Reprodução/JusTocantinsA desembargadora Maria do Carmo, chamada de "Tia Carminha" por Flávio Bolsonaro: advogado próximo pediu e foi atendido

Intimidade perigosa

Mensagens expõem a proximidade entre a desembargadora federal que suspendeu um importante inquérito sobre desvios no Ministério da Saúde e o advogado que obteve a decisão
05.11.21

Na tarde do último dia 28, véspera do feriado prolongado, a desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu um inquérito da Polícia Federal que investigava mais uma suspeita de corrupção envolvendo o dono da Precisa Medicamentos, empresa tragada no escândalo das vacinas. Ela acolheu um habeas corpus apresentado pela defesa do empresário Francisco Maximiano contra a Operação Pés de Barro, deflagrada em setembro para apurar um suposto desvio de quase 20 milhões de reais na compra de remédios para doenças raras feita pelo Ministério da Saúde, em 2017, na gestão do ex-ministro Ricardo Barros. A magistrada concordou com o argumento de que o atual líder do governo na Câmara “pode ser atingido” pela investigação e, por isso, o inquérito deveria tramitar no Supremo Tribunal Federal, por causa do foro privilegiado do deputado, e não na Justiça Federal de Brasília. A tese ainda será julgada no TRF-1. Enquanto isso não acontece, tudo fica suspenso, graças à liminar de Carminha, como a desembargadora é conhecida.

Até aí, parece reprise de vários outros processos recentemente trancados ou até anulados por causa da chamada “usurpação da competência” do STF. Ocorre que no habeas corpus da Precisa há um componente adicional que expõe a relação heterodoxa entre a desembargadora que deu a decisão monocrática e o advogado que fez o pedido em nome da empresa de Maximiano. Mensagens de WhatsApp trocadas por uma das filhas de Carminha com Ticiano Figueiredo, defensor da Precisa, revelam uma proximidade entre ambos que foge da liturgia da magistratura. O material faz parte de um amplo arquivo entregue em 2017 à Procuradoria-Geral da República pelo ex-marido da advogada Renata Prado de Araújo, filha da desembargadora Carminha e amiga do advogado Ticiano. O acervo foi levado aos investigadores por conter amostras da intimidade de Renata com ministros do Superior Tribunal de Justiça, o STJ e dos expedientes usados por ela para defender em Brasília a notória JBS dos irmãos Joesley e Wesley Batista – a advogada recebeu 3,8 milhões de reais em honorários do frigorífico. A parte da investigação envolvendo ministros da corte superior foi arquivada pelo Supremo.

Parte desse arquivo, as mensagens de WhatsApp que Crusoé revela agora mostram que Ticiano Figueiredo, o autor do pedido que levou a desembargadora Carminha a suspender a investigação sobre a Precisa Medicamentos, é próximo da família – e goza de uma boa relação com a própria magistrada. A proximidade fica evidente em conversas mantidas entre ele e Renata, em 2017. Em uma delas, a filha de Carminha combina com ele um café da manhã na casa da desembargadora em um sábado, para discutir um assunto de interesse da família. Renata diz que a própria Carminha gostaria de participar: “Ela queria conversar com vc (sic)”“Quer tomar um café lá na casa dela?”, sugeriu a filha da magistrada. “Ótimo!”, concordou Ticiano, que à época defendia Renata em um processo na Justiça de Brasília. A advogada diz que a família providenciaria um café da manhã especial, adaptado às restrições alimentares do convidado: “Bolo e queijos sem lactose”.

Na véspera, o advogado envia uma nova mensagem a Renata para confirmar o encontro e deixa explícita a intimidade com a desembargadora, que ingressou no TRF-1 há 20 anos, em uma das vagas destinadas a advogados. “Xuxu. Amanhã 8:30 na casa da minha desembargadora preferida?”, diz ele. A filha de Carminha responde: “Combinado amigo”. Dez dias depois, a desembargadora adicionou Ticiano no Instagram. “Mccsoares no Instagram, vc sabe quem é? Me adicionou mas não tem foto e é amigo de amigos nosso em comum”, perguntou Ticiano para a filha da desembargadora. “É minha mãe Tici! Kkkkkk”, respondeu Renata. Carminha é assídua nas redes sociais e o advogado da Precisa não é seu único amigo virtual – e real – que figurou nas sessões da CPI da Covid no Senado nos últimos meses, rebatendo as acusações de fraude na compra bilionária da vacina indiana Covaxin. Procurados por Crusoé, nenhum dos três se manifestou sobre as mensagens.

Desde o início do atual governo, a magistrada estreitou relações com o clã presidencial e virou amiga do senador Flávio Bolsonaro. No ano passado, Carminha chegou a criticar duramente o então ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, ao comentar uma postagem do filho 01 do presidente. Flávio havia reproduzido uma carta do general Augusto Heleno na qual o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência falava em “consequências imprevisíveis”, caso o decano mandasse apreender o celular de Jair Bolsonaro no inquérito que apura as suspeitas de interferência política na Polícia Federal. “É o mesmo que rasgar a Constituição da República! Estou, deveras, estarrecida com a postura do ‘decano’”, escreveu Carminha, que foi uma das patrocinadoras do nome de Kassio Marques, seu ex-colega de TRF-1, para a vaga de Celso de Mello no STF, junto ao clã Bolsonaro.

Um dos principais articuladores da escolha de Kassio é Frederick Wassef, advogado de Flávio e do próprio presidente, e amigo da filha da desembargadora. Recentemente, Wassef também foi beneficiado por uma decisão de Carminha no TRF-1, pela anulação do relatório do Coaf que apontou transações financeiras suspeitas nas contas do advogado, como revelou Crusoé no ano passado. Entre os repasses atípicos estavam pagamentos milionários feitos pela JBS, empresa com a qual a desembargadora também já manteve relações pouco republicanas. Em 2016, Carminha usou o e-mail institucional do tribunal para pedir um emprego ao então diretor jurídico do frigorífico, Francisco Assis – responsável por contratar Renata, filha dela, como advogada do frigorífico em processos que corriam em Brasília. A mensagem foi parar numa auditoria contratada pela J&F, a holding da JBS, após a prisão dos irmãos Batista na Lava Jato.

Jefferson Rudy/Agência SenadoJefferson Rudy/Agência SenadoTiciano Figueiredo (à esq.) com Maximiano na CPI: investigação suspensa
Hoje, a desembargadora integra a 3ª Turma do TRF-1, que julga as ações criminais que chegam ao tribunal. Um de seus pares no colegiado é o desembargador Ney Bello, o mesmo que enterrou a investigação de Wassef no ano passado e com quem Carminha tem uma dívida de gratidão. Foi Bello, amigo do ministro Gilmar Mendes, quem concedeu uma liminar a Renata, há cerca de dois anos, declarando como provas ilícitas todas as mensagens, áudios e e-mails que foram enviados às autoridades pelo ex-marido dela – incluindo os diálogos com o advogado Ticiano Figueiredo. Em Brasília, os enredos se repetem, e quase sempre param no mesmo lugar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lembram do Daniel Dantas, banqueiro do Opportunity, operação Sathiagaha ? Tem uma frase dele que ilustra bem a "justiça" desta bem sucedida colônia: "Meu medo é a 1ª instância. Mas quando chegar nos "superiores" ou "supremos", nos resolvemos. Pano, rápido. Eu também quero uma opportunity ...

  2. Cadê Deus ? Só aparece para levar 5 pessoas que estavam Trabalhando ? Que tristeza. É como diz aquela estória: "Justiça no Brasil é como Marinha na Bolívia" (ou no Nepal, ou na Suíça, ou na Áustria, ou ...).

  3. é o retrato do Brasil , com um povo que como a justiça é cego, uma nação que adota seus políticos de estimação sem dar atenção ao contraditório, polarizando sempre o que tem de pior , seja na esfera municipal, estadual e federal, e até a última Instância do judiciário hj tem seus indicados por grupos políticos e seus caciques os presidentes e o senado em seus mandatos aceitam , e o povo sem a quem recorrer continua elegendo sempre o que tem de pior com poucas exceções.

  4. AGORA DEU MUITO MEDO DA AUTORIZAÇÃO DO TRF1 PARA QUEBRA DO SIGILO DO CELULAR DO ADVOGADO DO ADELIO APÓS TANTO TEMPO ESCONDIDO A 7 CHAVES !! O QUE ESTARÁ SENDO ARMADO COM TANTOS AMIGOS DA FAMÍLIA LÁ ?? CONTRA QUEM ?? DEPOIS DAS FAKENEWS QUE ESTÃO RODANDO NAS REDES SOCIAIS, CUIDADO DR. MORO, GRANDE HOMEM DE CARATER E HONESTIDADE !! O POVO BRASILEIRO É MUITO CRIATIVO E DEPENDENDO DAS AMIZADES CONSENGUEM INVERTER TUDO , ATÉ PROVAS PRA INCRIMINAR INOCENTES E LIVRAR OS VERDADEIROS CRIMINOSOS !!

    1. Eu rezo p q dr Sergio Moro nao seja candidato. Com justiça superior tao podre, ele pode acabar preso ou sofrer um atentado. Só por DEUS.

  5. Já que os magistrados não são obrigados a ter , pelo menos a OAB deveria ter um CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA que coibisse e punisse a promiscuidade existente entre advogados e juízes. Uma profissão que está se prosti tuindo a olhos vistos, com o perdão das profissionais.

  6. Dizem que a Justiça é cega, surda e muda...mas nessa seara tem gente que vê, ouve e fala muito bem, desde que sejam amigos dos amigos dos amigos, e estes a Lei (ora a Lei!) não alcança...resta aos pobres diabos que sustentam essa "tchurma" (que só aumenta a cada dia) também melhorar de vida fazendo "amizades"?

  7. quer dizer que se um ladrão for preso por um roubo e disser que é amigo do presidente, o juiz deve mandar o processo para o stf sob o argumento que pode atingir o presidente? Conta outra piada, excelência. Aí tem parada errada.

    1. A lava toga só se dará se votarmos para candidatos anti corrupção no senado,só não houve ainda porque senadores bolsonaristas fizeram campanha contra, foi por muito pouco.

  8. Puro machismo da revista que não tem medida em tornar publico uma briga de marido abandonado que vilipendiou os comentários da ex esposa e aproveitou para falar mau dela e de sua mãe. Tanto que são falas de ordem pessoal normal na vida das pessoas e a revista coloca de maneira a atingir o governo por vias transversas. A Revista dos antas depois que a imprensa concorrente denunciou o Mamata Connection perdeu a linha.

    1. Ivo da Silva Paes Barreto, voce chupou manga com febre ou fumou maconha estragada. Sóessa boca fala merda, misturando alhos com bugalhos ainda adicionando cloroquina. Cala essa boca, IDIOTA.

    2. meu caro, pare de tomar cachaça antes de ler os artigos da crusoe.

  9. E o GM tem a cara de pau de atacar a lava jato, eles na realidade queriam Moro denegrido para continuarem suas falcatruas milionárias. Quando vamos colocar esse GM na parede?

  10. No Brasil temos castas no poder judiciário. Juízes, desembargadores e advogados de políticos ladrões fazem o que bem entendem desrespeitando, de.sa.vergonhadamente, a constituição. É uma má.fia perigosa que humilha, cotidianamente, o cidadão de bem. MS

  11. aos desmemoriados tão indignados cabe uma perguntinha bem escrotinha ... vocês ainda lembram quem soltou o André do Rap e vários bandidos ligados ao tráfico? isto foram FATOS claros às vistas de todos uns com direito à saída filmada pela TV para mostrar o poder do crime no Olimpo . quantos habeas corpus a ladrões foram concedidos e por quem? aguardo respostas.

    1. O que você quer dizer é que tem uns ban.di.dos piores que outros, e que ban.di.dos políticos não deveriam mesmo ficar presos? É só uma perguntinha escrotinha, bonitinha, fofinha. MS

    1. Os Poderes não são podres, apodrecidos estão grande parte dos seus membros, como demonstra a reportagem. Os tribunais superiores estão cheios deles, mas a CPI da lava toga está emperrada no senado federal.

  12. Esse tema já foi discutido na segunda turma? E incrível como no BRASIL a justiça trata as relações duvidosas como coisa habitual, corriqueira. Na mesma toada provas ilícitas, roubadas, são aceitas para destruir reputações. E fato, o sistema judiciário brasileiro está falido, vergonhoso!

  13. Mais uma virou desembargadora do famigerado quinto constitucional. Foi colocado lá para isso, ou seja, para fazer serviços nada republicanos.

  14. Quando penso que Sérgio Moro ao se candidatar vai ter que enfrentar está escória, me pergunto se ele tem noção do desafio que terá pela frente

    1. Ele (Moro) não é tolo, embora iniciante. A melhor e mais mortífera metralhadora da 2a. Guerra mundial, a aterradora MG-42, foi desenvolvida por um engenheiro mecânico alemão (Werner Gruner) que nunca tinha desenhado uma arma antes, na vida. Se Moro conseguir formar uma boa equipe, estudar bem o seu programa e antecipar os movimentos inimigos, será a M-42 que assombrou o mundo. O meu voto é dele.

  15. É preciso mudar. É preciso que haja eleição também para juízes, com recall. Ou a camarilha de Gilmar vai afundar na lama mais ainda essa justiça.

  16. Ela tem um sorriso sínico. Cara de pilantra. Representa bem o judiciário de hoje. Judiciário podre; legislativo podre e executivo idem. Povo medíocre, preocupado só com futebol, enquanto isto eles deitam e rolam. Merecemos. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  17. Como essas pessoas se tornam desembargadores e juízes? Não há uma devassa na vida desses indivíduos para saber se são honestos e dignos de sua condição de togados? Nos EU o candidato à esses cargos precisam se submeter a uma série de quesitos e exigências. Aqui basta uma troca de favores ou o famoso QI!

    1. Quanto mais indigno, mais adequado ao cargo, parece ser o que fundamenta essas nomeações

  18. o problema é Brasília. tudo lá é obscuro. A.vinculacao com Bolsonaro é narrativa do revista. Mas tudo em Brasília cheira fétido.

    1. BRASÍLIA,não é só a capital do BRASIL. É a cidade com o maior número de bandidos p/M2.Tudo de pior,q existe no PAIS se mistura em BRA.Capital da máfia....O câncer da NAÇÃO.

  19. Sem palavra. Asco, raiva, ódio. Essa turma de ca na lhas tem seus braços cada vez mais fortes no STF (não é Gilmar?) domina tudo, ri de nós e nem se abala com escândalos. Vida de luxo e total falta de vergonha.

  20. A promiscuidade nessas cortes são de envergonhar o país. Entende-se o porquê dessa gentalha morrer de medo de uma Lava Toga.

  21. Meu Deus, isso deve ser FakeNews, como um simples mortal vais ganhar na justiça contra essa gente? A justiça é cega para os descalços, ponto final.

  22. A corrupção é marca registrada de alguns desembargadores do TRF-1 e Brasília é a capital mundial da Corrupção! Justiça Brasileira= zero credibilidade.

  23. Esta é a casta mais podre da justiça! [email protected] tbm têm seus toma-lá-dá-cá e ainda zombam da cara dos jurisdicionados, os brasileiros prejudicados pelas consequências de seus péssimos julgados! É uma rede de conexões perigosas STJ-STF!! É Brasilzão!!

    1. Esse tal foro privilegiado,nada + é q um salvo conduto,pra esse bando de VERMES,saquearam impunemente,com a bencāo do judiciário (Totalmente corrompido )os cofres públicos.Em BRA se gritar pega LADRĀO......

  24. O que sempre CHOCA é a desenvoltura com que essa turma se lambuza no ABUSO DE AUTORIDADE e se considera apta a IGNORAR SUSPEIÇÕES.

  25. Bem, mais uma ramificação da FAMILICIA BolsoNero, diversificando a sua atuação = milícias das Rachadinhas pelos Três Poderes. BRAZUELA !!!

  26. a justiça brasileira necessita urgentemente de luz e sol para higienizar o porão. ou em lema dos americanos "drenar o pantano"

    1. a justiça aqui tem a venda nos olhos, não para julgar todos com igualdade, mas sim c vergonha ao nível de degeneração desses magistrados que julgam a troco de dinheiro e poder...

  27. Puxa vida! Todas as esferas do poder ocupadas por gente corrompida! Que desespero que dá! (A imprensa tb, essa pode ser mais uma daquelas reportagens muito importantes e que os outros veículos fingem que não viram...). Parabéns pela perseverança, Fábio (a tds vcs!)

  28. Por isso que a corrupção não acaba!! Em todos os órgãos tem um braço!! Os corruptos se protegem. Fica muito difícil combater!!

  29. ALIADOS do BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  30. Saber o fazer nós sabemos, mas não podemos nem comentar o que deve ser feito. Melhor deixar por conta do imaginário de cada um. Pois, caso contrário, vão nos enquadrar como …….!

  31. Aqui no Brasil , Brasília foi inaugurada para as famílias procriarem com intuito de os pais começaram a roubar e continuamente passar a roubalheira de pai para filho ou seja se tornar uma herança , na política eles iniciam nos estados e se perpetuam em Brasília, por isto digo , terceira via tem que ser fora do sistema, com lava Toga , reforma administrativa, fora grandes salários, prisão 2 instância, reforma tributária ou seja Brasil sem familicia!!!

  32. Como Gilmar Sapo Mendes falou , Sérgio Moro usou as mesmas armas contra os bandidos para enjaular estes vagabundos, por isto eles ficará brabinhos , só que encheu as burras de dinheiro da Petrobras de volta , provando os roubos , aí que eles ficaram sem saída , vide Gedel????Pegaram um rabo preso , Bozobosta, se uniram para assaltar o país e destruir às instituições!!!

  33. Tristeza ter de ver esse tipo de maracutaia acontecendo e não saber o que fazer! Ações de bandidos em uma lena luz do dia. Essa desembargadora não se envergonha do exemplo e direção que dá a suas filhas? Se não teme a justiça dos homens, acha que suas ações ficarão impunes aos olhos de Deus?

    1. Kkkk.. Deus é completamente cego pras maracutaias tupiniquins.. é só olhar pro STF, Gilmar, toffoli, lewandovski e cia limitada. Tudo dando as cartas por aí, de boa..

    2. As punições são apenas para o funcionário público , da receita ou do MP que exerce com maestria o seu oficio .... o resto só blá blá blá

  34. O Judiciário ei Legislativo são as duas cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra, o que um faz o outro acoberta. Existe uma justiça que prevalece sobre os mais pobres e outra justiça que abraça carinhosamente os poderosos.

  35. Interessante, anula conversas do próprio celular da filha, mas consideram como prova mensagens roubadas por hackers. Poderia nesse próximo pleito eleitoral, o presidente Sérgio Moro, poder fazer 11 novas indicações ao STF. SERIA MARAVILHOSO !!

  36. O que será que o Beiçola vai dizer sobre as relações entre juíza e o advogado da causa ? E porque será que a parte envolvendo os poderosos supremos foi automaticamente arquivada ?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO