brasileira vai colocar você no lugar certo, você vai passar uma temporada onde o Homem mais honesto do mundo passou. vocês são farinha do mesmo saco, vocês não valem o que gato enterra.

    1. Pena que a nossa justiça não funciona para as excrescências, digo, excelências, esse corretor ortográfico...

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO